terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MAIS ESPECIALIDADES: promessa de campanha de Dilma pode beneficiar diretamente população de Garanhuns e melhorar o atendimento da UPAE

Paulo se reuniu com ministro da Saúde Arthur Chioro

Uma das principais promessas de campanha de Dilma para a área de saúde, caso saia do papel,  deve beneficiar diretamente a população de Garanhuns. Estamos falando do "Mais Especialidades" que promete ser uma extensão do Programa Mais Médicos. Quando falamos que pode beneficiar diretamente o município é que o Mais Especialidades deve funcionar aqui em Pernambuco nas UPAEs e Garanhuns é uma das nove cidades que do estado contam com essa estrutura. As outras oito Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas ficam em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. O Estado também planeja unidades em Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri. 

A possível integração entre o Mais Especialidades e as UPAEs foi discutida informalmente nessa segunda-feira (26), no encontro do governador Paulo Câmara (PSB) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

“Pernambuco talvez seja um dos estados mais avançados nessa área e o programa do Governo Federal Mais Especialidades pode rodar em Pernambuco com a nossa UPAE”, sugeriu o secretário de Saúde pernambucano, Iran Costa. “Vamos ficar sintonizados com vocês. Vai ser uma via de mão dupla”, afirmou o ministro.

O ATENDIMENTO DA UPAE EM GARANHUNS 
A UPAE Garanhuns atende os 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, através de um sistema de regulação onde a consulta é marcada automaticamente pelos Postos de Saúde nos bairros ou Secretarias Municipais de Saúde. Atualmente, a UPAE Garanhuns oferece 13 especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.
UPAE em Garanhuns


 Como Funciona? 
 O paciente vai até o PSF de seu município, ou do seu bairro, para atendimento médico. Se for o caso, o médico solicita atendimento em alguma especialidade disponibilizada pela UPAE Garanhuns. 

A consulta é agendada no próprio município (PSF ou Secretaria Municipal de Saúde), através da regulação, e o paciente fica sabendo antecipadamente qual a data e horário da consulta, não precisando comparecer antes da data marcada. Ao chegar na UPAE, o paciente deve apresentar, além da guia de agendamento que lhe foi entregue no seu município, RG, CPF, Comprovante de Endereço e cartão do SUS. Se for o caso, o médico especialista da UPAE poderá solicitar exames e interconsultas com outros médicos especialistas, dentro da UPAE, ou seja, o paciente passa a ser atendido por todas as especialidades que se fizerem necessárias e estejam disponíveis na Unidade.


O QUE PRETENDE SER O MAIS ESPECIALIDADES
 O programa foi anunciado por Dilma na campanha da reeleição tendo como pressuposto  a criação de um serviço que garanta agilidade no atendimento do médico especialista, aquele que vai cuidar de um problema de coração, ou aquele ortopedista. O Mais Especialidades também prevê a maior facilidade e acesso a exames laboratoriais”. A meta é criar, em todas as regiões do país, uma rede de unidades especializadas integradas - com consultas de pediatria, ginecologia, ortopedia, entre outras áreas. Além das consultas, as clínicas oferecerão exames, tratamentos e reabilitação. Dessa maneira, o paciente já pode fazer as consultas, exames e tratamentos no mesmo lugar, sem demora e no mesmo lugar e no tempo certo para ser mais eficaz. O Mais Especialidades ainda não tem data para ser implantado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...