quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Polícia registra homicídios em São João e Iati nestes 30 e 31 de dezembro

São João

O 31 de Dezembro também foi marcado pela violência em São João no Agreste, um rapaz de 28 anos estava na Rua Nelson Francisco no bairro Planalto, quando dois homens em uma motocicleta Twister de cor amarela, chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, Daniel Ferreira do Nascimento foi alvejado por cinco disparos que lhe atingiram as costas, nadegas e cabeça. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, porem não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu. A Polícia Militar realizou diligencias na tentativa de prender os autores do crime sem êxito, doze pessoas foram assassinadas este ano em São João.

Iati


Um homem foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (31) véspera de ano novo, no sítio Serrote na Zona Rural de Iati, João Batista de Oliveira, morava na Zona Rural de Itaiba também no Agreste, de onde elementos na noite de ontem terça-feira, o arrastaram de dentro de casa. homicidio em iati agresteviolento.com (2)O corpo apresentava cerca de sete perfurações provocadas por arma de fogo, a autoria e a motivação do crime ainda é desconhecida, após o levantamento cadavérico o corpo seguiu para o IML em Caruaru, a Delegacia de Iati investiga o homicídio que foi o sexto em 2014.

Fonte - Agreste Violento

Ocorrências policiais em Garanhuns no penúltimo dia de 2014

GARANHUNS

Confira as ocorrências policiais em Garanhuns neste 30 de dezembro, penúltimo dia do ano.

LAVADORES DE CARRO ARROMBAM VEÍCULO DE PRF APOSENTADO EM HELIÓPOLIS
Uma tentativa de furto a um veículo, mediante arrombamento, foi registrada na Rua Marcos Fonseca, Heliópolis neste penúltimo dia do ano. Só que os ladrões não contavam que o carro fosse justamente de um Policial Rodoviário Aposentado que passou a vida toda botando algema em vagabundo.  Ele estacionou seu veículo no local citado acima e quando voltou percebeu que o mesmo estava arrombado, pegando dois lavadores de carro no momento do delito. O policial não pensou duas vezes. Sacou uma algema e deteve um dos indivíduos que, escorregadio como sabão, conseguiu fugir com a algema do policial. Os dois foram perseguidos pela PM, que havia sido acionada, e foram presos sendo conduzidos até a delegacia onde foram autuados em flagrante. José Leandro do Nascimento, 21 anos, e José Jeová do Nascimento são os nomes dos imputados.


HOMEM ROUBA OBJETOS DE DENTRO DE UM MERCADINHO DA COHAB II E VAI PRESO
Um individuo de 30 anos, identificado por Josemário Otoniel dos Santos, e residente na Rua Raimundo Sampaio, foi preso neste dia 30 de dezembro  quando foi pego  furtando produtos do Supermercado DIA A DIA na COHAB II. Ele inicialmente foi detido por populares que acionaram a PM.  Com o imputado, foram encontrados: 02 (dois) cremes dentais, 04(quatro) desodorantes Rexona, 01(um) barbeador elétrico Gillette, 01(um) suco MID, 01 (um) molho de tomate e 01(uma) lata de sardinha. A PM o conduziu até a delegacia.

DUPLA SE APROPRIA INDEVIDAMENTE DE VEÍCULO E É PEGA COM DROGAS
 O efetivo da PM  foi solicitado para se deslocar até a saída de Garanhuns para Bom Conselho, onde um menor e um adulto haviam se apropriado indevidamente de um veículo. A própria vítima acionou a PM que fez diligencias e localizou o infrator menor e seu comparsa adulto. Com eles estava o veículo e cinco pedras de crack. Diante do flagrante, todos foram levados até a delegacia.


MOTOS ROUBADAS SÃO ENCONTRADAS COM MENOR EM GARANHUNS
Duas motos supostamente roubadas por um menor de iniciais E J N F foram devolvidas a seus donos neste dia 30 de dezembro. A primeira, uma Cinquentinha vermelha, ano 2013, pertencia  a José Maria Vicente da Silva, residente no Magano. A outra moto é uma Shineray 2012 pertence a Erik Gerson Teles Gomes, residente na Rua São Miguel e havia sido roubada dia 22 de dezembro na Praça Mestre Dominguinhos. A polícia, após investigações e queixas dos donos dos citados veículos, se deslocou até o endereço do menor infrator na Rua 14 nº 16, e lá resgatou os bens roubados e os entregou aos proprietários. O menor foi encaminhado à Funase onde deve cumprir media socioeducativa.


PAI BATE EM FILHO ATÉ DESMAIAR NO MAGANO
Através de solicitação da Central de Operações do 9º BPM, uma equipe policial foi averiguar uma denúncia de agressão na Rua Dercy Gonçalves, Magano, em que um pai teria batido em seu filho adolescente de apenas 16 anos ao ponto do mesmo desmaiar. A mãe, ao tentar socorrer o filho, empurrou o agressor que caiu, mas ao levantar-se começou a fazer ameaças a mesma. A PM conduziu o agressor para a delegacia e ele foi autuado.



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Revista Playboy deve sair de circulação e Piovani pode ser última capa

última capa da Playboy pode ser Luana Piovani
Última capa da Playboy pode ser Luana Piovani

A crise financeira que atinge todo o mundo deve ter consequência direta na versão brasileira da publicação masculina mais conhecida do mundo, a ‘Playboy’. Na reunião de fim de ano da Editora Abril, foi colocado em pauta a “descontinuidade” de dois títulos masculinos, a ‘Men’s Health’ e a ‘Playboy’.

O retorno financeiro das duas publicações foi muito baixo em 2014 e, se não há dinheiro de publicidade, vendas e assinatura, não há por que continuar a publicação. A ‘Men’s Health’ vai chegar ao fim primeiro, provavelmente até julho de 2015. Já foi dada a ordem do cancelamento das assinaturas e das vendas nas plataformas virtuais.

Por conta da força da marca, o fim da ‘Playboy’ é considerado mais delicado. A revista completa 40 anos em 2015, e a intenção é que haja uma edição comemorativa da data, como um último número.

Há rumores internos de que a ‘Playboy’ americana possa intervir (leia-se injetar dinheiro) para impedir o fim da versão brasileira, afinal de contas o Brasil tem a terceira ‘Playboy’ mais antiga do mundo. O assunto vai ser tratado sob segredo na Editora Abril pelos próximos meses. Vamos acompanhar.

Nesse acaba não acaba, começa as especulações de quem poderia ser a última capa da revista masculina mais famosa do país. Cotadíssima para ilustrar pelada a última Playboy, a atriz Luana Piovani confirmou que recebeu uma oferta, mas não divulgou se aceitará. A informação é do colunista Leo Dias. Ainda segundo ele, a moça nunca posou totalmente nua apesar das várias investidas da Playboy, entretanto, a preferência dos leitores parece ser outra beldade. O nome de Bruna Marquezine é um dos mais solicitados nas redes sociais e nas rodas de conversa sobre o assunto.

Pastor garanhuense assume vaga na Assembleia Legislativa, (mas é la no RN);continuamos órfãos

Pastor Valdir é empossado deputado estadual (Foto: Eduardo Maia)
Pastor Valdir Trindade assumindo o cargo de deputado
O pastor Valdir Trindade assumiu na manhã desta terça-feira (30/12) uma vaga na Assembleia Legislativa (do RN). Ele é natural de Garanhuns onde ajudou, segundo informações do Portal NoAr, na fundação do Partido Republicado Brasileiro (PRB) do qual é filiado. O novo deputado também organizou o partido na Bahia e lá morou por quatro anos. Atualmente é presidente do PRB, em Natal e vice-presidente estadual da legenda. Valdir, que era suplente, fica na Assembleia até o dia 1 de fevereiro, pouco mais de 30 dias,  já que substitui Fábio Dantas que renunciou para assumir o cargo de vice-governador do RN.

Os parênteses no título, bem como a própria postagem, foram um pretexto para remoer uma celeuma que dominou o pré e pós eleição 2014: "a orfandade de Garanhuns na Assembleia Legislativa de Pernambuco". O fiasco eleitoral dos candidatos radicados na cidade expôs as vísceras de uma deficiência explícita que é a incapacidade que nós, eleitores, temos de mandar representantes para a ALEPE, onde cidades menores elegem um ou mais deputados estaduais a cada eleição, como é o caso de Arcoverde (02) e Canhotinho (01).

A gigante Garanhuns, que tem um protagonismo econômico, cultural e social indiscutível na região, é uma anã política quando parte para a representatividade na Assembleia Legislativa.  Maldita seja a sanha implacável do forasteirismo de ocasião. Resta-nos invejar as cidades do interior de Pernambuco que fizeram o dever de casa e inteligentemente se uniram para eleger seus representantes na Câmara e ALEPE. (Vejam abaixo). Choremos sobre os votos pulverizados.

Arcoverde elegeu um deputado federal (Zeca) e dois estaduais (Júlio e Eduino); Canhotinho elegeu um deputado estadual (Álvaro Porto); Caruaru elegeu um deputado federal (Wolney) e dois estaduais (Raquel e Tony Gel); Petrolina elegeu três federais (Gonzaga Patriota, Adalberto e Fernando Filho) e três estaduais (Miguel Coelho, Lucas Ramos, Odacy); Palmares elegeu um federal (João Fernando) e um estadual (Clodoaldo); Serra Talhada elegeu um Federal (Sebastião Oliveira) e dois estaduais (Manoel dos Santos e Augusto Cesar); Vitória três estaduais (Henrique Queiroz, Joaquim Lira e Aglailson Júnior) ( Dados sobre a quantidade de deputados eleitos em cada cidade: Ivan Rodrigues)

Governo de PE divulga calendário de pagamento do IPVA 2015; confira datas

calendário pagamento IPVA 2015 em Pernambuco
Virada de calendário é sinônimo de organizar as despesas fixas do ano novo. A Secretaria da Fazenda do Estado divulgou hoje quais serão as datas, em 2015, para pagamento do  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor mínimo de IPVA é de R$ 38,37, para motos, e R$ 63,95 para os demais transportes.

Os valores podem ser recolhidos em três parcelas ou em cota única, esta última com desconto de 5%. Para otimizar o processo, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) contendo as três parcelas será encaminhado para a residência do contribuinte, para evitar o pagamento em duplicidade. Aqueles que optarem por cota única deverão emitir a guia diretamente no site do Detran.

Confira as datas:
– Para os veículos com placas terminadas em 1 e 2, o vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 5 de março, a segunda no dia 6 de abril e a terceira, 5 de maio;

– Aqueles que possuem os números 3 e 4 no final da placa, terão o dia 10 de março como prazo final para pagamento da conta única ou da primeira parcela, seguido pelas datas 10 de abril e 11 de maio para quitação das demais;
– Para as placas terminadas em 5 e 6 as datas são 16 de março, 15 de abril e 15 de maio;

– As de finais 7 e 8 realizam o pagamento nos dias 20 do março, abril e maio;

– As terminadas em 9 e 0, quitam o imposto nos dias 25 de março, 27 de abril e 25 de maio.

Atualmente, são cadastrados no Detran cerca de 2,5 milhões de veículos, sendo 2,2 milhões deles tributáveis pelo IPVA. A alíquota sobre o valor venal é de 2% para motos, 1% para caminhões e ônibus, e 2,5% para carros e outros. De acordo com a Gerência de IPVA da Sefaz, a queda média do valor imposto do veículo usado é de -4,30%, se comparado ao valor do ano anterior para o mesmo automóvel.

JC Online

Assaltos assustam mulheres no bairro São José em Garanhuns

Se o número de homicídios diminuiu 22% em Garanhuns em 2014, o mesmo não se pode dizer dos assaltos que assustam a população da cidade. Nessa verdadeira epidemia de roubo que vivemos, os maiores alvos são as mulheres, vítimas aparentemente mais fáceis de serem roubadas aos olhos dos marginais. Na manhã deste dia 28, uma rua por trás do muro da Celpe e que termina tangenciando o depósito do Pérola virou verdadeira faixa de Gaza para o crime. Lá, duas mulheres foram assaltadas,  em horários diferentes, provavelmente pela mesma dupla. Aliás, uma apenas, já que a outra reagiu e tomou a bolsa das mãos dos bandidos, o que é altamente desaconselhável para quem quer chegar à velhice.

O primeiro assalto ocorreu às 8h50h da manhã quando Mirelle Guedes se deslocava a pé pela referida via. Ela contou que uma moto com dois homens passou devagar e depois retornou sob a alegação de obter uma informação. Antes que a mulher pudesse falar algo, a dupla anunciou o assalto tomando a bolsa. Foram levados um iphone 5 no valor de 2.500 reais, além de cartões de créditos e cerca de 70 reais.

Por volta das 11 horas do mesmo dia, e na mesma avenida, Ana Jaíra, residente no bairro São José, sofreu praticamente a mesma abordagem que Mirelle. Dois caras em uma moto vermelha sem placa, um alto e outro baixo pararam próximo a ela e tentaram tomar sua bolsa, só que o desfecho foi diferente. Contrariando todas as recomendações dos especialistas em segurança, que aconselham a jamais reagir a um assalto,  Ana segurou a bolsa entre as mãos saiu correndo entrando em uma padaria. Os bandidos, pegos de surpresa pela reação da vítima, fugiram de mãos abanando. 

"Esses assaltos estão se tornando frequentes por aqui pelo bairro São José. Moradores, tenham cuidado. Polícia Militar, reforce as rondas nesta rua. Precisamos nos locomover diariamente por ela, mas andamos com medo", disse Ana Jaíra em relato ao V&C.

Fazemos nossas as palavras de Ana Jaíra. Não se pode dar trégua para a criminalidade. O combate deve ser diuturno e perene por parte da Polícia.  

Agora é oficial: salário mínimo sobe para R$ 788 a partir de janeiro

Mínimo estava em R$ 724
O ano novo está chegando e o Diário Oficial da União traz uma boa notícia nesta terça-feira para os trabalhadores brasileiros: o salário mínimo terá reajuste de aproximadamente 9% em 2015. O governo federal finalmente editou decreto para regulamentar a Lei nº 12.382, de 25 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre o valor. Com isso, a partir desta quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo do brasileiro passará de 724,00 para 788,00 reais, alta de quase 9%. O valor diário do salário mínimo corresponderá a 26,27 reais e o valor horário, a 3,58 reais. O reajuste é maior do que a inflação, que deve terminar o ano em 6,38%, segundo economistas ouvidos pelo Banco Central para a pesquisa Focus.

O número final é praticamente o mesmo previsto na proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo em agosto, de 788,06 reais. O relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), chegou a dizer no início de dezembro que o valor do salário mínimo seria arredondado para 790 reais, o que não aconteceu.

O impacto para as contas públicas no próximo ano será de 22 bilhões de reais aproximadamente, uma notícia ruim para a equipe econômica de Dilma Rousseff que está com a difícil tarefa de controlar os gastos da União e melhorar a situação fiscal brasileira.

O mínimo é calculado a partir de uma forma que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. "Se houver alguma mudança na questão da inflação ou do crescimento, o salário mínimo é o resultado dessa equação. Se houver um número surpresa, o salário (mínimo) poderá ser ajustado até o fim da votação (do Orçamento)", disse Jucá na ocasião.

(Com Estadão Conteúdo)

Bandidos explodem Banco do Brasil em Saloá


A pequena e aprazível Saloá viveu uma madrugada de terror nesta terça, 30 de dezembro. Por volta das 01h10min, bandidos explodiram os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Saloá. Segundo da PM, foram aproximadamente 13 bandidos fortemente armados que praticaram a ação criminosa. Eles chegaram ao local em três veículos e usaram dinamites para explodir a porta e um dos caixas eletrônicos, mas uma das bananas com explosivo falhou e os suspeitos fugiram sem roubar nada

COMO FOI 
Primeiro moradores  escutaram um estrondo mais forte e pouco tempo depois outra explosão. Os meliantes estavam travestidos de roupas pretas e fugiram pela rua Roldão Tenório Cavalcante (antiga rua de Bom Conselho). Onde segundo populares, teriam efetuado alguns disparos. A rua em questão é uma das saídas de Saloá para as vizinhas cidades de Terezinha e Bom Conselho e também dá acesso ao estado de Alagoas.



GRAMPOS
 Ainda segundo informações, os bandidos espalharam vários grampos inter-cravados na saída do pelotão de Polícia Militar e alguns veículos que passavam pelo local depois do ocorrido tiveram  os pneus furados, inclusive, duas viaturas policiais. 

Fonte - Blog do Wellington Freitas com foto de Adones Vicente

Após dois anos sem aumento, preço de passagens de ônibus urbano em Garanhuns serão reajustados

Preço da passagem no transporte coletivo passará de R$ 2,00 para R$ 2,20. Já o preço da linha denominada “Garoinha” passará de R$ 2,50 para R$ 2,70

Os 12 novos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), formado por integrantes do governo e da sociedade civil de Garanhuns, tomaram posse na manhã dessa segunda-feira (29). A instituição, criada desde o ano de 2007, é de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana, além de debater outras temáticas que envolvem a convivência entre motoristas e pedestres no trânsito. Na primeira reunião, a nova diretoria também foi formada. O reajuste na tarifa de ônibus, a partir do dia 1º de janeiro de 2015, foi a pauta principal na ocasião.
O representante da Coletivos São Cristóvão, Domingos Sá, apresentou um relatório de custos e benefícios previstos para o próximo ano. O reajuste proposto pela empresa, inicialmente, era de 15,5% – significando aumento para R$ 2,31. E o do “Garoinha” passaria para R$ 2,75. O conselho que também tem integrantes do Governo Municipal, buscou a negociação para baixo e conseguiu que o reajuste fosse menor.
Na prática, no transporte tradicional, o valor vai passar, então, de R$ 2,00 para R$ 2,20. Já o “Garoinha” sobe de R$ 2,50 para R$ 2,70. Neste caso, o reajuste do ônibus tradicional ficou em 10% e o do “Garoinha”, ficou abaixo dos 10%. O Conselho ainda pediu como contrapartida a empresa para poder chegar ao reajuste, que a mesma invista no melhoramento da frota e na criação de novas linhas.
De acordo com o gerente, parte da frota da empresa já está sendo renovada. Ao todo, 11 novos veículos foram comprados e serão trocados nas próximas semanas. Todos os novos ônibus possuem acessibilidade. As linhas Indiano e Vila do Quartel receberão o acréscimo de mais um veículo, cada uma delas. A expectativa é que o tempo entre as saídas de cada coletivo diminua significativamente.
“Esse é o primeiro aumento da passagem de ônibus nesta gestão, pois em janeiro de 2013 o aumento já havia sido autorizado na gestão anterior, mesmo assim, o prefeito Izaías conseguiu intervir para que o valor permanecesse. Ficamos então dois anos sem reajuste”, evidencia a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Rossini.
Em dezembro de 2013, um acordo entre a Prefeitura de Garanhuns e a Coletivos São Cristóvão resultou no não aumento da passagem. Garanhuns, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, foi um dos poucos municípios do Brasil que permaneceu com a mesma tarifa durante todo o ano de 2014.  Os integrantes do CMTT, em votação, aprovaram o novo reajuste, embasados na alta da inflação, aumento do salário mínimo, preço dos combustíveis e investimento na melhoria do serviço prestado.
Confira, abaixo, a nova diretoria do conselho:
- Presidente: Fabiano Henrique da Silva Carvalho (Associação dos Taxistas)
- Vice-presidente: Enos Remígio Maciel (Secretaria de Planejamento)
- Secretária-executiva: Ridair Marques dos Santos (Política Pública da Pessoa Idosa)

Secom PMG

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A VACA TOSSIU: Dilma muda regras e mexe nos benefícios previdenciários de milhões de trabalhadores brasileiros



Quando estava em campanha pelo seu 2º mandato à Presidência da República, Dilma pronunciou uma frase que foi bastante comentada pela imprensa nacional, à época, e também exaustivamente explorada pelo PT em sua propaganda eleitoral. "Não mexo em direitos trabalhistas nem que a vaca tussa, disse a presidente. ( ver vídeo abaixo desta matéria). A Vaca tossiu.  Nesta segunda-feira, antepenúltimo dia do ano, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou a edição de medidas provisórias (MPs) que tornarão mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários, entre eles seguro-desemprego e pensão por morte.

As MPs, que na prática significam uma reforma previdenciária, serão publicadas no Diário Oficial da União nesta terça (30). As novas regras passam a valer logo após a publicação, mas precisam ter a validade confirmada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias. Conforme o ministro Mercadante, as limitações à concessão dos programas servem para “corrigir excessos e evitar distorções”.

Indicado por Dilma para ser ministro do Planejamento no segundo mandato, Nelson Barbosa participou da coletiva de imprensa e informou que as medidas vão significar uma economia de R$ 18 bilhões por ano, a partir de 2015. A “minirreforma previdenciária” foi anunciada após reunião dos ministros com centrais sindicais, entre elas CUT e UGT, no Palácio do Planalto. Também participaram da coletiva a atual ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

VEJA O QUE MUDA

Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego. Conforme Mercadante, será elevado de seis meses para 18 meses o período seguido de trabalho para que os recursos sejam liberados ao contribuinte que acaba de ficar desempregado.

“Verificamos que 74% do seguro-desemprego está sendo pago para quem está entrando no mercado de trabalho. Agora, o trabalhador terá que trabalhar um ano e meio para ter esse direito”, disse o ministro. Para solicitar o benefício pela segunda vez, o trabalhador terá que ter trabalhado por 12 meses seguidos. Na terceira solicitação, o período de trabalho exigido continuará sendo de seis meses.

Pensão por morte
Os critérios para obter pensão por morte também ficarão mais rigorosos e o valor por beneficiário será reduzido. As novas regras não se aplicam a quem já recebe a pensão. O governo vai instituir um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos.

Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo. 

Será estabelecido ainda um prazo mínimo de 2 anos de casamento ou união estável para que o cônjuge obtenha o benefício. “Esse prazo é necessário e serve até para evitar casamentos oportunistas”, disse Mercadante. A atual legislação não estabelece prazo mínimo para a união.
O ministro anunciou também um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão. “Teremos uma nova regra de cálculo do benefício, reduzindo do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%”, disse Mercadante.

Pelas medidas provisórias editadas pela presidente Dilma Rousseff, deixará de ter direito a pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Atualmente, o direito de herança já é vetado a quem mata o segurado, mas não havia regra com relação à pensão por morte.

Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.

Abono salarial
Outro benefício que será limitado pelo governo é o abono salarial, que equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

Com a medida provisória que será publicada nesta terça-feira, só poderá obter o benefício o trabalhador que tenha exercido atividade por seis meses. “O benefício da forma como é hoje trata de forma igual quem trabalha 30 dias em um ano e quem trabalha o ano inteiro. Agora  a carência para receber o salário mínimo, em vez de um mês, passa a ser de seis meses”, explicou Mercadante.

Auxílio-doença
O governo também mudou as normas para concessão do auxílio-doença. Hoje o valor é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao trabalhador que ficar mais de 15 dias afastado das atividades.

Com a edição da MP, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto para o valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.

Seguro-defeso
Outra alteração anunciada pelo governo diz respeito ao seguro-desemprego do pescador artesanal, o chamado seguro-defeso. Trata-se de um benefício de um salário mínimo para os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesanal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida para permitir a reprodução da espécie.

A MP editada por Dilma veda o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciárias com o seguro-defeso. O pescador que recebe, por exemplo, auxílio-doença não poderá receber o valor equivalente ao seguro-defeso. Além disso, será instituída uma carência de 3 anos a partir do registro oficial como pescador, para que o valor seja concedido.



NÃO MEXO EM DIREITOS TRABALHISTAS NEM QUE A VACA TUSSA ( VÍDEO)

Raio mata 4 banhistas em praia do litoral de São Paulo

Quatro banhistas morreram, na tarde desta segunda-feira (29), após serem atingidos por um raio na orla de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Outras quatro pessoas ficaram feridas com a descarga elétrica. Entre as vítimas fatais, estão três homens e uma mulher grávida. O bebê dela também morreu.
O grupo estava próximo a um quisque no bairro Canto do Forte quando foi atingido pelo raio, por volta das 15h. As vítimas foram levadas ao Hospital Irmã Dulce, no bairro Boqueirão, mas quatro não resistiram aos ferimentos.
As chuvas atingiram a Baixada Santista no início da tarde e provocaram vários estragos, como quedas de árvores e inundações.

G1

Feira livre da Oliveira Lima em Garanhuns é antecipada para quarta (31)


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento informa que a feira livre da rua Oliveira Lima, no bairro Heliópolis, que normalmente funciona às quintas-feiras, será antecipada para quarta-feira (31), devido à comemoração de Ano Novo.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Crimes que resultam em morte sobem em Pernambuco, mas caem 22% em Garanhuns em 2014, aponta estudo

 Homicídio registrado em Garanhuns neste sábado (27/12). Mortes violentas retrocederam
Crédito/foto: site Agreste Violento

Os crimes violentos que resultam em óbito, tais como latrocínios, homicídios e lesões corporais seguidas de morte cresceram 8,73% este ano em Pernambuco em relação ao ano passado, mas em Garanhuns, por mais que não pareça, a violência letal e intencional fez o caminho inverso e retrocedeu 22% em 2014, colocando a Capital do Agreste Meridional no seleto grupo de cidades pernambucanas onde o número de mortes violentas diminuíram no ano que se encerra na próxima quarta-feira. O dado faz parte de um estudo publicado neste dia 27 no site do Diário de Pernambuco.

Em 2014, Garanhuns registrou cerca de 35 homicídios, um índice baixo se comparado ao número de habitantes, mas, ironicamente, o cidadão parece não sentir e nem concordar que a cidade esteja mais tranquila, basta se fazer uma sondagem para ouvir em um só coro que a violência tem aumentado a cada dia no município. A explicação pode estar, não no número de mortes, mas no de assaltos, tentativas de homicídios e agressões contra a mulher que explodiram em 2014 trazendo inquietação e medo à população. O tráfico de drogas também é outro vetor que deve ser levado em consideração para o avanço da sensação de insegurança que nos aflige, apesar de não ser determinante. 

Ao assumir o Governo na próxima quinta-feira (01/01), Paulo Câmara terá um abacaxi espinhoso para descascar. Pela primeira vez, desde a implementação do Pacto Pela Vida em 2007, o número de homicídios e afins aumentaram em Pernambuco, colocando o jovem gestor na obrigação de reverter esse quadro já no primeiro ano de mandato. Enquanto as novas medidas contra a violência não são anunciadas, resta-nos invejar algumas ilhas de tranquilidade no estado onde não foi registrado nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte este ano. São elas: Granito, Ingazeira, Itacuruba, Terra Nova, Quixaba, Vertente do Lério, Calumbi, além de Fernando de Noronha. 

Furto a residência e assalto a mercadinho foram registrados neste sábado em Garanhuns



Garanhuns teve um dos sábados mais movimentados no setor policial  dos últimos meses. Além de um homicídio em um sítio próximo ao aterro sanitário e um corpo sem identificação encontrado próximo ao Mãe Rainha, que pode ser de uma mulher desaparecida há 14 dias, a central de operações do Nono BPM ainda registrou um assalto a um mercadinho, um furto a residência e uma tentativa de homicídio todas as ocorrências acontecidas neste dia 27 de dezembro na Cidade das Flores.

O assalto ao mercadinho se deu por volta do meio dia na Rua Manoel Borba, Centro. Segundo informações da dona do estabelecimento,  dois homens chegaram no mercadinho, e anunciaram assalto levando a quantia de R$600,00 em espécie. Em seguida, fugiram tomando destino ignorado. A PM fez deslocamento, efetuou várias rondas, porém sem êxito na captura dos assaltantes.

O furto a residência ocorreu por volta das 21 horas na Rua Diocleciano, 630, Boa Vista. Segundo informações da vitima, a mesma saiu de casa e quando retornou verificou que sua residência tinha sido arrombada. Ela deu por falta de alguns pertences tais como, 01 tablet, 01 celular, 01 notbook, uma chapinha, entre outros utensílios. Ninguém foi preso.

A tentativa de homicídio foi registrada por volta das 20h30min na Rua dos Ferroviários , bairro Manoel Xeu contra Faustino Alves da Silva, 38 anos, residente no mesmo local.  O efetivo policial foi acionado pela central de operações do 9º BPM para ir ao referido endereço mas, quando chegou, a vitima já tinha sido socorrida para o HRDM. O policiamento seguiu para o hospital onde foi informado que Faustino havia sofrido um disparo de arma de fogo na região do queixo por um homem conhecido por Huguinho. O paciente foi medicado e liberado. O atirador não foi preso.

sábado, 27 de dezembro de 2014

REVIRAVOLTA: sexo de cadáver encontrado em Garanhuns é indefinido

Uma nova informação que chega após a retirada do corpo encontrado na manhã neste sábado em Garanhuns é de que não foi possível a olho nu determinar o sexo do cadáver, apesar de a PM continuar acreditando tratar-se supostamente um corpo de mulher.  "Inicialmente a própria polícia trabalhava com a hipótese de ser de uma mulher os restos mortais, mas os órgãos genitais podem ter sido removidos dando a falsa impressão que poderia do sexo feminino", disse um parente de Ledjane que esteve no local para fazer o reconhecimento do corpo.  O mistério, portanto, continua. O corpo foi retirado de um lugar chamado Grota do Mauricinho, Massaranduba, e seguiu para o IML. Ledjane Barbosa da Silva está desaparecida há 13 dias de Garanhuns. As roupas encontradas no local, segundo constatou a família, não eram as que a jovem usava no dia em que desapareceu, (ver foto) o que renova a esperança de todos de que ela esteja viva e faça contato em breve.

cadaver localizado em garanhuns agresteviolento.com (2)
Momento em que o corpo era retirado da grota
Crédito - Agreste Violento

cadaver localizado em garanhuns agresteviolento.com (3)
Vestes encontradas no local não eram as que Ledjane usava no dia que desapareceu
Crédito: Agreste Violento

Homem é executado com tiro na nuca neste sábado em Garanhuns

Um homem de 20 anos foi encontrado morto no Sitio Riacho Fundo, nas proximidades do aterro sanitário de Garanhuns na noite deste sábado (27/12). De acordo com a PM, ele foi executado com dois tiros na nuca.  A vítima foi identificada como Rodrigo Pereira de Melo, residente na Rua Genésio Alves de Siqueira 50, Capoeiras. Não há pistas sobre a autoria do crime. O corpo foi encaminhado ao IML Garanhuns para ser necropsiado.


Familiares de mulher desaparecida em Garanhuns não reconhecem como sendo dela corpo encontrado neste sábado próximo ao Mãe Rainha

Ledjane está desaparecida desde o dia 13 de dezembro
O V&C Garanhuns manteve contato agora a pouco com familiares de Ledjane Barbosa da Silva, desaparecida desde o dia 13 de dezembro, após ter ido pegar um dinheiro no Parque Fênix em Garanhuns. Eles estiveram agora à tarde um terreno nas imediações do Santuário Mãe Rainha onde na manhã deste sábado foi encontrado um corpo em avançado estado de putrefação. Segundo o cunhado de Ledjane, não foi possível atestar se o cadáver encontrado era da jovem desaparecida. Ainda segundo ele, as roupas que foram encontradas no local não eram as que Ledjane estava usando no dia em que sumiu, o que reforça a esperança que ela esteja viva. O corpo já foi retirado do lugar onde foi achado e seguirá para o IML. A nova informação da polícia é que não dá pra identificar o sexo do cadáver. Diante das condições em que foi encontrado, é bem provável que somente um exame de DNA possa esclarecer se os restos mortais são ou não de Ledjane Barbosa.

Vestes encontradas no local não eram as que Ledjane usava no dia que desapareceu
Crédito: Agreste Violento


LEIA TAMBÉM

REVIRAVOLTA: SEXO DE CADÁVER ENCONTRADO EM GARANHUNS É INDEFINIDO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Jovem é morto dentro de carro na cidade de São João

O fim de semana segue violento na região Agreste Meridional de Pernambuco. Na tarde deste sábado (27), um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros na Rua Antônio Vilela no bairro Planalto em São João. Nelson Alves de Oliveira Junior estava dentro de um veículo Fiat Marea, placa COO-5373, quando foi atingido por cinco disparos, sendo um na cabeça, dois no braço esquerdo e dois no pescoço. A autoria, motivação do crime ainda são desconhecidos. O corpo, após o levantamento cadavérico realizado pela Polícia Civil, seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru. O pai de Nelson era dono de um lava jato na cidade e o rapaz levava o carro para o estabelecimento comercial quando foi morto.

Fonte das informações - Agreste Violento

Morre aos 82 anos, Paulo Tavares Correia, proprietário do hotel mais famoso de Garanhuns

Hotel Tavares Correia
Morreu aos 82 anos o médico e empresário Paulo Tavares Correia, conhecido em Garanhuns e PE por ser proprietário do hotel Tavares Correia. O falecimento ocorreu na noite da última sexta-feira (26), no Hospital Santa Joana, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, em decorrência de complicações respiratórias. O corpo está sendo velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde será cremado, às 15h.

Paulo Tavares Correia estava afastado dos negócios há oito anos por motivos de saúde. Ele sofria de Mal de Alzheimer e teve uma parada cardíaca, que levou a complicações respiratórias e resultou em sua morte. Ele deixa mulher, a também empresária Suzana Maria de Barros Tavares Correia, quatro filhos e 11 netos.

O pai de Paulo Tavares, o médico alagoano José Tavares Correia, fundou em 1929 o Sanatório Tavares Correia, em Garanhuns. Anos depois, o espaço foi transformado em hotel, reconhecido como o primeiro hotel-fazenda do Nordeste. Dentro do local, também foi construído o primeiro centro de convenções em Pernambuco.

Faziam parte do grupo Tavares Correia uma série de hotéis no Recife, Caruaru, São José da Coroa e Maceió, mas atualmente, só está em funcionamento a unidade de Garanhuns, , dirigido pelo filho de Paulo Tavares Correia, Paulo José.

Com informações do G1

Novas informações sobre corpo encontrado em Garanhuns

Local onde corpo foi encontrado  é de difícil acesso

O corpo, encontrado em uma grota por trás do Santuário Mãe Rainha neste sábado dia (27/12), ainda permanece no local.  Os Bombeiros chegaram ao ponto exato onde o cadáver se encontra, mas aguardam a Polícia Civil para que haja a liberação e posterior resgate. O local é de difícil acesso. Familiares de Ledjane Barbosa da Silva, que está desaparecida há 14 dias, também estão no local. O corpo está, nu, sem a cabeça e irreconhecível, sendo praticamente impossível uma identificação visual, entretanto, peças de roupa foram encontradas presas na descida de um buraco, o que pode facilitar o reconhecimento.


Corpo está em avançado estado de decomposição 

LEIA TAMBÉM


REVIRAVOLTA: SEXO DE CADÁVER ENCONTRADO EM GARANHUNS É INDEFINIDO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.



Corpo é encontrado próximo ao Santuário Mãe Rainha em Garanhuns


Um corpo, supostamente de uma mulher,  foi encontrado na manhã deste sábado (27/12) em uma grota que fica nas imediações do Santuário Mãe Rainha. Segundo as informações do 9º BPM com sede em Garanhuns, o local é de difícil acesso e os Bombeiros estão fazendo a retirada do cadáver, que foi encontrado sem roupas e sem a cabeça, já em avançado estado de decomposição. Após o resgate o corpo deve ser levado para o IML para possível identificação.

LEIA TAMBÉM

VEJA MAIS INFORMAÇÕES E FOTO SOBRE CORPO ENCONTRADO PRÓXIMO AO MÃE RAINHA EM GARANHUNS

Familiares de mulher desaparecida em Garanhuns não reconhecem como sendo dela corpo encontrado neste sábado próximo ao Mãe Rainha

REVIRAVOLTA: SEXO DE CADÁVER ENCONTRADO EM GARANHUNS É INDEFINIDO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.





Acidente com ônibus da São Geraldo deixa pelo menos 8 mortos em Serra, Espírito Santo

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-101, na Serra, Espírito Santo (Foto: André Falcão/ TV Gazeta)
Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-101, na Serra (Foto: André Falcão/ TV Gazeta)
Um ônibus da empresa São Geraldo, com 31 passageiros e um motorista, que seguia da Bahia para o Rio de Janeiro capotou e caiu em uma ribanceira no quilômetro 249 da BR-101, na Serra, região Metropolitana de Vitória, por volta de 5h30 deste sábado (27). Às 9h, a via foi totalmente interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a remoção do veículo.

Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo menos oito pessoas morreram no acidente. Outras 21 pessoas foram socorridas para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra. Entre os feridos, 13 apresentavam ferimentos mais graves, como traumatismo craniano e fratura de fêmur.

O ônibus fazia a linha Porto Seguro/Rio de Janeiro. O motorista do coletivo contou que, ao fazer uma curva encontrou um caminhão fazendo uma ultrapassagem indevida. Para não bater, ele jogou o ônibus para o acostamento. Ele não conseguiu parar e o veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 40 metros de altura.

Segundo sobreviventes, as vítimas são artesãos que há três anos viajam juntos. Um passageiro contou que algumas pessoas trabalham como vendedores ambulantes e iriam trabalhar nas festas de fim de ano no Rio de Janeiro.

A PRF informou que estão no local equipes da Eco 101, concessionária que administra a rodovia, Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu nas proximidades do posto da PRF, na Serra, sentido Vitória.

Ônibus tombou quando motorista tentou desviar de um caminhão que fazia ultrapassagem poribida, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Ônibus tombou no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Empresa
De acordo com a Viação São Geraldo, o ônibus saiu de Porto Seguro às 17h desta sexta-feira (26), com destino à Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A empresa informou que só vai divulgar o nome das pessoas mortas quando o Instituto Médico Legal confirmar os nomes, porque com o acidente, documentos podem se locomover e confundir essa identificação.

Funcionários da São Geraldo de Vitória estão no local e outros de Belo Horizonte estão a caminho. Ainda segundo a empresa, todos os passageiros devem seguir para o hospital, pois mesmo que não tenham ferimentos aparentes podem ter lesões internas.

Segundo PRF, pelo menos oito pessoas morreram no acidente, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Segundo PRF, pelo menos oito pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/TV Gazeta)


Fonte - G1

Vândalos incendeiam carros e motos em delegacia de Caetés


De Caetés, nos chega a informação através do blog do Faguinho, que cobre o dia a dia daquela cidade, que vândalos incendiaram carros e motos que estavam estacionados dentro da delegacia do município. Os veículos haviam sido apreendidos por estarem com a documentação irregular e o fato teria ocorrido na manhã deste sábado (27/12). Ainda segundo o blogueiro, os atos de vandalismo, bem como assaltos, são constantes na cidade deixando a população assustada.




As fotos e informações são do Blog do Faguinho http://blogdofaguinhoathos.blogspot.com.br/

Ladrão agride mulher ao tentar roubar sua bolsa em Garanhuns

Na manhã de ontem um ladrão por pouco não conseguiu se dar bem em um assalto na Avenida Barão de Nazaré, em Garanhuns. Ele tentou roubar a bolsa de uma professora, identificada como Maria Auxiliadora, 49 anos, residente na Rua Mariápolis, Magano. Como não conseguiu tirar o objeto da mão da mulher, passou a agredi-la e depois fugiu em uma moto.  Agrediu tanto que a vítima teve que ser socorrida para o Dom Moura. A PM, através da Patrulha Rural do 9º BPM, foi acionada e, após diligências, prendeu o marginal levando-o para a delegacia onde foi autuado em flagrante. Trata-se de Silvilhano de Melo Silva,33 anos, residente na Avenida Santa Teresinha, também no Magano. A bolsa da vítima continha cerca de 2.500 reais, segundo informação dada por ela  à PM.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Acidente em Bom Conselho deixa um morto na tarde desta sexta (26)


Um gravíssimo acidente deixou um morto no final da tarde desta sexta-feira (26/12) na PE-218 em Bom Conselho, próximo ao lixão da cidade. De acordo com as primeiras informações, uma Kombi e uma moto Honda 150 colidiram violentamente no KM 34 da referida rodovia. O condutor da motocicleta foi levado para o hospital Alfredo Dâmaso em Bom Conselho, mas acabou falecendo devido a gravidade dos ferimentos.

O motorista da Kombi, que seguia no sentido Bom Conselho/Garanhuns, foi identificado como sendo Josaías Mota de Miranda. Ele tem 40 anos, reside em Garanhuns e saiu ileso, inclusive, foi quem socorreu o condutor da moto que infelizmente veio a óbito. Segundo o blog de Cláudio André, trata-se  de Givaldo Bezerra Duarte, o Gafanhoto, residente em Terezinha onde era bastante conhecido. Testemunhas disseram que o motoqueiro teria invadido a pista contrária provocando o acidente. 






Briga entre mulheres acaba com uma esfaqueada em Correntes

Mulher é Esfaqueada Durante Desentendimento com Outra-agresteviolento.com.br
Josefa quis resolver rixa na faca no município de Correntes
Foto: Divulgação/Agreste Violento
Uma rixa entre duas mulheres acabou em tentativa de homicídio na hospitaleira cidade de Correntes. Ontem, feriado de Natal, por volta das 17 horas na comunidade de Pau Amarelo, distrito de Correntes, Josefa da Conceição Herculano da Silva, 29 anos, e Patrícia da Silva Costa, 18,  se desentenderam e esta última foi esfaqueada na barriga por Josefa. O motivo teria sido ciúmes. Patrícia foi socorrida para o Hospital Dom Moura em Garanhuns onde passou por cirurgia. Já a agressora, foi  presa e conduzia para a delegacia onde foi autuada por tentativa de homicídio.

Anunciados novos nomes que comandarão a PM e Polícia Civil de PE no Governo Paulo Câmara

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa no fim da manhã desta sexta-feira (26), os novos nomes que irão comandar a Polícia Civil e Militar no Estado. No lugar do coronel José Carlos Pereira, assume a função de comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) o coronel Pereira Neto. Como subcomandante geral da PMPE, entra o coronel Ilídio Vilaça.
Já na Polícia Civil, deixa o cargo de chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) o delegado Oswaldo Morais para a entrada do delegado Antonio Barros. Como subchefe da PCPE, assume o delegado Luiz Andrey. A SDS ainda confirmou o nome da perita criminal Sandra Maria dos Santos como gerente geral da Polícia Científica do Estado no lugar de Francisco Sarmento e a manutenção dos nomes dos coronéis Manoel Cunha Filho e Manoel Teles como comandante e subcomandante, respectivamente, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.
Folha  PE

Atendimento do Samu continua desagradando a população de Garanhuns

Quando o SAMU foi inaugurado em Garanhuns recebeu vários elogios e o reconhecimento da população, mas, a medida que o tempo foi passando, as deficiências do serviço foram aparecendo, sobretudo no atendimento na central de regulação que, pasmem, funciona em Caruaru e não em Garanhuns. Isso significa dizer que, se você precisar do Samu, sua ligação cai em uma central em Caruaru que analisa o caso e decide se envia ou não uma ambulância ao local. 

O método de acionamento tem causado sofrimento às pessoas que precisam de atendimento médico em Garanhuns. Foi o que aconteceu com uma senhora residente no bairro conhecido como Invasão, próximo ao Santuário Mãe Rainha. Em entrevista nesta sexta-feira à Rádio Jornal, ela afirmou que  ligou para o Samu para que este prestasse socorro a uma vizinha que apresentou problemas cardíacos e de pressão, mas a médica que atendeu em Caruaru teria sido ríspida e mal educada. "Uma verdadeira Cavala" nas próprias palavras da senhora. Para piorar a situação, a médica disse que não poderia enviar a ambulância para a Invasão porque o caso, segundo ela, não era da alçada do Samu e, ainda que fosse, a cidade só dispunha de um veículo. Causa-nos estranheza a afirmação da médica porque a Unidade de Suporte Avançado, que conta com uma UTI móvel, já voltou a funcionar como afirmou a prefeitura de Garanhuns em nota. O que houve então? Má vontade? Irresponsabilidade? Insensatez ?  Não se sabe. O que se sabe é que a mulher que agonizava em sua casa, com uma subida brusca de pressão, teve que ser socorrida de moto até o Dom Moura, onde foi bem atendida e passa bem. 

Desconectados da realidade geográfica e social de Garanhuns, os médicos que regulam o atendimento em Caruaru nem de longe seriam as pessoas mais adequadas para intermediarem e decidirem sobre as chamadas da população ao Samu. O ideal é que Garanhuns tenha sua própria central. O custo disso não sabemos, mas, com certeza, é muito menor que o prejuízo que a sociedade vem tendo por ter esperado tanto tempo para a chegada deste serviço na cidade e agora encontrar dificuldades em se beneficiar dele, seja por falta de ambulâncias, despreparo de alguns profissionais ou falta de comunicação entre unidade física do Samu Garanhuns e Central de Regulação em Caruaru.

MUDANÇA NO ATENDIMENTO DO SAMU E BOMBEIROS EM PERNAMBUCO VIGORA DESTE INÍCIO DE NOVEMBRO
Desde o  dia 11 de novembro, mudou em Pernambuco a maneira de acionar os números de emergência  ( SAMU E BOMBEIROS) e talvez aí resida parte dos problemas enfrentados em Garanhuns. Os bombeiros militares, que atendem pelo telefone 193, de acordo com a mudança, atuam agora apenas no atendimento de traumas, (acidentes e lesões corporais) tarefa que continua a ser dividida com o SAMU. 

 Já os casos de emergência clínica e mal súbito serão atendidos exclusivamente por profissionais de saúde do Samu, o que põe abaixo a argumentação da médica no caso citado acima, já que tratava-se de uma emergênciaclínica. De acordo com os órgãos, o objetivo da mudança foi evitar inconvenientes como a ida de duas equipes para uma mesma ocorrência, enquanto outro chamado deixa de ser atendido. Parece não ter funcionado.

Homem é atingido por tiros próximo à Ceaga em Garanhuns

GARANHUNS

Um homem de 27 anos foi atingidos por tiros no tórax, boca e axila nesta tarde de 25 de dezembro feriado de Natal em Garanhuns. A tentativa de homicídio se deu nas imediações da Ceaga e suas motivações, assim como o ator dos disparos são desconhecidos. A vítima é Renato Gomes da Silva, 27 anos, agricultor e reside na Cohab III. Ele foi socorrido até o Hospital Regional Dom Moura, mas, devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para Caruaru. A Polícia Civil investigará o caso.

MAIS OCORRÊNCIAS NO FERIADO
Ainda em Garanhuns, um jovem de 27 anos foi ferido por um golpe de faca na praça Mestre Dominguinhos na madrugada do dia 25. Ele reside no bairro da Brasília, atende pelo nome de José Carlos de Lima Barros e disse que foi ferido após uma briga generalizada na praça, mas que não identificou o autor da facada. Ele foi socorrido para o Dom Moura e em seguida liberado.

MULHER CORRE PARA NÃO APANHAR DO MARIDO

Como vem sempre se repetindo em Garanhuns, quase que diariamente, mais uma mulher procurou a polícia para reclamar de violência doméstica, aquela que é praticada por quem devia dar carinho e atenção. Segundo ela, que reside na zona rural do município, mais precisamente no Sítio Riacho Fundo, o esposo encheu a cara de cachaça e, ao chegar em casa começou a quebrar tudo e ameaçou bater na mulher que correu estrada a fora para não apanhar. A polícia levou o agressor até a delegacia onde ele foi autuado em flagrante. Ele foi identificado como sendo José Aílton de Lima e deve ser enquadrado na Lei Maria da Penha.

MENOR FOI PEGO COM DROGAS NA JÚLIO BRASILEIRO
Na Júlio Brasileiro, um menor de apenas 16 anos foi pego com duas porções de maconha por volta do meio dia de ontem (25). Ele foi conduzido até a delegacia e em seguida liberado.



Consultório de dentista é arrombado em Garanhuns

Um consultório de um dentista foi arrombado na noite deste 25 de dezembro, feriado de Natal em Garanhuns. O fato ocorreu por volta das 19 horas na Rua Capitão Pedro Rodrigues. Foram furtados um aparelho de monitoramento interno, uma câmara, 01 roteador, 01 celular e 640 reais. Os arrombadores não foram localizados. A polícia realiza investigações.

Homicídio é registrado no feriado de Natal em Iati

Um homem foi assassinado na noite deste dia 25 de dezembro, feriado de Natal na zona rural do município de Iati. O fato se deu no Sítio Cortês, já próximo à divisa com o estado de Alagoas em um local de difícil acesso. A polícia foi acionada e compareceu ao local, mas o corpo, que apresentava ferimento à bala na cabeça e costas, estava sem identificação. O IML foi acionado e o corpo foi removido até Caruaru para ser necropsiado.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Fazendeiro José Maria Rosendo encomendou morte do promotor de Itaíba, conclui Polícia Federal

Thiago Faria Soares, 36 anos, foi assassinado em outubro de 2013
A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que investiga a morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, 36 anos, assassinado em outubro de 2013, em uma emboscada na rodovia PE-300, no Agreste de Pernambuco. A PF informou, nesta quarta-feira (24), que o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, 55 anos, foi denunciado como o mandante do homicídio, motivado por disputa de terras. A corporação ainda apresentou nesta quarta um homem preso em Buíque, também no Agreste, acusado de envolvimento no crime.


De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Marcello Diniz Cordeiro, o inquérito foi concluído na última sexta-feira (19). “Outras linhas de investigação foram levantadas e confrontadas para ver se havia alguma possibilidade de realização, mas, ao final, todas as provas convergiram para a disputa de terras entre Misheva [Martins, noiva do promotor] e José Maria, com a participação do promotor”, explicou.


A PF concluiu que também participaram do assassinato José Marisvaldo Vitor, 42 anos; José Maria Domingos Cavalcanti, 55 anos; e Adeildo Ferreira, 26, apresentado nesta quarta-feira; Os três estão detidos no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, junto com José Maria Pedro Rosendo. Um quinto acusado, Antônio Cavalcanti, 26, ainda está foragido. A investigação não apontou quem foi o autor dos disparos, mas descobriu que o crime foi planejado e os assassinos não queriam matar apenas o promotor.

Durante o processo de investigação, José Maria afirmou que era inocente em pelo menos duas entrevistas à imprensa e depoimentos à PF. Procurado pelo G1, o advogado dele, Anderson Flexa, informou que só vai se pronunciar acerca da conclusão das investigações na próxima segunda-feira (29).

A noiva de Thiago, Misheva Martins, também seria assassinada na mesma emboscada. O tio dela, Adaltivo Martins, seria morto porque estava com o casal no carro. Todos os envolvidos vão responder por homicídio e duas tentativas. O inquérito será analisado pelo Ministério Público Federal, que pode denunciar os indiciados à Justiça.
Superintendente regional da PF, Marcelo Diniz, apresentou conclusão do inquérito (Foto: Reprodução/ TV Globo)'Todas as provas convergiam para a disputa de terras', disse
o superintendente regional da PF
, Marcelo Diniz
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Na quinta (18) passada, um grupo de peritos da Polícia Federal encerrou o trabalho de campo sobre a morte do promotor. O serviço durou três dias e contou com auxílio de um scanner 3D e um drone. As imagens foram incluídas no laudo pericial da Polícia Civil. A ideia era que essas filmagens em três dimensões ajudem a investigação a checar com mais clareza hipóteses para o assassinato. Os peritos fizeram simulações no local do homicídio; na Delegacia de Caruaru, onde o carro do promotor está guardado; e na sede da PF, no Recife.

Entenda o caso
O crime aconteceu no dia 14 de outubro de 2013. O promotor foi morto quando seguia de Águas Belas para Itaíba, cidade onde trabalhava. A Polícia Civil, que iniciou a investigação, já apontava que o fazendeiro José Maria Barbosa tinha contratado o cunhado, Edmacy Ubirajara, para matar Thiago Faria.
Fazendeiro José Maria Rosendo 
A motivação, segundo a PF, envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova. José Maria perdeu a posse para a noiva do promotor, em um leilão da Justiça Federal, e teve que deixar o imóvel. Em entrevista exclusiva à TV Globo, na época do crime, o fazendeiro negou ter cometido o homicídio. Edmacy Ubirajara chegou a ser preso – passou dois meses no Cotel. O advogado de defesa conseguiu que o acusado saísse da prisão para responder pelo homicídio em liberdade.

Quatro cartuchos de espingarda 12 foram encontrados no carro do promotor. A noiva Mysheva Martins e o tio dela Adaltivo Martins também estavam no veículo, mas não ficaram feridos.Segundo simulação ocorrida em 23 de março, os três foram perseguidos por um carro. O homem que estava no banco de trás de um veículo atirou com uma espingarda 12, acertando o promotor. Mysheva saiu do carro do noivo e se protegeu no barranco; o tio dela também saiu do veículo e andou pelo acostamento. Os atiradores voltaram e o homem que estava atrás atirou outras três vezes, antes de deixar o local do crime.

G1


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger