CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

domingo, 30 de novembro de 2014

INCOMUM: Viatura do Corpo de Bombeiros capota em Jaboatão

 / Foto: André Filadelfo/comuniQ
Uma viatura do Corpo de Bombeiros capotou na madrugada deste domingo (30), quando ia atender uma ocorrência. O acidente aconteceu na Estrada de Muribeca, Jardim Muribeca, próxima a Integração da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. Os seis ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves.

Os bombeiros que sofreram o acidente tiveram pequenas escoriações. Quatro foram levados para a UPA da Imbiribeira e liberados em seguida. Os outros dois seguiram para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Eles foram liberados nesta manhã.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a viatura não está mais obstruindo a via.

JC

Lajedo registra 2 homicídios no intervalo de pouco mais de 2 horas neste sábado (29/11)

CAM01025
Vítima fatal: créditos foto - Tv Replay
Pouco mais de duas horas após um homem ser morto dentro de uma ambulância do Samu quando era transportado em estado grave para o Recife, fato este ocorrido na BR-423, nas imediações do Motel Vip, RELEMBRE Lajedo registrou outro homicídio, o 20º somente em 2014. Por volta das 20h15min  deste sábado (29/11) Evaldo Cândido da Silva, 26 anos, estava saindo de sua residência, na Rua Francisco da Cruz, Microondas, 173, quando um indivíduo encapuzado chegou a pé e o atingiu com 4 disparos de arma de fogo na região da cabeça. Evaldo foi socorrido para o hospital em Lajedo, mas não resistiu e veio a óbito. Seu corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. O assassino não foi localizado.

Homem de 53 anos morreu em acidente automobilístico em Terezinha

A bruxa anda solta no Agreste Meridional neste final de semana compreendido entre a sexta (28) e o domingo (30). 3 homicídios já foram registrados em Lajedo e Garanhuns,  1 homem morreu afogado em Bom Conselho e 3 acidentes com vítimas fatais ocorreram em Capoeiras, Paranatama e Terezinha. Nesta última cidade, a vítima foi Givaldo Soares de Almeida, de 53 anos. Ele dirigia o seu veículo Siena por volta das 18 horas deste sábado (29/11) no sítio Pacheco, zona rural de Terezinha, quando o pneu dianteiro estourou e o mesmo veio a capotar o carro morrendo ainda no local. No acidente, seu corpo foi arremessado para fora do automóvel. Ainda segundo informações, a vítima era motorista da prefeitura de Terezinha onde conduzia máquinas patrol.

sábado, 29 de novembro de 2014

Homem de Canhotinho é assassinado dentro de ambulância em Lajedo enquanto era transferido de Garanhuns para Recife

Assassinos, de identidade ainda desconhecida, já haviam tentado matar a vítima na tarde deste sábado. Ao ser transferido de Garanhuns para o Recife, o homem foi assassinado dentro da ambulância pelos mesmos indivíduos que tentaram matá-lo mais cedo em Canhotinho
Vítima ainda com vida

Um assassinato ousado, e que beira a ficção, foi registrado neste sábado (29/11) na BR-423 em Lajedo. O crime começou a ser efetuado em Canhotinho. Romilson Soares da Silva, 26 anos, jogava dominó  por volta das 16 horas na Rua São Vicente de Paulo, centro de Canhotinho, quando dois homens em um carro de cor branca o abordaram e efetuaram alguns disparos de arma de fogo que atingiram seu braço e tórax. 

Ferido, Romilson foi levado em uma ambulância escoltada pela PM para o hospital Dom Moura em Garanhuns. Diante da gravidade do quadro, resolveu-se que ele seria transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, mas, na BR-423, imediações de Lajedo, o mesmo carro e os mesmos homens que tentaram matar o rapaz em Canhotinho, interceptaram a ambulância, abriram a porta traseira e terminaram o serviço. Eles chegaram a ligar para o celular do motorista afirmando que se este não parasse o veículo morreriam todos dentro dele. Nino, como era conhecida a vítima, foi morto na frente da esposa que o acompanhava. O corpo foi levado para o IML em Caruaru. Já os assassinos fugiram e não foram localizados até agora.

Captura de tela 2014-11-29 20.22.36
Romilson Soares: créditos/ Tv Replay

CIDADE DAS FLORES E DAS LUZES:Entrada de Garanhuns recebe decoração especial de Natal

Entrada de Garanhuns: sete flores como sete são as nossas colinas

Não  é a toa que os jornais da capital estão se referindo a Garanhuns como, "A Gramado do Nordeste". A decoração natalina da Cidade das Flores, e agora das Luzes, superou todas as expectativas nesta segunda edição do Natal Luz, que foi aberto oficialmente no último dia 27.  Todos os locais estão muito bonitos, mas chama a atenção uma das entradas do município, onde se localiza o famoso pórtico. Dele, brotaram sete gigantescas flores iluminadas com luz branca, que dá um contorno belíssimo à decoração. As fotos já começam a circular nas redes sociais e, tanto os munícipes quanto os turistas, estão encantados com tanta beleza e inventividade dos criadores dos enfeites.  De parabéns está a administração municipal por transformar Garanhuns, neste finalzinho de ano, na Cidade das Flores,  das Luzes, dos Ursinhos e dos nossos mais belos Sonhos de Criança. 

Acidente em Paranatama deixou 1 morto e 3 feridos neste sábado

acidente com vitima fatal em paranatama agresteviolento.com.br 2
Uma colisão envolvendo um veículo de passeio e um ônibus resultou na morte de uma pessoa e outras três feridas na madrugada deste sábado (29), na rodovia BR-423 em Paranatama.

Os veículos envolvidos foram; um ônibus Mercedez Benz de cor branca placa não informada e um Peugeot Passion. De acordo com informações colhidas no local, as vítimas foram a uma festa em Garanhuns e voltavam para cidade que moravam Delmiro Gouveia, em Alagoas.

O Corpo de Bombeiro e o SAMU realizaram o socorro das vítimas. O baterista Jodson da Silva Vasconcelos, 22 anos morreu ao ser retirado das ferragens e receber os primeiros socorros. Ficaram feridos no acidente os jovens identificados como Riquinho, Carlinho, Luiz e Thaysse, que receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhadas ao Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.
acidente em paranatama agresteviolento.com.br
acidente com vitima fatal em paranatama agresteviolento.com.br3
Vítima Fatal

Agreste Violento

MPPE abre inscrições para seleção de 71 estagiários de nível médio

Há duas vagas para Garanhuns. As demais são para as cidades de Recife e região metropolitana, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Caruaru,  Palmares Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada

Tá no Diário de Pernambuco

As inscrições para o Programa de Estágio de Nível Universitário e Médio do Ministério Público de Pernambuco (PENUM/MPPE) já estão abertas, através do site do órgão. A Região Metropolitana do Recife (RMR) dispõe de 50 vagas, sendo 5 para pessoas com deficiências. Moradores do interior do estado poderão de candidatar para 21 vagas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 12 de janeiro. 

O estágio consiste em quatro horas diárias no turno complementar às aulas e terá duração total de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os escolhidos receberão uma bolsa de 80% do salário mínimo, além de auxílio-transporte e férias remuneradas.

Para participar, o interessado deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado na primeira ou segunda série do ensino médio em escolas conveniadas ao MPPE (ver lista aqui). A seleção consistirá de uma prova com 20 questões objetivas de português e atualidades, e a previsão é que ela aconteça no dia 8 de fevereiro no Recife. 

Já aqueles que pretendem estagiar nas Circunscrições com sede em Limoeiro, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão vão fazer as provas no dia 25 de janeiro nas referidas cidades. Os candidatos de Caruaru e Palmares farão a prova no dia 1º de fevereiro. Em Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, por sua vez, as provas ocorrerão no dia 15 de março. Por fim, em 22 de março, prestarão a prova os candidatos de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

O MPPE prevê que o resultado final do Recife seja publicado até o dia 27 de fevereiro e os aprovados terão uma semana, entre 2 e 9 de março, para entregar a documentação exigida. A partir da segunda semana de março, começarão a estagiar no MPPE. 

No interior, os resultados finais devem ser liberados em todas as Circunscrições até o dia 10 de abril e a semana de entrega da documentação vai de 13 a 24 do mesmo mês. Ainda em abril, os aprovados vão iniciar o estágio nas sedes das circunscrições. 


GARANHUNS
 Para a 5ª Circunscrição Ministerial com sede em Garanhuns e que abrange os municípios de Garanhuns, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Saloá e São João foram disponibilizadas apenas 2 vagas. Para concorrer a elas, é necessário que os estudantes possuam pelo menos 16 anos completos, no ato da convocação, e estejam cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio regular, de escolas conveniadas com o Ministério Público de Pernambuco. No caso de Garanhuns as conveniadas são todas as escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco, além do Colégio Diocesano. Os selecionados estagiarão no turno da manhã, de nove às treze horas.

Caminhão tomba em acidente na zona rural de Capoeiras e motorista morre

Um acidente com um caminhão na zona rural de Capoeiras, ocorrido por volta das 11h40min desta sexta-feira (28/11) matou o motorista identificado como Alex Torres, 31 anos, residente em Belo Jardim. Ele trafegava nas imediações do sítio Brabo, zona rural do município quando, ao tentar desviar de uma moto perdeu o controle do caminhão e tombou ficando preso às ferragens. O SAMU foi acionado para prestar o socorro, mas, infelizmente, não resistiu e faleceu.  José Alex Tavares de Lima, 20 anos, residente no sítio Capoeiras do Pinto, pilotava a moto. Ele foi levado para o hospital Dom Moura com escoriações pelo corpo.

MAIS FOTOS 





IAUPE será a organizadora do concurso da prefeitura de Garanhuns


O Instituto de Apoio a Fundação Universitária de Pernambuco, IAUPE, deve ser a banca organizadora do concurso público da Prefeitura de Garanhuns, previsto para ocorrer final de março de 2015.  A escolha se deu por dispensa de licitação baseada no inciso XIII do Artigo 24 da Lei 8.666/93 (Lei das licitações) e foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco deste sábado (29). Agora, as atenções se voltam para a divulgação do Edital, o que deve ocorrer até o final de dezembro. De acordo com a prefeitura de Garanhuns, o concurso disponibilizará 127 vagas ( veja quadro abaixo) em diversos cargos. O IAUPE é o mesmo instituto que organizou o concurso da Câmara Municipal de Garanhuns, ocorrido em abril deste ano.

VAGAS PARA O CONCURSO DA PREFEITURA

Homem é morto a pauladas na Boa Vista em Garanhuns

Um homem de 30 anos foi assassinado na madrugada deste sábado (29) na Rua Tomé Cavalcanti no Bairro Boa Vista em Garanhuns. Segundo o portal Agreste Violento ,ele foi identificado como sendo Vinícius Miranda de Góis e foi morto violentamente a pauladas. 

O corpo foi encontrado em um beco totalmente despido e uma testemunha diz ter ouvido gritos de Vinícius implorando para não morrer. Ainda segundo a pessoa, que preferiu não se identificar, o rapaz teria sido assassinado por dois homens ao deixar um bar. Com mais essa morte violenta, chega a 28 o número de homicídios em Garanhuns em 2014. O corpo foi levado para o IML de Caruaru onde será necropsiado e liberado para sepultamento. O crime será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns


Garanhuns e Buíque estão na grande final da Copa TV Asa Branca de Futsal

As equipes de Garanhuns e Buíque conseguiram avançar à grande final da 9ª Copa TV Asa Branca de Futsal, na noite desta sexta-feira. No Sesc de Caruaru, a campeã do Agreste foi a equipe da Cidade das Flores, com um gol marcado por Rodrigo, no segundo tempo. Placar final Caruaru 0 Garanhuns 1. No Sesc de Arcoverde, Buíque chegou à final geral, também com o placar de 1 a 0. O gol da vitória foi convertido, por Edson no finalzinho do jogo. Buíque venceu Petrolândia no duelo sertanejo. Lembrando que os vencedores regionais se enfrentarão no dia 05 de dezembro, no Sesc de Caruaru. A premiação será entregue do primeiro ao quarto colocado, além de artilheiro e melhor goleiro.

Do Globo Esporte

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ex-presidiário é assassinado a tiros em Lajedo

Um crime de morte foi registrado por volta das 21h desta sexta-feira (28), dentro de uma residência na Travessa Felipe Camarão, Centro de Lajedo. De acordo com a polícia, a vítima foi o ex-presidiário, Cícero Sandreilson das Neves, de 31 anos, que foi assassinado com vários tiros. No local, a polícia encontrou papelotes de maconha. Populares disseram a polícia que ouviram cerca de cinco disparos de arma de fogo, mas não viram nenhum suspeito. Ainda segundo informações da polícia, Cícero foi preso no ano de 2011, acusado de praticar um homicídio triplamente qualificado, e posto em liberdade no mesmo ano. Este é o 19º homicídio registrado este ano naquele município. Policiais civis da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH) estão indo ao local para realizar o levantamento cadavérico e dar início as investigações.

Fonte - Agreste Violento

Morre aos 85 anos, Roberto Gomez Bolaños, o eterno Chaves

chespirito 1 (Cuartoscuro).

O ator, escritor e comediante mexicano Roberto Gomez Bolaños, famoso por ter criado e protagonizado os sucessos “Chaves” e “Chapolin” morreu nesta sexta-feira. Segundo a rede Televisa, do México, ele estava em sua casa, em Cancun. As séries criadas por Bolaños tornaram-se um verdadeiro fenômeno no Brasil, onde são reprisadas até hoje — “Chaves” estreou no México em 1971.

Ele enfrentava problemas de saúde desde 2012, quando foi internado por uma insuficiência respiratória. No dia 10 de novembro, a filha de Bolaños, Paulina Gomez, divulgou uma foto em que o ator respirava com a ajuda de aparelhos e comentou sobre a saúde debilitada do pai. A causa da morte não foi informada.

Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. Bolaños deixa seis filhos. O seriado Chaves foi exibido durante mais de 30 anos no SBT obtendo audiência garantida, batendo inclusive na poderosa Globo. Ironicamente, a morte do eterno Chaves chegou ao Brasil no momento em que o seriado era exibido pela TV de Silvio Santos, que interrompeu a programação para noticiar a morte do comediante. 

"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga.

Bolaños em 2011 - foto/divulgação
REPERCUSSÃO NO TWITTER

Edgar Vivar @varedg - o 'Seo Barriga'
Roberto ,no te vas ,permaneces en mi corazón y en todos  los corazones de tantos a los que nos hiciste felices .Adios chavito hasta siempre

Liniers @porliniers - cartunista argentino
Y ahora... ¿Quién podrá defendernos? #AdiosChespirito

Rafael Cortez ‏@cortezrafa - comediante
Morreu o Chaves! O que era bonzinho, o da TV. Tá entrando no barril no céu debaixo de croques do Seu Madruga nesse momento! Valeu Roberto!

Tata Werneck ‏@Tatawerneck - atriz
Pelo amor de Deus!!! Luto oficial !!  Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca To chorando q nem uma idiota

Enrique Peña Nieto ‏@EPN - presidente do México 
México ha perdido a un ícono, cuyo trabajo ha trascendido generaciones y fronteras.

Ivete Sangalo @ivetesangalo - cantora 
Roberto Bolaños , tão incrível com o seu personagem "Chaves" me fez sorrir muitas vezes. Lamento tanto

Rodrigo Vesgo - humorista 
Que notícia triste! Roberto Gomez Bolaños morreu. Sou muito fã e admirador da história desse grande ídolo. É impressionante a capacidade de divertir com sua simplicidade ultrapassando gerações e décadas na TV. #luto #forca a todos que como eu são fãs de Chaves!

G1

Sai a lista dos dois mil candidatos convocados para a próxima fase do concurso para soldado da PM de Pernambuco; confira

A Comissão de Concurso do Instituto de Apoio da Universidade de Pernambuco -CONUPE/IAUPE e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS/PE, em atendimento ao contido na Portaria Conjunta SAD/SDS nº 105, de 17 de novembro de 2014, convocam os 2.000 (dois mil) candidatos melhores classificados em ordem decrescente, que confirmaram o interesse em continuar participando do Concurso Público instituído pela Portaria Conjunta SAD/SDS nº 101, de 31 de agosto de 2009, para realização da fase de Avaliação Psicológica, da 1ª. Etapa do concurso público para o ingresso no cargo de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco. O concurso foi realizado em 2009.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher será inaugurado próximo 01 de dezembro em Garanhuns


O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que já presta atendimento às mulheres de Garanhuns desde o mês de agosto deste ano, será inaugurado na próxima segunda-feira (01). A solenidade acontecerá às 10h30, na avenida Frei Caneca, nº 344, bairro Heliópolis, e homenageará a vereadora Luzia Cordeiro, responsável pela criação do projeto de lei para implantação da Secretaria da Mulher de Garanhuns.

O Cram é um órgão de competência da secretaria da Mulher, que presta orientação, acolhimento e acompanhamento psicológico, social, jurídico, às mulheres que estão em situação de violência. O objetivo do centro é buscar o fortalecimento da autoestima da mulher, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida desse público. “Nós buscamos tornar essas mulheres protagonistas de seus próprios direitos, ampliando o seu nível de entendimento sobre as relações de gênero”, comentou a diretora do Cram, Rosário Sarduy.

O Cram atenderá as mulheres que sofrem algum tipo de violência para orientá-las sobre as medidas que podem ser tomadas sobre atos de brutalidade, e dará assistência a cada caso. A busca pela prevenção e combate à violência, e o fortalecimento da mulher é o seu compromisso com a população de Garanhuns.

Ex-vereador é assassinado na zona rural de Lagoa dos Gatos, no Agreste de PE

Um ex-vereador de 41 anos foi assassinado nesta sexta-feira (28) no Sítio Brejo de Ponte em Lagoa dos Gatos, no Agreste  pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, algumas pessoas informaram que ouviram uns disparos e em seguida viram um carro parecido com o dele passando em alta velocidade. Orlando Nunes de Amorim foi vereador do município e renunciou o mandato em maio deste ano, segundo um dos secretários da prefeitura. Ainda segundo a PM, o ex-parlamentar foi encontrado morto próximo ao veículo dele e estava com uma perfuração provocada por arma de fogo. O corpo da vítima deve ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste. A Polícia Civil investigará o caso.

G1 Caruaru

Natal Luz 2014 é aberto oficialmente em Garanhuns; veja fotos

O Natal Luz “Sonhos de Criança” foi aberto na noite dessa quinta-feira (27). O momento, que contou com a presença da população, teve a participação da Cia de dança Bailart e da Orquestra Manoel Rabelo. A tão esperada decoração natalina e a infraestrutura de iluminação também foi, oficialmente, inaugurada. Este ano, mais 100 apresentações culturais estão inclusas na grade de programação, que segue até o dia 31 de dezembro. Detalhes, por polo, da programação, pode ser encontrada no portal da Prefeitura de Garanhunswww.garanhuns.pe.gov.br .

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, discursou na ocasião. Sua fala, repleta de emoção, demonstrou a satisfação em realizar, pela segunda vez, o Natal Luz. “Estou muito feliz com essa beleza de Natal. Sei da participação de cada um de minha equipe e de mais de 20 artesãos de Garanhuns na produção dessas peças e na montagem. Quero aqui deixar registrado, também, meu reconhecimento ao empenho de minha esposa Socorro Régis e de minha filha Michelle, que também estão se dedicando a tanto tempo por isso”, disse.

Após um show de fogos de artifício, subiram ao palco montado em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio, o grupo Bailart Cia. de Dança. A temática do espetáculo do grupo foi “Sonhos de Natal”. Depois, encerrando a noite, a Orquestra Manoel Rabelo deu um toque à mais na noite de frio e garoa que marcou a abertura oficial do Natal Luz de Garanhuns.

VEJA MAIS FOTOS (Créditos - Secom PMG)

Natal Luz “Sonhos de Criança” é aberto oficialmente
Natal Luz “Sonhos de Criança” é aberto oficialmente 4

Natal Luz “Sonhos de Criança” é aberto oficialmente 2







PM faz revista e encontra 57 celulares, 700 pedras de crack e mais de 1 kg de maconha em presídio de Canhotinho

Celular foi encontrado dentro de bíblia no CRA de Canhotinho

A Polícia Militar realizou nas primeiras horas da manha desta quinta-feira (27), uma revista minuciosa nos pavilhões do (CRA), Centro de Ressocialização do Agreste em Canhotinho.

.No local foram encontrados 57 celulares, inclusive um deles dentro de uma bíblia, 700 pedras de crack, 1.246 papelotes de maconha e 32 facas. A revista contou com a participação dos efetivos do GATI, ROCAM, Guarnições Táticas de Lajedo e Canhotinho além da Viatura de Operações. A ação foi comandada pelo Capitão Carvalho, comandante da 2ª Companhia de Lajedo

Fontr - Agreste Violento

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Alegando falta de transparência nas contas públicas, União suspende transferências voluntárias a Garanhuns e mais 39 municípios do Agreste e Sertão

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) acatou recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu as transferências voluntárias aos 40 municípios vinculados à jurisdição da Procuradoria da República em Garanhuns (ver lista abaixo) que ainda não implementaram seus portais da transparência. A suspensão permanecerá enquanto ocorrer o descumprimento das regras de transparência das informações fiscais pelos municípios.
O total de transferências voluntárias celebradas pela União, desde o início de 2014, com municípios da área de atribuição da PRM/Garanhuns chegou ao montante de R$ 28.769.966,40, segundo consulta ao sítio eletrônico do Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).
Os portais da transparência devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.
Em comunicado divulgado no Portal dos Convênios do Governo Federal, o MPOG reforçou que os órgãos federais e seus respectivos órgãos vinculados devem observar, antes de novos convênios e contratos de repasse, o efetivo cumprimento de todas as exigências necessárias à celebração dos instrumentos de transferências voluntárias.
Nota da Advocacia-Geral da União (AGU) destacou que, embora a recomendação do MPF tenha se limitado à jurisdição da Procuradoria da República em Garanhuns, as medidas administrativas adotadas para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal devem ser estendidas para todos os municípios, estados e Distrito Federal.
Portais – Em 9 de dezembro de 2013 (Dia Internacional de Combate à Corrupção), foi expedida recomendação conjunta pelo MPF e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), durante audiência pública realizada no âmbito do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE), para que os municípios implementassem os portais, de modo a evitar situações danosas ao patrimônio público e a caracterização de atos de improbidade administrativa. No entanto, após o prazo para adequação dado pelo Ministério Público, diversas prefeituras não adotaram as providências necessárias.
Uma das sanções é a impossibilidade de recebimento de transferências voluntárias da União pelos municípios que não implementarem o portal. A Lei de Responsabilidade Fiscal define as transferências voluntárias como "a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde." Os recursos são repassados em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos, para realização de obras e serviços de interesse comum.
Municípios que fazem parte da área de atribuição do MPF/Garanhuns – Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

Fonte MPF

Você sabe o que é febre Chikungunya? Ela é irmã siamesa da dengue e Garanhuns começa a realizar ações para combatê-la e evitar casos na cidade

Será realizado, em Garanhuns, entre os dias 2 e 5 de dezembro, a Semana de Combate a Chikungunya. Durante o período, serão promovidas atividades para alertar os profissionais da saúde, quanto ao diagnóstico correto das doenças, e manter a população informada sobre os cuidados a serem tomados. Alertar e proteger a população quanto à febre chikungunya, no Brasil, é o motivo da sugestão do Ministério da Saúde para a mobilização nacional, diante da situação epidemiológica atual da febre.

A febre chikungunya, ainda pouco conhecida no Brasil, é uma doença causada pelo vírus do gênero Alphavirus e pelos mesmos mosquitos transmissores da dengue. A chinkungunya é semelhante à dengue, tanto na forma de transmissão quanto nos sintomas, porém o tipo de vírus não evolui para sintomas hemorrágicos. Os sintomas são: febre alta, de início repentino, e dores musculares e articulares. A principal manifestação clínica que a difere da dengue são as fortes dores nas articulações. Pode ocorrer, também, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

O preparo dos profissionais da saúde é fundamental, sendo esse, um dos motivos da mobilização. É necessário que os profissionais saibam o diagnóstico adequado, diferenciando a dengue da febre chikungunya, para que deem a assistência necessária aos pacientes. Garanhuns não tem registro da presença do vírus albopictus, não tem casos da febre chikungunya, e possui dados entomológicos positivos, de acordo com o levantamento de 2013 e 2014, mas é necessário que a população esteja atenta para o combate à febre.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 80% dos criadouros estão nas residências, por isso, destaca, também, o papel da família, para verificar e eliminar possíveis locais que possam acumular água. Durante o período de mobilização, em Garanhuns, serão distribuídos materiais informativos, aos profissionais da saúde, sobre o diagnóstico da doença, com o intuito de capacitar as equipes das Unidades de Saúde, em como lidar com febre chikungunya. Também serão realizadas ações de prevenção, com palestras de esclarecimento sobre a doença, os sintomas, transmissão e prevenção.

Secom PMG

Tribunal julga irregulares as contas da prefeitura de Quipapá relativas a 2012


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas, por unanimidade, julgou irregulares as contas de gestão da Prefeitura de Quipapá (Mata Sul), relativas ao exercício financeiro de 2012. Os responsáveis, à época, foram Reginaldo Machado Dias (prefeito) e Roderik José e Silva (procurador municipal). O voto do relator, o auditor substituto Marcos Nóbrega, foi julgado na sessão da última terça-feira (25), presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos, com a participação da procuradora Maria Nilda da Silva, representando o Ministério Público de contas (MPCO).

Relativo à Previdência Social, foi verificado o não recolhimento integral ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) pela Prefeitura, das contribuições previdenciárias retidas dos servidores, no montante R$ 140.822,27. Também foi apontado o não recolhimento integral das contribuições patronais de responsabilidade da Prefeitura de Quipapá, devidas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no montante de R$ 165.209,97 e ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), no montante de R$ 118.764,40.
Ainda de acordo com o relatório de auditoria, a Prefeitura realizou contratação direta irregular, em 2012, mediante termo aditivo à inexigibilidade nº 04/2009, de prestação de serviços contábeis à empresa Tavares & Souza Contabilidade e Auditoria Ltda., uma vez que não se caracterizou a inviabilidade de competição pela natureza singular do objeto, nem a notória especialização do contratado, desrespeitando a Lei Federal.

Em relação aos serviços de transporte escolar, constatou-se que houve pagamentos excessivos, no valor de R$ 207.625,17, (Pregão nº 018/2009), decorrentes de reajustes indevidos.

Por essas razões, as contas foram julgadas irregulares (Processo TC nº 1390250-7) e culminaram na imputação de débito no valor de R$ 207.625,17 ao prefeito e ordenador de despesas Reginaldo Machado Dias, e aplicação de multa no valor de R$ 10.000,00, que deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta Decisão.

Contas de gestão - Se referem aos atos dos gestores que ordenam despesas, assim, poderão ser responsáveis pelas contas de gestão os prefeitos, os presidentes das Mesas Diretoras das Câmaras Municipais e os gestores dos órgãos e entidades integrantes da administração direta (Prefeitura) e indireta municipal, compreendidos os Fundos Especiais, as Autarquias, as Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Municipal, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista. Na análise das contas de gestão, o TCE-PE avalia se a execução orçamentária, financeira e patrimonial de cada unidade obedeceu aos trâmites legais e está em conformidade com os princípios previstos na Constituição Federal.

Manicure é assassinada em Itaíba e companheiro é suspeito.

Segundo informações da Polícia Militar, no final da tarde de quarta-feira (26) uma mulher foi assassinada a tiros, dentro de casa, no Loteamento Bispo, Centro de Itaíba, no Agreste. Angélica Luana de Souza, 25 anos, Manicure, foi encontrada deitada no sofá da sala de sua residência, com ferimentos provocados a bala, na região da axila esquerda. Ainda de acordo com a polícia, o Pedreiro, Maciel Lins da Silva, de 18 anos, é o suspeito de ter cometido o crime. Ele era o companheiro da vítima. A motivação do crime é desconhecida. Foram realizadas várias diligências em conjunto com a Polícia Civil no intuito de capturar o acusado, porém sem êxito.

Agreste Violento

Polícia prende dez homens acusados de integrar grupo de extermínio no Agreste de Pernambuco

Dez homens foram presos durante as Operações Espora e Rédea Curta, da Polícia Civil, suspeitos de integrar um grupo de extermínio que agia no Agreste de Pernambuco. A polícia apresentou nesta quinta-feira (27) detalhes da ação e apontou que os suspeitos cometeram pelo menos 10 homicídios no último ano, entre eles contra o vice prefeito de Cumaru, Marco Antônio de Bezerra Costa, no dia 2 setembro, em Caruaru.
Os mandantes do crime, Ricardo César Costa, primo da vítima e Edvaldo Carlos da Silva, funcionário de Ricardo, estão foragidos. De acordo com delegado Bruno Vital, chefe de divisão de homicídios do Agreste, a motivação do assassinato seria uma disputa de terras entre os primos, no distrito de Ameixa, em Cumaru. Ricardo teria pago ao policial militar Erick Gustavo Alves, um dos líderes da organização criminosa, R$ 50 mil para matar o vice-prefeito.
A esposa e a filha de Marco Antônio Bezerra da Costa, Maria Uneide Costa e Emanuele Costa, apontam que querem justiça pela morte do marido e pai. Elas detalharam que o vice-prefeito de Cumaru não tinha muito contato com o primo e pedem a ajuda da população para achar os suspeitos, que fugiram.
A quadrilha agia nos municípios de Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó, São Caetano, Caruaru e Gravatá, no Agreste. Além de Erick Alves de Souza outro policial militar também é suspeito de integrar o grupo de extermínio, que era liderado por Renato Gonçalves Ferreira, de dentro do presídio do município de Pesqueira. Informações sobre os suspeitos podem ser repassadas para o disque denúncia pelo telefone 3421.9595

Rádio Jornal

Fundeb é tema de curso em Garanhuns

Quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) pode se inscrever no curso sobre o tema na Escola de Contas Públicas do TCE-PE. As inscrições ainda estão abertas e o curso é direcionado para servidores públicos que atuam na área de educação e finanças.

As aulas do Curso “O Fundeb e os demais recursos vinculados à Educação nos Municípios” acontecem na Inspetoria Regional do TCE-PE, em Garanhuns, entre os dias 03 e 05 de dezembro, das 13h às 18h, com carga de 15 horas-aula. Para fazer inscrição, acessewww.tce.pe.gov.br/escola ou clique neste link . Informações no (81) 3181.7953.

O servidor do Tribunal de Contas do Estado-PE e mestre em gestão pública Jackson Oliveira vai abordar o financiamento da educação no Brasil, a regulamentação da Lei (E.C.53/06 e Lei 11.494/07), recursos do Fundeb, piso salarial dos profissionais de magistério, a origem das receitas do Fundeb, influências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), acompanhamento e controle social, fiscalização do Fundeb, a prestação de contas e as decisões judiciais e dos tribunais de contas sobre o fundo.

Mulher pede para a Justiça obrigar o marido a mostrar mensagens do Whatsapp


Desconfiada de traição, uma mulher entrou na justiça de Santa Catarina para tentar obrigar o marido a mostrar as mensagens de Whatsapp. O caso inusitado apareceu no plantão de fim de semana do juiz Alexandre Morais da Rosa, na 4ª vara criminal do TJSC.

De acordo com o magistrado, o processo é de violência doméstica e corre em segredo de justiça. “Houve uma discussão com agressões, por parte do marido, porque a mulher queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do celular”, explicou o juiz, em entrevista ao Correio.

Hoje, o WhatsApp tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o suficiente para ser protagonista de muitas brigas, como a que ocorreu em Santa Catarina. Na Itália, por exemplo, o aplicativo é citado em 40% das provas de infidelidade, em processos de divórcio e adultério. Os dados são da Associação Italiana de Advogados Matrimoniais (AMI).

“Os amantes agora podem trocar fotos picantes de si mesmo e temos visto adúlteros usando o serviço para manter três ou quatro relações simultâneas”, comentou o presidente da entidade, Gian Ettore Gassani, ao The Times.

Diário de Pernambuco

Greve dos professores de Saloá chega ao fim após 22 dias


Chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (26) a greve dos profissionais da educação que teve início no último dia 04 de Novembro. Depois de 22 dias de paralisação os professores da rede pública municipal de ensino, conseguiram vencer na justiça a peleja com a prefeitura de Saloá. O juiz de direito da comarca de Saloá, o Dr. Eliziongerber de Freitas, acatou o pedido do ministério público na pessoa do promotor de justiça, Dr. Alexandre Bezerra e deu liminar favorável aos professores saloaenses.

Em sua decisão, Dr. Freitas (como é amplamente conhecido o magistrado de Saloá), aceitou os argumentos do MP de Saloá que reconheceu que entre outras coisas que:” tal ato administrativo, ao arrepio da lei, produziu grave e irreparável dano aos demais professores... a falta de reajuste de vencimentos dos professores tem levado a situações vexaminosas, pois tem comprometido a própria dignidade dos professores, como pessoa humana e da profissão”.

Para finalizar, Dr. Freitas decide que:” defiro o pedido liminar para determinar ao requerido que reajuste os vencimentos dos professores do ensino básico e fundamental no percentual de 8,32% conforme determina a lei 11.738/2008 e definido pelo ministério da educação e conforme tabela de fl. 29. Implantando tal reajuste na folha salarial do vigente mês de Novembro, além de, no prazo de 90 (noventa) dias, efetuar o pagamento dos valores atrasados, devidamente corrigidos, com juros e correção monetária, nos termos da lei 9.494/97.

         Para efetividade da presente decisão fixou a pena de multa diária pelo descumprimento ao gestor municipal no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Fonte - Wellington Freitas

Ladrão vai assaltar caminhão em Angelim e acaba atirando nele mesmo

Um motorista de caminhão baú, natural do Rio de Janeiro, foi assaltado por volta das 15 horas desta quinta-feira (26/111) na PE-177, já nas imediações da cidade de Angelim, distante cerca de 25 Km de Garanhuns. Ele contou a Policia Militar que dois homens em uma moto abordaram o veículo e o renderam, lhe roubando 822 reais. No final da ação criminosa, um dos assaltantes, muito nervoso, acabou se atrapalhando com a arma e atirando no próprio pé. O ladrão trapalhão, mesmo ferido, conseguiu fugir com seu comparsa. A PM fez diligências no sentido de localizar a dupla, mas, até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso. O motorista, identificado como Rosalvo Magalhães Rangel, 56 anos, não se feriu.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

URGENTE: Polícia prende homem suspeito de matar 3 pessoas nos últimos 4 meses em Garanhuns

acusado de homicidios em garanhuns agresteviolento.com.br

Policiais da 22ª Delegacia de Homicídio de Garanhuns prenderam nesta terça-feira (26) Jailson Silva dos Santos, de 18 anos. Ele confessou ter executado a tiros três homens em Garanhuns, somente nos últimos 4 meses.  Dois deles foram as vítimas dos dois últimos homicídios ocorridos na cidade. A prisão se deu no bairro da Liberdade onde o homem estava residindo. 

De acordo com o delegado João Lins, a polícia chegou até o suspeito após duas testemunhas presenciais de um homicídio cometido por Jailson, serem mortas a tiros. As investigações apontaram que Erik Ramos dos Santos e Anderson Ferreira Moraes ( testemunhas) estavam junto com Jailson quando ele assassinou um jovem de nome Igor John de Sousa, de 18 anos, nas proximidades da Fundação Bradesco. RELEMBRE O corpo de Igor foi encontrado às margens de uma estrada no dia 13 de Julho de 2014. 

Durante as investigações sobre a morte de Igor, as duas testemunhas mortas por Jaílson foram ouvidas, mas negaram terem visto quem cometeu o homicídio, mesmo assim, Jaílson resolveu eliminar os dois. ( Anderson e Erik) . Em seu depoimento a polícia, o acusado confessou ter praticado os três homicídios.

 MORTE DE IGOR
Sobre a morte de Igor, Jaílson disse que deu fim a ele porque o mesmo tentou roubá-lo.

MORTE DE ERIK
 Ainda em seu depoimento, o homicida confesso afirmou que matou  Erik porque se desentendeu com ele no Bar das Morenas, próximo à Fundação Bradesco.

MORTE DE ANDERSON
Já no caso da morte de Anderson, Jaílson disse que o matou  porque ele, ao saber das mortes, passou a ameaçá-lo.

QUEIMA DE ARQUIVO
Erik Ramos dos Santos foi assassinado com cerca de três tiros na madrugada do dia 26 de Outubro de 2014. RELEMBRE . Anderson Ferreira Moraes foi morto com um tiro na cabeça, na madrugada de quarta-feira 19 de Novembro deste ano. RELEMBRE

ANTECEDENTES
Ainda segundo a polícia, o acusado já foi apreendido quando ainda era menor de idade, por uma Tentativa de Homicídio no bairro da Brasília em Garanhuns. Na ocasião, ele efetuou diversos disparos de arma de fogo contra um homem que foi alvejado com dois tiros. Ele foi apreendido e levado a FUNASE, mas atualmente estava em liberdade.

O preso foi encaminhado para a Cadeia Pública de Garanhuns, onde vai permanecer à disposição da justiça.

delegado joao lins agresteviolento.com.br

Fonte e foto: Agreste Violento


Supermercado do Grupo Walmart vai se instalar em Garanhuns, diz prefeito em rádio


Em entrevista concedida ao Programa "Falando com o Agreste", que é exibido pela Rádio Marano FM de Garanhuns, e apresentado pelo jornalista Marcelo Jorge, o prefeito Izaías Régis (PTB) revelou em primeira mão que uma empresa do Grupo americano Walmart, no segmento de supermercado será instalada aqui em Garanhuns, em breve. O local não foi revelado pelo gestor, a reportagem do programa pesquisou e conseguiu a informação de que o empreendimento será instalado no terreno de propriedade do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, no espaço utilizado no ano passado para abrigar a Casa do Artesanato, bem ao lado do Supermercado Bonanza, no sentido da Rua Dr. José Mariano, para Rui Barbosa. A informação é do jornalista Marcelo Jorge.

O QUE É
O grupo Walmart controla, entre outras coisas,  a rede de supermercados e hipermercados Bom Preço que possui cerca de 40 lojas espalhadas pelo Nordeste. Aqui em Garanhuns, já há uma célula do Walmart que é supermercado Todo Dia, marca focada nas classes C, D e E, e também administrada pela multinacional americana.

Renata Campos pode assumir cargo no Governo Paulo Câmara


A ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos pode assumir uma função de destaque na gestão do governador eleito Paulo Câmara (PSB). Discreta, Renata Campos desempenhou, nos bastidores, um papel importante durante a gestão do seu ex-marido e ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em agosto deste ano. Atuante, principalmente na área social, não se sabe ainda qual secretaria ou função ficaria sob a responsabilidade da socialista. As informações são da coluna Diario Político, assinada pela jornalista Marisa Gibson e publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diario de Pernambuco.
“Após a eleição, falava-se que Renata Campos desempenharia um papel importante dentro do PSB.  Agora, surge a alternativa da ex-primeira-dama ser convocada para o governo Paulo Câmara. Há dez dias, especulou-se que João Campos, filho de Eduardo, seria o vice de Geraldo Julio, em 2016, quando o prefeito concorre à reeleição”, destaca a coluna.
O prefeito Geraldo Julio, no entanto, declarou recentemente que o estudante de engenharia João Campos, de 20 anos, não irá substituir o atual vice-prefeito Luciano Siqueira (PcdoB) em sua campanha de reeleição em 2016. Oficialmente, o PSB também nega que Paulo Câmara já esteja convidando futuros secretários de governo. A intenção do futuro governador neste momento, garantem, é a questão orçamentária, a exemplo da redução do número de secretarias e as informações do atual quadro financeiro do estado, repassados pela equipe de transição.
Atualmente, o estado possui 22 secretarias, além da Procuradoria-Geral do Estado. A expectativa é que Paulo Câmara só articule junto aos partidos da Frente Popular os nomes do futuro secretariado com esse quadro orçamentário definido. A data para o anúncio da nova equipe é o dia 15 de dezembro. O escolha do dia é em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que apresentou sua primeira equipe de governo em 15 de dezembro de 2006.

Diário de Pernambuco

Mulher é flagrada fazendo caminhada pelada pelas ruas de Arapiraca

Um lenço na cabeça, um óculos e um par de tênis. Foi tudo o que usou uma "esportista", que fazia caminhada em Arapiraca, cidade alagoana distante cerca de 130 Km de Garanhuns,  nesta quarta-feira (26). Sem medo de se mostrar como veio ao mundo, a bela - que não foi identificada - chamou a atenção de quem passava pelo Lago da Perucaba no início da manhã.

Este é o primeiro caso de uma "peladona" em Alagoas. A cena, no mínimo inusitada, foi gravada por ocupantes de um veículo que circulava pelo local. Pelas imagens, é possível notar o ar de surpresa dos autores do vídeo e a tentativa de interação com a mulher que caminhava nua pela área de esporte e lazer.

"Filma, filma, filma! Oxe, e vai para o Bell, é?!", questionou um dos ocupantes do veículo, se referindo à bandana usada pelo cantor Bell Marques. Como resposta, eles ganharam apenas um gesto de "ok" da mulher.

No Rio Grande do Sul, pelo menos, três mulheres já foram flagradas caminhando nuas pelas ruas ou em parques do estado.

Fonte - Gazeta Web

PM apreende mais droga nesta terça (25/11) em Garanhuns

NIA e ROCAM-9ºBPM apreende droga no Centro de Garanhuns -agresteviolento.com.br
Depois de estourar uma boca de fumo no bairro Jardim Petrópolis, na noite da última segunda, a PM conseguiu ontem (25/11) apreender mais 13 papelotes de maconha, desta vez na Rua Severiano Peixoto, centro de Garanhuns. Os policiais chegaram até o suspeito através de informações do Núcleo de Inteligência do 9º BPM. Na ação foi preso Jeferson Carvalho dos Santos, de 20 anos. 5 papelotes da droga estavam escondidos em suas partes íntimas, mas, em uma revista na sua residência, no bairro da Boa Vista, foram encontrados mais 08 papelotes e uma porção da citada erva. O indivíduo foi encaminhado a Delegacia Regional de Garanhuns onde foi autuado em flagrante, e encaminhado para a cadeia pública da cidade.

Do Agreste Violento

Sensação da decoração natalina 2014, ursos são roubados das praças de Garanhuns

Os ursos invadiram Garanhuns. Eles são a sensação da decoração natalina na cidade, que desde 2013 foi repaginada com o nome de Natal Luz. Os bichinhos estão fazendo a alegria de crianças e adultos que lotam as praças para admirá-los e tirar fotos que vão parar direto nos perfis das redes sociais. Porém, junto com o espírito natalino, para alguns desajustados sociais, vem o espírito de porco. E foram justamente estes espíritos de porco, de identidade até então desconhecida, que roubaram, segundo a prefeitura, alguns ursos de uma das praças da cidade na última segunda feira (24/11). 

Diante de tanta insanidade, já que os bichinhos de pelúcia não tem valor algum fora da seara decorativa do Natal garanhuense, a segurança deverá ser reforçada nas praças do Relógio e da Fonte Luminosa para evitar que as belas peças sejam roubadas ou destruídas por vândalos. O Natal Luz 2014 será aberto oficialmente neste dia 27 de novembro às 20 horas na sede da Prefeitura de Garanhuns. Haverá um show de fogos de artifício simbolizando a abertura do evento. Logo após, o público vai acompanhar a apresentação do grupo Bailart Cia de Dança, com o espetáculo “Um maravilhoso mundo de sonhos”, e a Orquestra Manoel Rabelo. A programação do Natal Luz, em Garanhuns, segue até o dia 31 de dezembro e a decoração permanece na cidade até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

UFRPE abre uma vaga para professor titular em Garanhuns com salário de 17 mil reais



A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), divulgou a abertura do Concurso Público - Edital nº 1/2014, que provê à nomeação de dois profissionais na função de Professor Titular-Livre, nas unidades acadêmicas de Garanhuns e de Serra Talhada.

Os candidatos aprovados atuarão em Produção Agrícola/ Fertilidade do solo ou Pastagens ou Forragicultura (1) e Ciências Agrárias ou Biodiversidade/ Fitotecnia, Fitossanidade, Ciências do Solo, Engenharia Agrícola, Pastagens, Forragicultura, Botânica ou Ecologia (1), em regime de Dedicação Exclusiva, com remuneração de R$ 17.057,74.
Para participar é necessário que os profissionais efetuem as inscrições de 24 de novembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015, pelo sitewww.concurso.ufrpe.br, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 300,00. São aptos a concorrerem, candidatos com titulação de Doutor e experiência docente, há no mínimo, 10 anos.

Este certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações podem ser obtidas no extrato de abertura disponível para consulta em nosso site, no link abaixo da notícia.
Fonte: www.pesquisa.in.gov.br via PCI Concurso

Terremoto de 4, 6 graus na escala Richter atinge o Amazonas

Terremoto de  magnitude 4,6 graus atingiu o estado do Amazonas próximo a Eirunepé
Um terremoto de  magnitude 4,6 graus atingiu o estado do Amazonas, na região Norte do país. O tremor foi registrado às 23h26min ( horário de Brasília)  a 562 km de profundidade com epicentro a 222 Km da cidade de Eirunepé, próximo da fronteira com o Peru. A informação foi divulgada pelo portal da Folha de São Paulo através de dados coletados do Instituto Geológico dos EUA. Não há informações sobre vítimas ou danos. Eirunepé localiza-se a  1.159 quilômetros da capital, Manaus.  

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Justiça determina bloqueio de bens da Petrobras para pagar trabalhadores da refinaria de Abreu e Lima

Refinaria Abreu e Lima
Refinaria Abreu e Lima já absorveu R$ 7 bilhões apenas da Petrobras (Bobby Fabisak/Exame/VEJA)

A Justiça do Trabalho de Ipojuca, em Pernambuco, onde está sendo construída a Refinaria Abreu e Lima, determinou o bloqueio de bens da Petrobras no valor de até 126,67 milhões de reais para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas de funcionários da Alusa-CBM, consórcio que atua na obra. A determinação da juíza Josimar Mendes é de que, por meio do BacenJud, sistema que interliga a Justiça ao Banco Central, o bloqueio ocorra ainda nesta semana.
A decisão sucede uma ação de autoria do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav), que representa os mais de 40.000 funcionários que já passaram pela obra da refinaria. O sindicato calcula dívidas trabalhistas de 137 milhões de reais na Abreu e Lima, por causa do atraso no pagamento de 1,2 bilhão de reais ao consórcio construtor. Quase 4 mil trabalhadores teriam sido afetados.

Veja

Sebrae oferece curso gratuito de gestão financeira em Garanhuns

Estão abertas as inscrições para o curso "Gestão Financeira Na Medida", que vai ser realizado de 1º a 5 de dezembro, em Garanhuns. As inscrições são gratuitas!

TCE rejeita contas da prefeitura de Lajedo relativas a 2013

Grave descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal motivou a Primeira Câmara do Tribunal de Contas a emitir parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Lajedo (Agreste Meridional) a rejeição das contas do prefeito Rossine Blesmanyrelativas ao exercício financeiro de 2013O voto do conselheiro João Campos (processo TC n° 1490088-9) foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (25), presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos, com a participação da procuradora Maria Nilda da Silva, representando o Ministério Público de Contas (MPCO).
De acordo com o relatório técnico de auditoria, não foram respeitados os limites constitucionais quanto aos gastos totais. Constatou-se a extrapolação do limite de Despesa Total com Pessoal (DTP), durante todo o exercício de 2013, tendo alcançado o percentual de 62,67% da Receita Corrente Líquida do Município no 3o quadrimestre de 2013, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Além disso, o chefe do Executivo não promoveu nos quadrimestres seguintes medidas para a redução do excesso de gastos com pessoal, embora o Poder Executivo tenha se mantido acima do limite legalmente estabelecido (54% da RCL - Receita Corrente Líquida) durante todo o exercício financeiro de 2013 e o percentual da DTP, no último quadrimestre de 2012, tenha alcançado 57,16%, o que contraria não somente a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também, os princípios da eficiência, legalidade, interesse público e controle de gastos.
Tendo em vista outros aspectos observados na Prestação de Contas do Município, o conselheiro relator determinou uma série de medidas de forma que não voltem a se repetir as irregularidades em futuros exercícios. Ficou decidido que a Coordenadoria de Controle Externo, por meio de suas unidades fiscalizadoras, verifique, nas auditorias/inspeções que se seguirem, o cumprimento das determinações.
Contas de Governo – Referem-se à prestação de contas anual do prefeito, que é o Chefe do Poder Executivo Municipal. A prestação de contas do prefeito deverá ser consolidada, englobando as contas do Poder Legislativo e dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo. Pela prestação de contas de governo é avaliada a execução orçamentária, financeira e patrimonial do município como um todo.
A análise das contas de governo feitas pelo TCE-PE levam em consideração as políticas públicas executadas pelo gestor nos aspectos relativos a saúde, educação, gestão previdenciária, repasses de duodécimos ao Legislativo Municipal, transparência pública e gestão ambiental, verificando, inclusive, se, ao executar o orçamento do município, o gestor obedeceu aos limites legais e constitucionais específicos.
TCE

Dia da Não Violência Contra a Mulher: Garanhuns registra uma agressão a mulher quase todo dia


As mulheres vítimas de violência física, sexual, verbal e psicológica em Garanhuns são em sua grande parte anônimas, como anônimos e invisíveis ficam quase todos os empurrões, pauladas, tapas, mutilações e estupros sofridos por elas. As agressões acontecem, na maioria das vezes, na própria esfera familiar pelas mãos covardes daqueles que deviam protegê-las e amá-las. São Marias, Joaquinas, Renatas, Luzias, Ritas que geralmente não nasceram em berço de ouro e estão nas camadas mais pobres de nossa população.  Não é história de faz de conta, nem tampouco sensacionalismo. Está nos autos das Polícias Civil e Militar para quem quiser consultar. Não identificamos se os casos de violência aumentaram ou se as vítimas romperam a barreira do silêncio e estão tendo mais coragem para denunciar, mas o fato é que, quase todos os dias, são registradas ocorrências de violência contra a mulher no nosso município.

Neste 25 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, data apropriada para a mobilização, que passa sobretudo por uma reflexão do tema e pela colocação desse problema na agenda política. É preciso dar um basta.

Nesse sentido, em Garanhuns, está sendo realizada hoje (25) uma roda de conversa com o tema “Mulher em Preto e Branco”. O evento, promovido pela Secretaria da Mulher, acontece na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), localizada na rua Ernesto Dourado, no bairro Heliópolis. Paralelo a esse ato, outros encontros ocorrerão. As mobilizações estão incluídas na programação da Campanha Internacional “16 dias de Ativismo”. A proposta da mobilização é chamar a atenção de todos os países sobre o combate à violência contra a mulher. A campanha, que é realizada desde 1991. 

De acordo com Eliane Vilar, secretária da Mulher de Garanhuns, é importante que toda a cidade esteja em uma constante luta pelo combate à violência contra a mulher. Ela tem razão. Não dá mais pra tolerar que, em um país democrático e com uma farta legislação, nossas mulheres continuem sendo agredidas e violentadas, sobretudo dentro de seu próprio lar onde deveriam se sentir seguras. 

Romper o silêncio e denunciar ainda é o melhor caminho e isso não deve partir apenas da vítima, mas de qualquer cidadão que tomar conhecimento das agressões. É só procurar qualquer delegacia, a própria defensoria pública, ou ainda discar para o número 180. A ligação gratuita pode ser feita por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público. A ferramenta funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. As atendentes são capacitadas e treinadas para receber a denúncia e realizar o atendimento.  BASTA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...