domingo, 31 de agosto de 2014

Paulo Câmara prestigia Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte

Crédito foto - Rodrigo Lobo
Uma das maiores festas do calendário religioso do Estado recebeu, neste domingo (31), a comitiva da Frente Popular de Pernambuco. O candidato a governador Paulo Câmara (PSB) prestigiou a Romaria de Frei Damião, em São Joaquim do Monte, evento que anualmente homenageia o capuchinho. Junto com seu companheiro Fernando Bezerra Coelho (PSB), que disputa o Senado, o socialista acompanhou a procissão de Nossa Senhora das Dores, ao lado do pároco do município, Padre Pedro.
"Não é a primeira vez que venho participar desta grande festa. Já conhecia a beleza e a força deste evento. A partir de 2015, estarei aqui em São Joaquim do Monte todos os anos, como governador, para prestigiá-la", garantiu Paulo.

Ao passar pela feira, na entrada da cidade, Paulo foi saudado por romeiros e feirantes como futuro governador, parando o tempo todo para abraçar e tirar fotos com os eleitores. "É muito bom participar de um evento com tanta fé, tantas pessoas unidas pelo desejo de um futuro melhor e com o bem do próximo. Renova nossas energias para continuar o nosso caminho", avaliou o candidato.

Homem é executado a tiros dentro de residência na cidade de Lajedo

A cidade de Lajedo, distante cerca de 34 KM de Garanhuns, foi palco de mais um assassinato. O crime ocorreu por volta das 10h30min deste domingo (31) e teve como vítima fatal,  um homem de 45 anos, conhecido na cidade como Adeílton Carteleiro. A polícia esteve no local, mas a autoria do crime é desconhecida. O que foi apurado é que Adeílton estava em uma residência na avenida Major Capitu quando foi abordado e levou três tiros, morrendo instantaneamente. O corpo foi removido para o IML de Caruaru. Com mais este assassinato no município, chega a oito o número de homicídios em Lajedo neste 2014, que entra nesta segunda no seu nono mês.

Morre técnica de enfermagem socorrida de helicóptero em Canhotinho/PE

DSCF2111
Momento em que Maria era levada ao Recife- Foto: Divulgação TV Replay
Uma triste notícia nos chegou nesta manhã. A técnica em enfermagem  Maria Cecília Vilela, socorrida via helicóptero ontem  em Canhotinho após ter um mal súbito, morreu  na madrugada deste domingo no Recife. Suspeita-se que a causa da morte tenha sido um aneurisma. Fica aqui nossas sinceras condolências a toda a família de Maria.

ENTENDA
Na manhã deste sábado (30) Maria vinha em sua moto por uma rodovia que dá acesso a cidade de Canhotinho quando repentinamente perdeu o controle, invadiu a pista contrária, caindo em seguida. O SAMU foi ao local e prestou o atendimento inicial, entretanto, por a ambulância não ter respirador artificial, foi acionado o helicóptero de resgate da PRF que a transferiu para o Recife. Infelizmente, a mulher veio a óbito neste domingo. A perda de controle da moto ocorreu porque Maria sentiu-se mal no momento em que pilotava o veículo.

Homem de 28 anos morre em acidente de moto na BR-423 em Garanhuns

moto
Um jovem de 28 anos morreu na manhã deste domingo (31) em um acidente no Km 95 da BR 423, zona urbana de Garanhuns, ao perder o controle de sua moto. A vítima é Josélio Vieira de Godoi, mecânico. Ele caiu de uma  motocicleta, modelo Honda POP 100 e morreu no local que fica próximo a um radar de velocidade instalado na referida BR. Testemunhas dizem que Josélio trafegava em uma velocidade considerável. O corpo foi removido para o IML em Caruaru.


Josélio morreu em acidente de moto na zona urbana de Garanhuns

Fotos: Divulgação Agreste Violento http://agresteviolento.com.br/

Dilma, Aécio e Marina se reencontram nesta segunda às 17h45min em debate no SBT


O SBT realiza nesta segunda, 1º de setembro, um debate com os candidatos à presidência da República. Estarão presentes Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Marina Silva (PSB).

Com início às 17h45 e apresentado por Carlos Nascimento, o evento será transmitido ao vivo pela emissora, pelo site da Folha de S.Paulo, pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan. A duração total do debate será de uma hora e quarenta minutos.

No primeiro bloco, candidato pergunta para candidato. No segundo, jornalistas dos quatro veículos que promovem o debate farão perguntas a um candidato e escolherão outro para comentar a resposta, o que dará direito à réplica. No terceiro, novamente perguntas livres entre candidatos. O quarto bloco será dedicado às considerações finais.

Ficaram definidos por sorteio: a posição de cada candidato no estúdio, a ordem das perguntas no primeiro e no terceiro blocos e a ordem das considerações finais.

Paulo comemora resultado de nova pesquisa durante carreatas em Itapetim e Tuparetama


O crescimento exibido pela campanha de Paulo Câmara (PSB) ao Governo nas últimas pesquisas sobre a sucessão estadual vai cristalizando o sentimento que já se via nas ruas, com a população fechada na continuidade dos avanços alcançados nos últimos anos. "E é só o começo. Vamos continuar crescendo, crescendo e crescendo. Em 5 de outubro, pela vontade do povo, nos teremos uma bonita vitoria", apontou Câmara, após carreatas pelos municípios de Itapetim e Tuparetama, no Sertão do Pajeú.

Neste sábado (30), foi publicado o resultado da nova pesquisa sobre a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau (IPMN). O levantamento exibiu um crescimento de 18 pontos percentuais da postulação de Paulo Câmara, que alcançou a marca de 28% e empatou com o seu adversário - que chegou a registrar 39%.
"Mas não quero ver a nossa militância achando que já ganhamos. Vamos seguir trabalhando, visitando cada município desse Estado para levar nossas bandeiras e nossas ideias. O trabalho só vai aumentar. Eu vou ser governador de Pernambuco para governar com o povo e para o povo", destacou Paulo.  
CARREATAS - Mais de três mil veículos, entre automóveis e motos, acompanharam a comitiva comandada por Paulo Câmara nos municípios de Itapetim e Tuparetama. Ladeado pelo seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e por candidatos proporcionais, o socialista foi muito bem recepcionado pela população sertaneja, que fez questão de ocupar portas e janelas de suas residências para acenar e confirmar o apoio a Paulo.

"É muito bom vir aqui no Pajeú e poder realizar carreatas tão bonitas como essas. Nos da energia para permanecermos na nossa caminhada para conquistar o direito de trabalhar para que Pernambuco avance ainda mais", afirmou Paulo.



Assessoria da Frente Popular

sábado, 30 de agosto de 2014

Mulher fica em coma após sofrer acidente em Canhotinho e é removida para o Recife no helicóptero da PRF

DSCF2075
O Serviço de resgate aéreo prestado pela PRF é digno de aplausos e elogios. Vez ou outra, um dos helicópteros da instituição é acionado para evacuar vítima de acidentes ou pacientes que precisem ser removido às pressas para a capital do estado e neste dia 30 isso foi novamente necessário. É que uma técnica de enfermagem Maria Cecília Vilela, conhecida por ajudar a realizar vários partos na cidade de Canhotinho, sofreu um acidente na manhã deste sábado , por volta das 09h30, nas proximidades daquela cidade.

 Segundo informações, ela vinha com destino a Canhotinho, em baixa velocidade, pilotando uma moto quando em certo momento, parece ter  passando mal e invadiu a faixa contrária caindo no acostamento, próximo ao Matadouro Municipal.
DSCF2122
 Maria foi socorrida pelo SAMU com algumas escoriações leves até o hospital local para receber os primeiros socorros, porém o médico que a atendeu  suspeitou que ela havia sofrido um mal súbito antes de cair com a moto.

 Após os primeiros socorros, a vítima foi removida em  coma para o hospital da Restauração no Recife. O estado dela é considerado grave e a mulher respira com ajuda de aparelhos.

Devido a gravidade da paciente e a ambulância do SAMU não possuir respirador artificial,  a vítima foi socorrida por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
DSCF2090
DSCF2111

LEIA TAMBÉM
Morre técnica de enfermagem socorrida de helicóptero em Canhotinho/PE

 Com informações e fotos da TV Replay

Com 136.057 mil habitantes, Garanhuns é a 9º cidade mais populosa de PE

Uma das entradas da cidade de Garanhuns
Com crescimento estimado de 0,75% entre 2013 e 2014, Pernambuco chega a 9,28 milhões de habitantes e consolida um perfil de distribuição geográfica que gira em torno dos polos de desenvolvimento no estado. Tanto que praticamente metade da população vive em apenas 12 municípios – oito deles, na Região Metropolitana do Recife. São mais de 4,5 milhões de pessoas vivendo em apenas 6,5% das 185 cidades do estado.
Enquanto o estado figura em sétimo lugar no ranking dos mais populosos, a capital se encontra em nono lugar, mesmo posto que ocupa há dez anos. Quando a análise é ampliada para os 14 municípios da RMR, no entanto, a metrópole passa para sétimo lugar. A área concentra quase 2% da população nacional e fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador.
O estudo revelou ainda que 35 cidades pernambucanas (19% do total) possuem população superior a 50 mil pessoas, bem como uma maior relevância de municípios do interior do estado, que hoje representam quatro das dez maiores populações de Pernambuco.
GARANHUNS
A maior cidade do Agreste meridional é também a nona mais populosa de Pernambuco. Quando o universo é o interior do Nordeste, Garanhuns é a 26ª com maior índice populacional e no país a 204ª. Os dados foram divulgados esta semana pelo IBGE tendo como referência o mês de junho de 2014.

Com esse número de habitantes Garanhuns é contemplada com um dos maiores FPM ( Fundo de Participação dos Municípios) de Pernambuco, já que este recurso, repassado mensalmente pela União, tem sua cota baseada na quantidade de pessoas de cada município. Quanto maior a cidade, maior a parcela do FPM. 
12 CIDADES MAIS POPULOSAS DE PE
1º -  Recife – 1.608.488
2º – Jaboatão dos Guararapes – 680.943
3º – Olinda – 388.821
4º – Caruaru – 342.328
5º – Petrolina – 326.017
6º – Paulista – 319.769
7º – Cabo de Santo Agostinho – 198.383
8º – Camaragibe – 152.840
9º – Garanhuns – 136.057 
10º – Vitória de Santo Antão – 134.871
11º – Igarassu – 110.917
12º – São Lourenço da Mata – 109.298

Do Diário de Pernambuco, com acréscimo de informações do V&C

Campanha de Marina retira trecho sobre casamento gay do programa de governo

A coordenação da campanha da candidata do PSB à presidência da República Marina Silva informou que há dois erros no programa de governo divulgado nesta sexta-feira, dia 31. Uma modificação substancial foi feita no capítulo “LGBT” e a nova versão é mais genérica do que a original. Outro objeto de mudança foi uma referência ao desenvolvimento da energia nuclear.

Na página 216 do capítulo LGBT do programa de governo divulgado na sexta consta que a candidata propõe “apoiar propostas em defesa do casamento civil igualitário”, uma referência à “aprovação dos projetos de lei e da emenda constitucional em tramitação, que garantem o direito ao casamento igualitário na Constituição e no Código Civil.” A correção da coordenação da campanha é mais genérica: “Garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo.”

Na página 215 do programa anunciado por Marina em São Paulo há uma linguagem mais incisiva do que nova versão. “Ainda que tenhamos dificuldade para admitir, vivemos em uma sociedade sexista, heteronormativa e excludente em relação às diferenças.” O texto destaca em seguida que “os direitos humanos e a dignidade das pessoas são constantemente violados e guiados, sobretudo, pela cultura hegemônica de grupos majoritários (brancos, heterossexuais, homens, etc.)

E ainda ressalta que “uma sociedade em que somente a maioria – seus valores, tabus e interesses – é atendida pelo poder político, enquanto minorias sociais e sexuais silenciam, não pode ser considerada democrática.”

A nova redação do tema ficou assim: “Ainda que tenhamos dificuldade para admitir, vivemos em uma sociedade que tem muita dificuldade de lidar com as diferenças de visão de mundo, de forma de viver e de escolhas feitas em cada área da vida. Essa dificuldade chega a assumir formas agressivas e sem amparo em qualquer princípio que remeta a relações pacíficas, democráticas e fraternas entre as pessoas.”

Além disso, o texto que deve prevalecer ressalta que “nossa cultura tem traços que refletem interesses de grupos que acumularam poder enquanto os que são considerados minoria não encontram espaços de expressão de seus interesses.” A nova versão aponta ainda que, “a democracia só avança se superar a forma tradicional de supremacia da maioria sobre a minoria e passar a buscar que todos tenham formas dignas de se expressar e ter atendidos seus interesses. Os grupos LGBT estão entre essas minorias que têm direitos civis que precisam ser respeitados, defendidos e reconhecidos, pois a Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei.

A segunda correção foi a exclusão da energia nuclear como fonte importante de geração de energia para o País. Na página 144, o programa de energia nuclear foi apontado como um dos que merecem atenção para aperfeiçoamento e aumento de sua participação na matriz energética do País.

 Contudo, foi informado que sobre o tema o que deve ser seguido está na página 65, no item 3: “Realinhamento da política energética para focar nas fontes renováveis e sustentáveis, tanto no setor elétrico como na política de combustíveis, com especial ênfase nas fontes renováveis modernas (solar, eólica, de biomassa, geotermal, das marés, dos biocombustíveis de segunda geração.”











ELEIÇÕES 2014: Camaragibe recebe Armando e João Paulo com entusiasmo

Panfletagem, minicarreata, caminhada e comício: a chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mais Longe realizou extensa agenda em Camaragibe, na Região Metropolitana, na manhã desde sábado (30). Em todas as atividades, Armando Monteiro (governador), Paulo Rubem (vice) e João Paulo (PT) foram recepcionados com alegria e palavras de incentivo na caminhada rumo à vitória. O dia começou com uma panfletagem na estação do metrô e no Terminal Integrado de Camaragibe.

No TI, Armando e João Paulo ouviram queixas sobre a qualidade do serviço oferecido à população. "É preciso ampliar a oferta de ônibus para que não seja esse sufoco que vemos todos os dias", afirmou o candidato ao governo pelo PTB. Do TI, Armando e João Paulo, ao lado do ex-candidato a prefeito de Camaragibe Demóstenes Verás (PSB), saíram em carreata rumo ao centro comercial. Em uma caminhada de pouco mais de 1 quilômetro, a chapa majoritária reuniu cerca de mil pessoas, na Rua Eliza Cabral, onde se concentram dezenas de estabelecimentos.

Ao fim da caminhada, Armando lembrou a importância de Camaragibe para a economia de Pernambuco e lamentou o fechamento da fábrica da Braspérola, no fim da década de 90. "Camaragibe é uma cidade símbolo da industrialização do Estado". O candidato pediu votos para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e salientou a necessidade de se eleger a chapa completa da coligação. "Cabe aos pernambucanos um olhar para o futuro. É o momento de se fazer uma avaliação dos candidatos que postulam o governo e escolher o que tem mais experiência", finalizou

Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Assessoria
Crédito da foto: Alexandre

ELEIÇÕES 2014: Arcoverde recebe Paulo Câmara com carreata gigante

Carreata da Frente Popular movimentou Arcoverde nesta sexta (29)

Uma carreata da Frente Popular parou a cidade de Arcoverde, no final da tarde desta sexta-feira (29). Cerca de três mil veículos acompanharam o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) pelas principais ruas do município. Pelos mais de 10 quilômetros pelos quais o cortejo passou, as pessoas saíam para acompanhar, aplaudir ou demonstrar apoio, portando camisas ou bandeiras amarelas. O postulante recebeu o carinho da população acompanhado da prefeita Madalena Britto e de Fernando Bezerra Coelho (ambos do PSB), que disputa o Senado.
Animado com a festa organizada pelo povo de Arcoverde, Paulo destacou que a demonstração da cidade sertaneja reflete o cuidado que a cidade recebeu do Governo do Estado, com Eduardo Campos, e que continuará recebendo, a partir de janeiro de 2015. "Sempre dissemos que, quando as pessoas começassem a nos conhecer, a saber que fomos nós que Eduardo escolheu para levar adiante as mudanças que ele iniciou em Pernambuco, nossa candidatura ia crescer. E estamos crescendo. Vamos ter uma bonita vitória em 5 de outubro, Fernando e eu, porque estamos cada vez mais unidos e mais fortes. E vamos permanecer assim até o fim", avaliou o candidato ao Governo.


Em seu discurso, Fernando começou agradecendo ao povo de Arcoverde pela demonstração de confiança na Frente Popular. "Depois desta manifestação não tenho mais dúvidas que estamos caminhando para uma grande vitória. Vamos juntos, vamos mais unidos do que nunca, construir este novo Pernambuco", convocou o socialista.


Assessoria com fotos de Aluísio Moreira e Rodrigo Lobo


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Juiz disciplina uso de cavaletes nas ruas de Garanhuns; saiba o que pode e o que não pode

Foto -Carol Brito/Folha de Pernambuco)

Foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça , do TRE, edição de 01-09-2014, a portaria 003 de 2014 que disciplina o uso de cavaletes móveis e carros de som com propaganda eleitoral no município. O documento foi assinado pelo juiz Márcio Bastos Sá Barreto, titular da 56ª Zona eleitoral de Garanhuns. A normatização vem atender a um anseio da população já que, sobretudo na Avenida Rui Barbosa, a quantidade exagerada de cavaletes móveis estariam prejudicando o trânsito livre de pessoas e a visibilidade de motoristas.

É bom frisar que não há censura contra a colocação da propaganda eleitoral nas diversas vias de Garanhuns. O Dr, Márcio Bastos esclarece que que é permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas de Garanhuns, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Ele se baseia no que prescreve a  (Lei nº 9.504/97, art. 37, § 6º) . O material só pode estar nas ruas entre às 6 e as 22 horas. Após isso podem ser recolhidos. Recolhidos também serão os cavaletes que estiverem em desacordo com o que determina a portaria 003, por isso é bom os comitês eleitorais promoverem os ajustes em suas propagandas eleitorais, sob pena de verem as peças irregulares serem confiscadas pela Justiça Eleitoral.


SEGUE ABAIXO OS PRINCIPAIS PONTOS DA PORTARIA 003 DE 2014, DO JUIZ ELEITORAL DE GARANHUNS 


PROPAGANDA EM ÁRVORE E JARDINS NÃO É PERMITIDA

Art. 2º. Fica vedada a colocação de propaganda eleitoral, de qualquer natureza, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano (Lei n° 9.504197, art. 37, § 5º);

PROPAGANDA EM COMITÊ ELEITORAL TAMBÉM TEM LIMITE
 Art. 3º. Fica vedado aos partidos políticos e às coligações fazer inscrever na fachada dos seus comitês e demais unidades o nome que os designe, da coligação ou do candidato, acima de 4m², bem como justapor placas (efeito mosaico) que ultrapassem 4m², em razão do efeito visual único semelhante a outdoor, mesmo que as placas, individualmente, respeitem o limite daquela metragem;

  AVENIDA RUI BARBOSA
 O artigo 4º do documento normatiza a propaganda na Avenida Rui Barbosa, que tem intenso fluxo de pedestres e veículos.  Devido a grande concentração de bandeiras e cavaletes/placas, entre outras propagandas, prejudicando a acessibilidade e a mobilidade das pessoas e dos veículos, como também com a finalidade de privilegiar o princípio da igualdade eleitoral, fica esta via pública dividida em cinco áreas de propaganda, correspondente as cinco calçadas centrais, estabelecendo-se o seguinte:

I - A propaganda eleitoral somente é permitida entre os jardins dos canteiros centrais, ficando proibida a colocação de qualquer tipo de propaganda entre o início do canteiro e o jardim próximo, ou entre o jardim e o meio-fio lateral do canteiro, ou dentro do próprio jardim;

II – No canteiro central localizado entre o relógio das flores e o cruzamento com a Av. Santa Rosa (Bonanza), somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros, a colocação de 03 (três) cavaletes/placas, com dimensões aproximadas de até 1m², e de 03 (três) bandeiras;

III - No canteiro central localizado entre o cruzamento com a Av. Santa Rosa (Bonanza) e o cruzamento com a Av. Frei Caneca (Posto Centenário), somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros, a colocação de 03 (três) cavaletes/placas, com dimensões aproximadas de até 1m², e de 03 (três) bandeiras;

IV - No canteiro central localizado entre o cruzamento da Av. Frei Caneca (Posto Centenário) e o cruzamento da Av. Simoa Gomes (Fórum da Justiça Estadual), somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros, a colocação de 03 (três) cavaletes/placas, com dimensões aproximadas de até 1m², e de 03 (três) bandeiras;

 V - No canteiro central localizado entre o cruzamento da Av. Simoa Gomes (Fórum da Justiça Estadual) e o retorno do Hotel Tavares Correia, somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros candidatos, a colocação de 02 (dois) cavaletes/placas, com dimensões aproximadas de até 1m², e de 02 (duas) bandeiras;

 VI - No canteiro central localizado entre o retorno do Hotel Tavares Correia e o cruzamento com a Av. Presidente Getúlio Vargas (Posto Petrobrás), somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros candidatos, a colocação de 02 (dois) cavaletes/placas, com dimensões aproximadas de até 1m², e de 02 (duas) bandeiras;

 VII – O candidato, partido ou coligação somente pode colocar nos canteiros acima descritos, se o espaço permitir, 01 (um) cavalete/placa de dimensões entre 1m² a 4m², dentre aqueles permitidos, dispondo-o no solo de forma a não atrapalhar a visibilidade dos motoristas e o trânsito das pessoas;

 VIII – As propagandas entre os jardins devem ter uma distância razoável uma das outras, de forma a permitir o livre trânsito das pessoas

PRAÇA DA FONTE LUMINOSA
Art. 5º. Na praça da fonte luminosa, em frente ao colégio XV de Novembro, somente é permitida, por candidato isolado ou conjugado com outros, a colocação de 02 (dois) cavaletes/placas, e 02 (duas) bandeiras, recuados, no mínimo, 05 (cinco) metros do meio-fio dos cruzamentos ou retornos, e com distância do meio-fio lateral suficiente para permitir o deslocamento dos pedestres, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitam de cadeiras de rodas para se locomoverem e dos veículos que fazem o retorno e transitam na via.

AVENIDA SANTO ANTÔNIO
Art. 6º. A disposição da propaganda por meio de objetos não fixos, tais como cavaletes, placas, cartazes, faixas, bandeiras etc, nas calçadas da Avenida Santo Antônio deve guardar uma distância mínima que permita a passagem de pedestres, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitam de cadeiras de rodas para se locomoverem e dos veículos que transitam na via;


DEMAIS RUAS E AVENIDAS
Art. 7º. A veiculação de propaganda por meio de objetos não fixos, tais como cavaletes, placas, cartazes, faixas, bandeiras etc, nas calçadas das demais vias públicas de Garanhuns, deve guardar uma distância mínima que permita a passagem de pedestres, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitam de cadeiras de rodas para sE locomoverem e dos veículos que transitam na via.

BASES DE CIMENTO NÃO PODEM PERNOITAR NAS RUAS
Art. 8º. As bases de cimento com a haste vertical de ferro, que dão sustentação às bandeiras, devem ser retiradas conjuntamente com estas, sob pena de serem recolhidas pela Justiça Eleitoral, durante a fiscalização, além das penalidades previstas na legislação.

CAVALETES NÃO PODEM ESTAR ESCORADOS EM ÁRVORES OU POSTES
Art. 09º. As placas, as bandeiras e os cavaletes deixados na via pública devem estar sustentados por si só, sob pena de serem recolhidos pelos agentes de fiscalização da Justiça Eleitoral, além dos que estiverem caídos no chão, aqueles que ficarem escorados em sinais de trânsito, postes, fixados com pedras ou qualquer outro engenho que possa causar prejuízo aos pedestres e veículos.

PROPAGANDA ELEITORAL  EM GIRADOUROS, NEM PENSAR
Art. 10º. Fica vedada a veiculação de propaganda eleitoral por meio de placas, bandeiras, panfletagem e cavaletes nos giradores e ilhas (feitas com gelo-baiano ou não) das vias públicas ou em qualquer outro artefato que seja sinalização de trânsito.

ATENÇÃO ESPECIAL PARA OS RETORNOS
Parágrafo Único. Nos retornos e cruzamentos a propaganda eleitoral deve ficar com a distância mínima de 05 (cinco) metros, a fim de que não impeça a visualização dos motoristas.

CARRO DE SOM TÊM QUE ESTAR LICENCIADO
Art. 11. Determinar que os “Carros de Som” com propaganda estejam licenciados nos órgãos de trânsito, sob pena de serem recolhidos pelo prazo de sua regularização, devendo às autoridades policiais e agentes de trânsito fiscalizar tal circunstância;

CARROS DE SOM IRREGULARES NA MIRA DA JUSTIÇA ELEITORAL DE GARANHUNS
Art. 12. Ordenar às autoridades policiais, agentes de fiscalização eleitoral e agentes de trânsito, a imediata autuação e recolhimento, por 24 horas, do “Carro de Som” que não estejam circulando durante a divulgação da propaganda ou que desrespeite o limite de 200m (duzentos metros) das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, das sedes dos órgãos judiciais, de estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas e igrejas, quando em funcionamento, sem prejuízo das demais sanções legais;


Por fim o Dr Márcio Bastos argumenta que a coligação ou o candidato que não cumprir as normas constantes da portaria estará sujeito a sanções legais. É isso.




EMPATADAS: pesquisa Datafolha mostra Marina e Dilma com 34%; Aécio tem 15%


Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.


No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%
(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

G1

Ex-prefeito Luiz Carlos envia nota sobre reprovação de suas contas junto ao TCE


O ex-prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos, enviou nota à imprensa versando sobre a informação do TCE que julgou irregulares suas contas no exercício financeiro de 2011. De acordo com o ex-gestor, os serviços foram prestados dentro da legalidade e que vai recorrer da decisão

CONFIRA

Em relação à informação publicada no site do Tribunal de Contas de Pernambuco referente às contas do exercício financeiro de 2011, da Prefeitura de Garanhuns, reafirmo que todos os serviços foram prestados à época dentro da legalidade. Informo também que já estamos tomando as providências junto a nossa assessoria jurídica para recorrer da decisão do Tribunal de Contas, visando esclarecer os fatos apresentados.

Luiz Carlos de Oliveira, ex-prefeito de Garanhuns

Ex-prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos, vai ter que devolver 866 mil reais aos cofres públicos, diz TCE

Ex-prefeito de Garanhuns Luiz Carlos teve contas julgadas irregulares pelo TCE
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco julgou, ontem (28), irregulares as contas da gestão municipal de Garanhuns, exercício financeiro de 2011, sob a responsabilidade do ex-prefeito, Luiz Carlos de Oliveira, além de ex-secretários de Administração, Fazenda, Educação, Planejamento, Turismo, do ex-Coordenador Geral de Controle Interno e membros da Comissão Permanente de Licitação. O relator foi o auditor substituto, Carlos Pimentel. Representou o Ministério Público de Contas o procurador Gilmar Lima.

De acordo com o voto do relator do Processo (TC n° 1290096-5), acatado pela unanimidade dos membros da Primeira Câmara, foram encontradas, entre outras irregularidades, diversas despesas realizadas sem os devidos processos licitatórios, e ausência da devida comprovação efetiva da entrega de produtos e da prestação de serviços, referentes à locação de veículos para transporte de estudantes e de merenda às escolas municipais e referentes à contratação de serviços funerários. Também foi identificado que os veículos utilizados para transporte dos estudantes eram inadequados.

Outros pontos que levaram à rejeição, foram relativos à inexigibilidade fora das hipóteses legais em relação à contratação de empresa para fornecimento de materiais pedagógicos para a Secretaria Municipal de Educação e a contratação de serviços de hospedagem, bem como a ausência da comprovação efetiva de sua prestação.
A equipe de auditoria verificou que o Sistema de Controle Interno do município de Garanhuns não se encontra estruturado. O controle interno é um processo estruturado para enfrentar os riscos e contribuir para que os órgãos e entidades alcancem seus objetivos, na definição da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai).

Além da aplicação de multa, foi determinado no voto a devolução dos seguintes débitos: de R$866.602,46 ao ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira, R$109.500,00, sob responsabilidade do ex-prefeito e Pedro Marcelo Moura Junior, ex-secretário de Educação, e de R$29.950,00 também ao ex-prefeito junto com Ana Nery Ferreira de Azevedo, ex-secretária de Turismo.
Contas de gestão - As contas de gestão se referem aos atos dos gestores que ordenam despesas. Na análise das contas de gestão, o TCE-PE avalia se a execução orçamentária, financeira e patrimonial de cada unidade obedeceu aos trâmites legais e está em conformidade com os princípios previstos na Constituição Federal.

LEIA TAMBÉM

Ex-prefeito Luiz Carlos envia nota sobre reprovação de suas contas junto ao TCE


Alunos da rede estadual de ensino em Garanhuns embarcam para o Canadá

Mais 65 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino embarcaram, nesta quinta-feira (28), no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife, rumo ao Canadá. Os estudantes foram selecionados para participar do Programa Ganhe o Mundo (PGM), e vão ficar seis meses no exterior morando em casa de família estrangeira, estudando em escola regular do local, e aprimorando o idioma. Entre esta turminha estão também alguns alunos aqui da rede estadual de ensino de de Garanhuns

 A aluna do 2º ano do ensino médio da EREM Garanhuns, Tamila Nayara da Silva, 17, também nunca viajou para outra região, e como ainda não escolheu que carreira seguir, vai usar essa experiência para descobrir qual a sua verdadeira aptidão. “ Vou conhecer muitas coisas novas, mas também vai ser um momento de aprendizagem que vou aproveitar para o meu futuro”, afirmou.

Lívia Bezerra, 16, também aluna do 2º ano da EREM Garanhuns, só irá embarcar no sábado, mas veio para o aeroporto trazer seu irmão gêmeo, Samuel Bezerra, que seguiu para o Canadá junto com outros 64 estudantes. Os irmãos moram juntos em Garanhuns, no Agreste, e nunca ficaram tanto tempo separados. Durante o intercâmbio, eles não ficarão com a mesma família e tampouco na mesma província. Para Lívia, a saudade vai ser a parte mais difícil da jornada.

“No começo fiquei chateada porque íamos ficar separados, mas o mais importante dessa experiência será aproveitar a oportunidade para aprimorar o idioma. Acho que vou me surpreender”, confessou a estudante, que quando voltar para o Brasil disse já ter planos de participar de outros programas de intercâmbio, disse a garanhuense.



Desde 2012, mais de 2 mil alunos embarcaram para países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile pelo PGM. Todas as despesas, incluindo acomodação em casa de família local, matrícula em escola de ensino médio e plano de saúde, são custeadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Além disso, durante a estadia no exterior, o intercambista recebe uma bolsa mensal no valor de R$719,76.

Para TCE concurso da prefeitura de Angelim é ilegal e deve ser anulado

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular na última terça-feira (26) o objeto de uma Auditoria Especial realizada na Prefeitura de Angelim para analisar a legalidade de um concurso público que ocorreu em 2012.
O TCE determinou ao atual prefeito do município que anule o processo de contratação da empresa que organizou o certame e os atos administrativos dele decorrentes, assim como o próprio concurso por afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal e aos princípios que regem a administração pública. O relator do Processo (TC n° 1490032-4) foi o conselheiro Dirceu Rodolfo, que aplicou uma multa no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) ao então prefeito Marco Antonio Leal Calado e no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) aos membros da Comissão de Licitação: Pedro Antonio da Silva, Sebastião Ferreira de Mattos, José Vilaça de Araújo e Gustavo Alexandre Galvão Araújo.
O relatório técnico de auditoria identificou que a empresa foi contratada com dispensa de licitação e que a eventual contratação dos aprovados ultrapassaria o limite de despesa com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 
Cópia dos autos será enviada ao Ministério Público de Contas (MPCO) para providências que forem cabíveis no que tange ao encaminhamento do processo ao Ministério Público Estadual. Acompanharam o voto do relator os conselheiros Marcos Loreto e Teresa Duere, tendo o MPCO sido representado pelo procurador Gustavo Massa.

LICITAÇÃO DÁ CADEIA:Ex-prefeito de Brejão é condenado a dois anos de detenção


O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu a condenação, na Justiça Federal, de Joseraldo Rodrigues Bezerra, ex-prefeito de Brejão, no agreste pernambucano. De acordo com o MPF, o ex-gestor e três membros da comissão de licitação do município frustraram procedimento licitatório realizado em 2005. Os integrantes da comissão e o empresário favorecido também foram condenados.

A licitação foi decorrente de convênio firmado entre o município e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de reformar o Mercado Público Municipal de Brejão. Após fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), no entanto, foram constatadas várias irregularidades no procedimento licitatório, como a inexistência de documentação da habilitação fiscal das empresas participantes e a falta de projeto básico da obra.

Além disso, inquérito da Polícia Federal detectou outros problemas, como a participação da mesma pessoa física representando empresas diferentes na mesma licitação, não publicação do edital em jornais de grande divulgação e a participação de empresa fictícia no procedimento. O MPF constatou, então, que o ex-prefeito e os membros da comissão de licitação beneficiaram a empresa R.R Galvão Ltda., vencedora do certame.

Penas – Joseraldo Rodrigues Bezerra, Eder Marcone Vieira, Maria Mariza Duarte Santiago (ambos ex-membros da comissão de licitação do município), João Bosco de Lins (presidente da comissão de licitação) e o empresário Arlindo Nemésio de Siqueira Cavalcanti Neto (favorecido na licitação) foram condenados à pena de dois anos de detenção e pagamento de multa, as quais foram substituídas por penas restritivas de direitos. Os réus ainda poderão recorrer dessa decisão.

Nº do processo: 0001031-78.2009.4.05.8305 – 23ª Vara Federal em Pernambuco

ELEIÇÕES 2014: Senador pernambucano Cristóvam Buarque declara apoio a Armando Monteiro


Uma das principais referências na defesa de uma educação de qualidade no Brasil, o senador e ex-candidato a presidente da República Cristovam Buarque (PDT-DF) declara seu apoio à candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco. Em um vídeo de 30 segundos, que começou a ser divulgado nesta quinta-feira (28), a liderança pedetista pede voto para Armando se eleger governador do Estado.

Pernambucano, natural do Recife, e colega de Armando no Senado Federal desde 2011, Cristovam Buarque grifa no vídeo que Armando Monteiro incorpora a inovação e o pensamento no futuro da sociedade.

“Ele (Armando Monteiro) pensa o futuro. E ao pensar o futuro, ele pensa o conjunto. O conjunto da sociedade. E esse conjunto na sua dinâmica, na sua evolução, no seu progresso”, sublinha Cristovam Buarque.

“Eu vejo o Armando como um inovador, exatamente porque está olhando o futuro do conjunto do País, e não o presente da repartição do que nós temos hoje no Brasil”, completa o senador pedetista. Candidato a presidente em 2006, Cristovam Buarque conquistou mais de 2,5 milhões de votos, alcançando 2,64% dos votos.

ELEIÇÕES 2014: Em bate-papo com estudantes, Paulo detalha ações para Educação


O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), participou, na manhã desta sexta-feira (30), de um descontraído bate-papo sobre o futuro de Pernambuco com alunos do Colégio Cognitivo, em Casa Forte, no Recife. O socialista abriu o encontro com uma explanação de seus compromissos para garantir que o Estado siga avançando nas transformações iniciadas pelo ex-governador Eduardo Campos. Na sequência, Paulo respondeu perguntas feitas pelos estudantes. A maior parte relacionada à educação e às políticas para a juventude.

O candidato da Frente Popular detalhou elementos que fazem de Pernambuco um dos Estados com melhores perspectivas para o desenvolvimento do ensino público. "Cada aluno da nossa rede terá a oportunidade de estudar em uma escola integral. A vaga estará garantida. No ensino técnico, Pernambuco vai ter 40 escolas para ajudar no desenvolvimento das vocações de cada região, além de preparar os jovens pernambucanos para os novos empreendimentos que estão chegando", frisou Paulo Câmara.

O socialista destacou sua preocupação com a educação também se estende ao ensino superior. Paulo pontuou que a consolidação do processo de interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE) é uma das prioridades do seu futuro governo. "Não adianta você ter escolas técnicas e integrais de boa qualidade e esquecer do ensino superior. Levamos a UPE para várias cidades do interior, como Garanhuns e Serra Talhada. Agora, vamos melhorar suas estruturas e investir em cursos desse novo momento de Pernambuco”, destacou.

Paulo fez ainda questão de apontar que esse conjunto de medidas virá acompanhado da valorização do professor. O socialista reafirmou o seu compromisso de dobrar a remuneração paga pelo Estado ao seu corpo docente com o objetivo de motivar a categoria, ajudando na melhoria do desempenho dos alunos da rede pública. "Mas esse esforço financeiro não virá sozinho. Com professores melhores remunerados, teremos mais condições de cobrar, de exigir uma educação de maior qualidade", pontuou.

Câmara ressaltou que esses avanços são possíveis pelo momento diferenciado que Pernambuco atravessa. E que esse quadro se deve ao esforço realizado nos últimos anos para que a máquina pública estadual enxugasse os chamados gastos desnecessários para ampliar o seu potencial de investimento. "Antes de 2007, Pernambuco só investia uma média de R$ 800 milhões por ano. Fechamos 2013, em R$ 3,7 bilhões em investimentos. Somos, proporcionalmente, o Estado que mais investe no País", explicou.
Crédito foto: Wagner Ramos com informações da Assessoria

Câmara de Garanhuns divulga nota sobre nomeações do seu concurso público

Em virtude do texto publicado referente ao concurso público da Câmara de Vereadores de Garanhuns, esclarecemos que:

1. Todos os contratos temporários realizados por esta Casa Legislativa foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conforme cópia em anexo, isto implica dizer que não existem contratos ilegais como citado no texto.

2. Conforme portaria N° 008/2014, de 26/02/2014, o prazo para nomeação é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da instituição.

3. O concurso foi homologado em dois de junho do corrente ano, sendo assim, ainda vai completar três meses de homologação, e não seis como divulgado equivocadamente pelo blog.

4. A Mesa Diretora da Casa Raimundo de Moraes, e a Comissão do Concurso Público, prezam pela ética, austeridade, verdade e transparência em todos os seus atos.

5. Lamentamos que uma informação de teor inverídico, de fonte anônima, tenha sido divulgada de forma precipitada, sem que tivéssemos sido consultados, a fim de evitar estas falsas acusações.

Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários, e informamos que esta Casa está de portas abertas para todos os participantes do concurso, aprovados ou não, bem como para todos os cidadãos garanhuenses que desejem conhecer, tirar dúvidas ou fazer sugestões.

Atenciosamente,

Audálio Ramos Machado Filho

Presidente

OBS: Apesar de não levar assinatura, o texto publicado pelo V&C não é anônimo. O que aconteceu foi que seu autor pediu para não ser citado na referida publicação

Senac Garanhuns abre novas turmas para cursos gratuitos de garçom e cuidador de idoso


Os moradores dos municípios de Garanhuns, Glória do Goitá, Cabo de Santo Agostinho e Recife interessados em se capacitar nas áreas de informática, hospitalidade, saúde e gestão devem correr. Até a quarta-feira (2), o Senac, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), ação promovida pelo Senac em parceria com o Governo do Estado, inscreve para uma série de cursos gratuitos. As oportunidades são para os cursos de Operador de Computador, Garçom, Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo, Almoxarife e Auxiliar de Pessoal, que oferecem entre cinco e 20 vagas.
As inscrições são online através do site do Senac (http://www.pe.senac.br/psgnet/) No ato na matrícula, os inscritos devem comparecer ao local indicado na tabela abaixo, levando cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Candidatos aprovados em concurso da Câmara de Garanhuns pedem celeridade nas demais nomeações

Câmara Municipal de Garanhuns
Recebemos um e-mail onde um cidadão relata de maneira didática sua preocupação com o concurso realizado pela Câmara Municipal de Garanhuns. Ele pede celeridade por parte daquela casa legislativa na nomeação dos demais aprovados no certame, haja vista, seis meses após a homologação, só terem sido empossados 10 candidatos.  Pleito justíssimo e este veículo, que sempre foi uma caixa de ressonância das discussões e problemas do município, transcreve na íntegra a mensagem do leitor, somando-se ao apelo para que a mesa diretora da Câmara cumpra a lei e chame os demais candidatos que, ao serem aprovados dentro do número de vagas, adquiriram legalmente o direito a nomeação e posterior posse nos respectivos cargos a que concorreram.

CONFIRA TEXTO ABAIXO

 Para cumprir a Lei, Câmara de Garanhuns ainda precisa empossar dezoito candidatos aprovados em concurso

"A Câmara Municipal de Garanhuns empossou, no dia 4 de agosto, dez candidatos aprovados em seu primeiro concurso público, realizado a partir de recomendações do Ministério Público do Estado (MPPE). A solenidade, para além dos flashes e da ênfase na história que marcaram as publicações referentes a ela, é também uma oportunidade de refletir acerca de uma pauta fundamental: a necessidade de nomeação dos demais aprovados no certame, em cumprimento aos princípios constitucionais para ocupação de vagas de natureza permanente na administração municipal.
           
            Os servidores empossados foram os primeiros colocados de cargos disponibilizados no edital do concurso. Quantidade baixa, se o número de vagas colocadas em disputa for considerado. Transcorridos seis meses desde a homologação do concurso, tempo bastante considerável, menos da metade dos postos que devem ser ocupados por servidores concursados estão sendo exercidos por candidatos aprovados na seleção. Para cumprir a legislação, a Câmara ainda tem a nomear mais dezoito servidores: cinco agentes administrativos, cinco técnicos legislativos, dois agentes patrimoniais legislativos, quatro auxiliares de serviços gerais, um recepcionista e um analista legislativo. Todos possuem, por lei, o direito de ocupar os cargos para os quais foram aprovados nas provas.
           
            A nomeação dos candidatos é necessária e urgente para que se cumpra o que prevê a constituição. O concurso foi realizado a partir da recomendação do Ministério Publico do Estado (MPPE), o que aumenta a responsabilidade da Câmara em atender o que diz a lei a respeito da admissão de pessoal nas administrações municipais: dar fim ao contratos ilegais - temporários - para ocupação de vagas de natureza permanente. Se a posse dos primeiros concursados comprovaria a determinação da Câmara em cumprir as leis e valorizar os servidores do Poder Legislativo, conforme defendeu uma das autoridades presentes na solenidade, é hora de colocar esses compromissos em prática, tendo em vista que a posse dos dez candidatos não faz com que a Câmara de Garanhuns cumpra a legislação, saindo da situação de ilegalidade latente no que diz respeito ao seu quadro de pessoal, mas somente dê início a esse processo.
           
            Uma informação importante, relacionada a isso, é o fato de que há funcionários em contrato temporário trabalhando na câmara. Eles estão ocupando justamente os postos que, conforme a legislação, devem ser ocupados pelos servidores que foram aprovados no certame realizado. A folha de pagamento da Câmara dá conta da existência dessas contratações temporárias, que são ilegais perante a lei. É urgente, então, dar fim a esses contratos e fazer com que os postos sejam ocupados por servidores efetivos, conforme indica o judiciário.
           
            As questões implicadas nessa situação tornam inviável uma possível opção da Câmara por esperar um tempo maior para realizar todas as nomeações que restam. Se o concurso foi realizado, os primeiros servidores nomeados e há postos ocupados por contratados de forma temporária que devem ser acabados para que os funcionários efetivos possam assumir seus cargos, não haveria porque aguardar, por exemplo, até o fim do prazo do concurso para realizar as nomeações dos servidores. Isso nos coloca diante de uma reflexão: por que motivos a Câmara Municipal de Garanhuns estaria adiando a nomeações dos candidatos aprovados?
           
            Resta apontar, na espera de possíveis respostas, que somente a administração municipal tem a lamentar com esse adiamento, porque perde a oportunidade de contar com profissionais qualificados que ajudariam a melhorar os serviços prestados à população e, além disso, dar passos importantes em direção ao cumprimento das leis"

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Acidente no distrito de Bela Vista em Iati deixa dois mortos

iati acidente 28-8 3
Uma das vítimas
Um acidente com duas vítimas fatais aconteceu no inicio da noite de hoje, dia 28, na PE 233, que liga o bairro Bela Vista a sede do município de Iati. Segundo informações de populares, uma jovem de 16 anos e um homem de 28, que trafegavam em uma moto, vieram a óbito após colidir com um veículo de marca e placas não registradas.

 Alexandro Santos da Costa, de 28 anos, e Tainá Pereira da Silva (foto), de 16 anos, foram as vítimas do trágico acidente. O condutor do veículo envolvido na ocorrência se evadiu do local e não prestou socorro as vítimas. Ainda segundo informações de populares, Alexandro sofreu um forte traumatismo na cabeça e faleceu no local. Já a jovem Tainá, chegou a receber os primeiros socorros da equipe do SAMU Iati, mas faleceu durante os procedimentos para remoção. A Polícia Civil e a Unidade do IML foram  ao local. FOTOS



Com informações do blog Carlos Eugenio / http://www.blogdocarloseugenio.com.br via Agreste Violento


Curso de aperfeiçoamento em instalações hidráulicas prediais será realizado em Garanhuns


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e empresa de tubos e conexões Tigre, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Garanhuns, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis, está oferecendo o curso de aperfeiçoamento em instalações hidráulicas prediais. A ação faz parte das atividades do programa “Com trabalho e Renda”, da Compesa. As aulas serão realizadas no período de 06 a 10 de outubro, das 8h30 às 12h00, no auditório da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias – Caic, localizado na rua Ebenezer Furtado Gueiros, S/N, bairro Severiano Moraes Filho.

Do total de vagas, cinco serão destinadas ao sexo feminino. As mulheres que se interessarem, devem se dirigir a Secretaria da Mulher de Garanhuns, localizada na Avenida Frei Caneca, 344, bairro Heliópolis, ou entrar em contato através do telefone (87) 3762.9115. Os demais, devem procurar o Cras do bairro Heliópolis, na rua Manoel Pessoa Juvenal, 200, comunidade Indiano, das 9h às 14h, munidos de RG e CPF. As inscrições já tiveram início e seguem enquanto restarem vagas. É necessário que o mesmo tenha concluído o 6° ano do ensino fundamental e ter idade mínima de 18 anos. Outras informações pelo telefone (87) 3761.9828.

Os conteúdo das aulas contemplam os temas: sistemas prediais de água fria, água quente, esgoto sanitário e sistema predial de águas pluviais e drenagem. Todos os participantes ganharão apostilas e, ao final do curso, receberão certificado com carga horário de 16 horas. Quarenta vagas estão sendo oferecidas especialmente para os moradores do bairro Heliópolis.

Secom PMG

ELEIÇÕES 2014: Paulo comanda agenda intensa no fim de semana

Socialista realiza atos em 16 municípios do Estado

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), tem uma agenda de campanha intensa neste fim de semana, com eventos no Interior e no Recife. O socialista inicia seu périplo já nesta sexta-feira (29) com encontro, às 10h, com funcionários do Colégio Cognitivo, em Casa Forte, na capital pernambucana. Logo depois, Paulo segue para Sanharó, no Agreste, onde, às 13h, caminhará ao lado de aliados pelas ruas do município. Às 16h, o postulante comanda carreata em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Na cidade sertaneja, Câmara ainda inaugurará mais um comitê regional de sua campanha. O candidato fecha o dia com caminhada e comício em Bonito, no Agreste, às 20:30h.
O sábado (30) vai começar cedo para Paulo Câmara com atividades pelo Sertão do Pajeú. Às 8h, o candidato da Frente Popular visitará a tradicional feira do município de São José do Egito. Na sequência, o socialista comandará uma série de carreatas pelas cidades de Brejinho, às 10h, Itapetim, às 11h40, Tuparetama, às 13h40, Santa Terezinha, às 16h, e Tabira, às 18h.
Paulo conclui suas agendas de campanha na região com comício, às 21h, no Pátio de Eventos de Carnaíba e visita à Festa de Santa Rosa, no Distrito de Santa Rosa, em Ingazeira. O ato está previsto para ter início às 22h40.
No domingo (31), às 10h, Paulo Câmara participa de ato com a militância do PSB no Recife. O socialista comandará uma sessão de pintura de camisas na Praça de Casa Forte. Por volta das 14h30, o candidato da Frente Popular realiza caminhada e, em seguida, prestigia procissão no município de São Joaquim do Monte, no Agreste.
Às 18h, Paulo sairá em carreata em Catende, na Mata Sul, e, na sequência, participa da inauguração do comitê dos deputados Aloísio Lessa (PSB) e Cadoca (PCdoB) na região. Às 20h, o postulante leva a sua comitiva ao município de Jaqueira e encerra a agenda do fim de semana com caminhada e comício, às 21h, em Maraial.


SEXTA-FEIRA

10h – Encontro com alunos e funcionários do Colégio Cognitivo
Local: Rua de Santana, 213, Casa Forte.

13h – Caminhada em Sanharó
Local: Concentração na Academia da Cidade

16h – Carreata, Inauguração do Comitê e Comício em Arcoverde
Local: Concentração em frente a Concessionária da Fiat

20:30h - Caminhada e Comício em Bonito
Local: Concentração no Hospital Santa Luzia


SÁBADO

8h – Caminhada na Feira de São José do Egito
Local: Concentração na Rua da Baixa (Comitê Regional)

10h – Carreata em Brejinho
Local: Concentração no Cemitério, Rua Severino Alves.

11:40h – Carreata em Itapetim
Local: Concentração no Ginásio de Esportes

13:40h – Carreata em Tuparetama
Local: Concentração na Vila Bom Jesus

16h – Carreata em Santa Terezinha
Local: Concentração na Entrada da Cidade

18h – Carreata em Tabira
Local: Concentração Próximo Clínica Samed e o Posto Dislub

21h – Comício em Carnaíba
Local: Pátio de Eventos, no Centro da Cidade

22:40h – Visita a Festa de Santa Rosa
Local: Distrito de Santa Rosa, em frente à Igreja Matriz

DOMINGO

10h – Domingo na Praça
Local: Praça de Casa Forte

14:30h – Caminhada e Procissão em São Joaquim do Monte
Local: Caminhada - Concentração: PE-112 - Colégio Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti

18h – Carreata, Caminhada e Inauguração de Comitê em Catende
Local: Concentração no Posto Ipiranga, na entrada da Cidade

20h – Caminhada em Jaqueira
Local: Concentração próximo ao Restaurante Curral

21h – Caminhada em Maraial

Local: Concentração na Pizzaria El Torre, Av. Salvador Teixeira

Assessoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger