quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Fazendeiro José Maria Rosendo encomendou morte do promotor de Itaíba, conclui Polícia Federal

Thiago Faria Soares, 36 anos, foi assassinado em outubro de 2013
A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que investiga a morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, 36 anos, assassinado em outubro de 2013, em uma emboscada na rodovia PE-300, no Agreste de Pernambuco. A PF informou, nesta quarta-feira (24), que o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, 55 anos, foi denunciado como o mandante do homicídio, motivado por disputa de terras. A corporação ainda apresentou nesta quarta um homem preso em Buíque, também no Agreste, acusado de envolvimento no crime.


De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Marcello Diniz Cordeiro, o inquérito foi concluído na última sexta-feira (19). “Outras linhas de investigação foram levantadas e confrontadas para ver se havia alguma possibilidade de realização, mas, ao final, todas as provas convergiram para a disputa de terras entre Misheva [Martins, noiva do promotor] e José Maria, com a participação do promotor”, explicou.


A PF concluiu que também participaram do assassinato José Marisvaldo Vitor, 42 anos; José Maria Domingos Cavalcanti, 55 anos; e Adeildo Ferreira, 26, apresentado nesta quarta-feira; Os três estão detidos no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, junto com José Maria Pedro Rosendo. Um quinto acusado, Antônio Cavalcanti, 26, ainda está foragido. A investigação não apontou quem foi o autor dos disparos, mas descobriu que o crime foi planejado e os assassinos não queriam matar apenas o promotor.

Durante o processo de investigação, José Maria afirmou que era inocente em pelo menos duas entrevistas à imprensa e depoimentos à PF. Procurado pelo G1, o advogado dele, Anderson Flexa, informou que só vai se pronunciar acerca da conclusão das investigações na próxima segunda-feira (29).

A noiva de Thiago, Misheva Martins, também seria assassinada na mesma emboscada. O tio dela, Adaltivo Martins, seria morto porque estava com o casal no carro. Todos os envolvidos vão responder por homicídio e duas tentativas. O inquérito será analisado pelo Ministério Público Federal, que pode denunciar os indiciados à Justiça.
Superintendente regional da PF, Marcelo Diniz, apresentou conclusão do inquérito (Foto: Reprodução/ TV Globo)'Todas as provas convergiam para a disputa de terras', disse
o superintendente regional da PF
, Marcelo Diniz
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Na quinta (18) passada, um grupo de peritos da Polícia Federal encerrou o trabalho de campo sobre a morte do promotor. O serviço durou três dias e contou com auxílio de um scanner 3D e um drone. As imagens foram incluídas no laudo pericial da Polícia Civil. A ideia era que essas filmagens em três dimensões ajudem a investigação a checar com mais clareza hipóteses para o assassinato. Os peritos fizeram simulações no local do homicídio; na Delegacia de Caruaru, onde o carro do promotor está guardado; e na sede da PF, no Recife.

Entenda o caso
O crime aconteceu no dia 14 de outubro de 2013. O promotor foi morto quando seguia de Águas Belas para Itaíba, cidade onde trabalhava. A Polícia Civil, que iniciou a investigação, já apontava que o fazendeiro José Maria Barbosa tinha contratado o cunhado, Edmacy Ubirajara, para matar Thiago Faria.
Fazendeiro José Maria Rosendo 
A motivação, segundo a PF, envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova. José Maria perdeu a posse para a noiva do promotor, em um leilão da Justiça Federal, e teve que deixar o imóvel. Em entrevista exclusiva à TV Globo, na época do crime, o fazendeiro negou ter cometido o homicídio. Edmacy Ubirajara chegou a ser preso – passou dois meses no Cotel. O advogado de defesa conseguiu que o acusado saísse da prisão para responder pelo homicídio em liberdade.

Quatro cartuchos de espingarda 12 foram encontrados no carro do promotor. A noiva Mysheva Martins e o tio dela Adaltivo Martins também estavam no veículo, mas não ficaram feridos.Segundo simulação ocorrida em 23 de março, os três foram perseguidos por um carro. O homem que estava no banco de trás de um veículo atirou com uma espingarda 12, acertando o promotor. Mysheva saiu do carro do noivo e se protegeu no barranco; o tio dela também saiu do veículo e andou pelo acostamento. Os atiradores voltaram e o homem que estava atrás atirou outras três vezes, antes de deixar o local do crime.

G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...