quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O DRAMA DE LARA: Família luta na Justiça para conseguir Home Care para criança de Garanhuns que sofre de neuropatia grave

Matéria feita baseada no pedido de uma família de Garanhuns que procurou o V&C Garanhuns
Lara luta para ter o direito de continuar seu tratamento em casa

Uma briga judicial vem sendo travada na 3ª Vara Cível da Comarca de Garanhuns e dela depende o futuro da pequena Lara Beatriz B. Pontes de Melo, de apenas nove meses. Ela nasceu com insuficiência respiratória e uma neuropatia crônica. Internada no Hospital Infantil Jorge de Medeiros, no Recife, Lara precisa de cuidados especialíssimos e a família luta desde setembro na Justiça para que a criança tenha o direito de continuar seu tratamento aqui em Garanhuns onde residem seus pais. Para que isso ocorra, é preciso que a UNIMED Agreste Meridional, da qual Lara é usuária, instale um serviço de Home Care na sua casa. Home Care é um quarto especial que proporciona a continuidade do tratamento hospitalar no ambiente domiciliar. O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, diminuindo os riscos de infecção em ambientes hospitalares, além de proporcionar maior conforto a paciente e seus familiares diminuindo despesas com a estadia prolongada na capital.  

O juiz responsável por julgar o caso concedeu liminar dia 15 de outubro favorável a Lara.  O problema é que, de lá pra cá, a UNIMED AGRESTE MERIDIONAL,vem se recusando a cumprir a decisão judicial, alegando falta de profissionais em Garanhuns que possam fazer o acompanhamento da menina, além de ressaltarem que o tempo dado pela Justiça é insuficiente para montar o aparato do atendimento de saúde domiciliar, o primeiro deste tipo instalado na cidade. 

 Quase dois meses depois, o drama de Lara continua. Ela recebeu alta do hospital do Recife, mas, como o Home Care não foi montado, ela não pode vir para Garanhuns.  O temor dos médicos que a acompanham é de que ela pegue uma infecção e sua saúde, que já é frágil, venha a piorar ainda mais.

 Pagando uma multa de 2 mil reais ao dia desde o dia 15 de outubro, por descumprimento da decisão, a UNIMED recorreu entrando com um pedido de aumento do prazo para cumprir a ordem. O juiz da 3ª Vara Cível concedeu  mais 25 dias para que a empresa dê uma solução definitiva ao drama de Lara e sua família. Portanto, 05 de janeiro é a data limite para que o quarto especial seja instalado na casa da menina. 

 A família, que já não tem mais recursos financeiros para custear a permanência de Lara no Recife, teme que mais uma vez, a exemplo do que aconteceu na primeira liminar, a UNIMED não cumpra com sua palavra aumentando o sofrimento e angústia dos pais que lutam incansavelmente pelo bem estar da sua filha .

"Já foram concedidos pela Justiça esse tipo de atendimento para outras crianças em Arcoverde e Caruaru. Porque em Garanhuns ocorre toda essa dificuldade? Será que Garanhuns não têm especialistas competentes? Já não basta a UNIMED Agreste Meridional ter colocado Lara para passar 10 dias em uma urgência do Hospital Barão de Lucena alegando que não tinha uma UTI NEO Natal? É muito complicado. Tudo o que conseguimos até agora foi através da Justiça e não vamos desistir até ver nossa pequena guerreira em casa", disse uma tia.

Lara está internada em um hospital do Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...