domingo, 28 de dezembro de 2014

Crimes que resultam em morte sobem em Pernambuco, mas caem 22% em Garanhuns em 2014, aponta estudo

 Homicídio registrado em Garanhuns neste sábado (27/12). Mortes violentas retrocederam
Crédito/foto: site Agreste Violento

Os crimes violentos que resultam em óbito, tais como latrocínios, homicídios e lesões corporais seguidas de morte cresceram 8,73% este ano em Pernambuco em relação ao ano passado, mas em Garanhuns, por mais que não pareça, a violência letal e intencional fez o caminho inverso e retrocedeu 22% em 2014, colocando a Capital do Agreste Meridional no seleto grupo de cidades pernambucanas onde o número de mortes violentas diminuíram no ano que se encerra na próxima quarta-feira. O dado faz parte de um estudo publicado neste dia 27 no site do Diário de Pernambuco.

Em 2014, Garanhuns registrou cerca de 35 homicídios, um índice baixo se comparado ao número de habitantes, mas, ironicamente, o cidadão parece não sentir e nem concordar que a cidade esteja mais tranquila, basta se fazer uma sondagem para ouvir em um só coro que a violência tem aumentado a cada dia no município. A explicação pode estar, não no número de mortes, mas no de assaltos, tentativas de homicídios e agressões contra a mulher que explodiram em 2014 trazendo inquietação e medo à população. O tráfico de drogas também é outro vetor que deve ser levado em consideração para o avanço da sensação de insegurança que nos aflige, apesar de não ser determinante. 

Ao assumir o Governo na próxima quinta-feira (01/01), Paulo Câmara terá um abacaxi espinhoso para descascar. Pela primeira vez, desde a implementação do Pacto Pela Vida em 2007, o número de homicídios e afins aumentaram em Pernambuco, colocando o jovem gestor na obrigação de reverter esse quadro já no primeiro ano de mandato. Enquanto as novas medidas contra a violência não são anunciadas, resta-nos invejar algumas ilhas de tranquilidade no estado onde não foi registrado nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte este ano. São elas: Granito, Ingazeira, Itacuruba, Terra Nova, Quixaba, Vertente do Lério, Calumbi, além de Fernando de Noronha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...