sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Atendimento do Samu continua desagradando a população de Garanhuns

Quando o SAMU foi inaugurado em Garanhuns recebeu vários elogios e o reconhecimento da população, mas, a medida que o tempo foi passando, as deficiências do serviço foram aparecendo, sobretudo no atendimento na central de regulação que, pasmem, funciona em Caruaru e não em Garanhuns. Isso significa dizer que, se você precisar do Samu, sua ligação cai em uma central em Caruaru que analisa o caso e decide se envia ou não uma ambulância ao local. 

O método de acionamento tem causado sofrimento às pessoas que precisam de atendimento médico em Garanhuns. Foi o que aconteceu com uma senhora residente no bairro conhecido como Invasão, próximo ao Santuário Mãe Rainha. Em entrevista nesta sexta-feira à Rádio Jornal, ela afirmou que  ligou para o Samu para que este prestasse socorro a uma vizinha que apresentou problemas cardíacos e de pressão, mas a médica que atendeu em Caruaru teria sido ríspida e mal educada. "Uma verdadeira Cavala" nas próprias palavras da senhora. Para piorar a situação, a médica disse que não poderia enviar a ambulância para a Invasão porque o caso, segundo ela, não era da alçada do Samu e, ainda que fosse, a cidade só dispunha de um veículo. Causa-nos estranheza a afirmação da médica porque a Unidade de Suporte Avançado, que conta com uma UTI móvel, já voltou a funcionar como afirmou a prefeitura de Garanhuns em nota. O que houve então? Má vontade? Irresponsabilidade? Insensatez ?  Não se sabe. O que se sabe é que a mulher que agonizava em sua casa, com uma subida brusca de pressão, teve que ser socorrida de moto até o Dom Moura, onde foi bem atendida e passa bem. 

Desconectados da realidade geográfica e social de Garanhuns, os médicos que regulam o atendimento em Caruaru nem de longe seriam as pessoas mais adequadas para intermediarem e decidirem sobre as chamadas da população ao Samu. O ideal é que Garanhuns tenha sua própria central. O custo disso não sabemos, mas, com certeza, é muito menor que o prejuízo que a sociedade vem tendo por ter esperado tanto tempo para a chegada deste serviço na cidade e agora encontrar dificuldades em se beneficiar dele, seja por falta de ambulâncias, despreparo de alguns profissionais ou falta de comunicação entre unidade física do Samu Garanhuns e Central de Regulação em Caruaru.

MUDANÇA NO ATENDIMENTO DO SAMU E BOMBEIROS EM PERNAMBUCO VIGORA DESTE INÍCIO DE NOVEMBRO
Desde o  dia 11 de novembro, mudou em Pernambuco a maneira de acionar os números de emergência  ( SAMU E BOMBEIROS) e talvez aí resida parte dos problemas enfrentados em Garanhuns. Os bombeiros militares, que atendem pelo telefone 193, de acordo com a mudança, atuam agora apenas no atendimento de traumas, (acidentes e lesões corporais) tarefa que continua a ser dividida com o SAMU. 

 Já os casos de emergência clínica e mal súbito serão atendidos exclusivamente por profissionais de saúde do Samu, o que põe abaixo a argumentação da médica no caso citado acima, já que tratava-se de uma emergênciaclínica. De acordo com os órgãos, o objetivo da mudança foi evitar inconvenientes como a ida de duas equipes para uma mesma ocorrência, enquanto outro chamado deixa de ser atendido. Parece não ter funcionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...