quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Quilombo dos Palmares, Zumbi e sua influência direta para o nascimento de Garanhuns


Busto de Dona Simoa Gomes, neta de Domingos Jorge Velho e fundadora de Garanhuns
Neste dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, que marca o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. Há alguns anos li o formidável livro História de Garanhuns, do não menos formidável Alfredo Leite Cavalcanti. Devorar com leitura atenta suas páginas, é fazer uma viagem até a gênese de Garanhuns, muitos, mais muitos anos antes desse belo torrão virar vila e até mesmo cidade. Alfredo, que com muita propriedade e justiça dá nome ao suntuoso prédio do Centro Cultural, nos transporta com o seu livro até o longínquo ano de 1654, época em que possivelmente começou o povoamento da nossa região. Mas o que isso tem a ver com Zumbi e seu Quilombo dos Palmares? Em que ponto as histórias de Garanhuns e dele se cruzam?

A resposta a primeira pergunta é, sim. Zumbi tem muito a ver com o nascimento de Garanhuns.  O povoamento do Campos dos Garanhuns, onde vivia uma tribo indígena denominada Unhauhu de corrutela Garanhun, foi influenciado diretamente por um dos mais relevantes fatos da História do Brasil:   a destruição do Quilombo dos Palmares. Quem destruiu o quilombo foi nada mais nada menos que Domingos Jorge Velho e quem foi esse senhor? O avô de Simoa Gomes, fundadora de Garanhuns.

Não é só isso. Com a sangrenta batalha em  1696, que tristemente dizimou o Quilombo dos Palmares, tombando morto o  seu Rei Zumbi, muitos negros, fugindo do massacre, vieram para Garanhuns onde organizaram um quilombo  com a denominação de Quilombo do Magano que posteriormente também foi erradicado por Domingos Jorge Velho. 

Em suma, as expedições organizadas para combater os negros palmarinos, apesar de ser uma página triste de nossa história, contribuíram decisivamente para o descobrimento e o povoamento da região onde hoje se localiza Garanhuns. 

Zumbi e Domingos Jorge Velho, este último destruidor
do Quilombo dos Palmares e avô de Simoa Gomes, fundadora de Garanhuns
O Quilombo dos Palmares localizava-se na Serra da Barriga, onde atualmente está encravada a cidade alagoana de União dos Palmares distante pouco menos de cem Km de Garanhuns.  Com tanta importância histórica para o nosso município, é de se amadurecer a ideia de tornar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que simboliza a data da morte de Zumbi dos Palmares, feriado municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...