quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Clarão no céu do Recife assusta pernambucanos e intriga internautas

Ver imagem no Twitter
Imagem captada por internauta mostra clarão no céu do Recife

Um clarão visualizado no céu da Grande Recife e de algumas cidades de Pernambuco, por volta das 22h30 desta quarta-feira (15), intrigou os internautas nas redes sociais. Os termos #Meteoro e #Recife rapidamente se tornaram os mais comentados no Twitter. Muita gente narrou o “clarão” como um relâmpago, muito rápido, mas que iluminou todo o céu. De Olinda, o internauta Paulo Melo disse que a luz que viu se assemelhava à do Sol. Outros compararam a relâmpagos.

VEJA ABAIXO UM VÍDEO POSTADO ESTA NOITE NO FACEBOOK
<


Na internet diversos comentários tentaram desvendar o misterioso clarão. “Sim, eu vi. Pensei que fosse um relâmpago mas foi uma bola de fogo do lado do mar. Moro aqui em Cruz de Rebouças Igarassu. Vi da varanda aqui de casa”, comentou José Nilton dos Santos. “Eu pensei q tivesse sido perto de casa. Vi a noite virar dia por segundos. Quando olhei pra cima, vi algo caindo”, complementou Thiago Campos.

Internautas de outras cidades pernambucanas também relataram ter visto a luz forte no céu. Jaderson Ebla, de Palmares, visualizou o clarão e disse que parecia um relâmpago. “Eu estava na calçada de casa com amigos aqui em Caruaru , até então parecia ser um relâmpago , mas achamos estranho porque o clima não está para chuva e muito menos fez o som de um relâmpago depois” relatou o internauta Bruno Henrique.

Rayssa Matis foi mais específica e procurou na meteorologia uma explicação: “O clarão... É um detrito do cometa Halley, que se assemelha ao brilho de uma estrela cadente, só que com uma incidência de luz maior, é o anúncio da bela chuva de meteoros Orionídeas, que acontecerá de hoje (15) até o dia 21, ela é mais visível na madrugada, após às 00:00 horas”. “Eu viii, era uma bola de fogo enorme faiscando para tudo quanto é lado, fiquei com medo rsrs, bem na hora eu consegui ver!!!”, respondeu Hildebrando Gomes.

 A Agência de Águas e Clima, Apac, informou que não faz registros de descargas atmosféricas (raios). Já a Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo informações a quem por ventura tivesse testemunhado a passagem de um "bólido" (bola de fogo) no céu.

Uma explicação possível é tratar-se de um meteoro. Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde fica mais visível é exatamente próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como "As Três Marias"). Os dados são do site Galeria do Meteorito. 
Ainda segundo o site, na noite de 12 de outubro, uma câmera da Nasa detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera sobre o Novo México, nos Estados Unidos. A bola de fogo era tão brilhante que foi possível vê-la mesmo com a grande luminosidade da Lua! Múltiplas câmeras seguiram o meteoróide, o que permitiu o cálculo de sua trajetória. Segundo especialistas, ele atingiu a atmosfera da Terra a 68 quilômetros por segundo e se desintegrou a 67,9 km acima da superfície.


Nas imagens das câmeras de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é possível ver o exato momento em que o clarão toma conta do céu, às 22h19 da noite da quarta-feira. As imagens mostram a Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife, na área central da cidade . O vídeo mostra o fenômeno duas vezes, sendo a segunda em câmera lenta.

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

JC Online/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...