terça-feira, 23 de setembro de 2014

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns divulga programação


Com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores, o primeiro Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, acontece entre os próximos dias 9 e 12 de outubro, no Agreste pernambucano, promovendo a interação de crianças e adultos com renomados escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia Esses (Argentina) são as atrações internacionais. Entre os brasileiros, os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara e a escritora Sandra Pina. A programação completa do evento foi anunciada na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Garanhuns e está disponível no site http://filigfestival.com.br/
A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento, considerado o primeiro festival internacional de literatura infantil realizado na região Nordeste. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). A curadoria é de Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador AEILIJ e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
Nesta primeira edição, o Filig tem como tema: “Literatura Infantil – Construindo Cidadãos”. O tema surgiu da crença de que através da literatura é possível construir e incutir o hábito da leitura na vida de crianças, para que se tornem cidadãos e leitores críticos.
Nas atividades dedicadas às crianças, os convidados participarão de oficinas e bate-papos descontraídos, que serão realizados no Sesc Garanhuns durante a manhã. A programação segue no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, no turno da tarde. O espaço, que fica na área central Garanhuns e tem infraestrutura de lazer, receberá rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre.
Já a programação de palestras para o público adulto será realizada à noite, no auditório do Sesc de Garanhuns. Todas as atividades são gratuitas, sendo algumas voltadas para profissionais e alunos de escolas municipais; e outras abertas ao público. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do Festival. Já as palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...