quinta-feira, 24 de julho de 2014

Última Aula-espetáculo de Ariano Suassuna foi no FIG em Garanhuns


Ariano Suassuna em sua última Aula-espetáculo
"Na minha vida tem dois homens que me perseguem. Um sou eu, o outro é Ariano Suassuna". Com essa frase, um dos maiores escritores da nossa literatura, falecido no final da tarde desta quarta (23),  iniciou sua última Aula-espetáculo, sexta-feira, (18), no teatro do Centro Cultural, em pleno início de Festival de Inverno de Garanhuns. Bem humorado, contou piadas, explorando a sofrível e inapagável derrota do Brasil para Alemanha. Como sempre, citou Camões para ressaltar a riqueza da língua portuguesa, seu instrumento de trabalho, além de prestar homenagem a seu amigo Capiba. Enfim, terminou como queria, em cima do palco, e quis Deus que fosse na nossa abençoada Garanhuns.

Para muitos que viram apresentação do escritor, a sensação era de que ele estava se despedindo. Foi o que contou a colaboradora do V&C, Ana Paula Ferreira, que testemunhou o epílogo da vida e obra de Ariano naquela noite de sexta-feira inesquecível, no Teatro Luiz Souto Dourado. "Sem dúvida nenhuma, assisti essa mesma aula , "O Circo da Onça Malhada", na cidade vizinha de Teresinha mas, aqui em Garanhuns, ele estava com uma inspiração além da conta, em certa parte da aula sentenciou: "Ninguém quer morrer". Era como se estivesse se despedindo do público", disse Ana Paula, que ainda teve o privilégio de tirar uma foto com o mestre paraibano (ver abaixo).

O prefeito Izaías Régis decretou luto por 3 dias em Garanhuns. Ele relembrou a triste coincidência de Ariano ter falecido exatamente um ano depois de Dominguinhos, que morreu em 23 de julho de 2013. " Ariano se foi no mesmo dia que, no ano passado, sofríamos com a perda do Mestre Dominguinhos, em pleno Festival de Inverno de Garanhuns. Dois grandes artistas que levaram a cultura popular e as histórias do Nordeste para o mundo", declarou o prefeito em nota. A aula-espetáculo em Garanhuns aconteceu 3 dias antes do AVC que vitimou Ariano, levando-o a morte 48 horas depois.

(Créditos das fotos: Ana Paula Ferreira )
Suassuna em Garanhuns com seu Circo da Onça Malhada
Teatro lotado assistiu Ariano sair de cena em grande estilo

Colaboradora Ana Paula Ferreira com Ariano Suassuna em Garanhuns
(despedida)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...