sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bandidos morrem após assalto a ônibus da Progresso na BR-423 em Garanhuns



Dois assaltantes morreram na madrugada desta sexta-feira (29) na rodovia BR-423, próximo a Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, após uma troca de tiros com policiais do 9º Batalhão de Garanhuns. De acordo com a polícia, a dupla havia assaltado juntamente com outros dois bandidos que estão foragidos, um ônibus da empresa Progresso, por volta das 3h, entre os municípios de Iati e Águas Belas em uma localidade conhecida por Espingarda.



Segundo informações da polícia, no assalto ao coletivo, cuja linha seguia do Recife a Paulo Afonso (BA), os bandidos levaram dinheiro, celulares, um computador e vários outros pertences dos cerca de 30 passageiros que estavam dentro do ônibus e foram levados para uma mata. Após a ação criminosa, os suspeitos fugiram e a polícia militar foi acionada.

Equipes da Polícia Militar dos destacamentos de Paranatama e Saloá montaram um bloqueio na pista, mas os bandidos furaram e atiraram nas viaturas e foram perseguidos pelos policiais. Com o veículo em alta velocidade durante a fuga, os bandidos perderam o controle da direção e o automóvel capotou próximo a Garanhuns. Segundo a polícia, após o acidente, os suspeitos tentaram fugir e iniciaram uma troca de tiros com policiais do GATI que realizaram um bloqueio em uma das entradas da cidade de Garanhuns.

Após serem baleados, os suspeitos foram socorridos ao Hospital Regional Dom Moura, ainda em Garanhuns. Eles morreram logo depois de darem entrada na unidade de saúde.

O ônibus foi levado à Delegacia Regional, em Garanhuns, onde os passageiros prestam depoimento na manhã desta sexta-feira.

Do Agreste Violento

Garanhuns pode contar com a implantação de Ciclovias, Ciclofaixas e Bicicletário municipal


Buscando a melhoria da mobilidade urbana de Garanhuns, o vereador Audálio Ramos Filho solicitou ao Governo do Estado a implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletário em nossa cidade, ações essas que fazem parte do Programa PEDALA PE, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte no espaço urbano.

Em seu Requerimento Nº 409/2013, o vereador propõe a criação de vários corredores com itinerários que atendem vários setores da cidade a exemplo da Praça Guadalajara, Av. Caruaru, Av. Simoa Gomes, Av. Júlio Brasileiro, Av. Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Av. Santo Antônio, Av. Duque de Caxias, Av. Cap. Pedro Rodrigues e também a implantação de bicicletários no Parque Euclides Dourado, Relógio de Flores e no centro da Cidade.

De acordo com Audálio a implantação desse projeto contribuirá com a melhora da mobilidade urbana de Garanhuns, reduzindo a dependência de automóveis, a diminuição tanto dos congestionamentos quanto da emissão de CO2 (Dióxido de Carbono, também conhecido como Gás Carbônico), além de incrementar a economia local com o aumento dos serviços de oficina, vendas de bicicletas e material esportivo.

“A bicicleta, sem dúvida encabeça o topo da lista de transportes eficientes e sustentáveis trazendo enormes ganhos para o meio ambiente, qualidade de vida, saúde e mobilidade urbana, além de fomentar a economia” ressalta o presidente da Câmara de Garanhuns, vereador Audálio Filho.

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele é realizada no Hospital Regional Dom Moura neste sábado (30)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza neste sábado, 30/11, no Hospital Regional Dom Moura, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A ação se inicia às 09h da manhã e segue até o final da tarde, com um trabalho voltado à conscientização sobre os cuidados com a pele. A coordenação da campanha em Garanhuns está sob a responsabilidade da dermatologista Dra. Ana Cristina Sartori.

Segundo o Dr. Luís Melo, diretor do HRDM, a campanha é uma parceria, e visa alertar às pessoas sobre os riscos que podem levar ao Câncer de Pele. "Nossas coordenações, servidores e pacientes participarão ativamente, e esperamos contar com o apoio da população, que deve buscar estes esclarecimentos. Trabalhar a prevenção evita ter que cuidar no futuro destas pessoas. Por isto a informação é mais importante que qualquer tratamento" - registra o gestor do hospital.

CÂNCER DE PELE NO BRASIL: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos, e o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Começa amanhã (29) a 12ª edição do Motofest em Garanhuns

Começa nesta sexta-feira (29), em Garanhuns, a 12ª edição do Motofest. O evento já faz parte do calendário de eventos e se consagrou no município pela intensa visitação dos apaixonados por motocicletas de todo o Brasil. O Motofest 2013 acontece na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Guadalajara –, e segue até o próximo domingo, 1º de dezembro.

Com o objetivo de incentivar o turismo e divulgar as riquezas culturais, a infraestrutura da festa ofertará, ainda, exposições de motos e acessórios, shows musicais e de acrobacias, minicursos e praça de alimentação. “A educação para o trânsito também é reforçada durante o evento. Misturamos os aspectos práticos com os teóricos para ficar mais atrativo. Esse ano a novidade são as mini aulas de pilotagem prática para os motociclistas”, comenta Mateus Alves, da Alves Moto Honda, apoiadora na realização.

Os acessos no entorno da praça serão fechadas com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e a Polícia de Trânsito. A área para estacionamentos ficará na rua Cel. Antônio Vitor – localizada acima do local.

Mais informações, clique no link: http://www.revistamotoclubes.com.br/Encontros2013/GaranhunsPE.htm. Confira, abaixo, a programação de shows:

Dia 29 - Joãozinho e Banda Sete (PE)
            Yolanda (PE)

Dia 30 - Drenna Rock (RJ)
            Downtown Band (PE)

Dia 1 - Drenna Rock (RJ)
           Gilberto e Banda (PE)

A realização do evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Motoclube Voadores das Colinas.

Secom

Cantor Reginaldo Rossi é internado na UTI do Hospital Memorial São José em Recife

O cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Hospital Memorial São José, no centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, apesar de seu quadro ser estável, não há previsão de alta. A família não informou o motivo de Rossi ter sido levado ao hospital.

Nascido na capital pernambucana em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito e continua fazendo shows pelo Brasil. Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, Rossi se apresentou no Manhattan Café Teatro.

G1

Inscrições abertas até amanhã (29) para cursos gratuitos para professores de educação básica no IFPE


Estão abertas as inscrições para três cursos oferecidos pela Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Renafor) em Pesqueira e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. As capacitações são voltadas para professores que atuam na educação básica da rede pública e serão realizadas nos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) nas duas cidades.

Os cursos de formação continuada e aperfeiçoamento têm duração de 120 horas e são disponibilizados pelo Ministério da Educação. Estão sendo ofertados na modalidade semipresencial, os cursos de Ensino da Geometria, Educação Matemática e Sociologia. São 30 vagas por curso. Cada campus sediará uma turma para cada capacitação.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 deste mês, de forma presencial ou por e-mail. Para realizar a pré-inscrição, é necessário fazer o download da ficha de inscrição e após preenchimento, enviar o arquivo para o e-mail renafor@pesqueira.ifpe.edu.br.

A confirmação da inscrição será feita por meio de contato da coordenação do programa. As aulas terão início dia 30 de novembro, com local e horário a serem repassados pela coordenação. Os interessados podem esclarecer dúvidas pelo telefone (87) 3835-1796.

G1

Ponto de ônibus passa por mudanças na Av. Santo Antônio a partir desta sexta (29)



A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informa à população que a partir desta sexta-feira (29), o ponto de parada de ônibus para embarque e desembargue de passageiros, localizado em frente à loja Moda Mania, no trecho entre a avenida Santo Antônio, rua Dom José e rua Severiano Peixoto, será extinto.

Informamos, ainda, que o ponto de ônibus localizado em frente à farmácia Droga Rápida e loja Americanas será ampliado para atender todas as linhas que circulam na avenida. A adaptação irá melhorar a organização e o fluxo de veículos e, consequentemente, dos pedestres.

NOTA: Técnicos administrativos Interessados em permuta para UFPE - Recife

"Atenção Técnicos Administrativos da UFRPE/IFPE- Garanhuns interessados em permuta para UFPE - Recife, por favor entrar em contato urgente (Motivo - Doença na Família) catarinabezerradeoliveira@gmail.com 0xx81 9660-8776 / 0xx81 9910-4045".

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Homem é assinado a caminho do trabalho em Garanhuns


Um homem foi assassinado por volta das 05h00 da manhã desta quarta-feira (27), na Rua Santa Quitéria no bairro de Heliópolis em Garanhuns. Segundo informações, a vítima, Ângelo Máximo de Souza Silva, 33 anos, foi morto por dois elementos que utilizavam uma moto.

A informação inicial que  chegou a central de operações do 9º batalhão foi que disparos de arma de fogo tinham sido ouvidos na rua e quando os policiais chegaram ao local encontraramm a vítima no chão  alvejada com tiros. Eles acionaram o SAMU que constatou o óbito. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi atingida com aproximadamente 06 disparos. Ângelo Máximo era padeiro e estava indo ao trabalho em uma bicicleta quando foi surpreendido pelos assassinos.

Com esse sobe para 34 o número de homicídios este ano em  Garanhuns e mais um a ser investigado pela 22ª DPH (Delegacia de Homicídio de Garanhuns).

Qualquer informação entre em contato com a 22ª DPH pelos telefones:  (87) 7361-8585 ou 3761-8587.

Do Agreste Violento.

Garanhuns realiza campanha de vacinação contra o sarampo


Iniciou ontem, terça-feira (26), a pré-campanha de vacinação contra o sarampo em Garanhuns. A ação tem o objetivo de imunizar crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Todos os 34 Postos de Saúde da Família (PSF’s) do município estarão atendendo as demandas. O dia “D” da campanha será no próximo sábado (30).

De acordo com o Informe Epidemiológico Estadual, em Pernambuco, de março deste ano até o momento, 334 casos de sarampo foram notificados no Estado, destes, 112 foram confirmados. Em Garanhuns, dois casos foram notificados, mas um já foi descartado e outro está sob investigação. “Pedimos que as mães se conscientizem, se preocupem, e levem suas crianças para se vacinarem e evitem possíveis casos em nossa região”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sísia Melo.

No município, mais de 10 mil crianças estão na faixa etária exigida. Para receber a vacina e finalizar o atendimento nos postos, é preciso estar com o cartão de vacinação. A equipe de Atenção Básica em Saúde de Garanhuns irá divulgar, durante a semana, onde estarão os outros postos no dia “D” (sábado).

Secom

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Garanhuns vivencia “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”



Garanhuns vivencia até o dia nove de dezembro os “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”. Voltado às redes municipal, estadual e particular de ensino, a ação é realizada por meio de palestras de prevenção à violência também nos bairros, quilombos e zona rural do Município. A iniciativa é da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns e busca conscientizar a população contra a violência às mulheres, tratando sobre toda a rede de atenção e acolhimento à elas, tida também como Rede Lilás, bem como do suporte de prevenção e acolhimento necessário.

A Coordenadoria esteve na comunidade quilombola de Castainho, realizando a ação junto às mulheres, jovens e crianças da localidade. Na ocasião os quilombolas das comunidades rurais de Estrela, Tigre, Estivas, Caluête e Timbó também estiveram presentes. Além da palestra, o momento comemorou o Dia da Consciência Negra propondo uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e abordou a contação de história sobre a negritude, proferida pela professora de literatura da UFRPE, Márcia Maracajá. Outros professores da Universidade Pública estiveram presentes, como Márcia Félix e professor Gonzaga.

Neste período de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher, a Coordenadoria já se fez presente na Escola Estadual Dom Camilo, hoje (26) a ação foi realizada no 9º BPM, junto a todo o efetivo da Polícia Militar e nesta quarta-feira (27) ela atenderá a comunidade escolar do Colégio CMA, às 9 da manhã.

Secom

Laudo diz que canibais não tem problemas mentais

Depois de quase um ano de espera da Justiça, ficaram prontos os laudos de sanidade mental do trio que ficou conhecido nacionalmente como os “os canibais de Garanhuns”. O documento, solicitado pelo Judiciário, indicou que Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 50 anos, a esposa Isabel Cristina Pires da Silveira, 51, e a amante dele, Bruna Oliveira Cristina da Silva, 25, tinham pleno gozo das faculdades mentais quando mataram, esquartejaram e comeram três mulheres. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26), pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O parecer psiquiátrico chegou ao Fórum de Olinda – onde corre um dos processos – na última sexta-feira. Agora é a Comarca de Garanhuns, no Agreste, que espera o laudo. Na cidade do interior aconteceram as outras duas mortes. A expectativa é que como fim do incidente de insanidade seja marcado o julgamento dos réus que estão presos desde abril de 2012. A avaliação dos três foi coordenada pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

Segundo o diretor da unidade, Bartolomeu Miranda, o parecer final foi fechado pelo médico Lamartine Hollanda. Miranda preferiu não detalhar o conteúdo do documento. Procurado pela reportagem o psiquiatra Hollanda não foi encontrado para comentar o parecer. Antes dele, a avaliação do trio passou, primeiro, pelas mãos de outro especialista: o psiquiatra forense Feliciano Abdon, o mesmo que realizou os exames mentais em Delma Freire – mentora do assassinato da turista alemã Jennifer Kloker- e apontou que o álibi de insanidade da suspeita era falso. Abdon ficou no caso dos criminosos de Garanhuns até o inicio de 2013, quando por motivos pessoais pediu o afastamento. Antes disso, ele já havia solicitado eletroencefalogramas digitais, ressonâncias magnéticas e aplicações de testes de Rorschach – que consiste em uma avaliação de personalidade – no trio.

“É um caso muito complexo porque foram três crimes e três pessoas, por isso resultou em nove laudos. O mais importante era identificar o grau de imputabilidade de cada um”, comentou. Abdon declinou em avaliar o parecer do colega, mas revelou que desde o começou colocou em suspeição o fato de os três alegarem sofrer de esquizofrenia para justificar os crimes. “O Jorge já era tratado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), mas ao examiná lo pela primeira vez já fiquei desconfiado”, comentou. Diante da conclusão do diagnostico psiquiátrico o Ministério Público e Defensoria Pública devem se pronunciar assim que receberem o laudo. Jorge Beltrão está detido no Complexo do Curado, já Bruna e Isabel estão na Colônia Feminina de Buíque.

Folha de Pernambuco

Garanhuns é a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas


Link permanente da imagem incorporada

Garanhuns é hoje a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres vítimas de violência doméstica. O fato inédito é uma conquista da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, em articulação com a Delegacia da Mulher, por meio de parceria realizada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). O mecanismo de controle é colocado nos agressores que descumprirem a medida de segurança que protege suas vítimas, e se configura em “vergonha social”, como marca de suas atitudes contra a mulher.

De acordo a delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, 10 agressores já estão usando as tornozeleiras na cidade. “Isso representa uma grande vitória para as mulheres e familiares do nosso município, pois efetiva os discursos do governo quanto ao cuidado, proteção e segurança para com nós mulheres”, afirma Eliane Simões, coordenadora da Mulher no Município. “Eles não poderão esconder estas tornozeleiras, nem no jogo de futebol, e nem no ambiente de trabalho, e assim, ficarão marcados”, complementou ela.

COMO FUNCIONA O MECANISMO – O agressor precisa manter uma certa distância de sua vítima, bem como da família dela, determinada pela Justiça. Ao descumprir a regra judicial, e ultrapassar o limite de aproximação, é acionado um emissor, que fica de posse da vítima. Com isto, automaticamente, é acionado um mecanismo na Central de Monitoramento, que imediatamente aciona a polícia, e o agressor é preso.

Secom

domingo, 24 de novembro de 2013

Artigo por Ivan Rodrigues: "Acima de tudo Garanhuns"

Por ocasião da audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, tive oportunidade de reiterar que, cada vez mais, resta caracterizada a terrível sabotagem montada contra a reabertura da Fameg e, se isso acontece é exatamente pela fraqueza política de nossa terra. Somos todos responsáveis por essa fragilidade decorrente da baixa representatividade que não conseguimos superar, eis que permanecemos votando em candidatos descompromissados com nossa terra e não adianta ficarmos fazendo protestos através de discursos até inflamados, mas que na hora da verdade transformam-se em subserviência e leniência em face de interesses inconfessáveis.

Não somos tão simplórios a ponto de imaginar que seja uma questão de certidão de nascimento, mas sim de amor a terra, de compromisso com a nossa gente e de respeito às nossas tradições. Não contribuem pra nada lideranças que não dão consequência aos discursos contundentes que fizeram contra a candidatura de Antônio João e, antes de decorrido um ano, já estejam patrocinando candidaturas de gente estranha que NUNCA DANTES (como diria o Presidente Lula) puseram os pés em Garanhuns e sabe Deus com que interesses... O PSB de Garanhuns respeita todos os  companheiros de Partido que aqui aportam para pedir votos, mas não reconhece neles a credencial suficiente para representar Garanhuns.

Já contei nas redes sociais a linda história de um grande garanhuense nascido nos Estados Unidos chamado de “Seu” Thompson que, inadaptado para voltar a residir na terra do seu nascimento, regressou a Garanhuns onde passou o resto dos seus dias varrendo a calçada de sua casa na praça D. Moura e respondendo a quem o interpelava: “Estou varrendo a pátria, meu filho”. Aqui morreu, foi enterrado lá em São Miguel e por justo reconhecimento é nome de rua em nossa cidade.

Quero reafirmar que o PSB de Garanhuns, promotor da mais lúcida iniciativa de debates e discussões que já se fez em nossa terra, POSSUI OS MELHORES QUADROS POLÍTICOS PARA REPRESENTAR GARANHUNS na Câmara de Deputados e na Assembléia Legislativa do Estado mediante esforço, inteligência e visão estratégica necessárias. São todos eles profissionais qualificados, integrados em nossa região, decentes, honrados, experientes, sem sombras de prestação de contas e, sobretudo, amam Garanhuns.

Todos reclamam mudanças, mas não mudaremos nada se persistirmos com as mesmas lideranças que vivem se revezando no domínio de Garanhuns há mais de vinte anos. Vamos nos encher de brio, restaurar a nossa dignidade, cobrar o respeito que nossa terra merece e, no momento oportuno, sem conveniências de natureza pessoal, discutir os nomes melhor indicados para dar sentido objetivo e prático às nossas propostas. Acima de tudo Garanhuns!

sábado, 23 de novembro de 2013

Câmara aprova projeto que muda data de comemoração do "Dia de Garanhuns"

Em Reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou em segunda votação, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, com substitutivo dos vereadores Sílvio Sabino, líder do governo, e Audálio Ramos Filho, presidente da Casa Legislativa, e ainda com sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que trata do Dia de Garanhuns,  voltando a ser comemorado em 10 de março, conforme registros históricos descobertos recentemente, dentre eles a Carta Régia, criando o Município, assinada pelo Príncipe Regente em 10 de março de 1811. O trabalho de pesquisa foi feito por membros do recém criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - Instituto Garanhuns, que abrange também outros documentos, inclusive das décadas de 50 e 60.

Em consonância com o pedido da população, inclusive pelos meios de comunicação, a Câmara Municipal aprovou a sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que excluía do texto a comemoração do "Dia de Garanhuns" no segundo domingo do mês, fixando agora em 10 de março de cada ano, evitando que a data ficasse móvel. O texto do projeto também obriga o município a comemorar com dignidade e altivez a Data Magna da criação de Garanhuns.

"É uma questão de resgate histórico. Garanhuns estava com sua data equivocada desde 1975, quando foi preparada a festa para o centenário de elevação à cidade que seria em 1979, entretanto se apagou a história anterior aqueles dias. Nosso município sempre comemorou o dia 10 de março como real momento de criação de Garanhuns. Conforme os documentos apresentados" - afirmou o presidente do legislativo, Audálio Ramos Filho.


Posto em votação, o projeto contou com dez votos favoráveis, três a mais do que precisava, e somente dois contrários. O dia 10 de março não será feriado, pois Garanhuns já conta com os quatro feriados municipais de acordo com a legislação federal; Dia de Santo Antônio (Padroeiro da Cidade), Corpus Christi, Dia de São João e Sexta-feira Santa.

"A legislação colonial da época entendia que as vilas tinham independência, tanto é que Garanhuns era sede de uma comarca. Assim como Recife e Olinda comemoram suas Datas Magnas desde o momento em que foram transformadas em vilas. Garanhuns faz uma correção de sua história, sem desmerecer a importância do dia 04 de fevereiro de 1879, quando por solicitação do Barão de Nazaré, foi elevada de vila à cidade" - encerra o presidente da Casa Raimundo de Morais.

TÍTULO DE CIDADÃO: Na mesma reunião, um momento emocionante marcou a sessão. Através do Projeto de Resolução de autoria do vereador Zaqueu Lins, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, o sr. José Mário Rodrigues. Nascido em Flores, no Sertão do Estado, mas vindo para Garanhuns aos 10 anos, para ser aluno do Colégio Diocesano. José Mário, advogado, é um dos mais importantes poetas e cronistas de Pernambuco, contribuindo com grandes jornais da capital e do interior. Em Garanhuns, foi sempre um fiel colaborador de O Monitor.

No Gigante da Praça da Bandeira, José Mário Rodrigues destacou ensinamentos de professores como Mário Matos, Luzinete Laporte e Erasmo Bernardino Vilela. Recebeu apoio do Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom José Avelino. Seus ideais o levaram à prisão durante o golpe, mas não ficou nem 24 horas preso, contou com D. José Avelino para que intercedesse junto aos militares. Logo depois estava na capital, onde o mundo das letras continuaria seduzindo o sertanejo. Escrevia sistematicamente enquanto aprofundava os estudos. Conheceu ídolos como Gilberto Freyre e terminou Ciências Jurídicas e Sociais, sendo depois professor na Faculdade de Direito de Caruaru.

Em seu retorno nesta manhã a esta cidade, refletiu: "Em Flores nasci. Em Garanhuns renasci", e finalizou com um trecho de um dos seus poemas: "Aqui é Meu Universo!".

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Luau Quatro Estações acontece neste sábado (23) - Confira a programação

O Luau Quatro Estações na sua IX edição, irá homenagear Mestre Benoni e aproveita para Parabenizar pelos 100 anos do reisado "Os três reis do Oriente".

Essa grande homenagem acontecerá neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 20:00hs, no Espaço Cultural Luis Jardim. Além da homenagem que contará com as participações especiais de Gonzaga de Garanhuns, Sandoval Ferreira e de um documentário, sob direção do grande Genaldo Barros, também terá a apresentação da Orquestra Sanfônica Garanhuns Dominguinhos, o grande show de Lucas Notaro e os Corajosos, as intervenções de Valdir Ferreira e Alefe Albuquerque apresentando "Se pudesse ser" e para estremecer o evento, o Heavy Metal da banda Trust.

Muita Música, cultura e conhecimento para todos os gostos. Você não pode perder essa manifestação da cultura viva!!!

Luau Quatro Estações, o maior evento independente do interior de pernambuco!

Curtam a pagina do Luau Quatro estações e fique por dentro de tudo.
http://www.facebook.com/pages/Luau-Quatro-Estações/156401917826175



Confira a programação completa do “Natal Luz” de Garanhuns

A programação cultural do Natal Luz de Garanhuns começa hoje (22) com apresentações culturais na comunidade do Vale do Mundaú, bairro Boa Vista. O primeiro dia da programação será realizado na Praça do Café. No sábado (23) as apresentações se concentrarão em frente à Escola Francisco Madeiros “Ceru”, no bairro Magano, e no domingo (24) na Escola São Camilo, no Parque Fênix. Todos os dias, iniciando às 17h30min.

A formatação do evento, feita pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo deverá atrair visitantes para o município. A decoração e iluminação começaram a ser montada nesta semana e terá a inauguração no dia 05 de dezembro, às 17h, em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio.

Concepção temática do evento – A decoração deste ano está embasada em cinco eixos: bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, presentes e tradição religiosa. Começando do pórtico de entrada de Garanhuns, as principais vias de acesso ao centro começarão a receber as peças, que estão sendo produzidas por mais de 20 artesãos locais – o trabalho manual, concentrado no prédio do antigo fórum, na avenida Dantas Barreto, continua passando pelos últimos detalhes.

Entre os elementos que compõem a proposta do “Natal Luz” 2013 estão também o padrão de iluminação para os polos de apresentações; a casa do papai Noel e uma árvore de natal gigante de oito metros no Espaço Colunata, além da programação cultural descentralizada em 10 bairros e comunidades e três distritos municipais, que terão datas específicas para receber as atrações.

Confira, abaixo, a programação completa:

CENTRO DA CIDADE
Palco Prefeitura |  Cultura Popular Espaço Luiz Jardim | Espaço Colunata Igrejas

PALCO PREFEITURA
Dia 05/12 (quinta-feira)
Entrega oficial da decoração/iluminação de Natal
•       17h – Orquestra Manoel Rabelo/Concerto de Natal
•       18h – Fala do Prefeito + Fogos
•       18h15 – Coral “Semírames Bezerra” da Presbiteriana Central
•       19h – Musical da cantora Dalva Diniz

Dia 06/12 – Sexta-feira:
Abertura do Ciclo Natalino de Cultura Popular

Espaço Luiz Jardim:
16h – Concentração para o cortejo:
          - Reisado Os 3 Reis do Oriente
          - Reisado Santíssimo Redentor
          - Reisado Garanhuns Cultural
          - Reisado Mestre João Tibúrcio
          - Reisado “Unidos com Alegria” -  CRAS- Heliópolis
          - Bumba Meu Boi “Raízes em Chamas” CRAS- Bela Vista
          - Pastoril Lar Santa Maria
          - Pastoril Ranser Alexandre
          - Folia de Bois – Arcoverde
          - Banda de Pífanos - Lajedo
          - Boi da Macuca - Correntes
17h – Saída do Cortejo
18h – Chegada do Cortejo na Igreja de Santo Antônio
18h10 – Apresentação do Baile do Menino Deus (Colégio Santa Sofia)

Dia 07/12 – Sábado
•       Chegada de Papai Noel na cidade- Desfile –
•        Casa do Papai Noel – Espaço Colunata
            Dia 08/12 – Domingo
•       18h – Coral do Colégio Monsenhor Adelmar
•       18h40 - Show Otávio Matias – interpreta Andrea Bocelli

Dia 12/12 – Quinta-feira
•       19h30 - Coral Escola Santa Clara – Vila do Quartel
•       20h – Banda do 71- BIMTz – Concerto Natalino

Dia 13/12 – Sexta-feira 
         19h30 – Coral Orquestrando Vidas  (Flautas) – CRAS - Magano
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Show Musical -

Dia 14/12 – Sábado 
•       19h30 – Cantata de Natal “Haja Paz”- Grupo Cantares
•       20h – Show Gospel  Aline Joice
            Dia 15/12 - Domingo
•       18h – Coral da Escola Cecília Meireles
•       18h30 – Neander canta Belchior
•      
Dia 19/12 – Quinta-feira 
•       19h – Orquestra Música e Vida - (Violinos) - CRAS- Boa Vista
•       19h30 – Coral Escola Municipal Amélia Maria -
•       20h – Coral Alecrim – Cohab II
              Dia 20/12 – Sexta-feira
•       19h – Orquestra de Violão - CRAS- Magano
•       19h30 – Coral Infantil da Igreja Presbiteriana Central
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto Natalino

Dia 21/12 - Sábado
•       19h30 – Coral da 1ª Igreja Batista -
•       20h – Coral Adulto do Sistema FIEA-SESI – Maceió/AL
•       20h30 –  Musical  “Expressão e Vida”  e Banda Klesis
                (participação das crianças do Coral Miguel Arraes)
•        
Dia 22/12 - Domingo 
18h – Apresentação de Auto de Natal “Buscando um Amigo” – Coletivo FISA
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal
Dia 23/12 – Segunda-feira
•       19h – Coral de Idosos do CRAS – Boa Vista –
•       19h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos CRAS - Boa Vista)

IGREJAS / PALCO PREFEITURA
Dia 24/12 – Terça-feira
•       19h30 – Culto na Igreja Presbiteriana Central
•       23h – Cantata de Natal Colégio Diocesano – Igreja de Sto. Antônio
•       23h50 – Fogos na Prefeitura
•       24h – Missa do Galo – Campal

Dia 25/12 – Quarta-feira 
•       19h - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto
•       19h30 – Otávio Matias – Concerto tenor e piano



PALCO DE CULTURA POPULAR ESPAÇO LUIZ JARDIM
Dia 10/12 – Terça-feira
         17h30 – ”Pastoril das Canções” do SESC-Garanhuns
•       18h - Reisado Mestre João Tibúrcio

Dia 11/12 – Quarta-feira
•        17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente” – Mestre Benoni
•        18h - Pastoril Lar da Criança Santa Maria
•        18h30 – Reisado Lar da Criança Santa Maria


Dia 17/12 – Terça-feira
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre Gomes
•       18h – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga de Garanhuns
            Dia 18/12 – Quarta-feira
•       17h30 - Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS – Heliópolis



DISTRITOS
Miracica| Iratama | São Pedro

Dia 08/12 (domingo) – Miracica
•       16h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       17h -  Banda Poder de Deus (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 15/12 (domingo) – Iratama
         16h30 – Reisado Mestre João Tibúrcio
•       17h – Coral da Escola Julião Capitó (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 22/12 (domingo) – São Pedro
•       16h30 – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga
•       17h - Coral da Escola José Ferreira Sobrinho (atração local)
.       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

COMUNIDADES
Cohab I, II e III  | Lacerdópolis | Indiano | Boa Vista
 Liberdade | Manoel Xéu | Mundaú | Magano

Dia 22/11 (Sexta-feira) - Boa Vista / Mundaú
•       Local: Praça do Café
•       17h30 – Bumba Meu Boi Raízes em Chamas – CRAS Bela Vista
.    18h30 - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 23/11 (Sábado) - Magano
•       Local: Em frente a Escola Francisco Madeiros (CERU)
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 - Orquestra de violões (CRAS- Magano)

Dia 24/11 (Domingo) - Cohab I / Parque Fênix
•       Local: Escola São Camilo - AJOC
•       17h30 – Reisado Unidos com Alegria – CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo- Concerto de Natal

Dia 29/11 (Sexta-feira) - Cohab II
•       Local: Rua Alóbia Valença -
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS- Boa Vista)
•       18h – Coral do Colégio Santa Joana D’arc
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz

Dia 30/11 (Sábado) - Cohab III
•       Local: Quadra em frente a Biblioteca do SESI
•       17h30 – Coral da Comunidade Mackenzie – Projeto Barnabé
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Bumba Meu Boi  “Raizes em Chamas”– CRAS-Bela Vista
•      
Dia 01/12 (Domingo) - Manoel Xéu
•       Local: Praça da Igreja
•       17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente”
•       18h – Auto de Natal “Messias Sertanejo” – CRAS Varzea
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 02/12 (Segunda-feira) - Lacerdópolis
Local: Em frente a Igreja
•       17h30 – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Coral Orquestrando Vidas (Flautas) - CRAS
            Dia 03/12 (Terça-feira) - Liberdade
Local: Pátio da Escola Estadual São Cristóvão
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS Boa Vista)
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 04/12 (Quarta-feira) – Indiano
Local: Rua Francisco Paes de Melo
•       17h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz – Concerto Natalino

            Dia 05/12 (Quinta-feira) – Boa Vista
•       Local: Praça da Doce Mel
•       17h30 – Reisado Garanhuns Cultural (Gonzaga de Garanhuns)
•       18h – Auto de Natal “Festa no Céu” Escola Miguel Arraes

RELÓGIO DE FLORES
“Contos e Encantos do Natal Luz” – por Valdir Marino – O Cantador de Histórias
contação de histórias | teatro de bonecos | luzes | música

Dia 14/12 – Sábado
•       19h às 22h –  Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 15/12 – Domingo
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 21/12 – Sábado
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 22/12 – Domingo
•       19h às 22h – Valdir Marino “O contador de histórias”

Secom

Posto do IML Garanhuns começa a funcionar em dezembro


O posto do Instituto Médico Legal (IML) Vivos inicia seu atendimento no próximo dia 2 de dezembro, em Garanhuns. A unidade funcionará numa sala anexa à base do SAMU, na avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis – antigo Hospital Municipal. Todos os 22 municípios da região Agreste Meridional serão beneficiados com a instalação do posto, que é uma conquista da Delegacia Regional de Polícia Civil em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

Foi diante da alta demanda observada na rotina de registros de crimes contra a integridade moral e física das pessoas, que o delegado regional de Polícia Civil de Garanhuns, Marcos Omena, solicitou à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), uma avaliação para a instalação do posto no município. Além dos representantes oficiais da instituição, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria da Mulher, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar estiveram juntos no processo de estudo.

De acordo com a coordenadora do posto e médica legista, Ana Cristina Monteiro, a estrutura de funcionamento terá dois peritos médicos legistas e outros servidores cedidos pela prefeitura. “Neste posto realizaremos os exames traumatológicos e sexológicos de vítimas de violência doméstica, estupro e outros tipos de situação que se faça necessário o exame de corpo de delito. É muito importante dizer que o IML ajudará a desafogar outras localidades e dar celeridade aos casos”, comentou.

O IML Vivos de Garanhuns deverá funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Secom

Bandidos explodem caixa do Banco do Brasil da cidade de Angelim

Foto: Reprodução/ Blog Agreste Violento
A polícia está a procura da quadrilha suspeita de assaltar o Banco do Brasil da cidade de Angelim, no Agreste de Pernambucano. De acordo com informações da permanência da Polícia Militar e do 9º Batalhão, responsável pela área, cinco homens chegaram em um veículo Citroen e invadiram a agência, que fica na Rua Cônego Carlos Fraga no centro do município, em um prédio ao lado da prefeitura. O crime aconteceu por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (22). Eles utilizaram dinamites para explodir a agência e fugiram, deixando grampos ao longo da rodovia PE-177,  para furar os pneus das viaturas e impedir a chegada do reforço policial. A quantia roubada não foi divulgada.
Foto: Reprodução/ Blog Agreste Violento
Foto: Reprodução/ Blog Agreste Violento
O destacamento da Polícia Militar da cidade fica a cerca de 500 metros de onde o fato aconteceu, além do caixa parte do prédio também ficou danificado.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Curso de inglês do Prolinfo será ofertado na UPE Garanhuns

A UPE Garanhuns oferece a partir de 2014 o PROLINFO - Programa de Línguas e Informática, com o curso de inglês, em parceria com o IAUPE - Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco. A matrícula acontecerá em janeiro, no período de 06 a 10/01, exclusivamente através do site  http://iaupe.com.br/prolinfo/, com previsão de início das aulas em março. As aulas acontecem na FACETEG.

O PROLINFO oferece também outros cursos em línguas (Português e Espanhol) e também na área de informática (Photoshop, Illustrator e Dreamweaver) que estão sendo planejados para breve na UPE Garanhuns.

O curso de Inglês não tem mensalidades e o material é gratuito online. Somente na matrícula é cobrada uma taxa de R$ 190,00, renovada a cada seis meses.O curso é dividido em básico, intermediário e avançado.

Ônibus da Transtil que seguia de Garanhuns a Maceió, incendeia na BR-104


Um ônibus interestadual da empresa Transtil incendiou na manhã desta quarta-feira (20) na rodovia BR-104, próximo ao município de Messias. O veículo, lotado de passageiros, seguia de Garanhuns para Maceió.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o incidente foi provocado por um defeito mecânico e não deixou nenhum ferido. Todos os passageiros conseguiram sair do ônibus. Eles informaram que o fogo começou de repente.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas, mas um carro-pipa de uma usina que passava pelo local conseguiu apagar o incêndio.

Um representante da empresa afirmou que não houve feridos, todos os passageiros conseguiram deixar o veículo antes que as chamas se propagassem.

Com informações do Alagoas 24 horas

Mulher foi assassinada em Garanhuns nesta quarta-feira (20)

Uma  mulher foi assassinada no início da tarde desta quarta-feira (20). O crime aconteceu na Rua Afonso Pequeno, bairro São José em Garanhuns. A vítima, Darianne Leticia Silva França de 19 anos foi morta a tiros disparados por um elemento de identidade ainda desconhecida,  ela estava em um primeiro andar e acabou caindo em um telhado de uma residência.

A mulher tinha saído do presídio de Buique a cerca de trinta dias, onde cumpriu pena por  ser acusada de mandar matar o marido.

Do Agreste Violento

Garanhuns: Conselho Municipal de Educação tem novo presidente



Um órgão de deliberação coletiva participativa e que possui caráter consultivo, propositivo, mobilizador, fiscalizador e de controle social na implementação das políticas públicas da educação. Este é o papel do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns, que vivenciou a legitimação da posse do seu novo presidente na tarde desta terça-feira (19), no Gabinete do prefeito, no Palácio Celso Galvão.

O ato se configurou com a fala da atual presidente, Dorvalina Maciel, leitura das principais ações do Conselho para firmar sua relevância mediante os presentes, assinatura do termo de posse, seguida de fala do prefeito Izaías Régis, bem como da fala do novo empossado ao cargo de presidente do Conselho, Adilson Salustiano.

A atual presidente do Conselho, Dorvalina Maciel, declarou necessário manter o zelo pelo referido órgão público, mas expressou a dificuldade em se conseguir pessoas para atuarem nele, por não existir vínculo empregatício. “Para fazer parte do conselho é preciso entender de educação e está comprometido para que ela aconteça e dê resultados no município”, afirmou Dorvalina Maciel. Dentre as importantes ações do Conselho a presidente destacou a elaboração da Conferência Municipal de Educação, bem como o destino de recursos e elaboração de prioridades do Plano Nacional de Educação.

O chefe do poder executivo, Izaías Régis, disse contar com o desempenho do Conselho Municipal de Educação para realizar uma boa administração pública. O prefeito disse acreditar no Plano de Cargos e Carreira a ser implantado no município ainda neste governo, e que a intenção de sua gestão é realizar uma mudança no Estatuto dos atuais servidores municipais. “Nós precisamos da participação de todos para que o nosso trabalho tenha sucesso. Por isso espero contar sempre com vocês”, declarou o prefeito.

Feliz por ter sido eleito ao cargo, e consciente da necessidade do avanço na educação municipal, o presidente empossado, Adilson Salustiano observou que a sociedade esquece que o papel da escola é ministrar, e que o da família é educar. “São coisas distintas, mas que infelizmente estão sendo confundidas.  O professor que hoje busca ensinar com disciplina e austeridade em sala de aula, corre o risco de contrair processos judiciais, uma vez que as famílias não compreendem seu papel, e se encontram destruídas, com filhos esquecidos e sem orientação”.  O novo presidente do Conselho Municipal de Educação concluiu sua fala ao afirmar que a missão a qual lhe foi confiada é árdua, porém dará a sua contribuição no que for necessário.

Secom

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Programação da Time Jr na Semana Global de Empreendedorismo em Garanhuns

Esta semana estamos comemorando a semana global de empreendedorismo. Diante disto a Time Jr., empresa Júnior do curso de Ciência da Computação da UFRPE/UAG, em parceria com o SEBRAE, CDL Jovem e a secretaria de desenvolvimento econômico de Garanhuns preparou dois dias com uma programação repleta de inovação, com o objetivo de apresentar a sociedade a importância do empreendedorismo em forma de resultados das empresas juniores de nossa cidade. Todos podem participar.

Segue a programação:

1º dia - 19/11/2013 , Local: CDL (15h-18h)
Apresentação do Movimento Empresa Júnior
Apresentação das Empresas Juniores de Garanhuns da UFRPE, UPE e AESGA
Documentário : História de um Magnata em seguida Debate sobre o documentário

2º dia - 20/11/2013, Local: CDL (14h30-17h)
Minicurso 1: Redes Sociais ajudando a aumentar a imagem do seu negócio
Minicurso 2: Modelagem Eficiente de Negócios com o CANVAS


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Garanhuns é Destaque em Brasileiro e Mundial de Judô


Garanhuns levou a melhor em Brasileiro e Mundial de Judô, ocorrido no período de 8 a 10 de novembro, em Fortaleza-CE. O município foi representado por 21 atletas que conquistaram nove medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Os atletas premiados foram: Miguel Arcanjo do Amaral, Rafael D’Luca do Amaral, Carlos Tevano Filho, Ailton Ramos, Charles Gabriel Carvalho, Milena Alves, Giudicelli Elias, Mylla Cristian Campelo, Jair de Araújo e Ellen Raissa Ferreira. Na lista de conquistas ainda consta os nomes dos judocas Carlos Magno da Silva e Silas Sousa. Cada participante disputou o Campeonato numa categoria específica.

O atleta Marlone Antunes competiu em duas categorias e conquistou medalhas de prata e bronze. A judoca Raquel Ingrid, que também disputou em duas categorias, após conquistar um ouro e uma prata, se tornou Pentacampeã Brasileira de Judô.

Pelo campeonato Mundial, o professor e judoca Carlos Tevano trouxe o ouro na categoria sênior-81 kg, conquistando assim o título de Deca campeão Brasileiro das Ligas de Judô e o atleta Gislanio dos Santos Melo, trouxe a prata na categoria sênior-73 kg. O evento contou com a participação de 20 ligas estaduais de judô, das quais, Pernambuco se fez presente com 117 atletas.

Ao todo, cerca de mil atletas integraram o evento. Na ocasião, Pernambuco foi destaque pela conquista de Campeão Geral no Brasileiro Nacional das Ligas de Judô.

Secom

Projeto "Conecta Garanhuns" ofertará internet gratuita em 2014



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, por meio de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), disponibilizará, a partir de 2014, acesso gratuito à internet para a população do município. A nova infraestrutura de inclusão digital passará por licitação a partir de janeiro do ano que vem. O projeto será chamado de “Conecta Garanhuns” e está orçado em R$ 5.198.250,00 (cinco milhões, cento e noventa e oito mil, duzentos e cinquenta reais).

Atualmente, a cidade é o centro comercial mais diversificado e visitado do Agreste Meridional, tendo uma concentração urbana de 88% dos habitantes. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, a iniciativa promove o desenvolvimento da população e a inclusão não apenas social, mas também cultural e turística. “Existe uma grande brecha tecnológica que ainda separa aqueles que têm acesso aos benefícios das tecnologias da informação e da comunicação, e um segundo grupo que não tem acesso a estes recursos”, destaca.

O “Conecta Garanhuns” será via rede wireless ou rede híbrida integrada – cabeamento e radiofrequência. Do valor global, o Governo Municipal dará uma contrapartida de R$ 259.912,50 (duzentos e cinquenta e nove mil, novecentos e doze mil reais e cinquenta centavos) para a efetivação do projeto, que tem o objetivo de abranger todos os bairros de Garanhuns.

Secom

Garanhuns adere ao Novembro Azul



Estatísticas indicam que 12 mil homens poderão morrer vítimas de câncer de próstata, em nosso país em 2014. Sendo assim, Garanhuns se antecipa e dá a sua contribuição à saúde masculina, aderindo ao movimento nacional Novembro Azul que tem o intuito de combater o câncer de próstata. Voltado ao público masculino com histórico de câncer na família a partir dos 45 anos, bem como para todos os homens acima de 50 anos de idade, o movimento pretende conscientizar este público quanto a importância da prevenção e realização de exames para a detecção precoce da doença.

Para isto, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realiza pela Coordenação de Saúde do Homem, uma Mesa Redonda multiprofissional, nesta terça-feira (19) quando se comemora o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata. O evento será realizado às 19h, no auditório da AESGA e será marcado por temáticas como: doenças prevalentes no sexo masculino, incluindo câncer de próstata; ginecomastia (neoplasia benigna ou maligna que leva ao crescimento das mamas no homem); diagnóstico confirmado: enfrentamento do homem ao câncer de próstata. As temáticas serão abordadas pelo urologista Dr. Domingos Sávio Bezerra, pelo mastologista Dr. Paulo Batista e pela psicóloga Ingrid Pires, respectivamente.

Este evento destina-se ao público masculino, bem como a todos os profissionais e estudantes da área da saúde e pretende sensibilizar a população masculina quanto à prevenção precoce do câncer de próstata, na intenção de combater o preconceito referente ao assunto.

Secom

sábado, 16 de novembro de 2013

Duplicação da BR-423 de São Caetano a Garanhuns está prevista para julho de 2014

O prefeito de Garanhuns - Izaías Régis recebeu na tarde da última quinta-feira (14), um ofício do Ministério dos Transportes, encaminhado por meio do Gabinete do Senador Armando Monteiro(PTB) que traz novas informações sobre a duplicação da BR-423.

O Ministério dos Transportes informou que para o trecho de 80 quilômetros entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está sendo realizada a adequação do anteprojeto de licitação das obras. Após esse procedimento, o Ministério deverá publicar o edital de licitação no mês de março de 2014, sendo que o início das obras tem previsão para o dia 30 de julho, com conclusão em junho de 2016.

O comunicado foi feito ao senador Armando Monteiro nesta semana e atende a pleitos feitos pelo parlamentar.

Secom

Reestruturação da Ceaga e Mercado Público devem acontecer em 2014

A Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga) e o Mercado Público 18 de Agosto terão, em breve, seus estudos para reestruturação finalizados. O senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) conseguiram emendas extra orçamentárias para custear os valores das obras. A conquista é resultado da última visita do prefeito Izaías Régis (PTB), a Brasília (DF), quando os projetos foram apresentados aos parlamentares.

Os recursos somam R$ 5 milhões, sendo R$ 3 milhões para a Ceaga e R$ 2 milhões para o Mercado Público. “Com essas ações de grande relevância social, Garanhuns irá passar por uma nova concepção de organização urbana. É momento de pensar grande. Os reflexos serão inúmeros para a população. Entre eles, podemos citar a melhoria na qualidade do comércio, da saúde pública, da mobilidade. Estamos muito felizes com essa nova conquista para o nosso povo”, comenta o prefeito Izaías Régis.

As mudanças propostas passarão, ainda, por discussões entre o Governo Municipal e a população garanhuense.

Secom

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Câmara aprova projeto que extingue o feriado do aniversário de Garanhuns

O Projeto de Lei nº 41/2013 de autoria do Prefeito de Garanhuns Izaias Régis, que dispõe sobre os feriados municipais, criando o Dia de Garanhuns a ser comemorado no 2º domingo de março e exclui o 04 de fevereiro que se comemora o aniversário da Cidade, foi aprovado por nove vereadores em 1ª votação na manhã desta quarta-feira(13). Apenas os vereadores Sivaldo Albino e Alcindo Correia votaram contra o projeto. O Vereador Sílvio Sabino, não votou, pois estava presidindo a sessão, na ausência do Presidente Audálio Ramos Machado, por encontrar-se em viagem à Itália.

Durante as discussões internas, oito vereadores se posicionaram contrário ao Projeto: (Alcindo Correia, Carla Albuquerque, Claudio Taveira, Gersinho Filho, Haroldo Vicente, Luzia da saúde, Sivaldo Albino e Zaqueu Naum), mas um fato novo veio acontecer esta semana.

Segundo o vereador Sivaldo Albino, o Prefeito Izaias Régis ofereceu um jantar a sua bancada no Hotel Tavares Correia na última segunda-feira (11), com exceção dos Vereadores Alcindo Correia que já havia se manifestado nas rádios que era contrário ao Projeto e Audálio Ramos, que se encontra na Itália.

No jantar, o intuito do Prefeito foi de pedir que sua bancada votasse favorável ao seu Projeto, excluindo o feriado de 4 de fevereiro e criando o dia de Garanhuns, a ser comemorado no segundo domingo de março.

Com a aprovação na Câmara e depois do ato de sansão por parte do Prefeito Izaías Régis (PTB), a Cidade passa a contar com apenas os quatro feriados religiosos, sendo eles: A Sexta-feira da Paixão; Corpus Christi; o dia 13 de junho (em que se comemora o padroeiro da cidade, o Santo Antônio) e o dia 24 de Junho (Dia de São João).

Com informações do blog Combate e do blog de Carlos Eugênio

Audiência Pública sobre a FAMEG será realizada em Recife na próxima segunda-feira (18)

Acontecerá no dia 18 de novembro (segunda-feira) uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Recife com a finalidade de debater sobre a injustiça que está acontecendo contra a FAMEG, contra os estudantes prejudicados e contra uma população de cerca de um milhão de habitantes.

Em Garanhuns está sendo articulada a ida de uma caravana de pessoas e entidades interessadas no assunto. Um ônibus será fretado para levar alunos, funcionários e todos os membros da Comissão FAMEG JÁ, Imprensa, além de autoridades representativas da nossa sociedade que serão convidadas como: CDL, OAB, Maçonaria, Lions, Rotary e autoridades como, Prefeito, Secretários da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico, Câmara dos Vereadores de Garanhuns, entre outros. Muitos preferirão se deslocar em veículos próprios e em breve seraõ publicadas as informações necessárias para a formação da caravana.

COMISSÃO FAMEG JÁ

Estádio do Arruda pode ser leiloado para pagamentos de dívidas



Com a vaga para a Série B garantida e bem perto da final da Terceirona. Ainda assim, nem tudo é motivo para comemoração para os torcedores do Santa Cruz. Enquanto os funcionários preparam o Arruda para receber a massa coral no próximo domingo, o jurídico do clube se preocupa com a possibilidade de o estádio ir à leilão nos próximos dias. De acordo com o site www.leiloesjudiciais.com.br, a casa de todos os tricolores será objeto de um leilão em 20 de novembro, como forma de pagamento de parte das dívidas do clube. Os dirigentes, por sua vez, acreditam que a decisão será suspensa até a próxima segunda-feira.

Segundo a publicação, as “instalações para estádio” foram avaliadas em quase R$ 31 milhões, com lances a partir de R$ 15.493.310. Colaborador da gestão de Antônio Luiz Neto, o advogado e conselheiro Alírio Moraes foi encarregado de cuidar deste e dos demais casos de dívidas tributárias do clube. Em entrevista ao Superesportes, Moraes disse estar ciente do leilão, mas acredita que o mesmo deverá ser suspenso em breve. “De dois anos pra cá, comecei a fazer este tipo de saneamento. E ao longo deste período, já defendemos vários casos e suspendemos outras tentativas de leilão. Este caso, por exemplo, deve ser suspenso até segunda”, justificou.

Moraes explicou que o Santa Cruz já tem um acordo com a Justiça do Trabalho e que não há motivos para acreditar na realização deste leilão. “Os débitos estão sendo parcelados segundo um programa do Governo Federal chamado Refis IV. Não obstante, o estádio do Arruda é impenhorável, porque se trata, na origem, de uma doação de terreno feita pelo município do Recife com cláusula de devolução do imóvel no caso de o clube acabar. Ou seja, não perde a característica de um bem público”, destacou.

O advogado adiantou ainda que o caso não diz respeito a nenhum débito específico, como se viu em momentos anteriores. “As execuções fiscais - cobranças de impostos, multas e etc. - são direcionadas, aqui em Pernambuco, para três varas privativas. A maior parte dos processos do Santa estão concentradas na 11ª Vara Federal, cujo titular reuniu todas as execuções fiscais para formar um conjunto só de processos. Tem processo de 1998 e 1999. Nada desta gestão atual.”

Do Super Esportes

“Natal Luz” de Garanhuns traz novidades em 2013



Foi apresentado, na noite de ontem (12), o “Natal Luz” de Garanhuns. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença de autoridades políticas, empresários, convidados e a imprensa. Este ano, a iniciativa está repleta de novidades, entre elas, ações itinerantes em bairros da cidade e nos distritos do município. Todos os presentes puderam opinar nos projetos, estruturados pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

A concepção dos temas da decoração deste ano está embasada em cinco eixos, sendo eles: bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, presentes e tradição religiosa. Começando do pórtico de entrada de Garanhuns, as principais vias de acesso ao centro receberão as peças, que estão sendo produzidas por mais de 20 artesãos locais – o trabalho manual, concentrado no prédio do antigo Fórum, na avenida Dantas Barreto, continua passando pelos últimos detalhes.

Entre os elementos que compõem a proposta do “Natal Luz” 2013 estão também o padrão de iluminação para os polos de apresentações; a casa do papai Noel na praça Luiz Jardim; uma árvore de natal gigante de oito metros de altura no Espaço Colunata e a programação cultural descentralizada em 10 bairros e comunidades, além dos três distritos municipais, que terão datas específicas para receber as atrações.

O presidente da CDL, Fernando Couto, ressaltou a dedicação e a parceria da instituição e a Prefeitura de Garanhuns na concretização da proposta da festividade. “Com muita luta, conseguimos realizar os dois últimos natais, aqui. Empresários colaboraram, o ex-deputado Izaías Régis e atual prefeito, membros da igreja, para que nosso natal acontecesse. Para este ano não está sendo diferente, vai ficar muito mais bonito para que todos nós possamos aproveitar”, disse.

Corais, orquestras, reisados e pastoris devem encantar o público durante o período. A data para a abertura oficial da grade de programação está passando por definições e deverá acontecer na primeira semana de dezembro. Mais de 50 atrações de Garanhuns e convidados de outras regiões de Pernambuco e Alagoas trarão mais brilho à festa. O polo do Relógio das Flores receberá contação de histórias. A Avenida Santo Antônio terá apresentações em frente ao Palácio Celso Galvão, Espaço Colunata e Igreja Catedral de Santo Antônio.

O resgate do sentimento natalino foi exaltado na fala do prefeito Izaías Régis, que afirmou que esse é só o começo de inovações para o futuro. “Não vamos fazer sonhos, faremos realidade. Trazer turistas para Garanhuns. Deixar nossa festa de natal mais atraente, mais viva. Nós trabalhamos com planejamento e o Natal Luz ainda vai se aperfeiçoar bastante”, destacou o gestor.

A grade completa da programação cultural com os horários, atrações e locais será repassada em breve.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Quase metade dos eleitores de Garanhuns ainda não fez o Cadastramento Biométrico



Quase metade dos eleitores de Garanhuns, ainda não fez o cadastramento biométrico. De acordo com informações do cartório eleitoral, dos 81.300 eleitores do município cerca de 41.500 pessoas ainda faltam comparecer para fazer o cadastramento e o prazo se encerra no dia 14 de janeiro de 2014.

O cadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não se cadastrar vai ter seu título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

Para realizar o cadastramento, o eleitor tem que fazer um agendamento através do site: http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico ou ir pessoalmente ao Fórum Eleitoral de Garanhuns, localizado na Rua Barão de Nazaré, s/n, Bairro Brasília, levando um documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante de residência.

Com informações do NE10

Inscrições abertas para cursos gratuitos do Senac em Garanhuns até esta quarta-feira (13)

Estão abertas as inscrições até quarta-feira (13) para cursos gratuitos do Senac nos municípios de Garanhuns, Lagoa dos Gatos e Passira. São 281 vagas em cursos de garçom, salgadeiro, atendente de lanchonete, costureiro, inglês básico, espanhol básico, manicure e pedicure, auxiliar administrativo e cabeleireiro. As vagas estão sendo ofertadas via Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições são exclusivamente pela internet, na página do programa no site: www.pe.senac.br/psgnet.

Para participar, os interessados devem atender a pré-requisitos como ser aluno matriculado ou egresso da educação básica, ter renda familiar de até dois salários mínimos federais e ser trabalhadores empregados ou não, além de atenderem aos requisitos do curso escolhido.

Cada candidato deve escolher apenas um curso e se inscrever somente uma vez. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e enquanto houver disponibilidade. O resultado será anunciado no dia 14/11 no site do Senac. Essas e outras informações estão disponíveis no Documento do Processo de Inscrição 2013.47

SERVIÇO:
Programa Senac de Gratuidade
Municípios: Garanhuns, Lagoa dos Gatos e Passira
Relação de cursos, número de vagas, documento do Processo de Inscrição 2013.47 e inscrições on-line: www.pe.senac.br/psgnet
Inscrições até 13/11
Resultado dia 14/11
Informações: 0800 081 1688

Projeto do Natal Luz de Garanhuns será apresentado hoje (12) na CDL



O Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura apresenta hoje na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) o Projeto do Natal Luz de Garanhuns. A apresentação que está prevista para começar às 19h30 terá como público alvo os comerciantes e empresários associados à CDL, que é parceira na realização.

Durante a apresentação a Secretária de Turismo, Gerlane Melo, irá enfocar o conceito que será dado ao evento este ano, apresentar a decoração escolhida, bem como as atrações musicais que vão compor a programação. “A nossa intenção é apresentar todo o projeto a estes empresários parceiros e pedir o envolvimento deles para a criação deste clima natalino. É importante que as lojas entrem no contexto do evento, criando belas decorações em vitrines, fazendo com que quem ande pelas ruas possa sentir-se envolvido por esse evento.”
   
A previsão é que a decoração seja inaugurada na primeira quinzena de dezembro.

Secom

Torcedor do Sete de Setembro realiza campanha para sanar dívida do estádio



Um leitor do blog nos enviou um email para divulgarmos a campanha que ele está realizando com o objetivo de pagar a dívida do estádio do Sete de setembro, o qual está indo a leilão no dia 20 de novembro. Um último suspiro que só ganha uma nova história se forem pagos os R$13.837,00 de um débito adquirido em 2006.

Segue a campanha realizada por Luciano Junior:

Como torcedor do Sete e apaixonado por Garanhuns, acho que seria uma grande perde se alguém comprasse o estádio, principalmente se o comprador resolver demolir o estádio e fazer outra coisa lá.

Por isso pensei em uma forma de resolver o problema, e o único jeito é pagar a dívida de 13 mil reais. Por isso criei uma campanha para arrecadar fundos, e caso o valor ultrapasse a meta, o dinheiro será revestido para instituições de caridade. Para garantir a segurança do dinheiro, a dívida será paga sobre minha supervisão, para que não venhamos a simplesmente entregar o dinheiro aos dirigentes do Sete.

Peço sua ajuda para divulgar a campanha e atingirmos a meta:

Link da campanha: http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=228329

Atenciosamente,
Luciano Junior - Editor Garanhuns Eventos

sábado, 9 de novembro de 2013

Minimaratona acontece em Garanhuns neste domingo (10)



O Governo Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), informa que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Garanhuns, irá realizar uma minimaratona na avenida Rui Barbosa no próximo domingo (10). A concentração do evento será, às 8h, no pátio interno do Seminário São José.

Informamos que a avenida Rui Barbosa não será interditada, porém durante os momentos de corrida, o tráfego se dará de forma lenta, acompanhando a velocidade da evolução da maratona. Estarão disponíveis, para acompanhar e fiscalizar, duas motos e uma viatura da AMTT, com distribuição de agentes nos cruzamentos da via e na retenção de tráfegos. Lembramos que nos intervalos entre as largadas o trânsito fluirá normalmente. O previsto, segundo a organização do evento, é ser finalizado às 11h.

Secom

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ambulância do Samu de Palmeirina atropela motociclista em Garanhuns



Matéria do blog Combate, enviada por uma pessoa que presenciou o acidente na noite desta quarta-feira (06). Leia na íntegra:

Senti-me na obrigação de informá-lo de um absurdo total que eu e minha família presenciamos agora a pouco.

Eu, por volta das 22h e 10min, retornava do SENAC, onde sou professor, pela avenida do hospital Dom Moura quando, exatamente no cruzamento em que fica sediado o SAMU de Garanhuns e o Fórum da cidade, uma ambulância do SAMU de Palmeirina (cujo lema da gestão é "Trabalho com 'Respeito' ao povo", ao se aproximar do semáforo que estava fechado para ele, ultrapassou o sinal vermelho e, com isso, uma moto que vinha no sentido do parque Euclides Dourado para o Colégio CMA, não teve tempo de parar e foi atropelado, isso mesmo, atropelado pela ambulância do SAMU.

O pior, meu amigo, é que a ambulância não parou. Seguiu sua viagem indo até o Hospital Dom Moura onde estacionou tranquila e cinicamente.

Não me contive em ir até lá para, no mínimo, verificar a placa e lembrar ao motorista, que estava também acompanhado de um médico, que eles haviam atropelado um motoqueiro e simplesmente o deixaram lá na rua.

O motoqueiro, graças ao nosso bom Deus, ficou bem. Ninguém do SAMU de Garanhuns - que repito ficava na esquina - se prestou a ir até lá verificar se o rapaz estava bem ou mal.

De qualquer forma, rogo ao companheiro para tornar público esta demonstração de total despreparo, descaso e falta de senso de dever que este motorista e o médico que o acompanhava demonstraram. A placa do veículo é: PFY 0262 de Palmeirina.

O vigilante do Dom Moura, na minha frente, recebeu uma ligação em que alguém também denunciava o problema (imagino que alguém do SAMU de Garanhuns). Ele (o vigilante) afirmou que iria também anotar a matrícula do motorista e registrar a ocorrência em seu serviço.

Gigante do Agreste vai a leilão por conta de dívidas e pendências com a União



Gigante no nome e na história. Símbolo de uma das torcidas mais apaixonadas do interior do estado. Principal espectador de pelo menos 16 participações do time do Sete de Setembro na elite do Campeonato Pernambucano nos últimos anos. Este é o Gigante do Agreste, casa da equipe alviverde, que está por um fio.

Fundado em 7 de setembro de 1950, o Sete já foi um dos maiores orgulhos de Garanhuns. Depois da consolidação entre os melhores clubes do estado, chegou a crise. Foi sumindo e entrando na UTI do futebol. Afundado em dívidas e acumulando insucessos nos últimos anos, o Lobo Guará já não uiva tão alto e os reflexos podem ser vistos muito além das quatro linhas. Além da eliminação precoce na segunda divisão do estadual deste ano, seu maior patrimônio, o Estádio Gigante do Agreste, pode ser a próxima vítima da falta de apoio local e de condições financeiras para suprir os inúmeros gastos.

Nessa quarta (6), um leilão quase pôs fim a uma tradição de mais de 60 anos. Ficou no quase. Ninguém confirmou interesse em pagar os R$16 milhões anunciados pelo leiloeiro oficial. Uma sobrevida que tem data marcada para ter fim: dia 20 de novembro. Um último suspiro que só ganha uma nova história se forem pagos os R$13.837,00 de um débito adquirido em 2006. A dívida é com o INSS e pendências fiscais com a União. Com o prazo se aproximando, a quantia parece uma montanha interminável e impossível de se derrubar.

Com tantas dificuldades, não é só o próprio clube que sofre. Mesmo em pequenas proporções, a torcida, que aprendeu a torcer por uma equipe local, vai precisar viajar quando quiser acompanhar as partidas. Se leiloado no fim de novembro, o estádio não vai mais receber o alviverde e o clube vai precisar encontrar outra saída. Quanto a isso, ainda há tempo. O Sete só deverá entrar em campo em competições oficiais no segundo semestre de 2014, após a Copa do Mundo, pela Série A2 do Pernambucano. Até lá, o único sentimento que resta à torcida é a esperança.

G1

Ministério Público reúne prefeitos do interior de PE em Garanhuns nesta quinta (07)

Nesta quinta-feira (7), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pretende reunir 20 prefeitos do Agreste em Garanhuns. O evento está marcado para as 19h, na Promotoria de Justiça, onde o procurador-geral Aguinaldo Fenelon apresentará um projeto para diminuir a criminalidade nos municípios.

A ideia é que as prefeituras atuem direcionadas por dez práticas que, segundo o MPPE, são de baixo custo e podem gerar bons resultados para a cultura de paz. Uma das práticas é fazer valer a Lei Estadual 10.454/1990, que determina a retirada de ambulantes nas proximidades de escolas; outra é a exigência de câmeras em pontos comerciais, escolas, bancos e casas noturnas, por meio de lei municipal.

Recentemente, o MPPE apresentou o mesmo projeto a 14 prefeitos do Sertão em Afogados da Ingazeira. De acordo com a instituição, Jaboatão dos Guararapes e Cachoeirinha já aderiram ao plano. Nesta quinta-feira, o município de Caruaru deve firmar o mesmo compromisso.

O projeto de práticas de segurança foi pensado a partir dos Fóruns de Gestão Estratégica, realizados no ano passado.

G1

Prefeito Izaías leva projetos de infraestrutura para o senador Armando Monteiro



No segundo dia de trabalho em Brasília, o prefeito Izaías Régis passou a maior parte do tempo no gabinete do Senador Armando Monteiro. Nas reuniões com o senador e sua equipe os projetos de infraestrutura para Garanhuns tomaram a maior parte do tempo da pauta.

O gestor entregou ao Senador dois projetos de grande relevância para o município, a restruturação da Central de Abastecimento de Garanhuns - CEAGA e o da reestruturação do Mercado Público 18 de Agosto.

O Senador Armando Monteiro comprometeu-se em analisar os projetos e está empenhado em viabilizar os recursos junto aos órgãos públicos federais para que as obras possam ser executadas.

No gabinete do senador, o prefeito Izaías Régis ainda recebeu a notícia de que ainda este ano devem ser liberados os recursos para a construção das escolas do Vale do Mundaú, Jardim Petrópolis e Massaranduba. O senador Armando Monteiro junto ao Ministro da Educação, Aloízio Mercadante conseguiu colocar esses projetos como prioridade na pauta do MEC.

O prefeito Izaías Régis deixa a capital federal nesta quinta-feira (07).

Secom

Gestão de Turismo foi tema de encontro promovido pela ASTUR em Garanhuns



Representantes de trinta municípios de Pernambuco estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira (06), em Garanhuns, para trocar ideias, experiências e traçar metas quanto a gestão do turismo na região. O evento, intitulado “IV Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo” foi promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e termina hoje (7).

O encontro cumpre um cronograma de palestras. Em sua abertura, contou com a apresentação da secretária de Turismo de Garanhuns, Gerlane Melo. Em sua fala, a secretária destacou a revitalização dos atrativos turísticos de Garanhuns, a construção do calendário de eventos para o segundo semestre, ações previstas ainda no período e a formatação de projetos para 2014. A servidora disse que as dificuldades encontradas foram muitas, mas graças à ampla visão do prefeito Izaías Régis, e parcerias público/privadas, as coisas têm acontecido, sem onerar o município. Prova disso, segundo ela, foram os trabalhos de revitalização nas Praças Dom Moura I, II, III; Alto do Columinho, Cristo do Magano, Polo Heliópolis, Espaço Luiz Jardim, Monumento do Ipiranga, Parque Euclides Dourado, Praça Souto Filho e mais outras quatro praças.

A secretária também destacou outras ações que favoreceram o turismo local ao longo deste ano como o acesso à informações sobre o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), por meio de um site; a sinalização turística; a criação de produção associada ao turismo de souvenir de Garanhuns; cadastro de barraqueiros e gasoseiros; o cadastro para mala direta, entre outros. “Nossa expectativa agora é quanto ao Moto Fest e o Natal Luz que serão executados nos próximos meses”, completou.

Novidades – Outras novidades foram anunciadas para compor o calendário do município, entre elas o “Festival do Chocolate”, a implantação do Monumento de Dominguinhos, incluindo a formatação de um evento em homenagem ao artista. Na pauta de novidades, também consta o resgate do Conselho Municipal de Turismo.

O renomado professor Steve Albuquerque, mestre em Administração e Master Internacional Business, palestrou sobre a elaboração de produto turístico. Ele chamou a atenção de todos pela quantidade de informações relativas ao assunto e conceituou que produto é aquele que vende e dá lucro. “Hoje não basta apenas um lugar bonito para visitar. É necessário a profissionalização da oferta de produtos turísticos, focando em inovações. Temos que descobrir as potencialidades locais, unir à infraestrutura e vender o produto. E este, se configura em um conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos, acrescidos de facilidades e ofertado de forma organizada por um determinado preço. Mas nem tudo é produto, e nem todo público terá perfil para o que você oferece”, declarou Steve, informando que cada localidade tem um potencial turístico a ser explorado e, para tanto, é necessário a compreensão do território, para definir o tipo de turismo. Seja ele o ecoturismo, o turismo de sol e praia, o cultural, ou da pesca, o de negócios (sendo um dos que mais crescem hoje); o de aventura, o religioso, o de intercâmbio ou o rural, entre outros.

“Turista não cai do céu. A gente é quem tem que correr atrás dele”, disse Albuquerque, ao afirmar que diferentes perfis de demanda, precisam ser oferecidos. “O que pra gente é cotidiano, para outros é espetacular”, incentivou o professor, também alertando: “se o lugar é lindo, mas não é seguro, não é limpo, não tem bom acesso, nem serviços essenciais à estadia do turista, além da falta de infraestrutura, então não irá causar experiência positiva. Sendo assim, temos que ofertar produto, dando suporte a ele”.

Durante a manhã de hoje (07), o grupo envolvido no evento fez uma avaliação dos encontros do ano e propostas específicas para 2014. Os participantes também realizaram uma visita técnica aos atrativos turísticos de Garanhuns.

Secom

Escolas Técnicas Estaduais estão com vagas abertas para novos alunos



Uma ótima oportunidade para estudantes que querem ter um curso técnico em nível médio na sua formação. A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu ontem (06) 4.635 vagas para turmas em Escolas Técnicas Estaduais. Delas, 180 são para o Agreste Meridional.

A Escola Técnica Estadual Antonio Dourado Cavalcanti, em Lajedo, disponibiliza 90 vagas para o curso de Redes de Computadores e 90 vagas para Alimentos. Os interessados precisam ter concluído o Ensino Fundamental em 2012 ou 2013 e idade máxima de 17 (dezessete) anos no ato da matrícula.

As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo, em etapa única, que consiste em prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br, no período de 06/11/2013 a 21/11/2013, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.

O local/horário de realização da prova será informado no cartão de inscrição que deverá ser emitido no momento da inscrição. O resultado final será divulgado no dia 19/12/2013.

Os candidatos classificados no Processo Seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2014 deverão comparecer, no período de 06/01/2014 a 17/01/2014, na escola indicada na relação dos classificados para efetuar a matrícula.

As informações adicionais podem ser acessadas no Edital, clicando aqui.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DNIT visita comunidade de Manoel Chéu para ver possibilidade de instalação de lombadas


Na manhã de hoje(6) o Secretário de Planejamento Fernando Nunes visitou a comunidade do Manoel Chéu, junto com o engenheiro do DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Bruno Lezan. A visita foi para ver a possibilidade de instalação de lombadas eletrônicas nas proximidades da entrada de acesso à comunidade. O pedido feito pelo Governo Municipal, também foi reforçado pela vereadora Luzia da Saúde, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores no mês de setembro.

O engenheiro trouxe a informação de que devem ser instaladas na localidade, três lombadas eletrônicas.  Como o trecho apresenta uma declinação muito acentuada as lombadas físicas não são permitidas. Para amenizar a insegurança dos pedestres que precisam atravessar a rodovia, o DNIT deve ainda instalar sonorizadores e emitir uma autorização para que a Prefeitura possa implantar sinalização horizontal e vertical (faixa de pedestre e placas). “A previsão é que essas mudanças sejam feitas no primeiro trimestre de 2014, já que a empresa que está realizando a instalação dessas lombadas tem um cronograma a seguir em todo o Estado”, explicou Bruno Lezan.

Secom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger