quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Liv Moraes reúne amigos em homenagem a Dominguinhos nesta sexta (01) em Garanhuns

A cantora Liv Moraes realiza nesta sexta-feira (01), uma homenagem intimista ao seu pai, Dominguinhos, memorável compositor e sanfoneiro pernambucano. Junto com sua mãe Guadalupe e os cantores e compositores caruaruenses Almério e Valdi Santos, os músicos se reunirão no Cemitério São Miguel, em Garanhuns, em frente ao túmulo de Dominguinhos. No repertório para homenagear o sanfoneiro, clássicos como Tenho sede, Abri a porta, Eu só quero um xodó, Pedras que cantam e Lamento sertanejo. Quem também deve chegar para embalar os suaves acordes de sanfona, são os músicos Savinho do Acordeon e o sanfoneiro Sergipano, Mestrinho. “Todas as vezes que eu puder homenagear meu pai, eu vou fazer”, sintetiza Liv Moraes.

Sobre Dominguinhos: O músico e compositor, Dominguinhos morreu em julho desse ano aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O cantor teve ao todo na sua carreira 41 discos, e composições marcantes para a música do país.

Escola Arthur Maia matricula para o Projovem Urbano

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, comunica aos jovens de 18 a 29 anos de idade que o Projovem Urbano está com matrículas abertas até o final do mês de novembro, para o complemento de turma na Escola Municipal Arthur Brasiliense Maia. A escola fica localizada na Rua Augusto Calheiros, s/n, bairro da Boa Vista. Podem participar jovens na faixa etária indicada, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental. Não é permitido o acúmulo de benefícios de diferentes modalidades do ProJovem. Os interessados no Programa deverão procurar a secretaria da escola, munidos dos documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, na hora da matrícula.

O Programa é do Governo Federal, realizado por meio do Governo Estadual e tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. Aos jovens que cumprem determinados requisitos de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$100,00.

As atividades do Projovem acontecem no horário de 18h40min às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

Secom

Câmara rejeita pedido de informações sobre a derrubada dos eucaliptos solicitada pelo vereador Sivaldo Albino




O vereador Sivaldo Albino apresentou nesta quarta feira 30/10 no Plenário da Câmara Municipal de Garanhuns requerimento de pedido de informações sobre a ação de derrubadas de diversas árvores de eucaliptos no Parque Euclides Dourado. Dentro delas estavam a solicitação das seguintes informações: Cópia dos Laudos das Árvores derrubadas, com a respectiva assinatura dos responsáveis pelo laudo; Informações de qual Empresa que está realizando o serviço; Qual valor pago a Empresa; Qual o destino das madeiras retiradas dos Eucaliptos; Que órgãos responsáveis (Prefeitura, Estado e União) autorizaram a derrubada dos Eucaliptos.

O requerimento foi rejeitado por 12 votos contra 1, obtendo apenas o voto do vereador Sivaldo.

"O meu pedido era no intuito de esclarecer para população de Garanhuns quais os reais motivos que levaram aquela devastação por lá, uma vez que a nota da Prefeitura e os Esclarecimentos do Sr. Secretário Epaminondas não convencem ninguém, visto que, quem vai ao Parque constata que não era todas as árvores derrubadas que causavam riscos, portanto as foto acima demonstra que muitas foram derrubadas sem necessidades.

Não entendo o porque meus companheiros vereadores e vereadoras não aprovaram um simples pedido de informações, que iria servir para nós representantes do povo ter o conhecimento de tudo e também dar informações a nossa população garanhuense com relação a esse caso que tem sido muito cobrado.

Irei encaminhar ao Ministério Público os dados que apurei e espero que tanto este vereador quanto a população de Garanhuns saibam de fato o porque daquela enorme devastação no Parque Euclides Dourado." (Sivaldo Albino)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Garanhuns recebe o IV Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo


Começa na próxima quarta-feira (6) o IV Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo. O evento é promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE), numa parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e será realizado no auditório da Unidade de Negócios do Serviço de Apoio às Micro Empresas (Sebrae) Agreste Meridional, em Garanhuns. A programação, que contempla palestras e discussões relacionadas à infraestrutura turística, captação de recursos e execução de projetos, seguirá até a quinta-feira (7).

Entre as abordagens nas palestras que ocorrerão ao longo da programação estão: elaboração de produtos, marketing estratégico e mercados públicos. Espaços para questionamentos serão abertos para possíveis dúvidas dos participantes. De acordo com a secretária de Turismo de Garanhuns, Gerlane Melo, o encontro vem somar conhecimentos e traçar metas para o futuro. “É sempre bom participar de um momento com outros secretários da região. Teremos discussões produtivas, com certeza. Poderemos trocar ideias e experiências e aperfeiçoar nossa gestão no dia-a-dia”, comenta a titular da pasta.

Confira, abaixo, a programação completa:

Dia: 6/11/2013 (quarta-feira) – Auditório do Sebrae
8h – Credenciamento.
9h30 - Abertura oficial da reunião e composição da mesa diretiva.
10h às 11h – Apresentação do Município de Garanhuns
Condução: Gerlane Melo – Secretária de Turismo
11h às 11h40 - Palestra: Entendendo o potencial da Região e elaborando produtos turísticos competitivos. (Palestrante: Steve Albuquerque)
11h40 às 12h - Espaço aberto para os questionamentos dos Secretários, Dirigentes de Turismo e demais participantes, acerca do tema apresentado.
12h – Encerramento do período manhã.
12h às 14h – Almoço livre
14h às 14h40 – Palestra: O papel do marketing na promoção dos municípios. (Palestrante: Lelê Carvalho – Sócia-diretora da Trio Comunicação)
14h40 às 15h – Espaço aberto para perguntas
15h às 15h20 - Pausa para pequena degustação oferecida pelos municípios participantes
15h20 às 16h – Palestra: Mercados Públicos: o DNA dos municípios.
(Palestrante: Ana Cláudia Frazão)
16h às 17h20 – Espaço aberto para questionamentos
17h20 - Encerramento do período da tarde do 1º dia da reunião
NOITE - Momento de Confraternização
20h – Jantar | Local: Coluna Café | Apresentações culturais de Garanhuns e Região

Dia: 7/11/2013 (quinta-feira)                                                                                      
8h - Informes dos municípios presentes: Avaliação dos Encontros de 2013 e propostas específicas para 2014 | Demandas dos municípios à Astur/PE para as reuniões do CONTUR/PE | Indicação da cidade-sede do I Encontro da ASTUR em 2014, no mês de fevereiro.
8h30 - Saída para visita técnica aos atrativos turísticos do Município de Garanhuns
12h - Encerramento do Encontro.


SERVIÇO – Data: 6 e 7 de novembro de 2013
Local: Sebrae – Unidade Garanhuns
Endereço: Av. Rui Barbosa, 671 (atrás da agência do Banco do Brasil)

Secom

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ação itinerante é realizada em Garanhuns



A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa pública sob governança da Secretaria de Administração do Estado (Sad), realiza de 29 outubro a 1 de novembro, o projeto Perpart Itinerante na cidade de Garanhuns. A ação visa a entrega de escrituras aos moradores residentes nos núcleos habitacionais de Jupi, Capoeiras, Canhotinho e Jurema, bem como recepcionar documentos e fornecer esclarecimentos jurídicos sobre como retirar a escritura e regularizar a situação jurídica do imóvel.

O atendimento ocorrerá na Escola Estadual Aderbal Jurema, situada na rua Padre Agobar Valença, s/n, em Heliópolis, próximo a unidade do Detran. O atendimento ao público será realizado, de 29/10 a 31/10, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já no dia 1/11, o atendimento será de 8h às 12h. “Esse projeto traduz a preocupação do Governo do Estado em atender diversas demandas da população de forma específica e proativa. Até o final do ano serão 43 municípios contemplados com o projeto. Agora o cidadão pode receber o documento definitivo de propriedade em um curto espaço de tempo”, disse o secretário de Administração do Estado, Décio Padilha.

Com o acesso à escritura do imóvel, o morador passa a ter, legalmente, todos os direitos assegurados, inclusive vantagens relacionadas à possibilidade de se candidatar à linhas de crédito e financiamentos no momento da reforma ou venda. “A entrega é mais que um ato simbólico, pois quando o mutuário faz a regularização, seu imóvel passa a valer mais e ele pode ter acesso linhas de crédito e financiamento no momento em que for vender ou reformar. Passando a ter todos os benefícios sociais e legais relativos à propriedade”, disse o diretor-presidente da Perpart, Rodrigo Amaro.

O cidadão que der entrada na escritura terá o prazo máximo de 15 dias, caso não haja pendência documental, para a retirada da documentação na sede da Perpart. “O Perpart itinerante é específico, mas o atendimento aos mutuários de todas as unidades habitacionais da Cohab é contínuo e acontece na sede da empresa no bairro do Cordeiro, de segunda a sexta-feira”, finalizou Amaro.

Para solicitar a escritura, os moradores devem comparecer ao local com as originais e as cópias da identidade, do CPF, da certidão de casamento (ou de nascimento, se solteiro) e da documentação do imóvel: carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração, além da certidão de ônus reais, emitida pelo cartório de registro de imóveis da localidade.

PERPART – A Perpart é uma empresa estadual que tem por missão participar de reformas estruturadoras da administração pública, racionalizando a recuperação de direitos e a honra de obrigações, e atuar na aplicação de investimentos de interesse público no Estado de Pernambuco. Está localizada na Rua Dr. João Lacerda, 395, bairro do Cordeiro, próximo ao Grupo de Operações Especiais (GOE). O horário de atendimento imobiliário na sede da empresa é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h e às sextas-feiras das 7h às 12h. Mais informações pelos números (81) 3184.5027/3184.5103.

SERVIÇO

Perpart Itinerante em Garanhuns
Escola Estadual Aderbal Jurema
Rua Padre Agobar Valença, s/n – Heliópolis
* Próximo a unidade do Detran
Informações: (81) 3184.5027 ou 3184.5103
sim@perpart.pe.gov.br

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Agricultura sobre os cortes dos eucaliptos e as podas de árvores em Garanhuns

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, vem esclarecer alguns questionamentos sobre as ações do corte de eucalipto no Parque Euclides Dourado e das podas nas árvores das ruas e praças. É importante ressaltar que são duas ações diferentes. A primeira ação, isto é, o corte dos eucaliptos, é realizada pela Secretaria de Agricultura. Já a segunda ação, ou seja, as podas das árvores, é realizada pela equipe de poda da Secretaria de Serviços Públicos e Obras.

Primeira ação: corte dos eucaliptos

O corte dos eucaliptos doentes, infelizmente, foi a recomendação técnica indicada. De acordo com o secretário de Agricultura, Epaminondas Borges, a reação de insatisfação da população acaba sendo, inicialmente, comum. “Olhando o eucalipto por fora não se enxerga nada, é uma árvore normal, aparentemente saudável, entretanto internamente elas estão, em sua grande maioria, necrosadas. Essa necrose não comprometeu somente o tronco, mas também as raízes”, acrescenta.

Segue, abaixo, o relato completo do secretário:

Antes de assumir a Secretaria, também não tinha notado nenhum problema com os eucaliptos, pois durante as caminhadas eu olhava pra frente e não para o alto. Após assumir a Secretaria de Agricultura de Garanhuns, em uma das visitas no Parque, observei um galho enorme que havia caído na área quase em frente a Escola Henrique Dias. Nesse momento, olhei para o alto e constatei uma grave situação, pois existia uma enorme quantidade de galhos e eucaliptos mortos. Na semana seguinte, convidei o engenheiro florestal Paulo Dill, professor da UFRPE/UAG, para ver também a situação e discutirmos o problema. Ele também ficou assustado com o que viu e recomendou a retirada das árvores. Posteriormente, conversei com o engenheiro agrônomo, Cristiano Lima, que na época era professor de fitopatologia na UFRPE/UAG. O diagnóstico foi o mesmo, ou seja, não tinha como reverter o quadro sanitário e a única alternativa era suprimir os eucaliptos com problema.

No início de julho com o solo macio, devido ele estar encharcado pelas chuvas, um eucalipto caiu por volta das 3h da manhã em cima da pista de cooper. Ao analisar o exemplar que caiu, fiquei surpreso, pois o mesmo praticamente não tinha raízes, e visualmente, ele não apresentava problema algum (Foto 01). Após cavar o solo para analisar as raízes, observei que as mesmas estavam todas necrosadas devido ao ataque de cupins.

Como estava se aproximando o Festival de Inverno, decidimos por questão de segurança interditar o parque para cortar os eucaliptos que estavam doentes, nas áreas onde teríamos uma maior concentração de pessoas. Nos primeiros cortes, veio a constatação: a maior parte deles estavam necrosados por dentro. A partir daí percebemos que os eucaliptos que apresentavam uma grande quantidade de galhos secos estavam necrosados internamente.

Para nossa surpresa, quando o parque estava interditado, caiu outro eucalipto, por volta das 20h, em cima da rede de energia. Felizmente, o parque estava interditado e não houve feridos (Foto 02).

Após a realização dos cortes nos eucaliptos mais problemáticos no mês de julho, programamos essa segunda etapa. No início dos trabalhos, confirmou-se a suspeita de que as árvores estariam necrosadas internamente (Foto 03). Vale ressaltar que visualmente não é possível afirmar se as árvores estão ocas por dentro ou não. Para isso, precisaríamos ter um Tomógrafo ou Resistógrafo – espécie de ultrassom, que são equipamentos de precisão que detectam se a árvore está deteriorada internamente ou não. Como a prefeitura e nem a universidade possuem esses equipamentos, a constatação só foi possível após a derrubada dos primeiros exemplares.

Além do problema da necrose por doenças e cupins foram suprimidos eucaliptos com elevado grau de inclinação (Foto 04). Como eles apresentavam mais de 30 metros de altura e um peso em torno de oito toneladas, o risco de cair era enorme, haja visto que alguns já apresentavam rachaduras no tronco.
Por fim, sobre o corte dos eucaliptos, quero ressaltar que estou aliviado, por termos conseguido concluir essa ação preventiva, antes de ter acontecido um acidente grave como o ocorrido recentemente em Porto Alegre, que possui um problema idêntico ao nosso (ver matéria: http://m.diariogaucho.com.br/noticias/todas/a4254005).

Poda das árvores

Em relação a poda das árvores que estão sendo realizadas pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Obras vou fazer um esclarecimento geral.

A Secretaria de Agricultura só é responsável pelos pedidos de autorização do corte da árvore. Quando é feito esse pedido, é gerado um laudo e um registro fotográfico. Já os procedimentos de poda não precisam ser autorizados pela Secretaria, ou seja, eles são executados diretamente pela equipe de poda da Secretaria de Serviços Públicos e Obras. Portanto, vou explicar o motivo das podas que estão sendo realizadas como engenheiro agrônomo não como responsável da pasta. O motivo principal das podas que estão sendo realizadas é retirar as “ervas-de-passarinho” que estão infestando grande parte das árvores de Garanhuns.


A erva-de-passarinho é uma espécie parasita que suga a seiva das plantas e, caso não seja retirada, pode provocar a morte das árvores. A única forma de combater o problema é a poda, pois não existem herbicidas recomendados. É recomendado nas cidades o controle da erva-de-passarinho, pelo menos uma vez por ano, geralmente no período seco. O problema é que em Garanhuns não foi feita a manutenção das árvores, dessa forma, a erva-de-passarinho está presente em todos os lugares da cidade, com alto grau de infestação. Tem árvores que a gente custa a ver a folha, isto é, só conseguimos visualizar a espécie parasita (Foto).

Portanto, como não foi feita a manutenção durante anos, a erva-de-passarinho enraizou em praticamente todos os galhos das árvores, tomando-a por inteira. Dessa forma, a única maneira de controlar o problema é fazer uma poda mais drástica. Tem casos que fica difícil de saber qual é o galho da árvore e qual é estrutura da erva-de-passarinho. Se a manutenção tivesse acontecido ao longo dos anos, o parasita não teria atingido toda a árvore, e a poda não teria que ser drástica.

Por fim, vale ressaltar que a ação é para diminuir o grau de infestação do parasita nas árvores das ruas e praças da cidade, além de evitar que a erva-de-passarinho provoque a morte das árvores infestadas. Portanto, essa ação não tem nada a ver com cupins e risco de queda das árvores das ruas, conforme li em alguns blogs.

Secom

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Homem é preso por participar de quadrilha que praticou diversos assaltos em Garanhuns


Givanildo Santos Ferreira

Após levantamento realizado pelo NIA/PM (Núcleo de Inteligência do Agreste), policiais do 9º BPM de Garanhuns abordaram o imputado Givanildo Santos Ferreira , vulgo “Nido” na Av. Julio Brasileiro em Heliópolis, o qual é homicida e foi liberado recentemente do presidio. Ele transitava com o veículo Fiat Uno de placa PFD-7051, e segundo a polícia, seria autor de vários assaltos e outros crimes na região do Agreste juntamente com Bruno Bezerra Ferreira, vulgo “Bruno do Magano” e Alen Souza dos Santos, ambos do Magano.

Os imputados acima, armados de pistola e revolver realizaram durante a noite desta sexta-feira (25) um assalto em uma residência na Cohab II, de onde levaram uma certa quantia em dinheiro. Em seguida fizeram outro assalto a uma borracharia no bairro da Boa Vista, de onde levaram R$ 2.600,00 e ainda assaltaram um mercadinho na Rua Cap. Pedro Rodrigues no Magano já no início da manhã do sábado (26), de onde levaram uma certa quantia em dinheiro e tomaram de assalto um veículo Fiat Pálio de cor prata, mas que foi abandonado logo em seguida próximo à Rua Serra Branca no Magano.

Do Agreste Violento

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Garanhuns foi beneficiada com R$ 100 milhões de reais para investimentos em saneamento básico

A COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento) teve o projeto aprovado para saneamento de Garanhuns no valor de R$100 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), anunciada ontem (24) pelo Ministério das Cidades.

Ainda em janeiro o prefeito Izaías Régis teve a primeira reunião com o Presidente da COMPESA, Roberto Tavares, para discutir possibilidades de financiamento para obras de saneamento no município.
Desde março, o município de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento, vem trabalhando em busca desses recursos. Foi neste mês quando o Ministério lançou o edital de chamamento público para os municípios apresentarem as suas solicitações de recursos.

Em junho, o prefeito designou o engenheiro João Guido, servidor da SEPLAN para seguir ao Ministério das Cidades em Brasília a fim  de discutir as prioridades para Garanhuns. Como a COMPESA tem a concessão municipal para os assuntos ligados a abastecimento de água e tratamento de esgoto, o município decidiu priorizar os projetos elaborados pela Companhia Pernambucana de Saneamento.

Garanhuns vai receber a ampliação do sistema de esgoto já existente, com o assentamento de 210 quilômetros de tubos e ampliação de estações elevatórias (sistemas de bombeamento) e estações de tratamento. Cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas com essa ampliação, com obras orçadas em R$ 100 milhões. “O investimento feito em saneamento é revertido imediatamente em qualidade de vida para a população, com a prevenção de doenças e a preservação do meio ambiente”, ressaltou o prefeito Izaías Régis.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PRF de Garanhuns realiza a maior apreensão de munições do ano em Pernambuco


Milhares de munições foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada de hoje (24), na BR 423, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Uma pessoa foi presa.

O carregamento estava escondido dentro das caixas de som do Volkswagen Golf, de placa NMO 4180, licenciado no município de Atalaia, Alagoas. Os agentes da PRF abordaram o carro durante uma fiscalização de rotina às 4h, e acabaram encontrando um total de 2.900 munições dos calibres 20, 28, 32, 36 e 38. Também foram apreendidas 3750 cápsulas vazias e 100 mil espoletas, que seriam utilizadas para o fabrico de novas balas. Todo o material é da marca CBC, de fabricação nacional.

O único ocupante do veículo, que é agricultor e tem 34 anos, declarou que veio de Atalaia em seu próprio carro, e que receberia a quantia de mil reais para entregar a carga apreendida a uma pessoa na cidade de Lajedo, próximo à Garanhuns.

O porte ou posse de arma de fogo ou munições sem a devida documentação legal é crime. A pena varia de 2 a 4 anos de detenção.

A lavratura do flagrante foi feita na delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Saúde promove Dia “D” do Outubro Rosa em Garanhuns nesta sexta (25)


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde e apoio do SENAC, realiza nesta sexta-feira (25/10), o dia “D” do Outubro Rosa. O evento acontecerá de 08h30min às 13h, no Largo do Colunata. O momento irá contar com atividades educativas, distribuição de panfletos, blitz informativa, corte de cabelos, maquiagem, pintura de unhas na cor rosa, depoimentos de mulheres, homenagem às mulheres que venceram o câncer e orientações às mulheres que se fizerem presentes no evento.

Na ocasião também haverá solicitação e marcação de mamografia. Para isto, será necessário levar o cartão SUS. As mulheres que ainda não possuam o cartão SUS deverão levar um comprovante de residência para que o referido cartão seja confeccionado na hora. O dia “D” do Outubro Rosa também irá contar com a apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo.

A intenção do evento é diminuir os índices da doença no município, tendo em vista ser um dos maiores vilões na morte de mulheres. Se detectado no início, as chances de cura do câncer são altas, mas para isto é importante que as mulheres se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino.

Secom

ARTIGO: É possível um novo tempo com a eleição de três deputados de Garanhuns

Não estamos colocando nomes na mesa, estamos defendendo posições importantes quando afirmamos que nossa Garanhuns tem a oportunidade de eleger pelo menos três deputados estaduais nas Eleições de 2014. O que imaginamos, e faz todo sentido, são os frutos que essa representação parlamentar pode trazer para a cidade e ainda irradiar o seu leque de conquistas para todo o Agreste Meridional. Nós afirmamos, e não nos cansamos de repetir que GARANHUNS PRECISA PENSAR GRANDE. Algumas pessoas poderiam entender esses sentimentos de pensar diferenciado como se fosse algo relacionado a mania de grandeza, não é isso que queremos expressar, pois sabemos que são dos atos mais simples que surgem as melhores respostas e as mais verdadeiras.

No momento oportuno, diversos nomes serão colocados a livre escolha do eleitor de Garanhuns e do Agreste, que será chamado a expor o seu ponto de vista sobre os grandes temas que não são resolvidos na esfera municipal e sim, que estão sempre na dependência da atuação de um deputado estadual, notadamente aquele que está mais próximo do cidadão e do núcleo decisório do Governo do Estado. Por isso se faz necessário a coragem de quebrar velhos paradigmas e focarmos o futuro com o desprendimento daqueles que de fato acreditam num novo amanhecer. A politica, no Brasil, foi transformada de modo muito negativo nos últimos tempos, mas nos não podemos perder a esperança, essa chama viva que todos nos carregamos na luta do nosso dia-a-dia, todos e todas, desde aqueles que exercem suas profissões, ate aqueles que buscam o primeiro emprego, todos são atores desse momento importante que vive o nosso País. As manifestações nas ruas trouxeram um recado claro e direto: os brasileiros, pernambucanos, garanhuenses, querem um novo jeito de condução politica. Todos querem uma politica clara, transparente, honesta em que cada homem e cada mulher possam ser atores do seu próprio destino e não apenas expectadores que são chamados a “arena” nos dias de “espetáculos”.

Temos hoje aproximadamente 85 mil eleitores em Garanhuns, sem contarmos com os demais municípios do Agreste Meridional, logo chegamos a conclusão de que havendo uma distribuição mais ou menos equilibrada do eleitorado, torna-se imensamente possível a eleição de 3 representantes para a Assembleia Legislativa. Podemos perguntar como é que haveria essa distribuição? nós afirmamos que ela será seletiva, será feita de modo natural por aqueles que acreditam num tempo diferente em que as pessoas estejam em primeiro lugar. É importante observar esses nomes que serão colocados no tempo adequado devem possuir um projeto de debates e de propostas importantes. Não se faz necessário que sejam de uma mesma frente, um mesmo lado, isso não deve ser observado. O que é preciso verdadeiramente e que esses nomes tenham compromissos inadiáveis com o progresso e o desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste Meridional. Nossa historia é vasta de nomes que escreveram capítulos, cada um a seu tempo, porem todos tiveram grande importância para a construção do que hoje e a cidade e a região.

Nomes que passaram pela Assembleia Legislativa só para citar, os Deputados: José Cardoso, Ivo Amaral, Jose Tinoco, e ainda mais alguns que com sua coragem e desprendimento buscaram representar nossa cidade e de forma altiva fizeram a sua parte. Vivemos um novo tempo, um tempo de construção de caminhos e temas que remetem a qualidade de vida das pessoas. Esses caminhos passam seguramente e primordialmente pela geração de emprego e renda, por uma Saúde qualitativa e uma Educação de bases sólidas. Imaginamos um tempo e buscamos o sonho de ver nossos filhos vivendo na nossa cidade, na nossa região e construindo os alicerces do futuro. É tempo de transpor do campo dos sonhos para a realidade, um grande desenvolvimento econômico, social e radicalmente democrático. Um futuro que já começou.

*Geovani Oliveira, Nasceu em Garanhuns, ex-prefeito de Itaquitinga/PE, líder estudantil na década de 90, foi Presidente do D.A. da FAGA/AESGA.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Posto do IML deve ser implantado em Garanhuns



Na semana passada, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria da Mulher de Garanhuns receberam a visita de uma equipe da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, bem como de autoridades locais para uma avaliação da sala, na qual deve ser implantado um posto do Instituto Médico Legal – IML. A sala fica localizada no antigo Hospital Municipal de Garanhuns. No espaço serão realizados apenas os exames traumatológicos e sexológicos. “Este posto será subordinado ao IML do Recife e é apenas parte de uma estrutura maior que a Secretaria de Defesa Social tem a intenção de instalar em Garanhuns. Neste posto realizaremos os exames traumatológicos e sexológicos de vítimas de violência doméstica, estupro e outros tipos de situação que se faça necessário o exame de corpo de delito”, explicou a perita médica legista Ana Cristina Monteiro.

Participaram da visita o delegado regional Marcos Omena, os peritos médicos legistas Ana Cristina Monteiro e Carlos Vilar, Ana Joyse Breenzimerk - gestora do IML Pernambuco, Marcus Carvalho – vice- gestor do IML, Vera Lúcia dos Santos - Chefe de Trauma, Viviane Matos de Santana - Escrivã de Polícia - IML, Flávio do Nascimento Queiroz - comissário de polícia e assessor administrativo do IML, Major Iremberg do Corpo de Bombeiros de Garanhuns e o Tenente Coronel Maranhão, Comandante do 9º BPM.

A previsão da Secretaria de Defesa Social é que o posto seja implantado em novembro. A estrutura deve funcionar com um médico perito legista e mais dois servidores que devem ser cedidos pela prefeitura.

Secom

Conexão Repórter vai exibir nesta quinta (24) uma entrevista exclusiva com o canibal Jorge Negromonte



O "Conexão Repórter desta quinta-feira, 24 de outubro, vai mostrar a reportagem "O Diário do Mal", com uma entrevista exclusiva com um dos maiores criminosos dos últimos tempos. O jornalista Roberto Cabrini vai entrevistar  Jorge Negromonte, o canibal assassino que morava em Garanhuns e foi acusado de vender salgados feitos com carne humana.

Durante a entrevista, o acusado foi frio e manipulador, e revelou detalhes de como fazia tudo. Ele faz parte de uma seita, onde cometia uma série de assassinatos brutais. Além disso, ele dirigia filmes "de terror", onde simulava matanças, que por fim vinham a acontecer.

O "Conexão Repórter" apresentado por Roberto Cabrini vai ao ar toda quinta-feira, logo após "A Praça É Nossa" no SBT.

Do SBT Brasil

Garanhuns: Obras de novos PSF’s estão em andamento



Cerca de três mil famílias serão contempladas com os serviços do PSF da Cohab II em Garanhuns. O posto que é uma unidade tripla será dotado de consultório odontológico triplo, salas de esterilização, consultórios, sendo dois com banheiros internos, auditório, recepção com sala de espera, salas de vacina, de procedimentos, de curativos e de utilidades, sala de expurgo e lavagem, de esterilização, sala de administração, gerência e um total de seis banheiros.

A população da localidade terá acesso aos serviços de pré-natal, planejamento familiar, atendimento de puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil), atendimento a pacientes com hipertensão e diabetes, vacinação, visitas domiciliares, realização de citologia, entre outros.  “A construção de unidades de saúde no município só gera benefícios à população. São implementações de recursos, assistência integral e organizada e promoção de ambiente mais adequado para cada serviço prestado. O que proporciona maior disponibilidade de atendimento quantitativo e qualitativo aos usuários do espaço”, enfocou o Secretário de Saúde, Harley Davidson.

Mais outros dois bairros estão com obras de PSF´s em andamento, o José Maria Dourado e o Indiano. Além de construções, há também as unidades que estão passando por ampliação, são elas: PSF Vila do Quartel, PSF Sítio Jardim, PSF Bela Vista, PSF Miracica II, PSF Heliópolis I,PSF Brasília e PSF Boa Vista I. As implantações e ampliações de novos postos de saúde da família no município têm por finalidade a melhoria do serviço SUS. Além da gratuidade, a comunidade ganha mais qualidade e localização de fácil acesso. Atualmente Garanhuns dispõe de 32 unidades de saúde da família.

Secom

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Wagner da Carne é transferido para Teresina no Piauí



A Polícia Civil do Piauí apresentou nesta segunda-feira (21) na sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Wagner Alexandre de Almeida, 42 anos, acusado de ter matado um policial no momento em que estava sendo recambiado para o estado do Pernambuco. O criminoso, conhecido como ‘Wagner da Carne’, foi transferido para a Casa de Custódia de Teresina, Piauí, onde deve aguardar julgamento pelo crime de homicídio. Ele foi recapturado no sábado (19), após 72 horas de buscas.

Wagner é acusado pela polícia de matar um policial. Algemado, o criminoso conseguiu pegar a arma do agente que estava no banco do passageiro da viatura e efetuou os disparos. O outro policial que estava dirigindo tentou reagir, mas acabou perdendo o controle do veículo, que capotou na BR-316, próximo da cidade de Valença.

De acordo com o delegado Menandro Pedro, presidente do Greco, 'Wagner da Carne' foi encontrado com vários ferimentos pelo corpo e ainda com as algemas. Segundo a polícia, ele teria tentado pedir ajuda aos trabalhadores de uma pedreira na região para que quebrassem as algemas com uma marreta, mas os operários se recusaram.

"Ele acabou pedindo ajuda na casa de um casal de idosos e como nós já tínhamos oferecido uma recompensa para quem desse alguma informação sobre o fugitivo, uma pessoa avisou para a polícia que ele estava nessa casa. Mesmo com a chegada dos policiais e diante dos disparos, ele ainda correu bastante tentando uma nova fuga, mas um agente conseguiu segurá-lo", relatou o delegado.

Wagner da Carne é foragido do sistema prisional do Pernambuco com condenações que, somadas, ultrapassam mais de 200 anos além de ter contra si 27 mandados de prisão, a maioria por crime de estupro. O homem foi recapturado na quinta-feira (17) em Chapadinha, no Maranhão, onde estava desde 2008.

Segundo a polícia, o criminoso comprou no Maranhão duas fazendas e um frigorífico, que juntos foram avaliados em mais de R$ 1 milhão.

Com informações do G1

Suspeito de matar o promotor de Itaíba apresenta vídeos que podem provar sua inocência



O agricultor Edmacyr Cruz Ubirajara, que está cumprindo prisão preventiva, é apontado pela polícia como o principal suspeito de executar o promotor Thiago Faria Soares, de 36 anos, na cidade de Itaíba, no Agreste pernambucano. No entanto, cinco imagens de circuitos de TV, apresentadas à imprensa, podem ser aliadas na defesa que busca comprovar a inocência do agricultor, segundo o advogado e sobrinho do suspeito, Leandro Ubirajara. Ele detalha que o conteúdo da imagem, comprova o que Edmacyr afirmou em depoimento.

A família divulgou as imagens para a imprensa, nesse domingo (20), mas, segundo o defensor, a polícia deve ter conseguido as imagens desde a quarta-feira (16), um dia depois da prisão de Edmacyr. O advogado do suspeito ainda relatou que espera a liberação o quanto antes, e que vai esperar até o fim da prisão temporária, que tem duração de 30 dias.

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Osvaldo Moraes, confirma que a polícia está analisando as imagens. Ele afirmou que elas se tratam de uma prova importante para o contexto das investigações e que vão servir na busca da verdade.

O ex-namorado de Mysheva Martins, o empresário Glécio Oliveira, deixou a delegacia de Águas Belas no início da tarde desta segunda-feira (21). A polícia queria saber se Glécio teria emprestado dinheiro à ex-namorada para ela arrematar as terras em um leilão da justiça. O que, segundo o advogado do empresário, não ficou comprovado. O depoimento demorou mais de 2 horas.

No início da manhã a polícia recebeu a denúncia de um veículo carbonizado no bairro Pé-de-Serra, na periferia da cidade. O carro, um Corsa Hatch, poderia ser o mesmo usado para transportar o assassino do promotor, mas os peritos do Instituto de Criminalística já descartaram esta hipótese.

No final da tarde de hoje, a esposa de Zé Maria de Mané Pedo, suspeito de ser o mandante do crime, deve ser ouvida pelos delegados que apuram o caso. O disque denúncia está oferecendo R$ 10 mil para quem contribuir com informações sobre a localização de Zé Maria de Mané Pedo. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 3421-9595.

Do JC News      Foto: Wagner Sarmento/JC

domingo, 20 de outubro de 2013

Polícia recaptura "Wagner da Carne" no Piauí



Por volta das 16h00 do sábado (19) a polícia recapturou o foragido Wagner Alexandre de Almeida, 42 anos, vulgo "Wagner da Carne". A prisão aconteceu próximo a uma fazenda na cidade de Valença no Piauí, Sul do Estado.

O criminoso foragiu na madrugada da última sexta-feira (18) após assassinar o Agente Penitenciário Sandro Joaquim da Silva, que trabalhava na Inteligência da SERES-PE enquanto era recambiado do Maranhão para o Estado de Pernambuco. Algemado, ele conseguiu pegar a arma do ASP e efetuou os disparos. O outro ASP, Wallas Ferreira de Sousa Lima que estava dirigindo a viatura tentou reagir, mas acabou perdendo o controle do veículo, que capotou na BR-316, próximo da cidade de Valença-PI.

De acordo com a Polícia, no momento em que foi recapturado, Wagner ainda estava usando as algemas e chegou a falar para alguns populares que tinha sido vítima de assalto. Uma pessoa reconheceu o criminoso e acionou a polícia. “Essa pessoa chegou a oferecer um café para ele e conversar para poder ganhar tempo até a chegada da polícia”, relatou o delegado.

Durante a abordagem, ‘Wagner da Carne’ tentou reagir contra um dos policiais, mas foi contido.

Desde a sexta-feira, a polícia já havia montado barreiras e iniciado buscas na região para localizar o criminoso. Homens do Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Força Tática participaram da operação.

O criminoso foi transferido para uma Delegacia de Teresina-PI, de onde será recambiado para o Estado do Pernambuco.

Do Agreste Violento

sábado, 19 de outubro de 2013

Tentativa de chacina em Garanhuns deixa 2 mortos



O fim de semana em Garanhuns na área policial começou agitado, na noite desta sexta-feira (19), quatro homens bebiam no “Eskinight” conhecido por “Bar de Zé Maria”, na Rua Cap. Pedro Rodrigues, bairro da Brasília, quando dois elementos chegaram em uma moto, o garupa desceu e efetuou vários disparos de arma de fogo, provavelmente pistola calibre 380, contra  as quatro pessoas.

Uma delas faleceu no local, Evaldo Ramos dos Santos, 24 anos, vulgo “Toti”, morador da Rua Monsenhor Callou, bairro de São José, Garanhuns. De acordo com a polícia civil, a vítima foi atingida com quatro disparos.

As outras três pessoas que também foram baleadas foram socorridas para o Hospital Dom Moura.

A segunda vítima fatal foi Marcos Antônio Vieira da Silva, 22 anos, morador da Rua São Luiz, bairro da Brasília. Marcos havia sido socorrido em estado grave, não resistiu aos ferimento e foi a óbito na manhã de hoje.

Com esses sobe para 32 o numero de homicídios praticados este ano na cidade de Garanhuns.

Polícia militares da Gt-18.115 foram os primeiros a chegarem no local , mas os elementos já haviam se evadidos. O socorro foi acionado e as viaturas do SAMU e Corpo de Bombeiros foram ao local, sendo as vítimas socorridas imediatamente.

A Polícia Civil fez o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Os crimes vão ser investigados pelo delegado Dr. João Lins, titular da 22ª delegacia de homicídio de Garanhuns.

Do Agreste Violento

Informações sobre o suspeito de mandar matar o promotor valem até 10 mil



O Disque-Denúncia Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), oferece até R$10 mil para quem tiver informações que levem à prisão de José Maria Pedro Rosendo Barbosa, apontado como mandante do assassinato do promotor Thiago Faria Soares. O suspeito já possui mandato de prisão preventiva expedido pela Justiça.

O oferecimento da recompensa é um estímulo a mais para que a população repasse informações que levem à localização do suspeito. “Esperamos contar mais uma vez com a participação ativa da população. O serviço se coloca à disposição para ser uma ponte entre o público e a polícia, recebendo dados que possam auxiliar efetivamente com a resolução do caso”, explica a superintendente do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo.

Até o momento, já foram recebidas cinco denúncias sobre o possível paradeiro do acusado. Todas foram encaminhadas imediatamente para a SDS. Das ligações para o serviço, três informações chegaram pela central da Região Metropolitana do Recife e as outras duas pela unidade do serviço no Agreste.


Para denunciar, basta telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou para (81) 3719-4545, no interior do Estado. Também é possível repassar informações no site da central (www.disquedenunciape.com.br), que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.


Fonte: Disque Denúncia - PE

Campanha de Vacinação contra a raiva acontece neste sábado (19)

A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle Ambiental de Garanhuns – CCA informa a população que neste sábado(19) será realizada a Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos.  Ao todo 37 postos de vacinação estarão abertos contemplando todos os bairros da cidade. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17 horas. Farão parte da ação, 60 vacinadores, 60 auxiliares de vacinadores e mais outros 12 na equipe de reserva. Os trabalhos também irão contar com quatro médicos veterinários, além de coordenadores e motoristas. A expectativa é que sejam vacinados 11 mil cães e 6 mil gatos.

LISTA DOS POSTOS:
- AJOC
- Associação da Várzea
- Castelo de João Capão
- CEAGA
- Centro Comunitário Santo Antônio
- Centro Social Cristo Redentor
- Centro Social Padre Dehon
- Largo da Colunata
- Cruzamento da Santa Rosa
- Escola Professor Letácio de Brito
- Escola Silvino Almeida
- Escola Simôa Gomes
- Instituto Bíblico do Norte
- Massaranduba (Igreja do Pastor Miguel)
- NASG
- Parque de Exposições
- PSF do Aluízio Pinto
- PSF da Bela Vista
- PSF da Brahma
- PSF da Brasília
- PSF da COHAB II (Igreja Católica)
- PSF do Heliópolis
- PSF do Indiano
- PSF do Jardim Petrópolis
- PSF do João da Mata
- PSF da Liberdade
- PSF do Magano I
- PSF do Magano II
 - PSF do Manoel Chéu
- PSF da Morada do Sol
- PSF do Parque Fênix
- PSF do Vale do Mundaú
- PSF da Vila do Quartel
- Quadra do Lulão
- Rádio FM Sete Colinas e
- Terminal de ônibus da COHAB II

Secom

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que autoriza igrejas a vetar gays

Sob o comando do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que livra os templos religiosos, padres e pastores de serem enquadrados na lei de discriminação se vetarem a presença e participação de pessoas “em desacordo com suas crenças”.

Na prática, a proposta quer evitar que os religiosos sejam criminalizados caso se recusem a realizar casamentos homossexuais, batizados ou outras cerimônias de filhos de casais gays ou mesmo aceitar a presença dessas pessoas em templos religiosos.

Autor do projeto, o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) propõe alterar uma lei de 1989 que define como crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Essa norma estabelece prisão de um a três anos para tais situações.

O texto, que foi aprovado pela comissão formada majoritariamente por evangélicos, segue para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Diário do Congresso

Garanhuns vivencia Semana Municipal de Ciência e Tecnologia



O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, promove a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, de 20 a 27 de outubro, em parceria com a Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG/UFRPE. Uma das ações do evento é o “Recreando no Parque”, que ocorre na próxima sexta-feira (25/10), no Parque Euclides Dourado, das 9h às 14h.

Voltado aos jovens e adolescentes do 6º e 7º anos da Rede Municipal de Ensino, o momento irá explorar todos os espaços do parque, com várias atividades esportivas como: atletismo, jogos populares, judô, dança, handebol, jogos de salão, futebol de campo, ginástica, basquete e voleibol. Cada atividade contará com um professor e acontecerá de forma simultânea para que todos participem do evento.

Na ocasião todos os estudantes estarão identificados por pulseiras de TNT em cores variadas: amarelo, rosa, laranja, vermelho, verde escuro, verde claro, preto, marrom e cinza, bem como devidamente fardados e com crachás para facilitar ainda mais a identificação. O “Recreando no Parque” ainda contará com apresentação cultural da Escola de Tempo Integral Miguel Arraes de Alencar.

Durante a realização das atividades uma ambulância ficará de prontidão para qualquer emergência. Para atender a todos os estudantes a Secretaria vai disponibilizar o transporte escola/parque, água e lanche.

Ainda durante a Semana serão realizadas oficinas educativas de teatro, reciclagem e recreação para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da sede e do campo.

Secom

CDL Jovem de Garanhuns empossa nova diretoria



Aconteceu na noite de ontem, 17 de outubro, a posse da nova Diretoria da CDL Garanhuns em solenidade que contou com a presença da sociedade garanhuense. A mesa foi formada pelo Presidente da CDL, Fernando do Couto Soares , Audálio Filho, Presidente da Câmara dos vereadores, Glauco Brasileiro, Representando o Prefeito da Cidade, Geandré Nogueira, Secretáro de Desenvolvimento, Paulo Couto, Presidente da OAB/Garanhuns, e da Presidente eleita, Priscila Bélens.

A Diretoria ficou assim composta: Presidente: Priscila Bélens,  Vice: Thiago Augusto, Diretor Secretário: Rafael Salles. Diretora de Finanças: Simone Brito, Diretor de Responsabilidade Social Sociais: Ronald keverson, Diretor de Marketing: Lucas Rafael,Diretor de Desenvolvimento Empresarial: Eliel Valença e Cristiano Lessa como Consultor Juridico.

A Cerimônia simples e rápida ficou a cargo de Luciano André e logo após, os convidados participaram de um coquetel onde se sociabilizaram com muita alegria.

Por Calvino Brasil do Panorama Garanhuns  Foto: Dário Ferraz

Lombada eletrônica está sendo instalada na PE-177 de Garanhuns


A rodovia PE-177 de Garanhuns está recebendo a instalação de uma lombada eletrônica nas proximidades da entrada do Detran. O perímetro urbano da PE-177 é bastante movimentado pois dá acesso a entrada do bairro Indiano, da Vila do Quartel e Vila Lacerdópolis, além de ser uma das principais vias de acesso a cidade.

A instalação da lombada eletrônica vai controlar a velocidade dos veículos no local, diminuindo o risco de acidentes que são constantes nesta rodovia.

Estuprador "Wagne da Carne" mata policial e consegue fugir novamente

Wagner Alexandre Almeida de Aragão, o “Wagner da Carne”, elemento preso ontem em Chapadinha no estado do Maranhão, que no ano de 2008 praticou vários estupros contra mulheres em Garanhuns, fugiu na madrugada de hoje quando era trazido para o estado de Pernambuco. Na fuga, um agente penitenciário foi assassinado, a viatura capotou e o bandido fugiu.

O fato aconteceu na cidade de Valença no Estado do Piauí por volta de 01h00 da manhã de hoje, Wagner em um descuido do agente penitenciário, tomou a arma do agente e efetuou um disparo na cabeça da vítima que morreu. Na ação do criminoso, o veiculo Gol em que  os  agentes estavam capotou e Wagner fugiu. O agente Sandro Joaquim Silva morreu e o agente Wallas Ferreira de Sousa Lie ma, que também estava no veículo, sobreviveu e foi levado para a sede da Delegacia de Valença.

A Polícia Militar de Valença iniciou as buscas, mas até o momento não obteve sucesso.

Do Agreste Violento

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estuprador "Wagner da Carne" foi preso no Maranhão


Policiais do Serviço de Inteligência do Sistema Penitenciário de Pernambuco com apoio da Polícia Civil de Chapadinha no Maranhão, prenderam por volta das 06h00 da amanhã desta quinta-feira (17), Wagner Alexandre Almeida de Aragão,  “Wagner da Carne” que estava foragido do presídio de Petrolina-PE.

Wagner foi preso em uma casa na MA 230 próximo a uma churrascaria, onde ele morava desde dezembro de 2012, com ele foi encontrado uma espingarda 28, uma pistola 765, uma espingarda 5.5, um revólver 38, uma espingarda 28, facas e 20 munições intactas.  Com ele também foi encontrado documentos falsos que ele estaria usando para enganar a polícia.

Wagner tem uma pena de 200 anos de cadeia para cumprir e 27 mandatos de prisão por estupro. Em Garanhuns, ele foi acusado de vários estupros há mulheres jovens no ano de 2008.

Em Chapadinha ele participou  da briga onde queria tomar a posse das terras da localidade Baturité na BR-222, onde houve conflitos e até disparos de arma de fogo na localidade.

Wagner está na delegacia de Chapadinha e será transferido para o Estado de Pernambuco. Com ele foi preso um outro companheiro que ajudava Wagner em Chapadinha, inclusive na tomada de posse do Baturité.

Veja a matéria sobre a fuga : http://www.vecgaranhuns.com/2012/05/estuprador-em-serie-que-aterrorizou.html

Com informações do Agreste Violento

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

“Agreste Visita Nordeste” divulga potenciais de Garanhuns no Rio Grande do Norte

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, estará realizando entre os dias 22 e 29 deste mês a ação “Agreste Visita Nordeste”. Durante o período, Garanhuns terá espaço no Natal Shopping, em Natal (RN), para divulgar os potenciais turísticos e seus serviços. A iniciativa tem a parceria da Unidade de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Agreste Meridional.

No espaço organizado pela instituição, poderão ser conhecidos hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos da cidade. Os empresários de Garanhuns, interessados em divulgar seu empreendimento, devem encaminhar a sua folhetearia até a próxima segunda-feira (21), para a sede da secretaria, localizada na avenida Caruaru, s/n, bairro Heliópolis, até às 10h da data.

Para a secretária de Turismo, Gerlane Melo, a ação vai apresentar ao público os principais destinos e convidar, de maneira mais intensa, para que os turistas visitem o município. “O foco é o incentivo ao turismo, seja ele de lazer, de negócios ou qualquer outro segmento. A expectativa é, com certeza, positiva. Enviaremos um servidor para estar no quiosque montado no shopping e também teremos várias imagens de Garanhuns expostas”, comenta.

Secom

Preso acusado de matar o promotor de justiça em Itaíba



Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretária de Defesa Social (SDS) apresentou detalhes do andamento das investigações do crime que matou o promotor de Justiça, Thiago Faria Soares, de 36 anos.

O principal suspeito de assassinar o promotor foi preso pela polícia, na noite da última terça-feira (15), em Itaíba, no Agreste. Edimacir Ubirajara é um dos herdeiros da Fazenda Nova. O suposto mandante do crime também foi identificado, ele seria José Maria Pedro Rosendo, de 53 anos, dono da fazenda, e ainda não foi localizado. Segundo a polícia, a motivação do crime seria a disputa entre o fazendeiro e o pai da noiva do promotor por conta das terras da fazenda.

Edimacir Ubirajara chegou junto com o advogado, por volta das 15h da última terça, na Delegacia de Águas Belas, onde prestou queixa. Ele foi reconhecido pela noiva da vítima, Mysheva Martins. Cerca de cinco horas depois, ele foi levado em diligências com o secretario Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, de onde voltou algemado. De acordo com a polícia, nas três horas que passou com o secretário, Edimacir tentou confirmar onde estava quando o promotor foi assassinado, chegando a fazer uma reconstituição dos fatos. Ele afirmou que estava na casa do sogro, que chegou a ir até a unidade policial e confirmar a informação.

Segundo os investigadores, também constava em aberto contra Edimacir um mandado de prisão expedido no ano de 2000, quando ele foi flagrado com um carro roubado. Familiares dele estiveram na delegacia para levar roupas. Eles informaram que o parente já havia cumprido pena pelo crime e alegaram que a Justiça que ainda não havia dado baixa no caso. Ele é cunhado do fazendeiro José Maria, que está sendo procurado pela polícia.

De acordo com o secretário da Secretaria de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, outras pessoas participaram do crime. "Outras pessoas estavam no carro na hora do crime. O suposto mandante  tem várias propriedades e, provavelmente, está em alguma delas. Na hora do crime, Edimacir estava com óculos escuros e chapéu. Ele será encaminhado para um presídio e ficará sob recomendação especial", revela o secretário. Na manhã desta quarta (16), Wilson Damázio convocou uma coletiva de imprensa para repassar os detalhes da investigação.

Diário de Pernambuco

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fazendeiro suspeito de mandar matar o promotor já responde por outros processos criminais

O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo, apontado como mandante da execução do promotor Thiago Faria Soares, morto com quatro tiros na cabeça, no Agreste de Pernambuco, já responde a outros processos criminais. A informação foi repassada, nesta terça-feira (15), pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e pelo chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais. Desde segunda (14), dia do crime, uma megaoperação deflagrada pelas polícias Civil, Federal e Militar tenta localizar o suspeito. O corpo do promotor foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Grande Recife.

O suspeito tem processos criminais, que responde na região, em relação a homicídios. Gente muito perigosa. Existem alguns pedidos feitos à Justiça, para descobrir a forma como aconteceu o crime”, afirmou Aguinaldo Fenelon. “O fazendeiro tem uma ficha criminal bastante longa. Já foi preso por homicídio", acrescentou o chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais, sem detalhar por quais crimes ele responde. Os dois foram ao velório da vítima, que ocorreu no centro cultural do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Centro da capital.

Pela manhã, o secretário executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, afirmou ao G1 que a vítima, junto à família da noiva, teria adquirido parte de uma fazenda por R$ 100 mil em um leilão. A polícia indica que a morte foi motivada pela compra. Insatisfeito com o negócio, o antigo dono do terreno teria encomendado a execução.

Entenda o caso
De acordo com a SDS, Thiago seguia para Itaíba com a noiva e um tio dela, quando um veículo se aproximou e uma pessoa efetuou um disparo. A investida ocorreu em um trecho da PE-300. O promotor parou no acostamento, quando os suspeitos deram o retorno e atiraram novamente.

Em algumas reportagens o nome do promotor apareceu como Thiago Faria de Godoy Magalhães. Ainda na segunda (14), o Ministério Público esclareceu que este era o nome usado pelo promotor quando casado. Depois da separação, ele voltou a usar o nome de solteiro, Thiago Faria Soares.

Fonte: G1 e foto do blog de Magno Martins

Princípio de rebelião na Funase ocorreu nesta terça-feira (15) em Garanhuns

Ocorreu um princípio de rebelião na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Garanhuns, no Agreste pernambucano. De acordo com a Polícia Militar, 18 menores participaram da ação nesta terça-feira (15). Desses, um estava com uma faca, outro com canivete artesanal e três agrediram o coordenador da unidade.

Estes cinco menores foram autuados em flagrante na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns e devem retornar à reclusão. O motivo do manifestação seria a vistoria na unidade.

Em nota enviada ao G1, a assessoria da Funase informa que o princípio de rebelião não deixou feridos nem provocou danos ao patrimônio público. E a nota afirma que a revolta iniciou quando foram encontradas uma serra de grades e uma faca no Alojamento Quatro, durante vistoria feita diariamente a pedido da Justiça.

G1

Mega operação tenta prender suspeito do assassinato do promotor de Itaíba


A disputa por terra teria motivado a execução do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, na manhã de ontem, na PE-300, nas proximidades de Itaíba, Agreste do estado, a 331 km do Recife. Essa é a principal linha de investigação da Polícia Civil. Ontem, o governador do estado, Eduardo Campos, garantiu que pedidos de prisão preventiva foram solicitados junto à Justiça. Diante do crime de repercussão nacional, a Associação do Ministério Público de Pernambuco denunciou que existem 19 promotores que vivem sob escolta da Polícia Militar por estarem ameaçados de morte.

No momento em que foi assassinado com quatro tiros de uma arma calibre 12, provavelmente uma espingarda, o promotor estava acompanhado da noiva, a advogada Mysheva Freire Ferrão Martins, e do tio dela Adautivo Elias Martins. Ele conduzia um Hyunday prata na altura do km15 quando foi interceptado por ocupantes de um Fiat Uno preto. A advogada teria conseguido escapar pulando do carro após o primeiro disparo. Ela foi socorrida com escoriações para a Maternidade João Vicente, em Itaíba, onde recebeu alta médica ontem mesmo. O promotor estava de casamento marcado para o dia 1º de novembro, mas já morava com Mysheva na Fazenda Nova, em Águas Belas.

A terra onde o casal vivia pode ser o motivo do crime. Segundo fontes ligadas à polícia, a fazenda era habitada por posseiros, mas o promotor teria atuado na reintegração de posse desta terra em benefício da família da noiva, no caso, do próprio sogro. Em seguida, as terras teriam sido colocadas para leilão através do Banco do Nordeste e, na ocasião, o promotor teria adquirido o bem. Duas testemunhas foram ouvidas na Delegacia de Águas Belas na noite de ontem pelos delegados que estão à frente das investigações.

Uma grande operação policial está sendo realizada nesta terça-feira por policiais civis e militares, com ajuda de um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) para tentar capturas envolvidos no assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares. A ação vasculha a área rural do município de Águas Belas, na Fazenda Nova. De acordo com a polícia, as terras seriam de propriedade de um homem suspeito de ser o mandante do crime.

Uma força-tarefa foi criada pra investigar o assassinato do promotor de  36 anos, morto a tiros no município de Itaíba, no Agreste do estado. Uma equipe com 50 policiais civis e militares e seis promotores está trabalhando no caso. Integram ainda a cúpula de diligências a Procuradoria Geral da República, a Polícia Civil e Militar de Pernambuco, além do Ministério Público. “Estão envolvidos nas investigações a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público de Pernambuco e o Ministério Público Federal. Todas as instituições vão dar resposta para esse bárbaro crime, com uma investigação rápida e segura”, destacou o governador Eduardo Campos.

O corpo do promotor de Justiça Thiago Faria Soares está sendo velado, no Centro Cultural Rossini Alves Couto do MPPE (Avenida Visconde de Suassuna, 99), das 11h às 16h, desta terça-feira (15). O sepultamento está previsto para as 17h no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Diário de Pernambuco

Sesc Garanhuns realiza IV Festival Sesc de Artes Cênicas



Evento iniciou ontem e segue até sábado

A Unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns realiza até o próximo sábado (19) o IV Festival Sesc de Artes Cênicas. Nesta edição, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar suas ações, passando a atuar não só em Garanhuns mas também nos municípios de Saloá, São João, Jupi e Canhotinho, contemplando a região do Agreste Meridional com espetáculos de dança, teatro, vídeo-dança, performances e ações formativas.

Serão 13 apresentações distribuídas em pontos estratégicos. Entre eles o Espaço Colunata, Espaço Luiz Jardim, Teatro Luiz Souto Dourado, Centro de Atividades do Sesc Garanhuns e nas principais praças das cidades parceiras. Além disso, o festival apresenta o projeto “Cenas em Trânsito” – que são intervenções urbanas realizadas nos transportes coletivos de Garanhuns.

O homenageado deste ano é o teatrólogo Marcos Freitas. Em Garanhuns, por mais de duas décadas, Marcos atuou como professor, autor e diretor de Teatro, contribuindo com a formação artística de crianças, jovens e adultos de várias gerações.

Secom

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Curso de Psicologia da UPE Garanhuns tem nota mais alta do estado


O curso de Psicologia do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns obtém melhor avaliação (conceito 4) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012, dentre as 12 Instituições de Ensino Superior em Pernambuco avaliadas.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

"É um resultado que merece ser destacado, pois ficamos à frente de importantes instituições do estado, inclusive faculdades particulares e universidades federais. Isto mostra que o ensino superior avança no interior de Pernambuco com qualidade." - Ressalta o diretor Clóvis Gomes Jr, da UPE Campus Garanhuns.

O Pró-Reitor de Administração da UPE, Prof. Pedro Henrique Falcão, ex-diretor do Campus Garanhuns, destaca que o resultado mostra também que o curso vem se mantendo em alto nível, já que havia conseguido a nota em outros momentos, como em 2011, quando se formou a primeira turma do curso. "Temos uma equipe que se dedica ao curso, professores e estudantes comprometidos. Foi um grande acerto para Garanhuns e região, e o ENADE só está comprovando a iniciativa da Universidade de Pernambuco e do Governo do Estado" - afirma o gestor.

Assessoria de Imprensa da UPE

Garanhuns recebe Semana de Segurança da Celpe

A população de município de Garanhuns recebe, nesta terça (15) e quarta-feira (16), orientações da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) sobre segurança com energia elétrica. A concessionária montou uma estrutura especial para o evento, que integra a Semana de Segurança. As atividades serão realizadas, das 9h às 16h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, antiga Praça Guadalajara, no Bairro de São José. Durante os dois dias, os clientes que assistirem às palestras sobre o uso e seguro e eficiente da energia e apresentarem a conta com vencimento no mês de setembro quitado, sem débitos anteriores, receberão duas das 400 lâmpadas fluorescentes compactas que serão distribuídas no local.

Uma agência móvel da concessionária estará no local para oferecer à população todos os serviços comerciais de uma agência tradicional, como emissão de segunda via da fatura, cadastramento da Tarifa Social e solicitação de novas ligações.

As orientações aos consumidores serão direcionadas para cinco temas centrais: ligações clandestinas, instalação de antenas de TV, brincadeiras com pipas e reformas ou construção de imóveis. Assuntos como cuidados com a eletricidade dentro das residências e com o manuseio de equipamentos eletrônicos também serão abordados.

As aulas sobre uso seguro da energia serão ministradas por especialistas. No decorrer da campanha haverá distribuição de panfletos e cartilhas explicativas. A finalidade é agir de forma preventiva junto à população para a redução do número de ocorrências. Além das ações na Semana de Segurança, a Celpe ainda desenvolve trabalhos nas comunidades para esclarecimento quanto aos cuidados a serem observados na convivência com a rede de energia.

Por meio da unidade de Eficiência Energética, a concessionária estará orientando a população para o uso eficiente da energia.

Após Garanhuns, a Semana de Segurança da Celpe segue para as regionais de Serra Talhada, 22 e 23, e Cabo, 19 e 20 de novembro. Recife, Caruaru, Petrolina e Carpina já receberam a visita do evento.

Idoso morre depois de cair de roda gigante em Iati

A Polícia Civil está investigando a morte de um idoso depois de cair de uma roda gigante. O equipamento estava instalado em um parque de diversões no município de Iati, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu por volta das 23h deste domingo. A vítima foi identificada como Alfredo Pessoa Aguiar. De acordo com as primeiras informações que chegaram à polícia, o idoso teria se desequilibrado e caido do brinquedo. Ele chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.O caso está sendo investigado pelo delegado de Iati, Alex Almeida.

Diário de Pernambuco

Promotor de Itaíba é assassinado com 20 tiros nesta segunda (14)



O Ministério Público de Pernambuco (MMPE) confirmou a morte do promotor Thiago Faria de Godoy Magalhães. O corpo do promotor foi encontrado na manhã desta segunda-feira com cerca de 20 perfurações a bala.

Thiago estava dentro do próprio carro, no município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, o crime teria acontecido por volta as 9h da manhã de hoje, quando a vítima seguia para o trabalho, no prédio do Tribunal Justiça de Pernambuco de Itaíba.

Thiago era formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de livros jurídicos e professor de cursos preparatórios para concursos. Ele tomou posse como promotor em dezembro do ano passado.

Na ocasião, Thiago falou como orador do grupo de novos promotores nomeados e ressaltou que tomar posse no cargo era a realização de um sonho.“Quando entrei na faculdade de direito tinha um foco, um sonho, que era ser promotor de Justiça. Ninguém vence uma pessoa que tem um sonho e hoje o realizei e posso dizer que irei dedicar a minha vida a ser o melhor promotor de Justiça do MPPE. Cumprirei essa promessa”, afirmou.
Foto-Carro-Promotor

Diário de Pernambuco

Fim da greve dos bancários para maioria dos bancos de Garanhuns e região



Em assembleia realizada no auditório do SEEB Garanhuns e Região na manhã de hoje (14), os bancários associados deliberaram pela retomada das atividades. Foi decretado o fim da greve para o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Bradesco e Itaú, e o atendimento ao publico foi retomado na manhã de hoje  em todas as agencias dos referidos bancos da base.

O Banco do Nordeste de Garanhuns segue em greve
Diante do desrespeito do BNB para com os bancários, com o histórico de longas filas de atendimento, equipamentos sucateados e principalmente a apresentação de uma proposta maquiada, que se diz de conformidade com a proposta da FENABAN, quando na verdade só propões uma distribuição de 9% da PLR. (Na proposta oficial da FENABAN o índice da PLR é de 15%).

Ações do Sindicato em apoio aos colegas do BNB
Foi marcada uma nova assembleia especifica do Banco do Nordeste, para às 9h de amanhã (15), onde serão traçadas estratégia para o movimento paredista.

Também foi deliberado que o Sindicato vai encaminha para a AFBNB, CONTEC e FEEB AL/PE/RN, uma correspondência enfatizando o desrespeito com que os bancários do BNB vêm sendo tratados, e cobrando uma proposta com a elevação do índice da PLR para 15%, conforme proposta da FENABAN.

Seeb Garanhuns

Senac oferece 145 vagas para cursos gratuitos em Garanhuns, Recife e Paulista



O Programa Senac de Gratuidade - PSG, destina-se a pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados - priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador.

Este processo de inscrição, 2013.42, concederá 145 vagas do PSG para os cursos listados abaixo:

Recife
Auxiliar de Cozinha.

Paulista
Cozinheiro, Preparação de Bolos e Tortas.

Garanhuns
Garçom, Costureiro (2 turmas).

Inscrições - 11 a 15 de outubro
Resultado - 16 de outubro
Matrículas para Garanhuns - 16 de outubro
Matrículas para Recife e Paulista - 16 e 17 de outubro

Antes de fazer sua inscrição, leia com atenção o Documento do Processo de Inscrição 2013.42 . Os aprovados no processo de inscrição devem fazer a matrícula nos endereços publicados nesse documento.

Mais informações e inscrições online - www.pe.senac.br/psgnet.

domingo, 13 de outubro de 2013

Confira as atrações da última noite do Festival da Jovem Guarda em Garanhuns

A cantora garanhuense Karla Rafaela também será a primeira atração desta noite.

Gilberto e Banda

Gilberto e Banda completou, este ano, 16 anos de carreira no cenário da música pernambucana. Oriundo da cidade de São Bento do Una, Gilberto e Banda carrega em sua formação os valores musicais de sua terra natal. A banda, já consagrada pelo público, é uma das atrações da região a se apresentar no Festival da Jovem Guarda deste ano. A apresentação da banda está prevista para às 20h30min.

Super Oara

O grupo, de Arcoverde/PE, tem mais de 50 anos de história


Neste domingo (13), a segunda atração a se apresentar no palco do Festival da Jovem Guarda 2013 será a Orquestra Super Oara. Com mais de 50 anos de criação, a orquestra arcoverdense é comandada pelo Maestro Beto. O grupo faz grandes apresentações por onde passa. A Super Oara tornou-se bastante conhecida e é vista como sinônimo de orgulho no cenário musical de Pernambuco. Hoje, o grupo se apresenta às 22h.

Renato e Seus Blue Caps

O conjunto musical é uma das atrações mais esperadas pelo público do evento

Na noite de encerramento do Festival da Jovem Guarda 2013, que acontece neste domingo (13), sobe ao palco o conjunto musical Renato e Seus Blue Caps. O grupo, formado, inicialmente por três irmãos, levava o nome de “Bacaninhas do Rock da Piedade”, posteriormente, o grupo juntou-se a mais três amigos e deram início ao conjunto Renato e Seus Blue Caps. Com apresentações em programas de rádio, começaram rapidamente a fazer sucesso, ganhando destaques e prêmios de melhores do mês. Com o apoio de Roberto Carlos e Rossine Pinto, em 1960 o conjunto foi contratado por uma gravadora, lançando um compacto duplo. Em seguida, a banda estourou no Rio de Janeiro (RJ), começando a participarem, também de programas de TV, com a versão em português da música “Show Known Better”, dos Beatles, que ganhou o nome de “Menina Linda”.

Renato e Seus Blue Caps ganhou espaço em todo o país, em 1965 entraram no programa da Jovem Guarda e suas músicas viraram hits constantes no país. O conjunto chegou, na época, a disputar o posto de maiores vendedores do estilo pop nacional com o cantor Roberto Carlos.

Secom

Encontro de Blogueiros marcou o feriado em Garanhuns

Blogueiros e comunicadores da região (Créditos da foto: Cláudio André)

Foi realizado neste sábado (12) , no auditório da CDL de Garanhuns, o encontro de Blog's Agreste e Mídias Digitais de Pernambuco. Participaram desse encontro cerca de 40 blogueiros das cidades de Garanhuns, Bom Conselho, Brejão, Belo Jardim, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, Lajedo, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Arcoverde e Recife. Durante todo o dia foram ministradas palestras que mostraram a influência dos blogs na comunicação, bem como sua profissionalização e ferramentas que o blogueiro pode usar para obter rendimentos.

Jornalista Jael Soares recebendo o certificado de participação

O primeiro palestrante foi o jornalista Jael Soares, editor do G1 Caruaru. Ele enfatizou a importância dos blogueiros na comunicação dos fatos locais e assuntos específicos. Jael ainda falou que quando o blogueiro é ético no seu trabalho, torna-se referência para os outros comunicadores.

O evento ainda contou com as palestras ministradas por Lúcio Mario (AblogPE), do deputado Jorge Côrte Real (Presidente da Fiepe), das blogueiras Patty Martins (Aqui na Cozinha) e Dolores de Oliveira (Dona Chic Chic), tendo como último palestrante Jáiro Menezes (AblogPE).

O Encontro teve o apoio da CDL Jovem, Prefeitura Municipal de Garanhuns, Capaccit, Sebrae, e Givaldo Calado de Freitas.

Bancários de Garanhuns realizam assembléia nesta segunda (14) para analisar propostas da Fenaban e o rumo da greve

Depois de mais de 16 horas de tensas negociações, a Fenaban apresentou à CONTEC uma nova proposta na madrugada desta sexta-feira, dia 11. Os bancos elevaram o índice de reajuste para 8% (aumento real de 1,82%) sobre os salários e as demais verbas e para 8,5% no piso (ganho real de 2,29%).

Para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), a nova proposta dos bancos prevê aumento de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional. Também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

A nova proposta da Fenaban, apresentada após o 22º dia da greve, inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50 por mês.

Diante disto o Sindicato convoca os bancários a participarem da assembleia que será realizada segunda-feira (14/10), às 8h, na sede da entidade (Av. Dantas Barreto, 48, Centro, Garanhuns), para analise da nova proposta e decisões quanto o rumo da greve. Enquanto isso o movimento paredista continua forte em nossa base.

Dias parados – A questão dos dias parados na greve foi o grande impasse desta última rodada de negociações. Os bancos estavam irredutíveis em sua proposta de inicial de compensar todos os dias de greve pelos próximos seis meses, mais a CONTEC lutou e conseguiu derrubar essa cláusula, quando a Fenaban evoluiu sua proposta para compensação de 01 (uma) hora diária, até o dia 15 de dezembro. Lembramos ainda que o SEEB Garanhuns e Região encaminhou, para a Federação e para CONTEC, uma carta informando nossa posição contrária a compensação dos dias parados, e isso contribuiu para altivez da CONTEC na mesa de negociação.

Seeb Garanhuns

sábado, 12 de outubro de 2013

Polícia prende acusado de praticar vários roubos de carros em Garanhuns

Foi preso na tarde desta sexta-feira (11) um acusado de praticar vários roubos de carros nas últimas semanas em Garanhuns. Segundo informações do blog Agreste Violento, por volta das 14:30, mais um carro conduzido por uma mulher foi roubado, desta vez, próximo a UPE no bairro da Brasília. O Veículo roubado foi um Fiat Uno de cor prata. A vítima foi abordada pelo assaltante que armado tomou o veículo e fugiu.

A polícia militar foi informada e após a vítima descrever as características do ladrão, assemelhava-se com as mesmas descritas por outras vítimas. Após a realização de várias diligências pelo efetivo policial militar, no intuito de interceptar o carro mencionado, que seguia rota de fuga sentido Águas Belas, o efetivo da Força Volante da DINTER I interceptou o carro na estrada que dá acesso ao Povoado de Santa Rosa, município de Iati.

Sendo que o elemento que o teria roubado conseguiu fugir pelo matagal, deixando no interior do carro a arma utilizada no roubo, um revolver cal. 38 com cinco munições intactas e um boné. Neste momento o GATI do 9ºBPM que já realizava as diligências para interceptar o Fiat, deslocou-se até o local, e lá chegando realizou uma varredura, encontrando um rastro (pegadas) que dava uma direção a ser seguida.

Foi montado um grupo de busca e por mais de duas horas utilizando técnicas de rastreamento, o efetivo visualizou o indivíduo tentando chegar a BR-423, quando o acusado percebeu que foi visto ainda tentou fugir pelo matagal, mais diante do cerco realizado pelos policiais, o mesmo foi preso.

Questionado sobre os carros roubados, não negou, disse que após roubar os carros, levava para um interceptador que lhe pagava por cada carro a quantia de R$ 500,00, (quinhentos reais) disse também que neste roubo estava sozinho, mas outro elemento participou de pelo menos três assaltos.

Diante dos fatos narrados, o indivíduo identificado como Aldo José de Oliveira, 30 anos, vulgo “Galego”, morador do Loteamento Nossa Senhora da Conceição, Rua Água Branca, em Jaboatão dos Guararapes foi conduzido á 18ª DESEC (Delegacia Regional de Garanhuns), onde foi reconhecido pelas vítimas. O acusado estava no regime “semi-aberto”, pois responde processo por assalto a veículos em Jaboatão dos Guararapes.

Do Agreste Violento

Jovem grávida de Garanhuns morre em acidente na PE-218 de Bom Conselho



Um acidente na madrugada deste sábado (12) deixou uma mulher grávida de oito meses morta na PE-218 em Bom Conselho.

Era por volta das 04h00 da manhã quando Elayne Priscila da Silva, 19 anos e Eliseu dos Santos Rosa, 24 anos, moradores de Garanhuns, voltavam do show de Amado Batista na cidade de Bom Conselho em um veículo Corola de cor preta de placa MOV-2707, Elayne teve morte instantânea e Eliseu foi socorrido para um hospital da região.

No outro veículo um Honda Civic de placa NXW-3911,  estavam outras três pessoas que também ficaram gravemente feridas e foram socorridas para  hospitais da região e são de Lajedo.

A neblina na PE no momento do acidente era forte e um dos condutores foi fazer uma manobra errada. Devido a gravidade do acidente viaturas do SAMU de Brejão, Bom Conselho, além de viaturas do corpo de bombeiros foram acionadas para o socorro.

O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Via blog Agreste Violento com Informações do Blog do Cláudio André.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger