segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Praça Guadalajara passa a se chamar, oficialmente, Praça Cultural Mestre Dominguinhos


De autoria do vereador Sivaldo Albino, o projeto de lei nº 60/2013, que denomina a atual Praça Guadalajara como Praça Cultural Mestre José Domingos de Moraes – Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no bairro Santo Antônio, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, hoje (30). O requerimento foi feito logo após a morte do artista garanhuense, que faleceu em 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

A Praça Guadalajara recebeu este nome na gestão do prefeito Amílcar Valença, quando a seleção brasileira ganhou o tricampeonato na cidade mexicana de Guadalajara. O prefeito Izaías Régis, já expressava o desejo de homenagear o sanfoneiro antes mesmo de sua morte. Então, partilhou da ideia. “A homenagem é, sem dúvidas, extremamente justa. O nosso mestre Dominguinhos continuará sendo lembrado na nossa história regional e nacional também. O vereador Sivaldo está de parabéns em ser o autor do projeto e por ter compartilhado com os demais colegas do Poder Legislativo a vontade de aprovar”, enfatiza o gestor.

Secom

DUPLICAÇÃO DA BR 423: Vereador Audálio Filho solicita informações ao DNIT e faz sugestões sobre novo traçado


Através do Requerimento nº 713/2013 de 25 de setembro de 2013, o vereador Audálio Ramos Filho solicitou ao DNIT informações atuais sobre o andamento do projeto de duplicação da BR 423 (São Caetano – Garanhuns). Esta solicitação visa atender instituições, autoridades e a população em geral, que buscam informações.
 
Ouvindo a sociedade, Audálio Filho, sugeriu que o traçado da duplicação seja feito fora da zona urbana, seguido da construção de um arco rodoviário, passando pelos Sítios Papa Terra e Riacho da Espera, saindo na BR 424, o que abrirá novos possibilidades ao longo desse trajeto, com mais desenvolvimento econômico e equilíbrio, a exemplo de uma nova área industrial moderna e ampla, e da expansão imobiliária e comercial, captando mais investimentos para Garanhuns, sem trazer danos à mobilidade urbana de nossa cidade.

Governo Municipal oferece 300 vagas em cursos profissionalizantes

Estão abertas as inscrições para 10 cursos profissionalizantes do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Garanhuns. Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo Municipal, na avenida Caruaru, s/n, bairro Heliópolis, de 8h às 12h e de 14h às 17h, a partir de amanhã, 1º de outubro. As inscrições seguem até a sexta-feira (4) e as aulas devem começar na segunda-feira (7).

Para o ato de inscrição, é exigida xerox do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e comprovante de escolaridade – ficha 18, ficha 19 ou declaração de que está cursando. É obrigatório, ainda, que o usuário esteja devidamente cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou território mais próximo.

Ao todo, cada um dos cursos contempla 30 vagas, sendo eles: agente de alimentação escolar, jardineiro, produtor de queijo, produtor de licores, agricultor orgânico, preparador de doces e conservas, recreador, operador de máquinas e implementos agrícolas, viveristas de plantas e flores, e monitor de recreação. As cargas horárias das aulas variam entre 160h e 200h. A iniciativa tem parceria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Garanhuns (UAG/UFRPE).

Confira, abaixo, a escolaridade mínima para cada um dos cursos:

Agente de alimentação escolar – Fundamental Completo
Agricultor orgânico – Fundamental I Incompleto
Jardineiro – Fundamental II Incompleto
Preparador de doces e conservas – Fundamental II Incompleto
Produtor de licores – Fundamental Completo
Produtor de queijo – Fundamental Completo
Recreador – Fundamental Completo
Operador de máquinas e implementos agrícolas – Fundamental II Incompleto
Viveristas de plantas e flores – Fundamental II Incompleto
Monitor de recreação – Fundamental II Incompleto

domingo, 29 de setembro de 2013

Morre o ator Claudio Cavalcanti, aos 73 anos

O ator e secretário Municipal de Defesa dos Animais, Claudio Cavalcanti, 73 anos, morreu no final da tarde deste domingo (29) no Hospital Pró-Cardíaco. Segundo a assessoria da Prefeitura do Rio, Cláudio foi internado para fazer uma cirurgia na coluna cervical e teve complicações cardíacas. De acordo com o hospital, a morte foi constatada às 17h45. Ele estava internado no Pró-Cardíaco desde o dia 16 deste mês.

Cláudio Cavalcanti era considerado um nome importante no cenário artístico brasileiro. Já trabalhou como ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e, atualmente, atuava no cenário político como secretário municipal de Defesa dos Animais do Rio.

Ao longo da carreira, Claudio participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, além de 22 longas-metragens e dezenas de peças teatrais. Ele também foi vereador do Rio de Janeiro durante dois mandatos. Um dos seus personagens mais conhecidos foi Jerônimo, um dos protagonistas da primeira versão da novela Irmãos Coragem, da TV Globo.

O último trabalho de Claudio na TV foi a segunda temporada de "Sessão de Terapia", do canal GNT, com estreia prevista no dia 7.

Do G1

Tigre Futsal Garanhuns se consagra campeão da Liga Nordeste 2013


O Tigre Futsal Garanhuns entrou para a história do Futsal Pernambucano como a primeira equipe campeã da liga Nordeste de Futsal.  O Tigre conquistou o título da Liga Nordeste neste sábado (28/9), levando a melhor no duelo contra o LEM Vento em Popa/Janjar (BA). O confronto precisou de prorrogação para ser definido, quando os pernambucanos foram melhores e conseguiram o triunfo por 5 a 3 no placar geral (2 a 2 no tempo normal).

Além da taça, o Tigre também conquistou a vaga na Superliga, que será realizada em dezembro, na cidade de Aracaju (SE).

Com o tempo normal empatado em 2 a 2, a final da Liga Nordeste precisou de prorrogação para ser decidida. E o Tigre surpreendeu logo no primeiro minuto. Aquino recebeu passe na entrada da área e chutou forte, no cantinho, sem chances de defesa para Lavoisier. 

O ânimo da equipe pernambucana aumentou, assim como a vantagem na prorrogação. No minuto seguinte, foi a vez de Hugo marcar para o Tigre, ampliando a vantagem.

A reação do Vento em Popa vem com o segundo tempo. Com 30 segundos, Assis acerta o chute com precisão e diminui a vantagem dos baianos. Aberto em busca do empate, o Vento em Popa acaba sendo castigado pela opção de se lançar ao ataque. No erro de passes com o goleiro-linha, o gol fica aberto para Zanatha marcar mais um e selar o título do Tigre.

Futsal do Brasil

Mototaxista é assassinado em Garanhuns

O 30º homicídio do ano de 2013 na cidade de Garanhuns foi registrado na noite deste sábado (28). A vítima desta vez foi um moto-taxista, Renato Emanuel Barros Barbosa, 34 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo que o atingiram na região do abdome.

De acordo com informações do 9º batalhão, a informação inicial era que um acidente de trânsito envolvendo uma moto teria acontecido na Rua Capitão João Leite, bairro Boa Vista. Ao chegar ao local o efetivo policial constatou que era um homicídio. Populares relataram que disparos de arma e fogo foram ouvidos.

Após o levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. A autoria do crime até o presente é desconhecida, se você sabe quem é o autor deste crime informe a polícia.

Do Agreste Violento

sábado, 28 de setembro de 2013

Motociclista morre em acidente na BR-424 em Garanhuns



O acidente ocorreu por volta das 18h30 desta sexta-feira (27), próximo ao Paraíso Motel na BR-424 em Garanhuns.

A vítima fatal foi o pedreiro José Marinaldo de Oliveira, 38 anos, morador do Sítio Bravo, zona rural de Garanhuns. Ele trafegava em uma moto Honda CG 150 de cor preta e placa KKS-8137/PE, quando colidiu no veículo Hilux de cor preta e placa KKF-4652/PE. O motoqueiro foi arremessado a metros, vindo a cair em uma estrada vicinal.

O condutor do veículo Hilux deixou o carro no local e se evadiu antes da chegada da polícia.

Policiais da PRF, Corpo de Bombeiros e civis estiveram no local e o corpo foi removido logo em seguida na viatura do IML que esta vez chegou rapidamente.

Do Agreste Violento

V GERES: Programação do DIA D do Outubro Rosa em 21 municípios do Agreste


A V GERES - Gerência Regional de Saúde divulgou a programação do DIA D, do Outubro Rosa, nos 21 municípios que fazem parte de sua área de abrangência. O Movimento Outubro Rosa visa incentivar, através de diversas atividades, a conscientização da população para a necessidade da prevenção do câncer, principalmente, ao longo dos últimos anos, o câncer de mama, e mais recentemente também, o do colo do útero.

O Dia D, assim como nas campanhas de vacinação, é um dia destinado a mais atividades, dando mais visibilidade e contando com a participação de entidades e da população. Entretanto, ao longo de todo o mês, as secretarias de saúde municipais desenvolverão serviços de prevenção, com o apoio da V GERES, que também disponibilizará serviços e recursos humanos no gerenciamento de diversas ações.

"Contamos com 21 municípios integrados, com a participação de milhares de pessoas, com o mesmo objetivo. Da abertura na GERES, no dia primeiro, até o dia 31, quando Garanhuns fará o encerramento, estaremos fazendo do nosso Outubro Rosa um trabalho missionário pela saúde das pessoas, principalmente as mulheres." - Afirma Dra. Ricarda Samara, gestora regional.

DIOCESE DE GARANHUNS, LABAM E PROGRAMA MÃE CORUJA

Algumas instituições já estão apoiando o Outubro Rosa regional. A Diocese de Garanhuns, que tem uma abrangência ainda maior que a regional de saúde, contando com 33 paróquias, estará conscientizando os fiéis para aumentar a participação popular. O próprio Bispo Diocesano D. Fernando Guimarães estará pessoalmente participando do
Outubro Rosa.

O LABAM - Laboratório do Agreste Meridional, com vínculo à CODEAM, também realizará atividades em todos os municípios da regional.

E outra participação comemorada pela GERES é o Programa Mãe Coruja, do governo do estado, que tem a primeira-dama, Renata Campos, como uma espécie de madrinha das atividades em Pernambuco.

Confira a programação do Dia D, em todos os municípios da regional:

V GERES - ABERTURA 01/10/2013
Águas Belas - 30/10/2013
Angelim - 16/10/2013
Bom Conselho - 21/10/2013 falta confirmar
Brejão - 24/10/2013
Caetés - 07/10/2013
Capoeiras - 25/10/2013
Canhotinho - 25/10/2013
Calçado - 25/10/2013
Correntes - 25/10/2013
Iati - 17/10/2013
Itaíba - 25/10/2013
Jucati - 25/10/2013
Jupi - 25/10/2013
Lajedo - 30/10/2013
Lagoa do Ouro - 23/10/2013
Palmeirina - 07/10/2013
Paranatama - 22/10/2013
Saloá - 23/10/2013
São João - 09/10/2013
Terezinha - 29/10/2013
ENCERRAMENTO em Garanhuns com um grande evento - 31/10/2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Governo inicia interiorização dos complexos de Polícia Científica : uma das unidades será instalada em Garanhuns


O Governo do Estado iniciou a construção de seis Complexos de Polícia Científica que beneficiarão todos os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.Em dezembro,será entregue à população a unidade de Caruaru, o primeiro a entrar em operação. As obras vão descentralizar os serviços de perícia técnica, imprimindo maior rapidez no atendimento, agilizando a entrega dos laudos periciais e, consequentemente, os inquéritos policiais.

O complexo padrão do Interior, localizado em Caruaru, foi projetado para atender as demandas forenses do Agreste Central e Setentrional. Apenas no município estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões. A obra ocupa uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, na Avenida Brasil, bairro do Salgado.

A unidade abrigará a Polícia Científica e seus institutos de Medicina Legal (IML), Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Segundo ele, a construção desses modernos centros também qualificará o ambiente de trabalho dos peritos e demais servidores lotados nessas unidades.

Serviços –No Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) serão realizadas identificações criminais, a exemplo das perícias de impressões digitais nos locais de crimes e corpos. A emissão de Carteira de Identidade (RG), segundo o gestor do instituto, Jandir Carneiro, continuará sendo emitidas apenas pelo Expresso Cidadão.

Já o Instituto de Criminalística realizará perícias balísticas e laboratoriais para medir o consumo de droga e álcool, dentre outras substâncias encontrará com nove salas. O Instituto de Medicina Legal contará com 13 salas, sendo uma de necropsia, com quatro mesas, uma para o para médicos legistas recepção. 

No local, serão realizados, ainda, serviços de necropsia, atendimento para exames de corpo de delito, exames sexológicos, alcoolismo, drogas. De acordo com a gestora do Instituto, Joyce Breenzinckr, a intenção é de instalar no local o serviço de histopatologia, que consiste em se examinar ao microscópio um fragmento de tecido ou órgão. O complexo possui ainda auditório para mais de 50 pessoas.

Ainda em Caruaru, o Governo de Pernambuco também entregará, até o final do ano, a Área Integrada de Segurança (AIS), que abrigará as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. A área funcionará na BR-104, quilômetro 67, numa área de mais de quatro mil metros quadrados. A obra está orçada em cerca de R$ 5 milhões.

As unidades da Polícia Científica serão instaladas, ainda em outros municípios com localizações estratégicas, a exemplo de Palmares, na Mata Sul; Goiana, Mata Norte; Garanhuns. Agreste Meridional; Salgueiro, Sertão Central, e Petrolina, no Sertão do São Francisco. As cidades de Afogados da Ingazeira e Petrolina receberão, ainda este ano, Áreas Integradas de Segurança (AIS).

O complexo da Mata Sul, em Palmares, segundo o gestor da Polícia Científica, Francisco Sarmento, se encontra com 60% de suas obras executadas e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. ”Em Salgueiro, a construção está em fase de terraplanagem. Já em Petrolina, o início das obras do complexo deverá ocorrer também no primeiro semestre do próximo ano”, informou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SDS

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FOTOS: Dominguinhos chega a Garanhuns


O blog V&C esteve acompanhando a cerimônia de chegada e de sepultamento dos restos mortais de  Dominguinhos, neste dia 26 de setembro na sua terra natal, Garanhuns.  Por volta das 12h50min o corpo do músico chegou a Garanhuns junto com o cortejo que o acompanhou desde Recife até aqui. 

O cortejo fúnebre seguiu pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e na rua Luiz Burgo. Populares prestigiaram a passagem de Dominguinhos pelo centro da cidade, aclamando com palmas por onde a limousine com os restos mortais do compositor passava.

CONFIRA AS FOTOS 


Ás 14h00min o corpo chegou ao cemitério São Miguel, onde um palco estava montado em frente ao local para prestar homenagens a Dominguinhos. O Bispo Dom Fernando deu a sua benção na solenidade.


Após a benção, familiares e amigos se dirigiram para o mausoléu onde o corpo foi sepultado.

Filha de Dominguinhos, Liv Moraes e sua mãe no momento do sepultamento

Prefeito Izaías Régis emocionado com o momento histórico

Amigos e imprensa disputando um local para registrar esse momento
mausoléu no momento da despedida






Mauro Moraes, filho de Dominguinhos; Roberto Maia, arquiteto que projetou o mausoléu e o secretário de planejamento de Garanhuns, Fernando Nunes.

                                            Irmão de Dominguinhos, Valdomiro Domingos

                                             Ana Paula do VMG e a Irmã de Dominguinhos, Maria Auxiliadora de Moraes



Após sepultamento filha de Dominguinhos canta várias  composições do seu pai
 e  se emociona ao cantar De Volta Pro Aconchego junto com outros cantores - Foto V&C



Hospital Dom Moura deve convocar novos médicos


O diretor interino do Hospital Regional Dom Moura, Dr. Luís R. Melo, esteve participando, na última quinta-feira, de entrevista a Rádio Jornal Garanhuns, ao lado da gestora da V GERES, Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara, tirando dúvidas da população sobre os serviços da unidade de saúde regional.

Uma das novas boas informações do diretor é o pedido à Secretaria de Saúde do estado pela convocação de mais cinco clínicos para os plantões do HRDM. "Temos alguns plantões com falta de médicos, e em alguns casos também, médicos que estão faltando por motivos pessoais, precisamos completar nosso quadro. No último concurso, fomos uma das unidades mais prestigiadas com a chegada de médicos, mas diante da demanda do nosso hospital, precisamos de mais profissionais" - revela o diretor.

A UTI do Hospital Dom Moura está atendendo às necessidades e funcionando sem problemas. "Hoje temos um percentual de 80% a 100% de ocupação dos dez leitos, e com alto índice de reversão das enfermidades" - informou o Diretor Médico do hospital, Dr. Elenílson Liberato.

Uma notícia que foi comemorada por toda a equipe foi a alta médica do paciente que ensejou o mal entendido entre a equipe médica e o Bispo de Garanhuns, D. Fernando Guimarães. "O episódio está superado, estaremos fazendo uma visita ao Bispo, e inclusive convidá-lo a participar de nossa capacitação junto á Pastoral da Pessoa Idosa, que estará fazendo um trabalho de visitas no Hospital em uma parceria que visa proporcionar um ambiente melhor para nossos internos, principalmente as pessoas idosas." - Informou Dr. Luís Melo.

Mais de quarenta pessoas já estão à disposição da pastoral para iniciar estas visitas, e este número pode dobrar, conforme afirma Maria do Carmo, responsável pela pastoral. A parceria conta com o apoio da ACONTIGUS (Associação de Convivência da Terceira Idade de Garanhuns) e do Conselho do Idoso de Garanhuns.Foto: Dr. Luís R. Melo e representantes das Associações e Pastoral do Idoso

Vox Comunicação

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Esquema especial de segurança será executado no translado de Dominguinhos

O cortejo que trará os restos mortais de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, para Garanhuns (PE), amanhã (26), terá uma operação integrada de segurança e trânsito, planejada e executada em conjunto pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Serão, aproximadamente, 78 homens trabalhando em 16 motos e 11 viaturas.

Seguindo pela BR 232 e BR 423, batedores da PRF acompanharão o percurso, que está previsto para chegar no município às 13h. A ação terá um efetivo de 15 agentes de trânsito, 20 guardas municipais, 30 policiais militares, cinco bombeiros militares e oito agentes da PRF.

A AMTT operacionalizará a retenção do fluxo de veículos nas vias de acesso ao itinerário do cortejo, que passará pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e na rua Luiz Burgos. No cemitério São Miguel, os guardas municipais e mais seis homens da cavalaria da PM estarão fazendo a segurança interna.

Homenagens – Durante toda a manhã, haverá uma programação com apresentações artísticas em homenagem ao conterrâneo garanhuense. Orquestras, cantores, reisados, escolas e convidados do Agreste Meridional e de todo o estado de Pernambuco participam do momento. O bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, fará a oração de encomendação de corpo e a benção do túmulo.

Secom

Vereador questiona gratificações concedidas a funcionários da Prefeitura de Garanhuns

O vereador Sivaldo Albino enviou nota a imprensa sobre contratos e folhas de pagamentos de funcionários da prefeitura de Garanhuns, que segundo ele, ao observar o Diário Oficial do Município, no site da AMUPE (http://www.diariomunicipal.com.br/amupe ), concedeu (conforme PORTARIA Nº 237/2013-GP) gratificações com o pretexto de PRODUTIVIDADE EXTRA para antigos correligionários, que foram nomeados Secretários Adjunto, que recebem mensalmente R$ 7.200,00. O vereador diz que já fez dois pedidos de informações com relação a contratos e folhas de pagamento e até agora não obteve respostas.

Ainda segundo seus relatos, o Prefeito também concedeu PRODUTIVIDADE EXTRA a alguns Secretários e  Presidente de Autarquia que recebem mensalmente R$ 13.500,00, 50% a mais que os seus companheiros de Prefeitura, como pode ser constatado na PORTARIA nº 237/2013-GP. Outros auxiliares do Prefeito de Garanhuns, que trabalharam na área de comunicação, almoxarifado e Procuradoria recebem 100% de gratificação em cima dos seus salários. Alguns deles chegam a receber salários de até R$ 7.200,00 por mês.
 
Outros dados que o vereador apurou e que ele considera irregulares: A exemplo, a senhora MARIA EDNA DA SILVA RODRIGUES foi nomeada (PORTARIA Nº 084/2013-GP) Gerente do Hospital Santa Terezinha, ganhando R$ 2.800,00 para executar uma função que não existe, já que o Hospital Municipal Santa Terezinha foi fechado pelo Prefeito no dia 2 de janeiro de 2013. Já a Senhora MARIA DE FATIMA DE FARIAS, foi nomeada para ocupar o Cargo de Diretora da Escola Técnica Municipal, recebendo mensalmente R$ 1.800,00, conforme PORTARIA Nº 072/2013-GP, só que essa escola está sem atividades desde o inicio do Governo Izaías Régis Neto e em seu lugar funciona o almoxarifado e a garagem da Prefeitura.

É bom dizer que PRODUTIVIDADE EXTRA, conforme prevê a Art. 160 Inciso IX da Lei 6.123 de 20.07.68, do ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, adotado pelo Município através da Lei Municipal nº. 2.836 de 2.07.97 e Decreto 06/2013 é paga apenas para trabalhos realizados além do expediente e muitos desses gratificados sequer cumprem o expediente normal, quanto mais cumprem horários extras, declara Sivaldo.

Quero informar aos amigos da imprensa de Garanhuns e a população do modo geral que essas foram apenas algumas irregularidades que nós encontramos até o presente momento, mas o que até a próxima semana traremos novos fatos para informar a todos vocês, cumprindo o nosso real papel de Vereador de legislar e fiscalizar, finaliza o vereador.
 
Sivaldo Albino Vereador de Garanhuns



Projeto Curta Agreste exibe três produções nesta quarta (25) em Garanhuns

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza nesta quarta-feira, 25 de setembro, a partir das 19h e 30mim, no auditório Manoel Elpídio Melo, mais uma edição do Projeto Curta Agreste – AESGA, desenvolvido por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição e quem têm como objetivo principal divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar.

A iniciativa, voltada para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, apresenta nesta semana os vídeos Drogas Não; A Botija de Ouro e Clara dos Anjos.

Confira as sinopses dos curtas:

DROGAS NÃO – Vídeo experimental, produzido a partir de um projeto pedagógico do Colégio Municipal José Soares de Almeida, em Capoeiras, enfocando o tráfico de drogas em sua cidade, registra o depoimento de autoridade policial e a preocupação das famílias com seus jovens com relação a essa ameaça.
Coordenação: Agostinho Jessé

A BOTIJA DE OURO – Vídeo-reportagem experimental, realizado por estudantes do ensino médio da Escola Augusto Lúcio da Silva, mostra por que não se deve revelar o segredo de uma botija, fazendo se encantar e não dispor o tesouro anunciado. A história partiu de sonho de um senhor que ganhou um tesouro, entretanto, teria que dividi-lo com 12 irmãos, a história é vivida por 17 (dezessete) pessoas durante 60 noites.
Coordenação: Bárbara Michele - Correntes

CLARA DOS ANJOS - Último romance de Lima Barreto, conta a história da filha do carteiro Joaquim dos Anjos, que um dia se apaixona pelo malandro Cassi Jones e é abandonada após ficar grávida. É maltratada pela mãe do rapaz, levantando a questão do preconceito racial. Projeto da Escola Ismênia Lemos.
Direção: Manoel Pedro - Brejão

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Translado de Dominguinhos passa por ajustes finais

Três irmãos de Dominguinhos que não puderam acompanhar o enterro no mês de julho, em Paulista (PE), irão acompanhar o cortejo dos restos mortais do artista até Garanhuns (PE), nesta quinta-feira (26). Maria da Conceição, Maria Auxiliadora e Valdomiro Moraes moram no Rio de Janeiro (RJ) e se encontrarão com Mauro Moraes e Liv Moraes – filhos do sanfoneiro.  O sepultamento está previsto para ser realizado às 13h, no cemitério São Miguel, localizado no bairro Boa Vista.

A saída de Recife (PE) está marcada para às 7h30min. Dois ônibus com um grupo de familiares, jornalistas, músicos e amigos do cantor acompanharão todo o percurso. A concentração daqueles que sairão em cortejo da capital pernambucana será às 6h, no Bar e Restaurante Arriégua, no bairro Cidade Universitária. Ao chegar em Garanhuns, no pórtico de entrada, haverá uma queima de fogos simbólica.

O cortejo passará pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e Luiz Burgos, chegando ao cemitério São Miguel – local onde está o mausoléu, construído por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Planejamento.

Artistas de Garanhuns e de todo o estado de Pernambuco farão homenagens ao sanfoneiro. Num palco montado nas proximidades do cemitério, irão se apresentar a Orquestra Manoel Rabelo, o coral de crianças “Orquestrando Vidas”, a Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos – que, inclusive, foi apadrinhada pelo Mestre –, reisados e sanfoneiros de toda a região do Agreste Meridional. Haverá também um momento solene com a benção do bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães.

Confira, abaixo, a programação completa do translado: 

PROGRAMAÇÃO RECIFE:

6h - Bar e Restaurante Arriégua - Cidade Universitária/Recife
Café da manhã para os amigos de Dominguinhos que acompanharão o cortejo com destino a Garanhuns (2 ônibus);
6h30 - Saída do carro da funerária do Morada da Paz/Paulista, com o corpo. O caixão estará coberto com as bandeiras de Garanhuns e de Pernambuco. Batedores abrirão o trânsito até o Arriégua e seguem até a saída do Recife;
7h30 - Ônibus com os amigos, familiares, músicos, cantores, jornalistas, etc. seguem o carro com o corpo e deixam o Recife
8h30 - BR 232 - (início do cortejo)

PROGRAMAÇÃO EM GARANHUNS:

10h30 - Palco montado na rua Luiz Burgos, que é a rua do cemitério de São Miguel, inicia a programação para a concentração do público presente.
--- Orquestra Manoel Rabelo abre a programação com músicas de Dominguinhos;
--- Desfile da Escola Municipal de Educação Integral Miguel Arraes de Alencar - que homenageou Dominguinhos no 7 de Setembro;
--- Coral de crianças “Orquestrando Vidas” do CRAS Magano;
--- Apresentação dos Reisados de Garanhuns, em homenagem a Dominguinhos;
--- Leitura do Cordel de Gonzaga de Garanhuns com a história de Dominguinhos;
--- Apresentação da "Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos", com o professor Eder e alunos;
--- Apresentação dos sanfoneiros de Garanhuns e região (mais de 50), executando a música "Onde o Nordeste Garoa”, "No meu Garanhuns” e "De volta pro meu aconchego", acompanhados por Zezinho de Garanhuns, Gena de Altinho, Gláucio Costa, Ronaldo Cesar e vários cantores/forrozeiros.

CHEGADA DO CORTEJO EM GARANHUNS (previsão 13h)

--- Chegada em Garanhuns com a passagem pelo pórtico do município, seguindo em cortejo pelas principais ruas e avenidas;
--- Bênção do Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães;
--- Durante o sepultamento, se apresenta a Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte, com 23 crianças de 8 a 16 anos tocando o Hino Nacional e a música "Sanfona Sentida";

TODOS DE VOLTA AO PALCO:

--- Canta Mourinha do Forró com a música-tributo "Saudade de Dominguinhos";
--- Fala do Prefeito Izaías Régis;
--- Canta Liv Moraes “De volta pro meu aconchego...” e “Só quero um xodó...”;
--- Canta Valdonys;
--- Canta Camarão e Salatiel;
--- Cezzinha e demais artistas se alternam no palco e prestam homenagens cantando, juntos, músicas de Dominguinhos.
 

Lual Quatro Estações faz homenagem a Preto Limão no próximo sábado (28)

O Luau Quatro Estações é um evento que dissemina a cultura, chegando à população com um alto valor cultural, ramificando-se em: Artes cênicas, literatura, musica, cultura popular e dança. O evento tem como objetivo tornar a cultura independentemente da sua origem cultural, acessível a população de forma gratuita. Salientado que além da bagagem cultural, desde sua primeira edição gera na cidade um cenário econômico, ofertando atividades remuneradas diretas e indiretamente. Isso tudo feito de uma forma sustentável, que visa à vitalidade da cultura pernambucana e brasileira.

A cada edição do Luau Quatro Estações, é realizada uma homenagem a um artista vivo da cidade, através de uma escuta compartilhada com integrantes da classe artística, com o objetivo de incentivar a importância de seu trabalho e a continuidade do mesmo, com o apoio da recíproca social.

Nesta edição o homenageado é o Mestre das Ciências e das Emboladas Preto Limão, uma figura muito importante na cultura pernambucana, que desde criança faz emboladas, irmão do Mestre Galo Preto e Curió e tio de Caju e Castanha.

A homenagem será composta por alguns artistas locais e terá a participação do seu único irmão ainda vivo, Mestre galo Preto, Patrimônio vivo de Pernambuco.

O Luau Quatro Estações é o maior evento totalmente independente do interior de Pernambuco.

É DE GRAÇA!!!

Mais Informações: www.luauquatroestacoes.com.br

Viva ao movimento alternativo!!!

Luau Quatro estações
Homenagem: Preto Limão
28/09/2013
20:00hrs
Espaço Cultural Luiz jardim
Em Frente a Ferreira Costa
20:00 Djs
21:30 Curta-metragem
22:00 Batuque Mojumbá
23:00 Homenagem: Preto Limão Part. Especial: Mestre Galo Preto
23:30 Neander - Comentários a respeito de Belchior
00:30 Lançamento do novo clip dos Loucos Nordestinos
01:00 Gaiamálgama

GARANHUNS PRECISA PENSAR GRANDE: ARCO RODOVIÁRIO NA DUPLICAÇÃO DA BR 423

Por Geovani Oliveira

A duplicação da BR 423 deve ser conduzida levando-se em conta um alto grau de responsabilidade por parte das autoridades e daqueles que de fato possuem o poder de decisão sobre o seu traçado. Porem, nosso povo e nossa gente não pode abster-se de acompanhar um tema que vai interferir em nossas vidas de maneira significativa e que vai também nortear a existência das futuras gerações, dos nossos descendentes e da qualidade de vida daqueles que serão o amanhã.

Estamos acompanhando todo o caso desde a brilhante, lúcida e extraordinária afirmativa contida no texto divulgado por Dr. Ivan Rodrigues e conhecido por todos nós. É importante tomarmos a lição do ensinamento marcante como deixou patente Dr. Ivan: “Esqueçamos a nossa baixa-estima e VAMOS PENSAR GRANDE”. Essa frase por demais sintetiza a verdadeira vocação de nossa cidade, por isso há muito tempo que nós afirmamos sem medo de errar: GARANHUNS PRECISA PENSAR GRANDE !!!  Temos agora a oportunidade de construirmos um tempo novo. Basta imaginar uma alça viária circulando Garanhuns e abrindo novos ares e novas possibilidades ao longo desse trajeto. Imaginem o desenvolvimento, uma nova área industrial, moderna e ampla. É possível imaginar ainda mais expansão imobiliária e o mais magnifico de tudo: poderemos sonhar com uma grande massa de trabalhadores de carteira assinada e ainda a forte geração de emprego e renda formal e informal. Companheiros é essa uma grande chance de desenvolvimento com o equilíbrio necessário.

O custo desse arco viário nada mais é do que o maior e melhor investimento público dos últimos 20 anos em nossa cidade. Os reflexos econômicos dessa obra e seus aspectos gerais serão de um impacto social positivo nunca antes pensado. Todo o Agreste Meridional estará incluso nesses benefícios que serão gerados com a construção dessa nova via. Os sonhos voltam a brilhar nas nossas mentes e alimentam nossos corações de esperança e Fé num tempo espetacular para Garanhuns. A nossa atual área urbana encontra-se sufocada, não suporta de forma alguma uma duplicação que passe por dentro das nossas vias atuais. Isso teria um impacto altamente negativo como bem já explicitou Dr. Ivan Rodrigues, por diversas vezes. A mobilidade urbana de nossa terra não aguenta mais esse aumento substantivo de veículos circulando nas vias atuais. Vidas podem se perder se a duplicação da BR 423 passar por dentro de Garanhuns devido as probabilidades altas de atropelamentos e acidentes de toda natureza.

Podemos imaginar a valorização das áreas que estarão à margem da duplicação, e neste arco viário. Não estamos falando de valorização para especulação selvagem imobiliária. Estamos falando de valorização de áreas. Imaginem quantas obras podem surgir após este novo traçado. Já imaginaram hotéis, restaurantes, fabricas, conjunto habitacionais de programas públicos, novas faculdades, escolas, hospitais, centros de artes e áreas culturais. É possível criar-se um pátio de grande logística para caminhões e os transportes em geral. São muitas e variadas as possibilidades, não podemos fugir, nos omitir diante dessa atual situação. É dever de todos nós estudantes, profissionais liberais, autoridades, militantes, agricultores, povo em geral, lutarmos para fazer do que seria uma tragédia (passar por dentro de Garanhuns) e construirmos um leque de variadas oportunidades colocando Garanhuns para o Alto e Avante. Ad altioratendere. Façamos como no nosso tempo de estudante quando andávamos em passeatas nas ruas em direção ao Colunata: Vamos a luta companheiros pela Construção do Arco Rodoviário contornando Garanhuns na duplicação da BR 423 e trazendo Desenvolvimento e Força Econômica.


*Geovani Oliveira, Nasceu em Garanhuns, foi líder estudantil, presidente do Grêmio do Colégio Diocesano, militou na UEG e ex-presidente do D.A. da FAGA/AESGA. É ainda Ex-Prefeito de Itaquitinga na Mata Norte do Estado

domingo, 22 de setembro de 2013

Morador de Garanhuns denuncia ao G1 a falta de médico no Hospital Dom Moura



Em Garanhuns, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) é uma unidade de referência para aproximadamente 26 municípios do Agreste Meridional de Pernambuco, porém, neste domingo (22), está sem médicos. A informação é de um agricultor que levou o filho de dois meses para atendimento médico.

Em um carro alugado, José Lopes da Silva diz ter saído da comunidade de remanescentes quilombolas Castainho e foi até a cidade com o bebê, que sofre de constipação há dois dias, chora e tosse com frequência. Segundo ele, ao chegar no HRDM, não havia clínico geral, pediatra ou médicos de outras especialidades; há apenas enfermeiros que não puderam ajudar. "Caruaru é longe demais, é mais de 100km, não tenho como pagar para ir lá. Nossa solução é o Hospital Dom Moura e é nessa situação", reclama.

O G1 entrou em contato com o HRDM e a assistente social Sônia Maria da Silva confirmou que não há médico pediatra ou clínico geral na unidade, somente estão de plantão um ortopedista e um obstetra. Nossa redação também entrou em contato com a enfermeira-chefe Karine Cavalcante, do setor de pediatria, que também confirmou a ausência de pediatras.

Karine Cavalcante ainda informou que os casos graves são encaminhados para a cidade de Lajedo, em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Depois da denúncia e do contato da redação do G1 com o HRDM, o bebê de José Lopes da Silva foi atendido pela enfermeira-chefe da pediatria.

Além da denúncia do morador de Garanhuns ao G1, também houve a manifestação de um médico, Filipe Livino, no seu perfil de facebook, que se mostrou indignado com a situação em que se encontrava o hospital na manhã deste domingo (22). Segue abaixo seu depoimento:

Alguma autoridade tem que tomar uma atitude restritiva contra o Dom Moura, sua direção, seus maus profissionais!!! Não tem médico na emergência do HRDM até a presente hora! Isso é um absurdo!!! Pessoas estão abandonadas no hospital... lembrem-se que há pacientes internados lá. Se um desses pacientes tiver uma intercorrência o que será feito? Onde está o médico do plantão anterior que deixou o hospital sem substituto?! Onde está a diretora médica que nada faz nessa hora?! Onde está o diretor do hospital?! Socorri uma paciente gravíssima, com indicação de UTI, em seu domicílio agora de manhã, a levei ao HRDM e eu que tive que tomar as condutas que o emergencista teria que tomar! Atendi ainda 2 pctes que inocentemente esperavam o médico... absurdo!!!! Povo de Garanhuns... Faça alguma coisa!! Processe o Estado, denuncie ao MP, ao CRM, chame a polícia, o exército, alguém... mas não se cale diante de um absurdo desse!! Acabei d saber q não tem médico na Pediatria tb!!! Alguém intervenha de verdade nessa terra de ninguém... isso n é um hospital!  (Filipe Livino)


sábado, 21 de setembro de 2013

VÍDEO: Assaltante é baleado por policial em um mercado de Garanhuns




A dupla de assaltante chegou a um mercado que fica no Vale do Mundaú em Garanhuns, e anunciou o assalto, um policial militar que estava de folga e fazia compra no mercado reagiu  e atirou em um dos assaltantes que estava armado. O policial também foi baleado mas conseguiu atingir o assaltante com dois tiros. O assalto ocorreu no dia 12.09.2013.

Entenda o caso

No início da noite do dia 12, dois indivíduos adentraram no Mercado Daiane no Vale do Mundaú em Garanhuns, onde dois deles anunciaram um assalto. Ao perceber o que ocorria, um Policial Militar que estava à paisana no local, aproveitando um momento de distração dos criminosos reagiu atirando contra o assaltante JOSÉ DE SOUZA ALVES, vulgo “Manezinho ou Manoel”, 18 anos, residente na Trav. da Rua das Dálias, Garanhuns, o qual estava armado com uma espingarda de fabricação caseira de grosso calibre, atingindo o pescoço do imputado, porém este também reagiu atirando, atingindo levemente o joelho do Policial Militar, momento em que o segundo elemento evadiu-se do local.

O PM e o assaltante atingido foram socorridos para o Hospital local, onde o criminoso foi encaminhado para o Hospital da Restauração em Recife em estado grave. A ocorrência foi conduzida ao Plantão da 18ª DESEC para providências.

O NIA/PM (Núcleo de Inteligência do Agreste), com o apoio do GATI e GT-18.112 passou a diligenciar sobre o segundo indivíduo, verificando que se tratava do infrator M.M.L. de 16 anos, residente em Manoel Cheu, Garanhuns, o qual foi localizado na casa de parentes na Boa Vista ao amanhecer do dia e conduzido à 18ª DESEC para as providências necessárias.

Do Agreste Violento

Garanhuns: Festival de Reflexões na segunda noite do FLIG

Garanhuns vivencia a 4ª edição do seu Festival de Literatura 


FLIG, e um universo de apresentações atraíram nesta sexta-feira (20) um público interessado em prestigiar um mundo de conhecimentos.

No segundo dia do evento, “O papel do escritor na sociedade contemporânea”, foi um dos destaques pelas abordagens feitas por escritores de Garanhuns. Na observação de Manoel Neto Teixeira, vivenciamos uma época de ouro pelo quantitativo de literaturas no país, a escrita virou parte da economia criativa. Segundo ele a sociedade contemporânea é de consumo e de espetáculo, uma vez que a beleza se tornou ponto central das manifestações
culturais. Ele lembrou que o livro alimenta o cinema e o cinema alimenta o livro, na perspectiva de espetáculo. “Vivemos em uma era exibicionista no próprio meio literário também. Só acho que a literatura tem é que desenvolver o sentido crítico para a melhor compreensão do mundo, da forma que ele realmente é”, defendeu. Para completar a defesa do referido escritor, um espectador alertou que se não tivermos uma sociedade mais crítica, ficaremos à mercê da sociedade do espetáculo, e isto é preocupante.

Sob a ótica do autor Aristóteles Bastos o livro deve ser escrito de dentro para fora, para vender de fora para dentro. Segundo ele o governo brasileiro é atualmente o maior comprador de livros do mundo. Cento e sessenta milhões são de livros técnicos, profissionais e de autoajuda, e mais 160 milhões são de literatura. Em suas afirmações, dois terços das livrarias brasileiras estão no Sudeste. Outra observação foi  que a classe “c” está aumentando sua participação no mercado literário, de forma bastante expressiva, pela ascendência econômica. Sendo assim, mais pessoas se interessam pelos livros e os custos deles caem.

Para Aristóteles é desafiador ser escritor nesta sociedade contemporânea, já que as pessoas preferem uma ficção à uma verdade. Interagindo com a temática, a programação do evento também abordou nesta noite de sexta-feira: “Dimensões da facticidade e da fantasia na literatura”. Na ocasião o renomado escritor garanhuense, Raimundo Carrero, defendeu que a realidade é uma ficção,pois no que acreditamos, verdade é. “Tudo o que coloco na literatura pode ser uma grande ficção que não foi registrada no livro de história, pois o que achamos que é mais verossímil para a sociedade, é o que imaginamos”, declarou Carrero. O escritor anunciou que a sua próxima obra será baseada nos teólogos, e trará como título: Jesus – O Cristo perseguido. Ele defende que Jesus foi mais perseguido, que amado, pois antes mesmo dele nascer sua perseguição foi iniciada.

A noite de sexta-feira no FLIG ainda contou com o lançamento da primeira edição do livro do garanhuense Carlos Guedes, sobre a Geografia de Garanhuns e também com o Sarau dos 100 anos de Vinícius de Moraes. Sob os aplausos da plateia, a boa música fez a despedida da noite, como protagonista no palco do festival de reflexões.

Secom

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Índice da dengue cai mais de 80% em Garanhuns

O penúltimo levantamento anual sobre o índice da Dengue realizado em Garanhuns apresentou uma redução de mais de 80% quanto à presença do mosquito Aedes Aegypti no município. A informação é um comparativo do LIRA (Levantamento de Índice Rápido) entre o 3º e o 5º ciclos, que sai de 9.1 para 1.7, respectivamente. Se compararmos o 4º e o 5º ciclos, a redução foi de 64%, quando calculamos a porcentagem de redução de 4.7 para 1.7, no penúltimo bimestre desse levantamento.

O resultado é fruto do compromisso assumido pelo Governo Municipal de Garanhuns em ajudar a população local no combate ao mosquito transmissor da dengue. A ação acontece por meio das equipes de endemias e de educação em saúde do município. São mais de 50 agentes realizando visitas periódicas em 100% dos domicílios e terrenos baldios na cidade e nos distritos. As localidades com maiores reduções foram Vila Lacerdópolis, Aluízio Pinto, Manoel Shel, Vila do Quartel, Heliópolis, COHAB II e III, e Boa Vista I.

O bairro de Santo Antônio permanece em destaque neste levantamento, pela obtenção da erradicação dos focos do Aedes no setor. “O Ministério da Saúde preconiza um índice de 1.0 e nós já atingimos 1.7 neste 5º ciclo. O avanço relevante serve de impulso para continuarmos dando o nosso máximo e reduzirmos este índice ainda mais no próximo ciclo”, declarou Anilson da Silva, coordenador do programa de controle da dengue. Segundo o LIRA foram notificados 95 casos suspeitos da dengue no município, destes 36 foram confirmados na forma clássica da doença.

Os dados tranquilizam, mas vale lembrar que o controle do vetor também é de responsabilidade da população que deve receber os agentes de endemias em visitas periódicas nas suas residências ou estabelecimentos comerciais. O alerta é que todos fiquem vigilantes com a chegada do verão, pois historicamente os índices tendem a aumentar tendo em vista a condição climática como fator que favorece a proliferação do mosquito. “As visitas são periódicas, o tratamento químico é regular com potente larvicida que tem durabilidade de 60 dias. Porém a consciência quanto aos cuidados com a proliferação do mosquito, parte da população”, finalizou Anilson.

Secom

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Três pessoas são assassinadas durante perseguição na BR-424 entre Paranatama e Saloá


Quatro pessoas voltavam de um júri no Estado da Bahia na noite desta quarta-feira (18), quando na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, na região Agreste de Pernambuco, o veículo em que eles estavam, uma Pajero de placa KIH-3833, foi seguido por duas picapes Strada, uma branca e a outra vermelha. Os ocupantes dos veículos estavam armados e efetuaram vários disparos de arma de fogo atingindo os ocupantes da Pajero que era conduzida por Márcio Miguel Gomes, 34 anos o qual foi lesionado na cabeça, costas e orelha, perdeu o controle do veículo, capotou e morreu. Jorge Rogério de Melo Costa, 55 anos, foi alvejado com dois disparos na perna direita, socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, medicado e liberado.

Outras duas pessoas que estavam no veículo conseguiram correr e se evadiram pelo mato, foram perseguidos pelos matadores e nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19) foram encontrados mortos com vários disparos de arma de fogo. As vítimas Rogério Divaldo Pereira Costa, 35 anos, e Geraldo de Melo Costa Junior, 32 anos, estavam a cerca de 500 metros de onde o carro capotou na BR-423, no Sítio Angico município.

As vítimas voltavam da cidade de Nova Soure, no interior da Bahia, onde Rogério Divaldo era suspeito de ter praticado um homicídio, e no julgamento foi absolvido e o crime pode ser uma vingança pela absolvição.

As investigações ficaram a cargo da delegacia de homicídios de Garanhuns.

Do Agreste Violento

Terminam amanhã as inscrições para concurso público do IFPE

Seguem abertas até amanhã, sexta-feira (20), as inscrições do concurso público para servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As vagas são para Reitoria, localizada na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, e diversos câmpus espalhados pelo interior do Estado. São 64 oportunidades distribuídas em níveis fundamental, médio, intermediário e superior com formação de cadastro de reserva, através do qual podem ser chamados candidatos no prazo de validade do concurso, que é de dois anos, prorrogável por outros dois.

A taxa de inscrição é R$ 50 para os cargos de níveis fundamental, médio e intermediário e R$ 80 para os de nível superior. As inscrições podem ser feitas somente pelo site www.ifpe.edu.br.

Os salários variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70. Além desses valores, há o pagamento de benefícios como auxílios alimentação, transporte e saúde. O servidor ainda tem a oportunidade de aumentar seu rendimento através do Plano de Carreira, que prevê, além de progressão funcional, o acréscimo no salário base mediante cursos de capacitação e qualificação.

Todos os candidatos se submeterão à prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 3 de novembro, das 9h às 12h. Também haverá prova prática para os cargos de técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação, técnico em música e tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais (Libras). Os candidatos podem obter outras informações através do edital ou pelo telefone: (81) 2125.1613.

Confira as vagas oferecidas:

» REITORIA LOCALIZADA NO RECIFE

Ensino Superior – Contador, Engenheiro Civil, Programador Visual, Relações Públicas e Secretário Executivo.
Ensino Médio - Assistente em Administração e Técnico de Tecnologia da Informação.

» CÂMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA

Ensino Superior – Pedagogo.
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade.

» CÂMPUS BARREIROS

Ensino Superior - Auditor e Nutricionista.
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Química, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras) e Assistente de Alunos.

» CÂMPUS BELO JARDIM

Ensino Superior - Auditor, Nutricionista e Pedagogo.
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico em Música, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras).

» CÂMPUS CARUARU

Ensino Superior - Bibliotecário Documentalista.
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Mecatrônica, Técnico de Laboratório da área de Segurança e Assistente de Alunos.
Ensino Fundamental - Auxiliar de Biblioteca.

» CÂMPUS GARANHUNS

Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Eletroeletrônica, Técnico de Laboratório da área Química, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras) e Assistente de Alunos.



» CÂMPUS IPOJUCA

Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Química e Técnico de Laboratório da área de Segurança.

» CÂMPUS PESQUEIRA

Ensino Superior - Auditor, Bibliotecário Documentalista, Odontólogo e Pedagogo.
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Eletrotécnica, Técnico de Laboratório da área de Enfermagem, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras).

» CÂMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 

Ensino Superior – Administrador.
Ensino Médio - Assistente em Administração.

NE10

Assembleia Legislativa de Pernambuco vai abrir 100 vagas para concurso


A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai realizar um concurso para a contração de 100 profissionais. A medida faz parte da reestruturação do quadro de funcionários do Legislativo estadual, anunciada nesta quinta-feira (19). O impacto desse certamente na folha de pagamento será de R$ 910.870,45 ao mês.

Além da realização do concurso, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), revelou que haverá um corte de 48 cargos comissionados da estrutura administrativa da Casa. Com os cortes futuros e atuais, espera-se uma economia de R$ 1,2 milhão ao mês. Uchoa também anunciou a criação de ouvidoria e de consultoria Legislativa, esta última, com 20 vagas, voltada para auxiliar comissões.

Entre as vagas que serão abertas na Assembleia, 40 são para agentes, 10 para técnicos, 50 para analistas. O menor salário será de R$ 4,7 mil e o maior de R$ 11,3 mil. Para agentes, o salário é de R$ 4.780,74; para técnicos, de R$ 7.354,99; e para analistas, R$ 11.315,33.

Para analistas, haverá 20 vagas para jornalistas, 21 para consultores, cinco para profissionais da área de informática, dois de contabilidade e dois de engenharia no certame. No nível técnico, serão cinco vagas para profissionais da área de informática, três de contabilidade e dois de eletrônica.

Confira detalhes:

Agente
40 vagas de nível médio
salário: R$ 4.780,74

Técnico 
10 vagas níveis médio e superior (Eletrônica 2, Contabilidade 3 e Informática 5)
salário: R$ 7.354,99

Analista 
50 vagas nível superior (Consultoria 21, Jornalismo 20, Informática 5, Contabilidade 2 e Engenharia 2)
salário: R$ 11.315,33

O projeto será aprovado nesses 15 dias pelos parlamentares e a realização do concurso deve ocorrer até os primeiros meses de 2014.

Diário de Pernambuco

BANCÁRIOS EM GREVE: VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA NA PARALISAÇÃO



A partir de hoje 19, os bancários de bancos públicos e privados vão parar. A greve foi decidida na quinta 12, em assembleias por diversos sindicatos do país. O índice de 6,1% apresentado pela Fenaban para reajustar salários, piso, vales e auxílios, além da PLR também foram rejeitados.

O SEEB Garanhuns e Região realizou uma Assembléia de articulação para a greve, onde bancários de todos os bancos da base estiveram presentes, traçando metas e estratégia para a paralisação. Veja o que foi decidido:

· O SEEB GARANHUNS E REGIÃO fará proposta à federação, para o não pagamento das horas paradas na greve.

·  NA CAIXA ECONÔMICA de Garanhuns e nas das outras cidades da base, haverá paralisação, com comitê de conscientização popular, nas portas das agências. Mais de 80% dos bancários da Caixa aderiram à greve.

·  SANTANDER vai parar. Apesar de uma menor adesão a greve, o banco Santander, também estará fechado, por tempo indeterminado, com comitê de conscientização popular na frente das agências.

·   BANCO DO BRASIL vai parar. Mais de 60% dos bancários do BB aderiu à greve, e as agências não funcionarão, até que haja negociação digna.

·   NO BANCO DO NORDESTE, haverá paralisação, porém os bancários sindicalistas se negaram, a fazer comitê de conscientização popular na frente das agências.

·  BRADESCO E ITAÚ não aderiu à greve, e por isso os bancos funcionarão normalmente, com atendimento ao público. Nesses dois casos, o SEEB Garanhuns e Região disponibilizará fiscal, que ficará nas portas das agências, dos referidos bancos, para garantir que a população seja bem atendida, e que os boletos de todo e qualquer banco, sejam recebidos, prontamente pelo Bradesco e o Itau. Os fiscais do SEEB estão habilitados, para acionar os órgãos de defesa do consumidor, caso os bancos que não fecharam se negue a atender a população.

·   ESTRATÉGIAS DE PARALISAÇÃO: Nos dois primeiros dias da greve, os bancários sindicalistas se concentrarão em Garanhuns, fazendo manifestações nas portas das agências, nos dias seguintes, haverá deliberação de delegações, para dar suporte aos bancários em greve nas cidades de Agues Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jupi, Jurema, Lajedo, Lagoa de Ouros, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São João e Terezinha.

·  Todos os dias da paralisação haverá reunião para balanço do dia, às 05hs00min no auditório do SEEB Garanhuns, onde serão definidas novas estratégias de luta.

“Os Bancários estão indignados com as metas diárias e abusivas, com o adoecimento de diversos colegas nos locais de trabalho, esse é o momento de dar um basta nessa situação. Vamos construir uma forte greve e mostrar aos banqueiros que merecemos muito mais do que eles propuseram.” Afirma Alberto Flávio, Presidente do SEEB Garanhuns e Região.

A luta dos bancários por melhores condições de trabalho é um direito assegurado pela lei de greve n° 7.783/89, e essa mobilização é fruto da consciência democrática, a classe trabalhadora é responsável pelos lucros dos bancos. Toda essa luta refletirá numa sociedade mais justa, e a melhoria salarial dos bancário e uma maior contratação, resultará num melhor atendimento ao cliente.

Texto: Juliana Dias

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vagas de emprego em Garanhuns: Casas Bahia está selecionando 40 candidatos



A empresa Casas Bahia está fazendo seleção de 40 candidatos para trabalharem na loja que será instalada em Garanhuns. O estabelecimento está em fase de reforma e fica localizado na praça Jardim, onde funcionava o Sebrae.

As vagas são para as seguintes funções:

Vendedor (15 Vagas) – Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Auxiliar de estoque (02 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Auxiliar de Limpeza (02 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Analista de Credito/Crediarista (03 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Operador de caixa (03 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Montador de Moveis (15 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Ajudante de montador de Moveis (05 Vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 
Aux. Administrativo (02 vagas) - Com experiência de 6 meses comprovada em CTPS 

Mais informações você encontra na Agencia do trabalho de Garanhuns – SINE
Rua Amaury de Medeiros, nº 20 
Telefones: 3761 – 8331 / 3761 -8332 

Centro de Formação Profissional reabre em Garanhuns com 100 alunos

Será realizada na próxima sexta-feira (20), a aula inaugural do Centro de Formação Profissional de Garanhuns. O evento, que marca a volta do funcionamento da instituição, está previsto para começar às 8h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Garanhuns (Acig). Quem estiver presente na ocasião irá conferir uma palestra com Maria Mauricéia de Melo, com o tema: “A importância da formação profissional”.

Inicialmente, foram fechadas, por meio da Secretaria de Assistência Social, quatro turmas de cursos profissionalizantes, cada uma com 25 alunos – totalizando 100 pessoas. Eles foram inscritos nos cursos de corte e costura, cabeleireiro, depilação e maquiagem. Para a coordenadora municipal do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), Lílian Honório, o funcionamento do Centro é a concretização de metas. “Alcançamos mais um objetivo, o de oferecer profissionalização para a população. A tendência de nosso trabalho é dar continuidade às parcerias para que novos cursos sejam abertos”, comenta.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) são parceiros da iniciativa. A previsão é que no decorrer deste ano, novos cursos sejam ofertados à população. De acordo com o Senac, inscrições para os cursos de manicure e artesanato com bordado estarão disponíveis em breve.

Secom

Inscrições para VI Concurso Escolar de Educação Ambiental foram prorrogadas


O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (Codema) estendeu o prazo de inscrições para o VI Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA). Os estudantes das escolas públicas ou privadas do município interessados em participar, agora, devem se inscrever até a próxima segunda-feira (23), no site da Prefeitura de Garanhuns, no seguinte endereço: www.garanhuns.pe.gov.br – existe um link com a marca do concurso no lado direito da página.

Entre as modalidades, os participantes do 1º ao 5º ano podem elaborar desenhos e redação. Já os alunos do 6º ao 9º ano poderão criar um cordel ou uma redação. Os alunos do ensino médio concorrem com a criação, também, de cordéis e redação. As escolas poderão participar com a criação de um projeto de educação ambiental. De acordo com o edital da organização, os concorrentes ainda têm a opção de fazerem uma paródia – também em tema ambiental.

A primeira edição do CEEA aconteceu no ano de 2008. As inúmeras alterações no meio ambiente, como a perda da biodiversidade e o aquecimento global, e as possíveis saídas para uma convivência de maior bem-estar no planeta são tratadas na iniciativa. "Sabemos que a mudança nas atitudes do homem, muitas vezes impensada, é um processo que leva tempo. Para haver essa mudança que tanto falamos, é necessário um trabalho de instrução e educação", ressalta o vice-presidente do Codema, Renato Mattos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e a ONG Econordeste são parceiras na execução do evento. Ao final do concurso, além do reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e de classificação, os vencedores receberão premiações, que serão entregues no Dia das Crianças (12 de outubro).

Confira o cronograma da realização das atividades:

Atividade: Período/Data/Local
- Provas das modalidades: 28 de setembro de 2013 – Colégio Municipal Letácio Brito Pessoa
- Apresentação das paródias: 05 de outubro de 2013 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
- Premiação de todas as modalidades: 12 de outubro de 2013 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Secom

Corpo de Dominguinhos vai ser transferido para Garanhuns no próximo dia 26



Na próxima quinta-feira (26), Garanhuns receberá os restos mortais do conterrâneo José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. O translado iniciará com a concentração dos amigos do artista com um café da manhã no Restaurante Arriégua, no Recife, às 6h da data. A saída do Cemitério Morada da Paz será às 6h45min. Dois ônibus estarão disponíveis para o deslocamento do grupo. A expectativa é que por volta de 12h30min, o cortejo, que sairá de 7h30min da capital do Estado, chegue ao município.

Será no pórtico da entrada de Garanhuns que acontecerá a transferência da urna para o caminhão do Corpo de Bombeiros. O trajeto seguirá um roteiro definido, passando pela Avenida Rui Barbosa, Rua 15 de Novembro, Avenida Dantas Barreto, Avenida Barão do Rio Branco, Rua Melo Peixoto e Luíz Burgos. O sepultamento ocorrerá por volta das 13h45min no Cemitério São Miguel, localizado no bairro Boa Vista. Artistas de Garanhuns e do todo o estado de Pernambuco farão homenagens ao sanfoneiro.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Cultura, Secretaria de Serviços Públicos e Obras e a Secretaria de Turismo estarão diretamente ligadas na organização da infraestrutura necessária para o momento. Na tarde de hoje (18), representantes de cada uma das pastas se reuniram com o prefeito Izaías Régis para ajustar as providências por parte da Prefeitura. “Chegamos ao momento mais esperado. É a realização do sonho do nosso mestre Dominguinhos. Garanhuns estará de portas abertas e todos nós iremos nos despedir dele com carinho”, comentou o chefe do Poder Executivo.

Casa onde Nasceu Dominguinhos 

Av. José Leitão, 191, bairro da Boa vista, Garanhuns-PE. Esse é o endereço atual da residência onde nasceu o artista garanhuense Dominguinhos, e que foi localizada através do trabalho de pesquisa realizada pelo professor Antônio Vilela, um dos co-fundadores do Instituto Garanhuns. Valorizar o local onde nasceu Dominguinhos é uma das metas do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns – IHGG, que fará contato com o atual proprietário a fim de colocar uma placa alusiva ao fato histórico.

Fontes: Secom e blog IHGG

ELEIÇÕES LIMPAS: Projeto de iniciativa popular é tema de debate em Garanhuns



A OAB-Ordem dos Advogados do Brasil Subseccional Garanhuns, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA com sua Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG) e a Comissão de Direito Eleitoral, promoverão nesta quinta-feira, (19), às 19h30min, no auditório da Autarquia, um evento público para apresentação do PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR, que tem como tema a Reforma Política, denominado “ELEIÇÕES LIMPAS”.

O presidente da OAB/Subseccional Garanhuns, Dr. Paulo André Couto, está coordenando pessoalmente o evento. "Precisamos debater a política nacional e criar mecanismos que proporcionem as mudanças que a população quer, por isto, é importante estarmos informados e participarmos dando nossa contribuição" - afirma.

Os interessados devem procurar a Coordenação de Direito levando 1 quilo de alimento não perecível. Com prioridade aos acadêmicos de Direito, que receberão dez horas de atividades complementares.



VOX COMUNICAÇÃO

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SBU realiza Campanha de Câncer de Pênis Zero em Garanhuns

Objetivo é esclarecer população sobre prevenção à doença. Haverá atendimento urológico voluntário em cidades do Norte e Nordeste e informações no site e Facebook da entidade

Para orientar e atender a população, a Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, realiza de 26 a 29 de setembro a Campanha de Câncer de Pênis Zero. A quarta edição da iniciativa conta textos explicativos no portal da SBU (www.sbu.org.br), posts de orientação no Facebook (www.facebook.com/SociedadeBrasileiraUrologia) e ações de atendimento ao público em cidades do Norte e Nordeste, regiões de maior incidência do problema.

Cerca de 100 urologistas voluntários serão divididos para prestar atendimento urológico, clínico e cirúrgico em hospitais públicos e promover o esclarecimento sobre a doença nas cidades de: Fortaleza (CE); Reriutaba (CE); João Pessoa (PB); São Luís (MA); Recife (PE); Garanhuns (PE); Maragogipe (BA); Cachoeira (BA). Haverá ainda palestras de capacitação para médicos generalistas do programa Saúde da Família. A campanha tem como padrinho o ex-jogador de futebol e atual técnico do Al-Gharafa (Qatar), Zico.

As datas das ações em Recife e Garanhuns:
- Recife – dia 27/09, das 9h às 12h e das 14h às 17h, IMIP – Instituto Médico Integrado Professor Antonio Figueira
- Garanhuns – dia 28/09 das 9h às 12h, Hospital Dom Moura

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Data/SUS, há cerca de mil amputações por ano do órgão. A doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de informação, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.

"O câncer de pênis é um dos poucos que se é possível prevenir. Basta lavar o pênis com água e sabão, puxando o prepúcio – a pele que encobre a glande – principalmente após relações sexuais ou masturbação, usar preservativo nas relações sexuais e fazer a cirurgia em caso de fimose ou exuberância de prepúcio na puberdade", afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi.

A SBU preparou um vídeo e folders explicativos da doença que serão distribuídos nos locais de atendimento. No site e no Facebook da entidade haverá informações sobre o problema.

"Queremos, além de atender, diagnosticar e, se possível, realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, também desenvolver um projeto de educação continuada com os médicos generalistas e agentes comunitários das regiões atendidas para prosperar as medidas de prevenção ao câncer de pênis", afirma o coordenador da campanha e chefe da Comissão Especial de Urologia Militar da SBU, João Carlos Azeredo.

A maior incidência mundial de câncer de pênis é encontrada na Índia, com taxas de 3,32 casos a cada 100 mil habitantes, e a menor incidência nos judeus nascidos em Israel, com taxas próximas  a zero. Nos Estados Unidos, a incidência é de 0,2 casos para cada 100 mil habitantes.


Recomendações

- Lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação.
- Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis. É preciso puxar a pele e limpar.
- Realizar autoexame mensalmente. Puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.
- Usar preservativo nas relações sexuais.
- Ao notar qualquer alteração no pênis, visite o urologista.

Saiba mais sobre o Câncer de Pênis 

Fatores de risco

- Fimose – pele que impede a exposição da glande (cabeça do pênis);
- Acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular);
- Higiene local precária;
- Falta de informação sobre a doença;
- Má situação socioeconômica e educacional das pessoas, em geral moradoras de regiões mais carentes, como o Norte e Nordeste.

Sintomas

O autoexame do pênis é fundamental para detectar as características apresentadas abaixo:

- Perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;
- Feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico e apresentem secreções e mau cheiro;
- Tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
- Inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.

Ao observar qualquer um desses sinais, é necessário procurar um médico imediatamente.

Diagnóstico

O paciente apresenta inicialmente lesão vegetante ou úlcero-vegetante, que acomete inicialmente a glande (80%), prepúcio (15%) ou sulco coronal (5%). Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura. No entanto, de acordo com o INCA, mais da metade dos pacientes demoram até um ano após as primeiras lesões aparecem para procurar o médico.

Tratamento

O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais (ínguas na virilha). Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais frequentemente realizado para controle local da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e a posterior amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.

Vithal Comunicação Integrada – assessoria da Sociedade Brasileira de Urologia

IV Festival de Literatura de Garanhuns tem palestras, mesas redondas, arte e música


Numa realização da Academia de Letras de Garanhuns e da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Home Center Ferreira Costa, o IV Festival de Literatura de Garanhuns (Flig) homenageia o escritor pernambucano Gilberto Freyre. Autor de obras como “Casa Grande & Senzala”, ele também foi jornalista, poeta e pintor. Na abertura, que começa na próxima quinta-feira (19), às 20h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o recifense, e também escritor Fernando da Mota fará uma homenagem simbólica a Gilberto Freyre. Em seguida, o escritor e jornalista convidado Homero Fonseca abordará o homenageado e sua relação com o movimento feminista. A noite será encerrada com a apresentação artística do grupo garanhuense Gaiamálgama.

O festival segue com sua programação de música, mesas redondas, palestras, poesia e arte até o domingo (22). O evento será realizado de forma intercalada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, Praça Guadalajara e o encerramento no Clube AGA. Na programação, que está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br), estão artistas de Garanhuns e convidados especiais – o objetivo é proporcionar a troca de conhecimentos.

Na noite da sexta-feira (20), a cantora, poetisa e artista plástica Airô Barros fará uma apresentação intitulada “Sarau Vinicius de Morais – 100 anos”. O espetáculo, que tem declamação de poesias e canções de Vinícius de Morais, visa difundir a literatura brasileira em seus diferentes olhares, e promete movimentar o evento.

Entre os garanhuenses que participarão da quarta edição do Festival de Literatura, está o escritor Nivaldo Tenório. Ele interage com o público no sábado (21) numa mesa de debate sobre contos, denominada “A Arte do Conto Ontem e Hoje”. “Já participei de outras edições. A expectativa é boa para este. O evento está reformulado, mais jovem, com maior abertura dos participantes questionarem os autores”, comenta.

Confira, abaixo, a programação completa:

Centro Cultural
Quinta-feira - 19 de setembro
20h00 às 21h10
Pronunciamentos: João Marques (Presidente da Academia de Letras de Garanhuns) e Izaías Régis (Prefeito do Município) – Fernando da Mota: Homenagem a Gilberto Freyre
- Homero Fonseca: Gilberto Freyre Feminista
Apresentação artística
21h20 às 22h20
Grupo Gaiamálgama

Praça Guadalajara
Sexta-feira - 20 de setembro
10h às 10h55
Espaço livre - Recital Augusto dos Anjos e outros poetas
- João Fernandes
- Karina Calado
11h05 às 12h
Literatura Popular e Literatura Erudita: o Mito
- Josivaldo Custódio, Paulo Gevais e Mário Rodrigues
15h25 às 16h20
Literatura Engajada: Isso Ainda Existe?
- Bruno Piffardini, Wellington de Melo e Thiago Corrêa
16h30 às 17h25
O Papel do Escritor na Sociedade Contemporânea
- Jodeval Duarte, Manoel Neto Teixeira e Aristóteles Bastos
20h00 às 20h55
Dimensões da Facticidade e da Fantasia na Literatura
- Raimundo Carrero
- Alexandre Santos
- Fellipe Torres

Centro Cultural
Apresentação artística
21h05 às 22h05
Sarau Vinicius de Morais- 100 anos

Praça Guadalajara
Sábado- 21 de setembro
10h às 10h55
Gênero e Dimensão do Conto e do Romance
- Cristiano Ramos
- Fernando Monteiro
11h05 às 12h
O Cordel como Crônica e Crítica Social-
Josivaldo Custódio, Valdir Marino e Gonzaga de Garanhuns
15h25 às 16h20
A Arte do Conto Ontem e Hoje
- Nivaldo Tenório, Cristiano Aguiar e Helder Herik
16h30 às 17h25
A realidade Ficcionalizada dos Valentes e dos Coronéis
- Cláudio Gonçalves
- Luiz Afonso de Oliveira Jardim

20h00 às 20h55
Da Interação entre a Literatura e a Sociologia de Gilberto Freyre
- Anco Márcio
- Homero Fonseca

Centro Cultural
Apresentação artística
21h05 às 22h05
Julião Marques

Chalé I (Clube AGA)
Domingo - 22 de setembro
10h45 às 11h50
As Novas Tecnologias e o Futuro do Livro
- Wagner Marques, Diogo Guedes e André Sena
12h10
Almoço de encerramento

Secom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger