sábado, 31 de agosto de 2013

Polícia investiga caso do pedreiro que morreu eletrocutado em Garanhuns

Pode durar por aproximadamente 30 dias o inquérito policial sobre caso do pedreiro eletrocutado na última quinta (29) em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Nesta sexta-feira (30), a polícia ouviu funcionários da obra onde ocorreu a descarga elétrica.

“Temos que ouvir, inclusive, o homem que sobreviveu, quando ele estiver em condições. Também analisar a regularidade da obra e os equipamentos de segurança pessoal. Não é uma investigação simples e podemos pedir o aumento do prazo de 30 dias”, diz Edmilson Batista, delegado responsável pelas investigações do caso.

A Secretaria de Obras de Garanhuns informa que a construção do segundo andar não tinha autorização. Edgar Rodrigues, gerente de Fiscalização da Secretaria de Obras, diz que não pediu o embargo porque os responsáveis pela obra pediram um prazo para regularizar.

Por meio de nota oficial, a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) diz que inspecionou o local e “a fiação elétrica está dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela Associação de Normas Técnicas”. Ainda de acordo com a Celpe, o operário “entrou, acidentalmente, em contato com a rede de alta tensão”.

O caso

O acidente aconteceu enquanto dois pedreiros montavam um andaime no segundo andar da obra na Rua XV de Novembro, no Bairro Heliópolis. Vladimir Alves de Melo, de 30 anos, recebeu a descarga, caiu e morreu no local. O outro trabalhador, Ivan dos Santos Silva, de 24 anos, realizou exame de Raio-X no Hospital Regional Dom Moura e foi levado para o Hospital Municipal, mas já foi liberado.

G1

Secretaria de Saúde realiza atendimentos médicos em comunidades quilombolas

As comunidades quilombolas Castainho e Estivas – ambas na zona rural de Garanhuns –, receberam nesta sexta-feira (30), atendimentos de saúde especiais. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), por meio do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns. O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde continuará na próxima segunda-feira (2), no horário de 8h às 15h.

A ação pretende identificar e tratar casos de hanseníase, tracoma, sífilis e câncer, além de realizar aferição de pressão e teste glicêmico. Durante a ação, o procedimento de teste de HIV também será realizado junto aos quilombolas.

A hanseníase é uma doença que atinge os nervos e se manifesta na pele. Seu avanço pode levar a lesões nas mãos, pés e outras partes do corpo, e seu diagnóstico precoce possibilita a cura sem sequelas. A tracoma é uma mancha branca que aparece na visão, ocasionada por um protozoário que se aloja na mucosa do olho e pode levar à cegueira. Seu tratamento é simples, e se bem acompanhado possibilita a cura.

Todos os atendimentos médicos nessa carreta da saúde acontecem no PSF do Castainho.

Secom

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Celpe diz que obra onde aconteceu o acidente elétrico estava regular


Depois de um acidente elétrico que matou um operário em Garanhuns, a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) emitiu nota oficial sobre o estado da construção. A instituição diz que inspecionou o local e “a fiação elétrica está dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela Associação de Normas Técnicas”. Ainda de acordo com a Celpe, o operário “entrou, acidentalmente, em contato com a rede de alta tensão”.

O caso ocorreu nesta quinta-feira (29) enquanto dois pedreiros montavam um andaime em obra da Rua XV de Novembro, no Bairro Heliópolis. Vladimir Alves de Melo, de 30 anos, recebeu a descarga, caiu e morreu no local. O outro trabalhador, Ivan dos Santos Silva, de 24 anos, realizou exame de Raio-X no Hospital Regional Dom Moura e foi levado para o Hospital Municipal. Ele passa bem e já foi liberado. (imagem do blog agreste violento).

G1

Traslado do corpo de Dominguinhos para Garanhuns é autorizado pela justiça

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a transferência do corpo do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que está enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para Garanhuns, no Agreste do estado, cidade natal do artista. A decisão é da juíza Andréa Duarte Gomes, atendendo a um pedido do filho do músico, Mauro José Silva de Moraes. A sentença saiu na quinta (29), mas foi divulgada somente nesta sexta (30). Mauro ingressou com ação na 1° Vara Cível de Paulista, no dia 2 de agosto, alegando que a remoção seria uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai, que expressou o desejo de ser sepultado no município onde nasceu. “É uma felicidade muito grande poder atender a um dos últimos desejos do meu pai. Estou sabendo que a prefeitura já está construindo um mausoléu em Garanhuns. Agora vamos preparar tudo pra que seja respeitada essa vontade dele”, comemorou.

A magistrada considerou "salutar" o enterro definitivo do corpo do músico em sua cidade natal. "É uma forma de tutelar o patrimônio histórico, cultural e artístico envolvidos, e fazer com que o mestre sanfoneiro seja sepultado em sua terra natal e receba as merecidas homenagens, 'retornando' ao seu local de aconchego, em alusão à música 'De volta pro meu aconchego', de sua autoria em parceria com o músico Nando Cordel", apontou a juíza, em sua decisão.

Assim, está autorizada a exumação e traslado do corpo até Garanhuns e, posteriormente, a inumação (novo sepultamento) no cemitério público da cidade. "Há que se considerar que o falecido Dominguinhos é um expoente da música e da cultura popular brasileira, tendo sido uma personalidade de extrema expressão que se perpetuou através de sua obra, deixando um verdadeiro legado, sobretudo para os nordestinos, e, mais especificamente, para o povo do Agreste e do Sertão pernambucano, sendo motivo de orgulho, honra", disse a juíza.

G1

Governo Municipal de Garanhuns oferece mais cursos aos jovens

Os jovens entre 18 e 30 anos de idade, agora poderão se capacitar através do Projeto Gerar. A iniciativa é do Governo Municipal de Garanhuns, e pretende aumentar a geração de emprego e renda à população de bairros mais distantes da Cidade. A ação descentralizada é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e oferece cursos de Pedreiro de Alvenaria, Operador de Retroescavadeira, Armador de Ferragem e Carpinteiro, aos jovens do Município interessados em ingressar no mercado de trabalho.

O Projeto conta com parcerias do SENAI, SENAC e SEBRAE e a procura pelos cursos tem sido positiva. Já houve a formação de turmas para o curso de Pedreiro de Alvenaria, e agora o projeto oferta 80 vagas para os demais cursos, que irão acontecer em dois turnos.

Cada turma será composta por 20 alunos e as Pré-inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida 13 de maio, nº 34, sala 01, onde funcionavam os antigos cartórios da Cidade.

Documentos necessários para a pré-inscrição:
Operador de Retroescavadeira -
- Xerox da Habilitação Categoria "B"
- Comprovante de residência
- Comprovante de escolaridade (escolaridade mínima - 1º grau completo)

Armador de Ferragem e Carpinteiro -
- Documento de Identidade
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de escolaridade (escolaridade mínima - 1º grau completo)



Os cursos têm duração de 50 dias, são totalmente gratuitos e serão realizados na Escola Senador Aderbal Jurema, logo após a formação das turmas.

Horários das aulas:
Operador de Retroescavadeira
Manhã – 07h30 às 11h30
Tarde – 13h30 às 17h

Armador de Ferragem
Manhã – 07h30 às 11h30

Carpinteiro
Tarde – 13h30 às 17h

Secom

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Homem morre após receber descarga elétrica em Garanhuns



Em Garanhuns, dois pedreiros montavam um andaime em uma obra, ao lado do restaurante Zanzibar, na rua XV de Novembro no Bairro Heliópolis, quando receberam uma descarga elétrica na tarde desta quinta-feira (29).

De acordo com a Polícia Civil, ainda não é possível saber quem foi atingido primeiro pela descarga e como o acidente aconteceu. O pedreiro Vladimir Alves de Melo, de 30 anos, recebeu a descarga, caiu do andaime e morreu no local.



Ivan dos Santos Silva, de 24 anos, foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura e está no setor de Raio-X da unidade. De acordo com o delegado Edmilson Batista, responsável pelo caso, as investigações já começaram. “Uma vistoria será feita no local para determinar de onde a descarga saiu e apurar possíveis responsáveis”, afirmou ele.

Por causa deste acidente, houve falha de energia em vários bairros, inclusive parte do centro da cidade. Alguns semáforos ficaram sem funcionar, causando congestionamento nas mediações do local.

O corpo de Vladimir Alves de Melo foi recolhido pela polícia e será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Caruaru.

Com informações do G1

Empresa Júnior da UPE Garanhuns realiza mais um projeto social


No dia último dia 22/08, a TEC JR., Empresa Júnior do curso de Licenciatura em Computação do Campus da Universidade de Pernambuco em Garanhuns, deu início a mais um projeto social realizado na própria universidade para crianças da escola EREM Francisco Madeiros. O projeto consiste na realização de um curso de criação de jogos e animações com o Scratch, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UPE, que financia com bolsas de estudo os voluntários envolvidos, e a (Academia de Educação para o Desenvolvimento (AEDES).

O curso, totalmente gratuito, visa proporcionar aos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico através do ensino da computação usando a ferramenta Scratch, que é um software que ensina a programar de forma lúdica e interativa. A satisfação dos alunos é muito grande por poder ampliar os conhecimentos de forma interativa. Este projeto está sendo orientado pelo professor Emanoel Barreiros e tem como integrantes os alunos da TEC JR.: Millena Lauyse, Anderson Alves e Aline Ferreira.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Campus da UPE em Garanhuns

Vereador questiona gastos com Buffet da Prefeitura de Garanhuns

O Vereador Sivaldo Albino enviou nota a imprensa questionando gastos obtidos pela Prefeitura de Garanhuns com  Buffet no valor de R$ 1.020.430,00. Segue abaixo a nota enviada:

A Transparência está cada vez se tornando num controle social permanente da população, fazendo com que ela tenha o controle dos gastos e promova a lisura do uso dos recursos públicos.

A matéria dos Blog's de Carlos Eugenio e Jamildo traz que o Governo do Estado de Pernambuco gastou cerca de R$ R$ 326.650,00 (trezentos e vinte e seis mil seiscentos e cinqüenta reais) com o Buffer das noites do Festival de Inverno de Garanhuns.

Diferentemente do Governo do Estado que demonstra a Transparência dos atos Governamentais, incluído os gastos, a Prefeitura de Garanhuns realizou Licitação para Empresa fornecer Buffet, Coffe Break e Quentinhas no valor de valor de R$ 1.020.430,00 (Hum milhão vinte mil quatrocentos e trinta reais).

Diante disto, seria interessante que a Prefeitura de Garanhuns também informasse o valor gasto com Buffet do seu camarote durante o Festival de Inverno de Garanhuns.

Com a Palavra o Prefeito de Garanhuns Sr. Izaias Régis

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nordeste sofre apagão; Chesf avalia extensão

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28).

O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão. De acordo com Franklin, o apagão começou às 15h08 e atingiu todo o Nordeste. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia, que está retornando gradativamente. Já temos energia no Recife, Salvador, algumas áreas de Teresina. Acredito que ainda hoje toda a região estará normalizada. Não sabemos ainda o motivo, vamos precisar fazer uma avaliação junto com o ONS", explicou.

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

A operadora de telefonia móvel TIM informou, por meio de nota, que seus clientes no Nordeste poderão ter dificuldade para utilizar os serviços da companhia devido à queda de energia. Segundo a operadora, equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer gradativamente os serviços nas áreas afetadas. As demais operadoras ainda não se pronunciaram sobre o apagão.

No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.

G1

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA: Mais de dez mil atendimentos em julho

Os números impressionam e o colocam entre os que têm mais atendimentos mensais no estado de Pernambuco. O Hospital Regional Dom Moura, mesmo passando por reformas em diversas instalações como a emergência e o bloco cirúrgico, vem conseguindo atender a grande e contínua demanda do Agreste Meridional.

No mês de julho foram mais de 10 mil atendimentos, 10.303 para ser mais exato. Somente na emergência geral, 4.707 pessoas buscaram os serviços do Hospital de Referência Regional. As demais emergências também mostram números impressionantes. Emergência cirúrgica - 1.092; traumatológica - 2.039; e obstetrícia - 460. Foram 555 internações, 170 partos, sendo deles 94 normais, com 315 leitos ocupados na maternidade.

O gestor interino do HRDM, Dr. Luiz R. Melo, tem conferido pessoalmente o serviço nos setores do hospital. "É uma grande instituição de saúde formada por diversas estruturas, mas onde o fator humano é primordial. Precisamos continuamente estarmos preparados para atender estas pessoas que chegam de todos os lugares, com diversos problemas de saúde e que passam por momentos difíceis, inclusive seus familiares."

O gestor fala também sobre os números do mês de julho:  "São impressionantes, mas ainda assim não refletem o tamanho do serviço e da movimentação interna, pois os pacientes têm acompanhantes, visitas, além de diversas instituições que fazem trabalhos voluntários em nossa unidade de saúde. E ainda o fato de que dentro do hospital, o paciente conta com outros serviços não contabilizados mais como entrada, como raio-x, farmácia, laboratório, ultrassom, entre outros. Mas, mesmo com tudo isto, é satisfatório saber que milhares de pessoas utilizam nossos serviços e contribuímos positivamente para a saúde do Agreste Meridional" - finaliza Dr. Luiz R. Melo.

Vox Comunicação

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Em Garanhuns, apenas oito a cada 100 casas têm acesso a saneamento



No Bairro Massaranduba, em Garanhuns, no Agreste Meridional, é comum encontrar crianças brincando em meio ao esgoto doméstico que passa pela rua. De acordo com o autônomo, Daniel Ramos, não está dando mais para conviver com o problema. “Faz bastante tempo que nós estamos sofrendo com essa situação. A nossa comunidade é carente, formada por pessoas humildes, mas todos somos seres humanos”, afirma.

Atualmente 2.930 casas estão ligadas por meio da tubulação à estação de tratamento de esgoto da cidade. Isso significa que a cada 100 imóveis apenas oito têm acesso à rede de saneamento básico. Para melhorar a situação, a estação de tratamento está sendo ampliada. Estão sendo construídos mais tanques de decantação. A expectativa da Compesa é de que até 2015, o espaço trate o esgoto de outras 16 mil residências.

Os serviços que estão sendo realizados na estação de tratamento fazem parte da primeira fase das obras de ampliação. Nos próximos dois anos deverão ser implantados 16 quilômetros de tubos coletores que vão beneficiar os bairros Massaranduba, Novo Heliópolis, Lacerdópolis, Indiano e Vila do Quartel.

Segundo o diretor regional da Compesa, Gilvando Barbosa, há um projeto para sanear os outros bairros de Garanhuns. “A companhia elaborou um projeto em 2011 que contempla 100% do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Esse projeto já está pronto, foi orçado em R$ 99 milhões, desse valor a Compesa já licitou mais de R$ 14 milhões”.

A Secretaria de Planejamento do Município também havia enviado uma solicitação de recursos ao Ministério das Cidades para sanear alguns locais, mas de acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento, João Guido, o projeto da Compesa estava completo, por isso, a companhia de abastecimento deverá ficar com a responsabilidade pela contratação e execução do serviço.

G1

Recife e Garanhuns estão com inscrições abertas para cursos gratuitos do SENAI

Estão abertas até esta sexta-feira (30), as inscrições para cursos gratuitos do SENAI através do programa Novos Talentos, uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). Ao todo serão oferecidas 90 vagas para capacitar trabalhadores nos município de Recife e Garanhuns. Para concorrer os interessados devem se inscrever no  site da secretaria.

No Recife, as vagas são destinadas a formar 20 profissionais coloristas automotivos. Já em Garanhuns, foram criadas 30 vagas de auxiliar administrativo e 40 para mecânico de motor ciclo otto.

Após a inscrição no site do STQE, as matrículas poderão ser feitas presencialmente, nos dias 2 e 3 de setembro em Recife, no SENAI Santo Amaro (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539 Santo Amaro), e nos dias 9 e 10 de setembro em Garanhuns, no SENAI Garanhuns (Av. Sátiro Ivo, 1011, Magano). Será necessário que o candidato apresente o comprovante da pré-inscrição para efetivar a matrícula. Podem participar dos cursos jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, e que tenham o Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série.

Os cursos estão previstos para começarem nos dias 10 de setembro (Recife) e 16 de setembro (Garanhuns).

Confira AQUI mais informações sobre as vagas.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Comunicado: Secretaria de Cultura de Garanhuns

A Secretaria Municipal de Cultura estará, a partir de amanhã (27), funcionando temporariamente no prédio do antigo Fórum de Garanhuns, localizado na Rua 13 de Maio, no Centro, das 8h às 14h. A mudança é em decorrência da recuperação de algumas instalações do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Secom

Garanhuns realiza o II Seminário de Empreendedorismo e Negócios

O II Seminário de Empreendedorismo e Negócios acontece amanhã (27) e na quarta-feira (28) na unidade do Sebrae em Garanhuns. O Governo Municipal de Garanhuns apoia a iniciativa. Confira, em anexo, o banner com os detalhes do evento.


Correios abre vagas para estagiários em Garanhuns e Recife

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por intermediário da Diretoria Regional de Pernambuco, comunica que estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 26 de agosto, as inscrições para seleção temporária de estagiários que estejam cursando ensino médio, técnico ou superior.

São 33 vagas abertas, sendo 14 para nível médio e técnico e 19 para estudantes de nível superior, para lotação nas cidades de Recife-PE e Garanhuns-PE, nos turnos matutino e vespertino. A contratação, sem vínculo empregatício, dar-se-á com a assinatura do Termo de compromisso de Estágio firmado entre ETC, a Instituição de Ensino e o estagiário.

Oportunidades para estudantes de ensino médio somam 9 vagas, além das vagas para estudantes de curso técnico nas especialidades de técnico em edificações (1), técnico industrial eletrônica (1), técnico industrial mecânica (CR), técnico em eletrônica (3) e técnico em segurança do trabalho (CR).

Para nível superior há vagas para estudantes de Administração de Empresas, Ciência da Computação ou Sistema da Informação, Gerenciamento de Rede, Engenharia Eletrônica, Ciências Contábeis, Desenho Industrial/Design, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e propaganda e Serviço Social.

Os estagiários de nível médio e técnico receberão uma bolsa no valor de R$ 332,07 por jornada de trabalho de 20 horas semanais. Para nível superior bolsa será de R$ 459,86 também por jornada de 20 horas/semana. Além do vencimento, Correios oferecem vale alimentação/refeição no valor de R$ 171,37, auxílio-transporte no valor de R$ 80,72 mensais, seguro contra acidentes, recesso remunerado e assistência médica. A duração do estágio será de seis meses podendo ser prorrogado por até dois anos.

Inscrições

Os estudantes interessados em participar da seleção deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 26 de agosto a 11 de setembro de 2013, e entregá-la pessoalmente no seguinte endereço: Seção de Captação de Recursos Humanos - Avenida Guararapes, 250 - 5º andar - sala 502 - Santo Antônio - Recife/PE, no horário do expediente, das 8h às 12h e 13h às 17h, ou encaminhá-la para o endereço eletrônico estagiodrpe@correios.com.br entre o período de 8h de 26 de agosto às 23h59 de 11 de setembro.

Provas
O processo seletivo será composto de análise curricular, classificatória e eliminatória, além de análise de documentos. A seleção terá validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Do Ache Concursos

domingo, 25 de agosto de 2013

Grupo de Caruaru tenta reaver R$ 622 mil que investiu na BBOM


No maior prejuízo com as supostas pirâmides financeiras revelado até agora em todo o País, um pequeno grupo de pessoas do interior de Pernambuco tenta reaver R$ 622 mil que investiu em conjunto na BBom. A empresa foi suspensa pela Justiça há mais de um mês a pedido do Ministério Público, sob a acusação de ser uma pirâmide.

Seis pessoas de Caruaru, a 120 quilômetros do Recife, juntaram seu dinheiro para investir na BBom e colocaram no negócio até uma entidade de ensino, a União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Uniderc). O “pacote de investimento” foi pago em três depósitos, tudo pela promessa de retorno de 300% em um ano. Mas a empresa foi paralisada e os investidores não receberam nada.

O grupo entrou na Justiça para reaver o dinheiro. Na ação, alega haver “vastas evidências” de que a BBom é uma pirâmide. O judiciário negou o primeiro pedido, de bloquear dinheiro nas contas da empresa a favor do grupo, mas o pedido de devolução ainda será julgado. As informações sobre o processo são públicas e podem ser acessadas por qualquer um no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O grupo de investidores foi localizado pelo JC, mas não concedeu entrevista.

A descoberta de investimentos cada vez mais expressivos nas supostas pirâmides preocupa as autoridades e mostra que a adesão cobrada pelas empresas em grande parte das vezes servia só de referência. No caso da BBom, que ofertava rastreadores para veículos, os pacotes começavam em R$ 600.

“Cada um podia investir o que quisesse. Pessoas venderam o que tinham e não tinham, apartamento, carro, casa. Teve gente que tomou empréstimo e botou todo o dinheiro. As pessoas são livres para fazer o que quiserem, mas é preciso cautela. Sua casa, seu apartamento, já é um investimento”, alerta José Cavalcanti de Rangel, coordenador-geral do Procon-PE.

A “febre” desse tipo de negócio levou só para a BBom 217 mil pessoas. As quatro empresas já suspensas a pedido do Ministério Público (BBom, Priples, Telexfree e Blackdever) somam 1,477 milhão de investidores. Mas o número de investigadas já se aproxima de 40.

Com as paralisações vieram ações judiciais em todo o País, revelando as perdas. Um advogado do Mato Grosso conseguiu bloquear na Justiça os R$ 101 mil que colocou na Telexfree. Em Pernambuco, o bancário Gustavo de Andrade tenta reaver R$ 150 mil da BBom. Mas o caso de Caruaru tem o maior valor revelado até agora.

Do JC

Veículo capota após atropelar animal na BR-423 em Lajedo e deixa um morto e quatro feridos


Um carro capotou após atropelar um cavalo neste sábado, na BR 423, em Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o animal estava no meio da pista e o condutor do veículo não conseguiu parar, atingiu o cavalo e capotou várias vezes.

Cinco pessoas estavam a bordo do veículo, quatro ficaram feridas e uma morreu. Elton Silva Bezerril, 22, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo dele foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Os outros feridos foram socorridos para hospitais da região. Segundo a PRF, alguns em estado grave. A PRF não informou se o carro estava em alta velocidade ou o condutor embriagado. Acidentes com animais são comuns na BR 423, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

G1

sábado, 24 de agosto de 2013

Garanhuns ganhará 7 parques eólicos

Pernambuco acaba de contratar R$ 650 milhões em projetos de energia eólica, sendo essa a maior compra do estado no segmento. O dinheiro será investido pelo grupo norte-americano Contur Global, que adquiriu sete parques eólicos na cidade de Garanhuns.

O valor corresponde a uma produção equivalente a 200 mil megawatts (MW). Cada megawatt/hora saiu pelo preço de R$ 116. Os projetos foram contratados no leilão de reserva realizado pelo governo federal, que disponibilizou 1,5 milhão de megawatts (MW) em projetos em todo o Brasil. Nele, o Nordeste teve uma participação surpreendente, com 1,42 milhão de megawatts em contratos.

A Bahia contratou a maior quantidade de energia, com 567.800 MW e R$ 2,10 milhões a serem investidos em 28 empreendimentos. Em seguida, está o Piauí, com 420 mil MW e R$ 1,4 milhão em 14 empreendimentos. Pernambuco e Rio Grande do Norte ficaram com sete empreendimentos cada e a menor contratação foi no Rio Grande do Sul, com 80.500 MW. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi a empresa que mais adquiriu projetos, levando 27% dos lotes comercializados no leilão. João Bosco Almeida, presidente do órgão, ressalta que a companhia participou de três sociedades com a finalidade de investir em energia eólica.

Diário de Pernambuco

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Golpe da saidinha de banco faz mais uma vítima em Garanhuns

Há pouco mais de um mês postamos sobre um caso idêntico a esse que ocorreu hoje: o "golpe da saidinha de banco". Todos aconteceram após a pessoa sacar uma quantia alta dos caixas de banco e na saída foram atraídas a receber uma recompensa por ajudar alguém a apanhar o cheque que ela teria perdido. As pessoas precisam ficar mais atentas a esse tipo de golpe, que já é antigo, mas ainda continuam fazendo muitas vítimas aqui em Garanhuns.

Segue o caso ocorrido nesta quinta-feira:

O efetivo da polícia militar realizava rondas de rotina no centro da cidade, quando tomou conhecimento através da vítima, moradora do bairro da Brasília em Garanhuns. Ela relatou ter sacado a importância de R$ 3.349,56 (três mil e trezentos e quarenta e nove reais e cinquenta e seis centavos) em espécie, da Agência do Banco do Brasil e ao sair, percebeu um casal que passou a sua frente e deixou cair ao solo, um cheque e um extrato de conta.

A vítima, na intenção de ajudar, pegou os objetos e devolveu aos desconhecidos, que ficaram agradecidos pela atitude honesta. Os elementos resolveram compensá-la e, logo ambos foram até uma ótica. Os golpistas ficaram na porta da loja e a vítima foi escolher um óculo, deixando a bolsa dela contendo dinheiro, documento, aparelho celular, cartões de crédito e a chave do veículo com os desconhecidos. Quando a vítima retornou não encontrou mais o casal, percebendo que havia caído em um golpe aplicado por estelionatários.

A PM fez diligência na área para identificar os meliantes, porém sem êxito.

Do Agreste Violento

Igreja Adventista realiza Projeto “Quebrando Silêncio”


A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Garanhuns estará realizando no próximo sábado (24), a partir das 15h, no Parque Euclides Dourado, o Projeto “Quebrando o Silêncio”. O objetivo da ação é prevenir o abuso e a violência doméstica contra crianças e adolescentes. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Comunicação Social, apoia a iniciativa.

O projeto existe há mais de 10 anos. Quem participa tem a oportunidade de passar por atendimentos psicológicos, jurídicos e atividades educacionais – com um espaço voltado às crianças. De acordo com a Rede Adventista, a ênfase é a superação dos traumas da violência, para que mulheres, adolescentes, crianças e idosos consigam viver bem com familiares e amigos.

Secom

Atraso por falta de ambulância e derrota marcaram o jogo do Sete de Setembro

Do Blog de Simão Silva

O Sete de Setembro conheceu sua primeira derrota no Campeonato Pernambucano da Série A2. Em jogo apático o verdão foi de longe a equipe dos jogos anteriores quando passou por Flamengo de Arcoverde (2X0)  e Altinho (3X1).  Desfalcado de Renteria, expulso no jogo de Altinho, o Sete ficou sem um homem de referência na área o que obrigou Tiago Farias a mexer na estrutura da equipe colocando o meia direita Alanzinho, melhor homem em campo ao lado de Alcimar,  deslocado pela esquerda deixando o time sem armação e por consequência sem poder ofensivo mostrando que o Sete precisa de contratar um centroavante urgente o que segundo seu presidente, Nilton Ayres, já está sendo providenciado.

Pelo que foi visto ontem o treinador Tiago Farias vai ter muito trabalho para reorganizar o time para o jogo de Serra Talhada, diante do Serrano, na próxima quarta feira. A boa notícia é que ele pode contar com os atletas Jarlan, Anderlei, Boquita e Neto que serão liberados pela CBF hoje e a volta de Renteria. Os 4 primeiros ainda não jogaram e quem sabe esta aí a solução para o fraco desempenho do Sete no jogo de ontem.

O Sete que perdeu o jogo e a liderança para o Araripina, com quem vai brigar, na minha opinião, pela primeira vaga no grupo. O Bode chegou aos 6 pontos em dois jogos os mesmos 6 do Sete porem o alviverde tem um jogo a mais.

Eu comento -  a baixa do jogo de ontem ficou por conta do atraso, em mais de 40 minutos, da chegada de uma ambulância, item sem o qual o jogo não tem início. Lamentamos que as questões pessoais levem o clube ao ridículo de ter que servir de chacota e receber punição da FPF por falta de uma ambulância sabendo que existem, segundo o próprio governo, dezenas delas e por questões pessoais e mesquinhez de  quem administra o município vetar ao torcedor e jogadores o seus direitos de receber, por parte de quem os governa, aquilo que lhes é de direito e obrigação do poder público.

Mas ainda não foi desta vez que a falta de ambulância atrapalhou a realização do jogo pois graças ao prefeito de São João Genaldi Zumba o caso foi solucionado vindo daquele município uma ambulância o que culminou com o início da partida.  Mas não foi só São João que foi solidário ao alviverde, Caetés também mandou uma ambulância e, depois de a torcida protestar e a imprensa levar ao ar os problemas apareceu uma ambulância de Garanhuns ficando assim a partida com três e não com uma ambulância.

Eu pergunto: é porque Garanhuns não mandou a ambulância na hora certa? querem ou não prejudicar o Sete de Setembro, ou seria Nilton Ayres? Com a palavra nossos governantes...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mais uma profecia: Fim do Mundo será em 23 de agosto de 2013

Depois de Nostradamus, os Maias e vários outros falharem em suas profecias de fim do mundo, chegou a vez de o místico russo Rasputin, morto em 1916, ter sua tese posta à prova. De acordo com escritos deixados por ele, tudo vai se acabar no dia 23 de agosto de 2013. Por que nessa data, ninguém sabe exatamente.

"O fogo vai devorar a vida na Terra e depois a vida na Terra acabará e reinará o silêncio das tumbas", previu o russo. Ainda segundo Rasputin, pouco antes do cataclisma, "Jesus Cristo voltará à Terra para advertir a Humanidade sobre o iminente desastre".

Grigori Rasputin foi um místico russo, figura politicamente influente no final do período czarista. Era uma mistura de homem santo milagreiro com o charlatanismo, que, sem ter formalmente nenhum cargo no governo imperial russo, exerceu uma enorme influência na última fase de vida da dinastia Romanov.  Ele teria salvo Alexei Romanov, o filho do czar, que era hemofílico. O acontecimento, no início do século passado, fez a czarina Alexandra Feodorovna prestar devoção a Rasputin, denominando-o de "mensageiro de Deus".

Se vai se concretizar ou não, só esperando pra ver.

Campanha de Multivacinação inicia sábado em Garanhuns

Começa neste sábado (24), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do Esquema Vacinal. A ação é voltada para crianças de 0 a 5 anos de idade e acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Garanhuns. No dia D que será neste sábado, também haverá pontos de vacinação na Praça Souto Filho e Largo da Colunata, das 08h às 17h. A campanha segue até o dia 30 deste mês, e durante toda a semana os atendimentos serão intensificados nos postos de saúde, dentro do horário de funcionamento.

Neste período serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para crianças, como: coqueluche, difteria, tétano, hemófilos tipo B, hepatite B (pentavalente), tríplice viral, pneumo 10-valente (pneumonias, sarampo, cachumba e rubéola), meningocócica C (meningite tipo C), rotavírus, pólio (oral/ injetável), e BCG. Pais ou responsáveis deverão levar seus filhos aos locais de vacinação, munidos do cartão de vacinas. A pretensão é atender 10.500 crianças.

“O nosso sucesso depende do comparecimento de todas estas crianças às Unidades de Saúde. A vacinação é o meio mais eficaz de promoção e prevenção de doenças preveníveis por vacinação. Ao longo dos anos vem se reduzindo a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade, pois estas campanhas objetivam produzir a imunidade coletiva e individual”, declarou Joana D’arc Ferreira Freitas, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma realização do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Vacinação, e em Garanhuns a ação é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Secom

Representantes dos mototaxistas de Garanhuns são recebidos pela AMTT

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) recebeu, na manhã de hoje (21), a Comissão dos Mototaxistas de Garanhuns. Os profissionais realizaram um movimento, também nesta quarta-feira, em que percorreram algumas das principais avenidas e ruas da cidade, em solicitação ao início das fiscalizações nos pontos de mototáxi. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) esteve na reunião.

A presidente da AMTT, Ana Rossini, relembrou os procedimentos adotados pela instituição desde janeiro deste ano em relação ao emplacamento dos mototaxistas, inclusive sobre o chamamento público, realizado três vezes para que todos os selecionados pelo Edital – 316 permissionários – tivessem a oportunidade de se regularizarem de acordo com a Lei Federal nº 12.009/09, que trata da regulamentação de mototaxistas e motofrentistas. O prazo foi encerrado no último dia 16 deste mês.

O coordenador Regional do Detran em Garanhuns, Nilton Gláucio, informou aos presentes quais os procedimentos que o órgão realiza para o emplacamento na categoria aluguel. “A partir do dia 26 serão realizadas vistorias nas motos que estão com processo em aberto, encerrando-se esse processo no dia 30. A partir do dia 2, o Detran iniciará a fase de emplacamento dos vistoriados, tendo o prazo final de 30 de setembro”, detalhou.

Ficou acordado com Batista Araújo Amorim, João Pontes Silva, Manoel Gonzaga da Silva e David Alves de Melo (os representantes dos demais mototaxistas, na ocasião) que a partir desta data – 30 de setembro de 2013 –, se inicia a fiscalização nos pontos de mototáxi de Garanhuns, e que os permissionários que não estiverem com o emplacamento até esta data terão que regularizar sua situação junto ao Detran para poderem atuar.

Juntamente com o diretor de Transporte, Márcio Ferreira, a comissão irá redefinir os pontos de mototáxi, a política de tarifas, campanhas educativas para a população quanto a identificação dos mototaxistas que estão regularizados e o planejamento das operações de fiscalização – este último, elaborado em parceria com as Polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A próxima reunião da categoria com a AMTT está marcada para 28 de agosto, às 9h. No encontro, será formado um grupo de trabalho com vistas a definir, primeiramente, os pontos fixos de mototáxi e a padronização do serviço.

O gerente administrativo da autarquia, José Roberto Barros, também participou do momento.

Secom

Atletismo coloca Garanhuns no pódio nacional outra vez


Garanhuns subiu ao pódio de mais uma competição nacional. Desta vez, a conquista veio na Corrida dos Carteiros, em Salvador (BA), neste último final de semana. Os atletas Daniel Henrique, Marcos Antônio e Mirian Farias percorrerem 10km de prova e enfrentarem 1.600 participantes. Marcos Antônio, assim como a atleta Mirian Farias, obtiveram o terceiro lugar, em suas categorias. Já o atleta Daniel Henrique se sagrou campeão aos 30min30seg da referida prova.

Com apenas 21 anos de idade, e corredor há quatro anos, o atleta do atletismo local, Daniel Henrique, é focado no que faz. Diariamente, ele percorre cerca de 25km de treinamento. No próximo domingo (25), Daniel participa da Meia Maratona da TV Alterosa, na capital mineira, Belo Horizonte. O evento, de porte internacional, visa atrair cerca de seis mil competidores.

Também no dia 25 acontece a 39ª Corrida Duque de Caxias, em Recife. Dela, participarão os atletas Marcos Antônio e José Márcio. Para o evento, são esperados 1.200 competidores.

Secom

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Semana da Pessoa com Deficiência terá programação em Garanhuns

A programação da Semana da Pessoa com Deficiência começa a partir de amanhã (21), em Garanhuns. Nas ruas do centro da cidade, a partir das 9h, haverá uma campanha de conscientização quanto ao estacionamento especial. Este ano, a temática vivenciada é “Práticas inclusivas: Políticas públicas de qualidade”. A programação segue até o dia 31 deste mês.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns (Comud) estará à frente na organização do cronograma de atividades, numa parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Câmara de Vereadores, Escola Dom Juvêncio de Brito, Escola Franciso Madeiros, Apae Garanhuns, Centro de Apoio Psicossocial, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Regional, Centro de Reabilitação de Educação Especial (CREE) e Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe).

Confira a programação completa, abaixo:

·De 21 a 31 de agosto

Campanha de Conscientização para garantir a vaga de estacionamento para a pessoa com deficiência, em parceria com o Ministério Público e a AMTT (Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito) com aplicação de multas e guinchos;

·Dias 21, 22, 23 de agosto

Visita a 18 bares e restaurantes para o cumprimento da Lei Municipal 3799/2011 da obrigatoriedade do cardápio em Braille bem como o cumprimento da Lei de Acessibilidade Arquitetônica, convidando o Ministério Público para fiscalizar e se necessário abrir um Processo de Ajustamento de Conduta (TAC);

·Dia 23 de Agosto

Palestra sobre Auto Estima da Pessoa com Deficiência Visual.

Local: Auditório da FUNASA (Rua Pedro Rocha s/n, Heliópolis, Garanhuns-PE) às 09h;

·Dia 29 de Agosto

Audiência na Câmara de Vereadores para a apresentação do Projeto do Fundo Municipal da Pessoa Com Deficiência;

·De 26 a 30 de Agosto

Curso de LIBRAS, nos turnos da manhã e noite, Oficina do SEBRAE – Unir Forças para Melhorar. Local: Escola de Referência em ensino médio CERU Francisco Madeiros (Rua Julião Cavalcanti, s/n – Magano);

·Dia 27 de Agosto

Manhã: Passeio na Fonte de água mineral Serra Branca e Parque RubenVan Der Linden

Noite: Projeto Rádio na Escola: Inclusão:  Direito de Todos Realização FM 7 Colinas;

·Dia 28 de Agosto

Manhã: Manhã Esportiva: Alunos e ex-alunos Surdos

Noite: Palestra Práticas Inclusivas: Políticas Públicas de Qualidade

Palestrante: Dr. Jarbas Trindade – Defensor Público e Coordenador do COMUD Garanhuns;

·Dia 29 de Agosto

    Manhã: Oficina de doces com os alunos de educação especial

    Noite: Jogo de futebol com alunos surdos e ouvintes

    Palestra: Violência contra a mulher – Coordenadoria da Mulher;

·Dia 30 de Agosto

  Manhã: 8 horas- Caminhada e Conscientização

  Concentração e saída em frente à Escola Dom Juvêncio;

  Culminância Parque Euclides Dourado;

  Apresentações Culturais;

  Panfletagem.

Secom

Após troca de tiros com a polícia, bandidos são presos em Lajedo



A polícia conseguiu prender na manhã desta terça-feira (20), três elementos de alta periculosidade. A ação aconteceu no inicio da manhã quando policiais civis da delegacia de Lajedo, grupo de inteligência da polícia civil de Caruaru e policiais militares do 9º batalhão, faziam um trabalho de monitoramento dos elementos, com as informações que tinham conseguiram localizar o grupo de criminosos que cercados efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais e tentaram fugir.

Na fuga os bandidos que estavam em dois veículos um deles um Fiat Strada que foi roubado a alguns dias na cidade de Águas Belas, acabaram batendo em um veiculo Fox na BR-423.

Foram presos Ernani Augusto de Oliveira, que é de Lajedo e semana passada foi perseguido e trocou tiros com a polícia civil no sítio Poço em Lajedo conseguindo fugir, Gedival Augusto Oliveira e Sales Matias de Melo que possivelmente usa identidade falsa e são do estado da Bahia.

O delegado de Lajedo, Altemar Mamede, acredita que os elementos praticariam algum crime no dia de hoje em Lajedo ou em cidades da região. Eles foram autuados por homicídio tentado, formação de quadrilha, falsificação de sinal de veiculo auto motor, receptação dolosa e possivelmente, por uso de documento falso.

O delegado falou da periculosidade desta quadrilha e disse se tratar de elementos altamente perigosos, haja vista os crimes que praticam, a maioria deles usando de violência e até chegando a matar pessoas. Altemar disse ter certeza da ramificação da quadrilha em outras cidades da região.

Do Agreste Violento

Jurema, a cidade onde a população tem vida curta e sofrimento prolongado

No último dia da série sobre IDH, histórias de uma gente cuja expectativa de vida é de 65,87 anos. A cidade de Jurema tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado quando o assunto é longevidade.


José Ailton Costa, o Galego, duas vezes prefeito de Jurema (2004 e 2008), não acreditou. “Devem ter confundido com Jurema lá do Piauí. Não pode ser.” O espanto foi provocado pela notícia de que a cidade da qual foi gestor durante oito anos está não só entre as de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo do Estado (tem 0,509), mas é aquela de menor longevidade e esperança de vida, perdendo inclusive para Manari, a única de IDHM muito baixo. Enquanto a última tem longevidade de 0,682 e esperança de vida ao nascer de 65,89 anos, Jurema tem 0,681 e 65,87 para os mesmos marcadores. Em tempo: a cidade homônima piauiense tem IDHM de 0,555, longevidade de 0,767 e esperança de vida ao nascer de 71,04 anos. Como se vê, está bem melhor que sua “irmã gêmea” pernambucana.

Jurema, assim como as primeiras cidades trazidas nesta série, Manari (domingo) e Itaíba (ontem), apresentou melhoras significativas em seu IDHM nos últimos 20 anos. Em 1991, o índice era de ridículos 0,227. Subiu 55,51% até 2000, quando chegou a 0,353. Aumentou mais 44,19% até o índice atual. Segundo o Pnud, o hiato de desenvolvimento humano (a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1), foi reduzido em 36,48% entre 1991 e 2010. A questão é que os números tão animadores são, no caso de todas as cidades, quase um milagre: sofrendo sucessivos desmontes realizados por gestões envolvidas com irregularidades como desvios de recursos, os municípios vistos nesta série poderiam, hoje, ter índices mais positivos para orgulhar sua população, e não o contrário.

Enquanto considera o fato de contactar o Pnud para que este reveja a parte que cabe a Jurema no relatório divulgado no final de julho, José Ailton da Costa vai contabilizando as melhorias na saúde da cidade, área vital para a construção do índice longevidade. “Em 2005, a cidade não tinha uma única ambulância. Hoje, temos oito, uma com UTI. O hospital (Santa Quitéria) tem 20 leitos e maternidade. Também pagamos bem aos médicos daqui, R$ 8 mil, com os encargos são R$ 10 mil, o dinheiro é enviado pelo governo federal”, anuncia ele, que em janeiro deste ano foi multado pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em R$ 12 mil por ter comprometido mais de 54% da receita corrente líquida da prefeitura com a folha de pessoal no primeiro quadrimestre de 2012. De acordo com a análise do relator do processo, Romário Dias, o ex-prefeito foi notificado a enxugar a folha, mas, ao contrário, realizou novas contratações. Em 2010, o Ministério Público Federal (MPF) acusou José Ailton, além dos secretários municipais Antônio Roberval Maciel da Silva, Deusigleby Soares Macena e Vilma Severina Ferreira da Silva, de improbidade administrativa. A acusação: malversação de recursos públicos federais ligados aos programas de Atenção Básica em Saúde e Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Ambos, no caso, igualmente vitais para o índice de longevidade da cidade.

Em Jurema, de fato, é difícil entender como uma cidade simpática, de ruas limpas e várias casas antigas ainda bem conservadas está entre as menos desenvolvidas de Pernambuco. Basta, no entanto, conversar com algumas pessoas dali para localizar onde está o “problema”: “Vocês já foram em Queimadas?”, pergunta a proprietária de uma lanchonete local, que preferiu não se identificar. Único distrito do município, Santo Antônio das Queimadas concentra quase metade de Jurema. Embora o distrito também tenha mantido um casario bonito, salvo de maiores intervenções porque ali felizmente o que se entende geralmente por “progresso” não chegou, a separação entre ambos os locais é nítida. Casas e moradores mais pauperizados são vistos em maior número. No posto de saúde, não é difícil localizar bebês abaixo do peso. A médica Luciana Melo, que chegou em 2011 no local, conta que as combinadas 15 consultas que deveria fazer em um dia sobem, em média, para 40. “E ainda preciso fazer as visitas domiciliares”, conta ela, cujo humor, compreensivelmente, já era inexistente no final de um dia de atendimento. O problema é que os pacientes, a maioria da zona rural, terminam sendo penalizados pela impaciência dos profissionais sobrecarregados. É uma situação injusta com todos.

Já estigmatizados por viver em Santo Antônio das Queimadas, os moradores da Rua Ana Rosa (ou Rua da Pedra) são ainda mais marcados dentro do distrito. Vivem no que ali chamam de “favela”, algo difícil de acreditar para quem vive em uma cidade como Recife e acostumou o olhar a palafitas em alagados. Na Ana Rosa, duas grandes fileiras de pequenas e bonitas casas coloridas, que lembram bandeiras de São João, guardam em grande quantidade a pobreza e a baixa longevidade que José Ailton não consegue compreender. Em uma delas, pintada de azul, vivem Luiza Bezerra (21), Marcos (30) e Vitória (3). Na sala, existe apenas uma rede. No canto, uma saca de feijão. Não há energia elétrica nem água encanada. À noite, acendem um candeeiro improvisado, que já manchou as paredes da casa cujo aluguel custa R$ 70. No segundo dia em que a reportagem visitou Luiza, ela cozinhava, em um fogão improvisado em um latão vazio de tinta, à base de carvão, alguns pedaços bastante gordurosos de carne de charque. Seria o almoço que ela logo mais iria oferecer a Vitória, que estava na escola. Caso a história familiar não mude, é com esse tipo de alimentação inadequada que a menina vai crescer. A merenda da escola é a coisa boa.

Do JC

Estudante de Garanhuns representará Pernambuco em Brasília

A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco, são selecionados anualmente quatro deputados jovens, e neste ano, um é do Agreste Meridional.


Trata-se do estudante Barnabé Lucas Neto, matriculado no terceiro ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. Ele foi selecionado entre 144 estudantes do Estado com um Projeto de Lei na área de educação. De acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública.

O estudante, que já desenvolve ações de protagonismo na própria escola, afirma que a ideia do projeto surgiu com a vontade de ver o Brasil com uma base educacional mais sólida. “Com meu projeto de lei, milhões de estudantes teriam acesso aos grandes clássicos literários brasileiros, o que valorizaria a cultura nacional e criaria um hábito de leitura entre os estudantes. O que me inspirou foram os próprios livros através de suas maravilhosas histórias”, destaca.

Além de Barnabé Lucas, foram selecionados os estudantes Abigail de Souza, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, de Olinda; João Alexandre da Silva Neto, da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José Vasconcelos, de Bezerros; e Maria Eduarda de Lima Silva, da EREM Professor Antônio Farias, de Gravatá.

Entre 23 e 27 de setembro, eles e os demais 74 jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país. A relação com todos os selecionados pode ser acessada AQUI.

GRE Garanhuns

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reformada, Biblioteca do Parque Euclides Dourado é reaberta


Após reforma, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, reinicia os serviços de atendimento ao público, nesta segunda-feira (19). A unidade educacional passou por limpeza no telhado, colocação de tela de proteção para evitar ninhos de pombos, pintura, troca de instalação elétrica e hidráulica e retelhamento. Em boas condições de atendimento o espaço oferece um acervo literário e de pesquisa, colaborando assim com estudantes que se preparam para vestibulares e concursos.

A biblioteca também abriga o Curso Básico de Informática e o Projeto Biblioteca e Escritores servindo a comunidade. Todas essas atividades, entre outras ações, que irão decorrer no semestre, retomam seu cotidiano a partir de hoje. “A estrutura física renovada, o trabalho já consolidado dos servidores, e toda a gama de ações ofertadas pelo referido espaço, são o grande chamariz para o público frequentador do ambiente”, comenta a secretária de Educação, Janecélia Marins.

A supervisão pedagógica dos trabalhos continua sob a orientação da professora Ana Glória Morais e a coordenação da professora Márcia Cristina da Silva. Ainda segundo Janecélia, novas metas deverão ser traçadas. “Iremos elaborar projetos para atrair, também, os caminhantes do Parque”, disse. A Biblioteca Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, bairro de Heliópolis, funciona em horário ininterrupto, de 8h às as 20h, de segunda a sexta-feira.

Secom

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é implementada em Garanhuns

Garanhuns se tornou o 21º município de Pernambuco a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e o primeiro do Agreste Meridional, colocando a legislação de apoio às Micro e Pequenas Empresas como foco para seu desenvolvimento.

O reconhecimento se deu por meio do Sistema Nacional de Monitoramento de Implementação da Lei Geral, após o Município passar de um estágio de pontuação inicial, para Lei Geral Implementada em apenas seis meses, por meio de avaliação de benefícios como acesso ao crédito, efetivação da REDESIM e Espaço do Empreendedor. O status só é conferido ao Município que põe em prática a Lei Geral de apoio às micro e pequenas empresas, e empreendedores individuais, trabalhando em favor deles os eixos como o uso do poder de compra, desburocratização, empreendedor individual e agente de desenvolvimento local.

A aplicação da Lei Geral serve para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e econômico do Município e tem sido uma busca constante dos Agentes de Desenvolvimento Local de Garanhuns. "Os avanços conseguidos pelo Governo Municipal com Implantação da Lei Geral criam um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e econômico do nosso município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem  se esforçado para que a Lei seja realmente efetiva para o empreendedor individual e as MPE´s de nossa cidade. É importante salientar que a melhora nos índices do Sistema de Monitoramento da Lei Geral é resultado de ações que envolvem diversas áreas do Governo, a exemplo da Secretaria de Finanças, Comissão de Licitação e outras. Além do mais, o Prefeito Izaías compreende a importância da micro e pequena empresa no desenvolvimento local e na criação de emprego e renda, e sempre apoiou integralmente todas as ações."

A Lei Geral é o novo Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, e vem estabelecer normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às Microempresas (ME), às Empresas de Pequeno Porte (EPP), bem como ao Empreendedor Individual (EI), no âmbito dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A conquista para o desenvolvimento econômico local que aconteceu numa parceria com a Secretaria de Finanças, e contou com o apoio do SEBRAE, agora tem por meta colocar o Município em nível avançado quanto a todos os eixos de aplicação da Lei Geral. “A implantação e implementação da Lei das Micro e Pequenas Empresas no Município é importante pois cria um ambiente favorável ao surgimento e manutenção das MPE´s, que são responsáveis pela maioria dos empregos e que geram e distribuem renda de forma muito mais igualitária. O trabalho do Sebrae é de apoio e suporte de todo o processo, desde a articulação para elaboração da Lei,  por parte do Poder Executivo e aprovação pela Câmara de Vereadores, como também no momento de colocá-la em funcionamento, seja no treinamento do pessoal envolvido, seja na integração dos trabalhos dos municípios nos diversos fóruns. O Sebrae também atua no atendimento das demandas que possam surgir nos trabalhos dos Agentes de Desenvolvimento Locais e das Salas do Empreendedor, em uma parceria constante com a  prefeitura.”

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi aprovada em Garanhuns em 2011, mas foi a partir deste ano que passou a ser implementada e cumprida.

Chega ao mercado a Brilhus Jóias, loja de semi-jóias online, e nova parceira do V&C



Com a experiência de quem trabalha há 15 anos no mercado de semi-jóias, a garanhuense Flávia Simone, uma das administradora do V&C, resolveu apostar na nova tendência de vendas pela internet. Para isso, criou a Brilhus Jóias, uma loja Online que passa a vender, para todo o Brasil, as mais variadas e belas semi-jóias do mercado, tais como: brincos, gargantilhas, anéis e pulseiras.

Todas as peças possuem garantia de 6 meses a 1 ano, quanto a sua folheação. Nas compras acima de 150 reais o frete é grátis para todo o Brasil. Para Garanhuns, compras abaixo desse valor o frete é apenas R$ 3,00. Estaremos lançando toda semana novas peças e muitas outras novidades. Bem, chega de conversa. É melhor você mesmo conferir. Clique no link abaixo e conheça a nossa loja.






Jovem de Garanhuns foi encontrada assassinada em Jucati

O homicídio foi registrado no inicio da manhã deste domingo (18), no Sítio Neves, zona rural de Jucati. A vítima Erica Patrícia Sabino dos Santos, 20 anos morava na Rua Dr. Manoel Elpidio de Melo, Cohab III em Garanhuns, ela  foi assassinada por meio de estrangulamento e possivelmente sofreu violência sexual antes de ser morta. A vítima, segundo relatos de sua mãe, saiu de casa para ir a festa da Vila Neves com o padrasto na noite de sábado. Na manhã do domingo o padrasto da jovem, Paulo Alexandre de Oliveira, chegou em casa e quando perguntado pela mãe da vítima onde ela  estava, o elemento que é tido como suspeito disse que a mesma tinha ficado na festa e que voltaria para buscá-la e desapareceu. No local onde o crime aconteceu um matagal, a polícia localizou o celular do suspeito e uma camisa que foi reconhecida como sendo dele.

A polícia militar e civil estiveram no local e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Do Agreste Violento

domingo, 18 de agosto de 2013

Translado do corpo de Dominguinhos para Garanhuns só em 2014

De acordo com o Jornalista Roberto Almeida, os restos mortais de Dominguinhos só virão para Garanhuns em 2014. É que de acordo com o Jornalista, o processo de translado do corpo precisa passar pela via judicial e atender exigências da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde do Estado.

A expectativa é que a transferência do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, para o São Miguel, aqui em Garanhuns, aconteça no dia 12 de fevereiro do próximo ano, data em que o artista completaria 73 anos de idade. Segundo Almeida, que recebeu a informação do Prefeito Izaías Régis (PTB), os familiares de José Domingos de Moraes sugeriram a data.

Na última sexta-feira, 16, o Prefeito Izaías Régis visitou o cemitério São Miguel e definiu o local onde o mausoléu que receberá os restos mortais de Dominguinhos será edificado.

Para a Imprensa da Capital, Régis repassou a informação de que as obras haviam sido iniciadas e que os operários estariam trabalhando diuturnamente para concluir os trabalhos. A meta era providenciar a translado na próxima sexta-feira, dia 23, em tempo de realizar a missa de 30 dias de falecimento em Garanhuns. Mas a ex-mulher de Dominguinhos, não concordou com o prazo. “Não tem condições, ainda não há um lugar adequado em Garanhuns. O projeto do Prefeito está no papel. Quando estiver pronto, então poderemos fazer a transferência do corpo”, disse Guadalupe, em entrevista ao JC.

Ainda de acordo com informações de Almeida, na tarde de ontem, sábado, dia 17, em encontro com o Prefeito de Garanhuns, Guadalupe, e a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, conheceram o projeto do túmulo e monumento que serão construídos em homenagem ao Artista, mas expressaram o desejo de vir pessoalmente ver o local. Um novo contato será firmado para marcar a data da visita.

Do blog de Carlos Eugênio

sábado, 17 de agosto de 2013

Medicamento a base de sibutramina está sendo comercializado sem receita em grupo de facebook

Mais uma vez viemos fazer um alerta com produtos que são negociados em grupos do facebook, especialmente aqueles dedicados ao comércio em Garanhuns. Nesse caso agora envolve o risco da saúde de quem vier a usar esse produto sem os procedimentos corretos. É o caso de medicamentos a base de sibutramina.

Devido aos efeitos colaterais que o medicamento possui, a comercialização da sibutramina só pode ser vendida com receita médica. Além disso, seu uso indevido pode levar a pessoa a sofrer um ataque cardíaco. A Anvisa determinou que a sibutramina somente poderá ser vendida se o paciente for informado pelos médicos sobre riscos e contraindicações da substância, e que a indicação do medicamento deve vir acompanhada do Termo de Responsabilidade do Prescritor, assinado pelo paciente e pelo médico, devendo uma via ser arquivada no prontuário do paciente, a segunda arquivada na farmácia e a terceira via mantida com o paciente.

Antes de sair vendendo ou comprando algo por aí, analise os riscos que você pode está pondo à sua vida e a do próximo.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Governo Municipal adquire quatro novas ambulâncias


A Secretaria de Saúde de Garanhuns adquiriu, com recurso próprio, quatro novas ambulâncias para realizar o serviço de transporte diário de pacientes. As unidades custaram 195 mil reais e chegaram ontem (15) ao município. Os veículos já começam a circular a partir da próxima semana.

De acordo com o prefeito Izaías Régis, com esta compra, sobe para seis o número de ambulâncias adquiridas somente este ano. “Além dessas quatro novas, temos as duas de maior porte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A ação foi pensada em benefício da população de Garanhuns”, comenta o gestor.

O secretário de Saúde, Harley Davidson, ressalta que a infraestrutura terá um suporte maior com a adesão dos novos veículos. “A população só tem a ganhar. Com essas ambulâncias poderemos realizar um trabalho ainda melhor no atendimento das demandas de saúde”, afirma.

Secom

Garanhuns se prepara para receber restos mortais de Dominguinhos


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, visitou na manhã de hoje (16), o espaço do Cemitério São Miguel, no bairro Boa Vista, onde será construído o túmulo e enterrado os restos mortais do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. A vinda dos restos mortais do sanfoneiro para o município está sendo acordada junto aos familiares do músico, que faleceu após uma parada cardíaca, no último dia 23 de julho, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

O chefe do Executivo se reúne amanhã (17) com a filha de Dominguinhos, Liv Moraes para tratar como será a transferência. “Estivemos à disposição desde sempre para realizar o sonho dele, de voltar ao seu aconchego, que é Garanhuns. No cemitério, colocaremos ele quase ao lado do túmulo do cantor e compositor Augusto Calheiros”, comenta.

Monumento – No Gabinete do Palácio Celso Galvão, o mestre artesão José Veríssimo conversou com o prefeito e outros secretários do Governo Municipal para articular a construção do monumento em homenagem a Dominguinhos. O local está a ser definido, mas o artista, que ficou encarregado por produzir a peça, informou que até o final deste ano, o gigante monumento ficará pronto.

Secom

Missa de 30 dias de falecimento de Dominguinhos poderá ser celebrada em Garanhuns

Em entrevista ao jornalista da rádio Jornal, Geraldo Freire, o prefeito de Garanhuns, Isaías Régis, afirmou que a cidade natal do músico e compositor Dominguinhos já está preparada para enterrar o artista. Izaías disse ainda que amanhã estará viajando para acertar os detalhes do traslado com a filha de Dominguinhos, Liv Moraes. O local para o sepultamento já está definido e será construído um Mausoléu no Cemitério São Miguel, ao lado do qual está o corpo do cantor e compositor Augusto Calheiros.

Na próxima sexta-feira (23), completa 1 mês da morte de Dominguinhos. Se o prefeito Izaías Régis conseguir trazer o corpo de Dominguinhos até esta data, será realizada uma missa de celebração de 30 dias de falecimento do músico em Garanhuns.

Fonte: Radio Jornal de Recife

Estágio é tema de encontro de Inovação em Caruaru

Inovação tem sido a potente ferramenta usada pelas grandes empresas do Brasil e do mundo que querem crescer na atualidade. Repensar e remodelar as atividades empresariais, referentes tanto a produtos quanto a serviços, conduzem melhorias que tornam as empresas mais competitivas dentro do mercado. Foi pensando nesse cenário, no qual surgem dúvidas e incertezas sobre como inovar, que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) criou e traz a Caruaru, com exclusividade, o evento Diálogos para o Futuro, que visa esclarecer, refletir mudanças do cenário econômico local e maneiras de se aprimorar empreendimentos. A reunião acontece no dia 20 de agosto (terça-feira), às 10h, no auditório do SESI Caruaru.

Focado no tema Estágios e Inovação, o IEL vai reunir gestores para um talk show sobre a importância desses profissionais na força de trabalho das empresas locais. Para a ocasião, foram convidados executivos de três empresas de destaque na região do Agreste – Kikorum, que confecciona jeans; Brasil Doce, indústria de gêneros alimentícios; e Caplal, de produtos plásticos. De forma elucidativa, os empresários vão conversar diretamente com os participantes sobre suas experiências particulares e, sobretudo, das dificuldades que vivenciam na prática para se atrair, desenvolver e reter talentos nas organizações.

A mesa redonda vai ser mediada por Oscar Rache, coordenador do programa Inova Pernambuco, iniciativa agenciada pelo IEL que fomenta a Inovação junto a diversas empresas do Estado com o objetivo de acelerar a economia pernambucana. O encontro faz parte das comemorações do Dia do Estagiário, celebrado nacionalmente no dia 18 de Agosto. Empresas interessadas em participar devem entrar em contato com o IEL Caruaru para se inscreverem gratuitamente.

SERVIÇO:
Evento Diálogos para o Futuro – Estágios e Inovação
Quando: 20 de agosto de 2013 (terça-feira)
Onde: Auditório do SESI Caruaru (Rua São Vicente Ferrer, S/N, Boa Vista II, Caruaru)
Horário: 10h
Inscrições e informações: IEL Caruaru – 3722-7979


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PRF realiza Comando de Saúde nas Rodovias 2013 em Garanhuns

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o SEST/SENAT de Caruaru realizou ontem (14) o 3º COMANDO DE SAÚDE NAS RODOVIAS de 2013 (CSR). Os trabalhos aconteceram, das 8h às 14h, na unidade da Polícia Rodoviária Federal, localizada no quilômetro 92 da BR 423 município de Garanhuns.

Os Comandos de Saúde nas Rodovias (CSR) são atividades realizadas pela Policia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de detectar e alertar alterações nos parâmetros de saúde que possam prejudicar e/ou impedir a condução de veículos por condutores profissionais. 

Neste 3º CSR, foram abordados 108 motoristas profissionais que, de forma voluntária, se submeteram a uma sequência de exames clínicos que identificaram nos condutores sinais e sintomas relacionados à obesidade, hipertensão, hiperglicemia, hipercolesterolemia, etilismo, tabagismo, deficiência na força manual, acuidade visual imprópria, e ainda carga horária trabalhada em excesso e utilização de medicamentos impróprios. Quando identificadas anormalidades, esses motoristas receberam dos profissionais de saúde, orientações adequadas. 

Além dos exames realizados nos CSR, também foram promovidas outras atividades, como:
-Entrega de material referente a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS); 
-Informações sobre a saúde do homem; 
-Vacinas: Tétano, Difteria e Hepatite B; 
-Ginástica Laboral; 
-Informações sobre Saúde Bucal com entrega de kits de prevenção; 
-Consultas ambulatoriais;
-Dinâmica de grupo, entre outras. 
-Cinema Rodoviário: exibição de filmes educativos com o tema Saúde do Homem.

Além da PRF e SEST/SENAT participaram do CSR: profissionais de saúde da Secretaria de Saúde de Garanhuns, técnicas de enfermagem do Cento Técnico em Enfemagem de Caruaru, estudantes da UFPE e FAVIP e enfermeiros da UNIMED Agreste.

Assessoria de Comunicação Social 
Polícia Rodoviária Federal

População de Garanhuns é beneficiada com finalização de obras



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, resgatou recursos do Ministério das Cidades e do Ministério do Turismo para a conclusão de obras em Garanhuns. A população já pôde notar que ruas e avenidas de alguns bairros da cidade estão repletas de operadores e de máquinas, realizando serviços como recuperação de asfalto e de sinalização.

No bairro Francisco Figueira – conhecido popularmente como Cohab II –, a Avenida Deolinda Silvestre está passando por recuperação e implantação asfáltica. No Centro, a Rua Capitão Tomás Maia também passa por recuperação e recapeamento asfáltico, este último, em decorrência das fortes chuvas ainda do ano de 2010, que prejudicaram a via.

No Loteamento Jardim Petrópolis, localizado no bairro Heliópolis, cinco ruas estão sendo ampliadas em 200m, sendo elas: Arraial do Bom Jesus, Emboabas, Palmares, Cristóvão Colombo e Jânio Quadros. Além da ampliação, as ruas também passarão por recuperação do asfalto e terão a instalação de uma sinalização de trânsito.

No Parque Fênix, a Rua Araci de Almeida está sendo recuperada. No mesmo bairro, por conta da danificação de um sistema de abastecimento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Rua Cristina Tavares também passa por reestruturação na infraestrutura.

O prefeito Izaías Régis, mais uma vez, ressalta a importância do município estar adimplente no Governo Federal. “Garanhuns estava inadimplente por causa dessas paralisações de obras, vindas de mais de quatro anos atrás. Tivemos a preocupação de resolver o quanto antes a situação para encerrarmos estes convênios, entregar as obras para a população, e pudermos continuar solicitando recursos para outros projetos”, comenta o gestor.

Revisões – De acordo com a Secretaria de Planejamento, a realização dos serviços serão concluídas ainda neste mês. Antes da entrega oficial, junto à Caixa Econômica Federal, será feita uma vistoria geral nas oito ruas e na avenida reformadas.

Secom

Vereador Sivaldo Albino envia nota de repúdio a imprensa contra o prefeito Izaías Régis

NOTA DE REPÚDIO

Caros membros da Imprensa e cidadãos de Garanhuns. Uma das atribuições do Poder Legislativo Municipal e, sobretudo, do Vereador, é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Essa prerrogativa é garantida pela Constituição Federal. Como é de conhecimento de muitos, desde o último mês de maio deste ano, passamos a adotar uma postura contrária aos ideais políticos do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto.

Desde então, vimos tomando conhecimento de uma série de ações adotadas pelo Senhor Prefeito de Garanhuns, que ensejam em possíveis irregularidades quanto ao uso do dinheiro público. Para apurar a veracidade das informações e tomar as providências cabíveis, efetuamos uma série de pedidos de informação ao Chefe do Poder Executivo. Tais pedidos, não foram atendidos, e até o momento, algumas dessas solicitações já extrapolam o prazo de 100 (cem) dias, sem qualquer tipo de resposta. Já acionamos o Ministério Público e o Tribunal de Contas para fazer valer o nosso papel de Vereador. O fato é que, apesar do Prefeito Izaías Régis divulgar através da Imprensa que exerce um mandato transparente, ele falta com a verdade e faz uma Gestão marcada pelo sigilo nas informações, descumprindo a Lei nº 12.527/2011, conhecida como a Lei de Acesso as Informações.

Agora, num ato de represália e numa ação de clara intimidação aos vereadores que compõem a Câmara Municipal, Izaías Régis Neto, na qualidade de cidadão de Garanhuns e não no cargo de Prefeito que ora exerce, envia oficio ao Poder Legislativo Municipal solicitando informações sobre as contas do nosso mandato de Presidente da Casa Raimundo de Moraes, referentes aos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006.

É uma forma de intimidar a atual composição da Câmara, que tem os vereadores Zaqueu Lins e Sílvio Sabino, que exerceram a função de Presidente; assim como a vereadora Carla Albuquerque, que é filha do ex-presidente Zé de Vilaço e do vereador Cláudio Taveira, filho do também ex-presidente Luiz Taveira, como também o atual presidente do Legislativo Municipal, o vereador Audálio Ramos Machado Filho. Vou além e acredito que com essa atitude, o Prefeito Izaías Régis mostra que qualquer Vereador que não siga as suas orientações e nem seja subserviente a sua total falta de transparência com a coisa pública, poderá ter suas contas examinadas, mesmo que passados vários anos.  

Saliento não estar preocupado com o envio das informações solicitadas pelo cidadão Izaías Régis Neto, já que as quatro contas (2003, 2004, 2005 e 2006) foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Também fico tranquilo, pois nos anos 2005 e 2006, conseguimos economizar cerca de um milhão de reais para que fosse construída a sede da nova Câmara de Garanhuns. Mas, não posso deixar de repudiar essa ação do Prefeito Izaías Régis, bem como da atual Presidência da Câmara, que apesar de ter recebido o citado oficio na última segunda-feira, dia 12, não me concedeu a oportunidade de tomar ciência do seu teor, nem tampouco obter cópia do documento, já que o assunto é de meu interesse principal, tendo sido informado apenas por terceiros e, posteriormente, pelo líder do Governo e o Presidente da Casa.  

Por fim, reitero estar tranquilo quanto às informações a serem prestadas, o mesmo não posso afirmar quanto ao atual Prefeito, que em 2009, foi incluído entre os possíveis envolvidos no caso de indícios de irregularidades com recursos dos Governos Federal e Estadual para realização de shows artísticos através da ACIAGAM, entidade presidida pelo então deputado Estadual Izaías Régis, no caso denominado de “Showgate”, que se encontra atualmente em segredo de justiça, ainda sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Também não posso afirmar que o Prefeito esteja tranquilo, pois em pouco mais de sete meses de Governo, já vem sendo alvo de denúncias, ainda não comprovadas, quanto a possíveis casos de superfaturamento de obras e ações públicas e beneficiamento de empresas em processos de licitação. Estas denúncias só serão elucidadas caso recebamos as informações, que o Prefeito, não se sabe por qual motivo, vem negando a este Vereador.


SIVALDO RODRIGUES ALBINO
Vereador do Município de Garanhuns

EREM Garanhuns é 3ª colocada em Pernambuco no Prêmio Gestão Escolar


A Secretaria de Educação do Estado divulgou ontem (14) o resultado final do Prêmio Gestão Escolar (PGE) em Pernambuco. De acordo com análise do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns (EREMG) foi destaque no Estado e conquistou o 3º lugar entre todas as escolas inscritas.

A escola já havia sido Destaque Regional no mês de julho, ocupando o 1º lugar no Agreste Meridional. De acordo com o Comitê Regional que conduziu esta etapa, foram classificadas, dentre quarenta e cinco escolas inscritas, seis finalistas. Em seguida, foi feita uma visita às seis escolas selecionadas para averiguar o processo de inscrição a partir das evidências apresentadas que comprovassem a gradação indicada na autoavaliação.

Organização, inovação nas práticas pedagógicas e melhoria nos índices educacionais foram alguns dos critérios do processo de seleção, que culminou na etapa estadual. O comitê formado para esta etapa analisou e comparou o resultado de todos os destaques regionais e elaborou o ranking de Pernambuco.

Para o Prof. Paulo Lins, gestor da GRE Agreste Meridional e Presidente do Comitê Regional do PGE, o desempenho da EREM Garanhuns na competição revela o compromisso da equipe Gestora em oferecer uma educação de qualidade para a comunidade escolar do município. “A EREM Garanhuns pode ser considerada como exemplo de escola pública que caminha para a excelência. Ela tem alcançado resultados satisfatórios, com foco na Pedagogia da Presença, vivenciando todas as dimensões planejadas com resultados que repercutem positivamente na sociedade em que está inserida”, destaca Paulo Lins.

O Prêmio Gestão Escolar é uma alavanca na mobilização das comunidades escolares para que realizem a autoavaliação e tornem visíveis suas boas ações, valorizando as melhores práticas de gestão que estão sendo colocadas em prática. A primeira colocação em Pernambuco ficou com a Escola de Jatobá Ensino Fundamental e Médio, do município de Petrolândia.

Prefeito Izaías Régis volta de Brasília

O prefeito Izaías Régis (PTB) volta hoje aos trabalhos em Garanhuns, após a estadia de três dias em Brasília (DF), onde realizou visitas a gabinetes políticos e participou de reuniões para tratar de assuntos de interesse da população.

Na terça-feira (13), no Senado Federal, o prefeito visitou o gabinete do senador Armando Monteiro (PTB). Na Câmara dos Deputados, teve encontro com o deputado federal Jorge Corte Real (PTB), bem como com outros deputados de Pernambuco e com Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). No mesmo dia, Izaías foi ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar de assuntos da Secretaria de Educação e em seguida se reuniu com empresários do setor de alimentos da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – ABIA.

Ontem (14), o gestor, encaminhou um ofício do senador Armando Monteiro com o pedido de realização de uma audiência com o ex-presidente Lula, por meio do Instituto Lula para tratar da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). No Ministério da Educação (MEC), tratando do mesmo assunto, o prefeito acompanhou o processo da instituição. O encontro teve a presença do senador Humberto Costa (PT).


O MEC entrará, agora, no processo de autorização para a abertura dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem. Em relação ao curso de Medicina, o ministério se comprometeu a abrir um processo de autorização por meio da migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação.

Izaías Régis comemora o sucesso de sua viagem. “Estamos muito felizes pelas conquistas. Mais uma vez, nossa ida foi bem proveitosa. Nossa meta é atender a população na luta, principalmente, pela regularização da Fameg”, disse.

Secom

MEC dá sinal verde para reabertura do curso de medicina da FAMEG


Do Blog de Magno Martins

Uma boa notícia para os estudantes garanhuenses: o prefeito Izaías Régis (PTB), que está na capital federal desde a última segunda-feira (12), acaba de comunicar ao blog que o Ministério da Educação (MEC) deu, nesta quarta-feira (14), o primeiro passo no sentido de reabrir a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), autorizando, de imediato o funcionamento dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem.

Com relação ao curso de Medicina, o Ministério da Educação aceitou reabrir o processo de autorização por meio da migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação. “Foi uma grande vitória e nós estamos muito felizes”, comemorou Izaías Régis ao sair de uma reunião no ministério com diretores que tratam diretamente de questões relacionadas à regularização de instituições de ensino superior.

O encontro foi acompanhado de perto pelo senador Humberto Costa (PT), que recebeu um telefonema do ministro Aloízio Mercadante (PT) ratificando todo entendimento acertado pelo prefeito na reunião de hoje.

A reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns, que em breve se tornará fato consumado, é mais uma causa - bem sucedida – abraçada por este. Na semana passada, pouco antes da realização do seminário “Revolução Digital”, este blogueiro visitou a instituição, parada há seis anos, e, in loco, assumiu o compromisso de dar início a uma campanha pela reabertura da instituição.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger