CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Estudantes da UAG foram selecionados para o Ciência sem Fronteiras

Além do estudante do curso de medicina da UPE do campus de Garanhuns que foi selecionado para o Programa Ciência sem Fronteiras, outros estudantes da UFRPE - UAG também vão participar do programa este ano. O projeto prevê a utilização de bolsas de estudo para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Lista dos alunos CsF UFRPE- UAG

- Nataly Sayonara da Silva Melo 
Austrália – The University  Of Adelaide

- Marcos Antonio Bezerra Santos
Veterinary medicine na The University of Queensland - Australia.

- José Victor Ávila Correia de Vasconcelos
 Agronomia, Universidade da Austrália Ocidental

- Everthon Fernandes Figueredo  Zootecnia
Na Italia: Laurea Magistrale in Biotecnologie : Universitá Degli Studi Di Padova

-Fabrício Paes Ferreira
Ciências da Computação
EUA: Kansas State University

 - Cleber Vinicius Brito dos Santos.
Medicina Veterinária. Università di Pisa.

- José Kellison de Almeida Silva
Ciência da Computação, Loyola University Chicago (EUA)

-  Earl Erlandsen de Menezes Rodrigues 
Medicina Veterinária - Università di Pisa.

-  Márcio Felipe Pinheiro Neri Nunes
Agronomia, University of Wisconsin - River Falls - Estados Unidos (EUA)

- Almir Alves dos Santos Filho
 Medicina Veterinária - Università Degli Studi di Padova (Itália).

- João Antônio Chagas Nunes
Ciência da Computação, University of Alberta (CANADÁ)

Em Garanhuns: Projeto de casas populares com sustentabilidade ambiental garante certificação inédita da Caixa para empresa pernambucana

Os moradores de Garanhuns, com faixa de renda de até três salários mínimos, e que desejam comprar uma casa pelo Programa Minha casa, Minha Vida serão os primeiros no Norte e Nordeste a poder optar por imóveis dentro dos padrões da sustentabilidade ambiental.

Atuando no setor de habitação popular, a empresa pernambucana Viana & Moura será a primeira no Norte, Nordeste e Centro Oeste a receber o certificado “Casa Selo Azul – Categoria Ouro” concedido pela Caixa Econômica para certificação de sustentabilidade ambiental. A certificação será entregue no lançamento do projeto, na próxima quinta-feira (01/08), às 9h, em Garanhuns, num evento com a Caixa Econômica.

O empreendimento prevê a construção de uma vila com 108 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida e 03 lotes comerciais, em Garanhuns. As unidades habitacionais de Garanhuns receberam a classificação de empreendimento sustentável por cumprir critérios de qualidade urbana (unidade de Saúde, escola e transporte público a menos de 700metros), conforto ambiental, eficiência energética, gestão de resíduos da construção e práticas sociais.

As casas serão entregues com ruas pavimentadas, iluminação pública, saneamento básico, água, paisagismo, equipamentos social, de lazer e esportivo e vão beneficiar cerca de mil pessoas. O empreendimento oferece solução alternativa de transporte com a construção de ciclofaixa, coleta seletiva, desempenho térmico com vedação com manta para diminuir a temperatura interna da casa; eficiência energética com a entrega das unidades com lâmpadas de baixo consumo nas áreas privativas, medição individualizada de gás.

A gestão da água é um dos itens que mais se destaca no projeto com medição individualizada, sistema de descarga Eco flush e Registro Regulador de Vazão: Na torneira do lavatório, na descarga e no chuveiro. O Selo Azul da CEF é o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos ofertados no Brasil, desenvolvido para a realidade da construção habitacional brasileira.

O empreendimento tem valor global de vendas na ordem de R$ 9 milhões. Nesses 10 anos, a empresa entregou mais de 2.300 casas com o mesmo padrão; térrea com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, e terraço, totalizando 50m² de área construída. Viana & Moura está no mercado há 10 anos trabalhando com a construção de casas populares no Agreste em cidades como Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Jornal de Caruaru

terça-feira, 30 de julho de 2013

Garanhuns tem quase 12% de sua população vivendo em extrema pobreza

Atlas Brasil 2013
O estudo divulgado nesta segunda-feira,(29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que apresentou o índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos 5.565 municípios brasileiros, e consequentemente dos 185 pernambucanos, traz algumas revelações A mais triste delas, no que se refere a nossa Garanhuns, é que apesar de obter o 16º melhor (IDHM) do estado, a Suíça Pernambucana ainda tem 12,07% da sua população vivendo em extrema pobreza. Isso corresponde a cerca de 15 mil Garanhuenses. A situação já foi pior. No ano 2000 esse índice era de 21,19%,mesmo assim, o número  é considerado alto.

Garanhuns tem o 16º melhor IDH de Pernambuco

Atlas Brasil 2013
Um estudo que reflete a qualidade de vida nas cidades do país, divulgado  nesta segunda-feira, (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, colocou Garanhuns como a 16ª Cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Pernambuco. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda, educação e combate a miséria. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país.

Garanhuns ocupa a 2802ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 2801 (50,33%) municípios estão em situação melhor e 2.764 (49,67%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 185 outros municípios de Pernambuco, Garanhuns ocupa a 16ª posição, sendo que 15 (8,11%) municípios estão em situação melhor e 170 (91,89%) municípios estão em situação pior ou igual. O índice varia de 0 a 1, então quanto mais próximo do zero, o município está pior é sua situação.

CONFIRA AS 20 CIDADES COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA DE PERNAMBUCO, DE ACORDO COM O IDH DO PNUD

1 º Fernando de Noronha (PE) 0.788
2 º Recife (PE) 0.772
3 º Olinda (PE) 0.735
4 º Paulista (PE) 0.732 0
5 º Jaboatão dos Guararapes (PE) 0.717
6 º Petrolina (PE) 0.697
7 º Camaragibe (PE) 0.692
8 º Cabo de Santo Agostinho (PE) 0.686
9 º Carpina (PE) 0.680
10 º Abreu E Lima (PE) 0.679
11 º Caruaru (PE) 0.677
12 º Triunfo (PE) 0.670
13 º Salgueiro (PE) 0.669
14 º Arcoverde (PE) 0.667
15 º Igarassu (PE) 0.665
16 º Garanhuns (PE) 0.664
17 º Limoeiro (PE) 0.663 0.628
18 º Nazaré da Mata (PE) 0.662
19 º Serra Talhada (PE) 0.661 0.632
20 º Afogados da Ingazeira (PE) 0.657


PRF apreende mais de 1,5 mil camisas de marcas famosas falsificadas em Garanhuns

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou no último sábado (27), em Garanhuns, o motorista Anderson Polanks Rocha da Silva transportando mais de 1,5 mil camisas de marca famosa falsificadas e sem nota fiscal.

Agentes da PRF abordaram o veículo na BR 423 e constataram que o acusado transportava 1.622 camisas da marca Tommy Hilfiger, sem nota fiscal. Segundo Anderson, a mercadoria não tinha representação fiscal por ser falsificada.

O condutor e a mercadoria foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil do município, onde foi lavrado um auto de apreensão das camisas. As camisas ficaram retidas para averiguação e laudo sobre falsificação e Anderson Polanks foi detido para esclarecimentos.

Fonte: PRF/PE via Ponto de Pauta

Últimos dias de inscrição para o Supletivo 2013

Os interessados em participar do Supletivo 2013 devem estar atentos: o período de inscrições encerra dia 04 de agosto. Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria de Educação do Estado (SEE) (www.educacao.pe.gov.br). As provas serão realizadas no dia 20 de outubro, contemplando os níveis Fundamental e Médio da Educação Básica.

Para o exame de nível Fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data da realização das provas. Para o nível Médio, 18 anos completos. No ato da inscrição, o participante deverá escolher o município no qual pretende realizar as provas. Estudantes com deficiência visual poderão solicitar prova em Braille, fiscal ledor ou prova ampliada (com letra ampliada); deficientes auditivos devem solicitar intérprete; e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial.

É importante lembrar que, no ato da inscrição, o candidato precisa estar munido do documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF. O gabarito das provas estará disponível um dia após o exame, no site da SEE. O resultado final do Supletivo será divulgado a partir do dia 16 de dezembro.
Para mais informações, entrar em contato com a GRE Agreste Meridional através dos telefones (87) 3761-8409 ou 3761-8410.

GRE Garanhuns

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Garanhuns vai ganhar novo hospital regional e Dom Moura será municipalizado

Durante a inauguração da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Garanhuns, realizada na última sexta-feira (26/07), o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira anunciou que a Região ganhará uma nova unidade de saúde. O Governo do Estado já solicitou o projeto do Hospital Regional do Agreste Meridional. Assim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) repassará ao município de Garanhuns a gestão do Hospital Regional Dom Moura.

“Após analisarmos a planilha de atendimento do Hospital Dom Moura, observamos que dos 45 mil atendimentos anuais realizados na unidade, 35 mil eram de pacientes do município de Garanhuns. Já iniciamos o estudo das necessidades da região e devemos ter um projeto finalizado em até três meses”, anunciou o secretário Antonio Carlos Figueira.

Dom Moura – Referência para 21 municípios do Agreste, onde residem mais de 500 mil habitantes, o Hospital Regional Dom Moura conta com um ambulatório no qual oferece consultas em 14 especialidades médicas, destacam-se os trabalhos em cardiologia e nos núcleos de fisioterapia e psicologia. Em sua estrutura, a unidade conta com blocos cirúrgicos, maternidade e centro de apoio ao diagnóstico.

Governo de Pernambuco

Jovem é baleada durante tentativa de assalto em Garanhuns

Uma jovem foi baleada após uma tentativa de assalto em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, por volta das 21h40 do último domingo (28). De acordo com a Polícia, a ação criminosa aconteceu na Avenida Caruaru, no bairro Heliópolis.

A estudante Isabela Cavalcante Monte Belo, de 20 anos, seguia na garupa de uma moto pela via quando um homem desconhecido pilotando outra motocicleta parou no sinal e anunciou o assalto.

O condutor da moto que a jovem estava não obedeceu a ordem de parada e o suspeito efetuou vários tiros, um deles atingindo a vítima em um dos braços.  Após ser medicada no Hospital Regional Dom Moura, Isabela foi transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, mas não corre risco de morte. O suspeito continua foragido.

Do NE10

Secretaria da Mulher de Garanhuns apoia movimento contra a violência à mulher

A secretaria da mulher, representada por Eliane Simões, juntamente com a Dra. Claudomira, estão mobilizando a sociedade de Garanhuns para realizar uma passeata contra à violência da mulher. Na última terça-feira, uma adolescente de 13 anos, Joana, foi assassinada e até o momento não se sabe quem cometeu o crime.

O movimento será realizado no próximo sábado (03), com concentração as 9hs no Relógio das Flores. Vamos apoiar a família de Joana, que quer fazer um movimento, mas precisa de nós para ajudar. Não podemos fazer camisetas para todos, mas vamos de camisas pretas. Façamos algumas faixas e cartazes. Dra. Claudomira está mobilizando a sociedade, pois Joana era amiguinha de sua filha e vizinha de sua mãe. Filha única, de pais agora desesperados, Joana foi mais uma vitima de tantas que tivemos. Pedimos que familiares de outras vitimas, cujos crimes ainda não foram solucionados, ou que tenham sido, que se juntem a nós. Que mobilizem a rede, que falem com amigos de Jornais, de rádios, para que possamos fazer um movimento grande, para que algo possa acontecer. Essa passeata é uma iniciativa de Claudomira, atendendo a um pedido dos pais de Joana, nós estamos aderindo e pedindo que também divulguem. (Eliane Simões).

domingo, 28 de julho de 2013

Hip hop e samba fecham em grande estilo o Festival de Inverno de Garanhuns



O hip hop tomou conta da Praça Guadalajara, na noite deste sábado (27), no encerramento da programação do palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Com a responsabilidade de substituir o rapper paulistano Rapin' Hood, o pernambucano Zé Brown cumpriu a missão com louvor.

Acompanhado pelo DJ Beto e pelo Long MC, Zé Brown começou com "Caco de vidro", "Nunca subestime" e "Mais um mandamento". Mais adiante, ele incrementou a apresentação com a presença das B-girls Weedja e Duda e Okado Bboy, dançarinos de break que fazem parte do projeto "Zé Brown apresenta", iniciativa social que apresenta manifestações culturais a jovens da periferia do Recife. "Você tem que dar oportunidade para cada jovem, mais na frente, não ser um marginal. Isso pode ser feito por qualquer cidadão, para combater a violência", opinou o rapper.

A homenagem a Dominguinhos já estava estampada na camiseta de Zé Brown, com um desenho à mão feito por Chico da Camiseta, artesão de Garanhuns. O DJ Beto emendou uma curta sequência com "Abri a porta", "Gostoso demais" e "Não vendo nem troco", para Zé Brown cantar uma versão bem pessoal de "Sanfona sentida" - que tem os versos "deixe a mágoa pra depois / o amor é mais importante a dois".

"Tô doidão", de Reginaldo Rossi, foi a penúltima canção do show, que terminou ao som de "Eu valorizo", música que questiona os vários tipos de preconceito social.

Bambaataa

Com uma abertura matadora - "Sex machine", de James Brown, e "Kiss", de Prince - o DJ norte-americano Afrika Bambaataa deu início ao show histórico que fez em Garanhuns. Os dançarinos de Zé Brown voltaram ao palco, pouco antes de ele tocar "Planet rock", música de 1986 que mostrou ao mundo o que era o electro funk - a mistura de Kraftwerk, Ennio Morricone e "otras cositas más".

O funk carioca também estava no set list de Bambaataa. "Tá dominado", do Furacão 2000, "Vira de ladinho", do Malha Funk e músicas de Tati Quebra-barraco e Mister Catra foram sampleadas pelo DJ. Zé Brown também voltou ao palco, acompanhado de Gilmar Bola 8, do Combo X e Nação Zumbi, Pablo, da banda Vírus, e Long MC.

A chuva que começou a cair na Praça Guadalajara não impediu o vocalista King Kamonzi de convidar a turma do gargarejo para dançar break no palco. Foi praticamente um desfile de passos, acrobacias, giros e saltos, ao som da base que Afrika não interrompia. "Ready or not", da banda Fugees, e "Got to be real", de Cheryl Lynn foram algumas das músicas que ele tocou para encerrar o show.

Antes da apresentação, o G1 conversou com Bambaataa. Kevin Donovan, "nome civil" do DJ, disse que vai se mudar para o Brasil em 2014 , onde pretende expandir a atuação da sua ONG Zulu Nation, que atua nos princípios do hip hop - paz, amor, união e diversão. O público alvo por aqui serão egressos de prisões, menores abandonados e em situação de risco e pessoas quem não têm onde morar. São Paulo deve ser a primeira cidade a ganhar um espaço. O Centro-oeste brasileiro também está na mira. "Escolhi o país por causa de toda a situação aqui, das boas pessoas que querem fazer algo para os que precisam de ajuda.

Quero construir essas grandes casas no estilo domus, com escola, estúdio de música, pregando a ideologia zulu, que peg um pouquinho de todas as religiões e conhecimentos da ciência", explicou.

Guadalajara cai no samba

Depois de muito rap e hip hop, o público que foi prestigiar o encerramento do FIG na Praça Guadalajara curtiu um vasto repertório de samba. Primeiro, a cantora Mart'nália apresentou o repertório do CD "Não tente compreender" e fez um registro do show para o projeto de DVD que está em desenvolvimento. "Pé na cova", abertura do seriado homônimo que conta com a cantora no elenco, também não faltou.

O fechamento da noite ficou por conta de Arlindo Cruz, que subiu ao palco às 2h25, na estreia dele no Festival de Inverno de Garanhuns. A chuva já tinha parado e a Guadalajara era um mar de gente, pronta para sambar com o cantor, muito conhecido do público também por causa da participação no programa "Esquenta", apresentado por Regina Casé, na TV Globo.

O começo do show não deixa ninguém parado: "Batuques do meu lugar" (Arlindo Cruz), "Deixa a fumaça entrar" (Martinho da Vila), "Camarão que dorme a onda leva" (Beth Carvalho), "SPC" (Zeca Pagodinho) e "Luz do repente" (Jovelina Pérola Negra) foram algumas das canções que ele tocou para esquentar a plateia.

"O bem" deu início ao segmento mais romântico do show, seguida por "Agora viu que perdeu e chora", "Vai embora tristeza", "Trilha do amor", "A pureza da flor", "O que é o amor" e "Será que é amor?" - nessas duas últimas, já com a chuva de volta, o público se abrigou com capas e guarda-chuvas, mas não deixou de cantar com o sambista carioca.

"Meu nome é favela", composição do próprio Arlindo que retrata muitos costumes do subúrbio das grandes cidades brasileiras, retomou a animação do show, que foi mantida com "Suingue de samba", anunciada como fruto de uma parceria com Seu Jorge.

Em ritmo de samba lento, "Quem me levará sou eu" foi a escolhida por Arlindo Cruz para a homenagem a Dominguinhos. "Nunca cantei essa música, mas ela me toca muito", comentou, antes de ser acompanhado pela plateia. Para fechar a apresentação, "Madureira" e um pout-pourri com "Samba de arerê", "Coisinha do pai", "Vou festejar", "Não quero dinheiro", "Aquarela brasileira" e "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo" - este último, samba campeão do carnaval carioca deste ano, com a Vila Isabel.

G1 Foto: Manoel Filho

Em Garanhuns: Central de Regulação começa a funcionar na segunda-feira (29)

Na tarde dessa sexta-feira (26), o prefeito Izaías Régis e o secretário de Saúde, Harley Davidson, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, inauguraram a primeira Central de Regulação Regional de Pernambuco. O principal objetivo da iniciativa é tentar acabar com as filas para a marcação de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em suas palavras, Antônio Figueira fez várias considerações referentes ao avanço da infraestrutura de saúde, principalmente no primeiro semestre de 2013. “Garanhuns realiza hemodiálise, ressonância magnética, tomografia, UTI, o prefeito já conseguiu, em apenas sete meses de gestão, implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e agora a implantação da Central de Regulação, a primeira em nosso estado”, disse.

O líder municipal parabenizou a equipe da Secretaria Estadual de Saúde pelo treinamento que deu à equipe de Garanhuns e elogiou a determinação e o empenho de todos na implantação desse novo serviço. “Toda a administração tem que ser moderna e sempre com o pensamento voltado para a qualidade de vida da população. A minha felicidade só poderá ser alcançada quando eu ver o povo de Garanhuns feliz”, comentou.

Após do descerramento da placa, as autoridades presentes na cerimônia visitaram as instalações do local e assistiram a uma breve apresentação feira pelo secretário Harley Davidson, que mostrou como o serviço de marcação funcionava antes e como funcionará a partir da próxima segunda-feira (29).


Texto e fotos: Marcella Valença
Edição: Cloves Teodorico

Festival de Inverno de Garanhuns foi destaque no Encontro com Fátima Bernades

Essa semana o Encontro com Fátima Bernardes mostrou ao Brasil o Festival de Inverno de Garanhuns. A reportagem foi com Amanda Dantas da Tv Asa Branca.

Confira no link o vídeo: http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/festival-em-garanhuns-comemora-frio-com-muita-musica/2716857/


sábado, 27 de julho de 2013

Garanhuns de Luto: morre Roberto Cardoso


Bancário, escritor e dono de uma boa conversa entre amigos, assim era Roberto Cardoso, filho mais velho de José Cardoso da Silva, ex-deputado também falecido.

Roberto Cardoso estava adoentado, mas continuava lúcido e sempre carregava consigo o desejo de ver esta cidade crescendo e se desenvolvendo. Era uma homem inteligente, apaixonado pela política, aliás aprendeu com o pai os ideais socialistas. Da família de Dona Edna, deixa como irmãos Cardoso Filho, Rogério e Ricardo. Roberto era casado com Elizeth e deixa dois filhos, Júnior e Roberta.

Roberto atuou pela política em Garanhuns, chegou a ser candidato a vice-prefeito, mas obteve mais sucesso nos bastidores, alimentando o desenvolvendo da cidade participando dos debates.

Esta manhã, Roberto estava em casa, no Recife, onde morava por conta do estudo dos filhos, quando se sentiu mal. Seu filho o socorreu encaminhando para o Hospital, mas nem deu tempo de chegar. No caminho, o nosso amigo sofreu um enfarto. Seu filho, médico, levou-o para a UPA Caxangá, que estava mais próxima, mas não conseguiram reanimar o filho de Garanhuns, que faleceu, deixando uma lacuna do tamanho da quantidade de amizades que cultivou ao longo da vida.

Funcionário aposentado do Banco do Brasil, ex-Secretário de Comunicação de Garanhuns, e apaixonado pela arte de colecionar amigos, a gente só tem a agradecer ter feito parte, em alguns momentos, dos seus dias neste plano!

E em nome de Garanhuns e região: OBRIGADO, ROBERTO, POR MOSTRAR CAMINHOS E HONRAR A HISTÓRIA DE SEU PAI.

O velório acontece na Funerária Padre Cícero, na Av. Simoa Gomes, a partir das 19h.

Texto do Blog de Ronaldo César

Em Garanhuns, Eduardo entrega a primeira UpaE de Pernambuco e garante mais investimentos na saúde



O governador Eduardo Campos inaugurou, nesta sexta-feira (27/06), a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UpaE), em Garanhuns, no Agreste Meridional. O empreendimento beneficiará cerca de 500 mil pessoas, oriundas de 21 municípios. Antes da solenidade, o governador visitou as instalações da unidade e descerrou a placa inaugural. "Neste equipamento, um dos maiores do Estado, com 2,8 mil metros quadrados de área construída, vão trabalhar 250 profissionais de saúde, que devem atuar com dedicação e solidariedade", destacou o governador.

Sobre a estrutura, Eduardo atestou a qualidade dos equipamentos adquiridos pelo Estado. Para manter a UpaE funcionando, o Estado articulou uma coparticipação, o que permitirá que a unidade receba recursos das três esferas (municipal, estadual e federal). "Essa foi uma estratégia para ajudar os prefeitos, pois o investimento para operar uma unidade de saúde com todas essas especialidades é alto", explicou o governador. Ao todo, o Governo do Estado investiu mais de R$ 21 milhões na construção e aquisição de equipamentos para a unidade, que terá um setor ambulatorial, com 19 consultórios; setor de diagnósticos e terapias; bloco cirúrgico, com quatro salas de cirurgia; e internamento de curta duração, além de apoio técnico e logístico.  

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, aproveitou a solenidade para anunciar mais uma unidade hospitalar no município de Garanhuns: o Hospital do Agreste Meridional. "O projeto já está em andamento e ficará pronto em três meses. Além disso, Garanhuns também poderá assumir a administração do Hospital Dom Moura", adiantou o secretário. O prefeito Izaias Régis destacou a importância desses investimentos para a região e anunciou que a administração municipal está com um orçamento de R$ 15 milhões para investir na cidade a partir de setembro, ressaltando que parte desse recurso foi disponibilizado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Município. "A unidade trouxe uma economia para o município de R$ 200 mil. Com esses recursos, vamos melhorar ainda mais a cidade", enfatizou.

O governador explicou que a unidade abrirá já na próxima segunda-feira (30/07), mas que não vai operar com 100% da capacidade de atendimento. "Todo equipamento terá capacidade para oito mil consultas por mês, isso quando todo o protocolo de operação for finalizado", garantiu Eduardo, ressaltando que a unidade oferecerá, em seu ambulatório, consultas em 19 especialidades. Ainda dentro desta perspectiva, a unidade terá capacidade para realizar cirurgias de baixa complexidade, como catarata, adenóides, hérnias, entre outras, nas quais os pacientes são liberados em até 24 horas (hospital-dia), e de alta frequência.

HOMENAGEM - O nome da UpaE é uma homenagem a Antônio Simão dos Santos Figueira (1910-1995), médico pediatra, com fortes raízes em Garanhuns, onde residiu. Ao longo de sua vida, foi professor catedrático da UFPE, fundador da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, diretor do Hospital Pedro II e idealizador do atual Hospital das Clínicas. Também foi fundador do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sendo seu primeiro presidente e detentor do CRM número 1. A autoria do projeto que batizou a unidade foi do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. "É uma gratidão receber essa homenagem", disse Antônio Figueira Filho, herdeiro do homenageado.

Texto: Governo de Pernambuco   Foto: blog do Ronaldo César

Fagner e Daniela Mercury fazem shows memoráveis e encantam plateia na penúltima noite do FIG 2013


Fagner fez um show impecável na penúltima noite do FIG 2013 - foto: V&C
Dois shows absolutamente impecáveis. Essa é a melhor expressão para definir o que aconteceu na Praça Guadajara, nesta penúltima noite do FIG 2013,durante as apresentações do cearense Fagner e da baiana Daniela Mercury.Cada um ao seu estilo, os dois levaram a plateia ao delírio.

Fagner subiu ao palco por volta da meia noite trazendo na bagagem seus grandes sucessos como Espumas ao Vento, Deslises, Revelação, Borbulhas de amor,Coração Alado, entre outros. Ele também fez uma singela homenagem a Dominguinhos, que faleceu esta semana, cantando a música "Quem Levará Sou Eu", de autoria do garanhuense saudoso.No final, o músico se despediu do público agradecendo todo o carinho de Garanhuns.
Fagner cantou uma música do amigo e já saudoso Dominguinhos - foto: V&C
O show de Daniela Mercury, intitulado Canibália: Ritmos do Brasil, encerrou com chave de ouro a noite se estendendo até às quatro e quarenta da manhã. A apresentação  foi uma exaltação  à Bahia e a grandes nomes da música brasileira. Daniela cantou canções de Lenine, Roberto Carlos, Geraldo Azevedo   e  também prestou uma homenagem a Dominguinhos entoando "Eu Só Quero um Xodó, uma de suas músicas de maior sucesso.No final, a diva baiana trouxe ao palco a sua esposa Malu Verçosa, espantando os boatos  de que ambas estariam separadas.A apresentação em Garanhuns foi transmitida ao vivo para todo Brasil pelo site G1, o portal de notícias da Globo.

Tanto Daniela quanto Fagner experimentaram e retribuíram o carinho e a energia do público que lotou a praça Guadalajara para vê-los. Não decepcionaram; sem sombra de dúvidas foram responsáveis por dois dos melhores shows deste festival. 
Show de Daniela foi até às quatro e quarenta da manhã  - foto: V&C

Mas a noite não foi só do cearense e da baiana. Quem abriu as apresentações desta sexta-feira foi o consagrado maestro João Carlos Martins, junto com a Orquestra Jovem de Pernambuco. Depois foi a vez de Kiara Ribeiro e a banda Eddie contagiarem o  público.Chegando a sua última noite, o 23ºFestival de Inverno de Garanhuns já começa a deixar saudade.Por isso é importante não perder o que este sábado tem a oferecer. O último dia do FIG  começa cedo, a partir das 10 hora da manhã, no Palco Cultura Popular. As apresentações ali seguem até às 17 horas, mesmo horário em que começa o Palco Instrumental. Já a noite, o Palco Pop, do Forró e Guadalajara encerram as apresentações do 23º FIG.  Confira a programação completa do último dia do FIG 2013, programe-se e aproveite.


MAIS FOTOS DA PENÚLTIMA NOITE DO FIG 2013

Público lotou a praça Guadalajara - foto: V&C

Raimundo Fagner, com sua voz marcante, abrilhantou a noite  - foto: V&C


Daniela fez um show magistral no FIG 2013 - foto: V&C



V&C 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Programação Internacional no FIG: Virtuosi na Serra é sucesso na Catedral de Santo Antônio


Pelo nono ano consecutivo, o Festival de Inverno de Garanhuns apresenta o projeto Virtuosi na Serra, com a direção artística e regência do chileno Rafael García e a Coordenação Geral de Ana Lúcia Altino.

O polo erudito é uma oportunidade de oferecer música da melhor qualidade ao público do FIG, superando o preconceito de que as pessoas têm dificuldade no acesso a esse tipo de apresentação. Os concertos na Igreja Matriz de Santo Antônio são divididos em duas partes: A primeira (de 19 a 22) incluiu a programação do Conservatório Pernambucano de Música e, agora, nessa segunda parte, a Catedral recebe o projeto Virtuosi na Serra até hoje (26), que predomina a apresentação de artistas internacionais.

Nessa quinta-feira (25), se apresentou o Duo da Eslováquia, composto pelos violinistas Andrej Baran e Adam Marec. O “Slavonic Duo” tocou em seu repertório obras de Paganini, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. Também se apresentou o pianista russo Ilya Ramlav, de apenas 21 anos de idade. Estudante do Conservatório Tchaikowsky de Moscou, o artista tem em seu currículo uma série de prêmios em competições internacionais.

O Virtuosi é uma sociedade que promove, em média, seis festivais ao ano com características diversas nas suas apresentações, sempre trazendo o que há de melhor na música erudita nacional e internacional. Além de Garanhuns, cidades como Recife (PE), Gravatá (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA) recebem esse belíssimo evento.

Nesta sexta-feira (26), o Virtuosi apresenta, a partir das 21h, o maestro João Carlos Martins (piano) em conjunto com a orquestra Jovem de Pernambuco e o regente Rafael Garcia. O fato desse evento ser na Esplanada Guadalajara é graças a um pedido do público que assistiu ao concerto na edição anterior.  A Catedral não comportou a quantidade de pessoas no local. Muita gente foi conferir a apresentação desse grande maestro brasileiro que se tornou popular graças ao seu talento e a sua belíssima história de vida.

De acordo com a produção da Fundarpe, excepcionalmente neste sábado (27) para fechar a programação do IX Virtuosi na Serra, tem a curadoria dos artistas locais da Prefeitura de Garanhuns com o maestro Otávio Matias, em horário especial, das 16h30 às 18h.

Texto e fotos: Samara Pontes
Edição: Cloves Teodorico

Audiência Pública inicia discussão de Ciclo Orçamentário em Garanhuns

O Governo Municipal de Garanhuns promove nesta segunda-feira (29), a partir das 09h, no Plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública para abertura dos trabalhos do Ciclo Orçamentário com  o  objetivo  de  apresentar  e  discutir  a  preparação  da  LDO  –  Lei de  Diretrizes  Orçamentárias,  na  elaboração  do  PPA  –  Plano  Plurianual  e  na  formatação propriamente  dita  do  Orçamento  Anual  que  tem  o  respaldo  legal  na  Lei  Orçamentária Anual  –  LOA,  para  o  exercício  de  2014.

O evento é aberto a entidades civis organizadas, bem como à população em geral. “Queremos ouvir a população para formatarmos as ações necessárias ao nosso município, por meio da nossa gestão. Queremos elaborar nosso orçamento com transparência e participação popular”, afirmou o Prefeito Izaías Régis.

Texto: Jacqueline Menezes

O QUE TODOS PRECISAM SABER SOBRE A FAMEG

O Brasil vive uma carência de médicos enquanto manipulações fraudulentas permanecem prejudicando a
abertura da FAMEG, a saúde e vida de um povo sofrido.

PREJUÍZOS FINANCEIROS PARA A CIDADE DE GARANHUNS

Com o crescimento de turmas semestrais, a FAMEG tinha o potencial para formar 120 médicos por ano e teria na atualidade cerca de 720 alunos. Calculando que cada aluno injetaria em média, dois mil Reais na nossa economia, contabilizamos um prejuízo de cerca de R$ 1.440,000,00 por mês e R$ 17.280.000,00 por ano.

QUESTIONAMENTOS?

1 - Quantos empregos diretos e indiretos foram perdidos?

2 -  Por que o Governador, Senadores, Deputados, sociedade representativa de Garanhuns, pais de alunos e o povo em geral não conseguiram destravar este imbróglio?

3 - Será que é realmente o MEC, ou gente com cargo dentro do MEC?

4 - Será falha da entidade que alega que tecnicamente está tudo em ordem?

5 - Por que entre 41 faculdades somente a FAMEG não conseguiu migrar para a esfera Federal? Suspeito, não é?

6 - Por que os interessados em barrar a autorização alegaram que a FAMEG não possuía leitos suficientes se a entidade apresentou uma lista de 845 leitos conveniados em hospitais de Garanhuns e região?

7 - Por que todas as tentativas de consultas dos políticos e autoridades sobre a situação da FAMEG, sempre tiveram o parecer contrário por parte da secretaria responsável pela informação?

O último indeferimento aconteceu em 20 de Março deste ano de 2013 com uma alegação no mínimo suspeita, analise: Nota Técnica nº. 635/2012 – CGLNRS/DPR/SERES/MEC- Parecer 1.593/2012/CONJUR-MEC/CGU/AGU (Processo MEC 23000.015330/2012-47 - Processo e-MEC nº201117789)

Percebe-se claramente que o ITEPAC Garanhuns foi penalizado por obedecer as exigências do próprio MEC.

Garanhuns exige que se investigue o que está acontecendo nos bastidores do MEC.

Que os políticos que se interessam realmente pela abertura do nosso curso de medicina tomem uma atitude objetiva! Precisamos saber quem está entravando dentro do MEC, esse processo!

CHEGA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ, QUEREMOS SOLUÇÃO!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

FIG 2013: Homenagens a Dominguinhos emocionam na Guadalajara



Mais uma vez Garanhuns rende-se ao seu filho ilustre José Domingos Moraes, Dominguinhos. Novamente, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) lembra-se do brilhante artista. A noite de quarta (24) do 23º FIG foi marcada pela emoção de artistas, imprensa e plateia. Isto devido às merecidas homenagens ao conterrâneo que deixa um legado cultural para o mundo.

A Esplanada Guadalajara não foi o único polo a prestar homenagem ao sanfoneiro garanhuense, todavia, os arranjos, o canto e os gestos foram compartilhados com um expressivo público que compareceu numa noite de constante chuva. E não poderia ter outro tom a referida Esplanada.

Na noite dedicada ao forró, os artistas consagraram o eterno Dominguinhos, vivo nas composições que perpetuarão entre os músicos, na memória da sociedade e no orgulho do nordestino. Paulinho Groove, primeira atração, fez referência ao sanfoneiro. Seguido por Adiel Luna que também cantou o garanhuense reverenciado.

A banda Os Sertões trouxe ao palco um show com músicas do novo cd “A idade dos metais”, além de cantar Cordel do Fogo Encantado.  “Nossa senhora da paz” foi dedicada pelo vocalista Clayton Barros ao amigo e parceiro Lirinha. O público ovacionou as músicas do Cordel relembradas por Clayton. E não diferente, Os Sertões referenciou o sanfoneiro homenageado da noite, cantando “Gostoso demais”.


Em seguida, foi a vez de Santana, o cantador, arrastar muito forró para esquentar a Guadalajara. A plateia acompanhou o cantador que trouxe um repertório de músicas conhecidas, dentre as quais “Ana Maria” e “Cenário de amor”. Mas foi interpretando “Onde o Nordeste garoa”, composição de Luiz Gonzaga, que o público fez coro.

Após encerrar a apresentação, Santana voltou para a homenagem de Garanhuns ao conterrâneo Dominguinhos. Com um palco repleto de artistas da terra e dois telões mostrando fotos do sanfoneiro, a emoção foi geral. Os aplausos e o canto mostraram-se mais calorosos neste momento memorável do 23º FIG.

Por fim, nas primeiras horas da quinta-feira, Maciel Melo entrou em cena para encerrar a sétima noite da Esplanada. Ele cantou “Sete meninas” como reverência e músicas de sua trajetória musical para famílias, amigos e casais que se confraternizavam num grande pátio de São João.

A maratona cultural continua até o próximo sábado (27) em diversos polos do festival. O 23º FIG é uma realização da prefeitura de Garanhuns, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe.


                Texto: Gustavo Siqueira
                Fotos: FH Stúdios

Vocalista da Banda Querose Jacaré pede desculpas por ter incitado à violência contra a mulher na apresentação do FIG


No último sábado (20), o vocalista Wharton Gonçalves, o Ortinho, da banda Querosene Jacaré, em sua apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns, incitou a violência sexual contra a mulher o que acabou gerando polêmica nas redes sociais. A Secretaria da Mulher do município também repudiou o episódio e afirmou que tomaria medidas necessárias para que esse comportamento não ficasse impune.

Ortinho pediu desculpas publicamente no seu facebook pelo episódio. Confira abaixo:

Minhas sinceras desculpas pela atitude que tive no Festival de Inverno de Garanhuns.
Na noite do sábado dia 20 de julho passado, acabei por me envolver num episódio que gerou uma grande polêmica em torno do meu nome, durante o show da Querosene Jacaré no FIG. Apesar de não recordar do fato, por ter bebido além do que deveria para uma ocasião como aquela, devido ao testemunho de alguns amigos e conhecidos que estavam no show, além dos meus companheiros de banda, ficou claro que a declaração infeliz a mim atribuída, e que gerou a tal polêmica, corresponde a verdade dos fatos. Quero então de público me retratar da atitude equivocada que tive naquela noite, e reafirmar o que já disse para a imprensa. Em sã consciência eu jamais incitei qual quer tipo de violência contra mulheres, atitude que inclusive repudio. Minha obra, em boa parte com uma abordagem romântica no tocante à figura feminina, é um testemunho do meu apreço pelas mulheres. O fato ocorreu num ambiente de instigação, o palco de um show de rock, onde acabei por ter um descontrole verbal e soltei uma ironia inapropriada. Sei que a minha imagem enquanto artista, e mais do que isto, como homem ficou comprometida após este incidente lamentável, mas não posso voltar no tempo para desfazer meu equívoco. O que posso fazer e faço agora, é pedir desculpas públicas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelas palavras deselegantes que eu disse em um dado momento do show, e que passaram despercebidas para a maioria dos presentes naquela noite, bem como ao meu fiel público. Vale ressaltar que o show foi bastante aplaudido ao seu final. Embora reconheça que minha atitude foi digna de reprovação, acho que houve uma supervalorização do fato por eu ser uma figura pública. Afinal sou humano e logo passível de erros. Segue abaixo um link com todas as minhas músicas gravadas em cd, para que aqueles que não conhecem minhas canções atestem que eu jamais fiz uso da minha poética para denegrir a imagem das mulheres, ou incitar qualquer atitude violenta conta o sexo feminino. Pelo contrário, além de exaltar a figura feminina, minha obra é recheada de questões que denunciam injustiças sociais. Noutras palavras; Mal aí galera
http://letras.mus.br/ortinho/

Eduardo Campos inaugura UpaE de Garanhuns nesta sexta-feira (26)

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, retorna a Garanhuns neste final de semana com agenda administrativa, onde se destaca a inauguração da UpaE - Unidade Pernambucana de Atenção Especializada. A solenidade acontece nesta sexta-feira, 26, às 17h, e contará com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, e os prefeitos dos 21 municípios da área de abrangência regional, além de deputados e outras lideranças políticas e gestores regionais.

A Secretária Executiva de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Adelaide Caldas, informa que a partir da segunda-feira, a UpaE estará funcionando regularmente, com as especialidades e exames à disposição, sob a gestão do IMIP, que venceu o processo seletivo. "É importante ressaltar que os pacientes serão encaminhados pelos PSF´s dos municípios atendidos pela UpaE, portanto não há atendimento espontâneo. Obrigatoriamente a marcação das consultas será feita nos PSF´s, de forma on-line, através do SISREG. O paciente será encaminhado diretamente para o especialista, que precisando de exames fará o encaminhamento dentro da própria Unidade." - afirma a gestora.

Este controle de atendimento será feito pela Central Regional de Regulação, que também será inaugurada na sexta-feira e funcionará em Garanhuns. No início, a UpaE ainda não contará com algumas especialidades, exames e cirurgias, ampliando o atendimento de forma gradual.

A gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara afirma que a unidade deve desafogar aos poucos os hospitais municipais e principalmente o Hospital Regional Dom Moura, à medida que para conseguir consultas na UpaE, o paciente deve passar pelo PSF, deixando de buscar o primeiro atendimento no hospital de referência regional.

Os números impressionam. A UpaE, quando estiver com todas as especialidades atendendo regularmente, estará disponibilizando mais de nove mil consultas por mês, 24 mil exames e com capacidade para realizar mais de 500 cirurgias eletivas, daquelas que o paciente não precisa ficar internado por dias em observação ou recuperação.

Dra. Adelaide Caldas informa que a UpaE contará com as seguintes especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia, entre outras. "Trata-se de uma grande conquista para a saúde regional, que abrirá suas portas para a população com a inauguração do Governador Eduardo Campos." - Finaliza a secretária.


Legenda foto: Em recente visita a UpaE Garanhuns, governador confere pessoalmente equipamentos da unidade

Rotaract Club de Garanhuns promove Campanha do Agasalho

O Rotaract Club de Garanhuns iniciou uma campanha do agasalho para arrecadar Cobertores e agasalhos que serão doados ao mais necessitados. As doações podem ser entregue no Supermercado Bonanza e lojas O Boticário.


Adolescente de 13 anos é encontrada morta em Garanhuns

A adolescente estava desaparecida desde a noite de terça-feira (23) e foi encontrada assassinada. Parentes localizaram a vítima no Loteamento Arco-Íris, próximo a Vila Lacerdópolis em Garanhuns com marcas de enforcamento e provavelmente um cadarço de sapato foi usado no crime.

Segundo informações da família, Joana Beatriz de Lima Silva, estava por volta das 20h00 da terça-feira no Loteamento Village com algumas amigas, quando resolveu ir embora pra casa no sítio Gameleira município de São João, minutos depois familiares ouviram os gritos dela, saíram para procurá-la e não a encontraram.

De imediato eles ligaram para a Central do 9ª BPM pedido ajuda e a resposta foi à seguinte: Não Temos viaturas disponíveis, pois todas estão empenhadas no Festival de Inverno.

A família desesperada passou à procurar a garota em um matagal próximo e encontraram uma cerca com o arame cortado, diante do fato tinham certeza que ela estava nas imediações, as buscas entraram pela madrugada e ela não foi localizada. Pela manhã a família ligou novamente para a polícia militar, e de acordo com um parente que conversou coma nossa equipe, a resposta foi: não podemos fazer nada, após 24h do desaparecimento vocês procurem a delegacia.

Os parentes foram imediatamente para a delegacia registrar a queixa, mas não foi possível, pois não se registra queixa de desaparecido antes de 24h. Numa busca desesperada começaram a procura a jovem por todas as brenhas do matagal e a encontraram já sem vida, próximo de onde ela havia desaparecido.

Diante da informação, a Polícia Militar foi ao local juntamente com a Policial Civil e foi feito o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.
O crime vai ser investigado pelo núcleo de CVLI da Polícia Civil que é comandado pelo delegado Dr. João Lins.

Do Agreste Violento

Dominguinhos é velado em Recife, onde será realizado o sepultamento



Um grupo de fãs aguardava desde as 3h da manhã a abertura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para poder acompanhar o velório de Dominguinhos, que morreu nesta terça-feira (22), por complicações cardíacas e infecciosas.

Às 8h, quando as portas do local foram abertas, cerca de 50 fãs já se agrupavam para se despedir do sanfoneiro. Um grupo veio de Fortaleza para prestar homenagem ao pernambucano. Entre eles estava o jovem músico Freitas Filho, de 17 anos, que contou ao UOL, que foi convidado para tocar no palco com Dominguinhos em um dos últimos shows do sanfoneiro em Fortaleza. Outro grupo de sanfoneiros tocava os sucessos de Dominguinhos dentro da Assembleia.

O cantor e compositor de 72 anos morreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto de três dias no Estado em virtude da morte do artista.

Quando imprensa e público foram liberados para entrar na Alepe, os filhos de Dominguinhos Liv e Mauro Moraes e a viúva Guadalupe Mendonça já estava próximo ao caixão. Também acompanhava o velório o forrozeiro Alcimar Monteiro, amigo de Dominguinhos há 30 anos. "Fizemos diversos show juntos e algumas gravações. Dominguinhos trouxe para a cidade a matutice do forró e o modernizou. Ele estava sempre alegre, tratava todos bem", disse. O prefeito de Recife, Geraldo Julio, disse que Dominguinhos é um exemplo para os jovens músicos e um exemplo de vida pela sua luta contra o câncer.

Enterro
De acordo com a filha de Dominguinhos, o enterro do músico será no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, nesta quinta-feira (25). Cortejo de 13km no carro do Corpo de Bombeiros sai da Alepe às 16h.

Até esta quarta-feira, a família ainda não havia entrado em um acordo sobre o local do enterro. Familiares haviam mencionado Garanhuns, no Agreste do Estado e até Nilopólis, no Rio de Janeiro, onde estão sepultados os pais e irmãos de Dominguinhos. "Ele tem que ficar aqui na nossa terra. Amamos nossa terra", disse a viúva Guadalupe Mendonça, ao UOL.

UOL     Foto: Terra

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jovem ator de Garanhuns cometeu suicídio

Por volta do meio dia de terça-feira (23) a central do 9º BPM tomou conhecimento que na Rua Paulo VI, bairro de Heliópolis, Garanhuns, o jovem, Advair José Batista Galdino, 18 anos, ator, havia cometido suicídio por meio de enforcamento. A Polícia Civil foi até o local e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru.

Do Agreste Violento

Prefeito Izaías vai ao velório de Dominguinhos

O Prefeito Izaías Régis não participará da noite de shows hoje (24) na Praça Guadalajara. O representante do Poder Executivo Municipal viaja no fim da tarde para o Recife, onde amanhã (25) acompanhará o velório de Dominguinhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Desde ontem o Prefeito Izaías Régis vem se empenhando para conseguir o consentimento da família de Dominguinhos para que o corpo do garanhuense seja sepultado na terra natal. O prefeito tem mantido contatos com a família do músico, bem como com pessoas mais próximas.

“Sabemos que essa decisão só a família pode tomar, mas estamos fazendo a nossa parte. Foi um desejo expressado em vida por Dominguinhos de ter seu descanso final em Garanhuns, e tenho certeza que todos os garanhuenses ficariam muito honrados com isso. Observamos um clamor geral entre os moradores do município para que a família decida  atender ao pedido de Dominguinhos”, afirmou o prefeito.

Secom

Filho de Dominguinhos quer realizar o desejo do pai de sepultá-lo em Garanhuns

 Mauro Moraes quer realizar um desejo do pai e enterrá-lo em Garanhuns. O primogênito do sanfoneiro esteve no velório do pai na Assembleia Legislativa de São Paulo e reafirmou o que havia dito ontem: Dominguinhos queria ser sepultado em Garanhuns, cidade do Agreste pernambucano onde nasceu e viveu até os treze anos de idade. “Meu pai dizia que queria ser enterrado lá”, disse Mauro.

A afirmação é reiterada pela mãe do sanfoneiro Waldonys, dona Joana, e por uma entrevista de rádio, em que o sanfoneiro reforça Garanhuns como a cidade para o seu funeral. “Dominguinhos não falava muito de morte. Ele gostava muito de viver”, diz o amigo Paulo Vanderley. A Prefeitura de Garanhuns informou que está à disposição da família para que o enterro seja realizado lá.

Com as disputas entre a família de Dominguinhos, o sepultamento está sendo organizado pela ex-mulher e amiga dele, Guadalupe Mendonça. Ela afirmou à imprensa que o sepultamento do sanfoneiro será no Recife. O dia e o local ainda não foram divulgados.

O corpo do sanfoneiro deve chegar ao Recife na madrugada desta quinta-feira. O velório no Recife vai acontecer na Assembleia Legislativa do Recife, a partir das 8h. Ainda não se sabe por quanto tempo o corpo será velado. Em uma entrevista à TV, Guadalupe disse que queria que o velório durasse por cinco dias.

Texto: Correio Braziliense Foto: uol

FIG 2013: Noite do samba faz reverência a Dominguinhos

Lucas Notaro e Os Corajosos
A noite desta terça-feira (23), na Esplanada Guadalajara, foi dedicada ao samba. Quem deu início às apresentações foi o cantor Lucas Notaro e Os Corajosos, em seguida foi a vez do grupo Pouca Chinfra, com a participação de Alfredo Del Penho, que juntos cantaram a música “Onde o Nordeste Garoa” e a dedicaram a Dominguinhos, emocionando todo o público.

Andrea Amorim

A garanhuense Andrea Amorim foi a terceira atração a subir ao palco, acompanhada por Roberto Menescal. Eles fizeram um bonito show, cantaram alguns clássicos da bossa nova, como “O Barquinho” e “Copacabana de Sempre”, além de músicas autorais da cantora. Andrea aproveitou para agradecer ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, por mais essa oportunidade. “É por ele que estamos aqui”, e declarou seu amor a sua cidade natal: “Eu posso estar em qualquer lugar do mundo. Mas, minha alma e meu coração estão aqui”, finalizou.

As atrações seguiam juntamente com as homenagens ao mestre Dominguinhos, e durante um minuto a Guadalajara ficou em silêncio. A Fundarpe e o Governo Municipal dedicaram todas as músicas e shows do 23º Festival de Inverno de Garanhuns ao músico. A música “De Volta Pro Aconchego” deu início ao show de Belo Xis. A noite do samba foi encerrada por Neguinho da Beija-Flor, que com todo seu carisma, saudou Garanhuns. O sambista também lembrou Dominguinhos, e em entrevista, antes do show, falou da importância do músico. “É uma perda lamentável", disse, emocionado.

Neguinho da Beija Flor
O show de Neguinho não poderia ser diferente, com um sorriso estampado no rosto, cantou sambas como, “Não Deixa O Samba Morrer”, que fez o público sambar e cantar junto, e “Obrigado, Jesus”, este dedicado a sua vitória e luta para permanecer vivendo.

Texto e fotos: Wiliane Maurício
Edição: Cloves Teodorico e Jacqueline Menezes

Brasil precisando de médicos e a FAMEG fechada sem justificativas claras


Há seis anos que presenciamos um sonho ser frustrado por motivos fúteis. Com uma cultura de perdas constantes o povo garanhuense não se deu conta do que significava o funcionamento do curso de medicina para a região.

O Brasil vive uma Crise e carência de profissionais da medicina. Tivesse a FAMEG continuado o seu caminho normal, a região teria sido enriquecida com cerca de cem médicos. Perdemos cem médicos dando assistência nos PSF’s e nos hospitais de Garanhuns e das cidades vizinhas.

Com o crescimento de turmas semestrais, a Fameg está capacitada para formar 120 médicos por ano e teria nesta data cerca de 720 alunos. Calculando que cada aluno injetaria uma média de dois mil na nossa economia, Contabilizamos um prejuízo de cerca de R$ 1.440,000,00 por mês e 17.280.000,00 por ano. Imagine o prejuízo!

Quantos empregos diretos e indiretos foram perdidos?

Em relação à implantação de uma grande indústria não existe comparação com o benefício desta indústria de capacitação de profissionais de saúde. A FAMEG já teria atraído famílias inteiras de Professores e pais de alunos.

Teria facilitado o ensino do curso de medicina da UPE, pois os professores qualificados serviriam às duas entidades. Não seriam concorrentes, pois o público alvo é diferenciado, pelo contrário, seriam parceiras.

Então, por que esta Faculdade foi embargada?

- Foi aprovada pelas diversas comissões de avaliação de MEC em todos os itens examinados.

- Foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação.

- Foi orientada pelo MEC para fazer a migração para o âmbito Federal. Cumpriu as exigências determinadas.

- Deu entrada no pedido de registro oficial do MEC. Foi aprovada nas inspeções.

- Então, por que foi suspensa e até o presente ainda não foi autorizada?

- Que o MEC se manifeste dando os motivos reais.

Atuação de políticos

Políticos que declararam ter intercedido pela FAMEG, como o Governador Eduardo Campos, Deputados; Fernando Ferro, Inocêncio Oliveira, Gonzaga Patriota e Senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Garanhuense no Acre, Prefeito Izaias Régis (quando Deputado) entre outros. Pergunta-se. Por que estes não conseguiram, nem com a ajuda do ex-presidente Lula, a autorização do curso de medicina da FAMEG?

Todos os esforços foram barrados dentro de escalões inferiores do próprio MEC com justificativas sem consistências como é o caso da falta de leitos. A entidade apresentou uma lista de cerca de 900 leitos contratados nos hospitais de Garanhuns e cidades vizinhas num diâmetro de cem quilômetros como permite a legislação. Temos em mãos a lista de todos os leitos disponíveis.

O último indeferimento foi inconsistente e ilógico. Veja a justificativa:

“Assim sendo, esta Secretaria optou por submeter o caso à Consultoria Jurídica do MEC, por meio da Nota Técnica nº. 635/2012 – CGLNRS/DPR/SERES/MEC, considerando que a tramitação dos diversos processos acima descritos revelava-se paradoxal. Por um lado a entidade solicitou o ingresso originário no Sistema Federal de Ensino, por meio do protocolo de pedidos de credenciamento e de autorização de cursos e, por outro lado, requereu o ingresso “secundário”, por meio do pedido de migração de sistemas.

Em resposta à consulta, a Conjur se posicionou a respeito do caso, por meio do Parecer nº 1.593/2012/CONJUR-MEC/CGU/AGU (Processo MEC 23000.015330/2012-47), no sentido do indeferimento do pleito de migração da Instituição referida para o Sistema Federal de Ensino.

Nesse sentido, adotando-se o entendimento jurídico exarado pela Consultoria Jurídica deste Ministério no referido parecer, esta SERES/MEC indefere o pedido de migração da FAMEG para o Sistema Federal de Ensino.

É o parecer.

Diretoria de Política Regulatória”.

Quando questionada pela comissão que está analisando os fatos, a entidade garanhuense nos forneceu o pedido de reconsideração do processo e-MEC nº201117789 enviado no dia 05 de julho de 2013 ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante de onde extraímos a parte que se refere ao parecer acima citado:

“Vale ressaltar que o ITPAC-Garanhuns não teve culpa neste entendimento e apenas atendeu a uma determinação do próprio MEC quando através do EDITAL SERES 001/2011, ordenou que todas as IES credenciadas em sistemas Estaduais procedessem a migração para o Sistema Federal, fixando critérios e prazos.

Portanto, esta IES acredita que não pode ser penalizada por ter cumprido uma determinação deste Ministério da Educação, haja vista que no referido Edital de migração da SERES/MEC, não havia nenhuma menção ao fato de que, caso alguma IES já houvesse feito pedidos no e-MEC não poderia solicitar a Migração. Apenas procuramos cumprir o que estabeleceu este Ministério para todas as IES credenciadas nos Sistemas Estaduais de Educação no país”.

Dá para entender esse imbróglio? Diante de tudo isso e mais documentações que a comissão exigiu da FAMEG, é que vimos à público esclarecer o porquê o curso de medicina do ITPAC não esta sendo autorizado.

Portanto, qualquer solicitação ao MEC será barrada nos escalões inferiores do MEC. Alguém tem que tomar alguma providência. Estamos evitando fazer grandes manifestações publicas e apelamos para que os políticos que disseram estar preocupados com essa situação tomem providências no sentido de cobrar do MEC que o caso seja revisto de fora para dentro. O que se sabe dos bastidores não podem vir à luz no momento, mas tem coisa errada que precisa de conserto junto para uma região sofrida e carente de médicos como todo o interior do país.

O MEC precisa responder a seguinte pergunta:

SE O BRASIL PRECISA DE MÉDICOS, POR QUE A FAMEG ESTÁ FECHADA SEM CAUSA JUSTA?

A Comissão.

Do blog de Ronaldo Cesar

Depoimento do prefeito Izaías Régis sobre a morte de Dominguinhos

“O Mestre Dominguinhos era dono de uma simplicidade e humildade cativante. Conversava com todos, recebia a todos, ouvia a todos. O nosso Dominguinhos nunca esqueceu as suas raízes e sempre exaltou ser filho de Garanhuns, inclusive manifestando o desejo de ter seu descanso final nesta terra. Dominguinhos cantou Garanhuns por onde passou e com a sua partida Garanhuns perde um filho muito querido, que será sempre lembrado por todos nós.”

O Prefeito Izaías Régis decretou luto de três dias pela morte de Dominguinhos e deve apresentar à Câmara de Vereadores de Garanhuns um Projeto do Executivo que muda o nome da Esplanada Cultural Guadalajara para Esplanada Cultural Dominguinhos. 

Depoimento do governador Eduardo Campos sobre Dominguinhos

"Nós queremos expressar, em nome do Governo de Pernambuco e de todo o nosso povo, o mais profundo pesar pela morte de Dominguinhos. Esse homem que foi uma das grandes figuras da cultura brasileira dos séculos XX e XXI. Um grande artista, um grande músico. Uma pessoa especial e uma figura humana extraordinária, que nos deixa depois de uma luta muito dura contra o câncer, ao longo dos últimos anos.

Mas nós queremos prestar todas as homenagens que Pernambuco e o Brasil devem a essa grande figura extraordinária de músico, de artista e de cidadão. Nós estamos decretando luto oficial em Pernambuco de três dias. A cultura pernambucana está de luto, assim como a cultura brasileira, e todos nós, admiradores de Dominguinhos, estamos sentindo o seu desaparecimento.

Queremos expressar a nossa solidariedade à família que ajudou tanto ele nesses últimos anos de luta dura contra a doença. Temos que pedir a Deus que conforte todos os familiares".

O governador decretou luto de três dias no Estado em virtude do falecimento de Dominguinhos.

Governo de Pernambuco

terça-feira, 23 de julho de 2013

FORRÓ DE LUTO: Dominguinhos morre aos 72 anos



FORRÓ DE LUTO - "Morre Dominguinhos, o mais autentico discípulo do Rei do Baião. Gonzaga, antes de partir, conferiu a Dominguinhos a incumbência de sucedê-lo no teclado da sanfona; o que fez com primazia. O forró mais uma vez veste-se de luto dando adeus a este mestre e ícone da música mais nordestina e popular do nosso querido Brasil. Certamente o Rei Gonzaga o receberá sorrindo, e nós nos despedimos com gratidão e o coração apertado. Que Deus lhe retribua por toda alegria que espalhou pela terra com a sua genialidade musical." (Geneci Passos)

O cantor e compositor Dominguinhos, de 72 anos, morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos.

Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas".

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto de três dias no Estado em virtude da morte do artista.

O músico garanhuense, autor de sucessos como "Isso Aqui Tá Bom Demais" e "De Volta Pro Aconchego", havia deixado a UTI após melhora da infecção respiratória e arritmia cardíaca no dia 13 e retornado à unidade no dia 15.

Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. No dia 22 daquele mês, precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia. Nesse período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.

No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital em que estava internado em Recife (PE). A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes farão um show em homenagem a Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE).

Uol

Música Erudita no 23º FIG: Conservatório Pernambucano de Música encerra apresentações na Catedral



O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) foi destaque na programação do 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As apresentações que tiveram início na sexta (19) chegaram ao fim nesta segunda (22). Sempre com duas atrações por dia, a Catedral de Santo Antônio, localizada no centro da cidade, recebeu expressivo público às 16hs desta segunda para prestigiar a “Camerata Aço & Água” e o grupo “Olinda Samba Choro”.

Com a música “Doce de coco”, composição de Jacob do bandolim, o “Olinda Samba Choro” trouxe o público para as primeiras bancas da catedral. Uma parte ainda estava chegando quando os músicos presentes convidaram o “Camerata Aço & Água” para preencher as cadeiras vazias. Talvez, a plateia fiel não atentou ao horário antecipado, visto que costumeiramente a programação vespertina começa às 16h30. O certo é que eles apresentavam os arranjos de “Falta-me você”, quando a plateia acomodada já lotava a catedral.



A apresentação mostrou o gênero choro num palco erudito que pretendia o popular. E os calorosos aplausos corresponderam às pretensões. Este foi o gênero musical que encerrou por volta das 17h30 o espetáculo da tarde, no qual foi reforçado o convite para a última apresentação da noite da CPM que contaria com mais de setenta músicos da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.

O recital da tarde foi constituído por treze músicas, sendo uma homenagem ao compositor carioca Jacob Pick Bittencourt. A direção do espetáculo foi do arranjador e compositor pernambucano Mauro Rodrigues. O choro foi apresentado em arranjos que combinaram instrumentos de cordas, sopros e percursionistas da “Aço & Água” com o bandolim, violão de seis cordas, flauta, sax  tenor, cavaco, violão de 7 cordas e percussão do ‘Olinda Samba Choro”.

A partir desta terça-feira (23) o 23º FIG apresenta o IX Virtuosi na Serra que também terá duas apresentações diárias – 16h30 e 21h- tendo seu encerramento na sexta (26) na Esplanada Guadalajara com o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Jovem de Pernambuco. Esta será a primeira vez do Virtuosi na Esplanada, palco das multidões do FIG.

Texto e fotos: Gustavo Siqueira

Jovem morre após colisão entre motos em Garanhuns

Um casal de irmãos transitava em uma moto Honda CG 125, de placa KGK-3225 na noite desta segunda-feira (22), na Rua Deolinda Silvestre nas imediações do Colégio Santa Joana D’arc em Garanhuns.

Quando Márcio Rocha Dias, 34 anos, pilotava uma moto e caiu com a irmã Marli Rocha Dias, 26 anos, após bater em outra moto. Márcio sofreu escoriações pelo corpo e Marli sofreu ferimentos no rosto e provavelmente quebrou a coluna cervical e morreu quando era socorrida para o Hospital Regional Dom Moura. Ela moravam no bairro da COHAB II.

O corpo da jovem foi removido para o IML de Caruaru, os dados do outro veículo não foram divulgados.

Do Agreste Violento

Morre turista atacada por tubarão no Recife

A turista paulista Bruna da Silva Gobbi, 18, morreu por volta das 23h30 de segunda-feira (22), no Recife, de acordo com informações do Hospital da Restauração. Ela estava internada no hospital após o ataque de um tubarão na praia de Boa Viagem, na zona sul da cidade.

Bruna da Silva Gobbi estava com parentes na mais movimentada praia da cidade. Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que ela tinha água na altura da cintura quando foi atacada, por volta das 13h20 de ontem.

De acordo com os bombeiros, ela foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar, que a levou para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Imbiribeira, bairro vizinho, também na zona sul.

A jovem, atacada na altura da coxa esquerda, teve uma parada cardiorrespiratória e foi transferida para o Hospital da Restauração, principal emergência do Estado. Às 15h, ela passou por cirurgia e teve a perna amputada.



Este é o segundo ataque do ano. Em junho, um homem morreu ao ser atacado na cidade de Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife.

Desde 1992, quando os casos começaram a ser contabilizados, já ocorreram 59 ataques na capital e região metropolitana, de acordo com os bombeiros. Vinte e três pessoas morreram.

Estudos feitos pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) atribuem a presença de tubarões na orla pernambucana, entre outros fatores, a alterações ambientais provocadas pela construção do porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho.

Um canal profundo que acompanha o contorno do litoral facilita o deslocamento dos animais próximo às praias. Diversas espécies de tubarões foram identificadas no Estado, mas a maioria dos ataques é atribuída às espécies tigre e cabeça-chata, consideradas as mais agressivas no mundo.

Folha de São Paulo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Programação do Sesc no Festival de Inverno de Garanhuns

Apresentação em homenagem a Gonzaga de Garanhuns nesta segunda


O mês de Julho em Garanhuns é marcado pelo Festival de Inverno, festa que reúne um grande público ao redor de atividades culturais. O Sesc tem sua participação no FIG pela oitava vez e contribui para difusão, democratização e acesso da produção cultural pernambucana no Agreste Meridional do nosso Estado.

Até o próximo sábado (27 de julho), a programação homenageia o cordelista Mestre Gonzaga de Garanhuns e a arquiteta e design Janete Costa, duas figuras importantes para a cultura da cidade e Pernambuco. As atividades buscam enaltecer a criação popular brasileira, promovendo grandes encontros culturais.

Durante todo o período do Festival de Inverno de Garanhuns, o Centro de Atividades do SESC estará disponibilizando serviços nas áreas do Turismo, Saúde, Lazer, Assistência, Biblioteca e Nutrição.


SESC NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2013
Homenagem a Gonzaga de Garanhuns
20 a 27 de julho de 2013
“Garanhuns também tem Gonzaga!”

SEGUNDA 22/07
Área Externa do Salão de Eventos
Das 12h às 14h – Folia de saudação aos Três Reis do Oriente, por Mestre Benone (Garanhuns/PE)

TERÇA 23/07
Área Externa do Salão de Eventos
Das 12h às 14h
Levanta a poeira do terreiro com o Samba de Coco Santa Luzia (Caetés/PE)

QUARTA 24/07
Área Externa do Salão de Eventos
12h - Toada Pifanisíaca quilombola da Banda Folclore Verde (Garanhuns/PE)
13h – Espetáculo de Dança “Eu Vim da Ilha”

QUINTA 25/07
Área Externa do Salão de Eventos
Das 12h às 14h – Brincadeira de Encantamento com o Boi Tira Teima (Caruaru/PE)

SEXTA 26/07
Área Externa do Salão de Eventos
12h30 – No compasso da Mazurca (Agrestina/PE)
13h30 – Espetáculo de Dança “Eu Vim da Ilha” – Cia de Dança do SESC Petrolina/PE

Salão de Eventos Jaime Pincho
16h – Lançamento do Livro “A menina que Falava com as Coisas”, da escritora Garanhuense Luzinette Laporte, pela Editora Cepe. Intervenções Teatrais com o ator Adriano Cabral (PE)

SÁBADO 27/07
Olha pro céu meu amor, Vê como ele está lindo!
*Concentração em frente ao SESC Garanhuns. Itinerário pela Avenida Santo Antônio com retorno ao SESC
11h – Cortejo Junino e desfile das “carroças dos noivos” com a participação dos grupos: Imaginário Popular (Jucati/PE), Os Filhos de Lampião (Correntes/PE), Yupi Nambuco (Jupi/PE), Chamego na Roça (Canhotinho/PE), Tradição da Boa Vista (Garanhuns/PE), e Unidos com Alegria (Garanhuns/PE), Grupo Junino Forró no Alsfalto (Capoeiras/PE)
12h – Homenagem a Gonzaga de Garanhuns, com a participação de diversos convidados
12h30 – Na Pisada e no repique do Coco Trupé (Arcoverde/PE)

FIG 2013: Noite de romantismo tem José Augusto como destaque

Noite de romantismo na Guadalajara

O clima de romantismo tomou a Esplanada Guadalajara na fria noite de domingo (21), em Garanhuns. O 23° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) teve apresentações conhecidas do público, com canções de domínio popular. A combinação de grandes sucessos, artistas carismáticos e melodias dançantes resultaram numa Esplanada lotada. A abertura do palco foi realizada pela Banda Flash. A plateia ainda tímida protegia-se da chuva fina e aquecia as gargantas cantando músicas de uma quase seresta. A pontual apresentação deu o tom apaixonado que seria reforçado nas horas seguintes.

Lourdinha Oliveira foi a segunda atração da noite mais FIG-love. Muitos casais já abandonavam os guarda-chuvas e arriscavam uma dança. As letras de Núbia Lafayette fizeram algumas senhoras dançarem soltas, embaladas pela nostalgia. Pareciam rodar num salão de um grande baile.

Lourdinha Oliveira


O terceiro a subir na Esplanada foi Augusto César. O público conferiu sucessos que trilharam os 27 anos de carreira do cantor. Outros grandes nomes foram cantados por ele, tais como Roberto Carlos e Reginaldo Rossi.

Augusto César


Na madrugada de segunda-feira, Adilson Ramos chegou ao palco. Vestindo um terno preto, ele foi recebido com bastante entusiasmo por uma Guadalajara que fez coral durante todo o show. Como não poderia faltar, “Olga” foi novamente aclamada. Já no encerramento, a Jovem Guarda foi lembrada pelo cantor.

Adilson Ramos

A última atração chegou por volta das 2hs da manhã. Uma voz coletiva falando de amor. Esta frase é a síntese do show de José Augusto que foi ovacionado, cantado e elogiado pelos presentes. Músicas que foram trilha sonora de novela estiveram em seu repertório. O cantor interagiu com os fãs, confidenciou estar um pouco gripado e pediu aplausos para o amigo Izaías Régis, prefeito da Suíça pernambucana. “Encontrei uma cidade muito bem iluminada, com as praças bem cuidadas. Já estive em Garanhuns em outros momentos, mas nunca vi a cidade tão bem cuidada como está agora”, comentou. Outro momento de destaque foi a participação de Luciano, filho de José Augusto. Houve troca de afetos, elogios e parceria de gogó. Uma noite do 23º FIG que será lembrada pelos românticos que a prestigiaram.

José Augusto

 
Texto: Gustavo Siqueira
Fotos: Secretaria de Comunicação Social / FH Stúdios
Edição: Jacqueline Menezes

Secretário de Saúde de PE recebe novos médicos do Hospital Dom Moura



O Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, cumprindo agenda administrativa em Garanhuns, reuniu-se com representantes da V GERES, sob a administração da Dra. Ricarda Samara, representantes da Universidade de Pernambuco, para recepcionar os novos médicos que estão assumindo no Hospital Dom Moura, além de detalhar novos investimentos que estão sendo feitos para que o Hospital receba os residentes do curso de medicina da UPE.

O Pró-Reitor de Administração da UPE, Pedro Falcão, afirmou que o secretário tem dado encaminhamentos às solicitações da Universidade, tanto na estrutura física, como a construção de um novo prédio, quanto na acadêmica, para formação dos futuros médicos. Da UPE, também estiveram presentes o professor Fábio Formiga, vice-diretor do Campus Garanhuns, e o estudante de medicina, Everton Farias.

Sobre o concurso público, dos 26 médicos chamados, 18 já tomaram posse e já estão nos plantões da unidade de saúde. Dr. Figueira revelou quetem buscado outras formas, como seleções internas, para atrair ainda mais profissionais para o principal hospital de referência do Agreste Meridional

“São diversos investimentos que o Governo do Estado tem feito na região. UpaE, SAMU, Concurso Público e reformas estruturais no Hospital Dom Moura, que cumpre um papel fundamental na região e que infelizmente está sobrecarregado pelo atendimento local. De 46 mil pessoas que passaram pelo Dom Moura de janeiro a maio, 33 mil foram de Garanhuns. Mas sabemos que esforços serão feitos pelo governo municipal para atender esta demanda, com a anunciada UPA 24h, PSF´s e outros investimentos, vamos poder no médio prazo trazer o Hospital Dom Moura para sua função primordial, ser um hospital de referência regional e escola para os estudantes de medicina, além de outras especialidades”, registrou Dr. Figueira.

NOVO GESTOR
O Secretário de Saúde aproveitou para anunciar o substituto da Dra. Karla Freitas durante seu período de afastamento por licença-maternidade do HRDM. Em caráter interino assume o administrador Luiz Ribamar Melo, que atualmente responde pela Coordenação Administrativa Financeira da V GERES – Gerência Regional de Saúde.

A gestora da V GERES, Dra. Samara, afirmou que a saúde em Garanhuns vive um momento de investimentos que vão mudar a região. “Em poucos dias teremos a UpaE funcionando, com a inauguração do Governador Eduardo Campos. O SAMU já está integrado ao cotidiano dos municípios. O Hospital vai inaugurar as reformas, a exemplo das novas emergência e bloco cirúrgico. São ações de grande impacto social, que aumentam o serviço oferecido. Não são paliativas nem passageiras. Fechamos o quadro de médicos para a UTI do HRDM para que ela volte a funcionarplenamente. É de fato um excelente momento de investimentos que vão melhorar a saúde regional” – finalizou.

Texto e foto: Assessoria V Geres
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...