terça-feira, 30 de abril de 2013

Hospital Regional Dom Moura começa a passar por ampla reforma


Vários setores do Hospital Regional Dom Moura começam a passar por reformas. As Emergências Geral e Pediátrica, Bloco Cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME), Farmácia, Laboratório, Almoxarifado e o SAME (Serviço de Arquivo Médico) estarão recebendo melhorias, pela empresa PROJETEC Engenharia, que venceu a licitação efetuada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, orçada em quase R$ 3 milhões.

 Os serviços estão sendo planejados desde o ano passado, mas a licitação só aconteceu no mês de março deste ano. A primeira etapa da reforma deve ficar pronta em 60 dias, e o serviço completo, próximo ao final do ano.

 A diretora do HRDM, Karla Freitas, afirma que os atendimentos continuarão a ser feitos, pois os setores que passarão por reformas serão relocados dentro da mesma estrutura do hospital, não deixando de funcionar nenhuma área, podendo ainda, em acordo feito com o município, ocupar o antigo Hospital Municipal temporariamente, para utilizar como emergência, mas existe a possibilidade de não ser preciso.

 "É grande a procura diária pelos serviços do hospital, e não poderíamos deixar de oferecê-los a esta população, principalmente a mais carente, que é a grande demanda e quem mais precisa. Estamos relocando os serviços e o pessoal para dar continuidade, e mesmo diante de uma reforma interna, o hospital continua prestando seu serviço à comunidade do Agreste Meridional" - Afirmou a gestora da Unidade de Saúde, que completa: "Ao final dos serviços da reforma, teremos um hospital ainda mais completo, com melhor estrutura, com mais condições de responder aos anseios da população. Este é o pensamento da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado" - finaliza Karla Freitas.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Governo Municipal recebe 11 novos veículos para Secretaria de Educação




Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação financiou 11 novos veículos (sendo oito micro-ônibus e três ônibus) para Garanhuns. Quatro deles possuem acessibilidade – com elevadores e cadeiras de rodas.

Os veículos irão servir para realizar o deslocamento dos alunos da zona rural para as escolas mais distantes. Três já chegaram e devem começar a transportar os alunos a partir do dia 2 de maio. Dos 11, sete são de transporte escolar e quatro são urbanos – que servirão para outras demandas das secretarias e autarquias do Governo Municipal na cidade.  A previsão é de que nos próximos 30 dias, os outros oito ônibus estejam circulando.

Secom

Atleta de Garanhuns sobe ao pódio da 28ª Meia Maratona Tiradentes de Juzaeiro-BA


A 28ª Meia Maratona Tiradentes de Juazeiro-BA, aconteceu neste domingo (28), com mais de 700 atletas que participaram das competições. Em meio aos principais favoritos, um integrante da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi o grande vencedor. Justino Pedro não só chegou em primeiro como ainda bateu o recorde da prova, com 1h4min48s.

Em segundo lugar chegou Marcos Antonio Pereira, atleta de Garanhuns, com o tempo de 1h05min6s. O percurso da corrida foi de 21 quilômetros, com saída da cidade de Carnaíba do Sertão e chegada na orla da cidade de Juazeiro.

Coordenadoria da Mulher de Garanhuns participa de Fórum Estadual no Recife



Nesta terça-feira, (30), acontece no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, das 9h às 18 horas, o I Encontro do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido Pernambucano.

Na ocasião, o Governo Municipal será representado pela Coordenadoria da Mulher, que tem como titular a professora Eliane Simões. Esta será a primeira agenda oficial da Coordenadoria da Mulher que foi criada este mês. “Neste fórum nós receberemos informações sobre as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado no atendimento às mulheres da zona rural. Com a seca, muitas dessas mulheres, que são porvedoras dos lares passam por dificuldade. A intenção do Prefeito Izaías Régis é que nós possamos chegar até essas mulheres com ações que possam minimizar essas dificuldades”, explicou Eliane.  

Secom

sábado, 27 de abril de 2013

Senador Armando Monteiro visita Garanhuns



Na manhã de hoje (27), o senador Armando Monteiro participou juntamente do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, de uma coletiva de imprensa no hotel do Serviço Social do Comércio (Sesc). No encontro, o parlamentar elogiou o novo modelo de gestão do Governo Municipal e reforçou seu compromisso no apoio à viabilização de recursos para o desenvolvimento do município.

Falando em atrair investimentos expressivos para Garanhuns, através da instalação de indústrias, Armando elogiou a população local, dizendo que os moradores são capazes, pois são empreendedores, e que não faltará apoio para as futuras ações. “Com infraestrutura e capacitação de recursos humanos é possível fazer com que o município se torne um novo modelo de polo econômico

. Já fomos, inclusive, ao governador Eduardo Campos levar uma pauta de projetos prioritários para começarem a ser viabilizados aqui. Agora, as outras indústrias virão em decorrência de um processo orientado de promoção e atração, que não é automático”, destacou.
Ainda questionado quanto os 100 dias de governo de Izaías, o senador respondeu que o gestor sabe a dimensão do desafio que é cuidar de Garanhuns. “Ele já tem mostrado sua disposição e a sua determinação de realizar uma gestão inovadora. A iniciativa de contenção de gastos e a de limpezas de logradouros, por exemplo, são algumas delas. Obras físicas não foram possíveis, ainda, por conta do tempo. Mas não faltará parceria conosco”, ressaltou.

BR-423

– O parlamentar também discursou sobre a infraestrutura viária do Agreste Meridional. “Graças à iniciativa do governo de Eduardo, que fez o projeto executivo, e o compromisso da presidenta Dilma em inserir a obra no PAC, a obra da rodovia que liga o interior de Pernambuco trará benefícios diretos no desenvolvimento de Garanhuns”, pontuou.
Outros municípios –

Armando aproveitou a ocasião para falar de investimentos e parcerias em outros municípios no interior do Estado. O senador deu o exemplo de começo de sucesso do Polo de Confecções de Altinho, cujo núcleo está se formando com 50 máquinas de costura com 470 pessoas sendo treinadas para trabalhar. E lembrou da visita que fez ao Sertão, há duas semanas, onde pôde ver de perto as consequências da estiagem em Arcoverde. O município já está com um projeto para perfuração de dois poços profundos que vai melhorar o abastecimento de água na cidade. A inauguração da adutora aérea deverá ser em 10 meses.

Secom

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Assaltante de bancos de Minas Gerais é preso em Garanhuns


Um assaltante de bancos do Estado de Minas Gerais foi preso na manhã desta sexta-feira (26) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Adão Cláudio Costa Pinto, 36 anos, estava conduzindo um caminhão que foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por trafegar em alta velocidade. Ao checar os antecedentes do motorista, a PRF percebeu que o ele era foragido da Polícia de Minas Gerais e efetuou sua prisão.

Adão Pinto foi detido por volta das 11h no posto da PRF da BR-423, sendo posteriormente encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. Contra ele, há um mandado de prisão expedido em Minas Gerais em julho do ano passado. O homem é integrante de uma quadrilha que cometeu diversos assaltos a banco nas cidades mineiras de São Romão e Bonfinópolis em 2007. Além disso, é investigado por tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo.

Conhecido como Cláudio Pitbull, o assaltante estava trabalhando como caminhoneiro para uma empresa de transporte mineira. No momento da prisão, sua carreta estava vazia e ele estava voltando para Minas Gerais. Ele negou o envolvimento com esses crimes e será encaminhado para a Polícia Civil de Unaí, de MInas Gerais. A carreta que era conduzida por Adão e pertence à empresa em que ele trabalha está retida no posto da PRF de Garanhuns.

Do JC

Centro de Controle de Zoonoses promove ações nos bairros de Garanhuns


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o Centro de Controle Ambiental (CCA) está realizando, durante os meses de abril a junho, uma série de atividades educativas voltadas à posse responsável dos animais, vermifugação, aplicação de vacinas contra a raiva e prevenção.

O evento, que foi iniciado na manhã desta sexta-feira (26), contemplou os moradores do bairro Severiano Moraes Filho, popularmente conhecido como COHAB I. Além de trabalhar a responsabilidade de criar animais, junto aos cidadãos da localidade, o Centro de Controle também vivenciou atividades educativas nas Escolas do bairro, visando sensibilizar a comunidade escolar quanto à prevenção da dengue.

Segundo Kleber Fernandes, diretor do Centro de Controle de Zoonoses, a iniciativa também tem o objetivo diminuir a distância do CCA e a população, bem como tirar dúvidas relativas à saúde dos animais. “Queremos trazer um trabalho com mais fidelidade e mais firmeza dentro da comunidade. Além disso, queremos incentivar as pessoas a criar seus animais numa posse responsável. Também trouxemos alguns animais para que possam ser adotados com responsabilidade e carinho para que eles tenham uma qualidade de vida melhor”, argumentou o veterinário.

Durante a ação, a jovem Ronária Pereira, moradora da COHAB 1, acabou adotando um cãozinho. “Quando soube que alguns cães estavam à disposição para adoção não pensei duas vezes e corri para escolher alguns destes que precisam de um lar. Já tenho mais outro em casa e um gato. Vou cuidar muito bem dele e dar bastante amor, que é disto que ele precisa”, finalizou emocionada.

LEGISLAÇÃO - A ação atende a recomendação da Lei Estadual N° 139/2010, que institui a adoção de medidas sanitárias e de proteção que buscam o controle reprodutivo de cães e gatos na forma regulamentada pela Lei.

Secom

Corrida do Trabalhador acontece em Garanhuns

Evento faz parte da grade de programação da festa

As inscrições para a Corrida do Trabalhador, que acontecerá no dia 1° de maio, estão abertas. Os interessados devem ir até o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (de 8h às 17h) ou na biblioteca do Parque Euclides Dourado (8h às 19h), e preencher a ficha de inscrição.

Os 100 primeiros colocados receberão medalhas de participação, e o primeiro lugar das categorias infanto-juvenil (de 14 a 17 anos), aberto (de 18 a 39 anos) e master (acima de 40 anos), ganharão prêmios. Os kits com boné e camisa do evento só serão entregues no dia da corrida.

PERCURSO - Os participantes sairão do Parque Euclides Dourado e seguirão pela rua XV de Novembro; Avenida Dantas Barreto; Avenida Rio Branco; Avenida Santo Antônio; Rua Dr. José Mariano; Avenida Rui Barbosa, passando pelo Relógio das Flores e retornando pela Avenida Júlio Brasileiro.

Secom

Nesta sexta tem Dança Contemporânea ¨O Objeto Gritante¨ no Centro Cultural de Garanhuns

O Projeto Palco Giratório, circuito nacional de artes cênicas do SESC, traz a Garanhuns o espetáculo de Dança Contemporânea "O Objeto Gritante" , da Cia. Maurício de Oliveira e Siameses- São Paulo .
Hoje, Sexta-feira, 26 de abril | Horário: 20h |

Local: Teatro Alfredo Leite Cavalcanti ( Centro Cultural)
Classificação Livre

**Os convites para a entrada do espetáculo estarão sendo entregues, hoje, das 9h as 18h, na Unidade do SESC Garanhuns.



Garanhuns festeja o Dia do Trabalhador


Com o objetivo de oferecer para população local um dia com atividades variadas, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio das Diretorias de Cultura e Esportes; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) realiza no próximo dia 1º de maio a Festa do Trabalhador 2013. Uma extensa programação acontecerá no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis, a partir das 8h.

Programação completa:

MANHÃ

8h – Início das atividades;

·Orquestra Manoel Rabelo;
·Aulão / Alongamento;
·Corrida do Trabalhador;

9h – Standsinstitucionais / informações e serviços;

9h30 – Atrações Culturais

·Coral “Orquestrando Vidas”;
·Contação de histórias;
·Gonzaga de Garanhuns (cordel);
·Coco CRAS Heliópolis;

TARDE

·14h – Projeto Batuque
·15h – A Folha
·16h30 – Astúcia do Samba
·18h – Ronaldo César e a Tropicana

Secom

Homem de Ferro 3 estreia nesta sexta-feira em Garanhuns


O filme estrelado por Robert Downey Jr. estreia no Brasil nesta sexta-feira (26). Também será estreia no Cine Eldorado em Garanhuns a partir das 13h40.

Inspirado na trama original da história Extremis, divulgada nos quadrinhos da saga da Marvel Comics e dividida em seis edições, lançadas entre 2005 e 2006, o “Homem de Ferro 3” estreia hoje em 1.205 salas de cinemas de todo o Brasil.

O filme encerra a trilogia iniciada em 2008 com “Homem de Ferro” e sua sequência em 2010 com “Homem de Ferro 2”.

O roteiro remete a uma sequência imediata do segundo longa da série. Tony Stark (Robert Downey Jr.) inicia “Homem de Ferro 3” namorando com Pepper Pots (Gwyneth Paltrow) e é justamente o relacionamento entre eles que move boa parte das ações de Stark e seus inimigos.

Mesmo dedicando seu tempo a produzir armaduras ainda mais sofisticadas, Tony Stark precisa lidar com as ações do terrorista Mandarin (Ben Kingsley), personagem conhecido das histórias em quadrinhos, que assume a responsabilidade por ataques a diversas cidades do mundo. No entanto, seus atentados possuem uma característica semelhante: não deixam rastros do material usado nas explosões.

Na luta para encontrar o inimigo, Stark, porém, descobre outro vilão: Aldrich Killian (Guy Pearce), que é justamente quem está por trás das armações de Mandarin, que ganha outra personalidade ao longo do filme, proporcionando alguns dos momentos mais inusitados e divertidos. Diversão que, em “Homem de Ferro 3”, fica ainda mais aguçada em cenas engraçadas contracenadas por Tony Starck e sua desastrada armadura.

Além de ter de enfrentar os inimigos, Tony Stark tem de lidar com outro problema: o super-herói começa a sofrer com crises severas de pânico e ansiedade, consequência de traumas das violentas batalhas nas quais já se envolveu, inclusive durante suas aventuras em “Os Vingadores”.

Presente nas séries anteriores e também nas histórias em quadrinhos, o general James Rhodes (Don Cheadle), das Forças Armadas Americanas, ou “Máquina de Combate”, como é conhecido durante o segundo longa da trilogia, ganha destaque ao ajudar Stark nas difíceis missões à procura de Mandarin e Killian, que a certa altura, sequestram o presidente americano. Os heróis, então, saem à caça dos inimigos, proporcionando cenas impressionantes. Tudo isso em imagem 3D, que faz o longa ganhar ainda mais emoção.

A direção fica a cargo de Shane Black, conhecido por ser o escritor do filme “Máquina Mortífera”. Este é o segundo filme que ele dirige, o primeiro foi “Beijos e Tiros”, em 2005. Black também trabalhou como ator no famoso filme “O Predador”, em 1987, interpretando o soldado Hawkins.

O diretor também assina o roteiro, junto com Drew Pearce.

Filmado em lugares como a Carolina do Norte, Flórida, Los Angeles e China, a Marvel estima um orçamento na casa dos US$ 200 milhões para produzi-lo. A distribuição é feita pela Walt Disney.

“Homem de Ferro 3” estreia no brasil uma semana antes de chegar aos cinemas americanos.

DCI

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Acidente em Correntes, na BR-424 deixa 12 feridos e 1 vítima fatal



Um acidente envolvendo uma van e um caminhão, na tarde desta quinta-feira (25), deixou um morto e 12 feridos, na BR-424, nas proximidades da entrada do município de Correntes, em frente a fazenda Cannaã, no Agreste pernambucano.

Márcia Teles, vítima fatal
Segundo testemunhas, o motorista da van capotou várias vezes após tentar desviar de uma moto e bater na caçamba de um caminhão. A colisão foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A passageira Márcia Teles França, 30 anos, morreu no local. O corpo foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, na mesma região.

As doze pessoas feridas foram socorridas e levadas para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, também no Agreste. Três foram transferidos, na tarde desta quinta, para uma unidade de saúde particular.

Segundo informações, a Sprinter servia como lotação para os jovens universitários que são moradores de Correntes irem estudar em Garanhuns. Os feridos Claúdio Alves da Silva, Ronaldo Félix de Brito, Eduardo Melo dos Santos, Edson Oliveira (motorista), Maria Flaviane da Silva, Genilda Alaíde da Silva, as irmãs Tais Pedrosa Monteiro e Vitória Pedrosa Monteiro, além de Maria Rita Valons da Silva, também foram encaminhados ao HDM e não correm risco de morte. O condutor do caminhão, que fugiu do local após o acidente, foi identificado apenas por Eraldo.

Fonte G1 e Folha PE

Governo do Estado promove Audiência Pública do Pacto pela Saúde em Garanhuns

O Governo do Pernambuco, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Articulação Social e Regional, está realizando nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado a Audiência Pública para Divulgação do Painel de Indicadores Regionais do Pacto pela Saúde. No Agreste Meridional, a audiência acontecerá dia 03 de maio no auditório do Ministério Público Estadual, em Garanhuns.

O evento está marcado para as 9h e contará com a participação dos Secretários de Saúde e Articulação Social e Regional. Ainda na programação, haverá reunião com os membros do Comitê Regional local a partir das 11h30min.

O Pacto - Foi com o objetivo de diminuir os índices de mortalidade por causas evitáveis em Pernambuco, que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) criou, em 2011, o Pacto pela Saúde. Ele é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha. Para alcançar as metas estabelecidas, a SES, por meio das Geres, está acompanhando, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

O Gestor Paulo Lins apoia a ação e convida todos que fazem a GRE e as Escolas do Agreste Meridional a prestigiar o evento.

GRE Garanhuns

Juíza autoriza a ex-diretora do Hospital Dom Moura a fazer tratamento de saúde em Recife


A juíza Polyanna Pirauá Cotrim, da 1ª Vara Criminal de Garanhuns, autorizou a ex-diretora do Hospital Dom Moura, odontóloga Emília Pessoa, a viajar para Recife, onde irá se submeter a uma bateria de exames médicos.  A profissional da área de saúde foi indicada para dirigir o HRDM pelo PSB desde a primeira gestão do governador Eduardo Campos.

Emília foi afastada após denúncias contra funcionários do Hospital e há 15 dias foi detida, com mais três pessoas, todos acusados de desvio de recursos públicos. Abalada, a ex-diretora passou por problemas de saúde e ficou internada numa casa de saúde da cidade. No dia 18 deste mês,  Dra. Polyanna prorrogou a sua prisão e como a mesma não foi encontrada inicialmente o Portal G1 PE, da Rede Globo, informou que a Justiça a considerava foragida, notícia reproduzida neste blog.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

Começa nesta sexta-feira as inscrições para o Pré-vestibular da UPE: são 400 vagas para Garanhuns

Começa nesta sexta-feira (26) e segue até o dia 12 de maio o prazo de inscrições para o processo seletivo do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe). O curso gratuito é voltado para estudantes da rede pública de ensino que se preparam para conseguir uma vaga na universidade.

Os interessados devem acessar o site www.upenet.com.br para fazer a inscrição. A taxa de R$ 25 deve ser paga nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas credenciadas. Também no site, o candidato ´pode solicitar isenção do pagamento. O prazo para fazer o pedido vai de 26 a 30 de abril, apenas para quem está inscrito em programas sociais do Governo Federal.

Ao todo, são 7.600 vagas, distribuídas em 31 municípios de Pernambuco, sendo mil para o Recife, 400 para Garanhuns, mais 400 para Nazeré da Mata, três polos com o maior número de alunos. Este ano, além dos municípios que funcionaram em 2012, houve o acréscimo de Igarassu, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Custódia, Ouricuri e Petrolândia, todos com 200 vagas.

As provas serão realizadas no dia 26 de maio. O edital com o cronograma completo, inclusive com a data do resultado, estará disponível no site. As matrículas e início das aulas acontecem no dia 1º de junho, em todos os municípios participantes do projeto. Os conteúdos programáticos e os locais de funcionamento estarão disponíveis também no endereço eletrônico, nos anexos I e II do edital, respectivamente, a partir do dia 26.

No ano de 2012, o Prevupe aprovou 2.151 alunos em todos os municípios e em diferentes cursos de graduação da UPE, Covest, IFET e Autarquias Públicas. O curso, que oferece aulas presenciais preparatórias para o vestibular, é custeado pelo Governo do Estado.

Mais informações pelo telefone: 3033-7387.

Diário de Pernambuco

UPE de Garanhuns elege nova direção


Foi realizado na noite desta quarta-feira (24), a eleição para a diretoria da Universidade de Pernambuco, UPE de Garanhuns. Os candidatos vencedores foram o da Chapa 1, os professores, Clóvis Gomes (diretor) e Fábio Rocha (vice-diretor), apoiados pelo ex-diretor Pedro Falcão. Seguem o resultado da contagem de votos:
Votos válidos (números finais):
Chapa 1 : 76,7 %
Chapa 2 : 26,6 %
Brancos/nulos: 0,7 %

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Logo da Prefeitura de Garanhuns é igual a de Alhandra-PB


















Hoje a cidade de Alhandra, no estado da Paraíba comemora sua emancipação política, e quando visitamos o site da prefeitura da cidade, nos deparamos com essa logo idêntica a da prefeitura de Garanhuns.
Quem será que imitou quem?

Fórum de Gestoras de Secretarias da Mulher é promovido em Garanhuns


Nesta quarta-feira (24) foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, o 3º Fórum Temático de Gestoras, viabilizado pela Secretaria Estadual da Mulher. O Prefeito Izaías Régis participou da abertura do evento, acompanhado da vice-prefeita, Rosa Quidute, bem como de Eliane Simões, que está à frente da Coordenadoria da Mulher, órgão recém-instalado no Município, além da secretária da Mulher de Pernambuco, Drª Cristina Buarque.

O Fórum de Gestoras abordou o tema: “Informação e Comunicação Compartilhada”. Também foram discutidas políticas para as Mulheres, a exemplo da segurança, trabalho e renda, habitação, educação, bem como o planejamento reprodutivo. “Fazer algo no coletivo é muito mais fácil, já que abrange um número maior de pessoas. Com a criação deste organismo voltado a política para as mulheres em Garanhuns, as ações serão favorecidas tornando o Município mais forte. Daremos à coordenadoria todo o apoio possível para que o órgão concorra e tenha condições de desenvolver ações que promovam estas políticas em benefício das mulheres do Agreste”, argumentou Cristina Buarque.

Em seu discurso, Izaías Régis destacou a importância da criação da Coordenadoria. “Hoje é um dia muito feliz. Garanhuns a partir de agora será exemplo de como a mulher deve ser tratada. Acabamos de instituir a Coordenadoria, que terá a frente a nossa querida professora Eliane Simões, que já vem trabalhando com amor e dedicação. Também iremos criar um Centro Especializado na Saúde da Mulher. Porque o que nós queremos de verdade é cuidar das mulheres de Garanhuns”, argumentou o Governante Municipal.

Segundo Eliane Simões, este é um momento muito importante para Garanhuns, já que agora as mulheres terão a oportunidade de ser ouvidas. “Começaremos com audiências públicas junto às mulheres. Estaremos conversando com as quilombolas, na zona rural, bem como todos os segmentos da sociedade para que juntas, nós mulheres, possamos construir as políticas municipais que nós queremos e integrar as políticas federais e estaduais. Isso é muito importante porque se nós não ouvirmos a nossa população, não poderemos criar exatamente aquele anseio que nós mulheres temos”, finalizou Eliane Simões.

Secom

Artistas nacionais fazem parte da Programação do São João de Arcoverde 2013


Dez dias de festa e atrações musicais conhecidas nacionalmente. A programação da festa de São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano, divulgada nesta terça-feira (23), promete agradar quem curtem forró, mas também reservou espaço para outros estilos, como o axé e o brega. A partir de 20 de junho, os artistas começam a se apresentar nos dez polos festivos que serão montados na cidade. Entre os convidados estão Elba Ramalho, Gaby Amarantos, Margareth Menezes, Alceu Valença, Petrúcio Amorim, a banda Garota Safada e as duplas Cesár Menotti & Fabiano e Victor & Léo.

Até o fim da festa, marcado para 29 de junho, o município espera receber 700 mil pessoas e contabilizar a movimentação de R$ 30 milhões, 50% a mais que no ano passado. É o segundo mês mais importante para a cidade, atrás apenas de dezembro, segundo a prefeitura, que está investindo R$ 2,5 milhões. No período, são gerados 4.000 empregos diretos e indiretos, nos setores gastronômico, hoteleiro, de comércio e prestação de serviços.

Este ano, o surgimento do município inspirou a decoração do São João. O artista plástico Suédson Neiva vai recontar parte da história de Lampião, o Rei do Cangaço, que teria pedido ao governo do Estado, em 1925, a independência de Arcoverde. Após estudos sobre o tema, ele desenvolveu as peças decorativas imaginando a conquista da independência pela cidade. Uma das novidades diz respeito à Vila Olho D’Água, que agora passa a se chamar Rio Branco. No local, personagens conhecidos, como Luiz Gonzaga, Antônio Conselheiro e Padre Cícero acompanham Lampião no comando do município.

 De acordo com a prefeitura, há mais de 1.000 leitos cadastrados e reconhecidos e de 350 a 500 casas disponibilizadas para aluguel. Os proprietários que têm interesse em comercializar seu imóvel podem ligar para (87) 3821-3502 e efetuar cadastro.

As Polícias Civil e Militar, o órgão municipal de trânsito e o Corpo de Bombeiros montarão esquema especial nos dias da festa para garantir a segurança dos visitantes. O público também poderá contar com delegacias da Mulher e do Turista. Câmeras localizadas no Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, a que recebe o maior volume de espectadores, também vão monitorar a movimentação na área.

Veja a programação do São João de Arcoverde:

20/06 - Chambinho do Acordeom, Elba Ramalho, Flávio José
21/06 - Geraldinho Lins, Gaby Amarantos, Forró Noda de Caju
22/06 - Os Pariceiros, Paulinho Leite, Margareth Menezes
23/06 - Mazinho de Arcoverde, Lirinha, participação especial Coco Raízes de Arcoverde, Cesár Menotti & Fabiano, Forró Santa Dose
24/06 - Banda Kartuxo, Santana
25/06 - Banda Pinga Fogo, Petrúcio Amorim, Gabriel Diniz & Forró na Farra
26/06 - Garota Safada, Forró da Curtição, Arreio de Ouro
27/06 - Flávio Leandro, Banda Magníficos, Saia Rodada
28/06 - Banda Oasis, Alceu Valença, Musa do Calypso
29/06 - Valdinho Paes, Wagner Carvalho, Victor & Léo, Forró Capim com Mel

G1

Cremepe interdita Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns


O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, que realiza em média 13 mil atendimentos por mês, pode ter três especialidades suspensas a partir de hoje. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou a interdição ética dos setores de pediatria, cirurgia e traumatologia. Equipe reduzida, problemas estruturais e falta de segurança foram alguns dos motivos listados pelo órgão em coletiva ontem. A denúncia foi formalizada no Ministério Público de Pernambuco. Na prática, no entanto, só não haverá atendimento se o número mínimo de dois médicos por especialidade não for cumprido, como exigiu o Cremepe. A diretora do Dom Moura, Carla Freitas, garantiu que se reunirá com os médicos para que nenhum setor precise ser fechado.

“O Dom Moura deve ser um hospital de referência. Atende a 21 municípios do Agreste e demais regiões e faz parte da extensão da UFPE. Mas o que vimos foi um cenário de calamidade. Faltam respiradores, aspiradores, aparelhos de animação, seringas e agulhas”, denunciou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. De acordo com ela, a equipe médica corre perigo. “Com um pediatra apenas para atender os pacientes internados e os que chegam, o profissional não dá conta e está sendo ameaçado por policiais da localidade”, acusou.

A diretora do Dom Moura, Carla Freitas, afirmou que toda a população continuará sendo atendida. “Estamos fazendo um apelo aos médicos para que compareçam aos plantões”, disse. Segundo ela, a pediatria está com déficit aos sábados e domingos e faltam cirurgiões aos domingos, mas os pacientes são transferidos à rede privada se necessário. Já sobre o número de médicos, a diretora destacou a falta de profissionais interessados em atender no interior. “O concurso realizado pela Secretaria de Saúde deve melhorar essa situação”, completou.

Diário de Pernambuco

terça-feira, 23 de abril de 2013

Educa Mais Brasil abre inscrições para bolsa de estudo 2013.2


Aqueles que precisam de uma bolsa de estudo para ingressar em uma instituição de ensino superior ou em uma escola privada já podem realizar suas inscrições. O Educa Mais Brasil está disponibilizando mais de 120 mil vagas em todo o Brasil para o segundo semestre deste ano.

Para concorrer a uma das bolsas é necessário que, conforme condição socioeconômica informada no momento da inscrição, o candidato não tenha condições financeiras de arcar com a mensalidade integral. Além disso, exclusivamente para as cursos de graduação, o candidato precisa estar há pelo menos 6 meses sem estudar.

Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que, segundo Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, é “fortalecer o setor educacional do país, sendo uma importante alternativa para estudantes que antes não tinham perspectiva de ingressar no ensino superior ou em uma escola de qualidade”.

As bolsas de estudo são de 50% para cursos do ensino superior presenciais e ensino básico. Já para os cursos EAD a porcentagem é de 30% a 45%. As inscrições são realizadas gratuitamente através do site www.educamaisbrasil.com.br, lembrando que as vagas são limitadas e a seleção é realizada enquanto houver processo seletivo nas instituições parceiras.

10 anos - Neste semestre o Educa Mais Brasil completa 10 anos de atuação no cenário educacional do país. Durante essa década, o programa beneficiou mais de 180 mil estudantes e formou parceria com mais de 2.600 instituições de ensino, entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas.  Hoje, o Educa Mais Brasil está presente em mais de 600 municípios de todos os estados, disponibilizando bolsas de estudo de até 50% para o ensino básico e cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD).

Para mais informações acesse www.educamaisbrasil.com.br ou entre em contato com a central de atendimento 0800 724 7202/ 0800 724 7775.
Assessoria de Imprensa do Educa Mais Brasil

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Direção do Hospital Regional Dom Moura divulga Nota de Esclarecimento com relação às declarações do Cremepe


Com relação às declarações da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, o Hospital Regional Dom Moura faz os seguintes esclarecimentos:

1 – O HRDM passou por uma grande reforma estrutural, em 2009, que resultou na reforma das emergências obstétrica e pediátrica, além da troca do telhado, forro de gesso e nova pintura. Em 2012, foram inaugurados 10 leitos de UTI para adultos, a primeira pública de todo o Agreste Meridional. Portanto, não há problemas estruturais no hospital. Como toda unidade da rede, passa por manutenções prediais de rotina.

  2 – Como praticamente todas as unidades do Interior, incluindo a rede privada, o Hospital Dom Moura enfrenta dificuldades, principalmente nos finais de semana, para preencher escalas médicas em algumas especialidades, a exemplo de pediatria, cirurgia geral e traumatologia. No entanto, é importante ressaltar que não há fechamento de plantões ou desassistência aos pacientes que buscam atendimento na unidade. Quando, por motivo de férias, licença ou faltas comunicadas com pouca antecedência, algum não pode comparecer aos plantões, a Direção busca, de imediato, repor as escalas por meio de prestação de serviço. Este ano, a Secretaria Estadual de Saúde lançou um edital de concurso público para médicos, que prevê o envio, para o hospital, de 18 profissionais, das áreas de Terapia Intensiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Tocoginecologia e Traumato-ortopedia.

3 – O hospital vem recebendo importantes investimentos na compra de equipamentos e renovação do seu parque tecnológico.  De 2012 para cá, a unidade recebeu novos respiradores, monitores multiparâmetros, camas elétricas, oxímetros de pulso e aparelhos de ultrassom. Outros equipamentos estão sendo providenciados.

4 – Não há qualquer desabastecimento no HRDM. O estoque da unidade está plenamente abastecido com medicamentos e também os materiais médicos-hospitalares, como curativos, luvas, soluções.  Todo o material médico-hospitalar e medicamentos são adquiridos através de processo licitatório, o qual pode vir a gerar demora de entrega de até 60 dias.

5 – Por fim, esclarecemos que o Hospital Dom Moura, referência para 21 municípios do Agreste, vem cumprindo plenamente sua função dentro da rede estadual de saúde, realizando, mensalmente, mais de 11 mil atendimentos de urgência, 3 mil exames de raio-x, 2 mil consultas, 230 partos e mais de 150 cirurgias. E que, por conta da qualidade do serviço que presta à comunidade, o hospital não poderá sofrer qualquer tipo de interdição ou interrupção do atendimento, o que prejudicaria, exclusivamente, quem mais precisa: o usuário do SUS.

Garanhuns, 22 de abril de 2013.
 
Drª Karla Freitas
Diretora Hospital Regional Dom Moura
Secretaria Estadual de Saúde - S.E.S. - PE

Médicos denunciam descaso no Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns


Representantes das entidades médicas de Pernambuco, Simepe e Cremepe, estiveram na manhã desta quinta-feira (18/04), reunidos com os médicos do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, para discutir sobre os problemas que os profissionais e pacientes tem enfrentado diariamente na unidade de saúde.

Na ocasião, os médicos relataram sobre o déficit de recursos humanos, principalmente de pediatras e cirurgiões gerais, escalas incompletas, sucateamento dos equipamentos no bloco cirúrgico, escassez de insumos e sobrecarga de trabalho.  Além disso, também expuseram que por diversas vezes  são constrangidos e sofrem tentativas de intimidação pela Policia Militar, durante os atendimentos. “A insatisfação é geral. Lamento o dia em que entrei no Hospital Dom Moura”, desabafou um dos médicos.

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, esclareceu que as denúncias serão analisadas  junto ao relatório de fiscalização do Hospital Dom Moura, na plenária do Conselho, a ser realizada na próxima segunda-feira (22/04). Ainda de acordo com a presidente, a interdição ética de alguns setores será levada à pauta da plenária, quando os conselheiros irão decidir a melhor decisão a ser tomada.

Em relação às tentativas de intimidação sofridas pelos médicos, o diretor de comunicação do Simepe, Silvio Rodrigues, orientou que esses casos sejam repassados a Defensoria Médica do Sindicato, para que junto ao corpo jurídico da instituição seja tomada as medidas cabíveis.

Durante a tarde, os representantes das entidades médicas conversaram com a diretora administrativa da unidade de saúde, Carla Freitas, e questionou sobre as queixas dos profissionais e a situação estrutural do Hospital. Em seguida, foram ao Ministério Público de Pernambuco/ Regional Garanhuns, onde repassaram os problemas instalados no Hospital Regional Dom Moura ao promotor Alexandre Bezerra. Na opinião do vice-presidente do Simepe, Fernando Cabral, o promotor se mostrou sensível às demandas apresentadas, inclusive se comprometendo a solicitar a Comisssão de Saúde, uma audiência pública  na Assembleia Legislativa. “Ainda esta semana será enviado ao MPPE cópia do relatório da fiscalização do Hospital”, acrescentou.

Simepe

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Homem morre ao fazer teste físico dos Correios em Garanhuns

Nesta última quinta-feira (18), Euríbio José da Silva Filho, de 51 anos, da cidade de Gravatá, estava fazendo teste físico para os Correios no 71 BIMTZ de Garanhuns, quando passou mal e faleceu. O teste consistia em uma corrida e algumas flexões.

Ele foi socorrido pela ambulância de UTI móvel, contrata pelos Correios para atendimento imediato aos candidatos, mas acabou sendo conduzido para o Hospital Regional Dom Moura . Em nota oficial, os Correios informaram que todos os procedimentos de reanimação foram realizados, e também que Euríbio apresentou documento onde constava que ele estava apto a realizar todos os testes.

O 71 BIMTZ e os Correios estão apurando, através de procedimentos administrativos, quais foram os motivos que levaram a morte de Euríbio.

Confira a Nota Oficial emitida pelo 71BIMTZ:

O 71º BI Mtz apoiou os CORREIOS, no período de 15 a 17 de abril, na preparação das instalações, particularmente a pista de atletismo, para a execução da Avaliação da Capacidade Física Laboral (ACFL), constando dos seguintes testes: corrida de 12 minutos, flexão na barra fixa e teste de dinamometria.

No dia 17 de abril de 2013, o Sr EURÍBIO JOSÉ DA SILVA FILHO, de 51 anos de idade, residente no município de Gravatá (PE), sentiu um mal súbito quando realizava a corrida de 12 minutos. Prontamente foi socorrido pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, contratada pelos Correios para o atendimento imediato aos candidatos.

A equipe médica da UTI Móvel rapidamente realizou os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória, estabilizando o paciente, e o conduziram para o Hospital Regional Dom Moura, localizado em Garanhuns (PE), onde o mesmo veio a falecer.

Esclarecemos que todos os candidatos que estavam realizando os testes apresentaram o laudo médico, autorizando a prática de atividade física, constante do edital do concurso dos Correios.

O Exército Brasileiro por meio do Comando do 71º BI Mtz e os Correios estão apurando, através de procedimentos administrativos, os motivos que causaram o incidente, lamentando o fato ocorrido e apresentam as condolências para com os familiares do Sr EURÍBIO JOSÉ DA SILVA FILHO.

EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA

WILSON ROBERTO AGOSTINHO DO NASCIMENTO – Coronel

Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

Ex-diretora do Hospital Dom Moura de Garanhuns está foragida

A ex-diretora do Hospital Regional Dom Moura, Maria Emília Pessoa, é considerada foragida da Justiça pernambucana. A dentista havia sido presa, no último dia 9, suspeita de participar de um esquema que desviou mais de R$ 260 mil da unidade de saúde, no Agreste do Estado. No entanto, ela foi beneficiada por um alvará de soltura concedido, no dia 13, pelo desembargador Fausto Campos. Nesta quinta-feira (18), após pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva dos suspeitos, mas Maria Emília não foi encontrada. Policiais de Garanhuns e de delegacias vizinhas realizam diligências para tentar recapturá-la.

Além da ex-diretora do hospital, também foram presos no dia 9, durante a Operação Pronto Socorro, deflagrada no Dia Nacional contra a Corrupção, o ex-porteiro da unidade Marcone Souto Araújo, o ex-auxiliar administrativo Lúcio Ferreira Duarte Neto e a servidora do departamento financeiro, Maria Veridiana da Costa Vieira. Eles permaneceram atrás das grades porque por tiveram a prisão temporária prorrogada pelo Tribunal de Justiça.

Já a servidora Maria José Neves da Silva, que não havia sido presa temporariamente com os quatro primeiros suspeitos no dia 9, só foi detida nesta quinta-feira (18) em função do mandado de prisão preventiva expedido pela juíza da Comarca de Garanhuns, Pollyana Cotrin. Maria José e Maria Veridiana foram encaminhadas à Colônia Penal de Buíque, no Sertão, enquanto Marcone e Lúcio continuam recolhidos à cadeia pública de Garanhuns.

De acordo com o Ministério Público, a ex-diretora da unidade foi vista pela última vez, na tarde desta quinta (18), na Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, onde teria ido procurar atendimento médico. Maria Emília chefiou o Hospital Regional Dom Moura de 2007 a 2012. As investigações apontam que ela era a cabeça do esquema de desvio de verbas públicas. Quem tiver informações sobre o paradeiro dela pode ligar para o Disque-Denúncia pelos telefones (81) 3421-9595 ou (81) 3719-4545.

A pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Justiça decretou o bloqueio de bens e contas bancárias dos quatro suspeitos, até o limite de R$ 260 mil, para ressarcir os cofres públicos.

G1


Polícia prende homem que estuprou e matou mulher a pedradas em Garanhuns


Em menos de três dias o Grupo do CVLI da Polícia Civil de Garanhuns, chegou ao assassino confesso de Cláudia da Silva Ribeiro, que foi assassinada a pedradas, estuprada e teve o corpo queimado, ocorrido na última terça-feira (16).

A prisão de Leandro Leite Cavalcante, 19 anos, "Léo" como é conhecido na Cohab III onde mora, aconteceu na BR-424, sentido Garanhuns Caetés, na manhã desta sexta-feira (19).

No momento da prisão o elemento se preparava para fugir. Em depoimento agora a pouco ele disse ter praticado o crime sozinho o que a polícia não acredita. A policia não descarta a participação de outros elementos.

Fonte: Agreste Violento

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mulher tem filho após sofrer acidente grave na BR-423 em Garanhuns


Duas pessoas ficaram gravemente feridas após um acidente que envolveu três veículos na manhã desta quinta-feira (18), no km 89 da BR-423, em Garanhuns, no Agreste.

A Polícia Rodoviária informou que o motorista do Fiat Uno fez uma ultrapassagem irregular e bateu com a carreta e a ambulância. Suely Florentino estava sendo levada em trabalho de parto para o Hospital Dom Moura, também em Garanhuns, quando o acidente ocorreu. Ela teve traumatismo craniano. Os médicos do hospital fizeram o parto e a criança não corre risco de morte. A mãe foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife.

O esposo dela, que também estava na ambulância, foi atendido pelos médicos e está fora de perigo. O motorista do Fiat Uno não deu entrada no Hospital Dom Moura, em Garanhuns.

Ne10

23º Festival de Inverno de Garanhuns começa a ganhar forma



Integrantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Diretoria de Cultura e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) se reuniram na manhã desta quarta-feira (17) com o prefeito Izaías Régis, no Palácio Celso Galvão, para apresentar e discutir a infraestrutura do 23º Festival de Inverno de Garanhuns. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também participaram do momento.

Com data definida para ser realizado de 18 a 27 de julho, o evento promete surpreender a população local e os turistas que visitam o município durante os dias de festa por suas inovações de organização dos polos, padrões de arte e adaptações de áreas de convivência.

Na ocasião, o arquiteto e coordenador de infraestrutura, Ronaldo Câmara, mostrou os planos diretores dos principais polos do FIG (Praça Guadalajara e Parque Euclides Dourado). Foram observadas questões importantes na execução do projeto de estrutura, tais como alimentação, palco, camarotes, house mix e acessibilidade. “Vale ressaltar que os planos ainda sofrerão adaptações. O objetivo é de continuarmos tendo esses encontros antes do fechamento das ideias e, em parceria, construir um festival de qualidade em todos os pontos para o morador e o turista”, explicou.

O prefeito Izaías, juntamente de parte de sua equipe, esteve atento na apresentação e disposto a manter a amplitude do FIG em alta. “Tenho a convicção que em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, teremos uma belíssima edição”, pontuou.

MUDANÇAS – Os espetáculos das companhias de circo irão ter suas apresentações, a partir deste ano, na área externa do Centro Administrativo, localizado na Avenida Caruaru, bairro Heliópolis.

ATRAÇÕES – A grade de programação das atrações começou a ser pensada. Alguns nomes conhecidos nacionalmente já foram sugeridos e irão para análise. A proposta do FIG continua sendo agradar a todos os gostos, mantendo a festa cada vez mais multicultural.

Secom

Itep lança edital para preencher 13 vagas remanescentes do curso técnico em Alimentos, em Garanhuns

Estarão abertas, de 29 deste mês ao dia 2 de maio, as inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 13 vagas remanescentes do curso técnico de nível médio em Alimentos, do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste – CT LAT, localizado em Garanhuns, no Agreste do Estado. A seleção, realizada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, que gerencia o CT LAT, terá validade para o primeiro semestre letivo de 2013 (turno tarde). O edital do processo seletivo está disponível no site do Itep – www.itep.br .

A seleção consiste na realização de prova objetiva (tradicional), abrangendo conteúdos das disciplinas de Português, Matemática, Redação, ambas em única fase e de caráter eliminatório e classificatório e entrevista, de caráter classificatório. Os candidatos devem ser aluno regularmente matriculado na 3ª série do Ensino médio das Escolas Públicas Estaduais do município de Garanhuns – PE; ter participado do processo de seleção de 2011 e constar nome na lista de espera; ou ter participado do processo de seleção de 2012 e constar nome na lista de desclassificado por nota.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste – CT LAT, localizado na Av. Bom Pastor, s/n, Bairro Mundaú, Garanhuns – PE, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. 5.1. Não será cobrada taxa de inscrição neste processo seletivo.

Os documentos necessários estão descritos no edital. Após a análise dos documentos, eles serão classificados para a fase seguinte (prova tradicional e redação). Será classificado o dobro de alunos para o número de vagas existentes. O resultado desta fase será divulgado na Secretaria do Centro Tecnológico e no site www.itep.br a partir do dia 3 de maio, após as 17h.

A prova tradicional e redação para seleção do curso técnico será realizada na sede do CT, em Garanhuns, no dia 13 de maio, das 8h30 às 11h30. Serão dez questões de Português, dez questões de Matemática, totalizando 20 pontos nas duas áreas, e mais a redação.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos obtidos. Havendo candidatos com o mesmo número de pontos obtidos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: idade mais elevada, maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa; e maior número de pontos na prova de Matemática. A prova de redação valerá dez pontos.

O gabarito preliminar será divulgado no dia 13 de maio, a partir das 14h no site do Itep www.itep.br. O gabarito oficial, bem como a lista de classificados para entrevista, será divulgado até o dia 15 de maio, a partir das 15h também no site. Serão convocados para entrevista os 30 primeiros candidatos aprovados em ordem decrescente de notas da primeira fase (prova tradicional e redação). A entrevista abordará informações sobre a trajetória educacional e profissional, motivação, capacidade de exposição de ideias, intenção de atuar no segmento da Indústria de Alimentos e contribuição do curso para a vida profissional. A entrevista será realizada no CT, no dia 16 de maio, a partir das 9h até as 12h e das 14h até as 17h.

O resultado final será divulgado no dia 17 de maio, a partir das 17h no site do Itep www.itep.br. Os candidatos classificados farão suas matrículas no período de 23 a 24 de maio, das 9h até as 12h e das 14h até as 17h na Secretaria do CT, acompanhado pelos pais ou responsável caso o candidato for menor de 18 anos. Caso não sejam preenchidas todas as vagas oferecidas, será divulgada uma segunda chamada no dia 27, com matrículas nos dias 28 e 29 de maio.

Governo de Pernambuco

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Câmara de Garanhuns aprova Projeto de Lei que reestrutura gratificações de servidores municipais


Aconteceu nesta terça-feira, 16, mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Garanhuns, com a presença de todos os vereadores, que apresentaram diversos projetos e requerimentos que visam o desenvolvimento municipal. Calçamentos, saneamentos, construções de barragens, implantações de novos serviços de saúde, entre outros.

Presidida pelo vereador Audálio Ramos Filho, a reunião aprovou por unanimidade dois Projetos de Lei advindos do chefe do Poder Executivo municipal. O primeiro cria o Fundo Municipal de Emergência da Defesa Civil de Garanhuns (FUMDEG), além da Comissão de Defesa Civil Municipal (COMDEC).

Em segunda votação, com inclusões de emendas, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 016/2013, que reestrutura as Tabelas de Vencimentos de Servidores Efetivos, Inativos e Pensionistas. O Projeto também cria gratificações que poderão ser concedidas aos servidores efetivos, contratados e comissionados do Poder Executivo Municipal de Garanhuns. Este projeto suscitou debates devido às críticas de que teria tido pouco tempo para avaliação dos vereadores, e que por isto trazia incorreções nas tabelas de gratificações, contendo equívocos quanto a percentuais e acúmulo de gratificações. O argumento do executivo para agilizar a votação era a possibilidade de incluir já no salário do mês de abril, beneficiando os servidores municipais. Verificados e corrigidos os artigos nas comissões de Legislação, Justiça e Redação de Leis, e Finanças e Orçamento, os vereadores aprovaram, e agora o projeto segue para sanção do prefeito Izaías Régis.

"Estamos certos de que cumprimos nossa função de verificar, legislar, e em tempo hábil as correções foram feitas, beneficiando o conjunto de servidores que têm suas gratificações no município" - afirmou o líder do governo, Sílvio Sabino Filho.

Devido às críticas, parte dos vereadores, principalmente os que fazem parte das comissões, resolveram oferecer mais tempo para apreciação dos projetos vindos do Poder Executivo.

Ascom

Festival de Inverno de Garanhuns 2013 lança convocatória nacional


Maior evento cultural de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns abre as inscrições para a convocatória nacional da edição 2013 do evento. Entre os dias 19 de abril e 07 de maio, artistas e produtores culturais de todo país poderão enviar suas propostas artísticas para participar do FIG. A convocatória completa e os respectivos formulários podem ser conferidos na lista abaixo.

O edital da convocatória tem por objetivo democratizar o acesso dos artistas a este que é um dos festivais de arte e cultura mais importantes do país. É também uma forma da comissão responsável pela montagem da programação tomar conhecimento dos novos projetos artísticos que estão sendo realizados no Brasil em todos os segmentos: música, teatro, dança, circo, artes visuais, formação, entre outros; formando, com isso, uma grade diversificada e de qualidade.

A programação cultural do 23º FIG – que acontece entre os dias 18 a 27 de julho – contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio, entre outras atividades.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe - Rua da Aurora, 463/469 - Boa Vista - Recife - PE. Serão aceitas também inscrições via Correios, postadas até 07 de maio de 2013, como encomenda normal ou Sedex (com Aviso de Recebimento - A.R.).

FIG - Música, literatura, dança, circo, teatro, cultura popular, cinema e muitas outras formas de arte fazem do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) um dos momentos mais importantes e aguardados do calendário cultural de Pernambuco. São mais de 20 anos de história que ajudaram a consolidar um evento cuja programação é motivo de expectativa a cada edição. Não apenas entre os habitantes da cidade agrestina, situada a 230 km do Recife, mas ainda entre as milhares de pessoas vindas de outros lugares para aproveitar, no mês de julho, o friozinho de Garanhuns em clima de festival.

Consolidado no calendário nacional, o FIG chega ainda mais completo e plural a sua 23ª edição. Durante dez dias, os 12 polos de animação irão atrações locais, nacionais e internacionais. Nos parques, será possível ouvir boa música, assistir a espetáculos de artes cênicas, ver mostras e outras ações das mais diversas linguagens. As ruas serão tomadas por cortejos de cultura popular, performances e intervenções urbanas.

Confira AQUI a convocatória e a lista de anexos referentes a cada área.

Fundarpe

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2013: data confirmada e detalhes da seleção de propostas para compor a programação


A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco - SECULT e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, através do seu secretário e seu diretor presidente,  respectivamente, no uso de suas atribuições legais, tornam público, para conhecimento dos interessados, que promoverão o 23º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS – FIG, a realizar-se no período de 18 a 27 de julho de 2013, com a finalidade prioritária de possibilitar a fruição nas áreas de formação cultural e nos seguimentos artístico-cultural, que abrangerão oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, vivências criativas, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural e outras atividades artísticas.

As inscrições para a seleção das propostas para compor a programação do Festival deverão ser realizadas no período de 19 de abril a 07 de maio de 2013, de segunda e sexta-feira, no horário das 9h às 17h no protocolo geral da sede da FUNDARPE/SECULT, na Rua da Aurora, 463/469, no bairro da Boa Vista - Recife/PE, CEP: 50.050-000 ou pelos correios, postadas até o dia 07/05/2013, como encomenda normal ou via sedex, com aviso de recebimento (A.R), e dirigidas para o mesmo endereço. Análise de mérito artístico-cultural será procedida no período de 10 a 23 de maio de 2013 e a divulgação do respectivo resultado será publicada no Diário Oficial em 24 de maio.

O Regulamento do Festival estará à disposição dos interessados a partir de 17 de abril de 2013, no mesmo endereço acima mencionado e no site http://www.fundarpe.pe.gov.br/festival-de-inverno-de-garanhuns-lanca-convocatoria-nacional

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (81)31843000.

Recife, 16 de abril de 2013.
Fernando Duarte da Fonseca. SECRETÁRIO DE CULTURA.
Severino Pessoa dos Santos. DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDARPE

terça-feira, 16 de abril de 2013

Mais um assassinato em Garanhuns: Mulher é encontrada morta em matagal



Mais um homicídio foi registrado nesta terça-feira (16) em Garanhuns. Desta vez a vítima foi uma mulher, Claudia da Silva Ribeiro, que morava na Cohab III. A vítima foi encontrada morta dentro de um buraco em um matagal próximo ao viaduto do Magano. Além de estuprada, morta a pedradas, ela teve os cabelos e parte do rosto queimado, ficando praticamente irreconhecível. O corpo será encaminhado para o IML de Caruaru. A vítima foi identificada por um dos irmãos que reconheceu suas vestes e uma tatuagem; o rosto ficou irreconhecível.

Fonte: Agreste Violento

Garanhuns passa a contar com Núcleo de Mediação de Conflitos

Moradores da Comunidade de Massaranduba, localizada em Garanhuns, no Agreste, estão prontos para resolver pequenos conflitos entre os vizinhos. Eles participaram do Curso de Direitos Humanos e Mediação Comunitária, promovido pela Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária de Conflitos. O trabalho é realizado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O grupo de 26 mediadores que participaram de uma capacitação recebeu os certificados de conclusão. São donas de casa, lideranças comunitárias, mulheres ligadas a pastorais sociais, entre outras pessoas dispostas a atuar para resolver os problemas das áreas onde vivem, através do diálogo. O espaço a ser utilizado para o serviço é o Núcleo de Mediação de Conflitos, que começa a funcionar no próximo mês de maio. Trata-se do 140 já instalado no Estado.

Entre os principais conflitos que podem ser resolvidos nos núcleos estão: desavenças familiares, de vizinhança, pensão alimentícia e questões de posse de terra. O trabalho de mediação nas comunidades é acompanhado por técnicas da Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária. A ação também está inserida no programa Governo Presente e atua com a promoção de curso junto a Polícia Militar, além de realizar parcerias com prefeituras para interiorização da mediação de conflitos. Atualmente são 10 núcleos na RMR e três no interior: Petrolina, Caruaru e Goiana.
Para o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a mediação é um espaço aberto à comunidade na prevenção à violência. Ele ressaltou que a experiência tem sido extremamente importante, sendo levada também a outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e, recentemente, em dezembro/2012, para um intercâmbio internacional com os norte-americanos, a convite do governo dos EUA. O trabalho foi apresentado nas cidades americanas de Minneapolis, no Estado de Minnesota; Reno, em Nevada; e Little Rock, Arkansas.

Cepe

Suspeita de sequestrar bebê em Garanhuns vai responder em liberdade


A polícia continua investigando nesta terça-feira, 16, a mãe do bebê sequestrado na sexta-feira (7) , em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. De acordo com informações do delegado responsável pelo caso, algumas pessoas ainda precisam ser ouvidas.

A mulher suspeita de sequestrar a criança, Edvânia Severino da Silva, teve a liberdade provisória concedida na última sexta-feira, 12, e vai responder ao processo em liberdade. Segundo informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ela foi liberada por não haver requisitos para o pedido de prisão preventiva. Edvânia é ré-primária, tem bons antecedentes e residência fixa.

Ne10

Jovem foi assassinado na noite desta segunda-feira (15) em Garanhuns

Um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira na Rua Cap. João Leite, no bairro Boa Vista, em Garanhuns. A vítima Mário de Moraes Matos Junior, 35 anos, comerciante, conhecido por "Junior da Polpa", estava em um Ford Fiesta preto quando foi assassinado por um elemento que utilizava uma moto e efetuou alguns disparos de arma de fogo contra o jovem que foi atingido três vezes e morreu dentro do carro.

As polícias militar e civil estiveram no local e o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Caruaru. Populares que estavam no local ficaram indignados com o crime pois Junior era uma pessoa querida e de muitos amigos.

Fonte: Agreste Violento

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hemope abre concurso nesta segunda (15) : são 7 vagas para Garanhuns


Estão abertas as inscrições para o concurso público da Fundação de Hematologia de Pernambuco (Hemope). São oferecidas 111 oportunidades, sendo 11 para o cargo de hemo-médico, 25 para o cargo de hemo-técnico científico, 48 para o cargo hemo-assistente e 27 para o cargo de hemo-básico. Aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 3% do total de vagas ofertadas.

As ofertas serão distribuídas entre o Hospital Hemope, Hemocentro Recife, Hemope Limoeiro, Hemope Palmares, Hemope Caruaru, Hemope Garanhuns, Hemope Arcoverde, Hemope Salgueiro, Hemope Petrolina, Hemope Ouricuri e Hemope Serra Talhada. Os salários variam de R$ 3.668,94 (diarista) a R$ 5.995,00 (plantonista).  As vagas para o cargo de hemo-médico são para as funções de médico hematologista e médico clínico. Confira aqui o quadro de vagas . Para a cidade de Garanhuns são oferecidas um total de 7 vagas.

As chances para o cargo de hemo-técnico científico são para farmacêutico, biomédico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. Já as oportunidades de hemo-assistente são para as funções de técnico em enfermagem e técnico em laboratório, enquanto o cargo de hemo-básico engloba a função de auxiliar de laboratório.

A seleção será realizada por meio de prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os inscritos, e prova de títulos destinada apenas aos concorrentes ao cargo de hemo-médico. A prova objetiva será aplicada no Recife, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde, Palmares, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina.

O período de inscrições segue até o dia 15 de maio, através do site do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Iaupe . As taxas de participação variam entre R$ 50 e R$ 150. O concurso será válido por dois anos, contados da data de publicação da homologação do seu resultado final, prorrogável por igual período.

Folha PE

População poderá visitar a Arena Pernambuco a partir de 21 de abril



Já está definida a data em que os torcedores pernambucanos poderão conhecer a Arena Pernambuco. A partir do próximo dia 21 de abril, a população poderá fazer visitas agendadas pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 do Governo do Estado de Pernambuco (SECOPA-PE) ao estádio multiuso que será palco de três jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. E os interessados em participar dessas visitas guiadas devem ficar atentos: a inscrição começará a ser feita a partir desta segunda-feira (15) e terá capacidade limitada por evento.

A inscrição para as visitas guiadas é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo e-mail visita@secopa.pe.gov.br. Para se inscrever, é necessário enviar o nome completo, o número do RG e do telefone para o endereço eletrônico citado e aguardar a confirmação da inscrição. O único pré-requisito para participar das visitas guiadas à Arena Pernambuco é ter idade superior a 12 anos.

Ao todo, serão realizadas cinco visitas guiadas abertas ao público, sempre aos domingos pela manhã. Elas acontecerão em 21 e 28 de abril e nos dias 5, 12 e 19 de maio e terão público limitado e duração aproximada de uma hora. A SECOPA-PE irá disponibilizar um ônibus para levar os participantes da visita até a Arena.

Eventos-teste na Arena Pernambuco — Nos dias 14 e 22 de maio, a bola vai rolar na Arena Pernambuco. Nessas datas, serão realizados os primeiros jogos de futebol no estádio multiuso, em caráter de evento-teste, localizado em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A primeira partida acontecerá na tarde do dia 14 de maio, uma terça-feira, e consistirá num jogo entre os operários do canteiro de obras do estádio. Os convidados para esse jogo serão os familiares dos operários com uma expectativa de um público de 10 a 15 mil pessoas.

Já no dia 22 de maio, uma quarta-feira, a Arena Pernambuco receberá o seu primeiro jogo-teste de futebol envolvendo times profissionais. Nessa data, o Náutico entrará em campo para enfrentar um adversário ainda a ser definido. Para esse jogo, que será um amistoso, a capacidade máxima do público será de 30 mil torcedores. Essa partida será acompanhada pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL), que vão apoiar a sua realização, acompanhando os preparativos e auxiliando no planejamento.


sábado, 13 de abril de 2013

Mãe nega que tenha vendido bebê levado em Garanhuns


A mãe do bebê levado de um hotel em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, negou em depoimento à polícia que tenha vendido a criança para Edivânia Severino da Silva, encontrada na última quinta-feira (11) com o recém-nascido, no município de União dos Palmares, em Alagoas.

De acordo com o delegado Marcos Omena, houve uma acareação informal, na sexta-feira (12), entre a mãe e a suspeita, onde a primeira negou qualquer tipo de negociação. "A mãe manteve a versão de que o bebê tinha sido levado do quarto do hotel, mas ela se contradiz em alguns pontos, que eu não posso falar para não atrapalhar as investigações", afirmou Omena, neste sábado (13). A criança, que estava com o Conselho Tutelar, foi levada para um abrigo em Garanhuns.

O delegado afirmou ainda que o caso ficará com o delgado Edmilson Batista, da 2ª Delegacia de Garanhuns. "Caso seja condenada, Edivânia pode responder por subtração de incapaz, e a mãe, dependendo das investigações, poderá responder por abandono material. Isso vai depender do fim das investigações. Temos que ter calma para não cometer nenhuma injustiça", reforçou o delegado.

G1

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda


A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15). Este ano, a meta no município de Garanhuns é imunizar 21.693 pessoas. Serão 40 unidades, entre unidades básicas de saúde fixas e um ponto volante, para realizar os atendimentos, que irão até o dia 26 de abril. O dia 20 foi escolhido para ser o dia da mobilização nacional.


Na ação, serão vacinados os integrantes dos grupos prioritários, formados por crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas com doenças crônicas e pessoas com 60 anos ou mais. O Ministério da Saúde enviou aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Joana D’arc Ferreira, a meta é cumprir 80% do público-alvo. “Nossa expectativa é sempre a melhor. Contamos com o apoio da população para que possamos fazer um trabalho de prevenção completo, combatendo, assim, a doença e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Pedimos que todos que precisam tomar a vacina procurem o posto de saúde de seu bairro. Temos uma equipe capacitada para realizar os atendimentos e tirar as dúvidas”, ressaltou.

Para facilitar o acesso ao serviço, no dia da mobilização nacional (20), a Praça Souto Filho (localizada na Fonte Luminosa) e o Espaço Colunata (no Centro da cidade) terão pontos de atendimento com as doses da vacina.

Secom

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretário de Educação do Estado visita Garanhuns



Gestores Escolares, Técnicos Educacionais e equipe da Gerência Regional lotaram hoje (12) pela manhã o auditório da GRE Agreste Meridional num encontro com o Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, e equipe da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para discutir os resultados educacionais da região e reiterar o compromisso de todos no crescimento e melhoria da educação no Estado de Pernambuco.

Contando ainda com as presenças das Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação,  Gestão da Rede e Educação Profissional, a abertura do encontro foi realizada pelo Gestor Regional Paulo Lins, que destacou a importância da visita da Secretaria de Educação à Regional sobretudo pela quantidade tão elevada de Gestores Escolares recém-nomeados para função. Na oportunidade, o Gestor apresentou o histórico dos resultados educacionais nos últimos anos da regional e atribuiu principalmente às equipes que trabalham diretamente nas escolas o crescimento percebido.

A manhã de trabalhos foi iniciada com a apresentação da SEPLAG sobre o funcionamento e propostas do Pacto Pela Educação (PPE), destacando os indicadores de monitoramento e as novidades do Programa para 2013. Dentre elas, a realização de reuniões de monitoramento e apresentação de resultados nas GREs e nas próprias escolas, como forma de estimular e envolver os profissionais que trabalham em contato direto com os estudantes. Para formalizar a responsabilidade e envolvimento dos gestores, foram apresentadas as metas para 2013 e a leitura do Termo de Compromisso que cada um assinou nesta manhã, uma medida de garantir o esforço em conjunto nos resultados deste ano.

O Secretário de Educação, Ricardo Dantas, reafirmou as medidas de monitoramento apresentadas pela SEPLAG justificando que, para o Governo do Estado, o investimento em educação é a chave para o desenvolvimento sustentável, no momento em que diminui os índices de criminalidade, melhora a saúde, aumenta a renda da população e gera empregos.  Sobre o PPE, Ricardo Dantas garantiu o acompanhamento mais efetivo às escolas que obtiveram IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) inferior a 3,0 (três), e lembrou que o monitoramento é fundamental enquanto diagnóstico da situação atual, mas que é preciso ter um olhar sobre o que está por trás dos números levantados.

Segundo o Secretário, o que realmente importa são as mudanças concretas na vida dos estudantes, e essas mudanças se dão com o envolvimento dos próprios alunos, da comunidade e dos professores por meio da influência e capacidade de liderança do Gestor Escolar. “A sinergia entre todos que fazem a escola só é possível através do exercício da liderança, praticado por meio do exemplo. As metas são a representação do compromisso, e o principal pacto que deve ser estabelecido é o pacto de compromisso com a vida de nossos alunos”, finaliza.

Os trabalhos de hoje tiveram continuidade pela tarde na sede da GRE apenas com as escolas que obtiveram IDEPE abaixo de 3,0 (três) em 2012, que discutiram os resultados e planejaram soluções de melhorias. Gestores das Escolas de Referência ainda estiveram reunidos hoje, na EREM Francisco Madeiros, com o Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, e sua equipe.


Caso do bebê sequestrado em Garanhuns tem reviravolta; própria mãe iria vender a criança

Edivânia
A mãe do recém-nascido levado por mulher em Garanhuns também vai responder a inquérito na justiça. A história de Zuleide Conceição, de 36 anos, veio à tona com a prisão de Edivânia Severino da Silva.

Ela foi encontrada no município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas, nesta quinta-feira (11). A polícia descobriu que havia um acordo financeiro entre as mulheres para a adoção do bebê.

Como o dinheiro não foi entregue no prazo, Zuleide resolveu denunciar Edivânia registrando ocorrência na delegacia, no final de semana passado. O recém-nascido agora está sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Garanhuns e deve ser colocado para adoção.

Edivânia estava grávida mas perdeu o bebê e, por isso, negociou a compra do filho de Zuleide, também moradora de Canhotinho. Marcos Omena, delegado regional de Garanhuns, afirma que a investigação prossegue pois, segundo o Conselho Tutelar, Zuleide tem 4 filhos e as crianças ficam soltas nas ruas pedindo esmolas e um outro fato ainda mais grave que está sendo apurado, torna este episódio ainda mais estarrecedor e chocante. O delegado  disse  que Zuleide, possivelmente, já tenha vendido dois filhos e este último seria o terceiro que ela ia negociar.

Por essas ironias do destino, foi justamente a denúncia feita por Zuleide na delegacia, alegando o falso sequestro, que deu condições a polícia de descobrir a verdadeira história e resgatar a criança sã e salva. Sem a queixa prestada pela mãe, o destino do pequeno João Caio teria sido igual ao dos seus outros dois irmãos que esta desajustada possivelmente vendeu.

Fonte: Rádio Jornal

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Instituto firma parcerias com prefeituras para agenciamento de vagas de estágio


Instituto Euvaldo Lodi, que já tem parceria com Garanhuns, vai agenciar vagas disponíveis na Prefeitura e nos órgãos públicos ligados a ela. Acontece na próxima sexta-feira (12/04), na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), em Garanhuns, um encontro entre o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) e a Prefeitura Municipal de Jupi, município do Agreste pernambucano, para fechar o novo acordo de agenciamento de vagas de estágio da Prefeitura da cidade.

Na ocasião, estarão presentes o Diretor Regional do IEL, Hercílio Victor, e a prefeita de Jupi, Celina Brito, que assinarão o contrato pelo qual todas as vagas de estágio da Prefeitura, secretarias e demais órgãos públicos da cidade serão gerenciados através do Instituto. A intenção é facilitar e organizar melhor o acesso dos estudantes universitários às oportunidades.

“Como agente de integração, o Instituto atuará como auxiliador no processo de aperfeiçoamento do estágio junto à Prefeitura. Assim, todos serão beneficiados, a Prefeitura, as Instituições de Ensino e, principalmente, os estudantes”, afirma Ana Carolina Brígido, coordenadora de Relações Institucionais do IEL-PE.

O acordo entra em vigor logo após a assinatura do contrato e não tem data para terminar. Essa mesma parceria foi estabelecida nos mesmos moldes junto ao governo municipal de Garanhuns, no início do mês de março.

Bebê sequestrado em Garanhuns é encontrado

 
Uma operação conjunta das polícias Civil de Alagoas e Pernambuco prendeu, no fim da manhã desta quinta-feira (11), a mulher suspeita  de sequestrar um bebê em um hotel de Garanhuns (230 km do Recife). O recém-nascido também foi localizado, passa bem e foi devolvido à mãe. Edivânia Severino da Silva foi encontrada na zona rural de União dos Palmares (62 km de Maceió) um dia após a polícia pernambucana divulgar retrato da então suspeita.

"Nós tivemos as informações e fomos até o local indicado, onde ela estava. Todo o procedimento foi levado para a delegacia de Garanhuns, onde houve o crime. O bebê estava bem. Foi encaminhado para exame e já foi devolvido à mãe", disse a delegada Maria Angelita, uma das coordenadoras da operação.
A polícia realizava buscas em Alagoas desde a noite dessa terça-feira (9). Antes da prisão, duas diligências quase resultaram na prisão da suspeita: nos municípios de Palmeira dos Índios (135 km de Maceió) e Igaci (a 148 km de Maceió).

De testemunhas a polícia recebeu informações de que a suspeita teria fugido com uma criança no colo, acompanhada possivelmente de seu filho mais velho, de idade não revelada, mas que seria conhecido por "Léo". Segundo a polícia, a acusada teria procurado mulheres para amamentar a criança.

Uol

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Polícia divulga foto da mulher que sequestrou o bebê em Garanhuns

A Polícia Civil divulgou, no início da noite desta quarta-feira (10), a foto da mulher suspeita de sequestrar um bebê em Garanhuns. Segundo a polícia, Edivânia Severino da Silva foi reconhecida pela mãe do recém-nascido levado de um hotel da cidade na última sexta-feira. A polícia informou que desde a noite dessa terça-feira realiza buscas em Alagoas, com apoio de investigadores locais.

Segundo a polícia, duas diligências quase resultaram na prisão da suspeita. Na primeira delas, em Palmeira dos Índios-AL, os policiais foram até a casa do ex-marido de Edivânia, onde ela estaria com o bebê. Os investigadores disseram que ela conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

Na segunda tentativa, na zona rural de Igaci-AL, a polícia também informou que ela conseguiu novamente escapar instantes antes da chegada policial.

De testemunhas, a polícia recebeu informações de que a suspeita teria fugido com uma criança no colo, acompanhada possivelmente de seu filho mais velho, de idade não revelada, mas que seria conhecido por "Léo". Segundo a polícia, a suposta sequestradora teria procurado mulheres para amamenta a criança.

Uol

SENAI Garanhuns oferece oportunidades de trabalho


O SENAI Garanhuns está selecionando colaboradores para trabalho por tempo indeterminado na Unidade do Agreste. As vagas são para docente de Educação Básica da área de Eletrotécnica e agente de Mercado. As oportunidades são para contratação imediata e podem ser preenchidas por profissionais de nível técnico e superior, respectivamente.

Os interessados devem deixar o currículo, até a sexta-feira 12 de abril, na secretaria da Escola Técnica SENAI Garanhuns, localizada na Avenida Sátiro Ivo, número 1011, no bairro Magano. As etapas do processo e os critérios de avaliação estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

Além dos salários, o SENAI oferece aos colaboradores os benefícios de previdência privada, assistência médica, assistência odontológica, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e programa de incentivo à educação formal e à língua estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pela Instituição.

Prefeito Izaías Régis assina ordem de serviço para a construção da cobertura da Praça Irmãos Miranda

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, assinou hoje pela manhã em seu gabinete, a ordem de serviço da construção da cobertura do ponto de ônibus da Praça Irmãos Miranda, no valor de R$ 70.031,14 . A obra já será iniciada na próxima semana.

A escolha da empresa construtora para realizar a licitação teve duas empresas candidatas, uma do estado de Alagoas e outra de Pernambuco, onde a empresa alagoana não tinha toda a documentação que exige a lei da responsabilidade fiscal  de licitação de nº 8666, e a mesma já foi desclassificada pela legislação, sendo assim, ganhou a licitação uma empresa de Recife.

Após dois anos de reforma, a restauração da praça foi concluída o ano passado pela gestão anterior, mas a população continuou a reclamar pela falta de uma cobertura no ponto de ônibus, onde as pessoas ficam expostas ao sol e chuva sem o mínimo de conforto. O prefeito Izaías atendeu ao pedido da população e vai realizar essa obra que deveria ter sido entregue na gestão passada.

Câmara municipal de Garanhuns acaba com reeleição para presidente do poder legislativo


A Câmara de Garanhuns aprovou a Emenda a LOM Nº 001/2013 de autoria do vereador Audálio Filho, que acaba com a reeleição para presidente do poder legislativo garanhuense. Esse projeto altera o artigo 30 da Lei Orgânica de nosso município e não permite mais que o mandato de presidente da casa se repita nos dois biênios que compõe o mandato de vereador. A troca de comando na presidência da Câmara tende a ser benéfica porque permitirá a renovação de ideias fortalecendo a democracia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger