domingo, 31 de março de 2013

Garanhuns realiza Semana do Autismo

O Grupo de apoio às Famílias de Crianças Autistas, denominado de Borboleta Azul, realiza nos dias 2, 4 e 7 de abril em Garanhuns, ações para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O Governo Municipal apoia a iniciativa.

Com o objetivo de prestar informações sobre o autismo e reduzir o preconceito, uma programação especial, com mobilização e entrega de panfletos explicativos, exposição de faixas e cartazes, participação em programas de rádio e uma Missa envolverão pais, amigos e profissionais das pessoas autistas.

Além disso, alguns prédios serão iluminados com a luz azul para lembrar a data comemorativa. O relógio das flores e o Palácio Celso Galvão estão entre eles, numa ação do Governo Municipal.

O AUTISMO - Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino


Segue no cartaz a programação:


sábado, 30 de março de 2013

Motociclista colide em container que estava em via de tráfego em Garanhuns

A vítima trafegava na Av. Sátiro Ivo, bairro do Magano em Garanhuns, por volta das 18h20, desta sexta-feira (29), em uma moto Cinquentinha de cor vermelha, quando colidiu em um Container de Metal, que estava no meio da via de tráfego de veículo, sem qualquer sinalização. O condutor sofreu uma pancada forte na cabeça e ficou desacordado, no local. Ele foi reconhecido por populares como sendo a pessoa que cuida da iluminação do Centro Cultural de Garanhuns, popularmente conhecido por Roberto Só. Como ele estava usando uma camisa com o nome PRODUÇÃO, provavelmente se dirigia ao Alto do Magano, onde está havendo Peça Teatral.

Por não haver viatura disponível para o socorro, o Corpo de Bombeiros foi até o local na viatura de incêndio. A vítima ainda foi colocada em cima da caçamba de uma viatura da Polícia Militar, mas a viatura de Regate dos Bombeiros chegou a tempo e a vítima foi removida para a unidade, sendo socorrida imediatamente para o Hospital Dom Moura.

O que se pode observar no local foi que, tanto a calçada como a via de tráfego estava obstruída. Na calçada havia montes de areia e brita, material usado para construção. Recentemente houve outro acidente nesse local, e as pessoas estão revoltadas por não haver nenhuma fiscalização por parte dos responsáveis. O que vemos é a cidade cheia desses Container, colocados de forma irregular no meio das vias pondo em risco a vida de várias pessoas "disseram os populares".

O acidente causou Traumatismo Craniano na vítima, e ele será encaminhado ao Hospital da Restauração em Recife. Em Garanhuns ele está em coma, entubado, com drenagem e apresenta estabilidade. Mas o quadro é grave.

Fonte: Agreste Violento

sexta-feira, 29 de março de 2013

Celebração da Páscoa: seus símbolos e tradições


Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vindo logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal. A Páscoa acontece no primeiro domingo depois da lua cheia, nem antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.

“Por que não se pode comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão?” 

A Igreja Católica recomenda que, na Quarta-Feira de Cinzas e também na Sexta-Feira Santa, os fiéis jejuem e se abstenham de carne. A Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração. A abstinência da carne nesse período deixou de ser obrigatória. Conforme manda a tradição, além de não poder comer carne, na sexta-feira santa seria proibido até mesmo realizar qualquer tipo de atividade, pelo menos até o meio dia. No passado, as mulheres sequer varriam suas casas. Não se podia também pagar ou receber alguma conta.

A atual norma da igreja é que sejam praticados atos de penitência na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, como forma de sacrifício pela morte de Cristo e também com um gesto de solidariedade para com as pessoas que padecem de fome. Nesse caso, o fiel é aconselhado a fazer apenas uma refeição e abdicar-se de alguma coisa que goste muito, como o refrigerante, o sorvete ou o cigarro, por exemplo.

Símbolos da Páscoa

Os símbolos da Páscoa no mundo são: o cordeiro (representa o sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo); as luzes, velas e fogueiras (significam a chama da luz e da esperança); os ovos (simbolizam o nascimento, a nova vida que retorna à natureza, visto que a existência de muitos animais tem sua origem no ovo); os coelhos (representam o nascimento e a nova vida, em razão de sua fertilidade, pois são animais que se reproduzem rapidamente e em grande escala).

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. A tradição de oferecer ovos veio da China. Séculos atrás os orientais se preocupavam em envolver os ovos naturais em cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba. Quando retirados da água quente, apresentavam desenhos nas cascas.

O costume de presentear ovos chegou ao Egito e à Pérsia. As pessoas passaram a tingir ovos com alegres cores, presenteando-os aos amigos na Festa da Primavera. Os persas acreditavam que a Terra havia saído de um ovo gigante. Para os egípcios, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Existem algumas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. A hipótese mais provável é a que se refere à indústria de chocolate, iniciada pelo holandês Van Houtem, em 1828.

Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram o hábito de comemorar a Páscoa como lembrança da ressurreição. No século XVIII, a Igreja o adotou, oficialmente, visto ser Cristo o cordeiro pascal.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Governo Municipal de Garanhuns apoia Associação de Surdos

Prefeito Izaías Régis autorizou parceria na realização de ações de integração para os associados




Na manhã desta quarta-feira (27), integrantes da Associação de Surdos do Agreste Meridional (Assamp) estiveram reunidos no Palácio Celso Galvão para discutir o apoio do Governo Municipal nas ações realizadas. A entidade foi fundada em fevereiro de 2009 e a partir de agora terá ampla assistência da Prefeitura.

Com caráter beneficente e sem fins lucrativos, a associação desenvolve um trabalho voltado à integração das pessoas surdas, prestando assistência social, desportiva e cultural. “Saber que a gestão está interessada em nos ajudar é mais um incentivo para continuarmos a luta diária contra o preconceito e a exclusão. Precisamos inserir estas pessoas no mercado de trabalho e dar suporte em suas limitações”, comentou a intérprete do grupo, Wiliene de Melo.

O prefeito Izaías Régis autorizou a parceria da instituição com as secretarias que integram o Governo Municipal. “Vamos sim colaborar diretamente com esse grupo. É uma ação muito bonita, merece atenção e cuidados. Estamos aqui para servir, e iremos fazer o possível para suprir as necessidades deles”, finalizou.

terça-feira, 26 de março de 2013

Golpistas estão agindo em Garanhuns

A cada dia que passa é comum a tentativa de golpes por telefone onde a vítima é levada a fazer algum depósito, recarga de celular ou ainda assinar um contrato sem prévia leitura, gerando dívidas por alguma empresa golpista. Vários métodos são usados por esses golpistas, dentre os mais comuns se destacam: oferecer prêmio ou dinheiro, dizendo que a pessoa foi sorteada, pedindo para a vítima comprar cartões telefônicos e fornecer o número deles para poder receber o prêmio; em outros casos, fingem estar com alguém da família das vítimas e ameaçam fazer mal a elas, caso o interlocutor não deposite dinheiro em alguma conta bancária; há ainda o golpista que se passa por algum parente da família dizendo está precisando de dinheiro por alguma eventualidade que ocorreu e a vítima acaba fazendo um depósito em uma conta bancária.

Um outro tipo de golpe foi praticado esta semana em Garanhuns. Um agricultor anunciou que estava vendendo um carro por 12 mil reais; ele recebeu a visita de dois estranhos, os quais disseram que estariam depositando na conta bancária a quantia para adquirir o veículo. Os ditos compradores depositaram apenas o envelope sem dinheiro no caixa eletrônico e entregaram o recibo ao dono do automóvel, o qual inocentemente, não aguardou o dinheiro cair na conta, entregando o veículo e a documentação para os golpistas. Dois dias depois ele recebeu a confirmação do banco de que realmente não haviam depositado a quantia, apenas os envelopes.

Em outra situação, também esta semana, duas pessoas saíram de uma agência do Banco do Bradesco em Garanhuns, com uma quantia de 5 mil reais e foram abordadas por alguns homens que se diziam empresários, os quais disseram ter alguns prêmios para distribuir. Não fomos informados a maneira como conseguiram subtrair a quantia dessas pessoas, mas elas acabaram sendo vítimas e perderam o dinheiro para esses golpistas.

Segundo informações da polícia, em se tratando destes dois golpes, apenas uma pessoa foi presa até o momento.

Presidente do Coren-PE anuncia subseção em Garanhuns

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Dra. Simone Diniz, está visitando o município de Garanhuns, no agreste pernambucano,  nesta terça-feira, 26. O motivo da visita é a verificação da infraestrutura do imóvel onde será instalada a 5ª Subseção do Coren-PE. A inauguração está prevista para maio, durante as comemorações da 74ª Semana de Enfermagem.

Toda a comunidade de enfermagem será beneficiada, pois os profissionais da categoria não precisaram mais se deslocar para outros municípios como Caruaru ou Recife para tratar de questões referentes à Autarquia Federal.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Espetáculo Jesus Alegria dos Homens marca início da Semana Santa em Garanhuns


Considerado como o terceiro maior espetáculo do interior pernambucano, Jesus Alegria dos Homens, encenado no Alto do Magano, em Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, marca o início da Semana Santa na cidade.

A produção do evento anuncia novidades este ano, como a instalação de área exclusiva para pessoas com deficiência. Um contato já foi mantido com a ADVAMPE – Associação dos Deficientes do Agreste Meridional de Pernambuco, para oferecer serviço em áudio descrição, contratação de intérprete em Libras, confecção de material de divulgação em braile, assim como a instalação de rampas para o acesso de cadeirantes.

O espetáculo promete também algumas mudanças na encenação que vão desde a fusão de cenas até a inclusão de quadros novos e o retorno de outras passagens bíblicas, atendendo a pedidos de pessoas que acompanham a peça nesses seus 23 anos de existência.

Uma grande novidade no elenco diz respeito ao ator Henrique Cesar que este ano assume o papel de Jesus Cristo. Henrique vinha fazendo o papel de Pilatos já há cerca de oito anos. O ator e músico vem se submetendo a toda uma preparação que vai desde estudos, técnicas de interpretação e os ensaios propriamente ditos comandados por Gerson Lima, diretor artístico da peça.

O espetáculo da Paixão de Cristo de Garanhuns acontece de 27 a 30 de março, em sua área cenográfica no Alto do Magano, que tem área de 500 metros quadrados e fica a 1.030 metros acima do nível do mar.
Em cena, entre atores, figurantes e técnicos estão quase 300 participantes.

Fonte: Blog do Ronaldo Cesar

Ministra do Planejamento anuncia R$ 3,1 bilhões em obras em Pernambuco: 1,6 bilhão para a duplicação entre São Caetano e Garanhuns

Em meio ao clima de racha político entre a presidente Dilma Rousseff e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), o governo federal anunciou, nesta segunda-feira (25), um pacote de investimentos bilionários em Pernambuco nos próximos anos.

Em Pernambuco, a presidente participa, em Serra Talhada (414 km do Recife), da inauguração de um trecho da adutora do Pajeú, que atende a 80 mil famílias no sertão estadual.

Coube à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciar um investimento de R$ 3,1 bilhões no Estado governado por Campos, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"São 3,1 bilhões em obras que consolidam a parceria entre os governos estadual e federal. Desse total, R$ 2,8 bilhões são do orçamento federal, e R$ 330 milhões do governo do Estado. Todo esse dinheiro será usado em obras fundamentais", disse, fazendo questão de citar que 90% dos recursos são do tesouro da União.

Segundo a ministra, o maior montante será destinado a duas obras rodoviárias. "Será R$ 1,6 bilhão para a duplicação da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns. Também será realizado o arco metropolitano do Recife, que deve criar um caminho alternativo de acesso, liberando o trânsito da BR-101 e garantindo melhor acesso ao porto de Suape e à nova fábrica de Fiat", disse a ministra.

Fábrica da Fiat
Ainda em seu discurso, a ministra fez questão de "ganhar ou louros" da implantação da fábrica da Fiat em Goiana (60 km do Recife), que é sempre é citada por Eduardo Campos como fruto da política "desenvolvimentista" e de atração de empresas do governo do Estado.

A fábrica terá investimento superior a R$ 4 bilhões e será a primeira montadora a se implantar no Estado e teve plantada lançada no final de 2010, com presença do ex-presidente Lula.

"A instalação da Fiat faz parte do projeto de desenvolvimento adotado pelo governo federal. Prova disso é que estamos dando R$ 4,5 bilhões em isenções tributárias, além de R$ 5,2 bilhões de incentivo financeiro, com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com taxa negativa de 2,5% ao ano", afirmou.

Além dos recursos para obras viárias, a ministra também disse que R$ 775 milhões serão usados para construção de adutoras e barragens e de um ramal que vai ligar o sertão do Araripe ao eixo norte da transposição do Rio São Francisco.

Além disso, serão investidos R$ 279 milhões para ampliação do Porto de Suape, em Ipojuca (na região metropolitana do recife), que vão ser utilizados para a construção de dois terminais e para obras de dragagem", disse.

Uol

Garanhuns presta homenagem ao conterrâneo Dominguinhos




Com a escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti lotada e centenas de pessoas cantando no mesmo ritmo, foi realizada na manhã de hoje (25) uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista garanhuense Dominguinhos. Intitulado “Força Mestre Dominguinhos, Garanhuns torce por você”, o evento contou com a presença de fãs, sanfoneiros, grupos de forró pé-de-serra, autoridades locais e imprensa regional.

Os músicos, posicionados em fila, entoaram os principais sucessos de José Domingos de Morais, entre elas, “Meu Garanhuns” - canção que remete às belezas das paisagens encontradas no município. O público presente também fez orações para a recuperação do ídolo.

Para a diretora de Cultura, Cirlene Leite, a demonstração de carinho superou expectativas. “É bom sentir o calor dessas pessoas que têm Dominguinhos como exemplo de vida. Estamos formando uma corrente do bem que deve ser ampliada por todo o nosso Brasil”, disse.

História - José Domingos de Morais, Dominguinhos, cantor, compositor e instrumentista, nascido em 12 de fevereiro de 1941, começou sua carreira ainda criança, tocando nas feiras livres da cidade, e teve grande influência de ritmos como baião, o xaxado, forró e até do Jazz e da bossa nova. Em Garanhuns, a Escola de Acordeon é apadrinhada por ele. Lá, pessoas de todas as idades aprendem a tocar o instrumento. No local, é possível encontrar chapéus, fotografias e sanfonas autografadas pelo ídolo.


domingo, 24 de março de 2013

Atleta de Garanhuns, José Márcio, vence Corrida das Pontes

Queniano Abrahan Kiplagat terminou em segundo e Daniel Alves, também de Garanhuns, ficou em terceiro


Sol escaldante e música para os ouvidos. Foi neste clima que mais de 6 mil participantes enfrentaram a 10ª edição da Corridas das Pontes, que proporciona um passeio belíssimo pelas principais ruas do Recife. Ontem, no principal percurso da prova - os 10km -, vitória de José Márcio Leão da Silva, de 22 anos. O corredor, natural da cidade de Garanhuns, já havia figurado no pódio nas três últimas edições da corrida, mas nunca no topo.

O segundo lugar ficou para o queniano Abrahan Kiplagat, enquanto Daniel Henrique Alves Sabino, também nascido no município do agreste, terminou em terceiro. e no masculino, o domínio foi dos brasileiros, no feminino Sara Ramadhani Makera, da Tanzânia, não deu chances as demais corredoras. Graciete Moreira Carneiro, da Associação de Atletismo Feras do Sertão, da Bahia, garantiu a medalha de prata, e Mirela Saturnino, da equipe Atletismo Campeão/PE, assegurou o bronze.

O cansaço não foi suficiente para tirar o sorriso do rosto de José Márcio. Apesar de seguir treinando em Garanhuns, Zé representa a equipe mineira do Cruzeiro há quase quatro anos. Treinou forte para disputar a Meia Maratona de São Paulo (21km), mas não correu bem. Chegou na Terra da Garoa em um sábado à tarde, para competir já no domingo de manhã. "Não deu mesmo. Já fui me alimentar quase na noite do sábado. Parei nos 5km", contou o atleta.

Zé ficou abatido por não ter concluído a prova paulista, mas dedicou a última semana de treinos para a Corrida das Pontes. Nunca se incomodou com a presença dos quenianos, quase sempre, favoritos ao título. "Na maioria das provas que disputei e tinha queniano inscrito, sempre levei a melhor. No quilômetro número cinco, já disparei. Sabia que ele (o queniano) era forte, mas fiz uma prova tranquila", explicou José Márcio, que em agosto participa da Meia Maratona do Rio.

Diário de Pernambuco

sábado, 23 de março de 2013

Fundação Altino Ventura realiza exames preventivos de catarata em Garanhuns


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura, dará início no período de 25 a 28 de março, ao atendimento a cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos para diagnosticar e prevenir a catarata.

A meta é receber 100 pessoas por dia, sendo 50 no período da manhã e 50 à tarde. O atendimento será realizado nas dependências da Regulação, situado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, na Av. Caruaru. No ato da abertura de ficha, cada paciente deverá apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de Residência.

Uma equipe de saúde, formada por uma médica e dois assistentes oftálmicos, estarão à disposição dos pacientes para a realização dos exames.

A DOENÇA - A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão. Tendo como principal causa o envelhecimento, já que os problemas geralmente aparecem depois dos 50 anos, o único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia, simples, rápida e feita sob anestesia local, é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Luau Quatro Estações faz homenagem a Dominguinhos neste sábado (23)


O Luau Quatro Estações é um evento que dissemina a cultura, chegando à população com um alto valor cultural, ramificando-se em: Artes cênicas, literatura, musica, cultura popular e dança. O evento tem como objetivo tornar a cultura independentemente da sua origem cultural, acessível a população de forma gratuita. Salientado que além da bagagem cultural, desde sua primeira edição gera na cidade um cenário econômico, ofertando atividades remuneradas diretas e indiretamente. Isso tudo feito de uma forma sustentável, que visa à vitalidade da cultura pernambucana e brasileira.

A cada edição do Luau Quatro Estações, é realizada uma homenagem a um artista vivo da cidade, através de uma escuta compartilhada com integrantes da classe artística, com o objetivo de incentivar a importância de seu trabalho e a continuidade do mesmo, com o apoio da recíproca social. 

Nesta edição o homenageado é Gonzaga de Garanhuns que está completando 40 anos de cordel, mais de 300 títulos de cardeis e muita cultura na nossa cidade.

É DE GRAÇA!!!

Mais Informações: www.luauquatroestacoes.com.br

Viva ao movimento alternativo!!!

Luau Quatro estações
Homenagem Seu Gonzaga de Garanhuns
23/03/2013
20:00hrs
Espaço Cultural Luiz jardim
Em Frente a Ferreira Costa
Dj Paulo Ferreira
Djs Black Power
Homenagem a Gonzaga de Garanhuns com participação:
Sandoval ferreira
Wilson China
Rogério Diniz
Valdir Marino
Adirson e Jucelio
e o reisado independente de Garanhuns.
Grupo LITERÂNIMA
A Folha 
Nando Azevedo

Dez menores fogem da Funase de Garanhuns

A Polícia Militar foi acionada por volta das 16h30 de ontem (22), diante das informações de que dez internos da FUNASE haviam se evadido.

Os menores serraram uma das grades da cela e de posse de uma barra de ferro quebraram três cadeados que dividiam os pavilhões e fugiram pelo portão dos fundos.

A Polícia Militar montou uma operação com as equipes da ROCAM, GATI e as Guarnições da área da 1ª CPM/9º BPM e contiveram o principio de rebelião.

O policiamento realizou várias diligencias nas áreas de Garanhuns e Região, porém sem êxito na captura dos infratores.

Do Agreste Violento

sexta-feira, 22 de março de 2013

Zona Rural de Garanhuns celebra o Dia Mundial da Água


Comemorado mundialmente em 22 de março, o Dia da Água vem ganhando cada vez mais importância no calendário de festividades. Por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tendo parceria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) e a Econordeste, os moradores do Sítio Cruz, em Garanhuns, tiveram, hoje, uma manhã especial, com ações voltadas à conscientização e preservação da natureza.

Na programação, alunos da Escola Manoel Correia Evangelista fizeram apresentações culturais em corais e recitais, enaltecendo as belezas dos oceanos, lagos e rios. Pais e professores acompanharam o evento, que também contou com a participação de líderes comunitários da região e representantes dos sindicatos e órgãos estaduais e municipais.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Bárbara Oliveira, levar o acesso à informação é um passo decisivo para que todas as pessoas tenham noção do cuidado e economia que água precisa ter. “Estamos entregando cartilhas ilustrativas, a Declaração Universal dos Direitos da Água e outros informativos que abordem como o cidadão pode fazer para participar desta campanha que é de todos nós. A partir daí, com engajamento, os projetos que vierem a ser desenvolvidos resultarão positivamente não só em nossa região, mas numa dimensão mundial”, ressaltou.

Ainda no encontro, que aconteceu na igreja da localidade, era possível observar os olhos atentos e a concentração dos pequenos, que ouviram uma palestra com o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), membro do Codema e Econordeste, Renato Mattos. A abordagem do palestrante foi o projeto de revitalização de nascentes que irá beneficiar o abastecimento de água na comunidade e a escassez da água no planeta. “Mesmo numa área privilegiada, que tem uma transição com a caatinga, Garanhuns já perdeu muitas nascentes, e isso que não pode acontecer. Vamos executar projetos que visem esse cuidado pela qualidade e manutenção da água”, detalhou.


Programa do Governo do Estado contempla criadores de animais em Garanhuns


O Governo do Estado, sob a coordenação do IPA, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da secretaria de Agricultura, junto aos Sindicatos Rurais e Associações, estarão cadastrando a partir desta segunda-feira (25), até o dia 27 de março, os agricultores de Garanhuns, bem como dos Distritos de Miracica, São Pedro, Iratama e demais localidades do espaço rural.

A ação tem como objetivo fornecer aos criadores 35 kg de cana por animal, que serão utilizados para alimentar o rebanho. A expectativa é de que 3.952 cabeças sejam atendidas. Os agricultores cadastrados receberão a cana quinzenalmente, nos dias de sexta-feira, no parque de exposição de animais de Garanhuns ou na sede dos Distritos.

O cadastramento será efetivado no Salão de Reuniões do Sindicato Rural Patronal (ao lado da Câmara de Vereadores de Garanhuns), no horário das 8 às 14 horas. É necessário levar documento com foto e declaração da Adagro onde consta o número de animais. As inscrições são limitadas levando-se em consideração a quantidade de animais a serem atendidos. Independentemente do tamanho do rebanho do criador o mesmo só poderá cadastrar o limite máximo de 30 animais dentro do programa.

Confira os dias do Cadastramento:
· Criadores do Distrito de São Pedro, incluindo Sítio Belamente e Adjacências – DIA 25 DE MARÇO DE 2013 (segunda-feira).

· Criadores do Distrito de Miracica, incluindo os Sítios Jardim, Mimosinho, Cachoeirinha do Jardim e Adjacências – DIA 26 DE MARÇO DE 2013 (terça-feira).

· Criadores do Distrito de Iratama, incluindo os Sítios Castainho, Estivas e Adjacências – DIA 27 DE MARÇO DE 2013 (quarta-feira).

Mais informações procurar o IPA ou a Secretaria de Agricultura de Garanhuns

PRF recolhe 96 animais às margens das rodovias de municípios próximos de Garanhuns

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeitura de Garanhuns apreenderam animais que estavam espalhados nas margens da rodovia BR423, entre os municípios de Jucati e Lajedo. A operação, que resultou na apreensão de um total de 96 animais, aconteceu na última quinta-feira. Dos 96 bichos, 9 estavam em Garanhuns, 79 em Jucati e outros oito no quilômetro 59, perímetro urbano de Lajedo, onde cinco deles foram encontrados amarrados e três perambulando livremente pela pista.

O recolhimento de animais amarrados se deve ao fato de que, às vezes, meliantes desamarram os animais e roubam suas cordas, além de passarem quase todo o dia sem proteção alguma contra o sol, alimentando-se de lixo e bebendo águas de esgotos que correm a céu aberto, demonstrando total descaso e desrespeito dos donos para com seus animais.

A PRF continuará com o serviço de apreensão nas BR's 423 e 424 visando, com isso, reduzir o número de acidentes por atropelamento animal.

Diário de Pernambuco

Músicos de Garanhuns irão se encontrar para prestar homenagem a Dominguinhos



Sanfoneiros e grupos de forró pé-de-serra de Garanhuns e de outros municípios do Agreste Meridional irão se encontrar para prestar uma homenagem ao filho da terra da garoa, Dominguinhos. A escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti servirá de cenário para os mais de 50 músicos que já confirmaram presença, executarem juntos os sucessos do ídolo, ao ar livre, e ao mesmo tempo pedirem pela sua recuperação. "A cada momento, o número de músicos vem crescendo, eles chegam querendo participar também e isso demonstra que Garanhuns está solidária à Dominguinhos", afirma a Diretora de Cultura da cidade, Cirlene Leite.

O movimento "Força Dominguinhos, Garanhuns torce por você", reunirá fãs e amigos do artista e será um marco importante para a cidade. As mídias sociais, Tvs, rádios, jornais e revistas estarão presentes, para divulgar o amor que o povo de Garanhuns tem pelo seu idolo e que tanto fez pela nossa cidade. Muitas dessas pessoas seguem seus passos na música, e sua influência precisa ser exaltada. Garanhuns se solidariza com Dominguinhos neste momento difícil e ora por sua recuperação.

LOCAL: Escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
Data: 25/03/2013 (segunda-feira). Horário: a partir das 08h.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Garanhuns lançará Programa de Aquisição de Alimentos na próxima segunda (25)


Na próxima segunda-feira (25), será lançado, às 10h, em Garanhuns, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este ano, a iniciativa continuará beneficiando o produtor rural com o objetivo de incentivar a comercialização de produtos do campo, fortalecendo a agricultura familiar. O programa ainda propicia a aquisição com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Atualmente, o PAA tem 36 agricultores cadastrados e funciona de maneira contínua. Nas segundas-feiras, o ponto de encontro dos fornecedores é na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). Lá, funcionários da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) fazem a compra direta para posterior distribuição em asilos, creches, escolas, fabricos e outras entidades beneficiadas.

Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Prefeitura de Garanhuns inaugura pregão eletrônico


Em parceria com o Banco do Brasil, a Prefeitura de Garanhuns inaugurou nesta quinta-feira (21), o Pregão Eletrônico responsável pelo controle dos processos licitatórios da máquina municipal. O acesso das informações é aberto ao público, que pode acessar a página virtual do pregão ou ir até a sede da Comissão de Licitação e Contratos da cidade.

De acordo com o prefeito Izaías Régis (PTB), a medida além de dar mais transparências aos gastos públicos, vai diminuir os custos da prefeitura. “Essa inovação faz com que qualquer pessoa possa ver as licitações em qualquer parte do mundo”, explicou o prefeito.

O petebista também enfatizou que, com a implantação do pregão, a concorrência licitatória nos projetos municipais deve ser mais “leal” entre as empresas inscritas. Régis afirmou que, em menos de uma semana, a prefeitura economizou em mais de 60% no valor estimado para a obtenção de medicamentos para o município.

“Acreditamos que podemos ter resultados positivos com esse sistema. Já conseguimos economizar uma quantia significante na compra de medicamentos. Além de inibir a concorrência desleal, o sistema também ajuda na impossibilidade de efetuar irregularidades no controle dos cofres públicos” encerrou.

Diário de Pernambuco

quarta-feira, 20 de março de 2013

Governo Municipal estuda parcerias para instalação de fábricas em Garanhuns


Na manhã desta terça-feira (19), empresários da região participaram de reuniões com o prefeito Izaías Régis. Em pauta, discussões para as instalações de três fábricas em Garanhuns. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, também esteve presente. Em comum acordo, ficou definido que as parcerias são bem-vindas e todas serão estudadas para serem colocadas em prática.

A primeira proposta apresentada é de uma fábrica de portas automáticas e manutenção. Além de gerar emprego, a empresa poderia ter a mão de obra com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e atender demandas da região do Agreste Meridional.

Outra possível instalação é a de uma Unidade de Biodiesel. Ecologicamente correta, a fábrica vem incentivar a agricultura, sendo menos poluente ao meio ambiente e contribuindo para geração de renda das pessoas. A terceira fábrica deverá ser a de biscoitos à base de batata doce.

Qualificação profissional e a geração de emprego e renda é uma das prioridades da gestão municipal. “Tenho buscado parceiros e mais empresas para estarem em Garanhuns. Precisamos oferecer o emprego e a renda para o povo”, disse o gestor Izaías Régis.

Secom

2º Festival do Sorvete da Quadrilha Junina Luminar de Garanhuns


Ministério Público emite recomendação sobre denúncias de abuso sexual entre internos do Case de Garanhuns

Promotora Marinalva Almeida
Denúncias de abuso sexual entre socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Garanhuns, no Agreste, levadas ao Ministério Público de Pernambuco fizeram com que o órgão emitisse uma recomendação para investigação administrativa dos casos. As informações foram repassadas diretamente para a Promotoria de Justiça de Garanhuns e a instituição terá que encaminhar os responsáveis para a polícia para que as providências legais cabíveis sejam tomadas.

De acordo com o documento, após a apuração dos casos, deverão ser adotadas as medidas punitivas em âmbitos administrativo e penal, incluindo a responsabilização de funcionários por possível omissão.

A recomendação é de autoria das promotoras de Justiça Marinalva de Almeida e Mariana Cândido Silva. Todos os casos de suspeita ou consumação de violência sexual contra adolescentes internos da instituição devem ser comunicados à Curadoria da Infância e da Juventude de Garanhuns.

Caso a solicitação não seja atendida, a entidade e os dirigentes que mantêm o programa de Execução de Medida Socioeducativa Internação poderão ser responsabilizados civil, administrativa e criminalmente.

Diário de Pernambuco

CDL Jovem Garanhuns está se fortalecendo


Em fase de reestruturação, a CDL Garanhuns está mais uma vez investindo para formar uma liderança jovem que poderá ser uma alavanca para o futuro do nosso desenvolvimento. Pensar Garanhuns daqui a dez, vinte anos é algo que tem que ser iniciado agora.

 O grupo está se formando, e, com grande potencial para ser inserido na sociedade garanhuense.  Com vistas à formação e capacitação  do grupo, a CDL convidou o Professor Calvino Brasil, da CAPACCIT. O mesmo está muito otimista com a vontade do grupo em poder fazer algo  pela Cidade que está com grandes perspectivas de tomar o rumo do desenvolvimento.

O Presidente Fernando do Couto Soares tem tido a preocupação de criar um grupo forte de liderança jovem, que auxiliará a CDL Sênior.

Garanhuns está mostrando um potencial de desenvolvimento nunca visto em toda a sua história. Espera-se que em poucos anos, tenhamos a BR 423 duplicada, com um Shopping Center funcionando juntamente com o grupo G. Barbosa, a possível instalação do Atacarejo do Grupo Carrefour, somado com o Atacadão ASSAI do Grupo Walmart, A reforma da Av. Santo Antonio, o distrito industrial recebendo indústrias, os pontos turísticos tendo o que mostrar, o teleférico implantado, entre outras atrações que, sem dúvida, atrairão a presença de todo o Agreste Meridional e Cidades alagoanas da nossa vizinhança, bem como turistas de diversas partes dos Estados vizinhos. Acrescente-se isso ao funcionamento da FAMEG com o curso de medicina entre outros e a vinda de outras faculdades e universidades para incrementar o nosso pólo educativo.

 Todas as coisas acima citadas não são frutos de utopia, mas de possibilidade real de acontecer. Garanhuns nunca mais será a mesma.

Existe uma necessidade de preparação e capacitação de mão de obra especializada e da formação de liderança jovem para gerir esse desenvolvimento num futuro bem próximo. É por esse motivo que a CDL está, entre outras coisas, tão atenta em incentivar os jovens para despertarem em relação ao nosso futuro.

Na Próxima quinta-feira 21 haverá outra reunião e a expectativa é que o número de participantes seja dobrado. Se você é jovem empresário e deseja unir-se aos demais, entre em contato com a CDL Garanhuns: 3761 7181, Procurar Felipe, ou 9647 9331, Professor Calvino Brasil.


Em Garanhuns: Espetáculo "Aruá, o boi encantado" faz apresentações neste final de semana



O espetáculo "Aruá, o boi encantado" foi escolhido para integrar a programação de um dos maiores Festivais de Teatro do Brasil FESTIVAL DE CURITIBA - FRINGE. Além da estreia nacional da contação de história: A história das Maracanãs.

Nesse momento ele pedem que assinem o LIVRO DE OURO, mediante o valor que puderem contribuir. Estão em contagem regressiva para atingir a meta de R$15.000,00 para poder bancar os custos da viagem.
Quem puder contribuir é só depositar em uma das contas abaixo:
Conta Caixa Econômica Agência 0052 / Poupança 00028278-8 / Operação 013 e
Banco do Brasil Agência3613-7 / Conta Corrente 900.096-8.

Também pode contribuir prestigiando e assistindo ao "Aruá, o boi encantado":
Sábado 23 de março às 16h
Domingo 24 de março às 10h e às 15h
Teatro Luiz Souto Dourado - Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante em Garanhuns
Ingresso R$10,00 inteira / R$5,00 meia (com o panfleto R$8,00 a inteira)

Além das doações e dos espetáculos existe a Rifa de um violão Gianini Start N-14 N Cor natural com capa padronizada pela Agreste Musical no valor de R$2,00 a serem compradas no espaço Vida Saudável de Geison Silvério por trás da Ferreira Costa, no salão D'vallo (galeria na rua do Sesc) e espaço Vida Saudável em frente à Bailarte.

terça-feira, 19 de março de 2013

Atleta da equipe de vôlei de Garanhuns faz apelo as autoridades

Volei feminino tricampeão na Copa Tv Asa Branca

Os atletas de vôlei feminino e masculino de Garanhuns, que representaram muito bem a cidade o ano passado nas competições da Copa Tv Asa Branca, estão precisando de uma quadra para realizarem seus treinamentos, afim de participarem novamente deste campeonato. Uma atleta fez o apelo as autoridades, ao prefeito e vereadores da cidade, na rede social do facebook, para que ajudassem. Segue abaixo o pedido de Karllydianny Lacerda:

"Venho aqui pedir aos nossos amigos empresários, nossos amigos vereadores, e ao Senhor Prefeito, que por favor nos ajude. Nós que formamos as Seleções de Vôlei feminino e masculino de Garanhuns estamos sem treinar pq ainda não temos uma quadra certa. Logo mais a frente vem campeonato importante que é a COPA TV ASA BRANCA DE VÔLEI, Na qual somos as campeãs atuais por 3 anos seguidos. Ano passado fizemos a casadinha no feminino e no masculino. Representamos muito bem nossa cidade. E humildemente precisamos da ajuda de todos, pois não temos condições de nos mantermos sozinhos. Pois tudo é muito caro, viagens, alimentação, materiais esportivos. AUTORIDADES nos ajudem. O esporte de Garanhuns também precisa de vocês. Obrigada!"

Mototaxista foi assassinado em Garanhuns na noite desta segunda (18)


Um mototaxistas foi assassinado na noite desta segunda (18) em Garanhuns. A vítima, Carlos José Alves da Silva, de 30 anos, foi alvejado com cinco tiros na cabeça, tórax e braço. Ele residia no Sítio Cagado, município de Garanhuns. Carlos trabalhava no ponto da Padaria Suíça, Centro da cidade, onde pegou o passageiro que tirou sua vida. Foi assassinado na Rua Paraguai, Cohab II, defronte a Locar, por volta das 22h.

O assassino levou sua Moto Honda CG 150, ano 2006 de cor vermelha e placa KIX-0333. Também foram levados seus documentos pessoais e da moto.

Dois menores de 17 anos foram apreendidos pela Polícia Militar na manhã de hoje, ambos envolvidos na morte do mototaxista. A moto foi recuperada e a arma usada no crime foi apreendida. O menor de vulgo "Charque"  assumiu a autoria do Latrocínio e disse que matou por que a vítima reagiu.

Fonte: Agreste Violento

Governo Municipal cria ampla rede de proteção

Aprovada pela Câmara de Vereadores foi sancionada pelo prefeito Izaías Régis uma lei estabelecendo a criação de uma rede de programas sociais destinados a combater a pobreza, a marginalização e discriminação, além de possibilitar a redução das desigualdades no município. Os programas incluem o apoio às crianças, adolescentes e idosos, construção de moradias, assistência geral à população carente, estimulo à cidadania e a família, a luta contra a fome e miséria, atendimento permanente na área de saúde, geração de renda e incentivo às atividades culturais e ao desporto amador.

Os programas criados pelo Governo Municipal serão divididos, segundo as ações, em “Programas de Natureza Social” e “Programas de Natureza Cultural”. Cada um deles receberá uma denominação específica, como Nascer Feliz, Educação para o Trabalho, Agasalhar, Família Cidadã, Viver Melhor, A Primeira Casa, Povo sem Fome, Esporte para Todos, Incentivo às Artes, Apoio à Criança, Apoio ao Idoso, etc.

A lei dispõe de como funcionará cada programa, trata dos recursos utilizados e determina quais as pessoas que poderão usufruir dos benefícios. Assim, por exemplo, o Programa de Apoio à Criança e ao Adolescente consiste no desenvolvimento de ações que visem à melhoria da relação familiar, o afastamento do trabalho infantil, a participação em atividades esportivas e a prevenção contra o uso de drogas de qualquer espécie, bem como o incentivo à profissionalização por meio de cursos.

Outro exemplo: o Programa de Apoio ao Idoso visa promover ações que objetivem a integração da pessoa idosa na comunidade, atender o idoso nas suas necessidades básicas quanto à saúde, alimentação, moradia, transporte, socialização e convivência, oferecendo assistência e buscando a manutenção da convivência familiar e ainda, a socialização do idoso com promoção de eventos sociais, culturais e artísticos com a participação efetiva dos mesmos.

A proposta do Prefeito é bem ampla, com o objetivo de atender o povo de Garanhuns em necessidades básicas, aí incluindo a cesta básica, o atendimento médico ou dentário e a moradia. Vai, além disso, com planos que incluem o incentivo aos artistas – nas áreas de literatura, teatro e música – e aos desportistas.

Serão atendidas prioritariamente as pessoas carentes, residentes no município. A lei inclui na parte cultural eventos como a festa de Natal, os Festivais de Jazz e de Inverno, Semana Santa, Criação do Município, Carnaval, Festa do Padroeiro da Cidade e outras festividades de natureza cultural.

Secretaria de Comunicação Social

Garanhuns vivencia Semana da Mulher com ações de cidadania


Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, começa amanhã (20) mais uma semana de atividades e atendimentos voltados às mulheres garanhuenses. As equipes das Unidades de Saúde da Família estarão engajadas durante cinco dias na prestação dos serviços.

Amanhã, o dia vai ser dedicado à prevenção do câncer de útero. Será realizada a coleta do exame de citologia oncótica (Papanicolau) e palestras educativas.

No dia 21, a abordagem especial será planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis. Ainda na programação, palestras educativas, vacinação, distribuição de camisinhas e métodos contraceptivos serão distribuídos.

Já na sexta-feira, o atendimento multiprofissional é para as gestantes. O público vai receber palestras sobre gravidez, parto e puerpério. Elas terão atendimento bucal exclusivo.

Segunda-feira (25), os encontros debaterão as formas de combate da violência contra a mulher. A população em geral e os casais podem participar. Para encerrar, na terça-feira (26), solicitações de mamografias, exames das mamas e palestras voltadas ao climatério (menopausa). O público-alvo são mulheres de 40 anos acima.

O secretário de Saúde, Harley Daivdson, afirma que ações como esta fazem com que haja maior aproximação com a população. “Nossa meta é conseguir conscientizar as mulheres. É preciso ajudar nas prevenções e fazer com que elas se cuidem, afinal, a saúde é base para qualidade de vida”, disse.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dominguinhos está minimamente consciente, diz boletim médico


O músico Dominguinhos, internado desde o início do ano por causa de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca, está "minimamente consciente", informou boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (18). Ele está no Hospital Sírio-Libanês desde 13 de janeiro.

"Houve melhora do quadro cardiológico, respiratório e renal. Do ponto de vista neurológico, ele apresenta estado minimamente consciente, demonstrando discretos sinais de recuperação", informa boletim assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza Galvão. Ele permanece internado, sem previsão de alta.

Visita

Na noite de sábado (16), Dominguinhos recebeu a visita do amigo e cantor Sérgio Reis. Segundo a mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, Sérgio Reis cantou e conversou bastante com o músico. "Ele reagiu e ficou muito feliz, muito emocionado", disse.
A mulher disse que os danos neurológicos “foram os mínimos possíveis”. Guadalupe citou que, recentemente, a cantora Elba Ramalho esteve com ele no hospital, cantou ao pé do ouvido e rezou. Segundo a mulher, essas visitas são importantes para o estímulo neurológico de Dominguinhos.

"Estamos fazendo um trabalho junto com uma neuropsicóloga para resgatar a memória dele, para incentivá-lo a querer viver e não desistir", disse a mulher do músico.

Ela disse que coloca músicas, mostra fotos e revistas e conversa bastante com Dominguinhos para estimular seu cérebro. "Aos poucos, ele está tendo momentos de consciência. Ele se comunica através do olhar, se emociona, chora e olha nos meus olhos", afirmou.

G1

Atleta de Garanhuns vence a 30ª Corrida de Aracaju neste final de semana


A 30ª edição da Corrida Cidade de Aracaju teve o pódio dominado pelos nordestinos tanto no masculino quanto no feminino. Sem muitos figurões na prova por conta do choque de calendário com a Maratona de São Paulo, que aconteceu neste domingo, a tradicional corrida sergipana não deixou de ser emocionante. O evento comemorou os 158 anos de Aracaju e contou com cerca de 1200 atletas participantes.

Entre os homens, o primeiro colocado foi o pernambucano de Garanhuns Marcos Antônio. Ele completou a percurso de 25 quilômetros de São Cristóvão até Aracaju com o tempo de 1’16’50. Já entre as mulheres a campeã foi a baiana Graciete Moreira. A corredora cruzou a linha de chegada com o tempo de 1’32’53.

Masculino

Já nos primeiros quilômetros de prova Marcos Antônio largou na frente e mostrou que seria um dos grandes favoritos. Ele conseguiu abrir boa vantagem em relação aos adversários e administrou bem até o final da prova, vencendo com tranquilidade. O pernambucano conquista o lugar mais alto do pódio pela segunda vez. Ele venceu a edição de 2008 da Corrida Cidade de Aracaju.

- Fiquei muito feliz com esse resultado. É uma prova que eu gosto muito de correr e inclusive já venci. Adotei a estratégia de imprimir um ritmo forte desde o começo para me distanciar dos adversários e depois ir administrando. O plano de prova foi correto e eu consegui o objetivo – disse o campeão.

O Sergipano melhor colocado na corrida foi José Nilson, com o tempo de 1’22’15.

Classificação

1º Marcos Antônio -1’16’50
2º João Marcos (Gari)- 1’18’42
3º Enio de Lima- 1’19’52
4º José Everaldo Mota- 1’20’22
5º Jair José da Silva- 1’20’40

Caju News

sábado, 16 de março de 2013

Comunidade Quilombola Estrela vivencia festividade

Neste sábado (16) e domingo (17), a Comunidade Quilombola Estrela vivencia a primeira edição da festa Quilombola de Estrela. O governo municipal de Garanhuns, por meio da diretoria de cultura apoia a iniciativa. A programação será marcada por shows e apresentações de grupos culturais.

Confira a Programação completa:

Festa Quilombola de Estrela

Sábado - 16/03/2013
20h - Coral de Estivas
20h30min - Grupo de Dança da cidade de Betânia
21h30min - Grupo da Comunidade de Quilombo (Águas Belas)
22h30min - Nação Quilombo (Tigre)
23h - Grupo Afro-estrela
23h30min - Djair e Banda

Domingo - 17/03/2013
19h30min - Grupo de Dança Estivas
20h - Mestre Juarez
20h30min - Nação Negra de Tigre 
21h - Revelação Musical

Secom

Mulher de Dominguinhos diz que ele está se recuperando bem



Guadalupe Mendonça, mulher de Dominguinhos, divulgou nesta sexta-feira, no perfil da rede social do seu facebook, que nenhum médico lhe informou sobre o quadro de Dominguinhos ser irreversível, e ao contrário do que disseram, ele está se recuperando bem; tem reações, mexe pernas, braços, abre os olhos e até se emociona. Segundo Guadalupe, hoje o hospital Sírio Libanês vai divulgar um boletim médico informando o quadro de saúde do Dominguinhos.

Abaixo o desabafo de Guadalupe:
Eu Guadalupe peço desculpas a vcs ,por todas essas declarações de mau gosto ,irresponsávéis e inconsequentes. Porque nenhun médico que cuida de Domingos não teve essa conversa comigo e com a Liv, mesmo porque Domingos ,que é de origem muito humilde, mas finíssimo nas suas colocações e educado tbm, sem afetção nem deslumbramentos de nada...detestaria tal divulgação, pela sua classe e discrição. Quantas vzs ficamos com ele ,só a família,ou seja, eu e a Liv, e ninguem nunca soube, apenas alguns... Se vê que quem divulgou essa história, não o conhece ,não o respeita e nem torce pela sua recuperação. O tempo dirá...Hoje saírá o boletim (verdadeiro) do Sírio Libanês . E eu acompanhei ao exame minuncioso ,feito pelo dr Paulo Marchiori; Quase bom, porque tem evolução, ganhamos mais um ponto assistimos aos filmes que o dr Paulo Marchiori pediu para ver a evolução de Domingos e suas reações com as pessoas.O que mais o empolga é vê Mestrinho ,tocando para ele,emocionante... AH Quando casamos com alguem ,e construimos outra família ,essa família é nossa. no caso de alguem que separou, a outra família foi deixada com a família anterior e essa nova família é que é a nossa constituída por nós. Domingos resistiu para não abrir os olhos ,moveu as pernas, os braços e mãos, apertou minha mão,me puxou em sua direção,olhou nos meus olhos e até se emocionou. Obrigada a todos que o admiram de verdade .que torcem pelas suas melhoras e pedem por ele Nada como um dia após o outro... O SENHOR É MEU PASTOR NADA ME FALTARÁ.O SENHOR É CONOSCO !!! AMANHÃ ELE RECERÁ A VISITA ILUSTRE E AMIGA DE SÉRGIO REIS.GRANDE ABRAÇO !!! GUADALUPE

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dominguinhos em coma e filhos brigando na justiça para administrar bens do cantor

Dois filhos do cantor Dominguinhos divergem sobre o estado de saúde do pai. Enquanto o mais velho, Mauro Moraes, afirma que, após quase dois meses internado, o sanfoneiro entrou em coma irreversível, outra filha, a também cantora Liv Moraes, diz que o pai ainda tem momentos de consciência.

"Eu não sei o que significa coma irreversível. Meu pai tem respostas, mexe a mão, abre os olhos, embora às vezes fique olhando para o nada. O estado dele é muito grave. Os médicos deram uma porcentagem muito pequena de volta, mas estão tentando", disse Liv Moraes.

"Se é irreversível, por que estariam tentando fazer coisas? Os médicos disseram que a gente não espere uma coisa maravilhosa, a gente já está preparado, mas nunca disseram 'acabou'. Dizer que é irreversível é algo muito sério. Estou profundamente triste com tudo isso. Nunca esperei ver uma notícia dessas", completou a filha de Dominguinhos.

A cantora disse também que ontem esteve com a doutora Nise Yamaguchi, oncologista e chefe da equipe que cuida do sanfoneiro. Segundo Liv, a doutora não comentou nada sobre coma irreversível. A equipe também é chefiada pelo neurologista Paulo Marchiori.

"Soube dessa notícia hoje. O câncer dele tinha estacionado há um tempo. Ele faz quimioterapia faz uns seis, sete anos, e tinha estacionado. É muito delicado para a família. Precisamos de um tempo para digerir. Sei que as pessoas querem saber como meu pai está, uma pessoa muito amada, mas precisam respeitar a família", disse a cantora.

Procurada pela reportagem, a doutora Nise Yamaguchi não foi localizada. O último boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, onde o músico está internado, foi divulgado no dia 14 de janeiro.

Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa da instituição disse não poder divulgar o atual estado de saúde do sanfoneiro. Segundo a filha de Dominguinhos, o hospital deve divulgar novo boletim neste sábado (16), após a equipe que cuida do músico avaliar seu estado de saúde. "A família nunca impediu que boletins fossem divulgados. Eles devem ter parado por não ter havido alteração no estado dele, que estava estável. Preferiram não ficar divulgando a mesma coisa todos os dias."

O músico Dominguinhos havia sido transferido do Hospital Santa Joana, no Recife, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 13 de janeiro, e respondia bem ao tratamento médico.

Dominguinhos foi internado com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Ele foi submetido a uma traqueostomia e, também, vinha passando por sessões de hemodiálise.

No último dia 3, durante a passagem de sua turnê por São Paulo, a cantora Elba Ramalho aproveitou para visitar o amigo Dominguinhos no hospital. Segundo pessoas próximas à artista, ela cantou algumas músicas e o compositor teria reagido bem, com alguns reflexos.

AÇÕES NA JUSTIÇA

Além da discordância com seu irmão Mauro em relação ao estado de saúde de Dominguinhos, Liv Moraes também falou sobre o incômodo de ter de lidar com as duas ações movidas pelo filho do compositor e sanfoneiro contra ela.

Em fevereiro deste ano, Mauro entrou com duas ações no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a cantora. A primeira, que corre em segredo de justiça, diz respeito a uma procuração pedida por ele para administrar os bens de Dominguinhos.

"Todo mundo sabe que quem cuida das coisas do meu pai há mil anos sou eu. Quando meu pai ainda estava consciente, resolveu que minha mãe seria sua procuradora e que nós cuidaríamos das coisas dele. Meu pai resolveu que daria isso à minha mãe, não ao filho dele. Não precisa falar mais nada, não é?", disse a filha de Dominguinhos.

Na outra ação, Mauro alega que Liv o impediu de entrar no apartamento de Dominguinhos, em São Paulo, onde ele está morando desde que o compositor foi internado, e que ela exigiria que ele deixasse o imóvel.

"O senhor Mauro alega que a senhora Liv exige que ele deixe o apartamento, não é necessariamente isso. Não entramos com a defesa ainda porque não fomos citados", disse Paulo Jacobina, advogado da cantora.

"Ele diz que eu o ameacei de não entrar lá, mas fui eu que abri o apartamento para ele. Não queremos que ele saia, mas ele precisa dizer o que pretende, pois o apartamento tem muitas despesas. Quer morar lá, então precisa pagar as contas, condomínio, que é alto, luz, outras coisas. Não quero atacar o Mauro, só queremos a recuperação do meu pai", comentou Liv Moraes, filha de Dominguinhos com Guadalupe Mendonça.

À Folha, Mauro disse que pretende voltar ao Rio, onde mora com sua família. "Eu vim aqui para São Paulo apenas para cuidar dele. Este assunto está sob júdice, não quero falar sobre isso. A única pessoa que importa é meu pai. Estou longe da minha família há três meses, minha vida inteira foi no Rio, não pretendo ficar aqui. Estou muito triste e orando pelo meu pai, milagres existem. A pessoa que mais quer que ele acorde sou eu", disse Mauro, filho do primeiro casamento de Dominguinhos com Janete Silva de Moraes, que morreu em maio de 2012.

"Tem a opinião dela e tem a minha. Eu apenas disse o que o médico falou para mim. Às vezes, ele abre o olho, aperta a minha mão, mexe os dedinhos, mas está inerte. Não sei o que ela [Liv Moraes] está falando, mas também não me interessa. Meu pai não ouve e não fala. Estou fora de casa há três meses, desde o dia em que ele foi internado", disse o filho de Dominguinhos.

Sobre a "contenção de gastos da família", a cantora disse que o governo de Pernambuco tem ajudado no tratamento de Dominguinhos, e que a família pretende procurar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para que ajude a custear o tratamento do músico.

Da Folha de São Paulo

Ministério da Fazenda diz que TelexFree sugere modelo de pirâmide financeira


A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda informou que o modelo de negócios da Telexfree, empresa que anuncia ser detentora de tecnologia VoIP (telefonia por internet), sugere um esquema de "pirâmide financeira" – o que é crime contra a economia popular.

"A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51", informou a Seae.

Ministério Público de Mato Grosso
A suposta prática da empresa, que já está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Mato Grosso, consiste na formação da rede de divulgadores da tecnologia vendida pela empresa. O interessado precisa comprar o direito para tornar-se um divulgador da empresa e, então, passa a postar anúncios da Telexfree na internet e a convencer outras pessoas a aderirem ao sistema.

O MPE de Mato Grosso também achou indícios da prática de "pirâmide financeira" – uma vez que a remuneração por esse trabalho seria paga em dólares com o dinheiro captado com as novas adesões de divulgadores – o que é vetado pela legislação justamente por ser "insustentável" e por não revelar qualquer ligação de fato entre o marketing proposto e o produto vendido pela empresa. A propaganda da Telexfree usa uma Ferrari financiada por estelionatário, informou o MP.

Empresa não tem acordo com operadoras
A Seae do Ministério da Fazenda também informou, por meio de nota à imprensa, que não foi comprovada a parceria entre a Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, e operadoras de telefonia móvel ou fixa – o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa.

Com base nas informações prestadas pela empresa, a Seae informou concluir que estão presentes "indícios" de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização. São elas: o estímulo à economia informal e a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.

A Seae informa ainda que a descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio. Por fim, informa que encaminhará suas conclusões ao Departamento de Polícia Federal e à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para que estes órgãos, caso entendam necessário, "promovam as devidas investigações sobre o caso".

Outro lado
O advogado da Telexfree, Horst Fuchs, defendeu, na última quarta-feira (13), o sistema de bônus da empresa como uma gratificação por desempenho do divulgador, afastando, segundo ele, a suspeita de que opere como esquema de pirâmide.

“Nós temos hoje uma forma de bonificação, uma forma de remuneração aos divulgadores da Telexfree que premia o desempenho, assim como qualquer vendedor, por exemplo, é premiado de acordo com o que ele vende”, afirmou na ocasião.

G1

GRE Agreste Meridional promove formação para 1.500 profissionais da Educação



A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM) realiza na próxima terça (19) o I Encontro de Formação de Professores do Agreste Meridional, com o tema “Educação do Século XXI: A Escola promovendo Inovação, Conhecimento e Protagonismo”. O evento tem como proposta oferecer momento de reflexão e discussão com equipe técnica da Gerência Regional, equipes gestoras e os docentes das escolas estaduais da região sobre a importância da inovação curricular e do Protagonismo Juvenil na formação integral do ser humano, além das contribuições das políticas públicas educacionais no sentido de assegurar o direito à formação docente.

A ação representa o compromisso e o cuidado da GRE-AM com os educadores que integram a rede estadual nos 23 municípios associados ao Agreste Meridional, entendendo a importância de promover acesso à informação e manter os profissionais que trabalham com a Educação constantemente capacitados e atualizados sobre as novas tendências da área.

Imerso neste objetivo, foram convidadas autoridades no assunto para facilitar palestras com diferentes enfoques sobre o tema principal. A primeira delas será “Educação do século XXI: a escola promovendo conhecimento e fortalecendo o protagonismo”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Machado Martins (UFRPE/UAG). Na mesma manhã, a Profª Dra. Rosângela Tenório (UFPE) será responsável por desenvolver o tema “Currículo e a educação do século XXI: estratégia para construção de uma proposta coletiva”. O círculo de palestras será encerrado com o tema “Leitura inovação: Reflexões Possíveis”, trazendo a contribuição do Prof. Hugo Monteiro da Universidade Federal de Pernambuco para o evento.

O I Encontro de Formação de Professores do Agreste Meridional tem um público estimado de 1.500 participantes, e oferecerá também uma apresentação cultural, mesa redonda e uma mostra pedagógica, onde serão expostos o trabalho e a criatividade das escolas da região em uma grande oportunidade de aprendizado através da troca de experiências profissionais.

O evento acontecerá na próxima terça, 19 de março de 2013, das 8h às 13h:30, na casa de eventos Metroplaza, em Garanhuns.

Músico próximo de Dominguinhos desmente que coma seja irreversível

Pepe, Dominguinhos e Sandro Haick

Hoje fomos surpreendidos com a triste notícia de que um de nossos conterrâneos mais ilustres, um filho que sempre amou e honrou esta Pátria de Simoa, o Mestre Dominguinhos, estaria em coma irreversível.

Infelizmente, a turbulência de emoções do momento, aliada a questões familiares desgastantes que só dizem respeito às partes envolvidas, têm comprometido a lisura das informações transmitidas aos admiradores e fãs.

Não se há negar que o estado é grave, como sempre foi - nosso Mestre luta contra um câncer -, mas aproveito este espaço para divulgar o depoimento de um músico próximo do sanfoneiro, que está extremamente insatisfeito com o que tem sido veiculado pela mídia:

Segundo Sandro Haick, a informação de que o estado é irreversível NÃO PROCEDE. Dominguinhos estaria minimamente consciente, e, ainda ontem, Haick o teria visto mexer todo o corpo (pernas, braços...), olhar para os presentes na UTI, e o quadro - apesar de complicado - NÃO SERIA IRREVERSÍVEL. A reação de Dominguinhos estaria, isso sim, sendo lenta, e um neurologista até teria dito que "ninguém pode prever o cérebro".


AMTT e comerciantes de Garanhuns discutem trânsito da cidade


Na noite desta quinta-feira (14) foi realizada na CDL de Garanhuns uma reunião com os comerciantes e  representantes da AMTT e do Detran-PE para discutir acerca da mobilidade e trânsito na cidade. Estavam presentes várias autoridades, entre elas, o prefeito Izaías Régis, os vereadores Sivaldo Albino e Zaqueu, além do secretário de planejamento Geandré Nogueira e do secretário da Controladoria, Glauco Brandão. O presidente da CDL, Fernando Couto também se fez presente e foi quem deu início a reunião, destacando a importância da participação dos comerciantes da cidade na decisão sobre o trânsito no centro de Garanhuns. Em seguida, o prefeito Izaías Régis frisou sobre a gestão participativa da sociedade nas decisões que ele iria tomar, pois o que a maioria decidisse seria o que ele levaria como resposta para fazer seus trabalhos.

A secretária da AMTT, Ana Rossini, o gestor de Engenharia de Tráfego do Detran, Heronides Campelo, o gestor de Planejamento de Trânsito, Elne Viana e o diretor técnico de Engenharia da AMTT, Denílson Souza são os responsáveis por criar um projeto que traga melhorias no trânsito e na sinalização da cidade. Eles discutiram juntamente com os comerciantes da cidade acerca do estacionamento na Av. Santo Antonio, se continuaria em 0º ou se voltaria a ser 45º, ou ainda uma possibilidade de ser 30º. As opiniões ficaram divididas; uns disseram que com o estacionamento em 0º  diminui muito a quantidade de vagas e prejudica o movimento do comércio. Outros declaram que se voltar a 45º pode prejudicar a fluidez do trânsito, causando mais congestionamentos na avenida.

Essa mudança na forma de estacionamento será uma medida de caráter de urgência para que o comércio de Garanhuns não continue sendo prejudicado nas suas vendas, pois o consumidor evita de ir ao centro da cidade por saber que terá dificuldades para encontrar uma vaga para estacionar seu veículo. O próprio Izaías se mostrou a favor da volta do estacionamento de 45º para avenida.

Os responsáveis por desenvolver um projeto que decida como ficará esses estacionamentos, disseram que iriam fazer um estudo na avenida e prometeram entregar daqui a 15 dias, ao menos dois planos para que os comerciantes analisem e vejam qual melhor se ajusta as condições de melhoria do fluxo de veículos no centro.

Coma de Dominguinhos é irreversível

No dia 25 de fevereiro, médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deram uma difícil notícia para os familiares do sanfoneiro, cantor e compositor José Domingos Moraes, o Dominguinhos: comunicaram que o coma em que ele está há quase três meses é irreversível e ele não deve mais acordar.

Em tratamento contra um câncer de pulmão há sete anos, Dominguinhos foi internado no dia 17 de dezembro com um quadro de pneumonia. No início da internação, sofreu oito paradas cardíacas, chegando a ficar quase cinco minutos com o coração sem bater.

Filho mais velho do primeiro casamento de Dominguinhos, Mauro da Silva Moraes resolveu divulgar o estado de saúde do pai em respeito aos fãs. “Quando meu pai ainda estava internado no Recife, um médico disse que ele não ia mais acordar. Não acreditei, outros médicos disseram que ele poderia sair do coma. Ele abria os olhos e ficava todo mundo esperançoso”, lembra Mauro.

“No mês passado, o médico dele no Sírio-Libanês falou que o coma não tinha mais volta. Eu perguntei se ele ia acordar e ele me disse que não, que o quadro do meu pai estava caminhando para um coma vegetativo”, lamentou o filho. “É triste saber que os admiradores não sabem o verdadeiro estado de saúde dele. As pessoas pensavam que ele estava melhorando. O marcapasso foi retirado, um dos rins está funcionando, mas ele não tem reação alguma. Faz alguns movimentos, como apertar a mão, mas os médicos disseram que é involuntário”, contou. “Oro todo dia para ele acordar. Milagres existem”.

A notícia foi comunicada há cerca de três semanas somente aos amigos mais próximos. Dono do restaurante Arriégua, onde Dominguinhos encontrava os amigos para tocar sanfona, Luiz Ceará foi um dos que souberam do estado do sanfoneiro. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia, mas já era algo esperado. O tratamento de quimioterapia era muito violento, muito cruel”, disse Luiz Ceará, que não foi visitá-lo. “Prefiro guardar a imagem dele bem, feliz”, disse.

Família - O momento para os familiares do sanfoneiro é bastante delicado. Além dos problemas com o estado de saúde dele, há uma disputa judicial entre a ex-mulher Guadalupe Mendonça e o  filho dele, Mauro. Ela o acusa de ter “se apossado” do apartamento do músico no Morumbi. Em entrevista ao blog, publicada na quarta-feira passada, ela usou palavras duras contra Mauro.

Detentora de uma procuração de plenos poderes em relação a Dominguinhos desde 1994, Guadalupe afirmou que Mauro entrou na Justiça para conseguir anular o documento dela e ser o procurador do pai.

Por telefone, falando do apartamento do pai, Mauro foi bastante polido. Disse que não queria entrar em uma troca pública de agressões verbais e que o caso estava sendo resolvido na Justiça. Pediu para falar apenas sobre o pai. “Tive uma vida bastante sofrida. Meu pai foi ausente sim, por conta do trabalho dele, mas sempre o amei muito”, disse. “Deixei minha família no Rio de Janeiro e estou aqui em São Paulo exclusivamente para ficar perto dele e cuidar dele. Sou filho legítimo, por que não posso me hospedar no apartamento dele? Que mal há nisso? Pego dois ônibus todo dia para ir visitá-lo no hospital”, contou.  “Não vou falar mal de ninguém, respeito muito Guadalupe e Liv Morais (filha de Guadalupe e Dominguinhos), mas não quero que denigram a minha imagem”, disse.

Diário de Pernambuco
—–
Fica aqui a minha torcida por um mudança radical nesse prognóstico. Que Dominguinhos consiga sair dessa. Força!

COMUNICADO DA OUVIDORIA MUNICIPAL DE GARANHUNS

Informamos que a Ouvidoria do Governo Municipal de Garanhuns está funcionando no Edifício Matriz Center, 3º andar, sala 35, localizado na Avenida Santo Antônio. De acordo com o ouvidor municipal, Adolfo Lopes, o objetivo é manter um elo entre as necessidades da população com as Secretarias e o gabinete do prefeito Izaías Régis Neto. Todas as pessoas que tiverem alguma sugestão, elogio ou reclamação devem procurar a equipe das 8h às 17h.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Garanhuns realiza Cultura Livre nas Feiras neste domingo (17)

Neste domingo, dia 17 de março, a partir das 6 hs, será realizada, na Feira da Cohab 1 em Garanhuns, o Projeto Cultura Livre nas Feiras. A inciativa tem como objetivo levar ao cotidiano da população que frequenta as feiras livres, uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos expressam seus conteúdos, valorizando não apenas os artistas populares, mas os usos e costumes presentes naqueles locais onde há grande circulação de pessoas.


Detran-PE promove II Seminário de Integralização Municipal do Trânsito nesta sexta (15)

Dando continuidade às exigências do Código de Trânsito Brasileiro em relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, o Detran-PE promove, na próxima sexta-feira (15), o II Seminário de Integralização Municipal do Trânsito - Parcerias, a partir das 8h30, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Atualmente, há apenas 28 municípios pernambucanos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

No seminário, as Prefeituras serão sensibilizadas em relação ao trânsito e mobilidade enquanto fatores indutores de segurança, saúde e economia para a previdência pública. O evento irá mostrar aos gestores as parcerias que podem ser firmadas com as diversas entidades que compõem a estrutura governamental. É o caso, por exemplo, da Caixa Econômica Federal, que possui linha de crédito especial para projetos de sinalização de tráfego. No caso da Polícia Militar, as cidades podem celebrar convênios para a fiscalização de trânsito e o Detran pode orientar em relação à gestão de tráfego em eventos pontuais de grande porte, necessidade de cidades como Gravatá, Garanhuns e Triunfo, por exemplo.

Entre as atribuições dos municípios, estão a gestão da engenharia de tráfego e da fiscalização a veículos e condutores, implantação de sistema de sinalização e fiscalizar o nível de emissão de ruídos e poluentes nas vias municipais. O encontro irá reunir representantes de 185 cidades, das quais 28 já estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Para os municípios se integrarem ao SNT, eles precisam criar um órgão executivo com estrutura para atuar no planejamento, operação, fiscalização, engenharia e educação de trânsito. Conforme o porte do município, poderá ser reestruturada uma Secretaria já existente, criando-se uma divisão ou coordenação de trânsito. Entre as ações bem sucedidas no interior, a presidente do Conselho estadual de Trânsito, Simíramis Queiroz, cita o caso de São José do Egito.

Folha Pe

Ação de cidadania une GRE e Expresso Cidadão de Garanhuns


Numa iniciativa do Gestor Paulo Lins em promover a cidadania ativa na comunidade escolar, a GRE Agreste Meridional estabeleceu uma parceria com o Expresso Cidadão Garanhuns e vai proporcionar a emissão de documentos aos estudantes das escolas estaduais da região.

Ao todo, a ação vai beneficiar cerca de 40 mil estudantes nas 52 escolas vinculadas a GRE-AM, numa mobilização que conta com a visita de dois funcionários do Expresso Cidadão em cada uma das 23 cidades da Regional para emitir, dentro das escolas, carteiras de identidade, CPF e título de eleitor aos jovens cidadãos.

GRE Garanhuns

Hospital Regional Dom Moura normaliza atendimento na UTI


Há alguns dias, o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, precisou restringir o atendimento na UTI devido a diminuição de médicos à disposição, entretanto, os serviços continuaram sendo prestados, 24 horas, com toda estrutura de equipamentos e medicamentos exigida. Transferências foram necessárias para que os pacientes tivessem melhor acompanhamento em outras unidades, inclusive uma delas foi de um paciente que precisava de hemodiálise, serviço não oferecido no HRDM. Neste período, a UTI continuou funcionando dentro da normalidade, sem deixar de receber novos pacientes. Neste momento está funcionando com todos os profissionais necessários para o bom desempenho da Unidade de Tratamento Intensivo. Os médicos em escalas de plantões extra, retornaram às suas funções na unidade, e não há falta de qualquer equipamento ou medicamento necessário.

O Hospital Dom Moura é o mais importante do Agreste Meridional, e por isto, atende pacientes de toda a região, principalmente emergências, e a UTI tem sido utilizada frequentemente para salvar vidas. Aliás, o HRDM continua recebendo novos investimentos. Esta semana chegaram para a emergência dois monitores, dois oxímetros e um ressuscitador. E mais, chegam nos próximos dias, dois desfibriladores e um carro de parada para a emergência.

ÁGUA MINERAL E LAVANDERIA - A diretora do Hospital Regional Dom Moura, Karla Freitas, falou também sobre a notícia de ter sido veiculado na imprensa o fato da água mineral utilizada no HRDM vir de Recife. A gestora disse ser verdade, e que o fato é devido à empresa que ganhou a licitação ser da capital, que está inclusive no site da Rede de Compras do estado para que todos possam tomar conhecimento. A empresa da capital apresentou valores menores que as indústrias de Garanhuns, e que para fazer esta compra, tem que atender ao processo licitatório, não podendo fazer a compra direta para beneficiar empresas da cidade.

Situação parecida acontece com a empresa de lavanderia que presta serviços ao HRDM, sendo também de fora. "Neste outro caso, a concorrência aconteceu na própria Secretaria de Saúde de Pernambuco, que fechou um bloco de serviços, e nele estava incluso o nosso hospital. Lavanderia de roupas, forros de cama, e outros materiais utilizados em hospitais requer uma especialidade, e pelo que soubemos, não tem lavanderia em Garanhuns que preste este serviço, e mesmo assim, precisaria cumprir às obrigações impostas pelo edital da licitação específica" - registra a diretora do hospital, que completa: "Infelizmente são observações feitas por pessoas que desconhecem a administração e os contratos feitos através das licitações, que gostariam de ver estes recursos no município. Nós também, mas precisamos cumprir às exigências da lei".

MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS - A gestora da V GERES, Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara acredita que pessoas que estão sendo substituídas de algumas funções no Hospital Regional Dom Moura possam continuar a passar algumas informações como estas dos últimos dias para a imprensa, com a intenção de prejudicar a atual administração. "São mudanças exigidas pela Secretaria Estadual de Saúde. A gestora Karla Freitas tem feito isto, e deve continuar buscando pessoas competentes e compromissadas, dando oportunidades a novos profissionais em diversos setores do hospital. Um dos principais problemas tem sido os desvios de função, e que pretende aos poucos fazer as mudanças necessárias para otimizar a administração hospitalar." - Finalizou.

V Geres

Garanhuns sedia reunião para tratar da estiagem


Na manhã desta quarta-feira (13) foi realizada a primeira reunião do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira (Cepleite). O evento tratou da longa estiagem e seus efeitos na Bacia Leiteira do estado de Pernambuco. Representantes dos órgãos responsáveis participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam).

A gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Erivânia Camelo, falou das visitas que estão sendo feitas desde a semana passada para intensificar as ações para minimizar a estiagem que castiga a região nordeste. “Estamos nos dedicando a tratar das questões da seca atendendo as carências dos produtores. Sabemos da realidade em que estamos passando. Mas estamos fazendo o possível para melhorar a situação”, afirmou.


A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) apresentou as previsões pluviométricas para os próximos três meses. De acordo com os estudos meteorológicos, em 2012, as chuvas foram 70% abaixo do previsto. Para este ano, a expectativa é de que chova de 30 a 40% menos que o esperado. “As chuvas, mesmo em menor proporção, devem começar no mês de abril”, informou o meteorologista Rone Guedes.

Foram apresentadas, ainda, as ações do Governo do Estado para diminuir a dificuldade do produtor rural. As ajudas com caminhões-pipa, caixas d’água, programas sociais, infraestrutura hídrica e auxílio aos rebanhos deverão ser intensificadas. Além disso, a questão do uso da cana de açúcar também esteve em pauta, já que a distribuição do produto está começando a ficar limitada.

Na ocasião, os participantes ainda tiveram espaço para fazer perguntas e esclarecer dúvidas existentes. As autoridades da Adagro e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com o suporte do Governo Federal e Estadual, também esperam superar as expectativas dos produtores rurais e atender às necessidades do campo.

Secom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger