CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmara aprova fim do 14º e 15º salário de parlamentares


A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, por unanimidade, projeto de decreto legislativo que acaba com a chamada ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano, conhecido como décimo quarto e décimo quinto salários dos deputados e senadores.  Essa ajuda de custo é equivalente ao valor do subsídio de cada congressista.

Pelo projeto aprovado, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje  ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.

Ao discursar no plenário, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG) disse que estava votando o projeto com medo da imprensa. Segundo ele é uma deslealdade com os deputados que precisam dessa ajuda, mesmo assim ele votou pelo fim do benefício.

Do JC

78 municípios estão em Situação de Emergência: 64 deles são de Pernambuco

Três Portarias do Ministério da Integração Nacional reconhecem a Situação de Emergência (SE) em 78 Municípios, 64 deles só em Pernambuco e 14 em outros sete Estados. As Portarias 29, 30 e 31/2013 foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27 de fevereiro.

Os motivos vão desde enxurradas, chuvas intensas, inundações, granizos, doenças infecciosas virais e, no caso de Pernambuco, todos os Municípios estão prejudicados pela estiagem.

Os Municípios são Teolândia, BA; Guarantã do Norte MT; Divisópolis, Nepomuceno, Piranguçu, Turmalina, Coronel Murta e Goiabeira em MG; Itaguajé e Paranavaí no PR; Arroio do Padre, Cristal e Três Arroios, no RS; Anchieta, SC; Taquaritinga, Tupi Paulista, Cubatão e Santo André, em SP.

Municípios pernambucanos

Os 64 Municípios de Pernambuco são: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.

Acesse as portarias, 29, 30 e 31 de 2013 na íntegra

Do portalappm

Papa Bento XVI faz seu último discurso como líder da Igreja Católica


O Papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira sua última audiência como o líder da Igreja Católica, emocionando milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano. O Sumo Pontífice decidiu fazer não fazer vários discursos traduzidos, mas dividir seu pronunciamento em várias línguas. Confira na íntegra os dizeres do Papa em português:

"Queridos irmãos e irmãs,

No dia dezanove de abril de 2005, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: 'É um peso grande que colocais aos meus ombros!'. Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis. E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito."

Na parte mais desenvolvida, em italiano, Bento XVI convidou todos a renovarem a sua confiança no Senhor "como crianças nos braços de Deus, na certeza de que esses braços sempre nos sustentam, permitindo-nos caminhar dia após dia, apesar da fadiga".
"Agradeçamos ao Senhor por cada um dos nossos dias, com a oração e com uma vida cristã coerente. Deus ama-nos, mas espera também que nós o amemos!", disse o Sumo Pontífice. "Nas visitas pastorais, nos encontros, nas audiências, nas viagens, sempre adverti grande atenção e profundo afeto; mas também eu quis bem a todos e a cada um, sem distinções, com aquela caridade pastoral que é o coração de cada Pastor, sobretudo do Bispo de Roma, do Sucessor do Apóstolo Pedro. Cada dia levei na oração cada um de vós , com coração de pai".

Bento XVI agradeceu também as pessoas de todo o mundo que nas últimas semanas lhe enviaram "comoventes sinais de atenção, amizade e oração".

"Sim, o Papa nunca está só, experimento-o agora uma vez mais, de um modo tão grande que toca o coração. O Papa pertence a todos e tantíssimas pessoas sentem-se muito perto dele", ressaltou. "Escrevem como irmãos e irmãs ou como filhos e filhas, com o sentido de um elo familiar muito afetuoso. Aqui se pode tocar com a mão o que é a Igreja - não uma organização, não uma associação com fins religiosos ou humanitários, mas um corpo vivo, uma comunhão de irmãos e irmãs no Corpo de Jesus Cristo, que nos une a todos. Experimentar a Igreja neste modo e poder assim com que poder tocar com as mãos a força da sua verdade e do seu amor, é motivo de alegria, num tento em que tantos falam do seu declínio.

Nestes últimos meses senti que as minhas forças tinham diminuído (confessou Bento XVI),, e pedi a Deus com insistência, na oração, que me iluminasse com a sua luz para me fazer tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja.
Dei este passo na plena consciência da sua gravidade e também novidade, mas com uma profunda serenidade de espírito. Amar a Igreja significa também ter a coragem de fazer escolhas difíceis, dolorosas, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não nós próprios."

Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Náutico e Pesqueira se enfrentam amanhã pelo Pernambucano em Garanhuns

Nesta quarta-feira, 27, o Náutico, único clube representante do estado pernambucano na primeira divisão nacional, jogará contra o Pesqueira, que em virtude de impossibilidade em atuar no seu estádio, vai mandar as suas partidas pelo campeonato pernambucano em Garanhuns.O jogo terá início ás 20h00min no estádio do Sete de Setembro.Os ingressos podem ser comprados amanhã a partir das 10h00min no próprio estádio onde ocorrerá a partida.

Vereadores convidam a população para uma solenidade em homenagem a Garanhuns e o dia Internacional da Mulher

O presidente da Câmara Municipal, Audálio Filho, convida a todos a participar de uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Garanhuns, onde serão homenageados a cidade de Garanhuns, comemorando a data de sua criação, e as mulheres pela passagem de seu dia. 


Gerente do ProRural participa de entrega de cisternas em Garanhuns

O secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, Aldo Santos participou neste sábado (23), na comunidade Sítio Cruz no município de Garanhuns, da entrega oficial de 250 cisternas. A iniciativa da Diocese de Pesqueira, Articulação no  Semiárido – ASA PE e Fundação Banco do Brasil,  traz benefícios à  famílias da  localidade com a construção de cisternas de placa, com capacidade de armazenamento  de 16 mil litros de água para consumo humano.

Na ocasião, Aldo Santos ressaltou a importância da integração entre a sociedade civil e o poder público, através do trabalho articulado entre moradores, Conselho Municipal, Igreja  e Governo. “Conheço a história de lutas e conquistas dos moradores desta comunidade na busca por seus direitos”.

Destacando, ainda, a política do Governo do Estado para universalização do acesso a água até o final de 2014, o secretario afirmou que as famílias de Sítio Cruz também serão beneficiadas pelo Programa Pernambuco mais Produtivo. “Esta é uma ação da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária, que conta com a parceria da ASA Pernambuco, para construção de 15,5 mil cisternas, tipo calçadão, destinadas a produção de alimentos”, explicou.

Prefeito Izaías Régis e secretário estadual se reúnem para discutir a formatação da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns


O prefeito Izaías Régis, vai se reunir, amanhã, às 15h, com o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, e o secretário-executivo, Beto Silva, na capital do Estado. Em pauta, será discutido a formatação da 23ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A diretora de Cultura do município, Cirlene Leite, também participa da agenda externa. (Na foto, Beto Silva, o prefeito Izaías e Fernando Duarte durante o evento Juntos por Pernambuco).


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Garanhuns recebe unidades móveis de SAMU



Nesta manhã de segunda-feira (25), a população de Garanhuns acompanhou um desfile anunciando a chegada das duas unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O percurso começou às 9h e foi feito pelas principais avenidas e ruas da cidade.

Enfeitadas com laços e balões nas cores do Governo Municipal e de sirenes ligadas, foi possível ver a alegria nos olhares, sorrisos e gestos dos garanhuenses que estavam nas portas das casas e nos estabelecimentos comerciais.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entregou as chaves das ambulâncias ao prefeito Izaías Régis na última sexta-feira (22), durante o Encontro Juntos Por Pernambuco, realizado em Gravatá.

Agora, o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para o começo do funcionamento do serviço no município é de 90 dias. “Os profissionais que vão trabalhar nessa estrutura passarão por treinamentos. Depois disso, faremos as contratações. Nossa expectativa é de que possamos começar o atendimento bem antes do mês de maio”, informou Izaías.

As ambulâncias estão expostas em frente ao Palácio Celso Galvão, na Avenida Santo Antônio, até o final da tarde de hoje.

Sec. de Comunicação

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Concurso vai preencher 248 cargos de médicos no Estado

Foi aberto concurso público para o preenchimento de 248 cargos de médico, integrantes do Grupo Ocupacional Saúde Pública.  As vagas são nas áreas de anatomopatologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica médica, infectologia, intensivista de adulto, intensivista pediátrico, nefrologia, neonatologia, neurocirurgia, oncologia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, psiquiatria, tocoginecologia, traumatologia e ortopedia.

Os candidatos que forem nomeados, empossados e entrarem em exercício cumprirão jornada de trabalho correspondente a um plantão semanal de 24 horas ou dois plantões de doze horas cada, para todas as especialidades médicas. O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, a contar da homologação de seu resultado final.

A organização será feita pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), por meio de sua Comissão de Concursos (Conupe) e terá duas etapas. Estas serão constituídas de provas de títulos e objetiva de conhecimento, sendo as questões com conteúdos programáticos relacionados diretamente a cada especialidade médica prevista no edital. Os exames serão  aplicados no Recife e nos municípios Nazaré da Mata, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro e Petrolina.

As inscrições se iniciaram na última sexta-feira (22) e serão recebidas até 17 de março no site www.upenet.com.br. A taxa de participação custa R$ 250. O boleto bancário deverá ser pago até o dia 18 de março. A prova de conhecimentos está prevista para o dia 21 de abril. Já a homologação do resultado final deverá ocorrer até o dia 31 de maio. A remuneração é de R$ 5.995,00, mais gratificação de desempenho.

“O último concurso da Saúde foi em 2009, quando foram oferecidas 540 vagas, apesar de termos chamado 1.541 médicos, praticamente o triplo. Cerca de três anos depois, abrimos um novo processo seletivo, o que demonstra a priorização, por parte desta gestão, com o seu quadro de pessoal e a manutenção e a ampliação dos serviços de saúde de emergência, com escalas completas de médicos, especialmente no Interior, onde há uma grande necessidade”, disse a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Cinthia Alves. Ela salientou que, além das vagas abertas no concurso, há a expectativa de convocação de mais médicos até o final de 2014.

Da Folha-PE

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Governador anuncia benefícios para Garanhuns e outros municípios de Pernambuco



O encontro do governador Eduardo Campos com os 184 prefeitos pernambucanos, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, pode ser considerado um marco na história político-administrativa do Estado. O gestor anunciou em Gravatá investimentos nos municípios da
ordem de R$ 612 milhões, beneficiando a população em setores estratégicos. Os recursos são destinados à saúde, abastecimento d’água, infraestrutura, urbanismo e obras de enfrentamento à seca que atinge o Agreste e o Sertão. Garanhuns está entre os municípios
beneficiados pelas medidas do governante pernambucano.

O Governo está investindo principalmente na saúde, repassando para este setor um total de R$ 250 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão destinados à universalização do SAMU e o fortalecimento da atenção primária em todo Estado. O restante servirá como co-financiamento do Estado no custeio e na manutenção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).

Essas unidades serão implantadas, preferencialmente, nos municípios sede, como Garanhuns. Ainda no encontro de Gravatá, o governador Eduardo Campos assinou o Termo de Cessão e entrega de 36 ambulâncias. Também houve a renovação das parcerias com os
municípios do Programa Mãe Coruja Pernambucana, no valor de 8,5 milhões.

IZAÍAS – O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, está desde ontem participando das reuniões de trabalho com o governador. O dirigente do município está acompanhado da Secretária de Educação, Janecélia Marins, do Secretário de Saúde, Harley Davidson e do Secretário de Planejamento, Fernando Nunes.

Como outros prefeitos que participam do encontro, Izaías avalia positivamente o aporte de recursos para os municípios, anunciados por Eduardo Campos. Um dos benefícios imediatos recebidos por Garanhuns foi a conquista de duas unidades do SAMU, que nos próximos meses estarão servindo à população da cidade.

Acompanham o governador, neste encontro de Gravatá, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o vice-governador João Lyra, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro, além do secretário da Casa Civil, Tadeu
Alencar. Também está presente e usou da palavra o presidente da AMUPE, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, que tem Izaías Régis como vice-presidente da entidade municipalista.

Importante ressaltar que antes dessa reunião de trabalho no município do Agreste Setentrional, Izaías Régis teve uma audiência com o governador Eduardo Campos, quando apresentou projetos de importância para o município, dentre eles a implantação do novo
distrito industrial e a construção de 100 mil metros quadrados de calçamento na cidade.

Secretaria de Comunicação Social
Palácio Celso Galvão

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nove animais foram capturados nas rodovias federais de Garanhuns nesta quinta (21)


Nove animais foram capturados pela Polícia Rodoviária Federal e pela Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, em pouco mais de duas horas nesta quinta-feira (21). 

Eles foram pegos entre 12h10 e 14h45 soltos às margens das BR's 423 e 424, no perímetro urbano da cidade.

Foram pegos dois cavalos, três garrotes, três vacas e um asno. Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses de Garanhuns.

Entretanto, mesmo com esta ação, ocorreram dois acidentes nas BR-423 e 424 provocados por animais soltos.

Um cavalo foi encontrado machucado devido a um atropelamento.

Diário de Pernambuco

Garanhuns recebe duas Unidades do SAMU


O Governo Municipal de Garanhuns recebeu nesta sexta-feira (22), duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As unidades serão expostas para a população na próxima segunda-feira (25) em frente ao Palácio Celso Galvão. A instalação do serviço no município foi uma das prioridades do Prefeito Izaías Régis desde que assumiu a Prefeitura em janeiro.

O prefeito Izaías recebeu as chaves das duas unidades das mãos do Governador Eduardo Campos, ontem (21), na abertura do Encontro Juntos por Pernambuco que reúne prefeitos dos 184 municípios pernambucanos.

Garanhuns recebeu uma unidade do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) também conhecida por UTI-Móvel (equipada com oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal). E uma unidade USB (Unidade de Suporte Básico) que conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador.

O município tem até 90 dias para implantar o serviço. “Este é o prazo máximo que o Ministério da Saúde estipula para implantarmos o serviço, com a capacitação dos profissionais, estrutura física. Mas a nossa expectativa é que possamos colocar o serviço em funcionamento bem antes disso, tudo dependerá do tempo de contratação e treinamento dos profissionais” explicou o prefeito Izaías.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO –

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado o Estado brasileiro a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

[Na foto, o governador Eduardo Campos entregando as chaves das ambulâncias ao prefeito Izaías Régis]

Texto: Jaqueline Menezes

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Juiz condena empresa de ônibus de Garanhuns por omissão de socorro a funcionário


O juiz Marcelo Marques Cabral, que está em exercício cumulativo na 3ª Vara Cível de Garanhuns, condenou a empresa Coletivos São Cristóvão a indenizar família de funcionário que faleceu, vítima de infarto agudo no miocárdio, por falta de socorro no trabalho. A empresa terá que pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais a esposa do motorista, falecido no dia 29 de julho de 2004, no Hospital Monte Sinai, em Garanhuns. A decisão foi publicada agora, no Diário da Justiça eletrônico.

A esposa da vítima ajuizou ação no Judiciário informando que o marido trabalhava de motorista na referida empresa e que, em certa ocasião, passou mal no ambiente de trabalho, pedindo para ser substituído por outro funcionário. A autora do processo alega que, ao término do expediente, a vítima ainda pediu que alguém da empresa o levasse em casa, mas não foi atendido, tendo sido socorrido no Hospital Monte Sinai, onde faleceu.

Na contestação, a empresa alegou não ter o dever de reparar o dano moral em virtude da caracterização de caso fortuito, por ter a vítima sofrido um infarto agudo do miocárdio, fato este estranho ao exercício de sua atividade na Coletivos São Cristóvão. Aduz, ainda, que a autora não provou ter o falecido solicitado ajuda ou substituição, no dia do trabalho, por motivo de saúde.

Em sua sentença, o juiz Marcelo Marques informa que as testemunhas ouvidas na audiência de Instrução e Julgamento comprovaram a tese alegada pela autora nos autos. Para o magistrado, não há que se invocar regra da responsabilidade da empresa com fundamento em acidente de trabalho, já que a lesão sofrida pela vitima não decorreu necessariamente do exercício de sua profissão, porém de um fator estranho a este exercício.

Ainda de acordo com a sentença, embora não se possa ter uma certeza de que se as providências necessárias tivessem sido adotadas, a vítima não teria falecido, resulta claro e evidente que as empresas devem ter aparelhamento de primeiros socorros, inclusive desfibriladores, para situações de emergência como a narrada na referida ação judicial. A empresa ainda pode apelar da sentença na 2ª Instância do Judiciário pernambucano.

Fonte: Itapuama FM

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ITEP e Prefeitura de Garanhuns entregam caminhão de coleta seletiva


Na tarde de hoje (20), o Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e a Prefeitura de Garanhuns fizeram a entrega do caminhão que será utilizado para a coleta seletiva no município. O objetivo da ação, iniciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, é atender as necessidades da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (ASNOV) e dar continuidade às ações de conscientização com o meio ambiente.

Além do caminhão, fardamentos, prensa e uma balança serão entregues aos trabalhadores. De acordo com o coordenador da Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos do Instituto, Bertrand Sampaio, a Petroquímica de Suape está patrocinando a iniciativa, que ainda trará outros benefícios. Também será feita a recuperação do galpão onde os catadores trabalham.

A entrega oficial aconteceu no Centro Tecnológico de Garanhuns, na Avenida Bom Pastor, s/n, no bairro Boa Vista.

PARCERIA – O Governo Municipal firmou parceria com o Projeto Recicla Pernambuco no último dia 7 de fevereiro, quando o prefeito Izaías Régis recebeu, em seu gabinete, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O convênio foi renovado e trará benefícios não só para os moradores com a limpeza urbana, mas também como fonte de renda para quem trabalha como catador.

Assessoria de Comunicação

Izaías Régis participará do Encontro de Prefeitos do Estado de Pernambuco


Nos próximos dias 21 e 22 deste mês, o município de Gravatá receberá o Encontro dos Prefeitos do Estado de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de compartilhar com os prefeitos recém-empossados os programas e projetos do Governo do Estado.

O evento está sendo organizado pela Secretaria da Casa Civil de Pernambuco. Para o prefeito Izaías Régis, uma ótima oportunidade de integração das políticas públicas. “É de grande importância encontros como esse. Acredito que as ações entre o Estado e o Município ficarão ainda mais afinadas. E com isso, só quem ganha é a população”, finalizou.

A programação está diversificada e conta com a participação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Abaixo, confiram os detalhes:

21.02.2013

14:00 – Check in dos Prefeitos no Hotel Canarius

16:30 – Credenciamento dos participantes do evento

18:30 – Abertura e formação da mesa

18:35 – Exposição do Secretário Chefe da Casa Civil Tadeu Alencar

19:05 – Saudação do Prefeito do Município de Gravatá – Bruno Martiriano Lins

19:10 – Saudação do Presidente da AMUPE

19:25 – Palavra do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado – Eduardo Campos

19:55 – Cenário econômico-financeiro – Secretário da Fazenda Paulo Câmara

20:40 – Jantar

22.02.2013

Café da manhã no Hotel Canarius

8:30 – Módulo: Educação

9:30 – Módulo: Segurança

10:30 – Coffee break disponível

10:45 – Módulo: Saúde

11:45 – Módulo: Cidadania

13:00 – Almoço

14:30 – Modelo de Gestão com resultados e avanços – SEPLAG

15:30 – Captação de recursos e Convênios – SEPLAG

16:00 – Operação Seca

16:45 – Palestra do Prefeito do Recife Geraldo Júlio

17:30 – Federalismo – Palestra do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado – Eduardo Campos

18:30 – Encerramento


Por Cloves Teodorico
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SESC Garanhuns realiza Curso para elaboração de Projetos Culturais

Com vagas limitadas, estão abertas as inscrições para o curso de "Elaboração de projetos culturais", que será ministrado para artistas e produtores de Garanhuns e região, pela Comadres Produções e a Unidade do SESC Garanhuns.

O processo visa a criação de uma Incubadora provisória de Produtores Culturais, que objetiva estimular artistas e produtores dos diversos seguimentos, a partir da elaboração de projetos consistentes, que contribuam com o estímulo à cultura e ao desenvolvimento econômico e cultural da cidade e região.

Os participantes terão contato com a legislação sobre o tema, aprenderão estratégias para a criação e planejamento dos projetos e terão acesso a conhecimentos e dicas para a captação de recursos.

Assim, o curso possui carga horária de 24 horas, dividido em três etapas, e estará voltado para pessoas que já atuam na área cultural e que já tenham alguma proposta de projeto em mente. Assim, o curso tem perfil prático, pois está voltado para atender iniciativas e projetos prioritariamente culturais, mas pode servir como base para quem atua em outras realizações e eventos. 

As três etapas distintas são: “Conceito da Ação Cultural e planejamento estratégico”, que será ministrado por Lílian Ferreira, supervisora de Cultura da Unidade do SESC em Garanhuns, “Elaboração de Projetos”, por Jô Barbosa (Comadres Produções - PE) e “Gestão financeira, Planília orçamentária e Prestação de Contas”, por Marcos Oliveira (Comadres Produções – PE).

O curso acontece dias 23 e 24/02 e 02/03/2013, na Unidade do SESC Garanhuns. Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição, disponível no Ponto de Atendimento da Unidade do SESC Garanhuns, ou poderão também ser solicitadas por email, através do endereço eletrônico: lferreira@sescpe.com.br, as quais deverão estar devidamente preenchidas, impressas ou respondidas por email, até próxima sexta-feira, dia 22 /02/2013, até às 14h. 

Anexo à inscrição, também é necessário enviar uma sinopse, de até cinco linhas, sobre o projeto que o interessado gostaria de desenvolver, juntamente com a ficha, para o email acima citado. 

Mais detalhes podem ser obtidos através do telefone (87) 99599194 ou (87) 37612658

Etapa I - “Conceito da Ação Cultural e planejamento estratégico”
Dia 23/02/2013 – Das 14h às 18h
06/02/2013 – Das 19h às 22h (continuação)

Etapa II – Elaboração de Projetos e adequação ao Formulário
Dia 24/02/2013 – Das 9h às 13h, das 14h às 18h 

Etapa III - Gestão financeira, Planília orçamentária e Prestação de Contas
Dia 02/03/3013 – Das 9h às 13h, das 14h às 18h 

Valor do Investimento Cultural: 
R$ 20,00 ( comerciários ou dependentes)
R$ 40,00 (Usuários em geral )

AESGA inicia processo seletivo para bolsa de estudo

A AESGA realiza de hoje, 19, até a sexta-feira, 22 de fevereiro, a pré-inscrição para concessão de bolsa de estudo para os cursos de graduação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA.

Os interessados em participar processo seletivo de bolsas da AESGA devem entrar no site da Instituição, imprimir a ficha de pré-inscrição e entregar no Protocolo da AESGA, que funciona no horário das 8 às 22 horas. De acordo com a presidenta da Autarquia, Giane Lira, só após a divulgação dos resultados, que deverá acontecer até o dia 28 de fevereiro, os alunos deverão apresentar a documentação necessária.

A Presidenta informa ainda que, as etapas seguintes consistem na formalização da inscrição, entrega da documentação, entrevistas e preenchimento de questionários, divulgação dos resultados e substituição dos carnês de pagamento.

Tanto a ficha de pré-inscrição quanto às orientações gerais, o cronograma e o regulamento de bolsa de estudo já estão disponíveis no site da AESGA. CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

Serviços: Mais informações através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 202.

AMTT divulga cronograma de atendimento aos mototaxistas para emplacamento de placas vermelhas


A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) divulgou o cronograma de atendimento dos mototaxistas para o posterior emplacamento das placas vermelhas. Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), o objetivo é agilizar as ações de regularização dos profissionais do município. Serão 15 dias de atendimento, contando a partir de amanhã, divididos numa ordem de numeração das motos.

Na Unidade do Expresso Cidadão, localizada na Avenida Lions Club, nº 305, no bairro Aluísio Pinto, atendentes treinados ficarão à disposição dos motoristas. Das 7h às 12h.

Abaixo, os detalhes:

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO A MOTOTAXISTAS PARA EMPLACAMENTO COM AS PLACAS VERMELHAS

DATA: 20, 21 e 22/FEV/2013
PLACAS TERMINADAS NA NUMERAÇÃO 1, 2 e 3.

DATA: 25, 26 e 27/FEV/2013
PLACAS TERMINADAS NA NUMERAÇÃO 4, 5 e 6.

DATA: 28/FEV, 01 e 04/MARÇO/2013
PLACAS TERMINADAS NA NUMERAÇÃO 7 e 8.

DATA: 05, 06 e 07/MAR/2013
PLACAS TERMINADAS NA NUMERAÇÃO 9 e 0.

DATA: 08, 11 e 12/MAR/2013
ATENDIMENTO AOS RETARDATÁRIOS

Por Cloves Teodorico
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de Garanhuns - PE

COMUNICADO: Escola do 71º BI MTZ ainda dispõe de vagas para ensino fundamental


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da secretaria de Educação, comunica aos pais e responsáveis que a Escola General Sampaio, localizada no Quartel do 71º BI MTZ, as margens da BR 423 - Km 96, em Garanhuns, ainda disponibiliza vagas para alunos com idade a partir dos 6 anos, direcionadas ao Ensino Fundamental.

Confira o quantitativo de vagas:

1º Ano: 21
2º Ano: 20
3º Ano: 04
4º Ano: 18
5º Ano: 06

Mais informações: Secretaria de Educação: (87) 3762-7060 e 3762-7062.

Garanhuns recebe Cine Sesi Cultural neste final de semana



O Cine Sesi Cultural está completando 10 anos. E Pernambuco, mais uma vez, integra o roteiro de estados que recebe o projeto itinerante de cinema em ano tão especial. Aqui serão contemplados mais 16 municípios do interior. Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma animação americana, iniciando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira. A edição deste ano em Pernambuco começou em janeiro na cidade de Goiana e já passou por Igarassu e Ribeirão. Neste primeiro final de semana após o recesso de Carnaval, o projeto aporta no município de Garanhuns (22, 23 e 24 de fevereiro), com projeções na praça Guadalajara. Em seguida, vai para  Gravatá (01, 02 e 03 de março), São Caetano (08, 09 e 10 de março) e outras cidades como Iati, Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Palmeirina, Buíque, Dormentes, Floresta, Salgueiro, Xexéu e Surubim.

O Cine Sesi é diversão levada a sério. Porque é formação de público e socialização de um bem cultural, a sétima arte; uma espécie de “cinema de guerrilha”. Em seu décimo ano, o projeto continua levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Ao longo de uma década de projeto, o Cine Sesi já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo mais de quatro milhões de pessoas. Só no estado de Pernambuco, nas edições passadas, foram mais de 100 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 800 mil pessoas. Esta edição acontece entre janeiro e maio de 2013.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa.

Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem para a população presente. Os curtas são Tyger (SP), O céu no andar de baixo (MG) e Pajerama (SP); e os longas, O Homem do Futuro (SP), Eu e meu guarda-chuva (SP) e Enrolados (EUA). Entretanto, nas cidades de Poção e Santa Cruz do Capibaribe, em vez de ser exibido o filme Eu e meu guarda-chuva, será projetado o longa O Palhaço (SP).

Oficinas – Durante os cinco meses em que o Cine Sesi circula por Pernambuco, serão oferecidas oficinas de Stop Motion nas cidades de Buíque e Salgueiro. Os participantes da oficina vão produzir um curta-metragem, que será exibido no circuito pernambucano. Em Buíque, a oficina acontece de 25 de fevereiro a 2 de março. Já em Salgueiro, as aulas serão na comunidade quilombola de Conceição das Creoulas, entre os dias 4 e 9 de março.

QUALIDADE TÉCNICA - Os filmes são apresentados em altíssima definição digital. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e  filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO:
Cine Sesi Cultural
Local: Praça Guadalajara
Horário: a partir das 18h30
Entrada Gratuita

Programação:
Sexta: curta-metragem Tyger (SP) e longa Eu e meu guarda-chuva (SP)
Sábado: curta-metragem O céu no andar de baixo (MG) e longa O Homem do Futuro (SP)
Domingo: curta-metragem de animação Pajerama (SP) e longa Enrolados (EUA).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Garanhuns receberá capacitação do Funcultura



Os produtores culturais que tiverem interesse de conhecer o edital 2013 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) terão a oportunidade de participarem de uma capacitação, realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Recife (Secult). Os encontros são gratuitos e acontecem nos próximos dias 20 e 21, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL).

No encontro, os participantes terão um acompanhamento da equipe do Departamento de Formação da Fundarpe e da Secult. O objetivo é esclarecer as dúvidas de quem pretende enviar algum projeto cultural para concorrer ao financiamento do Governo do Estado.

De acordo com a diretora de Cultura, Cirlene Leite, não é necessária uma pré-inscrição. Quem quiser participar, basta ir até o local e se cadastrar na hora. “Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos ter participantes de toda a região do Agreste Meridional. O evento é a chance para esclarecimentos dos profissionais”, destacou.

PROGRAMAÇÃO
DIA 20 (QUARTA-FEIRA) | 8H ÀS 17H
DIA 21 (QUINTA-FEIRA) | 8H ÀS 12H
LOCAL: CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS (CDL)
ENDEREÇO: PRAÇA JOÃO PESSOA, 32, CENTRO

Secretaria de Comunicação Social 
Palácio Celso Galvão 
Av. Santo Antonio, 126 - Garanhuns - PE

Prefeitos de Afogados e Garanhuns vão comandar a Amupe


Será nesta segunda-feira, dia 18,  de 8h às 17h a eleição para o biênio 2013/2014 da Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O único registro foi da chapa que tem como presidente José Coimbra Patriota Filho, prefeito do município de Afogados da Ingazeira. O vice-presidente da entidade será o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que teve o aval do governador Eduardo Campos integrar a diretoria da entidade.
Para validar a eleição da Amupe é  necessário o comparecimento de pelo menos 50% + 1 dos associados em primeira chamada ou em segunda chamada com qualquer número de votantes presentes. Atualmente, dos 184 municípios pernambucanos 159 são filiados a Amupe.
A composição apresentada foi a seguinte:

Diretoria Executiva

Presidente: José Patriota Filho – Afogados da Ingazeira  
Vice-presidente: Izaias Régis – Garanhuns
1º Secretário:  Lourival Simões – Petrolândia
2° Secretário: Jorge Alexandre - Camaragibe    
1º Tesoureiro:  Eduardo Tabosa – Cumaru
2º Tesoureiro: Genivaldo Menezes - Águas Belas

Conselho Fiscal
Titulares:

1.   Josenildo Leite - Cedro        
2. Bruno Martiniano - Gravatá
3. Belarmino Vasquez - Tracunhaém

Suplentes:

1. Grinaldo Coutinho – Nazaré da Mata
2. Daniel Alves - Chã Grande
3. Cristiano Martins - Quipapá

 LOCAL DA VOTAÇÃO – Sede da Amupe localizada na Av Recife 6205, em Jardim São Paulo / Informações pelo fone: 34555130 ou 34554015

Fonte: Blog do Roberto Almeida

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pronatec abre 920 vagas para cursos técnicos no Estado

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abre 920 vagas para estudantes do ensino médio que queiram se profissionalizar. As ofertas são para nove municípios em todo Estado. Para participar, os estudantes interessados devem procurar as escolas estaduais que estão realizando as inscrições. Estas começam na próxima segunda-feira e terminam em 01 de março. A vaga é conquistada por ordem de chegada.

A distribuição das vagas e a relação das escolas que realizam a pré-matrícula constam no EDITAL .

São 18 cursos disponíveis : Administração, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Enfermagem, Comércio, Secretariado, Química, Radiologia, Sistemas de Energia Renovável, Refrigeração e Climatização, Edificações, Guia de Turismo, Logística, Design de Interiores, Produção de Moda e Vestuário.

As vagas estão distribuídas pelos municípios de Araripina, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Paulista, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada.

Em Garanhuns são ofertadas 30 vagas no curso técnico de enfermagem pelo Senac.

Para participar, o concorrente deve estar cursando, em 2013, o 2° ou 3° ano do ensino médio. A prioridade são os estudantes da rede estadual de ensino. Alunos de escolas privadas podem participar, desde que sejam bolsistas integrais.

Para os que conseguirem a vaga, as aulas começam ainda no mês de março, sem data definida.

Os cursos serão ministrados pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), bem como pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão). A relação das unidades ofertantes também consta no edital (anexo III)

Do JC

Edital para contratar obras da BR-423, de São Caetano a Garanhuns, sai em maio

O edital de licitação para contratar as empresas que farão a duplicação dos 80,2 quilômetros da BR-423 será publicado em maio próximo, segundo o secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento (PT). Nesta sexta-feira (dia 15 de fevereiro), o Estado realiza duas audiências públicas para divulgar os detalhes do projeto em Garanhuns, às 9h, na Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional ( Codeam) e em Lajedo, às 15h, no Millenium Sport Clube. A obra tem um valor estimado em R$ 500 milhões e deve ser realizada num prazo de 36 meses. O empreendimento vai beneficiar a bacia leiteira do Agreste do Estado.

As audiências públicas fazem parte do processo de duplicação da BR-423. “O objetivo é colher sugestões da população para aprimorar o projeto, porque pode aparecer algo que passou despercebido”, afirmou Nascimento.
A duplicação será dividida em dois lotes, sendo que o primeiro vai de São Caetano a Lajedo e o segundo de Lajedo a Garanhuns. Cada um deles tem cerca de 40 quilômetros. O governo do Estado gastou R$ 6,5 milhões para fazer os projetos executivos dos dois trechos.


Será feita a restauração da pista já existente, a implantação de uma nova rodovia, viadutos e vias locais nas áreas urbanas que serão cortadas pela duplicação da BR-423, como Garanhuns, Lajedo, Cachoeirinha, entre outras.
A duplicação da BR-423 foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto de 2011, quando ela visitou o Estado. Na época, chegou a ser divulgado que as obras começariam em 2012. Agora, a expectativa, de acordo com Isaltino, é que as obras comecem em setembro, dois anos depois do anúncio presidencial.

Isaltino argumentou que não houve atraso porque vários procedimentos que devem ser adotados numa licitação desse porte acabaram consumindo um ano e quatro meses. Como exemplo, ele citou a execução de um estudo de viabilidade técnico, econômica e ambiental (Evitea), as autorizações do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), a licitação para a contratação do projeto executivo, a elaboração do projeto executivo e as audiências públicas. O Evitea mede o comportamento do tráfego na rodovia e tem que ser feito em épocas distintas, o que também demandou mais tempo.

A BR-423 é da União, que vai transferir para o Estado a responsabilidade de fazer a licitação e as obras. O governo federal bancará 90% dos recursos e acompanhará a sua implantação. O Estado entra com 10% do total. Esse tipo de parceria vem sendo feito desde o final da década de 90 nas rodovias federais em Pernambuco. Nesse mesmo modelo, estão sendo duplicadas as BRs 408 (da BR-232, no Recife, a Carpina) e a 104, que liga Caruaru até o distrito de Pão de Açúcar (em Taquaritinga do Norte). A primeira será concluída em fevereiro de 2014 e a segunda em dezembro do próximo ano.

Do JC

Vídeo mostra meteorito caindo na Rússia nesta sexta-feira (15)

A queda de um meteorito na Sibéria Ocidental, cerca de 800 km a leste de Moscou, deixou mais de 500 feridos na manhã de sexta-feira (por volta de 1:30 da madrugada no Brasil). Horas depois, diversos vídeos retratando o fenômeno surgiram na internet.



Os relatos sobre a queda do meteorito são confusos. Autoridades russas chegaram a dizer, inicialmente, que o objeto havia explodido no ar. Assim, só fragmentos muito pequenos teriam chegado ao solo.

Posteriormente, a prefeitura de Chelyabinsk, onde ocorreu a queda, informou que o meteorito produziu um cratera cerca de 80 km a oeste da cidade, o que sugere que ele chegou inteiro ao chão. O local é pouco povoado. Mas a onda de choque provocada pela explosão quebrou janelas nas cidades próximas. Muitas pessoas foram feridas pelos estilhaços de vidro. Não há relatos sobre mortes.

Choques de meteoros contra a Terra acontecem regularmente e quase nunca são notados pela população. Em geral, são partículas com o tamanho de um grão de feijão, que se desintegram ao entrar na atmosfera terrestre, produzindo um risco luminoso no céu. É o que se chama, popularmente, de estrela cadente.

O objeto que caiu na Rússia, porém, era muito maior. Sua massa foi estimada em 10 toneladas. Por isso, teria conseguido chegar quase inteiro ao solo. A queda não tem relação com a passagem do asteroide 2012 DA14 pela Terra hoje. Esse corpo celeste, muito maior que um meteoro, deve passar a 27 mil quilômetros do planeta.

Fonte: Exame.com

Andrea Amorim fará apresentação no Programa Encontro com Fátima Bernades

A cantora garanhuense Andrea Amorim estará se apresentando na próxima segunda-feira (18), junto com Roberto Menescal, no programa Encontro com Fátima Bernades, às 10:30hs ao vivo.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Morre Fernando Lyra, ex-ministro pernambucano


O ex-deputado federal e ex-ministro de Justiça do Brasil, Fernando Lyra, de 74 anos, faleceu na tarde desta quinta-feira no Instituto do Coração (Incor) na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações no quadro de infecção urinária, agravada pelos problemas cardíacos que o ex-ministro apresentou ao longo dos anos.

O corpo de Fernando, que é irmão do vice-governador do estado João Lyra, será transferido ainda nesta quinta-feira para o Recife, onde será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O sepultamento vai ocorrer possivelmente no cemitério Morada da Paz, nesta sexta-feira, às 17h. O governador do estado, Eduardo Campos, já decretou luto oficial de três dias.

Fernando Lyra foi internado no Real Hospital Português na última semana antes do Natal de 2012 por conta de problemas com o coração. Ele foi liberado para passar o Natal com a família, mas dias depois voltou a passar mal e foi internado novamente com um quadro de infecção urinária. Fernando Lyra vinha fazendo tratamentos neste hospital há cerca de 15 anos.

Diário de Pernambuco

Secretaria de Transporte realiza audiência pública da licitação para duplicar a BR-423 de São Caetano a Garanhuns

Da Folha PE

A licitação para duplicar a BR-423, no Agreste pernambucano, será reaberta após mais de três anos suspensa por conta de discordâncias do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Amanhã, a Secretaria de Transportes (Setra) realizará duas audiências públicas para tratar da obra, estimada em R$ 430 milhões. Os serviços vão da entrada de São Caetano até Garanhuns - um trecho de aproximadamente 80 quilômetros. Em  2009, quando foi aberto o primeiro processo licitatório, os gastos estavam orçados em R$ 300 milhões. O novo edital deve ser publicado em agosto.

Na época em que o processo parou, o TCE entendeu que era desnecessário contratar duas empresas diferentes, uma para elaborar o projeto e outra para estimar o preço da obra, conforme foi noticiado pela Folha. Se não bastassem os riscos inerentes à estrada, devido ao grande tráfego de caminhões, os motoristas sofrem com falta de manutenção. A reportagem percorreu a rodovia esta semana e encontrou alguns veículos no acostamento para trocar pneus que foram danificados pelos buracos. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os serviços para corrigir os defeitos foram iniciados. De fato, a reportagem encontrou alguns procedimentos até Lajedo, onde a situação começa a piorar.

“De Lajedo em diante é só buraco. Recebo vários motoristas que tiveram o pneu do carro furado. Tem um (a uns três quilômetros de Lajedo) que já é conhecido. Muitas vezes causa até acidente quando o condutor tenta desviar”, contou um borracheiro que trabalha às margens da BR-423. Enquanto falava, ele ajeitava, às 21h da última segunda-feira de Carnaval, três pneus diferentes.

Para a duplicação, que prevê cinco viadutos e uma ponte, o Governo do Estado firmará um convênio com o Dnit para cessão da rodovia. O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, diz que há vontade política para que a duplicação finalmente saia do papel. “Há o compromisso da presidente Dilma Rousseff para fornecer os recursos necessários e o estudo de viabilidade está concluído”, afirma. A Folha de Pernambuco mostrou o interesse dos gestores estaduais e municipais em agosto de 2009, quando o então prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram para conversar sobre o assunto. As obras ficaram apenas nas reuniões.

RESPONSABILIDADE
De acordo com órgãos de defesa do consumidor ouvidos pela reportagem, o Estado e a União podem ser acionados na Justiça se a má manutenção da via ocasionar algum dano ao automóvel. O artigo 22 do Código do Consumidor diz que os órgãos públicos são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes e, quando forem essenciais, contínuos. Já o artigo 1º aponta que o “serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar”.

Garanhuns Jazz Festival teve público recorde

Do JC

Entusiasmado com o Garanhuns Jazz Festival, que este ano recebeu seu maior público, o prefeito Isaias Régias antecipou que o evento será ampliado em 2014: “Queremos o festival com mais polos, e outros estilos, como a bossa nova, por exemplo.  Pelo o que o Garanhuns Jazz está trazendo para a cidade, ele merece receber mais investimentos. Numa cidade sem tradição carnavalesca, tivemos os hotéis com 80% de ocupação, fora a mídia que o festival recebeu. Este retorno da mídia não tem preço. E não foi apenas regional, em São Paulo o festival também foi notícia”.

A euforia do prefeito de Garanhuns não era exagerada. Este ano o GJF recebeu um público estimado em, pelo menos, 50% a mais do que no ano passado. Enquanto até então a plateia era formada em sua maioria por pessoas de meia-idade, este ano os jovens com média de 20 anos responderam por, pelo menos, metade do público. Provavelmente porque ídolos pop ou de rock vieram à cidade mostrar sua faceta blueseira.

Um destes foi Kiko Loureiro, guitarrista e vocalista da superbanda brasileira de metal Angra. Loureiro, que mora em Los Angeles, veio de São Paulo para Garanhuns, sem ter ideia do que iria encontrar: “Menor ideia. Já havia tocado com a banda de Giovanni Papaléo, a Uptown Band, no Recife, e aceitei o convite, até porque não sou de Carnaval. Achei muito legal o festival, com uma ótima plateia, e  boa música de graça”.

George Israel, da Kid Abelha, Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, Ticos Santa Cruz, da Detonautas, e Andreas Kisser, da Sepultura, foram os outros músicos que aderiram ao blues, embora os dois primeiros, na verdade, tenham feito um show em homenagem a Cazuza.

Andreas Kisser, guitarrista da banda de rock brasileira mais bem-sucedida no exterior comentou a receptividade do público  de Garanhuns lembrando que sua estreia  no Sepultura aconteceu em 1987, num show em Caruaru: “É isto que quero resgatar com a  banda, Tocar pelo interior do Brasil”. Ele participou da guitarrada que fechou a edição 2013 do GJF tocando  Metamorfose Ambulante e Só quero um xodó, esta ultima uma homenagem ao garanhuense Dominguinhos (parceiro de Anastácia neste xote), que completou 72 anos na Terça-Feira Gorda.

A noite da terça foi aberta por Sérgio Ferraz, acompanhado por Guga Ferraz  (baixo), e Benoni Alexandre (bateria). Ele mostrou temas de seus dois discos solo, e do próximo, que lança no mês que vem: A sublime ciência e o soberano segredo, um trabalho com violino plugado e programações eletrônica. Depois de Sérgio Ferraz, o Jazzpira, que mescla jazz com a música caipira do Sudeste. A carismática vocalista Adriana Faria fez a festa, com modas de viola, cateretês, alguns conhecidos com duplas sertanejas, a exemplo de Sua majestade o Sabiá.

Veio em seguida, o americano Kenny Brown, que tem jeito de malandro carioca, mas com o blues correndo nas veias. Ótimo cantor e bom guitarrista, ele passeou por um repertório óbvio, mas funcional para um fim de carnaval. A turma do gargarejo não parou de dançar.

O GJF já está colhendo os frutos do intercâmbio entre músicos locais e os convidados do festival nas seis edições. Baião de 3, Marcos Cabral e banda, Valvulados,  Paulo Ferreira mostraram maturidade tanto em seus próprios shows, quanto participando das jam session. Por sua vez, o público assimilou uma música a que dificilmente teria acesso, ratificando que a falácia de que o povo gosta de sertanejo, axé ou fuleiragem. A plateia do GJF assistiu atento ao Delicatessen refinado grupo de jazz gaúcho, e vibrou com a apresentação da carioca Taryn Szpilman, com um repertório lado B de blues, soul e rock.

No último dia, não arredou pé até a madrugada da quarta-feira ingrata vibrando com a guitarrada de blues. A sexta edição do GJF mostrou que o evento tem público certo e sabido e espaço para se expandir além das fronteiras que até então lhe foi demarcada.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mensagem de Dom Fernando a Diocese de Garanhuns


Surpreendido com a notícia da renúncia do Santo Padre Bento XVI, a se tornar efetiva no próximo dia 28 de fevereiro, às 20horas (hora da Itália), nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, dirigiu uma mensagem a toda a Diocese de Garanhuns, agradecendo ao Papa Bento XVI os seus fecundos anos de ministério pastoral como sucessor do Apóstolo São Pedro e Vigário de Jesus Cristo, bem como convidando todos os católicos - e os homens e mulheres de boa vontade - a iniciarem a partir da Quarta-Feira de Cinzas, uma incessante campanha de orações pela eleição do próximo Papa. A seguir, transcrevemos o texto da Nota.

 NOTA À DIOCESE DE GARANHUNS

Aos Padres e Fieis da Diocese de Garanhuns.

Saúde, Paz e Benção no Senhor!

- Renúncia do Papa Bento XVI.

Fomos todos surpreendidos, na manhã do dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, com a notícia da renúncia de Sua Santidade o Papa Bento XVI ao ofício de sucessor de São Pedro e de Vigário de Jesus Cristo, por ele comunicada, naquela manhã, aos Cardeais reunidos em Consistório.

- Convite à oração pelo Conclave

"Durante o período de sede vacante e, sobretudo, durante o tempo da eleição do sucessor de Pedro, a Igreja permanece unida de modo particular com os seus pastores e especialmente com os Cardeais eleitores, e implora de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência. ... Estabeleço, pois, que em todas as cidades e nos outros lugares, apenas se tenha notícia da sede vacante, elevem-se humildes e incessantes orações ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine o ânimo dos eleitores e os torne concordes em sua tarefa, que se obtenha uma solícita, unânime e frutuosa eleição, como exige a salvação das almas e o bem de todo o povo de Deus".

Assim sendo, determino que em todas as celebrações da nossa Diocese, antes da benção final, faça-se uma oração pedindo as luzes do Espírito Santo sobre o próximo Conclave, para que Deus nos dê o Papa que Ele quer para a sua Igreja. Igualmente, convido a todos para, em sua oração pessoal, invocar as graças divinas sobre os Cardeais eleitores e sobre todos nós, para acolhermos com espírito de fé o Papa que será eleito.

A Bento XVI, toda a nossa gratidão pelo testemunho belíssimo de sua fé e pela generosidade com que, nestes anos, vem desempenhando a árdua função do Papado. Que o Senhor continue abençoando-o e o conforte na nova forma de vida que ele escolheu.

Garanhuns, 11 de fevereiro de 2013, festa de Nossa Senhora de Lourdes

Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns

Confira a Nota completa AQUI

Hospital Monte Sinai desmente falta de plantonista


A diretoria do Hospital Monte Sinal enviou esclarecimentos ao blog do Roberto Almeida, dizendo que havia plantonista no hospital. Segue a nota abaixo:

Com relação à nota divulgada em seu blog no dia 11 de fevereiro próximo passado a diretoria do Hospital Monte Sinai vem através desta prestar os seguintes esclarecimento aos seus leitores e a sociedade em geral quanto aos fatos ocorridos no dia 10 de fevereiro de 2013. 

1) Encontrava-se de plantão no Hospital Monte Sinai para atendimento ao público o Dr. Cleudo Miranda Filho na Clinica Médica, a Dra. Sandra Kelmer na Pediatria e a Dra. Teresa Cristina Bastos na UTI. Restando comprovado não ser verdade que não dispúnhamos de médico de plantão em nosso serviço. 

2) A pediatria do Hospital Monte Sinai, é fruto de uma parceria junto a Unimed Agreste Meridional que perdura por mais de três anos prestando serviço não só aos usuários daquela cooperativa como também a usuários de outros planos de saúde. 

3) O genitor do menor em questão chegou ao hospital solicitando a presença de um ortopedista, tendo sido informado pela nossa recepcionista a Srta. Daniela Lemos que não dispomos do referido especialista de plantão. Em que pese ter sido informado da presença dos outros, supracitados profissionais, optou por procurar outro serviço, tendo se retirado do hospital. 

4) Vale salientar que o conceito de Urgência e Emergência, é cientificamente definido e que qualquer médico, de qualquer especialidade, deve estar apto a realizar o primeiro atendimento quando diante de uma Urgência e/ou Emergência, coisa que os profissionais supracitados estão aptos a fazer, não tendo sido realizado, por opção dos genitores do referido menor. 

5) É pouco provável que qualquer hospital em Garanhuns ou mesmo em um grande centro, tenha condições de dispor de atendimento imediato em todas as especialidades da medicina. No caso do Hospital Monte Sinai, dispomos de um clínico geral, um pediatra e um médico na UTI, além de um corpo auxiliar técnico e administrativo no nosso plantão diário. Por fim, reiteramos o nosso compromisso com a saúde de qualidade no Agreste Meridional, e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Alcindo Menezes -  Diretor Administrativo

Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade 2013

Fiéis da Igreja Católica estarão reunidos nesta quarta-feira para celebrar as Cinzas, marco para o início da Quaresma. O dia tem um significado especial para os católicos, que passam por um período de 40 dias de orações, reflexões e penitências. Em seguida, os fiéis comemoram a Semana Santa. A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza missa no Centro de Internação Provisória de Menores Infratores da Funase, no Bongi. Na ocasião, o arcebispo dom Fernando Saburido fará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude". A celebração está marcada para as 15h.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano não poderia ser diferente, afinal de contas, em julho, o País será sede, pela primeira vez, do maior evento católico do mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, são os jovens os protagonistas da Igreja Católica e o “alvo” das ações pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "Por isso decidimos rezar a missa no abrigo da Funase. É lá que está um dos maiores desafios para a Igreja, são os corações daqueles jovens que também temos que levar para Deus”, comentou o arcebispo dom Fernando Saburido. Além de ter a juventude como tema, a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano é especial, pois está completando 50 anos.

História - A fundação da CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira, em 1961, idealizaram uma missão para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. 

Inicialmente, não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País. Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental para a concepção e estruturação da CF.

Diário de Pernambuco

Polícia procura acusados de matar um estudante em Garanhuns

Leonardo Costa
Permanecem foragidos nesta quarta-feira (11), os dois homens que esfaquearam e mataram um estudante por volta das 20h dessa terça-feira (13), ao lado da Sementeira, próximo a Cadeia Pública em Garanhuns.

Segundo informações da polícia, o estudante Leonardo Costa Pereira da Silva, 17 anos, estava indo para casa com a namorada, que não teve o nome divulgado, quando dois homens apareceram e começaram a discutir com ele. No momento da briga, os rapazes esfaquearam Leonardo no pescoço e ele morreu no local.

Após a ação, os acusados fugiram a pé tomando destino desconhecido. A polícia não tem informações sobre a motivação do crime. O corpo foi levado para o IML de Caruaru, também no Agreste.

Fonte: NE10 e Agreste Violento

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dominguinhos completa 72 anos e segue internado



O mestre da sanfona Dominguinhos completa nesta terça-feira (12) 72 anos de idade. O tocador de sanfona, cantor e compositor segue hospitalizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido em janeiro.

Dominguinhos é portador de diabetes e luta contra um câncer de pulmão. Desde dezembro do ano passado, o músico estava internado no Hospital Santa Joana, em Recife. No local, ele estava sendo medicado para tratar a infecção e teve implantado um marca-passo temporário, para controlar arritmia. No dia 6 de janeiro, dois dias depois de ter sido submetido a uma traqueostomia, os médicos deram início a sessões de hemodiálise. Em seguida, ele foi transferido para São Paulo.

A ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, postou um depoimento no Facebook falando sobre a saúde do cantor. "Ele está clinicamente ok, pulmão, coração e rim funcionando perfeitamente. Acho que uma coisa que o deprime é estar traqueostomizado e não poder falar. No mais, estamos fazendo todo um trabalho de resgate de sua memória, tendo em seu quarto, agora na semi-UTI, um som tocando suas músicas e fotos nossas de momentos felizes", declarou.

Dominguinhos foi o mais fiel seguidor de Luiz Gonzaga. O tocador de sanfona, cantor e compositor se tornou o sucessor do Rei do Baião. São mais de 500 músicas gravadas em seus discos. Além de mais de duas mil participações em gravações dos seus parceiros. Ele começou aos 8 anos, tocando sanfona e triângulo na feira de Garanhuns, agreste de Pernambuco, quando arrecadava moedas no chapéu de couro.

Diário de Pernambuco

Garanhuns Jazz Festival encerra nesta terça em grande estilo


A sexta edição do Garanhuns Jazz Festival Jazz chega ao fim, nesta terça-feira, dia 12. Um time de bons músicos estará na Esplanada Cultural Guadalajara, se apresentando para o excelente público que tem prestigiado o evento e prometendo já deixar saudades para 2014.

Antes dos shows da noite, no palco principal, o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo) recebe a partir das 16h a banda garanhuense, Os Valvulados, que irá fazer uma releitura de grandes sucessos da Música popular Brasileira, passeando pelo samba, o jazz, o soul e a black música, principalmente dos anos 70. Participação especial de Kleber Fernandes, veterinário por profissão e cantor por pura paixão.

Kenny Brown
Na Esplanada Guadalajara o primeiro nome a se apresentar é Sérgio Ferraz, compositor e violinista. O artista tem influências do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna, passa pelo jazz e pela música erudita. Já gravou quatro CDs e nesta terça terá a oportunidade de fazer uma síntese da sua obra. O Grupo Jazzpira, que se apresenta depois, resgata a boa música caipira com arranjos modernos e jazzísticos. Clássicos da música brasileira, como “Majestade o Sabiá”, serão apresentados de uma forma inteiramente diferente, em versões pautadas pela originalidade. O Americano Kenny Brown, de Nova Orleans, tem 25 anos de carreira, é guitarrista e cantor, com influências de jazz, blues e do soul. Uma das grandes atrações do Festival, considerado pela crítica como um autêntico “furacão do blues”

Kiko Loureiro nasceu no Rio de Janeiro, mas teve a maior parte de sua vida em São Paulo. Guitarrista, influenciou toda uma geração de músicos, seja tocando no grupo Angra ou fazendo carreira solo. Praticamente se mudou para Garanhuns, com o objetivo de acompanhar o Festival e deve fazer uma apresentação impecável nesta terça.

Outro guitarrista de peso que sobe ao palco da Guadalajara, na última noite do Garanhuns Jazz Festival é Andréas Kisser, conhecido nacionalmente. É também compositor e um dos integrantes da Banda Sepultura.
Andréas Kisser

O pernambucano Joanatan Richard faz quase de tudo em termos de música: canta, compõe, toca guitarra, dirige e produz shows. Revela influências do rock, dos blues, jazz da MPB e da música cubana. É o criador do grupo The Blutz, um dos bons representantes de Pernambuco no mundo do blues. Arthur Menezes, cearense, é mais um artista nordestino responsável pela divulgação do blues. Compositor e guitarrista, hoje está radicado em São Paulo, onde tem mais oportunidade de expandir seus trabalhos.

Com esse time de cantores, compositores e músicos, certamente o Garanhuns Jazz Festival será encerrado em grande estilo.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bispo de Garanhuns disse que problemas da Igreja podem ser motivo da renúncia do Papa


GARANHUNS - Chefe da Seção Disciplinar do Clero por oito anos, período em que conviveu com o então cardeal Joseph Alois Ratzinger, o bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, atribuiu a renúncia do Papa Bento XVI não só às suas condições físicas, mas também aos problemas internos e externos da Igreja, cada dia mais pressionada pelos conflitos entre os seus próprios dogmas e as demandas do mundo moderno.

— Tivemos recentemente fugas de documentos, embora eu acredite que isso não o atinja diretamente. Hoje, há também uma certa dificuldade no convívio com os avanços da sociedade e é preciso abrir o diálogo com o mundo moderno, sem perder a fidelidade a Jesus Cristo. São vários problemas que exigem de um chefe forças físicas e psicológicas para fazer frente a tantos desafios, disse ele por telefone, de Garanhuns, cidade pernambucana localizada a 230 quilômetros de Recife.

Mesmo assim, o arcebispo ficou surpreso com a decisão do Papa. Isso porque havia conversado ontem com um bispo amigo (não disse o nome), que estivera dois dias antes no Vaticano, e que inclusive estivera com o pontífice.

— Ele revelou que o seu físico realmente estava alquebrado, mas a cabeça perfeita, lúcida, com o raciocínio rápido de sempre.
Para o religioso, só uma situação deveria levar o Papa a uma medida tão drástica e rara na história da Igreja.

— Para tomar essa iniciativa, acredito que estivesse se sentindo no limite de suas forças. Entendo que ele está em uma situação de fragilidade, não sabemos exatamente como está sua saúde. Mas com certeza, não vinha se sentindo em condições de enfrentar essas dificuldades todas. Percebíamos a força física dele diminuindo, se reduzindo devido à idade e ao peso, mas nunca imaginávamos que ele fosse renunciar — afirmou.

O bispo não quis comentar eventuais problemas na alta cúpula da Igreja Católica e não aceita comparações com o Papa João Paulo II, antecessor de Bento XVI.

— Ambos têm carisma, mas são carismas diferentes. O antecessor tinha um apelo de grandes massas. Já o segundo tem uma força de raciocínio brilhante. Tanto que o público das audiências de quarta-feira aumentou. Suas viagens internacionais, inclusive as mais delicadas, fizeram sucesso extraordinário. Sua melhor característica é a qualidade de pensamento. Ele fala em assuntos de altíssima teologia em linguagem simples, que qualquer pessoa entende. Seus três livros sobre Jesus Cristo são best-sellers.

Ainda segundo Dom Fernando Guimarães, os fiéis estavam habituados à exuberância de João Paulo II. Bento, porém, é mais tímido, mas não menos brilhantes.

Dom Fernando também conviveu com o Papa João Paulo II, a quem ensinou português em sua visita preparatória ao Brail. Depois, foi chefe da Seção Disciplinar do Clero e atualmente integra o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, a instância mais alta da administração da justiça na Igreja Católica. Primeiro bispo da América Latina a ser nomeado para o cargo, é o único que mora fora da Europa. Acumula a função com a de arcebispo da cidade pernambucana, função para a qual foi nomeado em 2008.

Por Letícia Lins - O Globo

Percussão, jazz e blues na 3ª noite do Garanhuns Jazz Festival

O terceiro dia do Garanhuns Jazz Festival começa com a movimentação no Parque Ruber van der Linden, Pau Pombo. O grupo Nosso Jazz faz sua apresentação à tarde, fazendo a fusão do jazz com temas regionais. Os músicos da banda têm formação sacra e isso influencia o trabalho dos rapazes.

À noite, na Guadalajara, a partir das 21h, o primeiro show é do Projeto Batuque. São crianças e adolescentes da cidade trabalhando com instrumentos de percussão. Eles são apoiados pelo Núcleo de Apoio Social de Garanhuns e já conseguiram reconhecimento inclusive nos grandes centros.

A atração seguinte é o carioca Cláudio Infante, baterista e percussionista carioca. O músico obteve reconhecimento internacional e está entre os maiores do mundo na bateria.

Douglas Las Casas foca mais o seu trabalho em São Paulo. É um músico respeitado que já acompanhou em shows e gravações grandes artistas brasileiros, como Zeca Baleiro, Cauby Peixoto, Jamelão e Frejat (Barão Vermelho).
Taryn

Após a apresentação mais instrumental de Cláudio e Douglas, sobe ao palco da Guadalajara a cantora Taryn, considerada a diva do jazz nacional. Ela tem sido uma presença forte nos principais festivais de jazz e blues do Brasil, impressionando o público pelas suas qualidades de intérprete.

Outro bom destaque da noite é o grupo gaúcho Delicatessen, a sensação nacional nos últimos tempos, na área do jazz. A banda tem discos gravados com boa distribuição no Brasil, em países latinos e na Ásia. O último disco lançado pelo grupo recebeu um dos principais prêmios do país na área musical.
George Israel (kid Abelha)

George Israel é carioca e integra a banda Kid Abelha. Ele é compositor, toca saxofone e violão. Desde 2004 divide o seu trabalho com o grupo da vocalista Paula Toller com carreira solo, buscando se apresentar em festivais importantes do país. Estará em Garanhuns juntamente com seu filho, Leonardo Israel.
Rodrigo Santos (Barão Vermelho)




Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, está escalado para fazer o último show da noite. É considerado um dos maiores baixistas brasileiros, tocando com artistas como Leo Jaime, Lobão, Paula Toller e Paulinho Moska.

Leia na íntegra o discurso da renúncia do Papa Bento XVI ao pontificado


O Papa Bento XVI anunciou na manhã desta segunda-feira (11), no Vaticano, que vai renunciar a seu pontificado no próximo dia 28 de fevereiro. Bento XVI com 85 anos, alegou que devido a idade avançada não tem mais forças para exercer o pontificado. Leia abaixo a íntegra do discurso da renúncia do Papa:

"Caríssimos irmãos,

Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.

Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005 pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

BENEDICTUS PP XVI"

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Filho de atleta é levado a hospital particular em Garanhuns, mas não é atendido por falta de médico de plantão

O amigo ou a amiga que nos prestigia neste domingo de carnaval, com sua leitura, deve pensar, assim como eu pensava, que ter um plano de saúde privado é a garantia de bom atendimento médico, ou pelo menos de direito a um médico, quando nós, ou alguém de nossa família, precisa, não é isso? O relato abaixo e outros casos já registrados, onde quem tem um plano de saúde não é sequer atendido, é a constatação de que nem sempre é assim. Neste domingo,10, o filho do consagrado professor e esportista de Garanhuns, Carlos Tevano, sofreu um acidente em um equipamento de engenho e precisou de atendimento médico de urgência. Como tinha plano de saúde, Tevano se deslocou ao Hospital Monte Sinai, e uma vez lá, acreditem, não havia um médico de plantão. A recepcionista aconselhou ao esportista e sua esposa a levarem a criança até o Dom Moura, onde foi bem atendida, avaliada e medicada, para a surpresa do casal, que aderiu a um plano de saúde justamente pelo caos e precariedade que atravessa a saúde pública no país. Os detalhes desta história você lê agora no relato abaixo, feito pela esposa de Carlos Tevano em uma rede social.


Hoje, 10/02/2013, tive uma experiência terrível! Meu filho de 6 anos machucou a mão em uma máquina de engenho na cidade de Águas Belas e imediatamente eu e meu esposo Carlos Tevano Judô, pegamos o carro e vinhemos para Garanhuns. Alguns amigos ainda opinaram, dizendo que levássemos a IATI, mas confesso que com medo de chegar lá e não ter médico por ser um hospital público e acabar perdendo tempo, resolvemos tirar direto para Garanhuns. 

Para minha terrível e amarga surpresa, chegando ao HOSPITAL MONTE SINAI, não HAVIA MÉDICO para atender meu filho e fui orientada pela enfermeira a levá-lo ao Hospital Dom Moura. Fiquei super abismada e perguntei a recepcionista do hospital se não havia médico de plantão e ela me respondeu que não. Levei meu filho ao Dom Moura, assim que cheguei fui imediatamente atendida e encaminhada ao médico onde avaliou a criança, pediu para a enfermeira fazer a limpeza, em seguida encaminhou ao raio x e novamente retornou para o médico avaliar. Graças a Deus não houve fratura, mas todo o procedimento necessário foi feito e com muita agilidade precisão por parte dos médicos e enfermeiros. Agora eu fiquei a pensar... Como é que um Hospital particular, em plena época de carnaval, com tantos turistas em nossa cidade, não tem um médico para atender um caso de emergência? E, diga-se de passagem, que esse hospital a que me refiro é o único hospital que tem convênio com o plano de saúde UNIMED para emergência pediátrica. 

Imagina se houver um caso de extrema emergência? O paciente terá que esperar até um médico ser chamado e chegar até o hospital ou terá que fazer o mesmo que eu fui orientada a fazer. Deixo aqui minha indignação ao péssimo serviço oferecido por esse hospital e os meus parabéns pela excelente equipe do Hospital Regional DOM MOURA no dia de hoje.

Sandra Carvalho, 
Esposa de Carlos Tevano


Um show de atrações na segunda noite do Garanhuns Jazz Festival

A segunda noite do Garanhuns Festival Jazz, tem grandes atrações, com destaque para a americana Tia Carrol e a paulista Nathalie Alvim.
Os shows começam na Guadalajara com Marcos Cabral, músico competente e um dos grandes guitarristas de Pernambuco e do Brasil, na atualidade.

Depois da atração local a apresentação será da cantora argentina Sol Alac, que no seu repertório costuma juntar bossa, jazz, rock e tango. Iniciou a vida artística como atriz, mas depois tomou gosto pela música e se consagrou. Já fez shows na Espanha, no Brasil, nos Estados Unidos e em Paris.

Americana da Califórnia, Tia Carroll foi considerada pelo jornal Washington Post como a nova diva do blues. Já esteve em festivais em Viçosa (MG) e Paraty (PE), mas é uma novidade em Pernambuco. A cantora, de voz forte e de muita presença no palco, começou sua carreira musical na igreja, até descobrir o blues e o soul.

O paulista Igor Prado divide o palco da Guadalajara com Tia Carroll. Com 11 anos de idade ele já se interessava pela guitarra e cedo começou sua carreira musical. Formou sua própria banda e com ela tem se apresentado no exterior e no Brasil, tocando um blues de primeira. Com os shows e os discos gravados obteve reconhecimento nacional e internacional como um dos grandes músicos da atualidade.

Outro paulista, Lancaster, cantor e guitarrista, é aclamado como um dos maiores nomes do blues no Brasil, com toques latinos e de soul music. No início da carreira, há 17 anos, foi influenciado por nomes como Albert Collins e T. Boné. Mas recentemente, por músicos do porte de Carlos Santana e Ronnie Earl.

Adriano Grineberg, que aparece como o último nome das apresentações do domingo, é um cantor de voz potente e também pianista. Já dividiu palco com nomes como Arnaldo Antunes, Pitty, Paralamas do Sucesso e Marina Lima. O artista faz uma fusão do blues tradicional com rock, folk, surf music e country.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...