quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Secretaria Estadual da Mulher fecha parceria com o Governo Municipal



Na tarde de ontem (30), o prefeito Izaías Régis recebeu a visita de representantes da equipe da Secretaria Estadual da Mulher. O objetivo do encontro foi discutir melhorias nos serviços direcionados às mulheres garanhuenses e a importância da instalação de uma Secretaria no município, pasta que já foi anunciada pelo Governo Municipal e que deverá ser criada ainda este trimestre.

O grupo está na estrada desde a última segunda-feira e já passaram pelos municípios de Correntes, Iati, Palmeirina, São João e Terezinha. Segundo uma das representantes, Diana Ramos, o trabalho desenvolvido com empenho rende bons resultados. “Nós já percebemos uma grande diminuição nos índices de violência contra a mulher no Estado. A formação de um grupo local, que se dedique a todas as causas, trará ainda mais segurança ao público feminino. E nós já percebemos que o perfil da atual Gestão Municipal propiciará uma excelente parceria”, detalhou.

De acordo com dados da Secretaria da Mulher de Pernambuco, hoje, dos 184 municípios do território estadual, 127 já aderiram ao funcionamento de uma Coordenadoria ou Secretaria.

Para dar continuidade às ações de atenção e proteção às mulheres, o prefeito Izaías Régis também planeja a instalação da Clínica da Mulher para atender a demanda local. “A intenção de nossa gestão é criar uma ampla rede de atendimento à mulher”, pontuou.

Jovens de Garanhuns realizam caminhada de Oração pelas vítimas e familiares de Santa Maria - RS


Alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas na próxima terça (5)


A abertura do ano letivo em Garanhuns acontece na próxima terça-feira (5), no Salão de Eventos do Clube AGA, na Avenida Rui Barbosa, bairro de Heliópolis, às 8h. Na ocasião, várias autoridades e profissionais da área da educação do município estarão participando da oficialização do início das aulas, que começam na quarta-feira (6).

Atualmente, o Governo Municipal possui em sua estrutura  51 escolas, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), um Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento da Pessoa com Deficiência Visual (CAP), três bibliotecas e seis creches. “São 800 profissionais trabalhando intensamente nos mais diversos prédios de nossa gestão. Hoje, comportamos quase 15 mil alunos matriculados”, detalhou a secretária de Educação, Janecélia Marins.

Para o começo deste ano, a novidade é a transformação da Escola Municipal Miguel Arraes, em escola de tempo integral. Ela vai ser a primeira escola a funcionar nessa modalidade no município. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade na educação de jovens e adultos. É compromisso nosso, também, facilitar o acesso às escolas”, finalizou o prefeito, Izaías Régis.

Elenílson Liberato deixa a V GERES de Garanhuns


O Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, aceitou o pedido do gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato, que está deixando a direção da Gerência Regional de Saúde sediada em Garanhuns, e que conta com 21 municípios em sua área de abrangência. A decisão do médico já vinha sendo estudada há algum tempo, como ele mesmo relata, devido a necessidade de tempo para suas atividades profissionais e acreditar ter alcançado os objetivos estipulados.

"Todo gestor tem que entender o tempo em que já conseguiu produzir, e se programar para outros desafios. No meu caso, gosto da medicina, e depois desta experiência administrativa, de aprendizado, creio que é o momento de seguir adiante" - afirmou Dr. Liberato.

De sua passagem pela V GERES muitas ações poderão ser mencionadas, como as instalações de dois Comitês. Um deles, de Prevenção aos Acidentes de Moto, tem sido reconhecido como um dos motivos para a queda nos altos índices na região. O outro foi instituído no final do ano passado, cuida do Combate à Dengue. Os vários departamentos da V GERES também mostraram melhoria nas estatísticas estaduais.

Dr. Elenílson aproveitou a presença de membros da imprensa em breve entrevista na sede da V GERES para agradecer a todas as pessoas e instituições que compreenderam a necessidade de unir esforços para melhorar a saúde pública regionalmente. "Quero agradecer também a todos que estiveram conosco nesta jornada, principalmente aos servidores da saúde, e em especial ao corpo funcional da V GERES". - Agradeceu o gestor.

SAMU - Dentre outras ações, destaque para a instalação do SAMU no Agreste Meridional. Em março, provavelmente, dez municípios estarão instalando o serviço com as Unidades de Suporte Básico. Dois municípios, sendo um deles Garanhuns, terão uma Unidade Avançada, com ambulância com serviços de UTI.

Quanto ao novo gestor da V GERES, a Secretaria de Saúde de Pernambuco não definiu. Deverá anunciar um gerente interino, podendo até iniciar um novo processo seletivo.

NOVA MISSÃO:

À convite do Secretário de Saúde, Dr. Elenílson não deixa de ter uma atividade gerencial, assumirá a Coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Regional Dom Moura, que será estruturado para cumprir as obrigações de formação profissional para médicos e estudantes de medicina.

"O Hospital Regional Dom Moura será um Hospital-Escola, e precisa se estruturar durante este ano para oferecer as condições exigidas para receber médicos e e estudantes de todo o país que queiram realizar aqui suas residências médicas. Vamos criar as rotinas de estudos e pesquisas, além de prover a infraestrutura necessária aos preceptores. A princípio com clínica médica, mas com planos de oferecermos também a residência em pediatria, obstetrícia e cirurgia. Por tudo isto, é um desafio mais próximo da minha área de atuação, a própria medicina, e não tive como recusar o pedido do Dr. Figueira. Vamos trabalhar juntos à direção do Hospital Dom Moura, oferecendo o que o polo de saúde regional precisa neste momento, atendendo a Secretaria de Saúde do estado e os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco na área de saúde no interior do estado" - finalizou Dr. Elenílson Liberato.

Vox Comunicação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PROVAB oferece 16 vagas para Garanhuns

No próximo dia 5 de fevereiro encerram as inscrições para o PROVAB (Programa de Valorização de Atenção Básica). O programa inscreve médicos interessados em trabalhar na periferia de grandes cidades e em regiões mais pobres do interior com bolsa de R$ 8 mil paga pelo Ministério da Saúde. O Programa também vai oferecer nesta segunda edição especialização em saúde da família para os profissionais interessados. O objetivo é ajudar na fixação de trabalhadores da saúde nas áreas mais carentes.

A prefeitura de Garanhuns está entre as que aderiram ao Programa para 2013. O município por meio da Secretaria de Saúde está disponibilizando 16 vagas para o Programa. Um dos diferenciais que Garanhuns está colocando é a construção do Projeto de Residência Médica em Saúde da Família. O projeto ainda está em processo de formatação e deverá ser realizado em parceria com a V Geres, Hospital Regional Dom Moura, Residência Multiprofissional (coordenada pela UFPE) e UPE (por meio da coordenação do Curso de Medicina). 

Os médicos inscritos no PROVAB para Garanhuns terão pontos prioritários para as vagas na Residência. “O Projeto de Residência Médica é uma das nossas prioridades na área da saúde. Nós acreditamos que trazendo esses profissionais para a nossa região, a possibilidade que eles continuem aqui é grande. Assim nós aumentaremos a oferta de médicos para a nossa população”, afirmou o Prefeito Izaías Régis.

V GERES agiliza instalação do SAMU no Agreste Meridional


A V GERES – Gerência Regional de Saúde tem avançado no sentido de instalar o SAMU nos municípios que fazem parte de sua área de atuação. Neste mês de janeiro, vários prefeitos e suas secretarias de saúde foram visitados, e mesmo os municípios que tiveram mudança administrativa estão providenciando os últimos detalhes para ver funcionando suas USB - Unidades de Suporte Básico. As duas USA - Unidades de Suporte Avançado devem ser instaladas em Garanhuns e Itaíba, buscando um atendimento regionalizado.

Em março, oito municípios estarão prontos para inaugurar suas USB´s, sendo eles: Angelim, Bom Conselho, Correntes, Calçado, Lajedo, Lagoa do Ouro, Paranatama e Terezinha. A infra-estrutura de instalação é de responsabilidade de cada município, por isto alguns estão mais adiantados. Todas as ambulâncias do serviço já estão à disposição, e serão entregues à medida que os municípios finalizem as bases do SAMU, com exigências como Sala de Estabilização, por exemplo. Outros dez municípios serão implantados em um segundo momento, a depender das instalações providenciadas pelas Secretarias de Saúde de cada município.

É exigência também do serviço que as pessoas que farão parte do quadro do SAMU tenham o curso de APH-Atendimento Pré-Hospitalar, que inclusive está com turma em andamento em Caruaru, na Politec.

As duas USA´s farão atendimentos regionalizados, já que disporão inclusive de ambulâncias com equipamento de UTI, um deles estará em Garanhuns.

O Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES, aproveita para solicitar aos demais municípios da regional que agilizem as bases e a infraestrutura necessária, pois faz parte do plano de ação da Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o atendimento em todo o Agreste Meridional.

O acompanhamento dos trabalhos de instalação tem sido feito pela V GERES através da Coordenação de Urgência e Emergência do SAMU Agreste, sob a supervisão de Alda Lúcia Lopes, que registra que a seleção de pessoal é feita diretamente nos municípios, sob responsabilidade das prefeituras municipais.

Vox Comunicação

Lideranças do Castainho reivindicam melhorias para comunidade


O prefeito Izaías Régis recebeu na tarde de ontem (29), líderes comunitários da Comunidade Quilombola do Castainho, localizada na Zona Rural do município. Durante a reunião, os moradores entregaram uma pauta de reivindicações. Os pedidos foram na área da educação, saúde e infraestrutura.

Na conversa, os representantes disseram que a escola que atende à demanda local precisa de reformas na estrutura. “Gostaríamos que quatro salas de aula fossem construídas, caixas d’água instaladas e a quadra de esportes concluída. Além disso, a sede precisa de mais segurança”, detalhou Júnior Mendes. Ainda segundo ele, o número de alunos aumentou, por isso há a necessidade de uma melhor adaptação no prédio.

Quanto ao Posto de Saúde, que também dá suporte a outras seis comunidades da área, eles pedem mais horas no atendimento por parte dos médicos. Já na infraestrutura, os problemas são no saneamento básico, iluminação e lombadas.

Em seu gabinete, o prefeito ouviu e encaminhou as solicitações para os secretários das pastas responsáveis. “Nós vamos ajudar todos os quilombolas e melhorar o bem-estar social da população. Agora, os ofícios com as reivindicações serão encaminhados e os secretários deverão se programar para fazerem uma visita à comunidade”, finalizou Izaías Régis.

Acidente deixa motociclista ferido na PE-177 em frente ao Detran de Garanhuns nesta quarta (30)

Um acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) na PE-177, em frente ao Detran de Garanhuns. Segundo informações de populares, o condutor da moto (Honda de placa PFM-9307, de São João), Cícero Ferreira da Silva, de 48 anos, mototaxista, estava no acostamento tentando passar para entrar no Detran, quando ao cruzar a rodovia, o carro (pálio de placa KIX - 2597, de Garanhuns), que  ia no sentido  São João e colidiu com a moto. O motociclista foi arremessado  para cima do veículo e caiu logo em seguida. Já sua moto foi parar cerca de  7 metros de distância do local da colisão. O corpo de bombeiros foi acionado, e chegou logo em seguida, junto com a polícia militar. Cícero estava consciente, tinha ferimentos na cabeça e também fraturou uma das pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Dom Moura. O motorista do carro permaneceu no local do sinistro até a polícia militar chegar.

O acidente não é o primeiro naquele trecho da PE-177, que com a instalação do Detran, ficou ainda mais movimentado e perigoso. Vários acidentes com vítimas fatais ocorreram no trecho que é compreendido entre a  saída da Vila do quartel e o trevo próximo a Monte Sinai. Quantas pessoas mais terão que morrer ou ficarem sequeladas para as autoridades responsáveis pelo trânsito em Garanhuns melhorar a sinalização do trecho urbano da PE-177 e de imediato colocar uma lombada em frente ao Detran? Não sejamos omissos. A Lei Seca, em sua nova versão, válida em todo país a partir de ontem, é um grande passo para a diminuição do número de vítimas nas rodovias federais e estaduais, mas, só isso não é o bastante. É preciso que estas mesmas rodovias estejam em bom estado, bem sinalizadas e de acordo com as normas de trânsito  em vigor. Sem essa contrapartida governamental, os acidentes se tornarão cada vez mais letais e frequentes.





terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Empresa não respondeu aos contatos de email

A empresa TECNOCORP CONTRUÇÃO CIVIL não respondeu aos contatos de email nos confirmando as vagas de emprego em Garanhuns, nem a pessoa que nos enviou a publicação. Devido a falta de informações mais esclarecedoras e falta de respostas, retiramos a matéria em respeito aos nossos leitores.


Central Única das Favelas atua em Garanhuns

A instalação da Central Única das Favelas (CUFA) em Garanhuns é uma realidade. Após reuniões dos representantes da entidade com secretários e diretores do Governo Municipal, ficaram acertadas parcerias entre a ONG e o Poder Público.
 
Foram meses de organização e capilarização nas comunidades locais, até ser formado um grupo de ação que fará intervenções nas áreas de risco social de toda região. A professora Márcia Félix, da Universidade Rural, foi a principal responsável pela criação do grupo, constituído por pessoas de diferentes estratos sociais. A coordenadora dos trabalhos vai ser a também professora Márcia Maracajá.
 
A CUFA atuará em Garanhuns fazendo parcerias principalmente com as Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde, Educação e a Diretoria de Esportes.
 
César Cronenbeld é o coordenador da Central Única das Favelas em Pernambuco e esteve em Garanhuns pessoalmente acompanhando os trabalhos da unidade local. Aqui na cidade a CUFA deve ter oito coordenadores em torno de 100 parceiros.
 
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CUFA – A Central Única das favelas é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
 
A organização tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, este que já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Em 2004, a UNESCO o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do Rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais.
Nega Gizza é também diretora do HUTÚZ, o maior festival de Rap da América Latina, que é produzido pela CUFA.
 
O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de
integração e inclusão social.
 
Quem desejar mais informações e/ou participar dos trabalhos da entidade em Garanhuns pode falar com Márcia Maracajá pelo telefone (87) 9915.9000.

Acidente entre ônibus e moto deixa 24 feridos e uma vítima fatal na BR-424 em Garanhuns


O acidente aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (29) e deixou uma pessoa morta. Antônio Vieira da Silva, que completou 54 anos no dia de ontem, trafegava pelas margens da BR-424, nas imediações do Paraíso Motel, em Garanhuns. Ele estava numa moto cinquentinha, quando foi atingido por um ônibus de placa DXD-0519 que transportava cerca de 30 romeiros que viajavam de Jucati com destino a Juazeiro.

Devido à gravidade do impacto da batida o veiculo ficou com as rodas pra cima.  Os passageiros que estavam no ônibus e a maioria deles disseram que o condutor da cinquentinha fazia ziguezague no meio da pista e o motorista do ônibus não teve como desviar matando Antônio Vieira. Segundo informações, o ônibus pertence à prefeitura de Jucati.

As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Dom Moura e Antônio Vieira morava no Sítio Riacho da Espera zona rural de Garanhuns. Segundo informações de populares, cerca de 24 passageiros feridos foram encaminhados para o hospital Dom Moura.

Fonte: Agreste Violento

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Garanhuns comemora 134 anos com programação oficial


No próximo dia 4 de Fevereiro, feriado municipal, será comemorado os 134 anos do município de Garanhuns. Para festejar o aniversário da cidade o Governo Municipal organizou uma programação oficial.
A comemoração tem  início no domingo, dia 3 de Fevereiro, com uma Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Catedral de Santo Antonio, a partir das 19h30.

Na segunda, dia 4, a cidade será acordada às 6h, com uma salva de tiros de canhão acompanhada por girândolas. Às 8h está marcado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Garanhuns, no pavilhão que fica em frente ao Palácio Celso Galvão. A solenidade terá a participação da Banda Musical do 71º Batalhão de Infantaria Motorizada, da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Cantora Dalva Diniz que interpretará o Hino de Garanhuns.

Paralelo à programação, o comunicador Valdir Marino fará o lançamento do seu livro: “Garanhuns: A história que o tempo não apagou”. O lançamento será na Academia Garanhuense de Letras, a partir das 15h.

Com o discurso de austeridade, que vem cumprindo, o prefeito Izaías Régis decidiu por não realizar a programação festiva. “Estaremos a menos de uma semana do início do Festival do Jazz e também do Carnaval nos Bairros, dois eventos que estamos fazendo com o mínimo de despesa possível”, concluiu o prefeito Izaías.

PROGRAMAÇÃO – ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

- Dia 3 de Fevereiro de 2013 (Domingo)
19h30 – Missa de Ação de Graças Aniversário da Cidade – Local: Catedral de Santo Antônio

- Dia 4 de Fevereiro de 2013 (Segunda-feira) – FERIADO MUNICIPAL.
6h – Alvorada Festiva (Salva de tiros de canhão – Girândolas)
8h – Solenidade de Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal – Local: Em frente ao Palácio Celso Galvão – Sede do Governo Municipal

Cultura Livre nas Feiras convoca artistas para cadastro

O projeto itinerante Cultura Livre nas Feiras - que percorreu Pernambuco no último ano valorizando o trabalho de artistas locais - divulga formulário para produtores culturais e artistas se cadastrarem para participar do projeto ao longo de 2013. O formulário vai servir de fonte de consulta para a Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult - PE) preparar a programação das feiras em mais de 50 cidades.

O Cultura Livre nas Feiras foi criado para propagar expressões da cultura pernambucana, valorizando o trabalho dos artistas e também os costumes e as tradições de feiras populares espalhadas em Pernambuco.

O preenchimento do cadastro não assegura a contratação, que estará sujeita ao atendimento das exigências da Fundarpe e da Secretaria de Cultura, responsáveis pelo o projeto. É importante lembrar que as apresentações não podem interferir nas atividades das feiras livres, que não contam com estrutura de palco e iluminação.

Para validar o cadastro, além de preencher o formulário, o artista precisa entregar os seguintes documentos, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 469, Boa Vista):

1. Cópia do RG, do CPF e do PIS (ou NIT);
2. Comprovante de endereço em seu nome (com data de até 90 dias antes da apresentação), ou declaração do proprietário com  cópia do RG;
3. Comprovante de domicílio bancário em seu nome (poupança só da Caixa Econômica Federal);
4. Release com as informações do artista ou grupo.

Para qualquer esclarecimento, enviar email para: culturanasfeiras.secult.pe@gmail.com ou ligar para (81)3184-3122.

Para ter acesso ao formulário, clique AQUI.

Fundarpe

Mais de 300 famílias passam a receber o Bolsa Família em Garanhuns



Em pouco menos de um mês, o Governo Municipal de Garanhuns cadastrou cerca de 300 famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com o benefício do Programa Bolsa família, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social. Durante o cadastramento constatou-se que 20% dessas famílias são compostas por uma a três pessoas, 55% são compostas por quatro a seis pessoas, enquanto que 25% são formadas por sete a dez pessoas. São famílias com renda per capita de no máximo 70 a 140 reais.

            Sendo assim o Governo Municipal tem buscado meios para atender e tentar reverter a real situação das famílias de extrema pobreza, incluindo-as nos programas estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, amenizar a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas. Com a iniciativa, elas são inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e passam a ser acompanhadas nas áreas da saúde, educação e assistência social.

A equipe do Cadastro Único e da Assistência Social vem se empenhando na busca por essas famílias carentes do Município, por meio da identificação in loco. “Essa é uma atividade de extrema importância, haja vista mais benefícios existentes, além do financeiro”, assegurou o Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Luizinho Roldão. O gestor se refere aos programas e políticas sociais voltados à classe menos favorecida como o desconto de até 65% nas contas de luz; a aquisição da carteira do idoso para viagens interestaduais; isenção da taxa de concurso público federal, telefone social em casa, com cobrança de apenas 14 reais e 28 centavos; bem como a redução na alíquota do INSS, de 11 para 5% do salário mínimo, para a obtenção de todos os benefícios do referido Instituto; além de cursos de pedreiro, cabeleireiro, e costureiro. Para que essa camada da sociedade possa ter acesso a todos esses benefícios, a inclusão no Cadastro Único é imprescindível.  

Para assegurar o recebimento do benefício e garantir os direitos oferecidos pelo Programa, todas as famílias precisam cumprir algumas exigências como: vacinar os filhos de até 7 anos de idade; acompanhar o crescimento infantil; fazer a vigilância nutricional deles - entre o peso e a altura; bem como a vigilância do pré-natal para as mulheres; e assegurar a permanência de jovens e crianças na escola.

A sociedade também pode ajudar a identificar famílias que necessitam dos trabalhos de Assistência Social e informar por meio do telefone 3762-7080.

Contatos: Luizinho Roldão - Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família -– (87) 9929-2960;
                           Secretaria de Assistência Social – (87) 3762-7080/ 7081.

Candidatos reprovados no Prouni têm alternativa para ingressar no ensino superior com bolsas de estudo

Foi divulgada na última quinta-feira, dia 24, a primeira chamada dos aprovados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que permite aos estudantes de baixa renda ingressarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo. Uma alternativa para os candidatos que não conseguiram se classificar é utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que oferece bolsas de estudo parciais de até 50%. A nota do exame não é obrigatória, mas é utilizada como critério de desempate para seleção.

Estar sem estudar há pelo menos seis meses e não poder pagar 100% do valor da mensalidade - critério avaliado a partir das informações socioeconômicas disponibilizadas na inscrição - são os principais pré-requisitos para conquistar uma das 62 mil bolsas de estudo para graduação disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil para o primeiro semestre de 2013.

O processo de inscrição é feito exclusivamente através do site www.educamaisbrasil.com.br, onde é possível realizar a consulta dos cursos e Instituições de Ensino (IES) disponíveis. Há vagas para mais de 500 cidades em todos os estados brasileiros e a seleção é realizada enquanto houver processo seletivo nas instituições parceiras.

Prefeitura de Garanhuns inicia recadastramento dos boxes do Pop Shop


O Governo Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicia nesta segunda-feira (28) o recadastramento dos comerciantes com boxes no Pop Shop.

O recadastramento será realizado na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico que funciona na Rua Treze de Maio (no prédio do antigo fórum, onde antes ficavam localizados os cartórios eleitorais).

Para evitar tumulto, as equipes da Secretaria realizaram um pré-recadastramento no Pop Shop.  Neste momento, que foi iniciado ainda no começo de janeiro, as equipes visitaram cada boxe, fizeram um banco de dados e marcaram a ida de cada comerciante à Secretaria para o período de cadastramento. “Com esse trabalho realizado previamente, nossas equipes esclareceram in loco aos comerciantes como será todo esse procedimento. Dessa forma, eles vão à secretaria no dia agendado, sem filas nem tumultos e principalmente sem desinformação”, explicou Geandré Nogueira, secretário de desenvolvimento econômico.

A cada dia serão recadastrados 10 comerciantes.  Atualmente a estrutura do Pop Shop é composta por 125 boxes.  

domingo, 27 de janeiro de 2013

MPPE cria rede de proteção aos idosos em Garanhuns

Aos 90 anos, cabelos brancos, agasalhada com um casaco de frio e sentada numa cadeira de balanço, dona Anastácia Brasil vê o tempo passar no abrigo São Vicente de Paulo, em Garanhuns, no Agreste do Estado, rodeada de outras senhorinhas com idades quase iguais a dela. Dona Anastácia é uma das dez mulheres enviadas para a unidade de acolhimento pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 5ª Circunscrição que funciona no município. Apesar de ter chegado no abrigo na segunda-feira, dia 7 de janeiro, a anciã não pensa em voltar para casa. “Lá era maltratada, xingada e vivia embolando de um lugar para outro”, recorda com perfeita lucidez. “Aqui, todas gostam de mim e eu gosto delas”. Como as outras nove enviadas pelo MPPE para o espaço de acolhimento, ela é o retrato de uma triste realidade: a violência contra a pessoa idosa.

Este exemplo, como os demais que podem ser encontrados no abrigo São Vicente de Paulo, e o constante número de idosos vítimas de maus-tratos e abandono que procuravam ou eram encaminhados para a 5ª Circunscrição em Garanhuns, especificamente à Promotoria de Defesa da Cidadania, chamou a atenção do promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra, responsável pela Promotoria, que passou a tratar os casos de forma específica.

Paralelamente ao número de novos idosos vítima de maus-tratos, o promotor percebeu que havia uma reincidência nos casos antigos porque não havia uma solução para eles. “Não eram tratados da maneira adequada, o que exigia uma forma diferente de abordagem do problema”, conta Alexandre Bezerra. O promotor teve então a ideia de criar uma rede de proteção envolvendo outras instituições públicas e privadas que já trabalhavam isoladamente com o tema.

PROPOSTAS
Foi realizada uma reunião em novembro do ano passado com a presença de representantes do Governo do Estado, prefeitura, igrejas, conselhos municipais – principalmente o do idoso – e organizações não-governamentais para discutir o tema. Ficou decidido pela criação de uma comissão executiva encarregada de elaborar um plano com ações para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

O plano foi finalizado em dezembro do ano passado, contendo ações preventivas e curativas. Entre outras iniciativas, são propostas a criação de um centro de convivência para idosos, definição de uma política pública municipal para eles e a formação de cuidadores que possam atendê-los adequadamente. Para apresentá-lo aos demais integrantes da rede de proteção, o MPPE agendou uma reunião para a primeira semana de fevereiro. “O nosso objetivo é atacar o problema de frente para impedir a ocorrência de situações que coloquem o idoso sob qualquer espécie de risco”, frisa Alexandre Bezerra.

A dura realidade da violência contra a pessoa idosa é também conhecida de perto pela Irmã Fabíola Alencar Furtado, da congregação Filhas de Caridade São Vicente de Paulo que conduz o abrigo em Garanhuns. Abandono, maus-tratos e solidão são fatores recorrentes entre as 64 mulheres abrigadas pela instituição. “Aqui, elas são tratadas com humanidade”, diz Irmã Fabíola. O abrigo, que existe há 54 anos, é uma referência na região Agreste e atende somente mulheres. Para abrigar o homem idoso com direitos violados, a congregação começará a construção de uma unidade a partir do próximo mês de março. Atualmente, o homem idoso vítima de maus-tratos, que procura o MPPE em Garanhuns, é encaminhado para um abrigo na cidade vizinha de Bom Conselho.

Folha Pe

Jovem morre afogado na Barragem do Inhumas em Garanhuns

Um rapaz morreu afogado neste sábado (26), na barragem do Inhumas, em Garanhuns. Segundo informações, o jovem Emerson Albuquerque teria ido ao local mais um grupo de amigos e chegando lá se aproximaram de uma queda d'água, e depois de algum tempo, Emerson que estava numa parte rasa em cima de uma pedra, perdeu o equilíbrio e acabou escorregando, e indo parar em um lugar mais fundo. Um amigo tentou ajudar, mas depois de momentos de agonias de ambos, somente o amigo conseguiu sair e não o avistou mais. O local possui muitas pedras e buracos o que acabou causando o afogamento do rapaz.

Emerson Albuquerque tinha 22 anos e estudava no curso de Letras/espanhol de Ensino à Distância da UFPE.

O corpo de Emerson foi retirado do local, na manhã deste domingo e já foi encaminhado para o IML de Caruaru.



Novo vídeo: momento em que vítimas são socorridas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)

Tragédia na cidade de Santa Maria (RS) comoveu o Brasil diante do número de mortos divulgados. Oficialmente são 232 mortos, sendo 120 homens e 112 mulheres, segundo o Batalhão de Operações Especiais. Além disso, 131 pessoas ficaram feridas. Anteriormente, a Brigada Militar havia informado, em entrevista coletiva, o número de 245 mortos. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

O vídeo abaixo mostra momentos em que as pessoas são socorridas. Imagens fortes.

Chega a 232 o número de mortos em incêndio da boate de Santa Maria (RS)


O incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul , já deixou pelo menos 232 mortos, segundo a Brigada Militar. O resgate dos corpos no local da tragédia foi concluído no final da manhã. Pelo menos outras 131 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região. Mais cedo, a polícia havia dito que 245 pessoas haviam morrido na tragédia, mas o número foi corrigido no início da tarde.

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava teria feito uma espécie de show pirotécnico, usando sinalizador.

As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto da boate e iniciado o fogo, que se espalhou em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico entre os presentes, e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.

A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia.

Uma força-tarefa está sendo feita para identificar os corpos. Às 13 horas deste domingo, 229 corpos haviam sido colocados um ao lado do outro para a identificação, segundo a delegada Elisabeth Shimomura.

Os corpos das vítimas foram levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria . Aos poucos, os familiares estão sendo liberados em grupos para reconhecer as vítimas. Muitas pessoas que estão recebendo a notícia têm se desesperado, precisando de atendimento psicológico e médico no local.

Cães farejadores foram enviados à boate onde ocorreu a tragédia para tentar localizar outros corpos.

O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

Elisabeth Shimomura disse, em entrevista à GloboNews , que a prioridade é identificar corpos e contar o número total de vítimas. A investigação vai ficar a cargo da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria. Testemunhas já estão sendo ouvidas.

O Ministério da Justiça ofereceu a Força Nacional para auxiliar no trabalho. Peritos da Polícia Federal poderão ajudar a avaliar o local e atribuir responsabilidades pelo incêndio.

'Trancaram a porta de saída' Coronel Guido, comandante do Corpo de Bombeiros, disse que algumas pessoas presentes na festa relataram que seguranças da boate trancaram a porta de saída durante o incêndio. "Vi as pessoas amontoadas e mortas perto da saída", disse o coronel.

"A maioria das pessoas acaba morrendo por asfixia, inalação da fumaça tóxica. Queimados mesmo ali foram poucos. O que matou foi o pânico, a inalação da fumaça tóxica e a dificuldade em sair".

Segundo Rodrigo Moura, um dos seguranças da boate, vigilantes tentaram pegar extintor de incêndio, mas o fogo logo tomou conta do local rapidamente. Ele disse que Começou então um pisoteamento e que só algumas pessoas puderam ser resgatadas. "Alguns colegas de trabalho faleceram também. Só quem estava ali viu, (foi um) filme de terror", afirmou.

Do G1

Incêndio em boate de Santa Maria (RS) deixa 180 mortos na madrugada deste domingo (27)



O incêndio em uma boate deixou ao menos 180 mortos e mais de 200 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (26). O número de mortes pode passar de 200, de acordo com os Bombeiros, ainda há muitos corpos dentro do local esperando para serem recolhidos e identificados, além das pessoas que morreram nos hospitais da cidade. Ainda não uma lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previsão de quando haverá.

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.

Em entrevista à rádio Gaúcha, o delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local. “Estamos retirando os corpos do local e tomando as providências necessárias para o início das investigações. Não se sabe ainda o número exato de corpos. Mas, em princípio, não há nenhum corpo em situação precária que possa prejudicar a identificação. As pessoas não conseguiram sair. A saída parece pequena para o número de pessoas que estava lá dentro, e o pânico acabou gerando essa situação”, contou. A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento.

Bol notícias

sábado, 26 de janeiro de 2013

Advogados explicam repasse de verba milionária feito pela Prefeitura de Garanhuns


O escritório Montenegro e Ferreira Advogados Associados procurou a Folha de Pernambuco para esclarecer o montante recebido pela prefeitura de Garanhuns, conforme publicação na edição de ontem. Segundo a empresa, o valor de R$ 3,2 milhões é referente a serviços prestados para administração municipal desde 2008. A quantia é referente a leasing feito para a retirada do ISS retidos nos bancos, que depois de liberados beneficiaram a gestão pública. A firma esclareceu que é a única a fazer este tipo de serviço no Estado, e que por isso não haveria necessidade de fazer um processo licitatório.

Segundo informações do escritório, todas as movimentações foram feitas às claras, com conhecimento por parte dos órgãos de controle. A empresa mostrou documentos que tratam de decisões anteriores referentes ao pagamento de honorários, mas com o mesmo teor do questionamento feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Em um trecho, referente a um questionamento do Tribunal de Contas em um contrato em outro município, o órgão diz que “julgamos estarem presente condições necessárias para que se excepcione a regra geral”. No mesmo documento, o TCE ainda diz que a contratação dos advogados foi adequada. Um dos representantes do escritório já foi à promotoria de Garanhuns para esclarecer o questionamento.

Reveja a matéria anterior AQUI

Folha Pe

Garanhuns realizará espetáculo com áudio descrição e tradução em libras


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizará na próxima segunda-feira, às 16h, no Auditório da AESGA, o espetáculo Historinhas de Dentro. A peça teatral conta a história da menina Clarinha que brinca e corre dentro do próprio corpo, com áudio descrição e tradução em libras.

Esta ação tem como finalidade conscientizar a sociedade da importância da inclusão social das pessoas com deficiência. “Temos uma preocupação de realizar ações com uma linguagem que esse público específico possa sentir-se  incluído, não adianta convidá-los para assistir a um espetáculo e não oferecer suporte para que eles entendam. Este é o primeiro que será apresentado com áudio descrição e tradução em libras, traremos mais futuramente”, ressalta Pedro Passos, secretário de Direitos Humanos e Cidadania.

O espetáculo tem classificação livre, é aberto ao público e conta com a parceria do Funcultura e ADVAMPE - Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional.


Violonista Henrique Annes fará apresentação no Sesc Garanhuns nesta segunda (28)


Retomando as comemorações dos seus 50 anos de violão, Henrique Annes volta a circular pelo Estado de Pernambuco, em cinco municípios em turnê seguida. As apresentações acontecerão através da parceria entre o SESC e a APACEPE, com entrada franca em todos os Concertos.

O violonista realiza apresentação nesta segunda-feira, 28 de janeiro, as 20h, no SESC Garanhuns

Henrique Annes, um dos violonistas mais elogiados do país, vai fazer uma mostra de seu repertório mais popular, acompanhado do percussionista "George Rocha" e de "Beto do Bandolim". 
A iniciativa, com produção de Pedro Castro, conta com patrocínio da Fundarpe/Governo do Estado de Pernambuco e Chesf. Classificação livre. 

Sobre o Mestre Henrique Annes
Natural do bairro de Casa Amarela e com 66 anos, Henrique Annes é, com merecida justiça, um dos violonistas mais elogiados do país, considerado virtuosi em sua atividade tanto na execução de músicas quanto nas composições próprias, que vão do erudito ao popular. Apaixonado pelo seu instrumento, que chama de “completo, polifônico”, ele foi responsável pela criação da cadeira de violão erudito no Conservatório Pernambucano de Música e integrante de diversas orquestras importantes, como a Orquestra Sinfônica de Recife, a Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco e a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco. No ano de 2012 celebrou 50 anos de violão, com festividades que se estendem até final de janeiro de 2013 no “Projeto Jubileu das Cordas”. Nos dias 04 e 05 de janeiro, no Recife, a grande festa foi marcada por dois concertos no Teatro Boa Vista, reunindo uma série de amigos e convidados especiais: Vinícius Sarmento, Racine Cerqueira, Beto do Bandolim, Nenéu Liberalquino, Esdras Mariano/Lalão, Spok, Naná Vasconcelos, Turíbio Santos (MA/RJ), Nonato Luiz (CE), Sebastião Tapajós (PA), Guilherme Calzavara (PB) e Marcus Tardelli (RJ). Os concertos serão exibidos pela TV Globo em data ainda a confirmar.

Texto: Lilian Ferreira

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Senac abre vagas para cursos gratuitos do Programa Novos Talentos: vagas em Garanhuns


O Senac Pernambuco e o governo do estado abrem na segunda-feira (28) as inscrições para mais uma edição do Programa Novos Talentos, que oferece 400 vagas em cursos de capacitação gratuitos. Ao todo, são 13 opções de qualificação disponíveis nos municípios de Paulista, Petrolina, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada. As inscrições podem ser feitas até 1º de fevereiro, exclusivamente pela internet, através do link http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao. Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.

Entre as oportunidades em Garanhuns, estão vagas nos cursos de english beginners, organizador de eventos, recepcionista, camareira em meios de hospedagem, operador de computador, garçom básico e auxiliar de cozinha.

PROJETO NOVOS TALENTOS
O Projeto Novos Talentos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e do SENAI, SENAC e SEST/SENAT.Durante o ano de 2013, a iniciativa oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Serão 4.457 vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 5.500 vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comercio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 4 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte. Os cursos têm carga horária de 160h a 400h.


Público-Alvo:

Jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Serão também contemplados os públicos do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.

Confira o quadro de vagas em Garanhuns:

    (Clique na imagem para ampliar)




Recife divulga a programação oficial do carnaval 2013


O carnaval do Recife vai homenagear o frevo sem abrir mão da sua marca multicultural. Na abertura da festa, na sexta-feira (08), o cantor Milton Nascimento sobe ao palco acompanhado pela fadista Carminho e pelas 10 nações de maracatu de baque virado coordenadas por um dos homenageados da festa, o percussionista Naná Vasconcelos. Em seguida, a folia toma conta com a apresentação da Orquestra Popular do Recife e do maestro Ademir Araújo, que contará a história do ritmo passando pelo frevo de rua, frevo canção e de bloco. Encerrando o primeiro dia, um grande tributo ao ritmo genuinamente pernambucano com o show Frevo Patrimônio do Mundo que reunirá 14 artistas. Os detalhes e a programação completa foram divulgados na manhã desta sexta-feira (25) no Arcádia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Confira todos os detalhes da festa no portal do carnaval

A partir das 22h40, sobem ao palco Luiza Possi, Lenine, Otto, Armandinho, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Baby do Brasil, Roberta Sá, Genaro, Beto Ortiz, Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Ilana Queiroa e Tibério Azul.

Ao todo, serão 1,5 mil apresentações, 770 desfiles de expressões culturais e artísticas, 31 polinhos, seis corredores de agremiações em comunidades e mais de 300 shows, sendo 103 deles exclusivamente de frevo, 290 durante o carnaval e dez na semana pré-carnavalesca. Entre os artistas que estarão nos polinhos, 72 foram indicados pelos moradores das comunidades. Este ano, os principais polos de folia serão no Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Avenida Guararapes, Nossa Senhora do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço e Pátio de Santa Cruz. Os descentralizados serão instalados em Brasília Teimosa, Ibura, Chão de Estrelas, Nova Descoberta, Casa Amarela, Bomba do Hemetério, Alto José do Pinho, Várzea e Jardim São Paulo.

Na semana pré-carnavalesca, os polos do Marco Zero, da Praça do Arsenal, da Rua da Moeda e do Pátio de São Pedro terão festas do dia 3 ao dia 10. Participam as tradicionais agremiações e djs. Haverá também edições especiais das festas Tropical Beach e Odara, as duas serão na Praça do Arsenal. A Central do Carnaval vai funcionar no Armazém 12, no Marco Zero, do dia 1º ao dia 12 de fevereiro.

Os homenageados desta edição são o percussionaista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda. A decoração é assinada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira e é inspirada nos homenageados. As ilustrações são da designer Isabela Andrade de Lima.

A banda Eddie, que apoiou o boicote ao carnaval por conta da falta de pagamentos de cachês, mas não se posicionou sobre não participar da programação, sobe ao palco do Pátio de São Pedro, mesmo polo onde se apresentarão Baby do Brasil e Sandra de Sá.

Ocupação Moda Cultural
No próximo domingo (27), o projeto Ocupação Moda Cultural fará um desfile performático inspirado no ritmo homenageado da folia. No próximo dia 31, será lançada a grife do carnaval.

Aniversário
No dia do frevo, Sábado de Zé Pereira (09), a festa começará às 6h, na Avenida Guararapes. Dez clarins vão soar a cada 15 minutos na Ponte Duarte Coelho e o cortejo seguirá com orquestras de frevo e bandas do interior pela via, Praça Sérgio Loreto, Rua do Sol até encontrar o Galo da Madrugada.

Programação completa do Marco Zero

Sexta-feira (08) - Show Patrimônio do Mundo
Milton Nascimento
Naná Vasconcelos e Voz Nagô
Emílio Santiago
Fafá de Belém
Gennaro
Armandinho
Silvério Pessoa
Otto
Beto Ortiz
Ylana
Roberta Sá
Tibério Azul
Lenine
Luiza Possi

Sábado (09)
Siba
Zélia Duncan
Lenine

Domingo (10)
Zeca Baleiro
Otto com Odair José
Titãs

Segunda-feira (11)
Karynna Spinelli
Paulinho da Viola
Alcione

Terça-feira (12)
Caetano Veloso com o Trio Preto Mais Um
Antúlio Madureira
Elba Ramalho
Alceu Valença

Confira a programação completa do Carnaval do Recife 2013

Fonte: Diário de Pernambuco

MPPE apura repasse milionário a advogado em Garanhuns

Promotor Alexandre Bezerra
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça de Garanhuns, Alexandre Augusto Bezerra, instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no pagamento de honorários advocatícios aos sócios do escritório Montenegro e Ferreira Advogados Associados, no valor de R$ 3,2 milhões. O valor foi entregue à empresa no dia 20 de dezembro, faltando apenas 11 dias para o término do mandato do ex-prefeito do município, Luiz Carlos Oliveira (PDT). A portaria foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do MPPE. Na publicação, o órgão pede a intimação do ex-gestor, como também do ex-procurador geral de Garanhuns e do ex-secretário de Finanças.

A denúncia foi encaminhada pela procuradoria geral do município. O MP quer a cópia do processo de inexigibilidade de licitação para contratação do escritório de advocacia e a microfilmagem do cheque, que deverá ser solicitada à Caixa Econômica Federal. Na publicação do Diário Oficial, ainda há a informação que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público será orientada para  averiguar os beneficiários do saque.O processo será encaminhado à Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, mas deverá ficar sob sigilo para que as investigações não sejam prejudicadas.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, sem sucesso. O atual prefeito, Izaías Régis (PTB), disse que a prefeitura recebeu um ofício do promotor requerendo as cópias dos contratos firmados.

Folha Pe

Instituto Garanhuns vai preservar a memória do município

Futuras instalações do Instituto Garanhuns (foto: Igor Cardoso)

O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, criado para preservar a memória do município, irá funcionar na casarão de arquitetura eclética, projetado pelo italiano Bruno Giorgio em plena Praça Dom Moura (defronte ao Centro Cultural), e que pertenceu aos ex-Prefeitos José de Almeida e Souto Filho; neste edifício símbolo do apogeu do Ciclo do Café, tão profundamente vinculado à História da Cidade. Ao receber os dirigentes do Instituto e lhes garantir apoio, o prefeito Izaías Régis ressaltou a importância de se resgatar a história da cidade. “A terra de Dominguinhos, Lula, Luís Jardim, Celso Galvão e tantos personagens importantes tem se preocupar em preservar sua memória”, pontuou o gestor.

Estão à frente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns o professor e escritor José Cláudio Gonçalves (presidente), o vereador Audálio Ramos (vice-presidente), Anchieta Gueiros de Barros (diretor fiscal), Ronaldo César (diretor de comunicação social) e João Marques (Conselho Fiscal), dentre outros. Todos eles estiveram na audiência com Izaías.

O objetivo dos que fazem o Instituto é resgatar e preservar a memória histórica, geográfica e cultural do município, inclusive com a instalação de um museu local. Todos os participantes da instituição têm uma atuação destacada na área cultural e política, com uma ligação muito afetiva com os valores de Garanhuns.

Reunião Instituto Garanhuns.JPGO professor José Cláudio é autor do livro “Os Sitiados – A Hecatombe de Garanhuns” e prepara para o próximo mês de março o lançamento da obra “República”. Audálio Ramos é o atual presidente da Câmara Municipal e pesquisador, Ronaldo César tem um dos blogs mais acessados da cidade, Anchieta Gueiros é pesquisador histórico e João Marques preside a Academia de Letras da cidade.

A inauguração do Instituto Garanhuns está prevista para o dia 10 de Março.

Secretaria de Comunicação

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Elton John fará show inédito em Recife



A casa de shows Chevrolet Hall confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), a vinda do cantor britânico Elton John aos palcos pernambucanos. A apresentação do músico, a única do Norte-Nordeste do país, vai acontecer no dia 12 de março, aniversário de Olinda e Recife, como anunciado em comunicado oficial.

De acordo com a produção do evento, um dos motivos que atrasaram a negociação para a vinda Elton John a Olinda foram os rumores que circularam na internet na quarta-feira (23) de pessoas que não tinham relação com o evento. Informações da proposta feita pelos diretores da casa, Antônio Gonçalves, Luiz Augusto Nóbrega e José Inácio, vazaram e a produção do músico não permitiu a confirmação antes da assinatura do contrato, realizada no fim desta manhã.

No repertório, o artista deve incluir sucessos como "Can You Feel the Love Tonight", "Nikita", "Your Song", "Sacrifice", "Skyline pigeon", "Empty Garden" e "You Gotta Love Someone". Serão vendidos apenas camarotes e cadeiras individuais para o show, mas os valores ainda não foram definidos.

Elton John
Cantor, pianista e compositor, Elton John é britânico e um dos nomes mais influentes da música pop. Nos seus 40 anos de carreira, o músico ganhou prêmios como Globo de Ouro, Tony, seis vezes o Grammy e vários Brit Awards. Ele possui o título de “Sir”, cavalheiro, concedido pela realiza britânica.

G1

Policiamento é reforçado na Funase de Garanhuns por causa de um tumulto


O policiamento teve que ser reforçado, nessa quinta-feira (23), na sede da Fundação de Atendimento Socioatendimento (Funase) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar do estado, os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade começaram uma confusão - eles queimaram colchões e dois internos conseguiram fugir, sendo recapturados depois.

A causa da confusão teriam sido descontentamentos em relação a normas internas. “Eles citaram a questão do banho de sol, alguns procedimentos internos, mas nada que seja relevante. Já foram contornados os problemas e já foi dado conhecimento ao juiz da vara da Criança e da Juventude. Logo, logo teremos as soluções colocadas em prática”, afirmou o capitão da Polícia Militar Hudson Moura.

Na tarde de quarta (23), houve uma revista nas celas, e a polícia encontrou um aparelho celular e objetos que podem ser usados como arma. De acordo com a Funase, o problema aconteceu por conta de uma troca de diretores na unidade de Garanhuns, e uma sindicância será aberta para investigar o caso.

G1

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CRPAM debate ações educativas e de fiscalização para evitar acidentes de moto no carnaval


img 032.jpg

O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto esteve reunido nesta terça-feira, 22, para elencar as ações dos órgãos parceiros que serão colocadas em prática durante o carnaval. Dr. Elenílson Liberato, presidente do CRPAM e gestor da V GERES não esteve presente, pois estava junto às Secretarias de Saúde do município e do estado, cuidando de assuntos relacionados à instalação do SAMU em Garanhuns.

A reunião do CRPAM, coordenada por Eliane Silva, contou com bom número de representantes, com destaque para a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Autarquia Municipal de Trânsito, Hospital Dom Moura, empresários da Alves Motos Honda, além de representantes da V GERES.

O carnaval contará com ações educativas com distribuição de material publicitário e com uma campanha nos meios de comunicação buscando a prevenção de acidentes, mas também, contará com a fiscalização intensiva em operações especiais das polícias, segundo os militares presentes. O Hospital Dom Moura também já está cuidando da parte do atendimento específico para o período, já que se trata do hospital regional prioritário para atendimento de emergência a acidentados.

Os novos representantes da AMTT, relacionaram as diversas ações que serão implementadas ao longo dos próximos dias, buscando um melhor disciplinamento do trânsito.

Uma Comissão Executiva para dar mais agilidade ao Comitê foi sugerida por Dr. Alexandre Bezerra, Promotor de Justiça, que acatada, já teve os integrantes escolhidos para fazer visitas aos municípios, com prioridade aos que tenham eventos carnavalescos, direcionando também, a partir de agora, as ações do CRPAM.

Outras sugestões como a busca pela Ciretran de um novo depósito para os veículos apreendidos, a questão de Depositário Fiel para os condutores de veículos irregulares, Lei Seca regional, novas campanhas de educação no trânsito, foram debatidas e dados encaminhamento para algumas soluções.

Ao final, com a certeza de uma reunião produtiva, os representantes dos órgãos participantes do CRPAM marcaram novo encontro para fevereiro, após o carnaval.

Folha Vox

Palestras são oferecidas pelo Sebrae em parceria com Governo Municipal

O Governo Municipal de Garanhuns por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, está oferecendo várias palestras de qualificação profissional. São elas:

Palestra: Planejamento Estratégico
Período: 20 de Fevereiro de 2013
Horário: 19h às 22h
Investimento: Gratuito

Palestra: Qualidade no relacionamento com o cliente
Período: 12 de Março de 2013
Horário: 19h às 21h
Investimento: Gratuito

Palestra: Lucratividade: crescer, sobreviver ou morrer
Período: 28 de Março de 2013
Horário: 19h às 21:30h
Investimento: Gratuito

Local e Inscrições: SEBRAE Garanhuns
Informações: (87) 3762-1752

Secretaria de Turismo de Garanhuns inicia uma série de melhorias nas avenidas e praças da cidade


Objetivando despertar na sociedade a necessidade de união para o resgate da beleza, autoestima e o amor á Cidade, o Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo inicia uma série de ações de melhoria para fazer a Cidade que a gente quer. São praças, parques, jardins, prédios ou espaços públicos de interesse cultural, bem como avenidas, calçadas e meio fio, na pauta de pintura, recuperação, capinação e jardinagem.

Para tornar possíveis estas ações, o Governo Municipal conta com parceiros locais, bem como com a colaboração popular, através da preservação e pequenos cuidados diários como não jogar papéis ou embalagens plásticas nas ruas ou calçadas, por exemplo. Além da Secretaria de Obras, até agora a iniciativa conta com parceiros como Mano Imóveis, Droga Rápida, Inácio dos Guinchos e Sementeira do Pau Pombo.

As atividades já foram iniciadas na Esplanada Guadalajara, Centro Cultural, e Praças Dom Moura II e III. A ideia é tornar a sociedade participativa nas ações de resgate da beleza e do charme da nossa cidade, para juntos construirmos uma Garanhuns melhor. Para ser um parceiro e colaborar com o projeto, basta procurar a Secretaria de Turismo, localizada no Centro Administrativo, e obter mais informações.

Contato: Secretaria de Turismo – (87) 3762-7077

Miracica realiza a XI FECAJU de 25 a 27 de janeiro

No período de 25 a 27 de janeiro, o distrito de Miracica, distante 20km do centro de Garanhuns, promove a XI edição da FECAJU. Realizada pela Federação das Associações Comunitárias do Distrito de Miracica (FADIMI), a festa conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e promete movimentar as 16 Associações Rurais que compõem a Federação, bem como toda a comunidade adjacente ao distrito de Miracica.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 25 (sexta-feira)
Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural;
às 9hs da manhã na Igreja São José Miracica

Dia 26 (sábado)
. 11hs - Radiola de Ficha ( Marcos Cardoso - Marano FM)
. 19hs - Concurso da Rainha do Caju
. 20hs - Sandoval Ferreira (Declamador Matuto)
. 21hs - Banda Poder de Deus
. 22hs - Shows sertanejo Leonel e Goiá Filho São Paulo
. 00hs - Shows Forrozão Perfil da Paraíba

Dia 27 (domingo)
Manhã:
. 9hs - Missa celebrada por Padre Silvanio, na igreja São José Miracica
. 10hs - Cavalgada do Caju ( com concentração no Esporte Clube da Baixa do Imbé e destino à Miracica).

Noite:
Repentista: Maximino Bezerra x Hipólito Moura
Local: Agro Indústria do Caju

Realização: Fadimi
Apoio: Prefeitura de Garanhuns

Nova oportunidade de intercâmbio para os estudantes da rede estadual de Pernambuco


Os estudantes de ensino médio da rede estadual têm mais uma oportunidade de concorrer ao intercâmbio promovido pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação do Estado (SEE). Até o dia 1° de fevereiro estão abertas as inscrições para a nova seleção, que oferece 1.275 vagas distribuídas entre Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. Serão selecionados para a viagem até 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.

Os candidatos deverão estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio (regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) em 2013; ter alcançado média anual, em 2012, a partir de 7 tanto em língua portuguesa quanto em matemática; e ter frequência mínima de 85% nas aulas. Ainda está entre os pré-requisitos possuir, no mínimo, 14 anos até o dia 1º de agosto de 2013 e, no máximo, 17 anos e 11 meses até o dia 28 de fevereiro de 2014. O jovem também não pode ter sido reprovado em 2012.

A seleção, que deve ser realizada no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br), é composta de duas etapas. A primeira consta de uma prova escrita (em inglês ou espanhol), realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, contendo 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será feita a partir do cálculo da média aritmética das prova de língua e da média anual de português e matemática conseguida em 2012.

Após a seleção, os estudantes cursarão, obrigatoriamente, um módulo intensivo dos cursos de línguas oferecidos pela SEE. Quem não obtiver nota mínima de 8, tanto na prova oral quanto na escrita, e frequência menor que 90% no mesmo módulo será eliminado do programa. O resultado final do processo será divulgado até o dia 18 de março, no site da SEE e no Diário Oficial.

Intercâmbio – Após a seleção, os estudantes aprovados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. A previsão é que o embarque ocorra entre os meses de agosto e setembro de 2013, para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, e janeiro de 2014, para a Nova Zelândia.

Como na primeira edição, todos os inscritos receberão seis bolsas no valor mensal de R$ 609,54, que serão pagas enquanto estiver residindo no exterior, no decorrer do programa.

Números do novo edital:

 - 1.275 vagas / Canadá (600), Estados Unidos (200), Nova Zelândia (200) Argentina (100), Chile (100) e Espanha (75)

 - 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.

Confira aqui o edital completo.

Manual de cadastro no SIEPE

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Garanhuns poderá sediar campus da UFPE


O deputado federal Fernando Ferro (PT), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (22), no gabinete da reitoria, debatendo as possibilidades de uma maior incursão da UFPE naquele município.

Entre os itens considerados ao longo do encontro, propiciar a formação de novos gestores e educadores no município; estimular a criação de uma Unidade de Pesquisa em Energia; promover cursos nas áreas de Cultura e Turismo; e, por último, estudar meios de transformar Garanhuns em um polo de informática.

Com o término da reunião, ficou agendada uma visita oficial da UFPE ao município logo nas primeiras semanas de março quando será feita uma avaliação de como tornar concreta a parceria entre prefeitura e universidade.

Do Blog de Magno Martins

Sesc Garanhuns realiza o projeto Cultura nas férias


O SESC Garanhuns realiza de 23 a 25 de janeiro o projeto Cultura nas férias, com oficina de Arte e educação para crianças, nas faixas etárias de 5 a 8 anos, além de espetáculos literários e visitas mediadas na Galeria de Arte Ronaldo White.

Confira a programação: 

-De 23 a 25, oficina de arte e educação, das 14 às 17h, com inscrições na Unidade do SESC (Inscrições até dia 23/01)

-Dia 23, às 16h, apresentação do espetáculo Histórias da Caixola, do Coletivo Tear, com classificação livre, entrada franca

-Dia 24, às 16h, apresentação do espetáculo “A menina que falava com as coisas”, da Cia faz de Conta, com classificação livre, entrada franca

E até o dia 31 de janeiro, a Galeria de Arte Ronaldo White estará realizando visitas mediadas da Exposição “Só Lâmina” do Artista Plástico paulistano Nuno Ramos.


Mais informações ligue: 87. 3761-2658

Senador Armando Monteiro vem à Garanhuns nesta quarta(23)


Após realizar uma visita ao prefeito Geraldo Julio na tarde desta segunda-feira (21), o senador Armando Monteiro (PTB) dá início a uma série de encontros com prefeitos de vários municípios pernambucanos para reafirmar o apoio às gestões e colocar o mandato no Senado Federal à disposição das ações e projetos prometidos à população.

A primeira região a receber a visita do senador, que também é presidente estadual do PTB, é o litoral norte do Estado. Nesta terça-feira (22), Armando estará em Igarassu, para conversar com o prefeito Mário Ricardo (PTB). Em seguida, participa de almoço no município, onde também encontra os prefeitos de Itapissuma, Cal Volia (PSDB), e de Itamaracá, Paulo Batista (PTB). A parada seguinte é na cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, para conversar com o prefeito reeleito Egrinaldo Coutinho (PTB).

Na quarta-feira (23), a agenda começa por Gravatá, município do Agreste administrado pelo petebista Bruno Martiniano. Em seguida, Armando estará em São Caetano, para encontrar o prefeito José Neves Filho, o Doutor Neves (PTB). A última parada do dia é Garanhuns, outra cidade do Agreste sob o comando de um trabalhista, Izaias Régis.

Na quinta-feira (24), Armando Monteiro encerrará a série de visitas de cortesia indo a Arcoverde. O município está sob o comando da prefeita Madalena Brito (PTB). Lá, ele também terá um almoço com a gestora e com demais prefeitos da região. A programação da quinta-feira também inclui a ida a Pesqueira, no Agreste, para um encontro com o prefeito Evandro Chacon (PSB).

Da assessoria de Armando Monteiro

Detran Pernambuco abre inscrições para o programa CNH popular 2013

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está com as inscrições abertas para o programa que concede gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação. Os interessados em conseguir uma das 18 mil vagas do programa CNH Popular 2013 têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever pela internet. As vagas são divididas entre a Região Metropolitana do Recife e o interior do estado.

O programa tem como objetivo auxiliar a entrada no mercado de trabalho. "Podem participar alunos de escola pública. Na verdade, os três melhores alunos de cada escola estadual, selecionados pelo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] vão ter direito, além de egressos do Bolsa Família, ex-presidiários e que tenham renda familiar menor que dois salários mínimos", detalha o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Das 18 mil vagas disponíveis,  3.600 vagas são voltadas para quem vai tirar a primeira habilitação, enquanto as outras visam auxiliar condutores já habilitados que queiram adicionar categorias à CNH, como motociclista que quer adicionar categoria 'B' - para condutores de carro -, ou mudar de categoria, indo para 'C', 'D' e 'E', destinada a condutores profissionais. "Temos muitas oportunidades de emprego a partir disso aí", acredita Cabral.

O secretário lembra ainda que os que não passaram na última prova, podem tentar outra vez. "Basta entrar no site e preencher o formulário de inscrição", explica Cabral.

G1

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Antigo prédio da Câmara de Garanhuns é devolvido ao município

O antigo prédio da Câmara Municipal de Garanhuns, no centro da cidade, foi devolvido hoje ao município. A entrega foi feita pelo presidente do Poder Legislativo, Audálio Ramos, que estava acompanhado dos vereadores Sílvio Sabino e Cláudio Taveira. Da parte do Executivo, estavam presentes ao ato a Secretária de Educação, Janecelia Marins; o Secretário de Governo, Wanderley Lopes e o Secretário de Obras, Hélio Faustino.

No antigo prédio da Câmara funcionará a Secretaria de Educação do Município.


Foto e fonte do blog de Roberto Almeida

IFPE homologa resultado final da seleção de professor temporário para Garanhuns


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21), a homologação do resultado final do processo seletivo simplificado para professor temporário e substituto – Campus Garanhuns.

Clique no gráfico abaixo para ampliar:
Também pode conferir clicando AQUI

Fonte: Folha Pe

Garanhuns registra o primeiro homicídio de 2013


Garanhuns registrou na noite deste domingo (20), o primeiro homicídio de 2013. O crime aconteceu na Rua da Alegria no bairro de Manoel Chéu.

A vítima foi o marceneiro Anderson Willin Pereira dos Santos, 28 anos que foi assassinado a golpes de faca. De acordo com as informações da Policia Militar, a vítima estava  em casa quando um elemento conhecido por Léo, chegou chamando o  mesmo para beber, momento em que a  vítima abriu a porta  e foi surpreendido por Léo e por um elemento conhecido por "Cacita" que teria sido o autor do crime. O homem chegou a ser  socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o hospital, mas já chegou sem vida.

Do Agreste Violento

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeito de Garanhuns vem cumprindo agenda extensa desde a posse


As visitas dos representantes de classe ao gabinete do Prefeito Izaías Régis continuam. Na tarde de hoje (18), ele recebeu os mototaxistas e um grupo de industriais de Garanhuns. As reuniões vêm sendo pautadas pelas reivindicações de cada classe, com solicitações de melhorias das condições de trabalho para os profissionais de cada área, bem como de incentivos e melhora na infraestrutura para os empregadores. Nestes encontros o prefeito também ouve sugestões para a gestão em cada área específica. Nenhuma informação é desperdiçada, o prefeito encaminha as demandas para a secretaria que compete cada trabalho e cobra resultados. Este tem sido um trabalho constante realizado pelo Prefeito.

Na próxima semana o prefeito irá cumprir três agendas que devem trazer boas novidades para Garanhuns. Na terça-feira pela manhã na capital pernambucana, reúne-se com o professor Anísio Brasileiro, reitor da UFPE e o Deputado Federal Fernando Ferro, a tarde o encontro é com o Secretário da Casa Civil Tadeu Alencar. Na quarta-feira o prefeito receberá em seu gabinete a primeira visita oficial do Senador da República por Pernambuco, Armando Monteiro.

Comércio de Garanhuns começa temporada de promoções

Após as compras de fim de ano, não é incomum que os consumidores voltem às lojas para trocar os produtos que receberam e participar de saldos e liquidações de produtos que estão com preços mais baixos do que o normal.

No comércio de Garanhuns, não é diferente. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando do Couto, é comum que as lojas entrem em liquidação para acabar com os estoques de produtos ainda restantes.

Ainda segundo ele, os setores de materiais de construção e de eletrodomésticos lideram a procura. A expectativa de crescimento na procura e lucratividade é de 10% em relação ao ano de 2012. Já o setor de vestimenta e calçados têm uma queda, pois são mais procurados em dezembro.

Na loja Ferreira Costa, por exemplo, as vendas de cerâmicas, louças e produtos de construção são os mais procurados. Segundo o gerente de marketing, Adenilson César, o mês de janeiro é liderado pelo lucro desse setor, que é o que mais vende.

Na Eletropiso, de acordo com o gerente Anselmo, as louças, portas e janelas são recordes de venda. O faturamento cresce em 10% este mês.

Do ABTV

Prefeito Izaías e o Secretário Ramilson Ramos participam de entrega de títulos de terra

Na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito Izaías Régis participou da solenidade de entrega de títulos de terra pelo ITERPE (Instituto de Terras de Pernambuco).O evento aconteceu na Escola Estadual Jerônimo Gueiros e reuniu mais de mil agricultores do Agreste Meridional.

O ITERPE entregou 1200 títulos de terra, até o final do ano serão mais de três mil títulos entregues. O prefeito Izaías Régis como anfitrião foi o primeiro a falar e destacou o trabalho do Governo do Estado junto ao homem do campo. Izaías afirmou que na sua gestão o homem do campo também será tratado com todo o respeito e dedicação que merece. “O nosso governo vai olhar o homem do campo de forma diferente. Vamos incentivar e apoiar a produção e buscar parcerias para levar a tecnologia ao campo”.

Durante a solenidade houve a entrega simbólica de títulos a agricultores dos 23 municípios da região. O prefeito Izaías fez a entrega ao agricultor José dos Santos, do sítio Lagoa de Belamente, zona rural de Garanhuns . Seu José não escondia a felicidade pela conquista. “Toda a nossa vida está nesta terra, é por meio da agricultura que sustento 11 pessoas em casa. Agora espero poder investir para aumentar a produção.”

O secretário Ranílson Ramos encerrou o evento ressaltando os investimentos do Governo do Estado na agricultura. O secretário também enfocou a preocupação do Governo com a seca e que será implantado um comitê permanente de combate aos efeitos da seca. “Nós não temos como combater a seca, mas podemos combater os efeitos dela e é nisso que o Governo do Estado vem trabalhando.”

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Garanhuns realiza audiência pública sobre a duplicação da BR-423

O prefeito Izaías Régis passou o dia hoje (16) em reuniões na Capital Pernambucana. Entre as novidades dessa agenda externa o prefeito traz a realização de uma Audiência Pública no dia 14 de fevereiro, no Hotel Tavares Correia, sobre a duplicação da BR-423. A audiência vai ser realizada pelo Governo Municipal de Garanhuns junto com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Transportes. “Eu estou saindo dessa reunião de hoje com a notícia em primeira mão de que a obra da duplicação da BR-423 já é uma realidade”, destacou o prefeito Izaías.

O projeto executivo da obra que foi elaborado pelo Governo do Estado com recursos do Ministério dos Transportes, deverá ser entregue ao Governo Federal na primeira quinzena de fevereiro.

BR-423
Mais importante via de acesso ao Agreste Meridional pernambucano, começando em São Caetano e indo até Garanhuns, a BR-423 é o canal de escoamento da produção da maior bacia leiteira do estado e fator essencial à mobilidade de grande contingente da população. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...