quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gestão de Turismo foi tema de encontro promovido pela ASTUR em Garanhuns



Representantes de trinta municípios de Pernambuco estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira (06), em Garanhuns, para trocar ideias, experiências e traçar metas quanto a gestão do turismo na região. O evento, intitulado “IV Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo” foi promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e termina hoje (7).

O encontro cumpre um cronograma de palestras. Em sua abertura, contou com a apresentação da secretária de Turismo de Garanhuns, Gerlane Melo. Em sua fala, a secretária destacou a revitalização dos atrativos turísticos de Garanhuns, a construção do calendário de eventos para o segundo semestre, ações previstas ainda no período e a formatação de projetos para 2014. A servidora disse que as dificuldades encontradas foram muitas, mas graças à ampla visão do prefeito Izaías Régis, e parcerias público/privadas, as coisas têm acontecido, sem onerar o município. Prova disso, segundo ela, foram os trabalhos de revitalização nas Praças Dom Moura I, II, III; Alto do Columinho, Cristo do Magano, Polo Heliópolis, Espaço Luiz Jardim, Monumento do Ipiranga, Parque Euclides Dourado, Praça Souto Filho e mais outras quatro praças.

A secretária também destacou outras ações que favoreceram o turismo local ao longo deste ano como o acesso à informações sobre o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), por meio de um site; a sinalização turística; a criação de produção associada ao turismo de souvenir de Garanhuns; cadastro de barraqueiros e gasoseiros; o cadastro para mala direta, entre outros. “Nossa expectativa agora é quanto ao Moto Fest e o Natal Luz que serão executados nos próximos meses”, completou.

Novidades – Outras novidades foram anunciadas para compor o calendário do município, entre elas o “Festival do Chocolate”, a implantação do Monumento de Dominguinhos, incluindo a formatação de um evento em homenagem ao artista. Na pauta de novidades, também consta o resgate do Conselho Municipal de Turismo.

O renomado professor Steve Albuquerque, mestre em Administração e Master Internacional Business, palestrou sobre a elaboração de produto turístico. Ele chamou a atenção de todos pela quantidade de informações relativas ao assunto e conceituou que produto é aquele que vende e dá lucro. “Hoje não basta apenas um lugar bonito para visitar. É necessário a profissionalização da oferta de produtos turísticos, focando em inovações. Temos que descobrir as potencialidades locais, unir à infraestrutura e vender o produto. E este, se configura em um conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos, acrescidos de facilidades e ofertado de forma organizada por um determinado preço. Mas nem tudo é produto, e nem todo público terá perfil para o que você oferece”, declarou Steve, informando que cada localidade tem um potencial turístico a ser explorado e, para tanto, é necessário a compreensão do território, para definir o tipo de turismo. Seja ele o ecoturismo, o turismo de sol e praia, o cultural, ou da pesca, o de negócios (sendo um dos que mais crescem hoje); o de aventura, o religioso, o de intercâmbio ou o rural, entre outros.

“Turista não cai do céu. A gente é quem tem que correr atrás dele”, disse Albuquerque, ao afirmar que diferentes perfis de demanda, precisam ser oferecidos. “O que pra gente é cotidiano, para outros é espetacular”, incentivou o professor, também alertando: “se o lugar é lindo, mas não é seguro, não é limpo, não tem bom acesso, nem serviços essenciais à estadia do turista, além da falta de infraestrutura, então não irá causar experiência positiva. Sendo assim, temos que ofertar produto, dando suporte a ele”.

Durante a manhã de hoje (07), o grupo envolvido no evento fez uma avaliação dos encontros do ano e propostas específicas para 2014. Os participantes também realizaram uma visita técnica aos atrativos turísticos de Garanhuns.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...