domingo, 22 de setembro de 2013

Morador de Garanhuns denuncia ao G1 a falta de médico no Hospital Dom Moura



Em Garanhuns, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) é uma unidade de referência para aproximadamente 26 municípios do Agreste Meridional de Pernambuco, porém, neste domingo (22), está sem médicos. A informação é de um agricultor que levou o filho de dois meses para atendimento médico.

Em um carro alugado, José Lopes da Silva diz ter saído da comunidade de remanescentes quilombolas Castainho e foi até a cidade com o bebê, que sofre de constipação há dois dias, chora e tosse com frequência. Segundo ele, ao chegar no HRDM, não havia clínico geral, pediatra ou médicos de outras especialidades; há apenas enfermeiros que não puderam ajudar. "Caruaru é longe demais, é mais de 100km, não tenho como pagar para ir lá. Nossa solução é o Hospital Dom Moura e é nessa situação", reclama.

O G1 entrou em contato com o HRDM e a assistente social Sônia Maria da Silva confirmou que não há médico pediatra ou clínico geral na unidade, somente estão de plantão um ortopedista e um obstetra. Nossa redação também entrou em contato com a enfermeira-chefe Karine Cavalcante, do setor de pediatria, que também confirmou a ausência de pediatras.

Karine Cavalcante ainda informou que os casos graves são encaminhados para a cidade de Lajedo, em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Depois da denúncia e do contato da redação do G1 com o HRDM, o bebê de José Lopes da Silva foi atendido pela enfermeira-chefe da pediatria.

Além da denúncia do morador de Garanhuns ao G1, também houve a manifestação de um médico, Filipe Livino, no seu perfil de facebook, que se mostrou indignado com a situação em que se encontrava o hospital na manhã deste domingo (22). Segue abaixo seu depoimento:

Alguma autoridade tem que tomar uma atitude restritiva contra o Dom Moura, sua direção, seus maus profissionais!!! Não tem médico na emergência do HRDM até a presente hora! Isso é um absurdo!!! Pessoas estão abandonadas no hospital... lembrem-se que há pacientes internados lá. Se um desses pacientes tiver uma intercorrência o que será feito? Onde está o médico do plantão anterior que deixou o hospital sem substituto?! Onde está a diretora médica que nada faz nessa hora?! Onde está o diretor do hospital?! Socorri uma paciente gravíssima, com indicação de UTI, em seu domicílio agora de manhã, a levei ao HRDM e eu que tive que tomar as condutas que o emergencista teria que tomar! Atendi ainda 2 pctes que inocentemente esperavam o médico... absurdo!!!! Povo de Garanhuns... Faça alguma coisa!! Processe o Estado, denuncie ao MP, ao CRM, chame a polícia, o exército, alguém... mas não se cale diante de um absurdo desse!! Acabei d saber q não tem médico na Pediatria tb!!! Alguém intervenha de verdade nessa terra de ninguém... isso n é um hospital!  (Filipe Livino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...