quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nordeste sofre apagão; Chesf avalia extensão

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28).

O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão. De acordo com Franklin, o apagão começou às 15h08 e atingiu todo o Nordeste. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia, que está retornando gradativamente. Já temos energia no Recife, Salvador, algumas áreas de Teresina. Acredito que ainda hoje toda a região estará normalizada. Não sabemos ainda o motivo, vamos precisar fazer uma avaliação junto com o ONS", explicou.

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

A operadora de telefonia móvel TIM informou, por meio de nota, que seus clientes no Nordeste poderão ter dificuldade para utilizar os serviços da companhia devido à queda de energia. Segundo a operadora, equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer gradativamente os serviços nas áreas afetadas. As demais operadoras ainda não se pronunciaram sobre o apagão.

No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.

G1

Um comentário:

  1. O POSTE, EM SEU GOVERNO, JÁ VAI NO ÓNZIMO APAGÃO... O SÁ DA ANTA ROUSSEFF ESTÁ SENDO PISADO, BEM PISADINHO...

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...