sábado, 31 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde realiza atendimentos médicos em comunidades quilombolas

As comunidades quilombolas Castainho e Estivas – ambas na zona rural de Garanhuns –, receberam nesta sexta-feira (30), atendimentos de saúde especiais. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), por meio do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns. O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde continuará na próxima segunda-feira (2), no horário de 8h às 15h.

A ação pretende identificar e tratar casos de hanseníase, tracoma, sífilis e câncer, além de realizar aferição de pressão e teste glicêmico. Durante a ação, o procedimento de teste de HIV também será realizado junto aos quilombolas.

A hanseníase é uma doença que atinge os nervos e se manifesta na pele. Seu avanço pode levar a lesões nas mãos, pés e outras partes do corpo, e seu diagnóstico precoce possibilita a cura sem sequelas. A tracoma é uma mancha branca que aparece na visão, ocasionada por um protozoário que se aloja na mucosa do olho e pode levar à cegueira. Seu tratamento é simples, e se bem acompanhado possibilita a cura.

Todos os atendimentos médicos nessa carreta da saúde acontecem no PSF do Castainho.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...