sexta-feira, 26 de julho de 2013

Programação Internacional no FIG: Virtuosi na Serra é sucesso na Catedral de Santo Antônio


Pelo nono ano consecutivo, o Festival de Inverno de Garanhuns apresenta o projeto Virtuosi na Serra, com a direção artística e regência do chileno Rafael García e a Coordenação Geral de Ana Lúcia Altino.

O polo erudito é uma oportunidade de oferecer música da melhor qualidade ao público do FIG, superando o preconceito de que as pessoas têm dificuldade no acesso a esse tipo de apresentação. Os concertos na Igreja Matriz de Santo Antônio são divididos em duas partes: A primeira (de 19 a 22) incluiu a programação do Conservatório Pernambucano de Música e, agora, nessa segunda parte, a Catedral recebe o projeto Virtuosi na Serra até hoje (26), que predomina a apresentação de artistas internacionais.

Nessa quinta-feira (25), se apresentou o Duo da Eslováquia, composto pelos violinistas Andrej Baran e Adam Marec. O “Slavonic Duo” tocou em seu repertório obras de Paganini, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. Também se apresentou o pianista russo Ilya Ramlav, de apenas 21 anos de idade. Estudante do Conservatório Tchaikowsky de Moscou, o artista tem em seu currículo uma série de prêmios em competições internacionais.

O Virtuosi é uma sociedade que promove, em média, seis festivais ao ano com características diversas nas suas apresentações, sempre trazendo o que há de melhor na música erudita nacional e internacional. Além de Garanhuns, cidades como Recife (PE), Gravatá (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA) recebem esse belíssimo evento.

Nesta sexta-feira (26), o Virtuosi apresenta, a partir das 21h, o maestro João Carlos Martins (piano) em conjunto com a orquestra Jovem de Pernambuco e o regente Rafael Garcia. O fato desse evento ser na Esplanada Guadalajara é graças a um pedido do público que assistiu ao concerto na edição anterior.  A Catedral não comportou a quantidade de pessoas no local. Muita gente foi conferir a apresentação desse grande maestro brasileiro que se tornou popular graças ao seu talento e a sua belíssima história de vida.

De acordo com a produção da Fundarpe, excepcionalmente neste sábado (27) para fechar a programação do IX Virtuosi na Serra, tem a curadoria dos artistas locais da Prefeitura de Garanhuns com o maestro Otávio Matias, em horário especial, das 16h30 às 18h.

Texto e fotos: Samara Pontes
Edição: Cloves Teodorico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...