quinta-feira, 30 de maio de 2013

Médicos cobram providências em Garanhuns

Representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos (Simepe) estiverem reunidos na cidade de Garanhuns, na última terça-feira (28), com o secretário de Saúde do município, Harley Davidson. Entre as reivindicações da categoria apresentadas ao secretário destacaram-se a defasagem salarial dos médicos e o pequeno número de profissionais concursados. As entidades também cobraram vínculos que se assemelhem com a carreira de Estado no intuito de fixar os profissionais no interior.

"Entendo que o salário do médico está defasado. Pretendemos aumentar o salário dos profissionais que ficam no ambulatório para R$ 2.200 e já está aprovado para o final de junho um aumento de 6 para 8 mil reais para os demais" afirmou Davidson. Ainda segundo o gestor, estão previstas licitações para construção de mais cinco novos postos de saúde, o que aliviaria o Hospital Dom Moura. "A assistência primária da rede municipal não funciona e isso acaba sobrecarregando o Dom Moura", avaliou o diretor do Cremepe, André Dubeux.

Já o diretor Ricardo Paiva, também do Cremepe, sugeriu a elaboração de um documento no qual fossem elencadas as principais providências a serem tomadas pelo município com o objetivo de pressionar o Estado a fazer a parte dele. "Precisamos trabalhar em pareceria para garantir a resolução dos problemas do município e as escalas incompletas no Dom Moura", sugeriu Paiva. "Garanhuns pode dar um exemplo para os demais municípios da região, se colocar em prática as sugestões das entidades", concluiu o diretor do Simepe, Tadeu Calheiros.

Em seguida, os representantes das entidades médicas estiveram no Dom Moura, onde se reuniram com a diretora do hospital, Karla Freitas Nogueira. "Hoje, o principal problema que enfrentamos é a falta de recursos humanos", disse. Em paralelo, o médico fiscal do Cremepe, Otávio Valença, avaliou a unidade de saúde. "A estrutura está adequada e os materiais existem, mas a UTI continua fechada há quase um mês por falta de médicos", afirmou Valença.

À noite, Cremepe e Simepe realizaram mais uma assembleia geral da categoria, no auditório da Unimed Agreste Meridional, onde foram repassadas as principais deliberações da categoria. Ficou agendado uma nova mobilização dos médicos para próxima terça-feira (04/06), às 9h30, em frente ao Dom Moura. No mesmo dia, haverá encontro com o prefeito de Garanhuns, Isaias Regis.

Veja uma entrevista em que o secretário geral do Cremepe, André Dubeux fala sobre a situação dos médicos em Garanhuns e sobre o Hospital Regional Dom Moura:




Do Cremepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...