terça-feira, 16 de abril de 2013

Garanhuns passa a contar com Núcleo de Mediação de Conflitos

Moradores da Comunidade de Massaranduba, localizada em Garanhuns, no Agreste, estão prontos para resolver pequenos conflitos entre os vizinhos. Eles participaram do Curso de Direitos Humanos e Mediação Comunitária, promovido pela Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária de Conflitos. O trabalho é realizado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O grupo de 26 mediadores que participaram de uma capacitação recebeu os certificados de conclusão. São donas de casa, lideranças comunitárias, mulheres ligadas a pastorais sociais, entre outras pessoas dispostas a atuar para resolver os problemas das áreas onde vivem, através do diálogo. O espaço a ser utilizado para o serviço é o Núcleo de Mediação de Conflitos, que começa a funcionar no próximo mês de maio. Trata-se do 140 já instalado no Estado.

Entre os principais conflitos que podem ser resolvidos nos núcleos estão: desavenças familiares, de vizinhança, pensão alimentícia e questões de posse de terra. O trabalho de mediação nas comunidades é acompanhado por técnicas da Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária. A ação também está inserida no programa Governo Presente e atua com a promoção de curso junto a Polícia Militar, além de realizar parcerias com prefeituras para interiorização da mediação de conflitos. Atualmente são 10 núcleos na RMR e três no interior: Petrolina, Caruaru e Goiana.
Para o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a mediação é um espaço aberto à comunidade na prevenção à violência. Ele ressaltou que a experiência tem sido extremamente importante, sendo levada também a outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e, recentemente, em dezembro/2012, para um intercâmbio internacional com os norte-americanos, a convite do governo dos EUA. O trabalho foi apresentado nas cidades americanas de Minneapolis, no Estado de Minnesota; Reno, em Nevada; e Little Rock, Arkansas.

Cepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...