sábado, 23 de março de 2013

Fundação Altino Ventura realiza exames preventivos de catarata em Garanhuns


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura, dará início no período de 25 a 28 de março, ao atendimento a cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos para diagnosticar e prevenir a catarata.

A meta é receber 100 pessoas por dia, sendo 50 no período da manhã e 50 à tarde. O atendimento será realizado nas dependências da Regulação, situado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, na Av. Caruaru. No ato da abertura de ficha, cada paciente deverá apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de Residência.

Uma equipe de saúde, formada por uma médica e dois assistentes oftálmicos, estarão à disposição dos pacientes para a realização dos exames.

A DOENÇA - A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão. Tendo como principal causa o envelhecimento, já que os problemas geralmente aparecem depois dos 50 anos, o único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia, simples, rápida e feita sob anestesia local, é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...