sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vídeo mostra meteorito caindo na Rússia nesta sexta-feira (15)

A queda de um meteorito na Sibéria Ocidental, cerca de 800 km a leste de Moscou, deixou mais de 500 feridos na manhã de sexta-feira (por volta de 1:30 da madrugada no Brasil). Horas depois, diversos vídeos retratando o fenômeno surgiram na internet.



Os relatos sobre a queda do meteorito são confusos. Autoridades russas chegaram a dizer, inicialmente, que o objeto havia explodido no ar. Assim, só fragmentos muito pequenos teriam chegado ao solo.

Posteriormente, a prefeitura de Chelyabinsk, onde ocorreu a queda, informou que o meteorito produziu um cratera cerca de 80 km a oeste da cidade, o que sugere que ele chegou inteiro ao chão. O local é pouco povoado. Mas a onda de choque provocada pela explosão quebrou janelas nas cidades próximas. Muitas pessoas foram feridas pelos estilhaços de vidro. Não há relatos sobre mortes.

Choques de meteoros contra a Terra acontecem regularmente e quase nunca são notados pela população. Em geral, são partículas com o tamanho de um grão de feijão, que se desintegram ao entrar na atmosfera terrestre, produzindo um risco luminoso no céu. É o que se chama, popularmente, de estrela cadente.

O objeto que caiu na Rússia, porém, era muito maior. Sua massa foi estimada em 10 toneladas. Por isso, teria conseguido chegar quase inteiro ao solo. A queda não tem relação com a passagem do asteroide 2012 DA14 pela Terra hoje. Esse corpo celeste, muito maior que um meteoro, deve passar a 27 mil quilômetros do planeta.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...