quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade 2013

Fiéis da Igreja Católica estarão reunidos nesta quarta-feira para celebrar as Cinzas, marco para o início da Quaresma. O dia tem um significado especial para os católicos, que passam por um período de 40 dias de orações, reflexões e penitências. Em seguida, os fiéis comemoram a Semana Santa. A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza missa no Centro de Internação Provisória de Menores Infratores da Funase, no Bongi. Na ocasião, o arcebispo dom Fernando Saburido fará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude". A celebração está marcada para as 15h.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano não poderia ser diferente, afinal de contas, em julho, o País será sede, pela primeira vez, do maior evento católico do mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, são os jovens os protagonistas da Igreja Católica e o “alvo” das ações pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "Por isso decidimos rezar a missa no abrigo da Funase. É lá que está um dos maiores desafios para a Igreja, são os corações daqueles jovens que também temos que levar para Deus”, comentou o arcebispo dom Fernando Saburido. Além de ter a juventude como tema, a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano é especial, pois está completando 50 anos.

História - A fundação da CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira, em 1961, idealizaram uma missão para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. 

Inicialmente, não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País. Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental para a concepção e estruturação da CF.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...