segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bispo de Garanhuns disse que problemas da Igreja podem ser motivo da renúncia do Papa


GARANHUNS - Chefe da Seção Disciplinar do Clero por oito anos, período em que conviveu com o então cardeal Joseph Alois Ratzinger, o bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, atribuiu a renúncia do Papa Bento XVI não só às suas condições físicas, mas também aos problemas internos e externos da Igreja, cada dia mais pressionada pelos conflitos entre os seus próprios dogmas e as demandas do mundo moderno.

— Tivemos recentemente fugas de documentos, embora eu acredite que isso não o atinja diretamente. Hoje, há também uma certa dificuldade no convívio com os avanços da sociedade e é preciso abrir o diálogo com o mundo moderno, sem perder a fidelidade a Jesus Cristo. São vários problemas que exigem de um chefe forças físicas e psicológicas para fazer frente a tantos desafios, disse ele por telefone, de Garanhuns, cidade pernambucana localizada a 230 quilômetros de Recife.

Mesmo assim, o arcebispo ficou surpreso com a decisão do Papa. Isso porque havia conversado ontem com um bispo amigo (não disse o nome), que estivera dois dias antes no Vaticano, e que inclusive estivera com o pontífice.

— Ele revelou que o seu físico realmente estava alquebrado, mas a cabeça perfeita, lúcida, com o raciocínio rápido de sempre.
Para o religioso, só uma situação deveria levar o Papa a uma medida tão drástica e rara na história da Igreja.

— Para tomar essa iniciativa, acredito que estivesse se sentindo no limite de suas forças. Entendo que ele está em uma situação de fragilidade, não sabemos exatamente como está sua saúde. Mas com certeza, não vinha se sentindo em condições de enfrentar essas dificuldades todas. Percebíamos a força física dele diminuindo, se reduzindo devido à idade e ao peso, mas nunca imaginávamos que ele fosse renunciar — afirmou.

O bispo não quis comentar eventuais problemas na alta cúpula da Igreja Católica e não aceita comparações com o Papa João Paulo II, antecessor de Bento XVI.

— Ambos têm carisma, mas são carismas diferentes. O antecessor tinha um apelo de grandes massas. Já o segundo tem uma força de raciocínio brilhante. Tanto que o público das audiências de quarta-feira aumentou. Suas viagens internacionais, inclusive as mais delicadas, fizeram sucesso extraordinário. Sua melhor característica é a qualidade de pensamento. Ele fala em assuntos de altíssima teologia em linguagem simples, que qualquer pessoa entende. Seus três livros sobre Jesus Cristo são best-sellers.

Ainda segundo Dom Fernando Guimarães, os fiéis estavam habituados à exuberância de João Paulo II. Bento, porém, é mais tímido, mas não menos brilhantes.

Dom Fernando também conviveu com o Papa João Paulo II, a quem ensinou português em sua visita preparatória ao Brail. Depois, foi chefe da Seção Disciplinar do Clero e atualmente integra o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, a instância mais alta da administração da justiça na Igreja Católica. Primeiro bispo da América Latina a ser nomeado para o cargo, é o único que mora fora da Europa. Acumula a função com a de arcebispo da cidade pernambucana, função para a qual foi nomeado em 2008.

Por Letícia Lins - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...