terça-feira, 31 de julho de 2012

71 BI MTZ realiza Operação Oásis em Mogeiro (PB)


O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Garanhuns (PE), Organização Militar do Exército Brasileiro, subordinada à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em recife (PE), chegou à cidade de Mogeiro (PB), na tarde do dia 29 de julho a fim de ser empregada na Operação Oásis.

A Operação OÁSIS consiste num Exercício de Adestramento Avançado de Garantia da Lei e da Ordem, sob a coordenação da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército da cidade de Recife (PE) e será realizado entre os dias 30 de julho e 02 de agosto do corrente ano. Além do 71º BI Mtz, outras Organizações Militares do Exército Brasileiro, também atuarão na Região proporcionarão segurança para a população de Mogeiro e cidades vizinhas.

EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE MÃO AMIGA.



COMSOC
71º Batalhão Duarte Coelho

Programa Senac de Gratuidade abre seleção para 460 vagas em cursos gratuitos

O Programa Senac de Gratuidade (PSG), destina-se a concessão de bolsas para pessoas na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados.

Este processo seletivo (edital 2012.26) concederá 460 vagas para o cursos gratuitos nas cidades listadas abaixo.


Recife 
Montagem e Montagem de Computadores.

Bom Conselho
Operador de Computador.

Caetés
Operador de Computador.

Calçado
Auxiliar Administrativo.

Canhotinho
Costureiro, Cuidador de Idoso.

Lajedo
Cuidador Infantil.

São João
Cuidador de Idoso.

Garanhuns
Inglês Básico.

Arcoverde
Recepcionista, Camareira em Meios de Hospedagem, Montagem e Manutenção de Computadores, Auxiliar de Pessoal.

Jucati
Operador de Computador.

Jupi
Operador de Computador.

Jurema
Operador de Computador.

Mais informações, edital e inscrições online, disponíveis na página do PSG no site: www.pe.senac.br/psgnet.

Inscrições - 30 de julho a 05 de agosto de 2012
Resultado - 06 de agosto de 2012
Matrículas - 06 a 10 de agosto de 2012

Obs.: antes de fazer sua inscrição, leia atentamente o edital 2012.26..

ATENÇÃO! Caso encontre algum problema para fazer sua inscrição online, entre em contato com a central de atendimento: 0800 081 1688 ou (81) 3413.6728 / 6729 / 6730.

Programa Jovens Embaixadores 2013 abre inscrições até dia 05

Dando continuidade ao calendário de atividades do Programa Jovens Pernambucanos, as inscrições para a seleção do “Jovens Embaixadores 2013” estão abertas até o dia 05 de agosto deste ano.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado do Brasil — que beneficia, com uma viagem de três semanas para os Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública que tenham, comprovadamente, excelente desempenho escolar, falem inglês e pertençam à camada socioeconômica menos favorecida. São também requisitos perfil de liderança, e prestação de serviço voluntário.

Os selecionados visitam a capital do EUA, seus principais monumentos, participam de reuniões em Organizações, visitam escolas e projetos sociais. Além disso, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança, tendo como missão divulgar a cultura brasileira.

Neste primeiro momento, é necessário apenas que o estudante interessado preencha o formulário de inscrição online disponível em: http://www.jovensembaixadores.org/2013 até 05/08 e fique atento às próximas fases da seleção.

Da GRE Garanhuns

Assalto a estabelecimento comercial em Garanhuns na tarde desta segunda(30)

Um estabelecimento comercial foi assaltado na tarde dessa segunda-feira (30) em Garanhuns. De acordo com informações da Polícia Militar, o proprietário da loja Zenaldo Pereira de Lima, 51 anos, estava no estabelecimento, localizado na Rua Agostinho de Goes, quando por volta das 14h, dois homens armados entraram e anunciaram o assalto. Eles levaram R$12.000 em espécie, um telefone celular, um pen drive e a bolsa da esposa do comerciante. Zenaldo informou à polícia que havia sacado o dinheiro do banco pouco tempo antes do assalto, e que não costumava ficar com aquela quantia no seu estabelecimento.

Toda a ação foi gravada pelo circuito interno de câmeras do estabelecimento, porém até agora nenhum dos assaltantes foi identificado. As investigações continuam.

Do NE10

Secretaria de Comunicação de Garanhuns não se comunicou com os blogueiros durante o Festival de Inverno

Do Blog Falando Francamente - Amanda Oliveira

Quem é blogueiro sabe muito bem que nos dias atuais, os blogs são credenciados de acordo com suas características nos mais diferentes eventos e que , como qualquer veículo de comunicação, o blog é não apenas credenciado como respeitado Brasil a fora.

Em Garanhuns, isso é diferente. Em um município que possui aproximadamente 50 blogs, a Secretaria de Muncipal de Comunicação e Esportes parece ter algum tipo de blogofobia, isso mesmo, pavor a blogs e mais uma vez no Festival de Inverno de Garanhuns, a secretaria que NÃO SE COMUNICA tentou impedir que os blogueiros cobrissem o evento por achar que nós queremos apenas tirar foto com artistas.

A Fundarpe abriu credenciamento para a imprensa incluindo os blogs, já que o governo do estado tem nos credeciado em todos os seus eventos , e o nosso Falando Francamente, como grande divulgador da cultura e dos artistas pernambucanos, não poderia ficar de fora.

Encaminhamos nossa credencial aprovada de imediato pela Fundarpe, mas o nosso crachá não foi confeccionado por que isso era OBRIGAÇÃO da comunicação de Garanhuns que bateu o pé e ainda disse há alguns blogueiros que fizessem suas credenciais por veículos como jornais e rádios.

Ora, tais atitudes são ultrapassadas e incentivam a falsidade ideológica, uma vez que se eu ARRUMAR uma credencial de outro veículo, estarei criando um personagem e não estarei sendo quem sou na verdade UM BLOGUEIRO.

Ano que vem, um novo gestor estará assumindo a prefeitura municipal e nós blogueiros, esperamos que o próximo secretário, se comunique, se atualize e compreenda que nós somos responsáveis por mais de 60% das notícias diárias dadas em Garanhuns e que o mundo gira rápido e faz-se necessário girar junto pra não se perder na ignorância do tempo.

Eis aí o motivo pelo qual o blog V&C saiu do ar, durante o Festival de Inverno, por falta de reconhecimento da Secretaria de Comunicação de Garanhuns que não nos informou quando seriam distribuídas as credenciais, e quando fomos pessoalmente solicitar, disse que o prazo teria se encerrado em um dia anterior.   Esperamos que futuramente, aqui em Garanhuns, os blogueiros sejam reconhecidos e valorizados como já acontece em boa parte do Brasil.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Juiz eleitoral de Garanhuns veta imagens de Lula e Eduardo na campanha de Zé da Luz

A justiça eleitoral, através do juiz eleitoral de Garanhuns, Glacidelson Antônio da Silva, determinou na tarde deste domingo, 29, as 16h40, que o candidato Zé da Luz (PHS) retire todo material de propaganda contendo as fotos de Lula (PT) e Eduardo Campos (PSB) das ruas e da internet num prazo de 48 horas, atendendo a uma representação da coligação Garanhuns Rumo ao Crescimento, da qual fazem parte o PTB, PT e o PSB do governador Eduardo Campos.

O juiz entendeu que tal atitude da coligação de Zé da Luiz, visava confundir o eleitor da cidade, propagando a falsa impressão de que o PT de Lula e Dilma e o PSB de Eduardo estavam coligados com o mesmo. Quando na verdade apoiam única e exclusivamente a candidatura do petebista Izaías.

Caso a determinação da justiça não seja atendida dentro do prazo estipulado, será aplicada uma multa diária de R$500,00 (Quinhentos Reais) por cada propaganda utilizada.

do Blog de Kleber Cisneiros

Propagandas eleitorais em carro de som incomodam moradores de Garanhuns

Com o início das propagandas eleitorais, muitos candidatos já começaram a colocar os carros de som nas ruas de Garanhuns. A maioria circula com o volume excessivo de som e causa poluição sonora, o que vem incomodando os moradores da cidade.

A legislação eleitoral prevê a possibilidade de instalação de amplificadores de som e alto-falantes do início da propaganda eleitoral até a véspera da eleição, das 8 às 22 horas, nos comitês e, também, nos carros de som, desde que seja observado o limite do volume sonoro, sendo proibido transitar com esses veículos em distância inferior a 200 metros:
a) das sedes das Prefeituras, das Câmaras Municipais, do Fórum, dos quartéis militares, dos hospitais, em qualquer horário;
b) das escolas, bibliotecas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.
Em caso de descumprimento, responde o infrator, conforme o caso, pelo emprego de processo de propaganda vedada e pelo abuso de poder.

Podemos observar que alguns não vêm cumprindo a legislação na nossa cidade, além do volume excessivo, estão descumprindo os outros requisitos estabelecidos que citamos acima. Aqui em Garanhuns também é proibido a propaganda de carros de som, de qualquer natureza, no centro comercial da cidade.

Cabe então aos candidatos se conscientizarem de que devem respeitar tanto a legislação, quanto os seus eleitores, que na sua grande maioria, não estão aprovando essa barulheira, com esses jingles que não trazem nenhuma informação de relevância que ajudem ao eleitor a decidir seu voto e que perturbam o sossego dos cidadãos garanhuenses.

Aos que observarem que a legislação não está sendo cumprida, podem fazer sua denúncia junto ao Ministério Público da cidade para que tome as devidas providências.


domingo, 29 de julho de 2012

Garanhuns sedia Encontro Territorial dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural nesta segunda(30) e terça feira(31)

Garanhuns será sede nesta segunda (30) e terça-feira (31), do Encontro Territorial dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco – ProRural.

A reunião faz parte de uma rodada de seis encontros, direcionados aos Conselhos Municipais de 180 municípios de Pernambuco, e tem o objetivo de promover a articulação entre os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e os parceiros institucionais (governamentais e não-governamentais), a fim de contribuir na implementação e execução dos programas e projetos do Governo de Pernambuco, com foco no desenvolvimento rural territorial.

Em Garanhuns, participantes de 38 municípios das regiões, Agreste Central e Meridional,  representados por associações comunitárias, sindicatos rurais, prefeituras, entre outras entidades que compõem os Conselhos, juntos com representantes de secretarias estaduais, órgãos federais e de entidades da sociedade civil organizada, estarão reunidos em um momento de integração e troca de experiências.

Do blog Tiago Padilha

Acidente na BR-232 em Pesqueira deixa três mortos neste sábado(28)

Um acidente aconteceu na noite deste sábado(28), por volta das 22:00h, na BR-232, próximo ao Parque de exposição Praxedes Didier em Pesqueira e deixou um saldo de três mortos e dois gravemente feridos. Um gol branco placa KIE-8591 bateu de frente a um caminhão carregado de madeira que ia em sentido à Caruaru. Segundo informações da polícia, há indícios que o motorista do gol estava embriagado, e tentou fazer uma manobra e não consegui, vindo a bater no caminhão.

Com o impacto da colisão o motor do Veículo Gol, de cor branca foi arrancado e lançado a metros de distância. Neste veículo estavam dois ocupantes o Giveraldo Olímpio Rodrigues de 34 anos, e o José Douglas de idade não informada residentes em Pesqueira que morreram na hora e uma terceira vítima o Aluísio Fernando da Silva de 37 anos, que segundo informações preliminares, provavelmente transitava no acostamento da BR 232 acompanhado por uma mulher não identificada até o momento e que foi levada pelo SAMU até o Hospital Dr. Lídio Paraíba. A vítima Aluísio Fernando da Silva foi encontrado sem vida próximo a carga de lenha que se encontrava espalhada fora da pista aonde o caminhão veio a capotar, motorista do caminhão não foi encontrado no local. A Polícia Militar esteve no local, acionou a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para a retirada das vítimas que estavam ainda dentro do veículo Gol, presas nas ferragens. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e irá investigar as causas do acidente.

O motorista do caminhão foi identificado por "Fernando da lenha" residente de caruaru. Ele evadiu-se do local do acidente. Os corpos de Giveraldo e de Douglas foram levados para a delegacia de Pesqueira e em seguida o delegado de plantão os encaminhou ao S.V.O de Caruaru.

Fontes: Pesqueira 190 e Pesqueira em Foco

sábado, 28 de julho de 2012

Números dos celulares de São Paulo recebem o nº 9 a partir deste domingo (29)

BRASÍLIA - A partir deste domingo (29), todos os números de telefones celulares da área 11 (São Paulo) terão o dígito 9 à frente do número atual. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai aumentar a capacidade de numeração da região de 44 milhões para 90 milhões de números.

O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para telefones celulares da área 11, independentemente da sua localidade de origem. Ou seja, quem ligar de outros estados para celulares da área 11 também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada. A área 11 abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital.

Haverá um período de transição, até o dia 7 de agosto, no qual a chamada será completada normalmente, mesmo sem o novo dígito. Depois disso, começa um período em que as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças. Ficará a critério das operadoras decidir se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Depois do dia 15 de janeiro de 2013, nenhuma ligação sem o dígito 9 será completada.

A agenda com os contatos terá que ser alterada pelos próprios usuários, mas já existem aplicativos que podem ser usados em smartphones (celular que recebe sinal 3D) para fazer a mudança. Os novos números habilitados a partir de amanhã já virão com o nono dígito, assim como nos pedidos de portabilidade numérica.

A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nos últimos 12 meses houve um crescimento de 17% no número de telefones móveis na região, com a habilitação de cerca de 5 milhões de novas linhas.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todo o custo da mudança está sendo arcado pelas prestadoras e não implicará em nenhuma cobrança para o cliente. A entidade garante que as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato.

Por enquanto, o nono dígito será implementado apenas no estado de São Paulo, nos municípios com a Discagem Direta a Distância (DDD) 11. A Anatel estima que o nono dígito deverá ser adotado em todo o país, mas ainda não há prazo definido.

Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços - DCI

Banco do Brasil anunciou o Plano Safra 2012/2013 em Garanhuns

O Banco do Brasil reuniu na manhã desta quinta-feira (26), em Garanhuns, representantes de várias cidades do agreste, para discutir o Plano Safra 2012/2013. O evento foi comandado pelo Superintendente regional do BB em Garanhuns, Marcos Strassburg e pelo gerente de mercado Agronegócios e Desenvolvimento sustentável da Superintendência Estadual em Pernambuco, Stephano de Mello Lima González. A reunião aconteceu no Pavilhão do hotel Tavares Correia tendo início às 09 horas. Foram discutidos assuntos com relação aos R$ 55 bilhões que o BB disponibilizará para operações de crédito rural, um volume 14% superior comparado ao valor observado na safra anterior.

Desse total, R$ 10,5 bilhões irão financiar a agricultura familiar e R$ 44,5 bilhões vão atender aos agricultores empresariais e cooperativas rurais. Aqui para o Agreste Meridional o Superintendente do BB nesta região disse que no agreste haverá benefícios consideráveis: “Uma redução na taxa de juros na ordem de mais de 20% que deve propiciar melhores condições e mais rentabilidade para todos os envolvidos no agronegócio”, disse Marcos strassburg.

Para o gerente de mercado do Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, Stephano González, a seca e as chuvas caídas em algumas cidades coloca a região numa situação crítica e chama uma maior responsabilidade no apoio para com estas cidades que enfrentam os problemas na agricultura e na pecuária. “Nós estamos atuando nessa frente em paralelo aqueles que mais sofrem com essa questão da estiagem”, falou González.

O evento marcou o anúncio oficial do Plano Safra 2012/2013 e o lançamento do Seguro Café dirigido aos produtores mutuários de operações de custeio agrícola ampliando a quantidade de culturas amparadas pelo seguro.

Imagem e publicação do Garanhuns Agreste

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Campus Party Recife começa e já anuncia edição em 2013

A Campus Party Recife deu a largada oficial na última quinta-feira, com direito a contagem regressiva e grito nerd. De imediato, o anúncio de uma edição 2013 da Campus Party Recife, além do lançamento da plataforma campuseiro, em versão beta, uma rede de conhecimentos, criação e compartilhamento para geeks.

A instalação das barracas teve início às 10h e os campuseiros já começaram aproveitar a conexão à internet de 5 Gbps oferecida pela Telefônica|Vivo.

O mestre de cerimônia foi o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Bruno Souza. Também no palco, o cofundador da Campus Party, Paco Ragageles festejou o início de mais uma edição da CP. "Todos nós que estamos aqui temos em comum a paixão pelas novas tecnologias, que podem ser utilizadas para melhorar o mundo. Uma vez por ano, todos juntos, fazemos realidade esse sonho comum", disse.

Também falaram o diretor-geral da Futura Networks do Brasil, Mario Teza; o presidente do grupo Telefônica|Vivo no Brasil, Antônio Carlos Valente; a gerente nacional de Serviços do Sebrae, Ana Maria Coelho; diretor superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco; o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco; o prefeito do Recife, João da Costa, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Eles destacaram o caráter colaborativo e empreendedor do evento, que mostra nesta edição o potencial inovador de Pernambuco.

A edição especial da Campus Party Recife se realiza até o dia 30 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. A agenda completa do evento e mais informações podem ser encontradas no site oficial da Campus Party.

Fonte: Tecnologia Terra

Vaga de supervisor de vendas para Garanhuns

A Infinito Promo está com uma vaga para supervisor de vendas em Garanhuns. Segue-se os requisitos necessários para a contratação: 

Vaga: Supervisor Porta a Porta (TEMPORÁRIO)
Mecânica da ação: Supervisionar uma equipe de três promotores, onde a principal tarefa é vender produto porta a porta, e ser responsável por avisar qualquer problema no projeto em geral.
Escala de horário: Terça à sábado de 8:00 às 17:00h Salário: R$850,00 + R$1.350,00 (Ajuda de Custo) + R$200,00 (Premiação)
Perfil: dinâmico, comunicativo e que já tenha trabalhado com equipes.

Enviar seu currículo com o nome da vaga no assunto para selecao@infinitopromo.com.br

Comunicado: Racionamento de água em Garanhuns

Comunicamos à população de Garanhuns que em consequência de um estouramento na adutora do sistema de Inhumas, no último dia 25/07, o abastecimento da cidade está prejudicado. E, por tratar-se de um local encharcado e que dificulta a manutenção, é necessário fazer uma ancoragem de concreto que levará um prazo de 72h para cura (pedrificar) . Portanto, o sistema só voltará a sua normalidade no próximo dia 31/07, terça-feira , sendo assim, teremos que adotar o sistema de rodízio no abastecimento, obedecendo o seguinte calendário: 

NOS DIAS 27 e 28/07 BAIRROS QUE SERÃO ABASTECIDOS HELIÓPOLIS, CENTRO (PARTE ALTA), LOTEAMENTO DA CAIXA, VILA DO QUARTEL, VILA LACERDÓPOLIS, PARQUE FÊNIX, COHAB I, JOÃO DA MATA.

NOS DIAS 29 e 30/07 BRASÍLIA, MAGANO, ROSA MÍSTICA, COHAB II, ALOÍSIO PINTO, BOA VISTA, VALE DO MUNDAÚ, LOTEAMENTO MANOEL CAMELO. JOSÉ EDNALDO PEIXOTO DE LIMA

De Eduardo Peixoto

Polícia Civil encontra família que estava desaparecida de Garanhuns

Flávia Juliane (família encontrada)
Por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (27) os policiais da 1ª delegacia de Garanhuns localizaram a família que estava desaparecida a mais de 04 dias.

Flávia estava na casa de um parente, próximo a Escola CERU em Garanhuns, junto com seus filhos, irmão e marido. Flávia não avisou a sua mãe que iria para essa residência, e após sua mãe procurá-la em vários lugares entrou em desespero e acionou a polícia civil que desde o dia de ontem vinham fazendo buscas na tentativa de localizá-los.

Queremos frisar aqui o trabalho da Polícia Civil que mesmo estando em GREVE realizou essas diligencias ajudando essa mãe a encontra a família. Segundo os policiais foi tudo realizado dentro dos 30% da qual determina a legislação da GREVE.

Do Agreste Violento

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Família está desaparecida há quatro dias de Garanhuns

Família encontrada 
A mãe de uma jovem de 20 anos procurou a 1ª delegacia de Polícia Civil em Garanhuns na manhã desta quinta-feira (26) e informou que sua filha está desaparecida há 04 dias, juntamente com mais 04 pessoas da família.

Os policiais civis já fizeram várias rondas, visitaram algumas residências indicada pela mãe da jovem, várias pessoas foram conduzidas a delegacia, mas até o momento não se tem o paradeiro dessa família.

A mãe da jovem reside na Rua Cap. Pedro Rodrigues no bairro da Brasília. A filha dela mora na Rua São Pedro também na Brasília.

Nomes das pessoas desaparecidas:
Flávia Juliane da Conceição Mendes, 20 anos.
Joserlando dos Santos Silva, 25 anos, esposo de Flávia.
Igor da Silva, 12 anos, irmão de Flávia.
E os dois filhos de Flávia: Ketoli, 03 anos e Echila de 1 ano.

Quem tiver alguma informação, por favor, informa a 1ª DP no telefone: (87) 3761-8460 ou pelo 190 da Polícia Militar.

FAMÍLIA ENCONTRADAhttp://www.vecgaranhuns.com/2012/07/policia-civil-encontra-familia-que.html

Fonte: Agreste Violento

Caruaru e mais 4 cidades pernambucanas terão metrô

Uma alternativa para desafogar o trânsito de Caruaru deverá, finalmente, sair do papel. O metrô simplificado, cujo nome técnico é Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), surge como uma opção viável ao transporte coletivo. A execução do projeto, já elaborado pelo município, estava sendo esbarrada pela burocracia, mas agora deve deslanchar. Isso porque, na quinta-feira (19) a presidenta Dilma Rousseff lançou, em Brasília, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, que contemplou cinco municípios pernambucanos, entre eles Caruaru. Serão liberados R$ 7 bilhões para atender a 75 municípios que tenham de 250 mil a 700 mil habitantes. Além de Caruaru, fazem parte dessa relação cidades como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Petrolina.

A ideia é integrar os sistemas desde o extremo Oeste (Alto do Moura) até o extremo Leste (Rendeiras), passando por 17 bairros e integrando uma linha férrea de aproximadamente 20km de extensão. Além disso, planifica-se que o patrimônio arquitetônico da antiga Estação Ferroviária também seja aproveitado. O objetivo é transformá-la na Estação Central, para o embarque e desembarque de passageiros no centro da cidade.

Entretanto, para ter acesso aos recursos disponibilizados pela União, o município deverá apresentar até duas propostas, por intermédio de formulário eletrônico disponível na homepage do Ministério das Cidades, de 23 de julho até 31 de agosto. A partir daí, ocorrerá uma pré-seleção entre os dias 3 de setembro e 1º de outubro, no intuito de enquadrar as propostas, bem como para realizar reuniões presenciais, entrevistas e análise final, prevista para o dia 29 de novembro. No dia seguinte, serão divulgadas as cidades contempladas.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão de Caruaru, Ricardo Góes, o município apresentará o projeto de mobilidade que vem sendo desenvolvido há pelo menos dois anos, pela Empresa de Urbanização e Planejamento de Caruaru (URB), o qual o Extra já havia noticiado na edição 382, que circulou entre 4 e 10 de junho de 2011. “Nós vamos apresentar o estudo do VLT, que compreende a linha férrea – o mesmo já existe e esse é um fator positivo”, explana.

O secretário ressalta que a maior dificuldade para a implementação desse projeto é o custo, avaliado em cerca de R$ 300 milhões. Outro projeto, orçado em R$ 4,5 milhões, é a construção de um Terminal Integrado na Zona Oeste do município, com capacidade para atender aproximadamente 10 mil passageiros diariamente.

Fonte: Jornal Extra

Colégio Santa Sofia comemora 100 anos de existência

Pertencente à Congregação Damas de Instrução Cristã e com o seu Carisma de “Encarnar a face do Cristo Educador”, o Colégio Santa Sofia foi fundado em 1912, a convite do Mons. Afonso Pequeno, vigário da Matriz de Santo Antonio em Garanhuns. Esse início foi elemento de força e influência para o estabelecimento desta comunidade educativa e evangelizadora.

Deslumbrando tantas gerações que passaram por suas salas de aula, sendo educadas e evangelizadas, partindo do ideal de fortalecer e produzir valores políticos, de justiça, de solidariedade, de participação e autonomia a serviço da vida e do bem comum, o Santa Sofia completa 100 anos de existência e neste mês de setembro, para comemorar essa data tão importante, será realizado uma programação especial com a participação da sociedade, alunos e ex-alunos do colégio. Confira abaixo a programação:




Senac oferece curso de oratória em Garanhuns

Com o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho, o Senac Garanhuns está oferecendo o curso de Oratória, que será ministrado entre os dias 4 e 5 de agosto. A proposta das aulas é ensinar técnicas para falar em público, desenvolvendo o potencial interior de cada um, a partir do reforço da autoimagem e autoestima dos participantes.

O curso de Oratória – A arte de falar em público tem carga horária de 15h e será realizado das 8h às 12h e 13h às 19h no dia 04/08; e das 8h às 13h no dia 05/08. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no Senac Garanhuns (Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis).

Maiores informações: (87) 3761.0165 / 9988.3934 / 9921.8034.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Homem é atropelado pelo próprio veículo e morre em Garanhuns

Na noite desta terça-feira(24), por voltas das 19hs, José Mana do Santos Irmão foi atropelado pelo próprio  carro nas proximidades da Sorveteria Doce Mel, localizada no bairro da Boa Vista em Garanhuns. Segundo informações, ele conduzia o veículo, um chevette de cor bege, quando perdeu o controle do carro e na tentativa de evitar algum acidente, pulou fora do veículo e infelizmente foi atropelado pelo o mesmo. José Mana morreu no local do acidente. Ele era morador da Rua São Miguel, no bairro da Boa Vista.

Sesc traz Sotaques do Fole para Garanhuns nesta quinta-feira (26)


Circuito Nacional de Música do SESC - A 15ª Edição do Sonora Brasil traz a Garanhuns "Dino Rocha e Grupo (MS), com o tema "sotaques do fole", nesta quinta-feira, 26 de julho, a partir das 20h, na Unidade do SESC Garanhuns. A entrada é franca. Classificação etária: livre.

Conhecido como o "Rei do Chamamé", Dino Rocha desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos 9 anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los 5 Nativos, da cidade sul-mato-grossense de Ponta-Porã. Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição.

Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência como acompanhadores dos gêneros tradicionais da região, Dino Rocha apresenta no circuito do Sonora Brasil, com seu acordeão de 120 baixos, a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias de hoje, incluindo composições suas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Garanhuns comemora o Dia do Motociclista com ações educativas na próxima sexta(27)

O Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos do município de Garanhuns, realiza nesta sexta-feira (27/07) uma ação educativa em comemoração ao Dia do Motociclista.

A mobilização será no formato de Pit Stop, a partir das 10h, no Espaço Colunata. O motociclista poderá parar, receber assistência das equipes, orientações e material de divulgação, como adesivos e panfletos, podendo até optar pela realização do teste de bafômetro. Serão oferecidos serviços gratuitos para as motocicletas e descontos em peças e troca de óleo, em parceria com concessionárias da cidade.

“Estamos buscando criar e realizar ações nas ruas e praças de Garanhuns constantemente, para que efetivamente tenhamos sucesso na redução de acidentes envolvendo motociclistas em nossa região. Esta nova mobilização faz parte de um conjunto de ações que o Comitê vem realizando, inclusive com a participação de empresas do setor, que estão se integrando ao CRPAM e contribuindo com esta conscientização”, comentou Elenílson Liberado, gestor da V Gerência Regional de Saúde (Geres) e presidente do Comitê para o Agreste Meridional.

Empresas como Alves Motos e Motovia, concessionárias Honda e Yamaha, respectivamente, estarão montando estruturas no Espaço Colunata, onde farão inspeções grátis nas motocicletas, troca de óleo com preço reduzido e descontos em peças. Mecânicos das próprias empresas estarão à serviço no local. Outras empresas como a Driver Formação de Condutores também farão parte da ação.

Do Portal de Saúde de Pernambuco

Prorrogada a inscrição para seleção de estagiários no MPF em Garanhuns

A Coordenadoria de Estágio da Procuradoria da República no Município de Garanhuns, resolve alterar o período de inscrição para a seleção de estagiários de Direito, o qual passa a figurar do dia 2 ao dia 19 de outubro de 2012, das 9h às 16h. Todas as inscrições efetuadas no período anterior serão válidas também para o atual período.
A data de realização das Provas ficam alteradas para o mês de outubro, em dia a ser divulgado oportunamente. 
Mais informações no endereço eletrônico www.prpe.mpf.gov.br


MINC faz um balanço das ações em Garanhuns

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) concluiu sua participação na 22ª ediçao do Festival de Inverno de Garanhuns com a presença de oficinas e palestras direcionadas a gestores e sociedade civil. Entre os destaques, estão as ações do Sistema Nacional de Cultura, apresentadas pelo Secretário de Articulação Institucional João Roberto Peixe, além de um painel sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura, ministrada pelo assessor da Regional Roberto Azoubel.

O Chefe da Representação Regional, Fábio Henrique Lima, representou o MinC em diversos setores do evento, apresentando ao público as atribuições do Ministério, e esclarecendo dúvidas sobre editais e projetos em andamento, como afirmou: “O contato direto com artistas, expositores e o público final serviu para aproximar as pessoas do nosso trabalho, mostrando o que está sendo feito no nordeste e no resto do país. Queremos deixar bem claro que a população que aprecia e faz cultura tem as portas da Representação Nordeste completamente abertas”.

A Coordenadora de Formação para as Competências Criativas do Minc, Selma Santiago, participou de um bate-papo sobre iniciativas inovadoras no âmbito urbano e polos sutentáveis, no Ambiente Criativo da Fundarpe. Consultora da Unesco, Santiago é autora de uma pesquisa realizada em todo o país, para identificar possíveis cidades de referência e seus potenciais de execução de ações voltadas para a economia criativa. O colóquio também contou com a participação do diretor de equipamentos da Fundarpe, Célio Pontes, da gerente de produtos e serviços do ambiente de gestão da cultura do Banco do Nordeste Viviane Queiroz, das professora da UFPE Isabela Morais e Verônica Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco.

No sábado (21), A palestra sobre o SNC atraiu produtores, agentes culturais e estudantes ao auditório do Hotel Tavares Correia. O evento contou com o Secretário de Articulação Institucional João Roberto Peixe, que alertou para a necessidade de uma maior mobilização entre gestores públicos e sociedade civil na defesa dos interesses dos setores culturais regionais. “Até o ano passado, o nordeste liderava o maior número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Cultura. Na última atualização, o centro-oeste conta com 100% dos municípios aderidos. Desses, 26% já estão aptos a receber os recursos do Fundo Nacional de Cultura”, afirmou. O Secretário reafirmou a urgência de uma maior disseminação de informação entre os agentes ativos da cadeia cultural. “Afinal de contas, é por vocês que estamos aqui. Não há política de fato, se não houver participação popular”, concluiu.

Texto: Juliano Mendes da Hora – Ascom MinC / RRNE

Atletas de Garanhuns são campeões na Corrida das Três Milhas de São Bento do Una

No último domingo, dia 23 de julho, os desportistas que integram a equipe de atletismo de Garanhuns marcaram presença na 3ª edição da Corrida das Três Milhas, realizada na cidade de São Bento do Una. A disputa faz parte da Programação da tradicional Corrida da Galinha, realizada anualmente naquele Município.

Contando com a participação de 600 atletas, a prova homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, sendo dividida em categorias. Os participantes da Cidade das Flores foram os grandes campeões da Corrida e levaram os primeiros lugares na maioria das categorias. Destaque para Marcos Antonio; Daniel Henrique; Vera Lúcia e Edson Azevedo.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Secretaria de Administração garante reajuste de 47,34% para policiais civis até 2014

Para colocar um fim na greve dos policiais civis no estado, a Secretaria de Administração (SAD) informou no início da noite desta segunda-feira (23) que a categoria vai receber um reajuste real da ordem de 47,34% até 2014 . Esse número foi acertado em acordo firmado entre o governo e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) durante negociações realizadas no ano passado.

Através de nota oficial, a secretaria também informou que o movimento grevista deflagrado pelo Sinpol descumpre o acordo fechado no último ano para o quadriênio 2011-2014. Nesta terça (24), será publicada no Diário Oficial a portaria com instruções sobre o corte do ponto e apuração de responsabilidade por ações ou omissões dos grevistas.

No documento, a secretaria garantiu que em 2011 foram implantadas as 2ª e 3ª etapas do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que constitui o enquadramento dos servidores na grade do plano por tempo de serviço e titulação, garantindo ganhos financeiros para 100% dos policiais civis. Para os exercícios de 2012, 2013 e 2014 serão concedidos reajustes de 8,4%, 8,14% e 14,55%, respectivamente.

No último sábado (21), foi publicado no Diário Oficial o decreto governamental que altera o Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). O programa incrementa o policiamento ostensivo e intensifica a operacionalidade das unidades especializadas da Polícia Civil a partir de 1º de agosto.

Do Diário de Pernambuco

Polícia Civil de Pernambuco entra em greve


Pernambuco sedia mais uma greve de uma categoria essencial para a segurança da cidade: desde à 0h desta segunda-feira (22), os policiais civis do Estado paralisaram as atividades, só atendendo 30% dos serviços, os considerados "essenciais e inadiáveis", como registros de flagrantes apenas nas delegacias de plantão - Casa Amarela, Santo Amaro, Várzea, Cordeiro, Boa Viagem, Paulista, Prazeres e Olinda (Casa Caiada) - e perícias em local de crime. A categoria decretou estado de greve na última terça-feira (17) após assembleia realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), no bairro de Santo Amaro.

Durante o primeiro dia de greve, os policiais passaram nas delegacias do Grande Recife para avaliar o movimento, colocando faixas com textos de protesto como "Por melhores condições de trabalho" e "Polícia Civil de Pernambuco, um dos piores salários do Brasil". Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 65%, adicional noturno, horas-extras, vale-refeição e melhorias de locais de trabalho e equipamentos de segurança, como coletes à prova de bala, entre outras medidas.

"Com esse reajuste de 65%, estamos querendo consertar uma distorção que existe na remuneração dos policiais. Um comissário em final de carreira, depois de 30 anos de serviço, recebe R$ 4500, enquanto o primeiro salário de um delegado é de R$ 7500", destaca o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho. O presidente complementa, falando que várias viaturas não tem xadrez (tela que separa os bancos dianteiros do traseiro) e sobre a questão do colete à prova de balas. " Não há número suficiente de coletes para toda a corporação".

Do NE10

Resultado da enquete do blog sobre a reforma da Praça Tavares Correia


A enquete do blog foi sobre a reforma da Praça Tavares Correia, onde fica localizado o Relógio das Flores, um dos principais pontos turísticos de nossa cidade. Perguntamos aos leitores o que acharam da reforma, se ficou melhor, ou preferia como era antes. E dos 196 votantes, 71 acharam melhor, 101 preferiam como era antes e 12 ficaram neutros. 
O que podemos observar é que durante a realização do Festival de Inverno, os turistas disputavam por um espaço na praça, para registrarem a imagem junto ao Relógio das Flores. Durante todo o dia a praça estava movimentada e a noite, ainda chamava mais atenção pela iluminação no local. Parece que agradou boa parte dos visitantes.

Expresso Cidadão foi inaugurado em Garanhuns



Os moradores do Agreste Meridional terão mais facilidade para solicitar documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de habilitação: o governo do Estado inaugurou na última sexta-feira(20) o maior Expresso Cidadão de Pernambuco no município de Garanhuns, que prevê um atendimento de 30 mil pessoas por mês. O investimento da nova sede foi de R$ 3 milhões.

Cerca de 130 pessoas serão contratadas para trabalhar no local, construído no bairro de Aluízio Pinto, em uma área de mais de 1,5 mil m², onde antes funcionava uma cadeia pública. O espaço também vai disponibilizar as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho.

“Esse equipamento é o primeiro Expresso online do interior de Pernambuco", declarou o governador Eduardo Campos, na inauguração.

SERVIÇOS – Entre os principais atendimentos que o Expresso Cidadão de Garanhuns disponibiliza à população estão emissão de carteira de identidade, antecedentes criminais, contra-cheque, carteira de trabalho e seguro-desemprego.

Imagem e publicação do NE10

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Policiais civis fazem protesto pacífico nesta sexta durante o Festival de Inverno de Garanhuns

Os policiais civis de Pernambuco lotados no Agreste vão recepcionar os visitantes do Festival de Inverno de Garanhuns nesta sexta-feira (13) com faixas e banners denunciando a atual situação da segurança pública no estado. A categoria estarána Praça Guadalajara a partir das 19h. O ato, segundo o Sindicato dos Policiais de Pernambuco (Sinpol), será um protesto pacífico e conscientizador.

O grupo informou que vai distribuir uma carta à população pedindo o apoio para cobrar melhorias ao Governo. Entre as denúncias que serão feitas pelos policiais estão o descaso com as delegacias, sem conservação, celas, viaturas, funcionários de limpeza e efetivo.

Do Diario de Pernambuco

Eduardo Campos inaugura 10 leitos de UTI no HRDM de Garanhuns neste sábado (14)

O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inauguram neste sábado (14/07), às 15h, no Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns, dez leitos adultos de UTI. Foram investidos R$ 3,2 milhões nas obras. Também começará a funcionar, 24 horas por dia, uma emergência odontológica, com capacidade para 50 atendimentos diários. Na ocasião, Eduardo deve, ainda visitar as obras da UPAE de Garanhuns, cuja ordem de serviço foi dada em março deste ano.

Atualmente, o Dom Moura faz uma média de 14 mil atendimentos na emergência e três mil nos ambulatórios, nas especialidades de neurologia, cardiologia, cirurgia clínica, psicologia, fonoaudiologia, dermatologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, ginecologia e fisioterapia.

Blog do Magno Martins

Programação desta sexta-feira 13 no Festival de Inverno de Garanhuns



A segunda noite de shows do 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, em parceira com a Prefeitura de Garanhuns, promete espantar de vez os maus agouros da sexta-feira 13 com uma programação cheia de boas vibrações. A banda Escravo, a cantora Mônica Feijó, Bixiga 70, Zizi Possi e Zélia Duncan são atrações do Palco Guadalajara.

Quem abre a noite, às 21h, é a banda Escravo que, com uma proposta diferenciada, vai apresentar canções próprias passeando pelo pop, rock e MPB. A segunda atração é a cantora pernambucana Mônica Feijó. Nome forte na cena cultural do estado, a artista traz em seu repertório samba contemporâneo.

Em seguida, por volta das 23h, um grupo com dez rapazes mostrará música brasileira instrumental. Guitarras, trompetes, saxofones, teclado, bateria e percussão dão o ritmo do Bixiga 70. As marcas do grupo paulistano são a fusão de estilos e o investimento em arranjos polirrítmicos.

Quando os garotos deixarem o palco, entra em cena uma das vozes femininas mais memoráveis do nosso país. Zizi Possi vai cantar obras-primas da música popular brasileira que marcaram seus mais de 35 anos de carreira. Encerrando a noite, Zélia Duncan promete trazer um tom a mais para a sexta-feira com o show “Pelo sabor do gesto”, em que revisita sucessos e apresenta canções mais recentes de seu repertório.
Palco Guadalajara (sexta, 13/7)

21h – Escravo
22h – Mônica Feijó
23h – Bixiga 70
00h – Zizi Possi
1h30 – Zélia Duncan

Do FIG2012

Jazz e Blues na Igreja inova no Festival de Inverno de Garanhuns

Nas sextas e sábados , durante o período de realização do FIG 2012, teremos uma inovadora programação com shows locais nacionais e internacionais acústicos de Jazz e Blues na Igreja do Seminário de São José.
Toda a programação é gratuita, (quem quiser, pode doar um quilo de alimento não perecível) e foi inspirada no bem sucedido Projeto " Jazz na Igreja" que fez parte da programação do Garanhuns Jazz 2012 no período do carnaval. Esse Projeto é patrocinado pela Prefeitura de Garanhuns.

Os shows vão de 15 ás 17h seguindo a programação abaixo:


Resumo:
UpTown Band-Banda pioneira da cena do Blues em PE e no Nordeste, sendo a banda anfitriã dos projetos: Garanhuns Jazz, Oi Blues by Night, Jazz Porto, etc
Joanatan: guitarrista líder da banda The Blues de Caruaru e pioneiro da cena do blues no agreste pernambucano
Jefferson Gonçalves: um dos prrincipais gaitistas de Blues do Brasil. Seu trabalho promove a fusão do blues com a música nordestina
Lancaster: um dos pioneiros da cena do Blues em São Paulo, é considerado o principal guitarrista no estilo Chicago Blues no Brasil

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Muda novamente a atração do FIG 2012: sai Isabella Taviani e vem Monica Feijó


Novamente mudaram a atração do FIG 2012, na sexta-feira(13), amanhã, que seria Isabella Taviani. Lamentavelmente ela teve que cancelar o show e será substituída por Monica Feijó.

Projeto Criança e Consumo realiza Cine Debate em Garanhuns dia 17

De 17 e 20 de julho, o Projeto Criança e Consumo, da área de Defesa do Instituto Alana, realiza as próximas edições do Cine Debate, um evento que leva informação e sensibiliza as pessoas sobre o forte impacto da publicidade na vida das crianças.

O encontro, que já passou por diversas cidades brasileiras e desta vez será realizado em Garanhuns, Recife e Aracaju, conta sempre com a exibição do documentário “Criança, a alma do negócio”, seguida por um debate com especialistas convidados sobre os problemas da publicidade na infância.

O primeiro evento acontece no prestigiado Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no dia 17 de julho, a partir das 15h na Praça da Palavra. Já no dia 19, o evento acontece em Recife, na Livraria Cultura do Shopping Paço Alfândega, às 19h.

O documentário “Criança, a alma do negócio” aborda o consumismo infantil e a publicidade voltada às crianças. O filme é dirigido por Estela Renner e produzido pela produtora Maria Farinha, de Marcos Nisti. O Cine Debate é um evento gratuito e aberto ao público.

NE10

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Pastoril do Velho Dengoso se apresenta no FIG 2012

Neste próximo domingo, 15 de julho de 2012, o Pastoril do Velho Dengoso se apresenta dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. A apresentação será no Palco Cultura Popular às 20h.

O espetáculo, que tem apoio e patrocínio do Funcultura, também levará alegria e irreverência do Pastoril do Velho Dengoso à diversas cidades do interior de Pernambuco, durante todo o ano de 2012.

Acompanhe a agenda: Em Julho, além de Garanhuns, estará se apresentando em Triunfo; agosto em Gravata, Pesqueira e São Lourenço da Mata, setembro em Taquaritinga do Norte, Olinda e Igarassu e em outubro finalizará o projeto em Recife.

SOBRE O PASTORIL DO VELHO DENGOSO:

Dedicando-se a preservação e continuidade do folguedo popular, José Justino da Silva é um artista nato. Basta conversar com ele cinco minutos e, nesse meio tempo, ele já vai cantar alguma cançoneta de sua autoria, quase sempre primando pela malícia, pela irreverencia de duplo sentido e o deboche. Assim também é o personagem que ele interpreta desde os treze anos de idade, o velho de um pastoril profano. Hoje com 58 anos, criador e criatura são conhecidos pelo mesmo nome, VELHO DENGOSO.


Alem do Velho Dengoso, as moçoilas em grupos rivais de azul e vermelho, as famosas pastoras, disputam a atenção da plateia. Esta é uma manifestação própria do ciclo natalino, o pastoril profano ou pastoril de ponta de rua, folguedo típico da região Nordeste, representado entre o Natal e Dias de Reis desde o final do século dezenove. Trata-se de uma crítica ao pastoril religioso, alterando sua forma e enredo, marcado pelo improviso certeiro e nenhum recato. Piadas e cançonetas permeiam a apresentação. Uma arte feita por poucos, infelizmente, mas que resiste aos modismos.

SERVIÇO:

Pastoril do Velho Dengoso no Festival de Inverno de Garanhuns 2012
15 de julho
20h
Palco Cultural Popular
Gratuito

CONTATO:

Alexandre Menezes
Produção Executiva
Fones: 8765-0975 / 9970-1230

Mudança de atração no FIG: sai Deolinda e entra Isabella Taviani

A banda portuguesa Deolinda, que se apresentaria na próxima sexta-feira (13), no Festival de Inverno de Garanhuns, no Palco Guadalajara, cancelou sua participação. A banda teve problemas burocráticos com o visto de trabalho, o que impossibilitou a saída dos músicos do seu país.

A produção do FIG lamenta a ausência da Deolinda, já que seria a primeira vez que a banda se apresentaria no Brasil. Em seu lugar, haverá o show da cantora carioca de MPB Isabella Taviani.

O FIG 2012 abrigará mais de 300 apresentações musicais, 45 espetáculos de artes cênicas espalhados por seis espaços de programação, 70 atividades de formação cultural, além de ações de patrimônio, artesanato, cultura popular, cinema, artes visuais, fotografia, moda, design, literatura, entre outros.

Rede hoteleira lota durante o Festival de Inverno de Garanhuns

Às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), está difícil encontrar vagas na rede hoteleira da cidade. A lotação do seguimento é de 100%. O setor comemora, mas os visitantes que deixaram para fazer uma reserva na última hora estão sendo orientados pela Secretaria de Turismo a buscar alternativas como o aluguel de casas de família e acampamentos. A Secretaria já disponibilizou o telefone (87) 3762.7063 para ajudar os visitantes à procura de um leito para passar a temporada. Outra alternativa é buscar ajuda no site www.fig.com.br. O festival começa amanhã e segue até o dia 21.

“A rede hoteleira está lotada para os fins de semana, mas ainda há vagas durante a semana. Temos sugerido o aluguel de casas, que pode ficar até mais barato”, comentou a secretária de Turismo, Ana Nery. Segundo ela, os aluguéis para a temporada variam de acordo com o tamanho da casa e a localização, podendo custar entre R$ 800 a R$ 10 mil.

Donos de hotéis e pousadas avaliam o período como o melhor do ano. “Este ano a procura foi maior que no ano passado. Várias pessoas já ligaram desde janeiro para fazer reserva”, contou a funcionária de um hotel, Izabel da Rocha.

Folha Pe

COOSEPE promove ciclo de palestras de 17 a 19 de julho em Garanhuns


A COOSEPE (Cooperativa de Consultoria e Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco) estará promovendo, no período de 17 a 19 de julho, na cidade de Garanhuns, um ciclo de palestras sobre GESTÃO DE NEGÓCIOS NA PRÁTICA. O evento acontecerá na AESGA no horário das 15 às 17h e das 19 às 21h. Confira programação no site http://www.coosepe.com.br/.

A cooperativa tem como objetivo promover soluções integradas de gestão, visando estabecer alternativas viáveis para intensificara competitividade e o desenvolvimento das organizações. Desenvolve trabalhos nas áreas de consultoria e instrutoria de gestão empresarial, agronegócio, designer estratégico e empreendedorismo, montagem de projetos econômico-financeiros junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

A COOSEPE encontra-se localizada à avenida General Polidoro, 352, sala 03, Várzea - Recife/PE CEP 50. 740-050. Fone/fax: (81) 3453-3173. Email: coosepe@coosepe.com.br.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Irregularidades no hospital Dom Moura de Garanhuns


Um leitor do blog Magno Martins enviou e-mail denunciando irregularidades no hospital Dom Moura, em Garanhuns, como compra de remédios e material cirúrgico sem licitação. A mensagem relata a contratação de médicos e enfermeiros como prestadores de serviço, ao invés da contratação por serviço público, além de um caso de nepotismo no setor financeiro do hospital.

De acordo com o documento, o braço direito da chefe da área, Maria Veridiana Albuquerque, é o seu filho (o nome não foi informado), que trabalhou por dois anos no local, sem contrato, tendo sido efetivado recentemente.

As auditorias foram constatadas pelo TCE, que em abril deste ano solicitou esclarecimentos. Contudo, nenhuma punição teria sido aplicada à diretora do hospital, Maria Emília.

Do blog Magno Martins


Em Garanhuns: Seminário Intermunicipal do SNC acontece de 11 a 13 de julho

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e da sua Representação Regional Nordeste, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Prefeitura de Garanhuns, realizará, na semana de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, o Seminário Intermunicipal do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O secretário João Roberto Peixe participará do Seminário no dia 21, às 14h, na Autarquia de Ensino superior de Garanhuns, quando divulgará a importância do SNC.

Voltado para os gestores e dirigentes municipais da RD Agreste Meridional de Pernambuco, o evento terá como objetivo fomentar e consolidar uma política nacional de Cultura que integre as esferas de governo Federal, Estaduais e Municipais. Durante o Seminário será realizada uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e a situação da adesão dos municípios pernambucanos ao SNC, além de serem repassadas aos gestores as informações necessárias ao processo de adesão ao Sistema, bem como um passo a passo sobre a elaboração dos Planos Municipais de Cultura.

O Festival de Inverno de Garanhuns acontecerá de 11 de a 21 de julho. No dia 11, acontecerá a apresentação do SNC; no dia 12, a apresentação da situação de adesão dos municípios de Pernambuco ao SNC e a elaboração dos Planos Municipais de Cultura; no dia 13, apresentação sobre o processo de Adesão dos Municípios ao SNC para o Acordo de Cooperação Federativa.

Inscrições/Informações: Secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns Praça Dom Moura s/n Centro. Fone: (87) 3762-7063
Mais informações: Representação Regional Nordeste – Ministério da Cultura – Lúcio André Rodrigues (assessor da RRNE/MinC) – (81) 3117-8461- Consultoria Sistema Nacional de Cultura – UNESCO/SAI/Ministério da Cultura (81) 3117-8452 | (81) 8916 3614 – Vânia Brayner (consultora Unesco/MinC) vaniabrayner.unescominc@gmail.com

Blog da Cultura

São Bento do Una realiza a 3ª Corrida das Três Milhas

Sucesso já em duas edições, a Corrida das Três Milhas de São Bento do Una, prepara-se para o seu terceiro evento com uma homenagem especial para o centenário do Rei do Baião. O percurso será de 5km e acontecerá no dia 22 de julho, largada as 8h e concentração a partir das 6h no escritório da Granja Almeida, onde terá transporte para o local da largada. Podem participar homens e mulheres com idades mínimas de 12 anos (com autorização dos pais ou responsáveis) respeitando as regras de cada categoria estabelecida no regulamento.

A inscrição para a corrida terá o valor único de R$ 10,00 e mais a doação de 1 kg de alimento não-perecível, pode ser feita até o dia 14/07 ou quando for atingido o número máximo de pessoas inscritas limitado a 1000 participantes. Para mais informações acesse: http://www.facebook.com/tresmilhas ou entre em contato com a organizadora através do email: danieleac@gmail.com ou através do telefone: (81) 9229-4929 (para inscrições).



Reforma da Praça Tavares Correia de Garanhuns é assunto polêmico nas redes sociais


Um dos principais pontos turístico de Garanhuns, a praça Tavares Correia, onde fica localizado o Relógio das Flores, passou por uma grande reforma, a qual está sendo concluída este mês. Mas essa reforma não está agradando boa parte dos moradores da cidade e os mesmo mostram seus descontentamentos em debates nas comunidades do facebook.  O Igor Cardoso foi um dos que se manifestou no grupo com a seguinte explanação abaixo:

ANTES: predomínio do VERDE (cerca viva, dálias e outras flores adornando o percurso até o Relógio, uso criativo e pitoresco dos troncos de madeira como decoração do caminho); amplo SOMBREAMENTO (árvores copadas, com cerca de 50 anos de história, amenizando a temperatura); MATERIAIS DE MELHOR QUALIDADE e ecologicamente corretos (pedras portuguesas); aspecto BUCÓLICO (a estética em harmonia com o ideal de proteção à natureza).

DEPOIS: predomínio do CONCRETO (destruição dos elementos naturais de contorno, ilhando o relógio em meio a um mar de concreto); SOMBREAMENTO DEFICIENTE (árvores derrubadas para serem substituídas por espécies menos copadas, como pinheiros, que proporcionam menos sombra e, associadas ao concreto, ampliam o desconforto térmico); MATERIAIS DE PIOR QUALIDADE (o artificial pavimento intertravado); aspecto URBANO (o concreto sobrepuja a natureza, irresponsavelmente).

Ganhamos maior acessibilidade e um melhor Centro de Informações Turísticas. Excelente! A pergunta é: para isso, era necessário, mesmo, sacrificar nosso principal cartão postal e seu entorno? Não era possível conciliar as duas coisas?

O fato é que o nosso querido Relógio nunca foi só o Relógio, como o Cristo Redentor nunca foi só o Cristo Redentor. O Relógio é ele e a Praça Tavares Correia, assim como o Cristo é ele e a Baía da Guanabara.

Triste do ser humano que não sabe o valor do que tem, mas mais triste ainda daquele que, por sua ignorância, destroi aquilo que tem.



Homicídio e lesão corporal aconteceu em Garanhuns nesta segunda(09)

Duas pessoas foram alvejadas a bala na Cohab II, próximo a caixa d’água, em Garanhuns. O fato aconteceu por volta das 18h50 desta segunda (09).

Um elemento de nome Roberto conhecido por “Beto” chegou, em uma moto verde já atirando nas vítimas. Adílson dos Santos Silva, 29 anos, foi atingido por 03 tiros, sendo 01 na região do maxilar, 01 no tórax e 01 nas costas. Adílson foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao HDM, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A outra vítima, o menor (M.J.S.F.S.) de 17 anos foi atingido por um tiro no tórax. O garoto foi medicado e permanece hospitalizado.

Várias viaturas foram acionadas para o local em busca do acusado que mora na Rua Sandra de Almeida, antiga Rua 28, Cohab II, porem sem êxito. Os dados foram transmitidos a Polícia Civil que foi ao local e tomou às medidas cabíveis encaminhando o corpo ao IML de Caruaru.

Do Agreste Violento

Blitz educativa da Lei Seca aborda mais de cinco mil veículos em Garanhuns

O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM), com a participação das diversas instituições de saúde e segurança pública que compõem o colegiado, realizaram neste sábado, 07 de julho, em Garanhuns, uma campanha educativa com a população.

As ações aconteceram no Posto da Polícia Rodoviária Federal e na Praça Souto Filho, defronte a Fonte Luminosa. As equipes contaram com servidores da V GERES – Gerência Regional de Saúde, e agentes de trânsito, tanto da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, quanto da Polícia Militar, inclusive com membros da NUPREV.

Somente a ação na Praça Souto Filho impactou mais de cinco mil automóveis, no período das 9h às 13h, fazendo adesivação do material da LEI SECA, distribuindo panfletos, fazendo testes de bafômetro e trabalhando outras formas de informação que alertem para a necessidade da condução de veículos de forma responsável, principalmente sem o uso de bebidas alcoólicas.

A Blitz foi educativa, portanto não teve caráter fiscalizadora, embora tivesse o apoio das polícias Militar e Rodoviária, além de outras instituições de ordem pública, como a AMTT e o DETRAN-PE, entretanto mesmo utilizando o teste do bafômetro, a ação visou educar o condutor, mostrando os limites da ingestão do álcool, e outras informações necessárias para evitar acidentes. Durante os testes, nenhum condutor foi flagrado dirigindo alcoolizado.

O gestor da V GERES, dr. Elenílson Liberato, que coordenou a ação, participou ativamente da campanha, conversando com os condutores e mostrando a necessidade da direção responsável, sem a ingestão de bebidas alcoólicas. Liberato lembrou que a ação é incentivada pelo Governo do Estado de Pernambuco, e que o Comitê Regional atende indicativos do CEPAM – Comitê Estadual de Prevenção a Acidentes de Moto.

Quem também esteve participando foi a gestora do Hospital Regional Dom Moura, Dra. Emília Pessoa, que alertou para os números crescentes de acidentes, e que por isto atitudes como esta blitz preventiva e educativa tendem a educar a população, evitando novos traumas. “Estamos tratando os acidentes envolvendo motos como uma epidemia. Todos os dias temos entrada no hospital com pessoas envolvidas em acidentes de moto. Muitas vezes sequelando jovens para o resto da vida, e pior, muitos casos não podemos fazer nada, com as vítimas chegando no hospital já sem vida”, alertou Emília Pessoa.

Durante o Festival de Inverno, a operação LEI SECA estará atuando em Garanhuns, proporcionando maior segurança para as pessoas que vão aproveitar o evento.

ASCOM V Geres
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger