CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

AESGA sedia Encontro de Professores de Inglês das Autarquias em Garanhuns

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) estará sediando entre os dias 1 e 3 de junho, o Grande Encontro dos Professores de Inglês das Autarquias com Nativos, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Texas A&M University e Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ASSIESPE).

Trata-se de um Treinamento dos professores das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco, envolvendo professores do Texas, das Autarquias Municipais e da SECTEC. O Evento acontece de forma descentralizada, sendo o primeiro momento na AESGA e o segundo em Triunfo, de 8 a 10 e de 15 a 17 de junho.

Segundo informações do Presidente da ASSIESPE, Professor Licínio Roriz, o objetivo do Encontro e da SECTEC/PE é promover a capacitação de docentes do ensino superior junto aos professores advindos dos Estados Unidos da América, visando melhorias a prática do ensino e fluência do inglês como segunda língua.

Junto a Autarquia de Garanhuns, a Atividade contará com a participação das Autarquias Municipais de Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Goiana, Arcoverde, Belo Jardim, Limoeiro, Araripina, Salgueiro, Afogados, Belém de São Francisco, Serra Talhada e Petrolina.

Além de sediar do Evento, a AESGA marcará sua participação com a presença de docentes da Instituição, uma vez que oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue, único curso no segmento em todo o Agreste Meridional. A Abertura do Evento acontece nesta sexta-feira, 1º de junho, no Auditório da AESGA, a partir das 20 horas.

Amanhã é o último dia para se tomar a vacina contra a gripe

O último dia para se tomar a vacina contra a gripe é nesta sexta-feira (1º), em Pernambuco. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta quinta-feira (31), foram vacinados 975.059 pernambucanos, ou seja 70,73% do público-alvo da campanha contra a influenza, que é de 1,37 milhão. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de imunizar, pelo menos, 80% desse número.

Os grupos para quem as vacinas foram destinadas são os indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, idosos e trabalhadores de saúde. Em Pernambuco, foram imunizados 171.327 meninos e meninas, 86.918 profissionais de saúde, 72.584 gestantes, 30.886 índios e 621.046 idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil: dois de gripes comuns e a H1N1. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por conta da doença.

Quem é vacinado não deve, segundo o Ministério da Saúde, doar sangue imediatamente, esperando passar um prazo mínimo de 48 horas. Quem está sentindo febre não deve ser imunizado, bem como aqueles que têm alergia a ovo e seus derivados ou quem apresentou reações alérgicas graves a doses anteriores.

G1

Em Garanhuns: Edição de Outono do Luau Quatro Estações neste sábado

O luau Cultural Quatro Estações já teve três edições realizadas em Garanhuns: a primeira foi a “edição de inverno”, que aconteceu no dia 9 de julho de 2011, no espaço cultural Luiz Jardim, e teve como atrações artistas o poeta Sandoval Ferreira, os repentistas adirson e jucélio, o cantor Hercinho entre outros. E no dia 17 de dezembro de 2011, foi realizada a “edição de primavera”, na Praça Tiradentes, na ocasião tivemos apresentações de bandas como Dioutro, A Nata e Rogério e os Cabras entre outros. A edição de Verão aconteceu no dia 10 de março de 2012, no Espaço Cultural Luiz Jardim, e artistas como Maurilio Matos, Léo Noronha, Grupo de Teatro Nós de Gato e a Banda Ronaldo Cesar e a Tropicana foram algumas das atrações.

Em cada Edição o Luau Quatro Estações faz uma homenagem a um incentivador cultural da nossa região. Já foram homenageados Marsillon Falcão, Rogério Diniz e no ultimo Maurilio Matos.Um evento cultural que abrange vários ritmos, vários gêneros e estilos.

O homenageado deste próximo luau será Carlos Janduy, professor, compositor, poeta, escritor, autor e diretor teatral, radialista e tem o titulo de Cidadão Honorário de Garanhuns.

Luau Quatro Estações "Edição de Outono"

Dia 2 de Junho A Partir Das 20:00 
Espaço Cultural Luiz Jardim (Em Frente Ao Ferreira Costa)

Djs Black Power 
Dueto de Poesia Matuta (Sandoval Ferreira e Wilson China) 
Homenagem a Carlos Janduy 
Projeto de Música Experimental ( Maurilinho Matos, Lilian Ferreira, Efraim Rocha e André Eugênio) Terreiro Cibernético 
Hercinho Gouveia

É de GRAÇA!!!


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Música como Instrumento de Inclusão Social beneficia Crianças e Adolescentes em Garanhuns

Afastar crianças e jovens da vulnerabilidade social através da música é uma das ferramentas da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Assistência Social, para possibilitar uma futura profissão a esta Classe no Município. Eles têm entre 10 e 16 anos, pertencem a famílias menos favorecidas que integram os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS no Município, localizados nos bairros de Heliópolis, Boa Vista e Magano.

Por meio desses Centros, crianças e jovens aprendem a tocar Violino, Flauta e Violão. Ao todo, 81 alunos são contemplados com a ação, executada no Município desde o ano passado. Empenhados no aprendizado e bem desenvoltos, alguns alunos já se apresentaram em vários eventos no Município, como: a cantata do Colégio Santa Sofia, em Conferências, Capacitações, Confraternizações e eventos nos próprios CRAS. “No currículo de aprendizado conta a experiência de terem tocado em conjunto com a Orquestra de Música Livre de Bom Jardim, do maestro Juliano Barbosa, do Rio de Janeiro”, complementa Laura Alice, coordenadora Geral dos CRAS.

Os cursos de música são realizados em dias e horários distintos no CRAS de cada localidade. Na Boa Vista as aulas de Violino acontecem às sextas-feiras, das 13 as 17 horas. Já no Magano, o curso de Flauta é realizado todos os sábados, de 8 as 12 horas; e no CRAS de Heliópolis, crianças e adolescentes têm aulas de Violão às quartas e sextas-feiras, das 14 as 16 horas.

Em Garanhuns: INSS e AGU lançam cordel informativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Advocacia Geral da União (AGU) lançaram nesta quarta (30) , em Garanhuns (PE), o projeto Previdência em Cordel, executado pela Superintendência Regional do INSS Nordeste e pela Procuradoria Regional do INSS em Recife. Intitulado A conversa de Zé Caboclo com Mané Bento, o cordel priorizou as informações necessárias para a obtenção do benefícios, enfatizando os requisitos que correspondem à realidade nordestina. O conteúdo aborda de maneira clara e direta temas como a aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, documentos necessários para requerer os benefícios, entre outras dúvidas comuns do trabalhador rural.

Inicialmente, a ideia era produzir uma cartilha que se aproximasse da linguagem do trabalhador rural, para romper mitos sobre a Previdência Social. A cartilha foi feita em cordel para facilitar a assimilação e memorização. Um dos objetivos da cartilha também é o de combater a figura dos atravessadores. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos e devem ser pedidos pelo próprio segurado, sem a necessidade de intermediários. Basta ligar para a Central 135 e agendar dia, hora e local para ser atendido.

“Com a disseminação de informações previdenciárias, por meio do projeto Previdência em Cordel, espera-se a redução do número de ações judiciais existentes contra o INSS”, disse o superintendente do INSS no Nordeste, João Maria Lopes. Ele lembrou que a ação dos atravessadores, além de ilegal, tem gerado prejuízos a muitos segurados e que, em caso de dúvida, é melhor procurar a Previdência Social diretamente por meio da Central 135 ou da agência mais próxima.

Advogado José de Vasconcelos morreu nesta manhã(30)

Morreu na manhã de hoje o advogado criminalista José de Vasconcelos Pontes, 70 anos, que residia em Garanhuns. Segundo informações, ele estava internado no Hospital Português de Recife com problemas de coração. Vasconcelos estava sob custódia policial por ser acusado de matar seu ex-genro, Cleber de Souza, escrivão da polícia civil.

O corpo será velado na Funerária Suíça de Garanhuns. O sepultamento será na quinta-feira no Cemitério Parque das Rosas na cidade.

Reveja o caso AQUI .



PRF de Garanhuns autua ônibus escolar de Saloá na manhã de hoje

Após denúncia de populares da cidade de Saloá, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Garanhuns flagrou às 7h05 de hoje, dia 30/05/2012, no Km 110 da BR-423 em Paranatama, um ônibus VW 15.190 de placa KKB7931/PE, pertencente à Prefeitura de Saloá. 

O referido ônibus escolar transportava, de forma irresponsável, aproximadamente 80 ocupantes, sendo em sua maioria crianças, que seguiam para as escolas em Garanhuns. Ainda, segundo informações chegadas à PRF, a Prefeitura de Saloá possui 3 ônibus, dos quais apenas 1 é para esse fim. 

Após ser autuado por excesso de lotação e equipamento tacógrafo defeituoso, o mesmo foi liberado para posterior regularização.



Imagens e divulgação do Blog Adielson Galvão

terça-feira, 29 de maio de 2012

Em Garanhuns: Comunidade Quilombola Estivas realiza o X Festival Cultural


Com o objetivo de valorizar a identidade ético-racial e celebrar a ancestralidade dos povos negros a Comunidade Estivas realizará o X Festival Cultural do Quilombo Estivas, nos dias 01 e 02 de junho. O evento será realizado no Sítio Estivas, localizado na zona rural do município, a 8 km do centro de Garanhuns.

Confira a programação no cartaz abaixo:


Garanhuns sedia Campeonato Brasileiro de Judô no próximo sábado

Garanhuns entra definitivamente no calendário dos eventos esportivos em âmbito nacional. A cidade, que atualmente sedia o Campeonato Brasileiro Junior de Handebol, será palco no próximo sábado, 2 de junho, da 6ª edição do Campeonato Brasileiro Regional das Ligas de Judô. O evento, que acontece na Quadra do Colégio Diocesano é uma realização da Liga Pernambucana de Judô e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Estão sendo aguardados no Evento, cerca de 400 atletas de diversos Estados. Os judocas competem nas categorias 11 e 12 anos até o Máster, tanto no masculino, quanto no feminino. “Ainda no dia 1º teremos as inscrições, pesagem e conferência dos atletas, bem como o congresso técnico”, registra o presidente da Liga Pernambucana de Judô, o Mestre Carlos Tevano.

“Quando foi cogitada a possibilidade de realizarmos uma edição da competição aqui em Garanhuns, afirmei que a Prefeitura nos apoiaria, como sempre vem fazendo. Sem essa parceria seria impossível realizar esse Evento”, finalizou o Mestre Tevano.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Edital para concurso público de seleção de professores para o curso de medicina da UPE de Garanhuns será lançado dia 1º


O governador Eduardo Campos (PSB) disse hoje ao deputado Inocêncio Oliveira (PR) que lança no próximo dia 1º o edital para realização de concurso público para seleção de professores para as Faculdades de Medicina em Garanhuns  e Serra Talhada. 

Os professsores serão contratados pela Universidade de Pernambuco (UPE). De acordo com Inocêncio, as Faculdades de Medicina de Serra Talhada e Garanhuns já dispõem de recursos orçamentários da União, oriundos de emendas parlamentares da Bancada Federal.

De Magno Martins

domingo, 27 de maio de 2012

Por falta de estrutura, alunos do Curso de Medicina da UPE em Garanhuns paralisam as atividades a partir desta segunda (28)

Aula inaugural do Curso de Medicina com a presença
 da presidente Dilma: Início glorioso, futuro  incerto
Inaugurado com pompa e repercussão nacional em 2011, já que contou a presença da presidente Dilma, o Curso de Medicina na UPE de Garanhuns vive dias difíceis. Os alunos reclamam da falta de professores, de estrutura e de  técnicos nos laboratórios. Sem técnicos, os universitários se sentem prejudicados no que se refere a um melhor aproveitamento do conteúdo, condição essencial para uma boa formação médica. As dificuldades não param por aí. Existe insegurança, incertez e uma pergunta no ar: os alunos terão professores no próximo período? No início do curso foi feito apenas um processo de seleção simplificado. Eles exigem o imediato lançamento do edital para a abertura de concurso público para professores. Por fim, existe um atraso no início da construção dos  novos prédios dos laboratórios, biblioteca, além da estruturação do Hospital Universitário. Atualmente o que existe são prédios improvisados com materiais igualmente improvisados. Com tantos problemas e, após meses de tentativas de buscar soluções para os fatos elencados acima, os alunos de Medicina decidiram tomar uma decisão radical. Eles vão iniciar uma paralisação geral amanhã (28). "Só voltaremos a assistir aulas quando recebermos uma resposta satisfatória  quanto as reivindicações que em muito vão melhorar o nosso aprendizado e nossa formação", disse uma estudante.

DIRETOR PROMETE SOLUÇÃO
O diretor da UPE, Pedro Falcão, disse estar ciente das dificuldades. Ele adiantou que existem recursos para a contratação de professores e para a construção dos novos prédios,específicos para Medicina, mas que  falta concluir os editais da licitação. "Estamos trabalhando no processo licitatório tanto para abertura de concurso quanto para a construção de novos prédios,mas isso leva um certo tempo, encerrou Falcão.

Confira as reivindicações dos alunos AQUI.
  

Garanhuns realiza a 33ª edição da Corrida da Fogueira

Este ano, Garanhuns volta a realizar a Corrida da Fogueira. Na sua 33ª edição, o percurso será de 15km. A corrida acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 15hs com saída do Pátio de Eventos do município de São João e chegada na Praça Guadalajara de Garanhuns. Podem participar homens e mulheres com idades mínimas de 16 anos (com autorização dos pais ou responsáveis) respeitando as regras de cada categoria estabelecida no regulamento.
A inscrição para a corrida terá o valor único de R$ 20,00 por atleta e pode ser feita até o dia 15/06 ou quando for atingido o número máximo de pessoas inscritas limitado a 1000 participantes. Para mais informações acesse o site da corrida: http://corridadafogueira.hd1.com.br/ ou entre em contato com os organizadores através do email (corridadafogueira@hotmail.com) ou através dos telefones (87) 99328929 e (87) 96310114.




sábado, 26 de maio de 2012

Em Garanhuns: Itep promove Semana do Meio Ambiente a partir de segunda(28)

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) comemora, a partir de segunda-feira (28) até o dia 8 de junho, com uma extensa programação, a Semana do Meio Ambiente, dentro das atividades do Programa Recicle Itep, de coleta seletiva na instituição, que será lançado em seminário ao final dos trabalhos. O tema central da semana é “Biodiversidade e Gestão de Resíduos Sólidos”. Haverá atividades na sede da instituição, no Recife; no Centro Tecnológico da Cultura Digital, em Olinda; e nos municípios de Garanhuns e de Serra Talhada, onde o Itep está executando o Programa Recicla PE. Mundialmente, o dia 5 de junho é comemorado como a data dedicada ao Meio Ambiente.

As atividades terão início no dia 28, com uma Oficina de Arte com Materiais Recicláveis, em Garanhuns, e serão encerradas, no auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, no Recife, com o Seminário Biodiversidade e Gestão de Resíduos Sólidos, no dia 8 de junho.

Programação em Garanhuns

- Oficina de Arte com Materiais Recicláveis, de 28 de maio a 1º de junho, das 13 às 16h, com a artesã Maria do Socorro Silva, do Centro de Artesanato “Tareco e Mariola” de Belo Jardim, na Casa do Artesão de Garanhuns, para alunos do IFPE, catadores de materiais recicláveis e artesãos locais;

- Oficina de Arte com Materiais Recicláveis, de 4 a 8 de junho, das 13 às 18h, com o artesão Luiz Carlos, de Casa Amarela, Recife, na Casa do Artesão de Garanhuns, para alunos do IFPE, catadores de materiais recicláveis e artesãos locais;

- Palestra do coordenador da UGRS, Bertrand Sampaio de Alencar, no dia 31 de maio, às 20h30, no auditório do Colégio XV de Novembro, sobre o Projeto Recicla PE; e

- Curso de Compostagem de Matéria Orgânica, com o engenheiro Rodolfo Aureliano, gerente de Coleta Seletiva da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para os alunos do IFPE, das 8h às 17h, no dia 1º de junho, no auditório do Colégio XV de Novembro.

Novo polo gastronômico de Garanhuns sofre com a falta de estacionamento


A proprietária Ana Paula Aguiar, funcionários, clientes e amigos do Restaurante Subway de Garanhuns estão indignados com o fato da Prefeitura Municipal, através da AMTT, restringir ao máximo os locais onde antes da recém-inauguração do Restaurante eram de livre estacionamento. Praticamente toda a frente do Colégio XV de Novembro está proibida de se estacionar.

A reclamação tem sido também dos demais proprietários de restaurantes da localidade, que criaram aos poucos um novo polo gastronômico na cidade. Acontece que recentemente vários locais de estacionamentos tiveram os meios-fio pintados de amarelo, proibindo a parada dos veículos, e muitos deles já foram multados. A restrição causou uma diminuição no fluxo de clientes. A proprietária da Subway afirma que trouxe para Garanhuns um alto investimento atraindo mais empregos diretos e indiretos, mas vem sofrendo uma queda no movimento por conta da medida tomada pelas autoridades. A empresária acha a restrição desnecessária.

Ana Paula Aguiar foi ao Gabinete do Prefeito que prometeu resolver o problema ainda nesta sexta-feira, porém, às 22h, os funcionários da Subway foram surpreendidos com a Operação Lei Seca na Praça Souto Filho, e o DETRAN colocou na via de acesso à Subway um caminhão bloqueando o fluxo ao estabelecimento , o que acabou acarretando o fechamento do Restaurante uma hora mais cedo.

A Lei Seca acontecerá somente neste final de semana, mas é também um momento em que a cidade estará com milhares de turistas que certamente visitarão o novo polo gastronômico, e por isto a parada deste caminhão da forma como foi feita vai gerar prejuízos na movimentação de clientes.

E para a continuidade do bom andamento dos restaurantes se faz necessário que a AMTT reveja a forma inexplicável como foram feitas as proibições de estacionamentos, dificultando a o acesso dos clientes à Subway e demais estabelecimentos comerciais da região.

Do blog de Ronaldo César

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em Garanhuns: 5ª Cavalhada faz homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga


Neste domingo, dia 27 de maio, acontecerá no Campo de Futebol, localizado no bairro do Magano, a 5ª edição da Cavalhada do Magano. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Neste ano, a festividade homenageia os 100 anos de Luiz Gonzaga, tendo inicio às 14 horas com provas de argolas. Para animar os participantes haverá show de encerramento com o cantor Nando Azevêdo. Os oito primeiros colocados receberão premiações, todos acompanhados de troféus. O grande vencedor da prova será agraciado com um carneiro.

Garanhuns sedia etapa da Volta Ciclística de Pernambuco

A cada dia Garanhuns se consolida como a principal cidade do Interior no segmento esportivo. São diversos eventos nacionais, regionais e estaduais no segmento que vêm sendo realizados na Cidade das Flores, a exemplo dos Campeonatos Brasileiros de Handebol e Judô. 

A mais nova iniciativa será a Volta Ciclística de Pernambuco, numa realização da Federação Pernambucana de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, e que acontece no período de 28 de maio a 3 de junho, passando por vinte municípios pernambucanos.

Trata-se do maior evento ciclístico do Norte-Nordeste. É uma competição ciclística de estrada, de longa duração, disputada em uma semana e dividida em sete etapas. Garanhuns integra a terceira etapa da prova, que tem inicio no dia 28 de maio, com largada em Caruaru, no Autódromo Ayrton Senna. Em seguida, os ciclistas se deslocam a Pesqueira, passando por Garanhuns, Caruaru, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e se encerra em Recife, no próximo dia 3 de junho de 2012. Ao todo serão mais de 530 quilômetros de prova.

A terceira-etapa tem chegada prevista em Garanhuns as 11h da próxima quarta-feira, dia 30. A rua Pedro Rocha, nas imediações do Parque Euclides Dourado será o ponto de chagada e premiação dos campeões da Etapa. Já no dia seguinte, 31, será dada a largada de 4ª etapa com destino a Pesqueira. A largada acontece as 8h, também da Rua Pedro Rocha. “Teremos 200 ciclistas hospedados em Garanhuns durante o dia 30 com diárias viabilizadas pela Federação de Ciclismo. Será importante para os nossos setores de hotelaria e consumo de serviços. É o esporte como meio de desenvolvimento social e econômico de Garanhuns”, argumenta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

A Prefeitura apóia a realização através das pastas de Saúde, AMTT, Guarda Municipal, Serviços Públicos e Comunicação Social e Esportes.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escolas municipais de Garanhuns recebem Programa de Educação no Trânsito (PET)

Em parceria com a Coordenadoria de Educação de Trânsito, através da Gerência de Ensino do Estado, a Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da secretaria de Educação, implantará em breve, nas Escolas Municipais, o Programa de Educação de Trânsito (PET).

A iniciativa tem como principal objetivo trabalhar nas Escolas, através de atividades interdisciplinares, a conscientização dos estudantes, professores e comunidade, quanto a prevenção de acidentes no trânsito. Garanhuns foi um dos 10 municípios escolhidos para fazer parte do Programa, por apresentar um alto índice de acidentes de moto no Estado de Pernambuco.

Num primeiro momento, os coordenadores e professores que lecionam nas 58 Escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino serão capacitados. A primeira etapa do curso acontecerá no dia 31 de maio, no auditório da AESGA, no horário das 8 às 17 horas. Já a segunda etapa, será vivenciada no mês de junho, com data a ser definida. Diversas temáticas serão abordadas durante o Encontro, a exemplo de: Ética, cidadania e trânsito; Meio Ambiente; Segurança de Trânsito e a Legislação.

Segundo Carlos Alberto de Barros, supervisor pedagógico da secretaria de Educação, o programa será trabalhado a longo prazo. “O PET tem como meta conscientizar as crianças que estão na Escola, bem como os adolescentes, para que eles se tornem futuros cidadãos no trânsito com mais responsabilidade, contribuindo para uma diminuição no número de acidentes. Além disso, esperamos que tanto esses alunos quanto os professores sejam agentes multiplicadores em sua família e sua comunidade, favorecendo a diminuição dos índices de acidentes”, finalizou Carlos Alberto de Barros.

A expectativa é de que a culminância dos trabalhos seja encerrada em setembro durante a Semana Nacional do Trânsito com um Seminário reunindo membros de todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

MPPE de Garanhuns alerta sobre proteção a menores em evento na cidade

Considerando a proximidade do evento Bicho Indoor, que acontece nos dias 26 e 27 de maio em Garanhuns (agreste), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação para reforçar a proibição de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. O documento é de autoria da promotora de Justiça Marinalva Severina de Almeida.

Fica proibida a venda ou o fornecimento gratuito a menores de 18 anos de bebidas alcoólicas ou qualquer substância que cause dependência física ou psíquica durante a festa. Por lei, a prática é considerada conduta criminosa, com pena de quatro a dez anos de reclusão para o contraventor. A medida também vale para proprietário, gerente ou responsável pelo estabelecimento que descumprir a lei, que também podem ter as licenças de localização e de funcionamento cassadas.

A recomendação ainda trata da exploração sexual de crianças e adolescente e ressalta que o crime é punido com prisão de oito a 30 anos.

Para reforçar o cerco, uma cópia da recomendação será enviada à prefeitura, aos delegados de polícia, ao comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar , ao inspetor da Polícia Rodoviária Federal e ao Corpo de Bombeiros. Também serão notificados os secretários de Turismo e Cultura do município, o Conselho Tutelar e os representantes legais da empresa Bicho Eventos.

Equipe de voleibol masculino de Garanhuns vai à Copa Pernambuco

No último final de semana ocorreu a decisão da Copa TV Asa Branca, competição que movimenta o agreste e faz parte do calendário da Federação Pernambucano de Vôlei. Na final, a seleção de Garanhuns, que conquistou o título em 2010 e o vice em 2011, venceu por 2 sets a 0 o Itaúna, que representou a cidade de Caruaru. Ao todo, sete equipes estiveram na disputa, que contou com boa presença de público na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Com esse resultado, Garanhuns e Itaúna vão disputar a Copa Pernambuco, que terá as presenças também do Náutico/CBV e do Sport/Maurício de Nassau, que foram finalistas da Copa Cidade do Recife, ocorrida em abril. Na ocasião, o Alvirrubro venceu, de virada, por 2 sets a 1 a equipe leonina, em pleno ginásio da Ilha do Retiro.

Do Espaço Volei

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Garanhuns também tem campeões no Karatê

No último domingo, dia 20 de maio, os atletas que integram a Associação Silvestre de Karatê-Dô Interestilos, comandada pelo mestre Eguinaldo Silvestre, participaram da 10ª Copa Panelense de Karatê, realizada na cidade de Panelas.

Os Karatecas do Município, que contam com apoio da Prefeitura de Garanhuns, foram os grandes vitoriosos na disputa, conquistando o título na categoria geral. No total foram conquistadas 26 medalhas, sendo: 12 ouros, 5 pratas e 9 bronzes. O feito foi conseguido por 22 karatecas, com idade entre 6 a 44 anos, tanto no masculino, quanto no feminino.

Segundo o mestre Eguinaldo Silvestre, o resultado alcançado na Copa foi bastante expressivo. “Todos os nossos atletas que participaram da competição conquistaram medalhas. É muito gratificante ver os nossos alunos no pódio. É importante frisar que essas conquistas também foram conseguidas através do apoio da Prefeitura de Garanhuns”, finalizou Silvestre.

Lista dos artistas de Garanhuns classificados para o 22º FIG de 2012

Divulgados os artistas de Garanhuns selecionados para a 22ª edição do Festival de Inverno 2012. As atrações  classificadas só serão contratadas, para a Programação Oficial do Festival, após acerto formal de valor do cachê.

Confira a lista:

Palco Guadalajara: Lucas Notaro e Os Corajosos, Rogério e Os “Cabra”, Hercinho, Escravo, La Pietá, Karla Rafaela, Banda Flash, Lux Time e Mourinha do Forró.

Suplentes: Michelle dos Anjos, Paulinho Groove, Alexandre Revoredo e Cafu e Banda.

Palco Cultura Popular: Orquestra Gigantes do Frevo, Reisado da Boa Vista, Sandoval Ferreira, Negra Atitude, Reisado Independente Gonzaga de Garanhuns, Som Tambores, Projeto Batuque e Reisado Mestre João Tibúrcio.

Palco do Forró: Zezinho de Garanhuns, Gena de Altinho, Fogo de Menina, Djair e Banda, Carlos Magano, Ronaldo César e a Tropicana, Forró Pesado, Dema do Forró e Michele dos Anjos.

Suplentes: Nando Azevedo, Bill do Forró, Anjo Querubim, O Bom Kixote e Os Três do Forró.

Palco Pop: PE-5, Terreiro Cibernético, No Clear, Still Living, Instinct Noise, Archë, Cravar, Muendas e A Nata.

Suplentes: Batuque Mojubá, Voyager, Outono e Vertigo 105.

Palco Instrumental: Roberto Lima, Marcos Cabral, Fahrenheit, Orlito Blues Jazz Band, Kleber Blues Band, Duo Bass, Gaiamálgama, O Sam3a e Cláudio Lins.

Teatro para Infância e Juventude: Cinderela Atrapalhada e Aruá, O Boi Encantado

Teatro Adulto: Prisão da Minha Vida e Quatro Em Um.

Teatro de Rua: Brincantes da Idade Média

IFPE Garanhuns promove o 2º Seminário de Educação Ambiental

O campus Garanhuns está em contagem regressiva para a realização do 2º Seminário de Educação Ambiental, marcado para os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Aproveitando a repercussão da “RIO + 20”, conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho, o Seminário discutirá o encontro internacional e educação ambiental, buscando despertar a importância de ações sustentáveis. Durante os três dias, haverá palestras, minicursos e mostras de vídeos. Todos abertos à comunidade.

A entrada para as palestras será gratuita. Basta o preenchimento da  ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail 2sea@garanhuns.ifpe.edu.br ou entregue à comissão discente organizadora do evento, composta por alunos voluntários do 2º período dos cursos técnicos do campus. Já para participar dos minicursos, é necessário, além da ficha de inscrição, 01 (um) kilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado a uma instituição beneficente de Garanhuns.

Outra ação do evento que pretende movimentar o campus é a disputa entre os alunos para recolhimento de garrafas pet. A turma que conseguir o maior número de garrafas receberá um prêmio. O destino do material será um fábrica de vassouras ecológicas da cidade. Através dessa brincadeira, a comissão do Seminário espera integrar os estudantes do IFPE - Garanhuns à comunidade, proporcionando a disseminação de informação sobre a temática ambiental- um dos objetivos principais do evento.

A programação completa do Seminário está disponível clicando aqui.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Garanhuns é bicampeão no masculino e feminino do voleibol da Copa TV Asa Branca


Depois de oito jogos emocionantes, as seleções de voleibol masculino e feminino de Garanhuns sagraram-se campeãs da 3ª Copa TV Asa Branca de Voleibol. Nas finais, realizadas em Santa Cruz do Capibaribe, a Equipe Masculina venceu Itaúna por 2 setes a zero, mesmo placar do feminino, em que Garanhuns venceu a equipe de Santa Cruz do Capibaribe. A Competição foi organizada pela Federação Pernambucana de Voleibol e TV Asa Branca/Afiliada Rede Globo.

Na 1ª edição do evento, em 2010, Garanhuns foi Campeã no Masculino e Vice-campeã no Feminino. Na segunda edição, ocorrida no ano passado, o Feminino local conquistou o título de Campeã. Já os homens ficaram com o Vice-campeonato. “A meta sempre foi o título nas duas categorias. Conquistamos e agora é traçar novos objetivos. Nossos treinadores e, sobretudo, os atletas estão de parabéns por enaltecerem o voleibol de Garanhuns”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

As seleções de voleibol são compostas por atletas voluntários. Toda a infra-estrutura é mantida pela Prefeitura de Garanhuns.

Acidente na BR-423 próximo a Cachoeirinha deixa dois mortos nesta terça(22)

créditos da foto: do blog Jair Ferraz
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em um acidente registrado esta manhã na BR-423, entre os municípios de São Caetano e Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. Um caminhão, uma caminhonete e um carro de passeio colidiram e, com o choque, o carro de passeio e a caminhonete pegaram fogo.

O motorista do carro e a passageira da caminhonete, uma mulher de 44 anos morreram na hora. O motorista da caminhonete, um homem de 49 anos, teve 90% do corpo queimado e foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Também ficaram feridos outros dois ocupantes da caminhonete: um adolescente de 16 anos, filho do motorista, e uma criança de 12 anos, filho da mulher que faleceu. Os dois foram socorridos para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

Testemunhas contaram que o motorista do carro de passeio, que seguia no sentido Cachoeirinha – Lajedo, teria tentado ultrapassar a caminhonete, quando o caminhão que vinha no sentido contrário se chocou com a lateral do carro de passeio, imprensando a caminhonete.

Do Diário de Pernambuco

Estuprador em série que aterrorizou Garanhuns em 2008, fugiu do presídio

Na manhã do último domingo(20), Wagner Alexandre Almeida de Aragão, conhecido popularmente como "Wagner da Carne", o estuprador em série que aterrorizou Garanhuns com vários estupros há mulheres jovens no ano de 2008, fugiu da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes em Petrolina. 

Wagner estaria cuidando de uma horta, quando pegou uma escada feita com cordas, colocou no muro e fugiu daquela unidade prisional. Ao praticar os crimes ele usava uma touca e abordava as vítimas em uma caminhonete Hilux. Wagner havia sido preso após uma operação da Polícia Civil que cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do mesmo onde os policiais encontraram a touca e o veículo usado nos estupros. Todas as vítimas reconheceram o acusado e ele foi conduzido à cadeia de Garanhuns e posteriormente veio cumprir sua pena em Petrolina. 

Policiais do GATI do 5º BPM realizaram buscas nas imediações da Penitenciária porém até o fechamento desta matéria o fugitivo não havia sido encontrado.

Da Força Tática

Em Garanhuns: Suvinil patrocina novas pinturas para casas e prédios públicos

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, e a empresa de tintas Suvinil, irão trazer novas cores as fachadas de alguns órgãos públicos da Cidade das Flores. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o poder público Municipal e a Empresa, que neste ano será uma das patrocinadoras oficiais do Festival de Inverno.

Além de contemplar o prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, também terão a sua pintura revitalizada as Praças Dom Moura, 1, 2 e 3 , situadas defronte ao Centro Cultural. A etapa 1 da praça esta em obras com previsão para conclusão nos próximos dias. As fachadas das casas que dão acesso ao Cristo do Magano, também contarão com novas pinturas, numa ação inédita que trará um colorido especial aquela localidade.

Segundo Philippe Haddad, gerente de Departamento de Vendas no Nordeste da Suvinil, a Empresa estará participando ativamente da 22ª edição do FIG. “Estaremos participando de praticamente todos os pólos. Nosso intuito é mostrar que a Suvinil é uma marca que se preocupa com a sustentabilidade e com a beleza. Nós queremos colorir não apenas Garanhuns, mas todo o Nordeste”, declarou Haddad.

Para que o trabalho possa ser realizado num curto espaço de tempo, a Empresa irá capacitar a própria comunidade e alguns profissionais da área. “Nós faremos um treinamento intensivo para repaginar todo o complexo do Centro Cultural. O que queremos é dar mais vida a Cidade e mostrar que a Suvinil veio para ficar”, finalizou Philippe Haddad.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atleta de Garanhuns lidera ranking nacional

José Márcio Leão é o mais jovem fundista do Brasil a chegar à liderança do ranking nacional de corredores de rua. Aos 21 anos, o garanhuense está à frente de atletas experientes, como o tetracampeão brasileiro Giomar Pereira, atual segundo colocado na classificação e colega de clube, o Cruzeiro. Neste domingo (27/5), em Belo Horizonte, vai atrás do bicampeonato do Circuito CAIXA, prova que venceu em 2011. A disputa terá largada às 8 horas no Marco Zero, na Pampulha, e percursos de 5 km e 10 km. Mas Leão já planeja voos maiores. "Quero ser o novo Marilson Gomes", avisa.

Apesar da ótima fase que está vivendo, Leão se mostra surpreso com a liderança do ranking brasileiro. "Não esperava chegar tão rápido à liderança, porque terminei a última temporada em oitavo lugar, e não comecei muito bem este ano", diz o fundista, sexto brasileiro e oitavo na classificação geral da Meia Maratona de São Paulo, em março, prova que teve Marílson Gomes dos Santos como vice-campeão. Na sequência, o pernambucano foi o terceiro colocado na etapa de abertura do Circuito CAIXA, em Goiânia, e venceu a Meia Maratona de Fortaleza. No último dia 12, ainda foi o campeão da primeira corrida noturna do Circuito, em Uberlândia, acabando com uma hegemonia africana de três anos na cidade.

"Venho treinando forte e estou muito confiante para a prova de Belo Horizonte. Já venci no ano passado e acredito que posso ganhar outra vez", conta Leão. "Não sei se essa boa fase vai continuar, se vou até o fim do ano como líder do ranking, porque o Giomar, que está na vice-liderança, é muito forte. E ele corre maratona, que vale mais pontos. Eu corro até meia-maratona, e meu forte são os 10 km. Mas quem sabe, se eu for muito bem nas provas do Circuito CAIXA, e dependendo de outros resultados, talvez possa manter o primeiro lugar."

O foco nas provas do Circuito CAIXA também têm como objetivo preparar uma carreira para além das ruas brasileiras. "Sou novo, ainda. Tenho só 21 anos, sei que posso evoluir para correr bem em competições no exterior", explica Leão. Em 2008, o fundista foi o melhor brasileiro (62º geral) na disputa de juvenis do Mundial de Cross Country de Edimburgo, na Escócia, com 25min20. Para os próximos anos, planeja seguir os passos de Marilson Gomes dos Santos e Franck Caldeira, outro ídolo.

Leão conta com a resistência adquirida nos treinos em Garanhuns, sua cidade-natal, na região serrana de Pernambuco. Graças à localização no Planalto da Borborema, altitude máxima de 1.030 m e clima de montanha (com temperaturas médias de 21 graus), a cidade se transformou num pólo de fundistas, tanto pernambucanos como de Estados próximos. O atleta ainda tem a seu favor o suporte do Cruzeiro, tradicional clube mineiro pelo qual compete.

"Fico muito feliz em poder representar tanto Pernambuco, minha terra, como Minas Gerais, pelo Cruzeiro, meu patrocinador, que é um clube que me dá toda a estrutura que preciso para crescer", ressalta o fundista.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

Do esporte alternativo

Em Garanhuns: AESGA promove mais uma edição do Projeto Curta Agreste na próxima quarta(23)

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza nesta quarta-feira, 23 de maio, mais uma edição do Projeto Curta Agreste – AESGA, desenvolvido por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição com o objetivo de divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar.

O Projeto, voltado para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, apresenta nesta semana o vídeo “Os Cegos”, de Luís Jardim, adaptado e roteirizado por Julierme Galindo.

Baseado num dos contos mais engenhosos de Luís Jardim, a Troupe Azimute, em parceria com a Imburana Filmes, estreia seu primeiro média metragem, contando com um elenco com a experiência sob medida para recriar “Os Cegos”, conto homônimo do livro “Maria Perigosa”, do premiado autor garanhuense, Luis Jardim.

A exibição acontecerá no Auditório da AESGA a partir das 19 horas.

domingo, 20 de maio de 2012

Marchante é morto a tiros em feira livre de Garanhuns neste domingo(20)

Um Marchante foi assassinado por volta das 4hs da manhã deste domingo (20) quando chegava para trabalhar na Feira Livre da Rua Eurico Monteiro, na Cohab II em Garanhuns.

Antônio Carlos de Meneses, 42 anos, encontrava-se no seu trabalho onde vendia carne, acompanhado de sua filha, quando um indivíduo com capacete de motoqueiro se aproximou armado, com uma arma de fogo, e desferiu vários tiros contra o marchante, e de imediato fugiu do local andando. Antônio Carlos residia na Rua Darci Madeiro no bairro do Magano em Garanhuns.

Segundo informações colhidas no local, o criminoso fugiu em uma motocicleta que encontrava-se aguardando o elemento, mas ninguém anotou a placa nem modelo e cor da mesma.

Foram encontrados no local do crime, sete cápsulas e dois estilhaços de munição cal. 22.

Policiais civis de plantão na 18ª DESEC fizeram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o IML de Caruaru.

Do Agreste Violento

Fundador do facebook, Mark Zuckerberg casou-se neste sábado

Priscilla Chan e Mark Zuckerberg

Washington - O fundador de Facebook, Mark Zuckerberg, se casou neste sábado com sua namorada Priscilla Chan, um dia depois de as ações da popular rede social serem lançadas em bolsa.

O casamento foi anunciado, como não podia ser de outra maneira, em sua página do Facebook, com uma fotografia do casal, que em menos de uma hora 200 mil "curtiram".

Além disso, o empresário atualizou seu status pessoal que passou de solteiro para casado.

Zuckerberg, de 28 anos, e Chan, de 27, que se conheceram há nove anos na Universidade de Harvard, se casaram em uma pequena cerimônia no jardim de sua casa em Palo Alto (Califórnia), informou a rede de televisão ABC.

Chan se graduou na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia (San Francisco) na segunda-feira passada, no mesmo dia que o multimilionário Zuckerberg completou 28 anos.

Do Exame.com

sábado, 19 de maio de 2012

Homem preso em Garanhuns acusado de estuprar companheira dentro de um hospital

Marcos José Trajano da Silva
Policiais civis da DPMUL (Delegacia de Polícia da Mulher) de Garanhuns cumpriram um mandado de prisão nesta sexta-feira (18) na Av. Simoa Gomes no bairro de Heliópolis.

O elemento Marcos José Trajano da Silva, de 28 anos, foi preso quando chegava para visitar sua companheira no Hospital Municipal Santa Terezinha. Ele foi acusado de estuprar sua companheira dentro do referido hospital. A companheira de Marcos foi internada para dar a luz e quando chegou ao hospital, funcionário desconfiou que a mesma tivesse sido agredida, pois havia vários hematomas na paciente, indagada sobre os hematomas a mesma negou ter sido agredida.

Mas policiais da DPMUL foram avisados do fato e começaram a investigar, chegando à conclusão de que a vítima era agredida e estuprada freqüentemente pelo seu companheiro, inclusive dentro do hospital, de imediato os mesmo pediram a sua prisão que foi realizada nesta sexta-feira.

Segundo a delegada Drª Débora Bandeira, o elemento estava preso acusado de homicídio e tinha saído da condicional a mais de um mês. A delegada acrescentou também que ele é investigado por tráfico de droga e roubo na cidade de Lajedo. Na casa do elemento foram encontrados objetos de um roubo naquela cidade, objetos esses que foram reconhecidos pelas vítimas do assalto. A delegada recebeu informações de que ele iria realizar um assalto nesta sexta-feira e agilizou sua prisão pra que o assalto não acontecesse.

Informações e imagem do Agreste Violento

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Perfil de Lula no facebook já foi "curtido" por 105 mil pessoas em menos de 24 horas

Com menos de 24 horas de funcionamento, o perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook já foi “curtido” por cerca de 105 mil pessoas, número que cresce a cada minuto. Quando comparamos com o perfil do antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, esse número é mais que o dobro do acumulado por FHC, que já está há nove meses logado à rede social.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (17), Lula declarou que a página servirá para ampliar o debate em torno dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Lula. “Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo”, afirmou.



Mas não foi somente na rede que Lula provou sua popularidade em relação ao tucano. Quando passou a faixa pra Dilma Rousseff, pesquisa do ibope apontou que Lula tinha 87% de aprovação, maior índice entre os presidentes do período democrático. Já FHC, ao final de 2002, tinha avaliação positiva de 26% dos entrevistados pelo Ibope.

Além disso, outros reconhecimentos foram os títulos de doutor honoris causa, concedidos por universidades do mundo inteiro a pessoas cujo conhecimento é considerado digno de reconhecimento acadêmico.

Exposição Mãos em Garanhuns começa nesta sexta(18)


A Galeria Ronaldo White, do Sesc Garanhuns, recebe a partir desta sexta-feira (18), a exposição “Mãos”, do fotógrafo Hélder Carvalho. O trabalho é fruto de fotografias tomadas em diversos lugares pelos quais o fotógrafo passou ao longo de 20 anos, sempre tendo como temática central as mãos. A exposição permanece na galeria até o dia 23 de junho. A entrada é gratuita.

O vernissagem de abertura será às 19h30min, com coquetel para convidados, estudantes, universitários, imprensa e formadores de opinião. A curadoria esta a cargo do artista plástico Edmilson Vieira, sob supervisão da coordenadora de Cultura do Sesc, Lilian Ferreira. 

A gestora da unidade Garanhuns, Cleonice Vaz Santos, é quem comanda e apóia estes eventos constantes na área de cultura na Cidade das Flores. Não deixem de prestigiar este momento superimportante na carreira deste espetacular fotógrafo natural de Arcoverde/PE, mas cidadão honorário de Garanhuns – por merecimento.

PRF de Garanhuns apreende animais nas rodovias de perímetro urbano

Na manhã dessa última quinta-feira, dia 17/05/2012, agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Garanhuns apreenderam 8 animais (5 cavalos e 3 jumentos) que se encontravam soltos e amarrados em 3 locais das BR's 423 e 424, perímetro urbano de Garanhuns. Detalhe: os que não estavam soltos, encontravam-se precariamente amarrados em galhos de arbustos, ou com panos. Entre eles havia 1 égua com seu filhote.

A PRF adverte aos proprietários de animais que, mesmo os animais mantidos amarrados dentro da faixa da União, serão recolhidos, uma vez que há relatos de pessoas que soltam os animais e roubam suas respectivas cordas, deixando-os expostos sobre a rodovia, motivo dos constantes casos de acidentes com atropelamento de animais e ocorrência até de mortes.

Os animais recolhidos são encaminhados para o Centro de Controle Ambiental da Prefeitura de Garanhuns, aonde deverão ser procurados pelos seus proprietários.

Imagens e notícia do Agreste Violento

Campanha marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil está sendo lembrado hoje no Recife com uma caminhada pelo centro da cidade. A concentração começa às 14h30, no Parque 13 de maio e o percurso segue pelas ruas Princesa Isabel e do Sol, avenidas Guararapes e Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo. Durante a caminhada serão distribuídos panfletos informativos para chamar a atenção da população para o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos é uma das maiores preocupações de defensores de direitos humanos. De acordo com a socióloga e consultora da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Graça Gadelha, ainda não há ações concretas para evitar essas violações, mas existem algumas organizações da sociedade civil que estão se empenhando para minimizar os impactos das grandes obras na vida de crianças e adolescentes.

“Um dos maiores desafios é o impacto das grandes obras na questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos um conjunto de obras, que inclui siderúrgicas, hidrelétricas, as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], além da questão dos megaeventos, que causam impacto direto na vulnerabilidade de crianças e adolescentes”, disse Graça.

As violações em grandes obras são o tema da campanha que marca hoje (18) o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Segundo Graça, a situação no Norte e no Nordeste é mais complicada. “Essas regiões já têm um histórico de vulnerabilidade e de omissão do Poder Público em relação às ações voltadas para a afirmação de crianças e adolescentes”.

Um relatório sobre violações de direitos humanos nas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau (RO), publicado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) no ano passado, mostrou que o número de homicídios dolosos cresceu 44% em Porto Velho entre 2008 e 2010.

Além disso, a quantidade de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual aumentou 18%. O relatório também mostra que o número de estupros cresceu 208% em Porto Velho entre 2007 e 2010. Segundo o documento, a explosão populacional foi um dos principais fatores que provocaram o aumento dos índices de violência.

Um documento contra a exploração sexual de menores em grandes empreendimentos será entregue nesta sexta-feira a representantes da Frente Parlamentar Mista da Criança e do Adolescente. De acordo com a coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, o objetivo é mostrar quais são os desafios que envolvem o tema. “Queremos mostrar quais são as prioridades que temos de pautar para que a gente consiga mitigar um pouco os prejuízos que essas obras têm causado na vida de crianças e adolescentes”, disse.

Para ela, é necessário mostrar à sociedade, de maneira mais clara, a diferença entre abuso e exploração sexual. “O abuso sexual, embora seja mais denunciado, quando é identificado, aparece [para a sociedade]. A exploração sexual não, talvez porque ainda seja algo muito natural para a sociedade. A culpa fica muito em cima da menina, as pessoas dizem que ela é explorada porque é sem-vergonha, porque a mãe não cuida”.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

Do EM

Duos: música instrumental brasileira estará em Garanhuns

Duos retorna a Garanhuns para nova temporada no mês de junho. A partir do dia 01 de junho, sexta-feira, o palco do Teatro Luiz Souto Dourado, Centro de Cultura de Garanhuns, receberá duplas de instrumentistas para mostrar ao público um repertório repleto do que há de melhor na música instrumental.

Duos é um projeto que desafia os músicos a tocarem com novos parceiros. “A proposta é reunir artistas que não se conhecem ou que nunca tocaram juntos para uma única apresentação”, explica Claudia Moraes, produtora executiva dos espetáculos.

“Eles são instigados a montar o repertório e ensaiar em dois dias. Isso acaba provocando uma sessão em que há muito improviso é quando aflora o talento dos participantes”, diz Amaro Filho, produtor, revelando que é justamente aí que está fórmula do grande sucesso do projeto.

Foi justamente esta provocação de estilos, sonoridades e personalidades que ganhou a simpatia do público na primeira edição de Duos, realizada em 2010.

Programação - Inicio: 20h

-Dia 01 de junho - Pablo Fagundes (gaita) e Cesar Michiles (flauta)

-Dia 02 de Junho - Carlos Malta (Flautas, sax)) e Breno Lira (Guitarra)

-Dia 07 de junho - Cacai Nunes (vila caipira) e Cláudio Rabeca (Rabeca)

-Dia 09 de Junho - Ricardo Ukzoc (contra baixo) e Fred Andrade guitarra)

-Dia 15 de junho - Giba Alves (Sanfona) e Beto do Bandolim (bandolim).

-Dia 16 de Junho - Ewerton Sarmento -Bozó (violão 7 cordas) e Caca Malaquias (clarineta, sax)

Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Praça Dom João Moura – Esplanada Guadalajara

Duos é uma realização da Página 21 com apoio da Prefeitura de Garanhuns e incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no local de 9h às 13h.

Do Artes Cênicas do Agreste Meridional

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Garanhuns vivencia o Dia Nacional de Ação Voluntária no próximo sábado

Com o objetivo de beneficiar comunidades carentes com prestação de serviços gratuitos, além de promover a igualdade e oportunidade em atividades voluntárias, a Fundação Bradesco, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, realizará neste sábado, dia 19 de maio, o Dia Nacional de Ação Voluntária nas Escolas da Fundação Bradesco.

Nesta 10ª edição, as atividades voluntárias serão realizadas na Escola Ranser Alexandre Gomes, localizada no bairro do Magano, das 10 às 16 horas, e beneficiarão a população da comunidade. Serão oferecidos serviços ligados às áreas de educação, saúde, lazer, esporte, arte, cultura e cidadania. O Dia Nacional de Ação Voluntária acontece simultaneamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco.

Em 2011, o Dia Nacional de Ação Voluntária ofereceu mais de 4 mil atendimentos na Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, localizada no Parque Fênix. A expectativa para este ano é superar o número de atendimentos.

CONFIRA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

Atividades Esportivas e de Lazer
Jogos de Xadrez
Relaxamento, Alongamento e outros.
Oficina de modelagem/ giz de cera/ lápis de cor/ tinta guache/ outros
Exibição de vídeos/ filmes
Apresentação da Banda do 71º BI Mtz

Assistência Social
Doação/Distribuição de guloseimas (algodão doce /balas/bombons)
Doação/distribuição de artigos de higiene: Kits saúde bucal (escova e creme dental)

Meio Ambiente e Animais
Entrega responsável de mudas e húmus com palestras de orientação
Vacinação de animais

Educação e Pesquisa
Contar histórias (roda de leitura, hora do conto)

Cidadania e Defesa dos Direitos Civis

Fotos 3x4 para documentos
Corte de Cabelo, penteado

Saúde
Exame: Pressão Arterial
Exame: Glicemia
Palestra/Orientação: prevenção AIDS e DSTs
Exame: Eletrocardiograma
Aplicação de Flúor
Consulta: Cardiologista
Palestra/ orientação sobre escovação, higiene bucal e cuidados dentários
Vacinação

Começa em setembro a pavimentação da rodovia que vai de Garanhuns a São Pedro

Por Tony Sandro

Uma obra de grande importância para os moradores de Garanhuns vai começar em setembro próximo, com o início dos serviços de implantação e pavimentação da rodovia vicinal – hoje uma estrada de terra – com extensão de 5,7 Km, que vai do entroncamento com a BR-423 ao Distrito de São Pedro, naquele município.

A obra, que será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, faz parte do Plano de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração e terá um investimento previsto de R$ 5,82 milhões.

A obra inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, obras d’artes, implantação da drenagem e de sinalizações horizontal e vertical. Caso não haja maiores imprevistos, como por exemplo, as fortes chuvas, os serviços serão concluídos num prazo de oito meses.

A rodovia vicinal é muito utilizada pelos estudantes que se deslocam diariamente dos distritos com destino à cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, onde frequentam escolas e faculdades, assim como os produtores da região, considerada a bacia leiteira do Estado, e que utilizam esta via para o escoamento da produção da agricultura de subsistência e criação de gado de leite e de corte.

São Pedro é um dos distritos mais populosos entre os 19 que compõem o município de Garanhuns e, durante o inverno, esta estrada vicinal ficava quase intransitável, dificultado o transporte utilizado pelos seus moradores e das comunidades próximas, assim como o escoamento da produção agrícola-pecuária.

Disputa pela filha de vítima do trio acusado de canibalismo em Garanhuns

Após mais de um mês de espera pelo resultado do exame de DNA, o auxiliar de pedreiro Emanuel Araújo, 52, comemorou ser avô da criança que vivia com o trio acusado de esquartejamentos em série e canibalismo. A menina, de 5 anos, é realmente filha de Jéssica Camila Pereira, 17, que teria sido morta pelos acusados em Olinda, em 2008. Apesar da comprovação, divulgada ontem, Emanuel não diminuiu a aflição. A Justiça ainda irá decidir se a guarda provisória da filha da vítima será concedida a ele ou à tia, a dona de casa Cosma de Araújo de 72 anos.

O resultado pode sair em até 90 dias. Neste tempo, a menina permanecerá no Centro de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Garanhuns. Ela está sendo acompanhada por equipes multidisciplinares. O reencontro entre o avô e a neta, depois de quase quatro anos, aconteceu no mês passado. “Apesar de só ter visto ela muito pequena, tive a certeza que ela era minha neta. Quero ficar com ela. Vou fazer de tudo. Sou trabalhador e tenho condições de criá-la”, disse. Por telefone, a tia da criança disse que também vai lutar para cuidar da filha de Jéssica. “Estou muito abalada. Ele é o avô e acha que deve ficar com a neta. Porém, acredito que eu posso ajudá-la mais.” A juíza da Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, Karla Peixoto, vai analisar o caso. As residências dos dois parentes, que moram em Igarassu, serão visitadas por assistentes sociais.

Do Diário de Pernambuco

Morador de rua é assassinado a pauladas em Garanhuns

A policia investiga o assassinato de um morador de rua no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. José Serafim da Silva Filho, de aproximadamente 40 anos, foi morto a pauladas na noite de ontem na Rua Henrique de Melo, localizada no bairro de Massaranduba.

Depois de receber denúncias os policiais chegaram ao local do crime, mas o agressor já havia fugido. A vítima ainda foi socorrida para o Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Testemunhas apontam como suspeito um homem identificado como Clelton Albuquerque dos Santos, de 32 anos, que está foragido. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Do Pernambuco.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exames de DNA comprovam que a criança encontrada com acusados de canibalismo é filha de Jéssica

Jéssica Camila 
Os exames de DNA comprovaram que a criança de cinco anos que estava em poder do trio suspeito de assassinatos em série e canibalismo é filha de Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos. A adolescente, que estava desaparecida desde julho de 2008, teria sido executada em Rio Doce, Olinda. A informação foi anunciada esta manhã no Fórum de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Jéssica teria sido a primeira vítima a ser assassinada, esquartejada e, posteriormente, comida por Jorge Negromonte, de 50 anos; Isabel Cristina, de 51, e Bruna Cristina de Oliveira, de 20.

Na tarde de ontem, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou que os três suspeitos confessaram nove mortes de mulheres. Oito casos já estavam sob investigação desde o final do mês passado, como havia informado a Polícia Civil de Pernambuco.

Até agora, no entanto, a polícia só conseguiu confirmar as mortes de Giselly Helena da Silva, 31 anos, e Alexandra Falcão da Silva, 20, cujos restos mortais foram encontrados enterrados no quintal da residência onde o trio vivia com uma menina que era usada para atrair as vítimas com propostas de emprego de babá. Isabel e Bruna estão na Colônia Penal Feminina de Buíque. Jorge está no Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira.

Do Diário de Pernambuco

Garanhuns sedia Fase Final de Campeonato Brasileiro de Handebol

Numa realização da Confederação Brasileira e Federação Pernambucana de Handebol, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e SESC, a Cidade das Flores será sede, entre os dias 21 a 25 de maio, da Fase Final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino de Handebol.

A competição contará em sua Fase Final com oito equipes, oriundas de diversas regiões do País, sendo elas: Português/AESO, de Pernambuco; CEPE 2004/FUPES, de Santos-SP; Grêmio CIEF, da Paraíba; Caruaru Handebol; Itapema/ACEU/UNIVALI, de Santa Catarina; CAIC Balduino/GHC/UFPI, do Piauí; Pinheiros, de São Paulo; FME Campos/Universo, do Rio de Janeiro.

A abertura dos Jogos acontecerá na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 15 horas, no Ginásio do SESC/Garanhuns. As partidas também acontecem no Ginásio do SESC, das 13 até as 19 horas. A grande final será realizada no dia 25 de maio, com início às 8 horas.

Clique na imagem abaixo para conferir a tabela dos jogos.


Expresso Cidadão abre 120 vagas para seleção em Garanhuns

As unidades do Expresso Cidadão do interior receberão em breve um reforço importante. É que a Secretaria de Administração (SAD) abriu 220 vagas para a função de Assistente de Atendimento ao Cidadão para atuar em Caruaru e Petrolina e na nova unidade que será inaugurada ainda este ano em Garanhuns.

A escolha será realizada por meio de Seleção Pública Simplificada. As regras do certame são disciplinadas por edital, que devem ser observadas com atenção pelos candidatos. As inscrições, que começam hoje (16) e seguem até o dia 03 de junho, serão realizadas exclusivamente pela Internet no endereço http://www.upenet.com.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00, e poderá ser paga em qualquer Casa Lotérica vinculada à Caixa Econômica Federal.

O processo seletivo será realizado em etapa única com aplicação de prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, com data marcada para o dia 17 de junho. A execução da prova ficará sob a responsabilidade do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, por meio da Comissão de Concursos – CONUPE.

Os candidatos aprovados serão contratados para desempenharem suas atividades na unidade do Expresso Cidadão para a qual foi classificado. São 120 vagas para Garanhuns, 50 para Caruaru e 50 para Petrolina. O expediente será de segunda a sábado, no turno da manhã ou tarde, com jornada de trabalho semanal de 39 horas, e remuneração mensal fixa de R$ 726,22.

O aprovado para ser contratado, entre outros requisitos previstos no edital, deve ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos. Ele exercerá as atividades de apoio à administração, recepção, orientação e atendimento ao cidadão, todas relacionadas aos serviços públicos oferecidos pelos órgãos e entidades parceiras do Programa Expresso Cidadão. Entre outras atividades, a função de Assistente de Atendimento ao Cidadão realiza triagem de documentos, cadastramento de dados e preenchimento de formulários para emissão de documentos e coleta de impressão digital.

O resultado final deverá ser informado até o dia 29 de junho no site www.upenet.com.br e a homologação deverá ser publicada, no Diário Oficial do Estado, até o dia 30 de junho. O prazo de validade da seleção termina em um ano a contar da data da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período, a critério da SAD.

Expresso Cidadão – Programa desenvolvido pela Secretaria de Administração que já virou sinônimo de prestação de serviço com qualidade e rapidez. São seis unidades em funcionamento, sendo quatro na capital e duas no interior. A sétima unidade funcionará em Garanhuns, com previsão de abertura ainda este ano. Atualmente, as seis unidades juntas realizam uma média de 220 mil atendimentos por mês.

SERVIÇO
Seleção para o Expresso Cidadão
Período de inscrição: 16 de maio a 03 de junho de 2012 
Taxa: R$40,00 
Total de vagas: 220 vagas 
Remuneração mensal fixa: R$ 726,22.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...