CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

domingo, 29 de abril de 2012

CACHOEIRINHA: Acidente entre carreta e carro pequeno, na BR-423, mata seis pessoas da mesma família

Créditos da foto: Jacilda Gama

Seis pessoas da mesma família morreram em um acidente automobilístico, que ocorreu por volta das 20h de ontem, envolvendo uma carreta e uma Toyota Fielder. A colisão ocorreu na BR-423, Km 40, no município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. O motorista da Toyota (placa MND-5187) perdeu o controle da direção quando atropelou um animal que cruzou a pista e bateu de frente com a carreta (placa ESW-9164).
Créditos da foto: Agreste violento
 Os mortos foram Ernando José Sobral, 42 anos, condutor do veículo; a esposa dele, Célia Regina Barion Sobral, 39 anos, que ocupava o banco do passageiro e os filhos do casal: Anderson Barion Sobral (22 anos), os gêmeos Fernando José Sobral e Taís Barion Sobral (16 anos), além de Davi Miguel Barion Sobral, de apenas um ano e oito meses. O motorista da carreta, cujo o nome não foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), saiu ileso do acidente. A PRF não informou em que sentido da estrada a Toyota trafegava. A BR liga dois municípios importantes de Pernambuco: Garanhuns e Caruaru. O acidente mobilizou uma equipe da PRF, além do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Criminalística.

JC

Termina amanhã(30) a pré-inscrição para participar da "Arte no Casarão" do FIG 2012 em Garanhuns

A pré-inscrição para os artesãos de Garanhuns e de outros municípios que queiram participar do projeto "Arte no Casarão", durante o Festival de Inverno da cidade, no mês de julho, terminam nesta segunda-feira (30). Portanto, os interessados em expor suas criações devem se apressar e procurar a unidade do Sebrae Agreste Meridional, na cidade de Garanhuns, localizado na Rua Maurício de Nassau, 82, no bairro Praça Jardim, no centro.

Na ocasião da inscrição, que é gratuita, os artesãos devem preencher uma ficha de cadastro e apresentar uma mostra dos trabalhos. As peças serão avaliadas, seguindo critérios envolvendo qualidade, identidade cultural e foco em design, decoração e utilitários. O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 15 de maio.

O Arte no Casarão é uma parceria entre o Sebrae em Pernambuco e o Grupo Ferreira Costa para valorizar o artesanato e a cultura do Agreste, associando produção e negócios. Além de apresentações de grupos culturais, o espaço oferece aos visitantes a oportunidade de conferir o que é produzido na região.

Do G1

sábado, 28 de abril de 2012

Diocese de Garanhuns lançará campanha a favor da vida no trânsito

Nos últimos dias, presenciamos um número altíssimo de acidentes de motos em nossa região. Percebe-se, que os números tem aumentado com o passar dos dias, e o que mais assusta é que a maioria das vítimas são jovens e adolescentes que muitas vezes embriagados se aventuram acreditando exclusivamente na própria sorte. Nesta quinta feira, na reunião mensal do Clero Diocesano juntos ao nosso Bispo Dom Fernando, recebemos a visita da Equipe da 5ª Região de Saúde, bem como da gestora do Hospital Regional Dom Moura, que nos mostraram números alarmantes com relação a tais acidentes.

É de cortar coração ver nossos jovens partindo prematuramente fazendo suas famílias sofrerem nos hospitais, uma vez que os números de acidentes se tornam cada vez maiores e de forma brusca deixando sequelas gravíssimas por toda a vida.

Ao nosso Clero foi feito a proposta de uma parceria visando uma maior conscientização das famílias e consequentemente desses jovens em vista da preservação da vida. Na ocasião o nosso Bispo prestou total apoio a tal campanha que será lançada em todas as paroquias da nossa Diocese de Garanhuns ainda neste mês de maio.

QUE O SENHOR NOS AJUDE NA LUTA CONTRA A DROGA E TODOS OS VÍCIOS. 

Pe. José Émerson.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Militares de Garanhuns são presos por roubo de motos

Por volta das 20:00 horas desta quarta-feira (25), dois soldados do 71° BI Motorizado, da cidade de Garanhuns, roubaram uma moto em São Bento do Una-PE e foram presos pela Polícia Militar e militares do exército.

Os soldados do E.B. Orlando Ferreira de Melo Filho e Wellington Ferreira Cavalcante deslocaram-se de Garanhuns para a cidade de São Bento do Una a fim de roubarem motos naquele município. Eles tinham preferência por motos grandes e potentes, os quais pretendiam fazer desmanche e vender as peças das motos e em seguida, com o dinheiro, comprariam motos para fazer trilhas.

Chegando em São Bento os criminosos passaram a circular na cidade à procura de uma moto com as características desejadas e ao avistar a vítima Acácio Batista da Silva, se aproximaram da mesma, momento em que Orlando, de posse de um revólver calibre 38 anunciou o assalto, fugindo na moto da vítima, enquanto Wellington fugiu pilotando uma Moto Bros vermelha, a qual havia sido roubada pelos mesmos em Angelim-PE no dia 18/04/2012.

A PM de São Bento do Una foi informada sobre o roubo, a qual passou a realizar diligências, conseguindo localizar e prender o assaltante Orlando, enquanto Welligtom fugiu com destino à Garanhuns onde foi detido.

Os dois soldados se encontram presos no 71° BI Motorizado – Batalhão do Exército de Garanhuns-PE, aguardando a decisão da Justiça.

Segundo a polícia, na região de Garanhuns e cidades próximas, o roubo de motos e assaltos tem aumentado consideravelmente, portanto quem reconhecer os criminosos deverão denunciá-los e procurar a polícia para as providências necessárias.

Do Link Policial

Atletas de Garanhuns participam de Norte/Nordeste de Karatê


Entre os dias 3 a 6 de maio, seis atletas da Associação Sylvestre de Karatê-Dô Interestilos, comandada pelo mestre Eguinaldo Sylvestre, participam do Campeonato Norte/Nordeste de Karatê, que será realizado na Ginásio do Geraldão, na capital Pernambucana.

Os Karatecas do Município, que contam com apoio da Prefeitura de Garanhuns, irão disputar com cerca de mil e quinhentos atletas oriundos de Estados da região Norte e Nordeste do País.

O Evento contará com a presença de mestres Mundiais do Karatê, que vem de países, como: Romênia, Estados Unidos, Uruguai e Argentina. “Competir em um evento desse porte é motivo de alegria e orgulho para os nós, uma vez que amplia os nossos horizontes”, declara o presidente da Associação Silvestre de Karatê-Dô Interestilos, Eguinaldo Sylvestre.

Bem avaliados pela performance e domínio das técnicas no tatame, os atletas garanhuenses têm grandes chances de conquistar títulos. “Confio no potencial deles, por isso acreditamos na vitória. No campeonato do ano passado conquistamos 21 medalhas em diversas categorias e esperamos repetir esse resultado”, finalizou Sylvestre.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Amanhã o Senac Garanhuns realiza a Feira de Saúde 2012

O Senac Garanhuns promove nesta sexta-feira, (27), a Feira de Saúde 2012, cujo tema é "Acidentes não acontecem por acaso", a partir das 16h, na rua em frente à instituição. A proposta do evento é promover ações educativas junto aos alunos do Senac e visitantes, que informem os meios de evitar acidentes, bem como ações de biossegurança ao profissional da saúde. 

A Feira de Saúde 2012 vai incluir atividades como apresentação de trabalhos, peças teatrais e do Reisado do Grupo da Terceira Idade do Crás do Indiano. Serão realizadas atividades que abordem desde a recepção em saúde até o atendimento do acidentado em UTI, visando o ser integral e respeitando a fase cronológica da vida, bem como a segurança do profissional da saúde durante este atendimento. 

Serviço: Feira de Saúde 2012, amanhã (sexta-feira, 27), a partir das 16h 
Acesso gratuito
Senac Garanhuns – Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis 
Informações: 87 3761.0165

Dias 28 e 29 de abril Garanhuns vivencia a 2ª edição da Festa do Vinil


Nos próximos dias 28 e 29 de abril, Garanhuns vivenciará a 2ª edição da Festa do Vinil. Na oportunidade, haverá feira de músicas, shows, performance de mc’s e djs, troca e venda de LPs, workshop, entre outros.

Os discos de vinil fazem parte da história e evolução da cultura da música no mundo e vem embalando várias gerações, encantando jovens de todas as idades não apenas pelo saudosismo, mas sobretudo pela qualidade musical que estes meios de reprodução proporcionam. A verdade é que o vinil sempre foi um brinde aos ouvidos e aos olhos. Encartes com fotos, letras das músicas, histórico da banda ou do disco em si sempre foram seu ponto forte. E isso não potencializa a idéia de que os meios digitais de sonorização possam desaparecer, já que a tecnologia segue por um caminho sem volta, mas possivelmente o vinil retoma fortemente o seu espaço, passando a coexistir com a cultura digital e tornando-se mais um veiculo de difusão como opção aos adeptos da boa música com qualidade sonora.

Garanhuns tem se destacado nas últimos décadas como a terra dos festivais e de eventos segmentados, que vêm atraindo um grande público ao município, a exemplo do Garanhuns Jazz Festival (durante o Carnaval), Festival de Música Erudita (Semana Santa),Moto Fest (novembro), Festival da Jovem Guarda (outubro), entre outros.

A Festa do Vinil vem somar a estes eventos já consolidados em nossa cidade, uma vez que o vinil tem voltado à tona com muita força, inclusive com vários artistas consagrados lançado seus trabalhos em vinil.

Policiais Civis de Garanhuns vão decretar greve a partir de segunda(1º)

Na próxima terça feira dia 1º de maio os Policiais Civis em Garanhuns estarão dando o ponta pé inicial a uma greve branca. Agentes, comissários, delegados e escrivães, renunciarão ao Programa de Jornada Extra na Operação (PJE's).

Com essa medida tomada as Delegacia que funcionam em regime de plantão como a 18ª DESEC (Delegacia Regional de Garanhuns) e delegacia de Águas Belas, terão suas atividade paralizadas, então qualquer ocorrência que venha acontecer nos horários de plantão, terá que ser levada à uma delegacia de plantão no município de Caruaru.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol/PE), os motivos apresentados pelos policiais para a renúncia foram:
1 – O programa é de natureza voluntária e não obrigatória; 
2 – O PJES é um Programa de Jornada Extra e, portanto, os policiais civis deveriam estar sendo remunerados de acordo com o que prevê a Lei Estadual 10.466/90, o que não acontece. Assim, o entendimento é que o programa é manifestamente ilegal e inconstitucional. Os decretos 21.858/99 e 30.866/07 impõem valores muito abaixo do que está previsto na Constituição do Estado de Pernambuco e pela própria Constituição Federal. 
3 – Por fim, por não concordar com a forma como o governo do estado vem pagando hora extra de todos os policiais civis, através do Programa de Jornada Extraordinária

De Eduardo Peixoto

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mais uma mulher encontra-se desaparecida em Garanhuns


Mais uma mulher está desaparecida em Garanhuns. A jovem Janaína Maria dos Santos Nunes, 24 anos, solteira, foi vista pela última vez no dia 25 de fevereiro de 2012. Ela reside na Rua 15, Cohab 2 , aqui na cidade. Segundo relatou sua mãe, Lindalva Maria dos Santos, Janaína teria saído com uma amiga conhecida por Cidinha e as duas foram até o Povoado de Bela Vista, próximo a Iati. A Cidinha disse que a deixou na casa de uma parente chamada Rosa, neste povoado, e voltou para Garanhuns. A mãe de Janaína diz que não tem nenhum parente que mora em Bela Vista e desconhece essa pessoa. Cidinha não lembra mais a localização da casa que a deixou.

Janaína tem um filho de dois anos. A mãe dela pede a quem tiver alguma notícia sobre o paradeiro da jovem que entre em contato com  a polícia, através do tel 190.

JOVEM JÁ SE ENCONTRA EM SUA CASA.

Com informações do réporter Luís Andrade

Em Garanhuns: projeto que coleta óleo de cozinha usado favorece benefícios ecológicos e econômicos

O óleo de cozinha usado é o principal agente poluidor do lençol freático. Se jogado no Meio Ambiente, causa danos irreparáveis a natureza. Estima-se que um litro de óleo jogado no meio ambiente, contamina 1 milhão de litros de água. Um volume equivalente a 14 anos de consumo, na vida de uma pessoa. Além disso, também causa prejuízos à população como entupimento de pias e obstrução a tubulações.

Baseada nessas informações, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desenvolveu o Projeto “Óleo pela Natureza”, que tem como meta a coleta regular do óleo de cozinha usado em estabelecimentos comerciais, bem como junto à população. Realizado em duas etapas, a ação já vem sendo executada na Cidade, junto aos Restaurantes, Bares, Hotéis e Hospitais.

O projeto também vai se estender a população em geral através de Associações, Centros Comunitários, Escolas e Igrejas, de forma geral, totalizando 70 pontos de coleta. Para tanto, foram distribuídas Bombonas, espécie de recipientes reciclados e que comportam até 40 litros do óleo usado, junto aos referidos postos, possibilitando assim a coleta do produto, que acontece a cada 20 dias, neste primeiro momento, por funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, posteriormente, realizados pelas Associações ligadas ao Projeto e vinculados ao Programa Empreender Comunidade.

Além dos benefícios ecológicos, a coleta do óleo de cozinha usado, também traz benefícios econômicos. Em Garanhuns, ele é utilizado como matéria prima na fabricação de sabão artesanal, nas 3 fábricas denominadas de Sabão Du Vale, Lavandeira e Lava Bem, existentes em localidades carentes do Município, que beneficiam 21 famílias com a comercialização do produto. As respectivas famílias são participantes do Programa Empreender Comunidade, outra ação do Governo Municipal, com foco no resgate social e geração de renda à população carente de Garanhuns.

A pretensão do “Óleo pela Natureza” é conscientizar a sociedade, visando à preservação e conservação do meio ambiente, ressaltando a responsabilidade ambiental de cada um nesse contexto. “O reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de novos produtos, se configura em contribuição para o aumento competitivo da valorização do trabalho e da eficiência coletiva, criando um processo auto-sustentável”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

Atletas de Garanhuns brilham em corridas no último final de semana

No último domingo, dia 22 de abril, a equipe de atletismo de Garanhuns, que conta com o patrocínio da Prefeitura, por intermédio da secretaria de Comunicação Social e Esportes, participou de duas Corridas em homenagem a Tiradentes. A primeira foi realizada na capital alagoana e a segunda, em Juazeiro da Bahia.

Na 28ª Corrida de Tiradentes, cerca de 800 atletas disputaram um percurso de 10Km, na Orla de Maceió. E o resultado não poderia ser melhor já que os três primeiros lugares do pódio foram conquistados por José Márcio Leão; Cícero Vieira e Alan Bizerra, respectivamente. No feminino, o primeiro lugar ficou para Miriam Farias e o segundo para Vera Lúcia.

Já na Meia Maratona de Tiradentes, em Juazeiro, 500 atletas participaram da prova que apresentou um percurso de 21 Km. A equipe de Garanhuns levou 8 premiações. Destaque para Jair José que ficou com a 4ª colocação geral e Edson de Azevedo que disputou a competição na categoria Portadores de Necessidades Especiais, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

O atleta Marcos Antônio Pereira marcou presença na Meia Maratona de Santo André em São Paulo e conseguiu estar classificado em 7ª lugar, numa disputa que reuniu 8 mil competidores.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES – No feriado de 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho, a equipe de atletismo de Garanhuns será dividida, a fim de que os desportistas participem das corridas em homenagem aos trabalhadores em Recife e em Aracaju.

terça-feira, 24 de abril de 2012

MPPE de olho na Ficha Limpa em Garanhuns

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça de Defesa da cidadania Alexandre Bezerra, deu entrada nesta segunda-feira (23) com uma Ação Civil Pública para impedir que a Câmara Municipal de Garanhuns reexamine as contas do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte. As contas são referentes às gestões no período de 2002 e 2003; e foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o promotor de Justiça, o ex-prefeito havia tido os documentos rejeitados. “Com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado, Silvino Andrade tentava administrativamente reverter a situação para poder concorrer as eleições 2012, burlando a Lei da Ficha Limpa”, dispôs o promotor.

O ex-prefeito Silvino Andrade entrou com uma ação judicial pedindo que fossem anuladas as decisões da Câmara e do Tribunal. Contudo, o juiz negou a liminar e ele então pediu desistência da ação. Aproveitando o novo momento político, o ex-prefeito fez dois requerimentos à Câmara Municipal de Garanhuns solicitando que as contas já rejeitadas fossem novamente julgadas. A Câmara se preparava para julgar novamente, quando a liminar do MPPE foi aprovada nesta segunda-feira (23), impedindo a reavaliação.

Do MPPE

Garanhuns receberá sua 1ª Bienal Internacional do Livro em setembro

Garanhuns receberá sua primeira Bienal Internacional do Livro, entre 9 e 16 de setembro. O evento será realizado numa parceria firmada entre a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, e as empresas Andelivros e IT Comunicação.

A Esplanada Guadalajara, principal espaço cultural de Garanhuns, será palco para a Bienal, que ainda não confirmou a presença de escritores nacionais, mas estão sendo negociados nomes como o do cartunista e escritor Ziraldo, autor de O menino Maluquinho. Entre os escritores locais, estão sendo convidados artistas de garanhuns, como Marcílio Reinaux, que mora no Recife; e João Marques, presidente da Academia Garanhuense de Letras e autor do hino da cidade no agreste pernambucano. A iniciativa tem como objetivo principal promover a visibilidade da literatura e da cultura Nordestina, Pernambucana e do Agreste, trabalhando em função da valorização das mesmas como objeto de produção de conhecimento, integração social, arte e cultura.

"Também teremos estandes com o acervo de autores da região", explica Ana Glória, coordenadora de Sala de Leitura da Secretaria de Educação de Garanhuns e promotora de eventos.


Do Diário de Pernambuco

AMTT intensifica fiscalização da Zona Azul em Garanhuns

A Autarquia de Transito e Transportes de Garanhuns (AMTT), em parceria com as policias civil e militar, vem intensificando a fiscalização da Zona Azul em Garanhuns. Os motoristas que usufruem do serviço de estacionamento rotativo devem ficar atentos e adquirir o cartão para evitar multas.

Atualmente são 35 postos de venda, credenciados e sinalizados, distribuídos por todo o sistema de Zona Azul. O cartão é comercializado a R$ 1. As vias que compreendem o sistema Zona Azul em Garanhuns são as seguintes: Avenida Santo Antônio, Rua Melo Peixoto, Praça Jardim, Avenida Dantas Barreto, Avenida Barão do Rio Branco, Rua 13 de Maio, Rua Dr. José Mariano, Rua Dom José e Rua Maurício de Nassau.

A AMTT alerta para que os usuários desses espaços públicos adquiram o seu talão ou cartão de Zona Azul, diretamente num dos postos credenciados. A compra efetuada junto a flanelinhas ou pessoas que comercializam avulsamente não tem o aval da AMTT.


Da redação do Jornal Extra

Novo filme de Jorge Negromonte: "O espírito da Esganada"

Mais um filme do acusado de canibalismo, Jorge Negromonte, foi postado no youtube. Com o título de "O Espírito da Esganada", mostra cenas de enforcamento de uma mulher e ela sendo levada para um matagal. O filme parece ter sido gravado na mesma época do anterior, em meados do anos 90. 



Projetos do MPPE são lançados em Garanhuns na próxima quinta(26)

Dois projetos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que já integram o Banco de Boas Práticas do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e começam a ser adotados pelo Ministério Público Brasileiro, serão lançados em Garanhuns, a partir das 9h da próxima quinta-feira (26), no Salão do Júri do Forum, no bairro Heliópolis. "Pernambuco contra o crack" e "Perímetro de segurança escolar", lançados de forma pioneira em Arcoverde e Cachoeirinha, respectivamente, foram institucionalizados pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e estão sendo implantados em todo o Estado.

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra fará a apresentação do projeto "Pernambuco contra o crack", que tinha inicialmente o nome "Arcoverde contra o crack", até ser institucionalizado pelo MPPE. Em seguida, o promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira detalhará o projeto "Perímetro de segurança escolar". Sobre este tema, o promotor de Justiça da Cidadania, em Garanhuns, Alexandre Augusto Bezerra, vai expor suas considerações, lembrando que o projeto protege a comunidade escolar.

Para Fenelon, esses são mais dois projetos do Ministério Público de Pernambuco que estão voltados para o fortalecimento da cidadania no nosso Estado. "É assim que nosso Instituição se torna ainda mais próxima da sociedade, na medida em que combate a violência de forma preventiva", argumentou.

Durante o encontro, também serão abordadas duas questões importantes: a "Municipalização do abrigamento institucional", com palestra da promotora de Justiça Marinalva de Almeida; e "Municipalização da liberdade assistida", com apresentação da juíza da Vara Regional da Infância, Karla Fabíola Dantas. Em seguida, a psicóloga Yaci Jandira Novaes discorrerá sobre o tema "A liberdade assistida em Garanhuns".

O "Perímetro de segurança escolar", que prevê a retirada de barracas e bares das proximidades das escolas públicas e privadas, existentes em Cachoeirinha, conseguiu reduzir em mais de 70% os índices de violência naquele município, além de diminuir significativamente as taxas da evasão escolar, que representam grave risco para que os jovens entrem na marginalidade.

Por sua vez, o projeto "Pernambuco contra o crack" mobilizou no município de Arcoverde agentes de saúde, conselheiros tutelares, professores, líderes religiosos, comandantes da Polícia Militar e delegados de Polícia Civil, conseguindo, assim, reduzir em 75% as ocorrências policiais envolvendo traficantes de drogas e dependentes químicos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Divulgada pesquisa de intenção de voto para prefeito em Garanhuns



O Blog do Magno Martins revelou hoje uma pesquisa de intenção de voto para prefeito em Garanhuns. Foi realizada pelo Instituto Opinião que atua no mercado há 18 anos com imparcialidade e credibilidade. A empresa não tem nenhum vínculo com políticos de Pernambuco, o que leva a considerar os devidos créditos a pesquisa realizada.

Foram entrevistados 500 eleitores de Garanhuns, entre os dias 18 e 19 deste mês. Segue-se o resultado:

O deputado Izaías Régis (PTB) aparece com 27% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), com 20.8% e Aurora Cristina (PSDB,) que apareceu com 9.6%. Dimas Carvalho (PCdoB) vem em seguida com 6,2%. Também aparecem Sivaldo Albino (PPS) com 5,2%, Rosa Quidute (PT) 4,2%, Paulo Camelo (PSOL) com 2,8%, Júlio César (PDT) com 2% e Antônio João Dourado (PSB), o candidato do governador Eduardo Campos, com apenas 1,8%. Brancos e nulos somam 7,6% e indecisos 12,8%.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Brasília, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Centro/Santo Antônio, São José e Severiano Morais Filho.E com os moradores da zona rural das seguintes localidades: Iratama, Miracica, São Pedro, Baixa da Telha e Estrela.

Na pesquisa espontânea, modelo pelo qual o entrevistado lembra o nome do seu candidato preferido sem o auxílio da cartela com os devidos nomes, Izaías tem 10,2%, Zé da Luz 9%, Aurora 3,6%, Rosa 2,8%, Dimas 2,6%, Sivaldo 1,4%, Júlio 1,4% e Dourado 0,4%.

Izaías tem seus maiores percentuais entre os eleitores com ensino superior (39,5%), entre os com renda de três a cinco salários (35,2%), e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (29,9%), enquanto suas menores indicações se situam entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (21,6%), os com grau de instrução até a quarta série (25,3%) e entre os com renda até um salário (23,6%).

O candidato do PHS, Zé da Luz, aparece melhor situado entre os com renda até um salário (29,3%), entre os que tem grau de instrução da 5ª a 8ª séries (27,6%) entre os eleitores na faixa etária dos 16 aos 24 anos (28,7%). Seus menores percentuais, por sua vez, aparecem entre os eleitores com nível superior (11,1%), entre os que ganham acima de cinco salários (14,3%) e entre os eleitores da faixa etária de 45 a 59 anos de idade (14,9%).

Do Blog Magno Martins

UAG promove o XX Encontro de Médicos veterinários e zootecnistas do Agreste Meridional



 A Clínica de Bovinos da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) divulga o XX Encontro de médicos veterinários e zootecnistas do Agreste Meridional de Pernambuco sendo o IX Encontro de Buiatria de Pernambuco, evento o qual fica a cargo da Coordenação Técnica Cientifica.

O evento acontecerá na cidade de Garanhuns, de 18 a 20 de maio. A abertura do evento será no Clube AGA, no dia 18 de maio, às 19h30, com a presença de Erivânia Camelo de Almeida, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) e às 20h30 começa o coquetel de confraternização. Os cursos seguem nos dias 19 e 20 de maio das 8h às 12h e 14h às 18h, e no domingo das 8h às 12h. O participante receberá certificado de carga horária de 12h.

 Outras informações (87) 3762.2397.

 Confira toda a programação em  ANEXO .


Em Garanhuns: Arte na Praça inscreve artesãos gratuitamente


A partir desta segunda-feira (dia 23), e até o fim do mês de abril, os artesãos de Garanhuns podem se inscrever gratuitamente para participar da feira de artesanato Arte na Praça.

A feira será realizada no dia 6 de maio, na Praça Souto Filho, e tem a proposta de divulgar o artesanato local para moradores e turistas ao mesmo tempo em que busca potencializar a venda das peças, uma vez que o evento acontece no domingo que antecede o Dia das Mães.

As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae no município, localizado na Rua Maurício de Nassau, n.º 82, Praça Jardim, no Centro da cidade.

A Arte na Praça acontece das 10h às 17h, sendo uma realização do Sebrae em Pernambuco em parceria com a Secretaria de Turismo de Garanhuns.

Convocatória para o Festival de Inverno de Garanhuns até sexta(27)

Termina na próxima sexta-feira (27) o prazo para artistas e produtores culturais interessados em participar do Festival de Inverno de Garanhuns, que, este ano, acontece de 12 a 21 de julho. A programação do evento é diversificada e conta com atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo e artes visuais, entre outras. Os detalhes do edital de convocação estão disponíveis no  site  da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

As propostas artísticas podem ser entregues no setor de protocolo da Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, no bairro da Boa Vista, no Recife, ou enviadas pelos Correios para esse endereço. Os nomes dos aprovados serão divulgados no dia 11 de junho.



domingo, 22 de abril de 2012

Estudantes do curso de medicina da UPE de Garanhuns sofrem com a falta de estrutura

Os 39 alunos da primeira turma de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns, no Agreste, estão frustrados. Foram aprovados no curso mais concorrido do vestibular realizado ano retrasado. Encararam concorrência de 54,2 candidatos por vaga. Começaram a graduação em setembro de 2011 e sofrem com falta de estrutura. Cansados de esperar providências, ingressaram este mês com uma ação civil pública no Ministério Público Estadual contra a universidade. O pedido de socorro dos calouros de medicina é o mesmo de estudantes de outras áreas da UPE, sobretudo os que estão nos cursos criados recentemente, como odontologia e direito, em Arcoverde, e nutrição, em Petrolina. Ausência de laboratórios, quadro defasado de professores e funcionários, bibliotecas desatualizadas e precária assistência estudantil são alguns dos problemas enfrentados pelos discentes.

Prestes a completar 21 anos, a UPE conta com aproximadamente 21 mil alunos, sendo 15 mil nas 44 graduações. É a única instituição pública estadual de ensino superior, ou seja, mantém-se com recursos do governo do Estado. A notícia de novos câmpus em Palmares, na Zona da Mata, e Serra Talhada, no Sertão, preocupa quem já está na universidade. “Sempre sonhei em estudar medicina. Quando soube do curso em Garanhuns, fiquei feliz, pois poderia estudar na minha cidade. A interiorização da UPE é importante, mas tem que ser feita com responsabilidade. Não deveriam ter iniciado o curso de medicina, se não havia infraestrutura”, reclama Kaio Galindo, 20 anos, um dos 39 alunos da primeira turma de medicina.

A graduação começou com atraso em relação aos demais cursos da UPE porque não havia professor para lecionar. Em vez de concurso público, os docentes foram recrutados por meio de seleção simplificada e contratados temporariamente por dois anos, com salários pouco atrativos (R$ 1.500 em média para medicina). O mesmo ocorreu com os professores do câmpus de Arcoverde. O sinal de alerta está aceso: se não houver concurso ou nova seleção urgente, as aulas do segundo semestre de 2012, quando as atuais turmas estarão no 3º período, deixarão de ser ministradas porque não há professor.

Durante o primeiro ano de faculdade, os estudantes de medicina viajaram 230 quilômetros de Garanhuns para o Recife para assistir a uma aula de anatomia, pois o laboratório de lá não tinha peças (cadáveres) para a disciplina. Dos 20 microscópios, mais da metade está quebrada. Com os alunos de odontologia de Arcoverde também foi necessário percorrer 252 quilômetros, no ônibus da UPE, para a capital pernambucana para ter atividade de anatomia. A falta de um prédio próprio é outro problema pelo qual passam os estudantes de Arcoverde. Começaram as aulas na autarquia municipal. Estão se mudando para uma escola estadual, onde ficarão até que o edifício definitivo seja construído, o que ainda não tem data para ocorrer. “A ausência de estrutura inviabiliza o desenvolvimento de projetos, como por exemplo a criação de uma câmara de mediação”, observa Amanda Lemos, 18, do 2º período de direito de Arcoverde.

Fonte: JC

sábado, 21 de abril de 2012

Prefeito de Garanhuns diz que vai concluir obras das praças em 60 dias

O Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, revelou essa semana, que cansou de esperar pela liberação dos recursos para realização das reformas de algumas Praças da cidade e vai se utilizar de recursos da municipalidade para tocar as obras, que, segundo ele, devem ser concluídas em 60 dias. 

Luiz Carlos argumentou que as verbas para a realização das obras na Praça Irmãos Miranda, na Praça Tavares Correia e na Praça Dom Moura, são oriundas do governo federal. Após recente contato com a federação, em Brasília (DF), o Prefeito disse que a resposta que obteve foi que a Caixa Econômica não havia repassado alguns dados técnicos para o Ministério do Turismo averiguar e preparar a liberação dos recursos. 

Diante da situação, o chefe do executivo municipal teria delegado a equipe da Secretaria de Planejamento do município para buscar acelerar o processo junto à Caixa. Não aguentando mais tanta cobrança devido aos transtornos que as Praças têm causado, Luiz Carlos decidiu que vai fazer as reformas com recursos municipais, haja vista que os valores orçados não são tão altos que não dê para a prefeitura bancar, na opinião dele.


Com informações do Garanhuns Real

Em Garanhuns, Ranilson Ramos adianta que fundo de aval vai destinar R$ 1,3 bilhão para alimentação animal

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, adiantou na manhã de sexta-feira (20), em Garanhuns, ações emergenciais que serão anunciadas pelo Governo do Estado, na próxima semana, para enfrentar a estiagem prolongada. Uma delas será a edição de uma medida provisória criando um fundo de aval, no valor de R$ 1,3 bilhão, para que produtores inadimplentes com os bancos - número estimado em 125 mil - possam comprar ração animal para alimentar os rebanhos das áreas que já estão sem pasto em decorrência da seca. 

O assunto foi tratado na audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa em parceria com a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – Codeam, sob a coordenação do deputado Claudiano Martins Filho, e o presidente da Codean e prefeito de Palmeirina, Eudson Catão.

Ranilson Ramos também autorizou a distribuição imediata de 1,3 mil toneladas de sementes de milho do estoque do Programa Estadual de Distribuição de Sementes, para o plantio de 43 mil hectares de milho para ajudar os produtores do Agreste alimentarem o rebanho com a ração a ser comprada. Para preparar o solo para o plantio foi liberada a execução de 60 mil horas máquina.

“Ainda temos esperança que os índices pluviométricos da região melhorem, pois o ciclo de chuva para o Agreste ainda tem 60 dias”, disse o secretário, acrescentando que, ao contrário, 56 municípios do Sertão produtores perderam até 100% das lavouras. “Passamos três dias reunidos com as equipes técnicas do IPA e da Adagro para discutir alternativas que atenuem essa situação”, salientou.  Ele informou que 1 mil hectares de sorgo forrageiro serão plantados no Sertão do Araripe e outros 1,6 mil no Agreste, para servir de alimento a animais daquelas Bacias Leiteiras.

A implantação de tecnologias para enfrentar a seca, a ampliação do abastecimento por carros-pipas, a recuperação e instalação de 1,4 mil poços estão entre as medidas que serão anunciadas na próxima semana. Ranilson Ramos também fez um apelo para que sejam comunicados aos escritórios municipais e regionais do IPA, propriedades que tenham poços perfurados, mas que não estão instalados. “É inadmissível que uma propriedade tenha um poço que não foi instalado enquanto os moradores estão sem água e os animais morrem de sede”, falou.

Ranilson Ramos não ficou até o final da audiência porque estava com agenda no Palácio para tratar do assunto da estiagem com o Governador Eduardo Campo e equipe do Governo. Eduardo Campos terá reunião em Aracajú na segunda-feira, 23, com os Governadores do Nordeste, para discutir a seca na região. 

A Audiência Pública reuniu representantes da Codecipe, do Exército – Coordenação da operação carro-pipa -, deputados, prefeitos, representantes do MAPA, da Adagro, IPA, Associação dos Criadores de Pernambuco, secretários municipais de agricultura.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tiradentes foi enforcado lutando contra "o quinto dos infernos"!

No antigo direito português, a derrama se chamava o imposto lançado sobre todos para suprir gastos extraordinários. Imposto "derramado" sobre todos. O Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção. Essa taxação altíssima, absurda, era chamada de "o quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre nossa produção de ouro. O quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de "o quinto dos infernos".

Em 1788, sempre zelosa de sua mais opulenta capitania, a Coroa substitui o corrupto governador Luís da Cunha Meneses por Luís Antônio Furtado de Mendonça, visconde de Barbacena e sobrinho do vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa. O visconde chegou a Vila Rica (hoje Ouro Preto) com ordens expressas para aplicar o alvará de dezembro de 1750, segundo o qual Minas precisava pagar cem arrobas (ou 1.500 Kg) de ouro por ano para a Coroa. O visconde anunciou: a derrama, por mais odiada e temida, seria cobrada em fevereiro de 1789. A partir de então, era decretada pela Coroa, quando na região de Minas Gerais.

Funcionários do governo português, na data marcada, poderiam confiscar bens, invadir moradias, prender e até matar para cobrir o valo r mínimo estipulado para o quinto (que representava 20% do ouro arrecadado) de 100 arrobas ou 1.500 kg de ouro anuais, sempre que houvesse déficit de produção. Todo ano, se não arrecadados 1.500 kg ou 100 arrobas, era agora a parte de Portugal arrecadar ouro dos povos vizinhos até completar esse total.

Em determinado tempo, Portugal quis cobrar os quintos atrasados de uma só vez - episódio que ficou conhecido como "a derrama", como descrito acima. Essa determinação de Portugal provocou grande insatisfação na população. Um clima de tensão e revolta tomou conta das camadas mais altas da sociedade mineira. Por isso, importantes membros da elite econômica e cultural de Minas começaram a se reunir e a planejar um movimento contra as autoridades portuguesas.

Inconfidência Mineira foi o nome pelo qual ficou conhecido o movimento rebelde e organizado pelos homens ricos e cultos de Minas Gerais, que teve seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Hoje, a carga tributária é o dobro daquela época da Inconfidência Mineira, ou seja, pagamos hoje dois quintos dos infernos!!!

A carga tributária brasileira atingiu 38,80% do PIB em 2006, o que representa um crescimento de 0,98 ponto percentual em relação a 2005, quando alcançou 37,82%, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Mais que na truculência das armas, é na voracidade fiscal que melhor se revela a índole autoritária de um governo. Não é casual que o movimento insurrecional mais expressivo do Brasil-Colônia tenha se dado em torno de impostos (a derrama) e que daí tenha emergido a figura de nosso herói maior, o Tiradentes.

Era na área fiscal que o colonizador de então exibia na plenitude o seu espírito tirânico. A cobrança de um quinto, o "quinto dos infernos", sobre toda a produção de ouro gerou revolta e indignação.

Quem diria que, séculos depois, com o país já livre da tirania externa (mas subjugado a outro tipo de tirania, interna), um quinto nos soasse como amenidade?

Hoje, pagamos em impostos algo próximo a dois quintos do que produzimos. E a contrapartida, "a prestação de serviços, é a mais precária possível", declarou o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Roberto Busato. Será que temos que ficar quietos, calados, passivos e esperando por um novo Tiradentes?

Sem justiça tributária, não há democracia, desenvolvimento ou justiça social. Daí por que sustentamos que essa é uma luta de todos: pobres e ricos, empresários e assalariados. Passou da hora de começarmos um movimento por justiça tributária ou mesmo criarmos uma nova Inconfidência, caso contrário jamais realmente teremos uma verdadeira democracia e justiça social.

Veja quais são os 74 impostos no Brasil

Com a criação da taxa de fiscalização e controle da Previdência Compl ementar - TAFIC - art. 12 da MP nº 233/2004 - agora são 74 impostos e taxas no Brasil incidindo sobre o faturamento bruto das empresas. Confira a lista abaixo de tributos que pagamos no Brasil, segundo o sitio da Aclame.

1) Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante - AFRMM - Lei 10.893/2004
2) Contribuição á Direção de Portos e Costas (DPC) - Lei 5.46 1/1968
3) Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT -
Lei 10.168/2000
4) Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também chamado
"Salário Educação"
5) Contribuição ao Funrural
6) Contribuição ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - Lei 2.613/1955
7)Contribuição ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT)
8) Contribuição ao Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (Sebrae) - Lei 8.029/1990
9) Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (SENA C) - Lei 8.621/1946
10) Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado dos Transportes (SENAT) - Lei 8.706/1993
11) Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) - Lei 4.048/1942
12) Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) - Lei 8.315/1991
13) Contribuição ao Serviço Social da Indústria (SESI) - Lei 9.403/1946
14) Contribuição ao Serviço Social do Comércio (SESC) - Lei 9.853/1946 * Contribuição ao Serviço
Social do Cooperativismo (SESCOOP)
15) Contribuição ao Serviço Social dos Transportes (SEST) - Lei 8.706/1993
16) Contribuição Confederativa Laboral (dos empregados)
17) Contribuição Confederativa Patronal (das empresas)
18) Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico - CIDE Combustíveis - Lei 10.336/2001
19) Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública - Emenda Constitucional 39/2002
20) Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cine matográfica Nacional - CONDECINE - art. 32 da Medida Provisória 2228-1/2001 e Lei 10.454/2002
21) Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF)
22) Contribuição Sindical Laboral (não se confunde com a Contribuição Confederativa Laboral, vide comentários sobre a Contribuição Sindical Patronal
23) Contribuição Sindical Patronal (não se confunde com a Contribuição Confederativa Patronal, já que a Contribuição Sindical Patronal é obrigatória, pelo artigo 578 da CLT, e a Confederativa foi instituída pelo art. 8º, inciso IV, da Constituição Federal e é obrigatória em função da assembléia do Sindic ato que a instituir para seus associados, independentemente da contribuição prevista na CLT)
24) Contribuição Social Adicional para Reposição das Perdas Inflacionárias do FGTS - Lei Complementar 110/2001
25) Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
26) Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
2 7) Contribuições aos Órgãos de Fiscalização Profissional (OAB, CRC, CREA, CRECI, CORE, etc.)
28) Contribuições de Melhoria: asfalto, calçamento, esgoto, rede de água, rede de esgoto, etc.
29) Fundo Aeroviário (FAER) - Decreto Lei 1.305/1974
30) Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (FISTEL) - lei 5.070/1966 com novas disposições da lei 9.472/1997
31) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
32) Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) - art. 6 da Lei 9998/2000
33) Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) - art.6 do Decreto-lei 1.437/1975 e art. 10 da IN SRF 180/2002.
34) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) * Imposto sobre a Exportação (IE)
35) Imposto sobre a Importação (II)
36) Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
37) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)
3 8) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)
39) Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR - pessoa física e jurídica)
40) Imposto sobre Operações de Crédito (IOF)
41) Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
42) Imposto sobre Transmissão Bens Intervivos (ITBI)
43) Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)
44) INSS - Autônomos e Empresários
45) INSS - Empregados
46) INSS - Patronal
47) IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
48) Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
49) Taxa de Autorização do Trabalho Estrangeiro
50) Taxa de Avaliação in loco das Instituições de Educação e Cursos de Graduação - lei 10.870/2004
51) Taxa de Classificação, Inspeção e Fiscalização de produtos animais e vegetais ou de consumo nas atividades agropecuárias - Decreto Lei 1.899/1981
52) Taxa de Coleta de Lixo
53) Taxa de Combate a Incêndios
54)Taxa de Conservação e Limpeza Pública
55) Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - TCFA - lei 10.165/2000
56) Taxa de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos - lei 10.357/2001, art. 16
57) Taxa de Emissão de Documentos (níveis municipais, estaduais e federais)
58) Taxa de Fiscalização CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - lei 7.940/1989
59) Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária Lei 9.782/1999, art. 23
60) Taxa de Fiscalização dos Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro - TFPC - lei 10.834/2003
61)* Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar - TAFIC - art. 12 da MP 233/2004
62)Taxa de Licenciamento Anual de Veículo
63) Taxa de Licenciamento para Funcionamento e Alvará Municipal
64) Taxa de Pesquisa Mineral DNPM - Portaria Ministerial 503/1999
65) Taxa de Serviços Administrativos - TSA - Zona Franca de Manaus - lei 99 60/2000
6) Taxa de Serviços Meteorológicos - art. 11 da lei 9933/199 9
67) Taxas ao Conselho Nacional de Petróleo (CNP)
68) Taxas de Outorgas (Radiodifusão, Telecomunicações, Transporte Rodoviário e Ferroviário, etc.)
69) Taxas de Saúde Suplementar - ANS - lei 9.961/2000, art. 18
70) Taxa de Utilização do MERCANTE - Decreto 5.324/2004
71) Taxas do Registro do Comércio (Juntas Comerciais)
72) Taxa Processual Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE - Lei 9.718/1998

Esqueceram:

73) ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Inter-vivos.*
74) ITCD - Imposto de Transmissão "Causa-Mortis"e Doação que são pesadíssimos, onde você repassa ao Estado, parte do que sua família construiu por toda a vida já tendo pago inúmeros impostos sobre esses valores, sem nada, mas nada mesmo, receber em contraprestação de serviços.

E muitos e muitos outros não citados. Cada documento que se tira ou se autentica , ou se registra, ou se reconhece firma, e são milhões e milhões de documentos, não passam de impostos.

Vamos inventar mais alguns impostos (ou as eufêmicas "taxas"), afinal temos que conquistar o recorde universal (será que já não alcançamos?). Que tal, por exemplo:
IPEV - Imposto Por Estar Vivo
IPR - Imposto Por Reclamar
IPAILOCN - Imposto Por Assistir Impávido O Congresso Nacional
IPSBN - Imposto Por Ser Brasileiro Nato
IPSBNE _ Imposto Por Saber Ler Nas Entrelinhas
IPEI _ Imposto Por Entrar na Internet

Por Robson Alves Ribeiro

"Canibais não são de Garanhuns"

Recentemente nossa cidade vem ganhado repercussão nacional e infelizmente de uma forma muito negativa, por um crime cruel que chocou não só a população de Garanhuns, mas de todo país. Lamentavelmente pouco tem sido feito pelos nossos representantes pra mudar a imagem terrível que vem sendo mostrada ao mundo da nossa Garanhuns, precisamos lembrar que não somos a cidade dos canibais, que eles não são daqui, são de Recife. 

Lembrar também que os alimentos comercializado no nosso Município não são de carne humana, que essa caso foi um fato isolado que poderia ter acontecido em qualquer outro lugar, mas aconteceu aqui, na cidade onde os criminosos escolheram pra morar. 

Não somos a cidade deles, somos a cidade onde eles foram descobertos, detidos e impedidos de cometerem novos crimes. 

Não vou e nem quero desmerecer o caso, realmente foi um fato bárbaro, cruel e de uma insanidade absurda, peço a Deus de coração que dê a essas famílias enlutadas o conforto de que precisam. Mas toda essa repercussão, não apenas nacional, mas também mundial, já que temos a consciência da proporção que o fato gerou e do poder da abrangência dos veículos de massa em especial da internet, tem tirado o foco de outros crimes que ocorrem simultaneamente pelo país. Aqui a justiça foi feita, graças à competência da nossa Polícia e da sociedade que se mobilizou em busca da solução no caso dos desaparecimentos, infelizmente mesmo a justiça sendo feita isso não devolvem aqueles, a vida que lhes foram ceifadas nas mãos desse trio de assassinos. 

Mas precisamos estar atentos a outros fatos que estão acontecendo no país enquanto todos os holofotes da mídia estão voltados para Garanhuns. Será que eles pararam pra pensar como está a rotinas de nós Garanhuenses? Será que pensaram quantas pessoas estão sendo prejudicadas com tanta exposição negativa? Será que pensaram como estão se sentindo as famílias das vítimas? Respondo. Não! Eles não pensam. 

Esses crimes estão desviando o foco de tantos outros crimes que estão acontecendo Brasil à fora, que foram e são tão graves quanto esses. Alguns veículos de comunicação estão tão empenhados na busca pela audiência que não se preocupam em jogar lama no nome da nossa cidade. 

Os monstros que “ residiam” em Garanhuns foram presos, e os monstros de vocês, por onde andam? O que dizer de crimes bárbaros cometidos por pessoas em sã consciência como os que usam sua influência para engordar suas contas bancárias com dinheiro público? O que dizer de um sacerdote que comete pedofilia? O que dizer de um missionários que comercializam usando o nome de Deus? O que dizer de pessoas que estão morrendo nos hospitais por falta de leitos, médicos e remédios.? Pois é, tudo isso está acontecendo no Brasil, mas apenas Garanhuns está tendo seu nome manchado, por uma fatalidade que graças à nós garanhuenses teve um basta, graças à competência do nosso povo, novos fatos dessa natureza não aconteceram por essas pessoas insanas que terão a punição que merecem.


Texto de Álvaro Fernandes, empresário de Garanhuns

Garanhuns vai comemorar o Dia do Trabalhador

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, em parceria com representantes do Comércio e Indústria, vai comemorar o Dia do Trabalhador na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, com shows na Esplanada Guadalajara. O Evento tem início às 21 horas e contará com diversas atrações. 

O grupo de reggae "A Nata", abre a programação, seguido por Djair e Banda. Em seguida a dupla, Ailton e Zezinho animam o público. A Banda Forrozão das Antigas fecha a noite em comemoração aos trabalhadores. 

A previsão é de que mais de 20 mil pessoas prestigiem o Evento. “Contaremos com uma grande estrutura de som, palco, iluminação, banheiros químicos, bem como a segurança necessária para que a comemoração seja marcada pelo sucesso”, enfatiza a secretária de Cultura Ana Nery Azevedo.

Jorge Montenegro, acusado de canibalismo, teria planejado a morte da própria mãe

A família de Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 50, preso em Garanhuns acusado da morte de três mulheres, afirma que foi vítima de golpe. Segundo parentes, Jorge teria roubado R$ 80 mil em dinheiro, cheques e compras com o cartão de crédito da mãe, Zélia Beltrão Negromonte da Silveira, 74, que mora em Olinda, região metropolitana do Recife. Além disso, ele teria um plano para matá-la para, assim, ficar com a herança, afirma um irmão dele. 

Segundo parentes, o caso de estelionato ocorreu em 2007, quando a família tomou conhecimento do roubo, e os irmãos teriam proibido Jorge de frequentar a casa dos pais. “Expulsamos ele da família e nunca mais tivemos notícias dele. Somente agora, ao vermos as reportagens na TV mostrando o que ele fez com as mulheres, que tivemos notícias. Nossa mãe chorou muito ao saber das denúncias e disse que não o perdoa”, afirmou Jeová Negromonte, um dos irmãos do acusado.

“Descobrimos antes (o plano para matar a mãe), e como ele não conseguiu matá-la, aplicou o golpe, roubando R$ 80 mil”, acrescentou Jeová. Empregada da casa há mais de 20 anos, Silvânia Maria da Silva também confirmou o golpe e disse que o caso foi relatado à polícia. 

Evangélica, Zélia Negromonte está sob efeito de remédios depois de receber notícias sobre o filho, que não via há mais de cinco anos. Segundo Silvânia, Zélia reconheceu o filho pela televisão. “Imagine uma idosa saber de uma notícia dessas e ainda ver que é um dos filhos que está envolvido. Não é fácil. Estamos estarrecidos e todos nós estamos sofrendo”, disse, citando que Zélia “não está em condições emocionais” para conversar com os jornalistas. 

A família de Jorge diz estar chocada com as “atrocidades” e que está sofrendo ameaças de pessoas desconhecidas que estariam rondando a casa. “Já prestamos queixa na delegacia e queremos que as pessoas saibam distinguir o que Jorge fez e o que é a nossa família. Somos pessoas de bem, cristãos e não fizemos parte, nem tampouco compactuamos, com o que ele fez”, disse Silvânia. 

Jeová contou que os familiares estão evitando sair de casa e sofrem com o preconceito até dos vizinhos. “Não tenho coragem de por a cabeça fora de casa. Minha mãe está de cama, só faz chorar desde que soube de tudo”, disse. 

A família declarou que não tem interesse na guarda da criança de 5 anos que morava com o trio acusado de canibalismo e via parte dos rituais de assassinato.

Fonte: Blog da Força Tática

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Atleta garanhuense vence a Meia Maratona de Fortaleza

O atleta garanhuense, José Márcio Leão tem feito jus ao Destaque de 4º Melhor Atleta do Brasil no pedestrianismo. É que no último final de semana o corredor concorreu com 7 mil atletas e sagrou-se Campeão da Meia Maratona de Fortaleza. O evento de porte internacional aconteceu no domingo, dia 15 de abril, no Marina Park Hotel. 

José Márcio foi o recordista da prova, atingindo um tempo de 1h6min58s. Incluso no Circuito Caixa de Corridas de Rua, o atleta já soma 5 vitórias, das 28 provas que estão sendo desenvolvidas durante este ano de 2012. O corredor que se mantém na liderança do Circuito Caixa, agora se prepara para disputar a 6ª prova, que será realizada no dia 13 de maio, em Uberlândia-MG. 

Realizado em diferentes locais, o evento aporta dia 12 de agosto, em Recife, Capital Pernambucana e se encerra com a Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Corredor há 4 anos, José Márcio já é o atleta Revelação Circuito Caixa - Corrida de Rua em 2011. A atleta Mirian Farias também fez bonito neste último domingo e sagrou-se Campeã na prova dos 10 km, ocorrida simultaneamente à Meia Maratona de Fortaleza.

Garanhuns em alerta máximo contra a Dengue

alerta máximo contra a dengue
Foi concluído o 2º ciclo do Índice de Infestação Predial em Garanhuns, que apresenta os focos do Aedes Aeghipt, mosquito transmissor da Dengue, nas residências do Município. O resultado é alarmante e preocupa toda a população. Segundo dados da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, o Município apresenta um alto índice de infestação do mosquito da Dengue que atinge 9,6 na escala. No primeiro ciclo, em janeiro deste ano, o índice geral era de 8.5. Os maiores focos do Aedes se encontram nas comunidades da Brasília, Manoel Cheú, São José, Francisco Figueira (COHAB 2) e Nilo Coelho. A situação se agrava ainda mais nos bairros de Heliópolis, Aloísio Pinto, Boa Vista e Magano. 

A falta de colaboração da população, aliada à resistência em atender os Agentes Endêmicos em suas residências, têm contribuído para o avanço do mosquito na Cidade. Até agora foram notificados 33 casos suspeitos e 3 casos confirmados da Dengue Clássica. Pessoas com sintomas semelhantes aos da Dengue, deverão procurar as Unidades de Saúde mais próximas para serem notificados pelas equipes de saúde. Uma equipe com mais de 50 profissionais, visitam os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns diariamente e retornam em períodos de 60 dias. 

“Por mais que façamos o nosso trabalho, precisamos da colaboração da população para obter um resultado satisfatório”, afirmou o Educador em Saúde, Eliel Duarte. A meta é visitar 100% das casas e controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Estamos em alerta máximo e pedimos a conscientização de todos contra esse vilão que é o Aedes. Com a Dengue não se brinca. Ela pode matar”, alertou Eliel. O vírus tipo 4 pode evoluir para a dengue hemorrágica, se configurando assim, na forma mais grave da doença. E uma vez acometido por ele, o paciente poderá chegar a óbito. 

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

Garanhuns sedia a 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jítsu

No próximo domingo dia 22 de abril, acontece a 1ª etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jítsu na Quadra do Colégio CMA, aqui em Garanhuns. Essa é uma iniciativa da Federação Pernambucana de Jiu-Jítsu, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes. A intenção é contribuir para a divulgação e evolução do Jiu-jítsu no Estado. A previsão é de que 500 desportistas participem do Evento, que também vai contar com a presença de lutadores de outros estados do Nordeste. 

 A Prefeitura de Garanhuns exerce fundamental importância para a realização do evento, segundo declarações. “A Prefeitura é nossa grande parceira, tanto na divulgação do Esporte, quanto no apoio ao Jiu-Jítsu, tornando bastante viável a realização de Campeonatos aqui em Garanhuns. Esse apoio favoreceu a realização de uma etapa no ano passado e agora o nosso retorno para a realização de mais duas. Sendo assim, existem chances de promovermos uma fase do Brasileiro aqui em Garanhuns”, adiantou o vice-presidente da Federação Pernambucana de Jiu-Jítsu, Jonas Aquino. 

A Cidade das Flores também sediará a 4ª etapa do Campeonato, sendo esta, a última fase, com data marcada para o mês de novembro. “Queremos revelar atletas de Garanhuns, bem como do Estado, para os âmbitos nacional e internacional. Para isso, eles serão levados para competições brasileiras e, posteriormente, pan-americanas”, declara Jonas Aquino, vice-presidente da Federação Pernambucana de Jiu-Jítsu.

Trio assassino vai a Rio Doce para ajudar a desvendar outras vítimas

Os três acusados de matar, esquartejar e comer mulheres, presos em Garanhuns, no Agreste, na semana passada, serão trazidos ao Recife nesta quinta-feira(19) para mostrar os locais onde teriam feito outras quatro vítimas. 

A diligência será realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contará com um grande aparato de segurança, já que os crimes praticados pelo ex-professor de caratê Jorge Beltrão, a esposa dele, Isabel Cristina Pires, e a amante, Bruna de Oliveira, causaram comoção internacional. 

O primeiro local a ser vistoriado pela polícia deve ser a casa em Rio Doce, onde o trio morou em 2008. Lá, estariam os restos mortais de Jéssica Camila da Silva Pereira, a primeira vítima. A jovem de 17 anos teria sido assassinada pelos suspeitos em um ritual macabro. A filha dela, na época com menos de 1 ano, passou a ser criada por Jorge como se fosse filha dele. Em seus depoimentos, os acusados relataram outros crimes. 

A intenção da polícia com a diligência é reunir mais provas contra os suspeitos e desvendar mais casos que até então devem estar registrados apenas como desaparecimentos. Oficialmente, a Secretaria de Defesa Social não confirma a transferência dos três para o Recife. No entanto, fontes da polícia ouvidas em reserva pelo JC asseguram que o trabalho de hoje será fundamental para definir se Jorge Beltrão e suas duas mulheres são assassinos em série.

Do JC

A V GERES de Garanhuns promove capacitação para os servidores da saúde

Nesta sexta-feira, dia 20, às 10:00hs, a V GERES - Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, promove mais uma capacitação para os servidores da saúde que trabalham nos setores de Estatística, Atenção Básica, Regulação, Recursos Humanos, além de todos os funcionários de cargos comissionados. 

O encontro contará com a presença do Dr. Carlos Sena, gerente de RH da Secretaria Estadual de Saúde, que versará sobre a Gestão do Trabalho no SUS. 

O Gestor da V GERES, Dr. Elenílson Leandro, tem investido na constante capacitação do servidor, para que este possa estar sempre preparado, motivado e atento às mudanças nos sistemas de atendimento, além de aproximar e interagir com outros setores da administração pública na área de saúde. 

"Estes encontros são necessários, e por isto buscamos cada vez mais poder contribuir com a formação do nosso funcionário, para que este tenha o conhecimento atualizado para exercitar suas funções dentro da nossa regional de saúde" - finaliza Dr. Liberato.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Garanhuns se revolta contra imposição à candidatura de Antonio João Dourado



Parte do povo de Garanhuns continua resistindo à candidatura do ex-prefeito de Lajedo Antonio João Dourado (PSB). Foi criado em Garanhuns um movimento suprapartidário denominado "Eu Amo Minha Cidade", formado por estudantes, profissionais liberais e membros da sociedade civil, revoltados contra imposição do PSB. Os militantes desse grupo bolaram até um cartaz, com uma imagem de um palhaço e as expressões: “Votar em aventureiro? E quem disse que o povo de Garanhuns é palhaço???” Ao lado da foto a assinatura do Movimento - Eu Amo Minha Cidade.

A manifestação já tomou conta das redes sociais, principalmente do facebook. A efervescência política, na verdade, toma conta do município por estes dias. Políticos de diferentes partidos estão propondo que seja preparada uma manifestação de peso para receber Ivan Rodrigues quando ele vier de Recife para Garanhuns. A ideia é recebê-lo na entrada da cidade como heroi e desfilar de carro com ele pelas principais ruas e avenidas numa grande manifestação popular.

O protesto dos garanhuenses está tomando corpo na cidade e se acentuou nas últimas 72 horas com a divulgação de duas cartas: Uma do presidente da executiva municipal provisória, Ivan Rodrigues, dizendo que não apoiará Antonio João nem sairá do partido por causa disto. E outra do empresário e membro do partido, Givaldo Calado de Freitas, solidarizando-se com Ivan Rodrigues.

Enquanto isso, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, vê muita irracionalidade nesses protestos contra Antonio João e vai continuar a luta não só para fazê-lo candidato como também para levá-lo à prefeitura de Garanhuns.

Fontes: Inaldo Sampaio e Roberto Almeida

Garanhuns recebe a 1ª etapa do Palco Giratório nesta sexta(20)

Garanhuns receberá nesta próxima sexta-feira, 20 de abril, às 19h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti a primeira etapa do projeto Palco Giratório – Circuito Nacional de Artes Cênicas, com a apresentação do Espetáculo “Escapada”, da Cia. Mário Nascimento – MG. A entrada é gratuita. O Espetáculo já está em circulação no Estado, e ainda deverá passar por Triunfo e Petrolina. 

Escapada é a fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o homem sem saída a procura de outro lugar. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. Escapada é o Carona que não sabe para onde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga. 

Nas etapas do Projeto Palco Giratório, é habitual que haja uma roda de conversas sobre os espetáculos, pois este é um instrumento que possibilita ao público e aos artistas, diversas possibilidades de aprimorar o conhecimento, a partir da obra de arte.

Livro completo "Revelações de um esquizofrênico" de Jorge Negromonte, acusado de canibalismo em Garanhuns

Todo o conteúdo do Livro Revelações de um Esquizofrênico, escrito por Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, acusado de canibalismo na cidade de Garanhuns. Ele relata detalhes dos homicídios cometidos. É de arrepiar o que ele revela, como praticou os crimes e principalmente como matou a jovem Jéssica da cidade de Olinda em Pernambuco.

Ele conta vários detalhes importantes de sua vida, vocês vão entender um pouco de como ele se comportava e quais as visões que ele tinha dos lugares onde viveu.


Revelações de um Esquizofrênico
v&c garanhuns
Revelações de um Esquizofrênico






Extraído do blog Agreste Violento




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...