sábado, 31 de março de 2012

Estudante da FAGA sofre grave acidente causado por um militar embriagado

Ediones Leite Santos
Ediones Leite
Ediones Leite Santos, 23 anos, estudante do 1º período do curso de administração da FAGA, sofreu um grave acidente na noite dessa sexta-feira (30), em Jucati. O acidente teria sido causado por um sub-tenente reformado de São João, Reginaldo Ferreira Cavalcante, 52 anos que estaria embriagado. 

Muitos curiosos pararam na PE-159 em Jucati. Ediones vinha de moto em direção à Jucati onde mora para pegar o carro e ir à faculdade em Garanhuns. Quando passou por um trecho foi surpreendido pelo carro do militar. Moradores contaram que o carro teria invadido a contramão e batido de frente com a moto. O choque foi tão violento que Ediones perdeu o braço esquerdo e teve fraturas exposta nas pernas. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital de Recife e permanece na UTI em estado grave. 

O militar Reginaldo foi recolhido ao centro de ressocialização da polícia militar no Recife. Ele vai responder por lesão corporal de natureza grave, um crime inafiançável.

Atualização às 22:40 - Segundo informações de amigos, Ediones passou por 5 cirurgias, já se encontra consciente e passa bem.


Do +ab


Paixão de Cristo de Garanhuns 2012: apresentações de 04 a 07 de abril



A Paixão de Cristo de Garanhuns completa seus 22 anos de apresentações esse ano e traz novidades no cenário. Quem for ao espetáculo Jesus Alegria dos Homens na temporada deste ano, vai observar uma grande diferença dos anos anteriores. A produção do evento redirecionou a posição das arquibancadas para mais perto das cenas da peça. O recuo vai proporcionar uma aproximação em cerca de até cinco metros dos atores dando um ganho bem maior de visibilidade para o espectador. Com a aproximação do público para a área interna da peça, um ótimo estacionamento será reservado com a sobra de área, permitindo a acomodação de veículos bem mais próximos da área da encenação. 

Também foi providenciado a construção de mais um imponente cenário em alvenaria que vai compor o conjunto dos demais de sua área de encenação. Está sendo levantado o Templo de Anás e Caifás e demais Sumos Sacerdotes. Com a construção do novo ambiente, as demais cenas da peça sofreram relocação de áreas, dando uma melhor proporcionalidade dos espaços físicos no espetáculo. O cenário do Templo será composto com colunas Greco-romanas, poltronas rústicas e espelho d`água que refletirá a movimentação dos personagens em cena.

O evento começa na próxima quarta-feira (04) e vai até o dia 07, no sábado, às 19:00hs, no Alto do Magano em Garanhuns.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Agencia dos Correios de São João foi assaltada nesta sexta



A agencia dos correios do município de São João foi assaltada no início da tarde desta sexta-feira. De acordo com um comerciantes que é morador da cidade e não quis se identificar, os bandidos chegaram trajando farda dos correios, anunciaram o assalto e fugiram em uma moto levando todo dinheiro. A policia militar foi acionada e até o momento não conseguiu localizar os assaltantes. A quantia roubada não foi informada. Os comerciantes de São João vivem amedrontados com a onda de assaltos a estabelecimentos comerciais naquele município.

Do Agreste Violento

CONFIRA AS MUDANÇAS PARA A 22ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



Um dos eventos mais importantes do circuito de festivais culturais do Pernambuco Nação Cultural, o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG promete muitas novidades para este ano. E para comemorar a 22ª edição do evento, algumas mudanças aconteceram e serão implementadas, visando otimizar a grandiosidade da Festa. O FIG irá acontecer de 12 a 21 de julho, favorecendo turistas, bem como a rede hoteleira local, comerciantes e demais envolvidos, numa preparação antecipada para curtir a festa. A ideia é ampliar o leque de atrações do evento, trazendo artistas internacionais. 

A grade de programação será anunciada com mais antecedência, este ano. Certamente entre o final de maio e o início de junho. O Edital será aberto para todo o Brasil. A convocatória artística para o recebimento de propostas para o Festival de Inverno, acontecerá na primeira quinzena de abril. Para os artistas locais, a Prefeitura de Garanhuns vai publicar o edital por meio do site oficial, que deverá ser preenchido e posteriormente impresso e anexado junto à documentação exigida, para ser entregue à Secretaria de Cultura do Município. 

Haverá a separação dos palcos Pop e do Forró. Este último, provavelmente continua no Parque Euclides Dourado. Já o Palco Pop, ainda não tem definição de local. A iniciativa se deu em decorrência do espaço limitado que comportava um público grande e distinto, compartilhando os mesmos espetáculos. O aumento da capacidade de público dos espetáculos de circo, também é outra novidade a ser adotada pelos produtores do evento. É que agora 4 mil ingressos serão ofertados ao público. 

Sendo assim, o Circo será deslocado do Parque Euclídes Dourado, para o Centro Administrativo Municipal, com acesso pela Avenida Caruaru. “Antes, a estrutura era montada para atender 1 mil pessoas. Agora vai atender 2 mil pela manhã e 2 mil a tarde”, adiantou a secretária de Cultura de Garanhuns, Ana Nery Azevedo. A intenção é acomodar melhor as famílias que prestigiam as atrações do referido palco – um dos mais concorridos do Festival de Inverno de Garanhuns. 

Outra novidade em estudo para ser adotada neste Festival, será a saída do Teatro Infantil, do Parque Euclides Dourado para o Centro Cultual Alfredo Leite Cavalcanti. A mudança acontece em decorrência de melhores condições que o Teatro Luiz Souto Dourado oferece. Sendo assim, o Teatro Infantil ganha em qualidade de palco, iluminação, acústica e acomodação para os espectadores, formando a estrutura ideal, adequada para a realização dos espetáculos que iniciarão pela manhã. 

O Palco Instrumental, localizado no Parque Ruber Vander Linden (Pau- Pombo), será deslocado dos fundos para a parte central do referido Parque. A mudança objetiva a melhor visibilidade do público. Também integra o leque de mudanças desse 22º Festival de Inverno de Garanhuns, a retirada do Posto de Comando da Polícia Militar do Centro Cultural. O Posto vai ser instalado na área ao lado do Centro Cultural. A estrutura montada em formato de Stand, irá comportar recepção, 4 salas e banheiros. A iniciativa visa garantir a melhor segurança do evento. Uma Exposição Fotográfica fixa vai ocupar o espaço que antes era do Posto de Comando, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A iniciativa vai acontecer já nessa primeira quinzena do mês de abril e terá funcionamento diário, aberto ao público. 

Foram realizadas quatro reuniões em Garanhuns, para traçar as mudanças no FIG 2012. O cronograma de produção do evento está sendo cumprido. O objetivo é fixar o FIG no calendário nacional e implantar uma comunicação em nível internacional.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns

Nuprev Agreste realiza ação cidadã em Garanhuns neste sábado(31)


imagem ilustrativa

A equipe do núcleo de prevenção social à violência, o Nuprev Agreste, realizará, no sábado (31) , o projeto "Nuprev nas comunidades". A população de Garanhuns e região terá a oportunidade de emitir carteira de identidade, carteira de trabalho, orientação jurídica, orientação do conselho tutelar, assistência à saúde, palestras sobre drogas e violência, além de assistência social sobre regularidades de programas do Governo Federal. 

A ação cidadã acontecerá das 8 às 12h na sede da escola municipal Cabo Cobrinha, que fica no bairro Heliópolis. A mobilização também está inserida nas atividades comemorativas do aniversário do 9° Batalhão da Polícia Militar e tem parceria com a Prefeitura Municipal. E só para lembrar, tudo é de graça. 

Documentos necessários para Emissão de Registro Geral 
- RG Carteira de Identidade: 
- 2 fotos 3x4 recentes, com fundo claro; 
- certidão (original), de nascimento, casamento e/ou divórcio. 

Documentos necessários para Emissão da Carteira de Trabalho 
- CTPS: - 1 foto 3x4, com fundo branco, colorida, ou em preto e branco e recente; 
- Documentos que contenham nome, local e estado, data de nascimento, filiação, número de documento e órgão emissor. 

Documentos necessários para Emissão da Carteira do SUS: 
- Certidão (Original) de Nascimento, Casamento ou Divórcio 
- Comprovante de Residência


Da Redação do +AB

CDL Garanhuns e Sebrae firmam parceria e trazem capacitação profissionalizante comercial



Dando continuidade ao propósito de ofertar capacitação para os empresários e trabalhadores do comércio local, a CDL Garanhuns confirmou recentemente mais uma importante parceria, desta vez estabelecida junto ao SEBRAE Agreste Meridional, a qual visa ofertar uma série de cursos, palestras e oficinas oferecendo desde o aprimoramento para quem já atua no mercado até capacitações e ensinamento de questões comerciais para quem pretende iniciar sua vida profissional. 

A Parceria ousada e consistente já definiu um calendário de eventos, que inicia sua primeira etapa neste mês de abril e segue até junho. Dentre as atividades previstas destaca-se o Curso de Atendimento aos Clientes e uma palestra, que serão proferidas pela consultora, professora e instrutora Ana Rique ainda no mês de abril. 

Para o mês de maio, será trabalhado no período de 7 a 11 o Curso Mulher Empreendedora, fortalecendo assim a identidade feminina para os negócios, sem deixar, portanto, de voltar-se para ambos os sexos. Em seguida, no dia 22, a programação prevê o retorno à Garanhuns do renomado palestrante Erick Pena, que irá trabalhar em seu encontro com a sociedade do Agreste Meridional o tema: “A divertida arte de vender”. Trata-se de uma palestra motivacional voltada para vendedores, atendentes e gestores comerciais, onde Penna apresenta 22 técnicas de vendas e atendimento a clientes com vários exemplos práticos. 

Já para o mês de junho a programação traz como opções o curso de preparação, análise e instalação de empresas familiares, além de uma grande palestra que fechará o primeiro ciclo de eventos voltados para a profissionalização e capacitação dos comerciários, empresários e gestores do comércio local. 

O presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, ressaltou que as ações são parte do compromisso assumido desde quando foi eleito para presidir a Instituição. “É sempre muito gratificante e confortador perceber que se pode contribuir de alguma forma para o engrandecimento pessoal e profissional de uma sociedade. Quando fui eleito para presidente da CDL Garanhuns assumi este compromisso e o seguirei fortemente até o ultimo dia de minha gestão”, declarou. 

Fernando Couto revelou ainda que em breve as inscrições para os cursos, oficinas e palestras serão disponibilizadas através da própria CDL. O mesmo informou também que os investimentos serão unicamente para custear os gastos com a programação, destacando que as inscrições das palestras devem ficar entre R$ 15,00 (quinze reais) e R$ 20,00 (vinte reais) e os cursos deverão custar cerca de R$ 50,00 (cinquenta reais) por período.

Informações da CDL de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns comemora o Dia da Merendeira com capacitação para esses profissionais



Nesta sexta-feira, dia 30 de março, data comemorativa ao dia da Merendeira, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, promoverá a estes profissionais que desempenham suas atividades na Rede Municipal de Ensino, uma capacitação, a partir das 8 horas, no salão da AGA. 

As atividades terão início com uma palestra sobre Proatividade, proferida pelo professor Almir Alves Júnior. Na seqüência, a nutricionista da secretaria de Educação, Elaine Cristina Borges, abordará os temas: Orientação sobre manipulação de alimentos; nutrição e alimentação e higiene do ambiente. Além disso, haverá um momento para a entrega e orientação do cardápio anual para as Escolas da Rede Municipal de Ensino, através da também Nutricionista da secretaria de Educação, Margarida Gueiros. 

Na oportunidade, as merendeiras receberão o material necessário para o bom andamento das suas atividades como: bata, avental, touca, luvas, botas, cartilha e caderno para registro etnográfico. O momento culminará com um almoço servido pelo restaurante Chalé Recepções.

Amanhã o Futsal do Sete e Tigre jogam em Garanhuns

Amanhã (31), acontecerão dois jogos do Campeonato Pernambucano de Futsal em Garanhuns. O Sete de Setembro joga contra o Santa Cruz, às 20:30hs, no Colégio CMA e o Tigre joga contra o Fênix, também às 20:30hs na Quadra do Sesc de Garanhuns. OBS: O jogo do Tigre foi em Recife, e o Tigre venceu de 4 x 2.

O Sete de Setembro já estreou no Campeonato com um empate contra o Sport de 3X3 e esse resultado foi bom devido está jogando na casa do adversário. Já o Tigre vai estrear em casa e é o grande favorito do campeonato pernambucano. 
Esperamos que os torcedores compareçam e deem apoio aos jogadores alviverdes.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Prefeitura Presente de Garanhuns realiza amistoso com o Santa Cruz neste sábado(31)

Dentro da preparação dos alunos que mais se destacaram em termos futebolísticos no Programa Prefeitura Presente de Garanhuns, será realizada no próximo dia 31 de março, uma partida amistosa reunindo o selecionado do Prefeitura Presente e a equipe Sub-16 do Santa Cruz Futebol Clube. 

O amistoso acontece no estádio Gigante do Agreste e tem início as 15h30mim. O amistoso será usado como avaliação por parte dos dirigentes das Divisões de Base do Santa Cruz, clube que mantém parceria com a Prefeitura. “Os garotos que se destacarem neste e em outros testes, serão levados para treinar nas divisões de base do Santa Cruz, mediante a autorização dos seus pais, cumprindo dessa forma o previsto no convênio junto a Prefeitura de Garanhuns”, destacou Fernando Galvão, diretor das Divisões de Base do Clube da Capital. 

Desde o inicio deste ano, uma Seleção composta por adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foi formada dentro do Programa Prefeitura Presente. Os alunos são oriundos das mais diversas localidades de Garanhuns, tendo sido escolhidos pelos critérios de disciplina e destaque no campo futebolístico. “A nossa meta é melhor preparar estes alunos para que possam ser avaliados pelo Santa Cruz, clube que mantemos parceria”, registra Carlos Eugênio, secretário de Comunicação Social e Esportes, que coordena o Programa. 

Para intensificar a preparação dos atletas, a carga horária do Núcleo Seleção foi ampliada. Os treinos acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados, sempre obedecendo o contra-turno escolar de cada atleta/aluno. “Toda a preparação é semelhante a de um jogador profissional, inclusive com treinos físicos, táticos e técnicos. A nossa meta neste Núcleo é formar um atleta completo, apto para participar de testes e poder vir a integrar as divisões de base do Santa Cruz Futebol Clube”, complementa Carlos Eugênio.

PSB reafirma apoio a pré-candidatura de Antonio João Dourado à Prefeitura de Garanhuns

Nada de novo surgiu em relação a pré-candidatura de Antonio João Dourado à prefeitura de Garanhuns. Ontem a visita do governador Eduardo Campos a cidade de Lajedo foram estritamente voltadas para cumprir questões administrativas e o governador não se pronunciou em relação a situação política de Garanhuns, afirmando que seria uma falta de respeito a população garanhuense tratar desse assunto em Lajedo.

Coube ao presidente estadual do PSB dar o veredito: Antonio João Dourado tem total apoio do partido garantido para concorrer à Prefeitura de Garanhuns. Quando Guedes foi questionado sobre os acontecimentos dos últimos dias (as gravações que vazaram de Antonio João Dourado falando mal do Ministério Público, de médicos e de seus correligionários), ele acredita que não abalou as condições políticas do pré-candidato e que o importante é projetar-se para o futuro.

Hoje tem Quinta de Música no SESC de Garanhuns com Cláudio Lins


"louco por música!! " -

Hoje tem Quinta da Música no SESC de Garanhuns com cantor garanhuense Cláudio Lins acústico com ritmo de blues.  A Quinta da Música é realizada sempre na última quinta-feira do mês, com edições de fevereiro à novembro. Música de qualidade e bom gosto com músicos e intérpretes de nossa região. Vale a pena conferir. A partir das 20h, entrada franca, classificação livre.




Comunicado da Prefeitura de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Administração, comunica a população em geral, que no próximo dia 5 de abril de 2012, quinta-feira, será Ponto Facultativo em todos os órgãos municipais, em virtude da Semana Santa. A Prefeitura informa ainda que as atividades voltarão à normalidade, na segunda-feira, dia 9 de abril.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Izaías volta a reivindicar pavimentação de rodovia em Garanhuns


créditos: Roberto Almeida
Segundo informações da Alepe, o deputado Izaías Régis, do PTB, reforçou, nesta quarta (28), uma reivindicação antiga dos moradores de Garanhuns. O parlamentar informou que, desde 2005, vem solicitando ao Governo do Estado a pavimentação da estrada que liga a BR-423 ao distrito de São Pedro, localizado no município. Segundo o deputado, em 2008, chegou a ser informado pelo secretário de Transportes da época, Sebastião Oliveira, que o projeto estaria sendo elaborado mas, até agora, não houve resposta concreta sobre a realização da obra.


Fifa ameaça excluir Recife da Copa das Confederações

A Fifa ameaça excluir a cidade de Recife como uma das sedes da Copa das Confederações por causa da lentidão das obras de seu estádio. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/3), em Zurique, na Suíça, sede da entidade, durante a primeira reunião com o novo presidente da CBF, José Maria Marin. 

A entidade máxima do futebol mundial alegou que diante do ritmo e dos prazos não cumpridos, tudo indicaria que a cidade não teria como sediar nenhum jogo do torneio de 2013. 

A crise fez Marin enfrentar a primeira polêmica de seu mandato. Ao sair da reunião, o presidente da CBF ligou para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e falou de sua preocupação." A Fifa está muito preocupada. E não foi um ou outro membro que levantou essa preocupação", disse Marin. 

O novo presidente da CBF já marcou para semana que vem, em Recife, uma reunião de emergência com Campos para tentar superar a crise.

Do Jc

AESGA apresenta o Projeto Curta Agreste nesta quarta(28)

Após vivenciar o sucesso do primeiro ano do Projeto Curta Agreste – AESGA, ação que tem como objetivo de divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição, dá continuidade ao processo de inscrição e apresentação de vídeos amadores de curta metragem. 

O Projeto está voltado para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, proporcionando desta forma um espaço de discussão de questões sociais junto ao mundo acadêmico. 

E para abrir as atividades deste ano, o Curta Agreste – AESGA realiza nesta quarta-feira, 28, no Auditório da Instituição, a apresentação dos vídeos “Garanhuns que muitos não conhecem”, de David Melo e Marcos Antônio e “A Rapadura é nossa”, de Filó Camelo. Esta última produção faz parte do Projeto Revelando os Brasis do Ministério da Cultura. As exibições começam a partir das 19 horas.

Do Jornal Caruaru 

Em Garanhuns: cursos gratuitos de encanador, pedreiro e eletricista



A Prefeitura de Garanhuns em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da ONG Tribunal Solidário, vai beneficiar a população garanhuense com os cursos de Encanador, Pedreiro e Eletricista. 

A ONG é formada por funcionários do TCE. A iniciativa é voltada para jovens com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever. Os cursos terão início no dia 7 de maio e acontecerão na Escola Técnica Municipal. Serão ofertadas 90 vagas. Cada curso irá contar com 30 alunos e terá uma carga horária de 4 horas diárias. Eles acontecem em turnos pela manhã, tarde e noite, nos horários de 8 as 12, de 13 as 17, e das 18 as 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os cursos têm duração de um mês. Ao final, serão entregues certificados aos participantes. 

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, localizada no bairro José Maria Dourado.

terça-feira, 27 de março de 2012

Edição 2012 do Festival de Inverno de Garanhuns já tem datas definidas

A Fundarpe divulgou, nesta terça-feira (27), as datas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), um dos eventos mais importantes do circuito de festivais culturais do interior do estado. Este ano, o FIG acontece de 12 a 21 de julho e com muitas novidades para o público.

O coordenador geral, o produtor André Frank, antecipa algumas novidades do FIG. Entre elas, a separação dos palcos Pop e Forró, devido ao expressivo aumento de plateia que frequenta os dois espaços, constatado nos últimos anos. A capacidade de público dos espetáculos de circo, um dos mais concorridos pelas famílias inteiras que prestigiam o festival, também vai aumentar. A convocatória artística para recebimento de propostas para o FIG acontecerá no começo de abril. 

A Secretaria de Cultura, Fundarpe e a Prefeitura de Garanhuns discutem desde setembro do ano passado a edição do FIG 2012. Foram realizadas quatro reuniões e está sendo cumprido o cronograma de produção do evento, cuja grade de programação será anunciada com mais antecedência, este ano. “É importante para o Governo de Pernambuco antecipar toda a programação, para fazer com que mais pessoas possam se programar para vir a Garanhuns nesta data, e ainda para que a rede hoteleira, comerciantes e todos os envolvidos com este grandioso festival possam estar mais preparados. Estamos cumprindo esta meta, conforme solicitação do próprio governador Eduardo Campos”, afirma o secretário de Cultura Fernando Duarte.

Informações da Fundarpe

TJPE vai implantar central de conciliação em Garanhuns



Com o objetivo de promover a conciliação no Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai implantar centrais de conciliação, mediação e arbitragem nas comarcas de Garanhuns, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. O projeto que trata da criação das referidas unidades foi apresentado pelo Chefe do Judiciário, desembargador Jovaldo Nunes, e recebeu aprovação dos desembargadores do TJPE presentes na última sessão do Pleno, realizada no dia 19 de março. 

A proposta é de autoria do ex-presidente do TJPE, desembargador José Fernandes de Lemos. O projeto de lei visa dar cumprimento às determinações da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, no sentido de que cabe a cada tribunal regional ou estadual criar núcleos especializados em conciliação e mediação. De acordo com o documento, as novas centrais de conciliação vão ser instaladas nos fóruns locais das respectivas comarcas, com previsão de funcionamento para o mês de abril deste ano. 

O projeto de lei segue nesta terça-feira (27) para a Assembléia Legislativa de Pernambuco. Se aprovado, o documento será remetido ao Poder Executivo para devida aprovação e posterior sanção do governador do Estado. 

Função - As centrais de conciliação, mediação e arbitragem são órgãos do Poder Judiciário pernambucano e atuam auxiliando as demais unidades judiciárias (varas e juizados especiais) instaladas nas comarcas. A competência das centrais consiste em conciliar, mediar e arbitrar conflitos judiciais e extrajudiciais, em que a lei admita acordo ou transação, inclusive decorrente de infrações penais.

Do TJPE

Acidente grave na BR 424 em Garanhuns deixa 7 feridos

Um grave acidente ocorreu na tarde desta segunda (26) na BR 424, km 95, próximo a "Curva da Laranjeira" em Garanhuns. Uma colisão frontal envolvendo 4 veículos, sendo uma moto de placa KLY-2046; um Mercedes Benz de placa JKH-6385; um Fiat Uno (KGK-2982); e um quarto veículo não identificado, deixaram 7 pessoas gravemente feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do Fiat Uno, Valdeci Francisco de Marcos, 42 anos, estava com outras quatro pessoas no carro quando tentou fazer uma ultrapassagem proibida e bateu de frente com um caminhão.

Todas as vítimas foram levadas para o Hospital Regional do Moura, em Garanhuns. São elas: Valdeci Francisco de Matos, de 42 anos; José Luciano Gonçalves, 32 anos; José Márcio Severino da Silva, 38 anos; José Ivan de Lima Silva, 38 anos; José Hélio César da Silva, 27 anos; Weslei Balbino de Matos, 20 anos; e Clécio Nascimento da Silva, 21 anos.

Atualizado as 13:30
O condutor da moto, Clécio Nascimento da Silva, 21 anos, não resistiu e morreu depois de ser encaminhado para a unidade de saúde. Dos outros seis feridos - todos integrantes do carro que teria feito a ultrapassagem irregular -, quatro tiveram alta do Hospital Dom Moura. Dois homens foram encaminhados para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. Um dos homens que se encontra na capital pernambucana está na unidade de trauma do HR e deve passar por cirurgia ainda nesta terça-feira (27). Seu estado de saúde é considerado estável. A outra vítima está na sala de recuperação do hospital. Ele sofreu politraumatismo, passou por cirgurgia e respira com a ajuda de aparelhos. O estado de saúde dele é grave.

Do G1


Fotos do acidente:


Créditos: Blog Agreste Violento

créditos: Blog Agreste Violento


créditos: Blog Agreste Violento

segunda-feira, 26 de março de 2012

SIMEPE se manifesta sobre áudio de Antonio João Dourado


 

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudia todo e qualquer comentário que venha a denegrir a honra da valorosa classe médica brasileira. 

Em um áudio postado no youtube por um individuo que se denomina Antônio João Dourado e diz ser prefeito do município de Lajedo, em Pernambuco, o mesmo faz referências chulas e desairosas contra os médicos e médicas que trabalham naquele município. 

É importante se apurar a veracidade do áudio em questão. Não podemos acreditar que um homem público eleito para administrar uma importante cidade do agreste possa se comportar como um irresponsável e destemperado da pior espécie. Ao denominar os médicos de “mafiosos”, o individuo que se faz passar pelo prefeito de Lajedo demonstra tal desequilíbrio mental que põe em dúvida a veracidade dos fatos. A lógica é de que nós vemos o mundo sob a ótica do que nós somos. Os desonestos e corruptos tendem a achar que todos rezam por sua cartilha. Na verdade, os médicos e médicas que atendem no serviço público há anos vêm, com seu trabalho, subsidiando prefeituras e Estado quando atendem à população pela Tabela do SUS. 

A formação de um profissional médico com especialização em determinadas áreas leva anos de estudos e não pode ser avaliada por quem não tem preparo intelectual para tal. Nenhum médico pode se transformar de pediatra para ginecologista, de ginecologista para cardiologista, como em um passe de mágica. Quem assim pensa demonstra total desconhecimento sobre o assunto, o que é próprio dos desqualificados. 

O Simepe adotará as providências cabíveis na salvaguarda da honra e anseios da categoria médica pernambucana. A Defensoria Médica vai apurar os fatos e utilizará os instrumentos jurídicos necessários que o caso requer.

Via Blog do Jamildo

Garanhuns sedia Encontro Pernambucano de Empresas Juniores (EPEEJ)


 

O EPEEJ – Encontro Pernambucano de Empresas Juniores – é o maior evento do MEJ Pernambucano. Realizado pela FEJEPE (Federação das Empresas Juniores de Pernambuco) e organizado por membros das principais EJ do Estado, o evento chega a sua 7ª edição em 2012. 

 O evento ocorrerá entre os dias 29 de março e 1 de abril em Garanhuns. Através do tema “Jovens Líderes: construindo idéias, atingindo resultados”, o EPEEJ 2012, terá como objetivo integrar e desenvolver empresários juniores e profissionais de mercado por meio de cases, palestras, rodadas de discussão e workshops.

Mais informações sobre o evento no site http://www.epeej.com.br/site/ .

PRF da Bahia intercepta ônibus com destino a Garanhuns e apreende drogas e munições



Operação de combate ao tráfico de drogas realizada no início da tarde desta segunda-feira (26), no Km 932 do BR-116, no município de Encruzilhada, no interior da Bahia, resultou na apreensão de cocaína, crack e munições em um ônibus interestadual. O coletivo, da empresa São Geraldo, fazia a linha São Paulo (SP) - Garanhuns (PE), foi abordado por agentes do Grupo de Policiamento Tático da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista por volta do meio-dia. Os policiais encontraram as drogas e as munições em poder de um passageiro de 22 anos, que não teve a identidade divulgada.

O rapaz, natural de Diamante do Norte (PR), foi preso em flagrante por estar transportando dois quilos de pasta-base de cocaína (quantidade suficiente para produzir até três mil pedras de crack), dois quilos de crack, 25 cartuchos de munição calibre 12 e nove munições calibre 44. Segundo a assessoria da PRF ele contou que receberia R$ 3 mil para levar os produtos da capital paulista para Garanhuns, no Agreste pernambucano. Depois de prestar depoimento, o acusado foi encaminhado juntamente com a droga e as munições à Delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales, cidade limítrofe à Encruzilhada e Vitória da Conquista.


do NE10

Garanhuns comemora Dia Mundial do Teatro nesta terça(27) com programação no Centro Cultural



Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, e também comemorando os 40 anos do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, em parceria com o SESC/Garanhuns, promoverá na próxima terça-feira, dia 27 de março, um dia voltado a apresentações culturais deste segmento.

A programação terá início às 9 horas e contará com a presença de diversos grupos culturais, a exemplo da Trupe Azimute; Grupo Nos de Gato e o grupo Tear Teatro com Intervenção Poética da Obra As Filhas de Lilith; Márcia Maracajá e Grupo Cena, dentre outros. Todas as apresentações serão gratuitas, direcionadas ao público adulto e infantil.

 

Inscrições abertas para a Escola Social do Varejo: vagas em Garanhuns


Ofertas são para jovens de escola pública entre 16 e 24 anos

A Escola Social do Varejo está com inscrições abertas para sua terceira turma em Pernambuco. Mil jovens com idade entre 16 e 24 anos e que estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio em escola pública serão capacitados através do programa de formação profissional do Instituto Walmart e Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O programa, este ano, irá incluir alunos do interior do Estado (Petrolina e Garanhuns).

As inscrições seguem até o dia 28 de março (quarta-deira), em horário comercial, na sede do Instituto Aliança, localizada na Rua Barão de São Borja, 62/202, Boa Vista. Os estudantes do interior devem se inscrever nas escolas participantes do programa. As aulas serão ministradas em 15 instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife, além de duas interior. Para se candidatar, também é preciso morar nas proximidades de uma das escolas participantes.

A formação terá a duração de oito meses. Nesse período, os jovens irão trabalhar seu desenvolvimento pessoal e social. Serão analisadas suas competências e seus projetos de vida e carreira, além da formação sobre rotinas do varejo. A capacitação inclui aulas teóricas e práticas, com visitas às lojas do Walmart – Bompreço, Hiper Bompreço, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club. A duração aproximada é de 500 horas/aula, sempre no contra turno das aulas escolares. Ao término dessa fase, os alunos terão quatro meses de auxílio e acompanhamento de inserção no mercado de trabalho.
Em Garanhuns - Escola de Aplicação - inscrição na escola - Manhã e Tarde

Do JC

Homem de Garanhuns é assassinado no Povoado de Neves neste domingo

Segundo informações populares, a vítima, o frentista Otavio Bizarria da Silva de 31 anos, residente na R. Cap. Valdemar Viana, 51, bairro da Brahma em Garanhuns, se encontrava bebendo na casa da namorada  no Povoado do Neves em Jucati, quando um elemento efetuou vários disparos atingindo a vítima na cabeça e nas costas, o mesmo faleceu no local.  O suspeito deste homicidio é o elemento Clovis Souto Silva, 41 anos, casado, agricultor, morador do Sitio Catonho em Jupi –PE. O crime aconteceu neste domingo 25.03, por volta das 21h30. O fato foi comunicado a Polícia Civil que se deslocou ate o local para o levantamento cadavérico.


Do Agreste Violento

domingo, 25 de março de 2012

Antonio João desrespeita a classe médica do Brasil

Postaram mais uma gravação de Antonio João Dourado no Youtube. Dessa vez ele fala mal da classe médica, afirmando que a pior máfia existente no Brasil, é a dos médicos, eles só querem ganhar dinheiro.
Confiram no vídeo abaixo:



Atleta de Garanhuns conquista o 2º lugar da 9ª Corrida das Pontes do Recife

Corrida das Pontes (Foto: Elton de Castro/GloboEsporte.com)
Créditos: Elton de Castro/GloboEsporte.com
 

Mais uma vez os quenianos levaram a melhor na Corrida das Pontes do Recife, que ocorreu na manhã deste domingo, no Marco Zero. O sol escaldante não foi páreo para Stanley Kipcircmir, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 30 minutos e nove segundos. Entre as mulheres, o domínio também foi do Quênia. Selly Jepkemboi conseguiu o tempo de 36 minutos e 12 segundos e ficou com a medalha de ouro. 

Porém a Corrida das Pontes não foi um fracasso para os pernambucanos. Contando com o apoio da torcida, José Marcio Leão conquistou o segundo lugar ao fazer o tempo de 30 minutos e 40 segundos. De acordo com o atleta de Garanhuns, o sol forte do Recife atrapalhou seu desempenho. - Sou de Garanhuns e acostumado a treinar no frio. Hoje tive que enfrentar esse calor e fui um pouco prejudicado por isso. Mas acredito que fiz um bom papel. 

A 9ª edição da Corrida das Pontes do Recife reuniu mais de 5.000 pessoas em diversas categorias. Já os prêmios foram destinados aos corredores classificados do 1º ao 5º lugar. Os campeões, das categorias feminino e masculino, levaram para casa uma moto. Já o segundo lugar foi premiado com R$ 3.000, o terceiro com R$ 1.500, o quarto com R$ 1.000 e o quinto competidor recebeu R$ 750.

Do G1

Dia do Basta em Garanhuns acontecerá no dia 21 de abril


 

Genuinamente emanado das redes sociais da internet, O Dia do Basta é um movimento social, de iniciativa popular, de caráter pacífico e apartidário, formado por diversos estados e várias cidades brasileiras. Através da formação de uma proposta coletiva horizontal, com a participação de todos e comprometidos com a cidadania, o resgate da ética e da moralidade nas instituições públicas (Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas nacionais, estaduais e municipais), nosso objetivo é estimular e mobilizar a sociedade brasileira para: a troca de ideias, articulações, ações e manifestações (pacíficas e apartidárias) na internet, ruas e praças de nossas cidades.

Desta vez a cidade de Garanhuns vai participar do movimento. O "Dia do Basta" na cidade será realizado no dia 21 de abril, às 09:00hs. A concentração vai acontecer na Praça Tavares Correia (Relógio das Flores). Esse movimento está sendo lançado por um grupo do Facebook,  "VIVA MAIS GARANHUNS", onde estão debatendo e organizando o protesto contra a corrupção. Toda a população garanhuense está convidada a participar.

sábado, 24 de março de 2012

Sete estreia com empate no Pernambucano de Futsal

Créditos: Pedro Paulo Catonho

O Sete de Setembro estreiou hoje no Campeonato Pernambucano de Futsal, no Ginásio Marcelino Lopes na Ilha do Retiro contra o atual vice-campeão o Sport Clube do Recife. Mesmo jogando em casa, o Sport foi surpreendido e levou o primeiro gol, mas conseguiu reagir.  A pontaria do Rubro-Negro não estava calibrada. O resultado foi bom, apesar de está vencendo por 2 vezes, o time garanhuense empatou em 3x3 com o Sport e levou o primeiro pontinho pra Garanhuns. Os gols da equipe Garanhuense foram marcados por Jadilson (1 vez) e Flávio (2 vezes).

Logo mais a noite, às 20hs:30min é a vez do Tigre contra o União Condado, jogando sua primeira partida na casa do adversário. Obs: Esse jogo foi cancelado devido a equipe de União Condado ter desistido do Campeonato Pernambucano.

O próximo jogo do Sete é no dia 31 deste mês, às 20h30 contra o Santa Cruz no CMA. Esperamos que a torcida compareça e dê apoio ao alviverde Garanhuense.

Sete de Setembro estreia contra o Sport hoje no Campeonato Pernambucano de Futsal 2012


 

Vai começar o Campeonato Pernambucano de Futsal 2012. Quatorze times, espalhados por 11 municípios, jogarão o Estadual, que começa neste sábado (24) e tem a final programada para o dia 18 de novembro. Além do Sport Club do Recife, vice-campeão em 2011, o Tigre, de Garanhuns, e o outro favorito. 

A capital Recife terá os três times grandes: Sport, Náutico e Santa Cruz. Além do tricampeão Tigre, Garanhuns tem o adversário da estreia do Leão, o Sete de Setembro. Fênix (Jaboatão), Igarassu, União Condado, Vicência, Barcelona Itambeense (Itambé), Atlético Goiana, Rio Goitá (Glória de Goitá), São Bento (São Bento do Úna) e ABC/Paulista completam a lista de participantes. 

Sobre o jogo contra o Sete de Setembro, adversário deste sábado, às 10h30, no Ginásio Marcelino Lopes, Ilha do Retiro, o técnico da equipe leonina, Ricardo Menezes, espera largar com os três pontos. “O time do Sete de Setembro tem qualidade, passou entre as oito primeiras em 2011. É uma boa equipe, respeitamos bastante. Mas, jogando em casa, com transmissão ao vivo pela televisão, estreando no campeonato, temos a obrigação de vencer”, declarou o treinador. Apesar do foco no Sete, outro time de Garanhuns é mirado pelo esquadrão rubro-negro. O atual tricampeão Tigre é o time a ser batido em 2012. Na temporada anterior, o desempenho diante a equipe amarela e preta foi equilibrado.

sexta-feira, 23 de março de 2012

MPPE entra com Ação Civil Pública contra Antonio João Dourado


 

A promotora de Justiça de Lajedo, Danielly da Silva Lopes, ingressou com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o prefeito do município, Antônio João Dourado (PSB). Ele é acusado de desvio de finalidade em gestos públicos por promoção pessoal, ao utilizar as cores de sua campanha eleitoral, azul e vermelho, no slogan da prefeitura, em prédios e veículos públicos e no fardamento dos alunos da rede municipal. A promotora considerou que o uso das cores identificam pessoalmente o prefeito, associando ações públicas como realizações pessoais. O caso tramitará na vara única da cidade. 

Na mesma ação, a promotora acionou a prefeitura para que a Justiça a obrigue a trocar imediatamente a combinação azul e vermelho por cores neutras em seus slogan, bens e equipamentos. Caso seja condenado, o prefeito pode ter seus direitos políticos suspensos por período de três a cinco anos, perder a função pública, pagar multa de até 100 vezes o valor da sua remuneração e ficar proibido por três anos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. 

Antônio João Dourado foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e é apoiado pelo governador, Eduardo Campos (PSB), para disputar o cargo de prefeito em Garanhuns. Ele se envolveu em uma polêmica com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) após o surgimento de um vídeo na internet no qual faz referências desrespeitosas ao órgão. “Promotor e merda para mim é a mesma coisa”,disse. 

Com Informações da Assessoria do MPPE

Chico Anysio morre aos 80 anos


Morreu na tarde desta sexta-feira (23), por volta das 15hs, aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
Rádio e TV

Foi no Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.

“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: "'Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009.

Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida. O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969.

Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990). Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.

Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.

Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez. Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.

Fonte G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger