sábado, 15 de setembro de 2012

Capacitação: técnicos orientam sobre adesão ao Garantia-Safra em Garanhuns

Secretários municipais da Agricultura e da Ação Social, técnicos do IPA, presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais e do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável vão participar na próxima terça-feira (18), em Arcoverde, de uma capacitação sobre a operacionalização do Garantia Safra 2012/2013. A ação, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, também ocorrerá nos dia 19 e 20 nos municípios de Garanhuns e Caruaru.

A equipe de palestrantes é formada por Ricardo Jucá, coordenador estadual do Programa, Alfredo Júnior, consultor Ministério do Desenvolvimento Agrário e Eden Júnior, técnico do IPA. Segundo Aldo Santos, secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, durante as capacitações, além do Garantia Safra serão abordados outros temas, como Bolsa Estiagem e Plano Safra 2012/2013. “O Estado de Pernambuco tem a meta de cadastrar 160 mil agricultores e nós chamamos a atenção dos municípios para que obedeçam as regras definidas pelo Comitê Gestor na identificação do público potencial do Programa”, enfatizou.

As capacitações são realizadas pela SARA/SEAF em parceria com o IPA e a Delegacia do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e já foram realizadas nos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. “O objetivo do novo encontro é reafirmar o compromisso com os municípios e os movimentos sociais de cadastrar os beneficiários no Programa”, destacou Ricardo Jucá.

Critérios - Segundo os critérios definidos pelo Comitê Gestor do Garantia-Safra, para se cadastrar no programa os agricultores devem ter declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 933,00), cultivar em áreas não irrigadas, medindo entre 0,6 e 5 hectares das culturas de arroz, feijão, mandioca ou milho, além de efetuar a adesão ao benefício.

“Nós recomendamos às prefeituras, aos movimentos sociais e aos escritórios do IPA para que obedeçam aos critérios exigidos para fazer o cadastramento”, frisou Aldo Santos. Este ano, cerca de 100 mil agricultores de 95 municípios pernambucanos estão recebendo o benefício do Garantia-Safra, aproximadamente 112 mil estão cadastrados. No mês de setembro, as cidades de Calumbi, Bom Conselho, Canhotinho, Ibimirim, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá e Taquaritinga do Norte entraram na folha de pagamento do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...