sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Secretário de Educação do Estado apresenta painel em encontro de educadoras e recreadoras rurais em Garanhuns


Cerca de 500 mulheres estão reunidas, durante esta semana, no II Encontro Estadual de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais. O evento está reunindo mulheres do campo e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), da Secretaria da Mulher e de movimentos sociais. O secretário de Educação, Anderson Gomes, foi convidado a participar do evento, realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, e apresentou um painel na tarde da última quinta-feira (30).

O encontro abordou os seguintes eixos temáticos: a Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais e a elevação da escolaridade e profissionalização das educadoras, recreadoras e mulheres rurais. Antes da apresentação do secretário, que dividiu a mesa com a secretária da Mulher, Cristina Buarque, e ogerente geral de Empreendedorismo da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Paulino Albuquerque, houve um momento para a apresentação das discussões dos grupos de trabalho.

“Estou muito feliz em estar aqui diante de uma plateia de mulheres guerreiras e de atitude. Acompanhamos o trabalho da Secretaria da Mulher e sabemos o longo caminho que precisou ser percorrido até chegar num evento como esse. Nós, da Secretaria de Educação, temos um olhar diferenciado para adultos não alfabetizados e dentro desse público, a maior parte é de mulheres da zona rural. É pra esse segmento que dedicamos os programas de correção de fluxo, que precisam ser mais difundidos nessas regiões”, afirmou Anderson Gomes.

Na sua apresentação, o secretário lembrou dos avanços que a educação de Pernambuco vem conquistado nos últimos anos, como a introdução de ferramentas tecnológicas na sala de aula, políticas de valorização do professor, entre outras. Já a secretária Cristina Buarque apresentou um primeiro painel intitulado “As Mulheres Rurais e Políticas Públicas: A Rede como uma Estratégia de Inclusão - Avanços e Desafios”.

Segundo ela, o encontro é de fundamental importância para a articulação das mulheres rurais. “Esperamos que educadoras e recreadoras tenham uma compreensão ampliada do processo de empoderamento deste segmento de mulheres, por meio da articulação em rede”, comentou.

Rede de Mulheres- Atualmente, a Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais conta com 50 mil trabalhadoras, 43 ONGs e 16 movimentos sociais.

Secretaria de Educação de Pernambuco e Foto de Ademar Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...