sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Projeto leva cidadania e tecnologia a assentamentos rurais em Garanhuns

Moradores de Garanhuns contam com uma nova tecnologia a serviço da economia social. Orquídeas produzidas pelo Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e pela Biofábrica Gov. Miguel Arraes – CETENE são a nova fonte de renda desses agricultores familiares.

O projeto “Produção in vitro de mudas de orquídeas e aclimatização em unidades gerenciadas pela agricultura familiar” foi proposto pela professora Cláudia Ulisses, do Departamento de Biologia da UFRPE. O projeto, selecionado em edital e financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil, atua desde 2007 na produção de mudas e no treinamento dos agricultores e seus familiares.

Com início em 2007, o projeto tem como foco a produção in vitro de mudas de orquídeas e aclimatização em estufas gerenciadas pelos agricultores. Através de capacitações eles aprendem a cultivar as espécies, a gerenciar e promover as vendas das mudas e ainda contam com uma conscientização ambiental, que estimula a preservação das espécies. “A contrapartida que pedimos a eles é que parte das mudas seja devolvida para matas”, pontua Cláudia.

As mudas são produzidas pelo método convencional no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da UFRPE e pela tecnologia de biorreatores de imersão temporária, técnica inovadora que amplia e acelera a produção e que é dominada pela Biofábrica do CETENE.

CENTENE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...