sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Parlamento Jovem Brasileiro seleciona quatro trabalhos de escolas públicas pernambucanas, sendo dois deles de Garanhuns

Foi divulgada, no último dia 13 de agosto, a lista dos trabalhos dos estudantes de escolas públicas do Estado que serão apresentados este ano na 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Dos quatro projetos de Lei de Pernambuco selecionados, três foram de estudantes da rede estadual de ensino e o outro de um aluno do Colégio de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns.

Foram mais de mil projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o país às secretarias de educação dos estados. Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os 78 participantes. O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais, neste caso Pernambuco tem direito a quatro Jovens Parlamentares, selecionados entre os 16 pré-indicados.

O aluno Lucas Libório de Lima, 17 anos, do 2º ano da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral, de Garanhuns, apresentará sua proposta de Lei sobre a qualidade no atendimento nos hospitais da rede de saúde nacional. Outro selecionado foi Manoel Gustavo Gonzaga Menezes, 18 anos, aluno do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Bezerros, com o trabalho sobre a criação da Olimpíada Brasileira de Pequenos Esquetes das Escolas Públicas. Também integra a lista dos jovens pernambucanos selecionados, o estudante Jonathan Juvêncio de Souza, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com a proposta de Institucionalização e obrigatoriedade de instalação de circuito de câmeras de segurança em empresas com 30 ou mais funcionários.

Já a estudante Girlane Balbino de Oliveira, 19 anos, do 2º ano da Escola Estadual Sylvio Rabelo, do bairro de Santo Amaro, apresenta um projeto que dispõe sobre o incentivo a produção de material em Braile destinado a alunos cegos e/ou com baixa visão. Girlane, que tem baixa visão, idealizou o documento para auxiliar outros estudantes que, como ela, possuem algum tipo de distúrbio de visão. A ideia é que os editais de concurso e os materiais de estudo sejam publicados também na versão braile. “Os alunos com deficiência visual precisam ter acesso à informação e não precise pedir ajuda pra ter conhecimento sobre um edital, por exemplo. Além disso, ainda precisamos de mais materiais didáticos em braile”, comenta.

Mandato parlamentar- Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Para a diretora da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral, de Garanhuns, Maria de Fátima Galindo, o projeto é um incentivo à politização dos estudantes. “A importância desse projeto é mostrar para os estudantes a importância de ser um jovem politizado e consciente”, afirmou.

Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.

Jornada Parlamentar -O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados. O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Pernambuco participou de todas as edições deste programa e já enviou 32 jovens à Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...