quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Itep promove amanhã Workshop sobre Delimitação Geográfica da Produção do Queijo de Coalho em Garanhuns

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do Centro Tecnológico de Laticínios (CT LAT), e o Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco (Cepleite), promovem na próxima quinta-feira (16), em Garanhuns, o Workshop Delimitação da Área Geográfica de Produção do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco. O evento vai acontecer na sede do Sebrae Garanhuns (Av. Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, Heliópolis).

Trata-se de uma promoção conjunta do Itep e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP) e Sebrae. A coordenação do evento é do gestor do Centro Tecnológico de Laticínios, Benoit Paquereau.

Durante o workshop, serão apresentados aos produtores e interessados dados científicos e mapas visando a subsidiar os debates para a definição, de forma coletiva, da área naturalmente propícia à produção de queijo de coalho no Agreste de Pernambuco. Os trabalhos científicos e o mapeamento foram realizados pelo Itep (coordenação), IPA, Embrapa Solos, Embrapa Semiárido, UFRPE/Unidade Acadêmica do Agreste (UAG) e UFPE.

A delimitação da área geográfica da produção do queijo de coalho faz parte do processo de Indicação Geográfica que vai resultar na valorização do produto, nacional e internacionalmente. Indicações geográficas são caracteres estudados no âmbito da Propriedade Intelectual e que apresentam notável importância no mundo da cultura e do patrimônio histórico de dado local, sendo assim de grande valor na divulgação de certas regiões e dos produtos nelas gerados. A caracterização da indicação geográfica agrega valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a indicação geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá início às 8h30. Os temas a serem debatidos serão Delimitação da bacia Leiteira (Produção de Leite, Efetivo de Rebanho, Ordenha municípios que fazem parte), às 8h50; Tradição e Fabricação do queijo de coalho em Pernambuco; às 9h10; Situação socioeconômica dos municípios da área pré-definida para a Bacia Leiteira de Pernambuco; às 9h30; Impactos do Ambiente para a bacia leiteira, Litologia e Relevo; às 9h50; Climatologia (Temperatura, Precipitação, Umidade do ar, Amplitude Térmica), às 10h10.

Às 10h30, será apresentado o tema Zoneamento Bioclimático para Vacas Leiteiras no Estado de Pernambuco. Às 10h50, será a vez de abordar o tema Solos; às 1h10, Unidades Geoambientais. Após o coffee break, outros quatro temas serão abordados: às 12h, Definição da produção de forragens para a região; às 12h20, Zoneamento agroclimático de aptidão ao cultivo da palma forrageira; às 12h40, Pastagens Naturais; e às 13h, Delimitação da área de produção de leite e de queijo de coalho do Estado de Pernambuco. O encerramento acontecerá às 14h.

Mais informações Gestor do CT LAT – Benoit Paquereau (81) 9488.3665 bpaquereau@itep.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...