quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Pastoril do Velho Dengoso se apresenta no FIG 2012

Neste próximo domingo, 15 de julho de 2012, o Pastoril do Velho Dengoso se apresenta dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. A apresentação será no Palco Cultura Popular às 20h.

O espetáculo, que tem apoio e patrocínio do Funcultura, também levará alegria e irreverência do Pastoril do Velho Dengoso à diversas cidades do interior de Pernambuco, durante todo o ano de 2012.

Acompanhe a agenda: Em Julho, além de Garanhuns, estará se apresentando em Triunfo; agosto em Gravata, Pesqueira e São Lourenço da Mata, setembro em Taquaritinga do Norte, Olinda e Igarassu e em outubro finalizará o projeto em Recife.

SOBRE O PASTORIL DO VELHO DENGOSO:

Dedicando-se a preservação e continuidade do folguedo popular, José Justino da Silva é um artista nato. Basta conversar com ele cinco minutos e, nesse meio tempo, ele já vai cantar alguma cançoneta de sua autoria, quase sempre primando pela malícia, pela irreverencia de duplo sentido e o deboche. Assim também é o personagem que ele interpreta desde os treze anos de idade, o velho de um pastoril profano. Hoje com 58 anos, criador e criatura são conhecidos pelo mesmo nome, VELHO DENGOSO.


Alem do Velho Dengoso, as moçoilas em grupos rivais de azul e vermelho, as famosas pastoras, disputam a atenção da plateia. Esta é uma manifestação própria do ciclo natalino, o pastoril profano ou pastoril de ponta de rua, folguedo típico da região Nordeste, representado entre o Natal e Dias de Reis desde o final do século dezenove. Trata-se de uma crítica ao pastoril religioso, alterando sua forma e enredo, marcado pelo improviso certeiro e nenhum recato. Piadas e cançonetas permeiam a apresentação. Uma arte feita por poucos, infelizmente, mas que resiste aos modismos.

SERVIÇO:

Pastoril do Velho Dengoso no Festival de Inverno de Garanhuns 2012
15 de julho
20h
Palco Cultural Popular
Gratuito

CONTATO:

Alexandre Menezes
Produção Executiva
Fones: 8765-0975 / 9970-1230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...