quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em Garanhuns: INSS e AGU lançam cordel informativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Advocacia Geral da União (AGU) lançaram nesta quarta (30) , em Garanhuns (PE), o projeto Previdência em Cordel, executado pela Superintendência Regional do INSS Nordeste e pela Procuradoria Regional do INSS em Recife. Intitulado A conversa de Zé Caboclo com Mané Bento, o cordel priorizou as informações necessárias para a obtenção do benefícios, enfatizando os requisitos que correspondem à realidade nordestina. O conteúdo aborda de maneira clara e direta temas como a aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, documentos necessários para requerer os benefícios, entre outras dúvidas comuns do trabalhador rural.

Inicialmente, a ideia era produzir uma cartilha que se aproximasse da linguagem do trabalhador rural, para romper mitos sobre a Previdência Social. A cartilha foi feita em cordel para facilitar a assimilação e memorização. Um dos objetivos da cartilha também é o de combater a figura dos atravessadores. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos e devem ser pedidos pelo próprio segurado, sem a necessidade de intermediários. Basta ligar para a Central 135 e agendar dia, hora e local para ser atendido.

“Com a disseminação de informações previdenciárias, por meio do projeto Previdência em Cordel, espera-se a redução do número de ações judiciais existentes contra o INSS”, disse o superintendente do INSS no Nordeste, João Maria Lopes. Ele lembrou que a ação dos atravessadores, além de ilegal, tem gerado prejuízos a muitos segurados e que, em caso de dúvida, é melhor procurar a Previdência Social diretamente por meio da Central 135 ou da agência mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...