terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Entrevista especial com o Prefeito de Garanhuns


O Blog do Magno traz uma entrevista especial com o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PDT). Criticado dentro da própria base e também pela oposição em sua cidade, ele afirmou ao jornalista Wagner Gil que fez uma grande transformação na cidade no que se diz respeito ao investimento no social. Segundo ele, em seus sete anos de gestão foram pavimentadas 164 ruas, sendo 94 delas com esgotamento sanitário, além de 70 vias pavimentadas com drenagem. A meta é entregar o governo em dezembro deste ano com 200 ruas pavimentadas e um total de 70% da cidade saneada. Quando entrou na prefeitura para cumprir seu primeiro mandato, ele afirma que Garanhuns tinha apenas 18% de pavimentação na área urbana.
Luiz Carlos Oliveira também falou mudança de domicílio eleitoral do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), para Garanhuns, com objetivo de disputar a majoritária com as bênçãos do Palácio do Campo das Princesas. Apesar da manobra, o prefeito evitou tecer críticas ao governador Eduardo Campos (PSB) e a cúpula socialista no Estado, afirmando ainda que deve fazer o seu sucessor, apesar de manter mistério em relação ao nome de quem deve apoiar. O prefeito também falou na herança que deixa para Pernambuco: o Garanhuns Jazz Festival, evento que se consolidou como a principal alternativa ao período momesco e um dos maiores em seu gênero no país.
 
Como o senhor avalia sua própria gestão. O pessoal da base, ou seja, partidos que formam a Frente Popular, tecem duras críticas à sua gestão. Como o senhor avalia isso?
 
Em ano de eleição, o fogo amigo é sempre uma constante. Meu foco neste momento e durante o tempo em que estive na prefeitura foi no trabalho na área social. Nosso governo atuou nos bairros mais carentes. Para você ter um exemplo, em 2005 apenas 18% da área urbana tinha saneamento. Em 2008, já eram 34% e nossa meta é entregar a cidade com mais de 70% da área urbana saneada.
 
Na educação, quais são os principais destaques?
 
Nosso Governo implantou quatro escolas, uma delas a Miguel Arraes de Alencar, com capacidade para mais de dois mil alunos. Também fizemos reforma em seis grandes escolas, que tiveram sua capacidade triplicada, oferecendo mais quatro mil vagas. Além disso reformamos mais de 50 escolas na zona rural. Todos os alunos da rede municipal recebem kit escolar e fardamento. 
 
Mas essas reformas sempre são necessárias e fazem parte de qualquer governo?
 
Investimos também na qualidade de vida. Criamos o projeto Criança Vai ao Cinema, onde oferecemos transporte, lanche e ingresso. Depois das sessões, as crianças ainda concorrem a diversos brindes. Até o momento mais de 20 mil estudantes já foram ao cinema, a maioria deles pela primeira vez dentro deste programa. Nós também criamos o programa Campo da Cidadania, com objetivo de inclusão social e revelar atletas. Atualmente 950 crianças fazem parte com aulas de judô, karatê, futsal escolinha de futebol de campo, entre outras modalidades. Esses programas são desenvolvidos em bairros da periferia como Magano, Boa Vista, Cohab 2, Indiano, Liberdade, Manoel Chéu, Dom Helder Câmara (Cohab 3), no Conjunto Habitacional Lula 1 e 2, entre outros. Fizemos uma gestão voltada para o social, mas não deixamos de investir em outras áreas. Também temos projetos de inclusão e profissionalização com curso de serralheiro, marceneiro, corte-costura, entre outros. 
 
Quais seriam os principais destaques então?
 
O Garanhuns Jazz Festival é um exemplo. Criamos um evento onde, no período de Carnaval, a rede hoteleira chega perto dos 100% de ocupação, gerando emprego e renda para cidade. Antes do Garanhuns Jazz a ocupação de nossa não chegava a 30%. O festival é também de inclusão, com realização de oficinas para crianças a partir de três anos. Um grande festival para a família.

Do Blog Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...