domingo, 22 de janeiro de 2012

Adiado por tempo indeterminado os projetos SOPA e PIPA no Congresso dos Estados Unidos


O congressista americano Lamar Smith, autor do projeto antipirataria (Stop Online Piracy Act, conhecido pela sigla SOPA) não aguentou a pressão e tirou a proposta da pauta do Congresso dos Estados Unidos nesta sexta-feira. O recuo ocorre um dia depois de o grupo de ativistas pela liberdade na web Anonymous promover uma ação hacker maciça que conseguiu derrubar o site da Justiça americana e da gravadora Universal Music.
Smith disse que ficou clara a necessidade de revisão do projeto e que é preciso uma nova abordagem para se chegar à melhor maneira de lidar com o que ele chama de ladrões estrangeiros "roubando e vendendo produtos e invenções americanos”, disse o deputado em entrevista à Reuters.
Mais cedo, o Congresso americano já havia adiado a votação de outro projeto de lei antipirataria, conhecida como PIPA. O líder do Senado Harry Reid disse que a votação, marcada para o próximo dia 24, foi adiada por tempo indeterminado. Ao longo de toda esta semana, vários sites saíram voluntariamente do ar em protesto contra o SOPA, como ocorreu com a versão em inglês da Wikipedia. O Google também se manifestou contra a nova proposta colocando uma tarja negra sobre o seu logotipo.
Nesta quinta-feira, o Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos na internet, foi tirado do ar pelo FBI, a Polícia Federal americana, sob a alegação de promoção de pirataria na rede. Em represália, o grupo de hackers Anonymous derrubou vários sites americanos, entre eles o do FBI, do ministério da Justiça dos Estados Unidos, da Associação de Gravadoras Americanas (RIAA) e da Universal Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...