CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campus inaugurado por Lula em Garanhuns está abandonado, publica Estadão

GARANHUNS - No momento em que a presidente Dilma Rousseff ministrava uma aula inaugural no curso de Medicina da Universidade Estadual de Pernambuco, professores e alunos do campus de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a cinco quilômetros dali, anunciavam, na terça-feira, 30, que a instituição, lançada pelo governo Lula como pioneira na interiorização do ensino superior do País, "está em coma profundo, na UTI, precisando de uma junta médica para salvá-la".
Servidores e alunos reclamam de inúmeros problemas - Wilson Pedrosa/AE
Wilson Pedrosa/AE
Servidores e alunos reclamam de inúmeros problemas Esgoto a céu aberto, falta de professores e servidores, de salas de aula, de laboratórios, de segurança, de ônibus, de água, alunos trabalhando como funcionários, hospital veterinário fantasma - tudo podia ser visto por quem visitasse a universidade.


A aula inaugural para alunos de Agronomia estava sendo dada, na terça-feira, no auditório - com cadeiras empilhadas -, por falta de sala. "A dificuldade é tão grande para entrar aqui e, quando chegamos, vemos que a dificuldade é ainda maior para sair aprendendo alguma coisa", resumiu o calouro Hugo Amadeu. "Ela (Dilma) vai atender a um curso de elite e aqui falta laboratório", emendou Lucas Albuquerque. O professor Wallace Telino, da Associação de Docentes da Universidade, chama a atenção para a evasão de alunos e professores. O professor ressalva, no entanto, que, apesar desta "falta de tudo", ainda se consegue que alunos se destaquem em cursos e empregos, "mas apenas por mérito e esforços próprios". Para ele, o governo "está preocupado com números de universidades, mas se esquece da qualidade". Apesar de o forte da instituição serem as ciências agrárias, os professores lembram que a universidade não dispõe de "um único hectare para trabalho experimental" e os alunos do curso de engenharia de alimentos estão prestes a concluir o curso sem uma aula prática.


Sem recursos. Embora a Universidade Federal Rural de Pernambuco tenha já dois câmpus problemáticos - os de Garanhuns e Serra Talhada - a presidente Dilma anunciou a criação de um terceiro, na mesma universidade, agora em Cabo de Santo Agostinho. "Não adianta ficar criando novas universidades e extensões universitárias se não forem dados, às que já existem, meios de funcionar com o mínimo necessário", disse o professor Antonio Ricardo Andrade.Há um mês, como informou o Estado, outro câmpus da UFRPE, o de Serra Talhada, foi chamado de "museu de obras" pelos alunos. Levantamento do Ministério da Educação mostra que a UFRPE lidera a lista de serviços paralisados em universidades federais, com nove construções suspensas e duas obras interrompidas. A suspensão, segundo o MEC, deve-se a problemas com as construtoras, que abandonaram o canteiro, faliram ou demonstraram incapacidade na execução do trabalho.

Estadão

“Namore, case, fique na região”, diz Dilma à 1ª turma de Medicina de Garanhuns

Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Dilma ministra aula a estudantes de Medicina em Garanhuns
"Vocês terão oportunidades com boa remuneração", diz Dilma a estudantes de Medicina


São Paulo – Em aula inaugural do novo curso de Medicina de Garanhuns, em Pernambuco, Dilma Rousseff disse aos estudantes que um dos principais desafios da área de saúde é conseguir médicos para trabalhar no interior do país.

“Criem laços com essa região, descubram as necessidades dessa população, namorem, casem, se estabeleçam e ajudem a transformar essa região em um pólo de excelência em saúde”, afirmou a presidente, causando risada dos 40 jovens alunos principalmente na hora em que falou do casamento.Dilma ressaltou que o número de médicos no Brasil é insuficiente e, para piorar, existe uma má distribuição desses profissionais, que ficam concentrados nas regiões mais desenvolvidas. “O Nordeste tem 28% da população e apenas 17% dos médicos. O cenário é pior no interior”, disse.
 
 
O ex-presidente Lula, que nasceu no município de Garanhus, foi exaltado por Dilma Rousseff durante o discurso. “Ele valoriza a educação das pessoas. Ele sabe a importância do estudo.”A presidente citou um estudo do IBGE que mostra que está ocorrendo uma inversão do fluxo migratório no país. “A volta ao Nordeste talvez seja o maior prêmio para esse processo de crescimento econômico e inclusão social”, disse Dilma, salientando que Lula saiu aos 7 anos da região para ir a São Paulo na carroceria de um caminhão.

A interiorização dos serviços de saúde e educação é uma prioridade do governo, segundo a presidente da República. “Vocês vão se tornar médicos no interior do país, onde o país mais precisa de profissionais”, disse à plateia de estudantes, que formam a primeira turma de Medicina do campus de Garanhuns da Universidade de Pernambuco. Em seguida, prometeu incentivos para quem fizer a residência médica na região e fez prognósticos positivos para o mercado de trabalho.“Vocês certamente não ficarão sem trabalho. Terão oportunidades com boa remuneração. Vocês escolheram a profissão certa, no lugar certo, no momento certo.” E aos jovens que ainda não imaginam o tamanho da dedicação que o estudo da Medicina exige

Fonte: Revista Exame

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A gafe de Dilma:Presidente se confunde e chama Cupira de Curipira

Na viagem desta terça-feira (30) ao interior de Pernambuco, Dilma Rousseff escorregou novamente no discurso. Na fala de encerramento no município de Cupira, a presidente Dilma cometeu um deslize irreparável, segundo conta o jornalista Magno Martins. Chamou Cupira de Curupira.

Cupira fica a 130 quilômetros de Recife. O então povoado de 1900 tornou-se distrito do município de Panelas, com o nome de Taboleiro, tornando-se mais tarde município com o nome de hoje. Tem população de 23 mil habitantes e seu IDH é considerado médio, com pontuação de 0,606, segundo o PNUD.

Já Curipira é uma cidade cearense e também uma entidade da floresta que agride caçadores ou os confunde. De acordo com o “Fantastipedia”, seu nome vem de curumi, menino e pira, corpo: corpo de menino. É mais conhecido por esse nome na Amazônia, no Maranhão e no Sudeste do Brasil, exceto Espírito Santo.

Ato de protesto marca visita de Dilma Roussef a Garanhuns

 
Cerca de 50 pessoas da UFRPE foram até Garanhuns recepcionar Dilma Roussef (PT) nesta terça-feira (30). A presidente veio ao estado de Pernambuco convidada pelo governador Eduardo Campos (PSB) e se deparou em Garanhuns com um protesto de estudantes e técnicos da Universidade Rural, na UAG (Unidade Acadêmica de Garanhuns). Os manifestantes exigiram a abertura das negociações com a FASUBRA e a não privatização dos Hospitais Universitários.Antes de chegar à UAG, Dilma enviou seus secretários para saber se haveria manifestações no local. É claro que ninguém avisou do protesto e assim que chegou a presidente teve que engolir os gritos de alerta dos ativistas.“Da copa abrimos mão, queremos 10% do PIB pra educação”, “PNE eu digo não, é 10% pra educação”, são exemplos das palavras de ordem gritadas no ato.


Os estudantes, também presentes na atividade, encabeçados pela ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre), puxaram palavra de ordem em apoio à greve dos técnicos que dura quase três meses: “O servidor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”. Os técnicos presentes parabenizam a presença dos estudantes que se envolveram nesta importante atividade política.Foram faixas, vuvuzelas e até a boneca Dil-má esteve presente. Os manifestantes também distribuíram o jornal do Comando Nacional de Greve para explicar à população e à comunidade universitária a situação dos técnico-administrativos em educação. Eles não merecem apenas o aumento salarial mas também condições de trabalho dignas. A maior defesa desta luta é garantir uma Universidade 100% gratuita, pública, de qualidade e a serviço da população e da comunidade acadêmica

serviço da população e da comunidade acadêmica.


Dilma, Eduardo e o Samu de Garanhuns

Hoje, por ocasião da visita da nossa presidente a Garanhuns, observei duas ambulâncias do SAMU compondo  o cinturão de segurança montado no 71º BI Mtz para recepcionar  Dilma Roussef. Mirei o olhar na porta da ambulância e vi  que os dois veículos pertenciam  a Gravatá e Bezerros. Garanhuns, apesar de sua importância  e suas carências na área de saúde pública, ainda é órfã nesse tipo de serviço. Espero que algum dos nossos representantes tenha lembrado de cobrar de Dilma e de Eduardo, urgência na implementação do SAMU na cidade de Garanhuns.


V&C

Prefeito de Garanhuns elogia Lula e cobra de Dilma a duplicação da BR 423


Durante a solenidade da aula-inaugural do curso de Medicina, na Universidade de Pernambuco, em Garanhuns, o prefeito Luiz Carlos Oliveira (PTB, ex-PMDB) destacou que a extensão da graduação para o município do Agreste do Estado marca uma "nova etapa na região" e é um "divisor de águas do antes e depois".

O petebista ressaltou o trabalho do governador Eduardo Campos (PSB) para levar UPE a cidade, destacando que a cidade vive um "momento ímpar". Luiz Carlos lassificou o ex-presidente Lula como "o eterno presidente", ao citar que o petista trouxe cursos de extensão, Cefets e a Instituição Laticínios para a região durante a sua gestão.

Porém, o prefeito aproveitou os cinco minutos de fala para alertar a presidente Dilma Rousseff (PT), que acompanhava o discurso ao lado do governador e do ministro da Educação, Fernando Haddad, que muitos gestores municipais cobram a duplicação da BR-423, que liga Garanhuns a São Caetano.

"A senhora verá muitos aqui muitos prefeitos de crachá pedindo a duplicação da BR, do trecho entre Garanhuns e São Caetano", disse o prefeito.

Fonte: Blog da Folha

vídeos do Youtube mostram a aula inaugural da presidente Dilma em Garanhuns



Dilma abre a aula-inaugural do curso de Medicina


Dilma defende a interiorização de políticas públicas


Petista diz que Governo Federal tem intenção de ampliar o serviço público de saúde

Fonte: Valdecarlos Alves Blog da Folha

Em Garanhuns Dilma anuncia Plano Nacional de Educação Médica



Ao ministrar uma aula inaugural do curso de medicina do Campus de Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), a presidente Dilma Rousseff anunciou que em outubro lançará o "Plano Nacional de Educação Médica". Segundo a presidente, o objetivo é aumentar em 4,5 mil o número de médicos formados por ano no Brasil. Ela destacou, ainda, que é objetivo do governo interiorizar os cursos de medicina e conceder incentivos a quem fizer residência em áreas médicas nas quais houver carência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Não vamos medir esforços para assegurar qualidade na graduação e na residência médica", declarou a presidente, acrescentando que existe "um grave problema que nos aflige, que é a insuficiência de médicos". Ela citou que 28% da população brasileira está no Nordeste e que apenas 17% dos médicos são formados nessa região. Dilma reconhece que há falta de médicos em todo o Brasil, mas alertou que a carência é mais aguda no interior do País, com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
 
Durante todo o evento, inclusive durante os 30 minutos da fala da presidente, um grupo com cerca de 50 manifestantes - formado por servidores em greve da Universidade Federal Rural de Pernambuco - promoveram em local ao lado uma sequência de barulhos, com apitos, gritos e buzinas, atrapalhando a cerimônia da presidente.

Dilma lembrou que durante a campanha havia o compromisso de melhorar a qualidade do serviço público de educação, saúde e segurança. "Vou buscar formas de melhorar isso", disse a presidente. Ao se dirigir diretamente aos alunos, Dilma disse que "se atrevia a fazer um convite aos estudante para que eles criem laços com a região, façam amigos, namorem, casem e ajudem a transformar essa região em um polo de excelência. Isso depende de vocês e de nós. O interior do Brasil precisa de mais médicos e de bons médicos".
A presidente acrescentou que o governo federal está decidido a mudar a distribuição de profissionais de medicina no País e a oferecer estímulos para que eles fiquem no interior. "Vamos investir pesadamente no SUS e nas residências que podem beneficiar áreas carentes do SUS, oferecendo acesso a maior pontuação, por exemplo, em residência quando o aluno se interessar por um curso onde há carência. Vocês não ficarão sem trabalho", ressaltou Dilma.

Exame Abril

Novo presidente da FPF - Federação Pernambucana de Futebol

Com uma estrutura complexa, dotada de três vice-presidências executivas, secretário-geral e núcleo de futebol profissional, quem seria, de fato e de direito, o sucessor de Carlos Alberto Oliveira à frente da Federação Pernambucana de Futebol?
De acordo com o estatuto da entidade, a vaga pertence ao advogado Evandro Barros Carvalho, primeiro vice-presidente executivo da FPF.
Assume de forma imediata o comando de 93 filiados, entre clubes e ligas municipais.
 
Durante todo o tempo à frente da FPF, Carlos Alberto Oliveira sempre evitou falar sobre o possível sucessor. Aos poucos, começava a pensar um nome para 2015. Infelizmente, não houve tempo para isso.
Evandro Carvalho assume o cargo até 2015, com longos quatro anos de gestão.
O dirigente, um ex-delegado de 54 anos  diz que só vai falar sobre as suas futuras diretrizes nesta quarta-feira, após o sepultamento de Carlos Alberto.
 
 
Sport do Povo

Dilma diz em Caruaru que duplicação da BR 423, ligando Garanhuns a São Caetano, vai sair

Uma excepcional notícia  chegou junto com Dilma a PE. Trata-se da tão sonhada duplicação da BR  423 ligando Garanhuns a São Caetano. Eduardo prioriza esse projeto nas emendas do orçamento para o Estado e a presidente disse agora a pouco em Caruaru que os 80  Km de duplicação ligando os dois municípios acima citados vai sair. Dilma ainda disse que pretende inaugurar a primeira etapa da obra ainda no seu governo.




Garanhuns - IV Concurso Escolar de Educação Ambiental

Será realizada em Garanhuns a quarta edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, AESGA, UFRPE e ONG Eco Nordeste, promove o evento que tende reconhecer as iniciativas de educação ambiental escolares já existentes e incentivar outras que venham a existir, no âmbito das escolas públicas ou privadas que atuam no Município. O reconhecimento dessas práticas se dará através de divulgação dos projetos, fornecimento de certificados de participação e de classificação, além de premiações aos vencedores.

O processo de seleção será dividido em seis modalidades: Desenho Sobre Tema Ambiental (1º ao 5º ano); Redação Sobre Tema Ambiental (1º ao 5º ano); Redação Sobre Tema Ambiental (6º ao 9º ano); Redação Sobre Tema Ambiental (ensino médio); Paródia em Tema Ambiental (qualquer série do fundamental e médio); e Educação Ambiental Continuada (projetos das escolas).

Para os interessados em participar do Concurso as inscrições só poderão ser realizadas de forma on-line, através do site: www.aesga.edu.br/codema.php, no período de 5 até 23 de setembro, de forma gratuita. A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo representante legal da escola ou por professor, com o aval do responsável legal de cada Instituição participante. As escolas e alunos que participarem do Concurso receberão certificado. Já os classificados entre os três primeiros lugares de cada categoria ganharão certificados.
 
 
 
Lucena Vereador

Garanhuns dará início em setembro aos Serviços Residenciais Terapêuticos



A Prefeitura de Garanhuns dará início no mês de setembro aos Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residência Terapêutica. Trata-se de locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
A primeira Residência Terapêutica de Garanhuns vai funcionar na avenida Djalma Dutra, nº 550, no bairro Heliópolis, e acolherá oito pessoas oriundas do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, localizado em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, que encerrou oficialmente suas atividades no dia 30 de dezembro de 2010.
Os moradores serão acompanhados diariamente por quatro cuidadores, que avaliarão alterações ou mudanças no comportamento, além de uma técnica de referência em saúde. Eles também poderão contar com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através de atividades de inserção social e terapias.



Jornal Extra de Pernambuco

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sesc Garanhuns promove nesta terça 30, Café com Poesia



O Sesc Garanhuns promove, nesta terça-feira (30), a partir das 19h30, o projeto Café com Poesia. Os convidados desta edição são os escritores Samarone Lima e Helder Herick, que discutirão o painel temático “Nos caminhos da prosa e da poesia”. O público que comparecer ao evento poderá conferir ainda a apresentação musical do saxofonista Wellington Souza. Realizado pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, o projeto acontece no salão de eventos da unidade e tem entrada gratuita.


Fonte: Neide Aciole

Dilma cancela almoço com lideranças políticas de Garanhuns


alt

 
Por conta do aperto na agenda da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira, não haverá mais o almoço da petista com as lideranças políticas que estava previsto para o Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Abaixo, a agenda do governador Eduardo Campos com a presidente:



10h - Recebe a presidenta Dilma Rousseff, em Caruaru, Aeroporto Oscar Laranjeiras

11h-
Assina Ordem de Serviço para construção das barragens de Panelas II e Gatos, Ginásio Municipal de Cupira

14h30- Aula inaugural do curso de Medicina do campus da UPE de Garanhuns, rua Capitão Pedro Rodrigues, 105, Bairro de São José

17h-
Inauguração da Contax, rua 24 de Agosto, 208, Santo Amaro, Recife
 
Folha PE

Preso em Pernambuco homem acusado de matar sócio e esconder num freezer




Um homem acusado de ter matado o sócio após uma discussão em Duque de Caxias no Rio de Janeiro foi preso neste fim de semana em Pernambuco. Policiais da 59ª DP (Duque de Caxias) foram a Jaboatão dos Guararapes para prender Fabiano Lima Araújo, 44 anos. Ele é acusado de ter assassinado a facadas, no dia 8 de julho, o sócio Ilson de Moura Lopes, 35 anos, após uma discussão. 

De acordo com o delegado Rodrigo Sebastian Santoro Nunes, o crime ocorreu numa padaria no bairro Vila Centenário, em Duque de Caxias, após uma discussão sobre a propriedade de um veículo. Na delegacia, Fabiano informou que no dia do assassinato ele e a vítima discutiam por causa do automóvel, quando Ilson pegou uma faca e tentou esfaqueá-lo. Ele afirma ter pego a faca da mão de Ilson e desferido oito facadas na vítima. 

Ainda segundo o delegado, após o crime Fabiano colocou o corpo de Ilson dentro de um freezer e abandonou o eletrodoméstico no Morro da Mangueirinha, naquele município.
"Segundo ele, ao ver o sócio ensanguentado caído no chão, ele colocou o corpo dentro de um freezer, falou com dois moradores de rua que o ajudaram a carregar o eletrodoméstico até uma Kombi, e abandonaram o freezer em uma esquina, onde foi encontrado por populares", disse Santoro. 

O delegado informou que logo após o crime, a delegacia passou a investigar o homicídio e conseguiu identificar Fabiano, que foi capturado dentro de uma igreja em Pernambuco. Fabiano vai responder por homicídio qualificado. 

O Globo

Morre nesta manhã o presidente da Federação Pernambucana de Futebol - Carlos Alberto

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, faleceu na manhã desta segunda-feira (29), vítima de infarto fulminante. O último compromisso do presidente com o futebol pernambucano aconteceu no último domingo (28), quando acompanhava a diretoria do Santa Cruz na partida que aconteceu em João Pessoa, pois foi convidado pelo presidente do clube Antônio Luiz Neto. Nesta manhã, foi socorrido às pressas, mas não sobreviveu. Após 15 anos, a FPF ficará sob o comando de outra pessoa. Evandro Barros Carvalho, que é vice-presidente executivo, deve assumir o cargo. Carlos Alberto Oliveira sofreu infarto fulminante nesta segunda-feira (29)Carlos Alberto Oliveira sofreu infarto fulminante nesta segunda-feira (29)
Quando Carlos Alberto assumiu a Federação, tinha 52 anos. Ficaria no cargo até 2015, quando completaria 73. O presidente ia chefiar a Seleção Brasileira no amistoso contra Gana, que acontecerá no dia 5 de setembro, à pedidos do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.
Carlos Alberto havia se filiado ao PSD na última semana, mas em entrevista à Rádio Transamérica antes da transmissão da partida entre Santa Cruz-RN e Santa Cruz-PE, declarou que não abandonaria a presidência da Federação.
O corpo do Carlos Alberto Oliveira será velado nessa segunda, na Assembléia Legislativa.




Arena Nordeste

Detalhes da agenda de Dilma nesta terça em Pernambuco


Representantes do Ministério da Integração Nacional, do Governo do Estado de Pernambuco e da Caixa Econômica Federal (CEF) detalham hoje a agenda da presidenta da República, Dilma Rousseff em Pernambuco. A presidenta visita o estado nesta terça-feira. A entrevista coletiva, coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República acontece às 14h30, no Palácio do Campo das Princesas.
Ao desembarcar em Pernambuco, amanhã, a presidente Dilma Rousseff (PT) vai encontrar uma série de questões extra-pauta na agenda dos governadores nordestinos. Todos, ao lado das bancadas federal e estadual pernambucanas, foram convidados para acompanhar a visita da gestora às cidades de Cupira (176 km da capital), Garanhuns (223 km) e Recife. Os prefeitos do Agreste e da Mata também foram chamados.

A pauta oficial inclui assinaturas de ordens de serviço para início de obras, inaugurações e um encontro político. Neste último, muito provavelmente, será difícil evitar a discussão de temas espinhosos como a divisão dos royalties do petróleo, a Emenda 29, que eleva os investimentos na área de saúde, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-300), que aumenta os salários dos policiais e bombeiros militares.

Só em Pernambuco essa última proposta causaria um impacto aproximado de R$ 1 bilhão por ano. Uma cifra capaz de fazer o estado descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita em 49% da receita corrente líquida o gasto com pessoal. “Os governadores estarão olhando a presidente com olhos pidões”, analisou em reserva um deputado governista, que pontuou outras pendências.

Os governadores nordestinos também se mostram preocupados com a reforma tributária, em tramitação no Congresso Nacional. Tudo porque uma mudança na legislação pode prejudicar a política de atração de investimentos de vários estados, a exemplo de Pernambuco, que tem atraído indústrias através de compensações. Os gestores lutam também para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ser cobrado no destino e não na origem, como ocorre hoje.

Procurado pelo Diario, o secretário de Comunicação do estado, Evaldo Costa, deixou claro que a agenda de Dilma Rousseff é bem rígida, mas, segundo ele, não causará surpresa se os assuntos chegarem a ser discutidos. Até porque os temas estão na ordem do dia. O governador Eduardo Campos, por exemplo, tem viagem a Brasília marcada para esta semana e deve cumprir agenda na quinta ou na sexta no Senado, onde o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à divisão dos royalties deverá ser apreciado.

Atualmente, tanto estados produtores como os não produtores entendem que só um acordo livra a nova lei de uma disputa judicial de grandes proporções. Caso o veto caia e a divisão dos royalties passe a ocorrer de forma imediata, o Espírito Santo, comandado por Renato Casagrande (PSB), só para citar um exemplo, perderia R$ 600 milhões de imediato. O que, segundo o gestor em entrevista ao site Poder Online, desarrumaria o estado.

A agenda de Dilma Rousseff será oficializada hoje, às 14h30, durante entrevista coletiva. Na ocasião, o secretário-executivo de Recursos Hídricos, Almyr Cirilo e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, vão detalhar, entre outras coisas, a construção das barragens de Panelas II e Gatos – que terão suas ordens de serviço assinadas por Dilma e Eduardo amanhã.

Saiba mais

Agenda oficial da presidente

10h, em Cupira   
A assinatura da ordem de serviço para a construção das barragens de Panelas II e Gatos. A agenda inclui ainda a assinatura de convênio do CPAC I

13h, em Garanhuns
Almoço com lideranças políticas da região, no Hotel Tavares Correia

15h, em Garanhuns
Participação da aula inaugural do curso de Medicina da UPE   

18h, no Recife
Inauguração da nova sede da Contax S.A., no bairro de Santo Amaro


Diario de Pernambuco

domingo, 28 de agosto de 2011

Jatinho da banda Asa de Aguia escapa de acidente no aeroporto de Caruaru

O jatinho com membros da banda Asa de Águia escapou de um acidente no aeroporto de Caruaru (PE). O jato decolou no mesmo instante em que um avião monomotor acabava de pousar na mesma pista. Segundo jornal Folha de S. Paulo, o incidente, que teria ocorrido na manhã de domingo passado, é investigado pela Aeronáutica.

Segundo a Aeronáutica, uma série de desencontros quase teria provocado a colisão das duas aeronaves. O monomotor de uma escola pilotos, modelo Paulistinha, aterrissou na mesma pista em que estava o jato. Segundo relatório, o piloto presumiu que o jato o esperaria sair da pista. Mas o comandante do jato, que seguia a 150 km/h, disse não ter visto a aeronave a sua frente.

Jatinho acelerou para não bater no monomotor no aeroporto de Caruaru (PE)
Aviões escaparam de bater por pouco; jatinho levava músicos da banda Asa de Águia

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o perceber que estava diante do Paulistinha, o jato, um Citation 550, decotou antes da hora, o que ameaçou a sustentação necessária para se manter no ar. Dentro do jatinho estavam dois pilotos e seis músicos do Asa de Águia que retornavam de um show.

Um piloto de ultraleve teria avisado ao jato, via rádio - já que o Paulistinha não possui um -, de que havia outra aeronave na pista.


Correio 24 horas

Festival de orquídeas em Pernambuco - Garanhuns é um dos principais produtores do estado


A sétima edição do Festival de Orquídeas de Aldeia, iniciada nesta sexta-feira (26), segue até o dia 4 de setembro em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. No evento, 20 produtores de orquídeas (foto) de Pernambuco montaram estandes onde estão expostas espécies brasileiras e da Indonésia, Tailândia e Colômbia.

As orquídeas são flores produzidas em locais de clima quente e úmido. Em Pernambuco, os principais produtores são os municípios de Camaragibe, Gravatá e Garanhuns. O festival acontece no Km 4 da Estrada de Aldeia, em Camaragibe. Os estandes ficam abertos das 8h às 20h e a entrada é gratuita.


Pe 360graus

sábado, 27 de agosto de 2011

Xuxa homenageia casal que comemora bodas de cacau, 81 anos de casamento

O Programa de  Xuxa foi até São João do Sul, homenagear o dona Saturnina Vargas, 98 anos e seu Manoel Vargas, 99. 
O casal completou 81 anos de matrimônio e recebeu como presente da apresentadora, uma festa completa, que incluiu decoração luxuosa, farta gastronomia e show da banda gaúcha Os Fagundes.



Lição de bem viver

Logo no início da manhã, a pequena casa onde moram os idosos ficou movimentada. Enquanto era maquiada dona Saturnina, disposta e alegre, brincou com a figurinista do TV Xuxa, Carla Ardreti e com a reportagem do Correio do Sul, ao contar um pouco da longa trajetória ao lado do marido. “Toda vez que levanto eu ganho um beijo dele. Gosta de beijar que não é pouco,” brincou a protagonista principal da festa.

Com 98 anos de idade, dez filhos (oito vivos), 41 netos, 72 bisnetos e mais dezena de tataranetos, a velhinha ainda recorda o dia que conheceu o esposo. “Foi em uma novena de São Sebastião. Ele logo que me viu ficou interessado e dali em diante começamos a namorar e logo casamos”. Já a receita para viver tanto tempo juntos, é simples, segundo a idosa: “é preciso gostar um do outro, aprender a entender e respeitar”.

No dia 6 de setembro seu Manoel completa cem anos. A festa veio antecipada e celebrada junto com as Bodas de Cacau. Enquanto aguardava para entrar na igreja, dona Saturnina ainda afirmou que estava feliz e que ao lado do marido ainda entraria no céu, pois a união dos dois é eterna.
Web Radio e Recordações

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

1º Fast Biathlon em Garanhuns neste domingo



Neste domingo, dia 28 de agosto, a Unidade Garanhuns do Serviço Social do Comércio (SESC), com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, irá promover a 1ª etapa do Fast Biathlon. O Evento, dividido em três momentos, visa estimular a prática esportiva, contribuindo para a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Na primeira fase, os desportistas participam de provas de ciclismo e corrida, direcionada aos competidores de todas as idades e de ambos os sexos. A prova tem início às 8 horas da manhã, no ciclismo, com largada e chegada no Parque Euclides Dourado. No masculino, o trajeto é de 13,5 km. Já no feminino é de 9 Km. Na seqüência, haverá a prova de corrida, com percurso de 5,2Km para os homens e 3,9 Km para as mulheres. A disputa será realizada no entorno do Parque Euclides Dourado.

As inscrições para o 1º Fast Biathlon continuam abertas até a próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, sendo realizadas na central de atendimento do SESC Garanhuns, no valor de R$ 15 reais. No sábado, dia 27, na véspera do Evento, os inscritos devem se direcionar ao Ginásio do SESC para receber um Kit, composto de camisa, boné e energético.

Para os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares, serão entregues medalhas e troféus. As outras etapas do Biathlon acontecerão nos dias 30 de outubro e 11 de dezembro, quando os participantes enfrentam provas de natação e corrida e natação e ciclismo, respectivamente.


Portal +AB

Presidente Dilma estará em Garanhuns terça-feira (30)

Eduardo e Dilma vão iniciar construção de barragens para prevenir cheias na Mata Sul

Eduardo Campos e Dilma Rousseff fecharam hoje (26/08) a agenda da visita administrativa da presidenta a Pernambuco na próxima terça-feira (30). Governador e presidenta vão dar início a obras que vão proteger a população da Mata Sul pernambucana de enchentes como as que causaram devastação nos últimos dois anos.

A presidenta deve chegar ao estado por volta das 10h. Seu primeiro compromisso será em Cupira, cidade do Agreste pernambucano a 168 km do Recife. Eduardo e Dilma vão dar a Ordem de Serviço para a construção de duas barragens e assinam o convênio do Programa de Financiamento de Contrapartida das Obras do PAC (CPAC I).

As barragens de Panelas II e Gatos fazem parte do Plano de Contenção de Enchentes do Governo do Estado e serão as primeiras a sair do papel. Juntas, vão custar R$ 65 milhões, dos quais R$ 50 milhões serão bancados pela União e o restante pelo Estado. Os convênios entre Estado e União para a construção dos dois reservatórios foram assinados em maio deste ano.

Já o Programa de Financiamento de Contrapartida das Obras do PAC será financiado pela Caixa Econômica Federal e prevê investimentos de R$ 300 milhões na construção de 15.622 unidades habitacionais espalhadas em 23 municípios do Agreste e da Zona da Mata pernambucana. O valor prevê gastos com obras de terraplenagem, acesso e infraestrutura dos condomínios, voltados para moradores atingidos pelas chuvas dos últimos anos.

Serão construídos 39 conjuntos habitacionais nos municípios de Agrestina, Água Preta, Altinho, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Bezerros Caetés, Catende, Correntes, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Jurema, Maraial, Nazaré da Mata, Palmares, Primavera, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Vicência e Xexéu.

OUTROS COMPROMISSOS – Às 13h, já em Garanhuns, a presidenta se reúne com lideranças políticas da região, no Hotel Tavares Correia. Logo após o evento, Eduardo e Dilma participam da aula inaugural do curso de Medicina na UPE de Garanhuns. A presidenta deve deixar Pernambuco por volta das 18h. A comitiva presidencial ainda não foi informada pelo Palácio do Planalto.

Operação Mar de Lama da PF investiga 6 suspeitos de lavagem de dinheiro de vários municípios em Pernambuco

Seis pessoas estão sendo investigadas pela Polícia Federal, através da Operação Mar de Lama, por serem suspeitas de participarem de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de alimentação fornecedoras de merenda escolar para várias prefeituras de Pernambuco. Elas, que também são acusadas de desviar valores referentes a salários de funcionários-fantasmas, prestaram depoimentos na PF nesta quinta-feira (25).

A estimativa da Polícia Federal é de que R$ 1,8 milhão foi desviado pelo esquema, que aconteceu durante o ano de 2007. De acordo com a investigação, contas que tinham como titulares pessoas inexistentes eram usadas para transações bancárias fraudulentas, como depósitos e saques de valores decorrentes dos crimes de corrupção e peculato (desvio de dinheiro ou bem público cometido por funcionário público, em benefício próprio ou alheio).

"Um grande esquema de corrupção, de desvio de dinheiro público numa das prefeituras desse Estado, envolvendo cargos fantasmas, pagamento de mensalão a autoridades públicas e, entre outras coisas, também se investigou a lavagem de parte desse dinheiro que era advindo dessas modalidades criminosas”, disse o delegado Bernardo Torres.

Ao todo, dois gerentes de banco, um empresário, um político, um funcionário público e um estudante fariam parte do esquema. O nome dessas seis pessoas não foi revelado pela polícia. Elas poderão ser indiciadas por formação de quadrilha, uso de documentos falsos, administração fraudulenta de instituição financeira, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Se condenadas, podem pegar penas que, somadas, ultrapassam os 45 anos de prisão.

"Todas as pessoas foram interrogadas, indiciadas e liberadas. Foram indiciadas por formação de quadrilha, por crime contra o sistema financeiro nacional, particularmente o crime de administração fraudulenta de instituição financeira, por crime de lavagem e peculato que é o desvio de dinheiro público”, explicou o delegado.

Segundo a PF, nos próximos dias, cerca de 50 pessoas investigadas dentro da Operação Mar de Lama serão intimadas para interrogatório.


Pe 360 graus

Gravadora de dvd pirata é desarticulada em Garanhuns

Foram apreendidos na manhã dessa quinta (25), aproximadamente 2.000 DVD’s e CD’s piratas e 15 gravadores na residência de uma doméstica no bairro Boa Vista em Garanhuns.

Com um mandado de busca e apreensão, a Polícia Militar compareceu a residência de Erivalda Ferreira da Silva, 35 anos, situada na 2ª Travessa Princesa Isabel e além dos DVD’s e gravadores apreendeu também um computador, um suporte para DVD e duas fontes de energia.

Erivalda foi conduzida, juntamente com o material, a 1ª Delegacia de Polícia de Garanhuns.

Fonte: Programa Combate

TCE pune Fundarpe por shows fantasmas no Festival de Inverno de Garanhuns e em Exu


 

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) considerou, ontem, irregulares as contas de 2009 da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no julgamento do caso dos “Shows Fantasmas”. Minutos depois, o Ministério Público do estado (MPPE) solicitou, na íntegra, os mais de 70 volumes da peça, para dar início aos desdobramentos jurídicos.

“Caso seja verificado prática de improbidade administrativa, essas pessoas serão responsabilizadas, agora, judicialmente”, comentou a promotora responsável pela análise, Andrea Nunes. Ela disse que o entendimento do MPPE pode ser diferente do emitido pelo TCE, inclusive no que se refere aos culpados, mas ressaltou que o parecer do órgão não anula o julgamento de ontem. No Tribunal de Contas, o relator do caso foi o conselheiro João Campos. Ele entendeu que houve irregularidades em 36 contratos, resultando em dano ao erário de R$ 2.157.780.

No voto, concluiu que shows contratados para Festival de Inverno de Garanhuns e Nação Cultural, em Exu, durante o período investigado, não aconteceram. Entre os indícios nos quais ele se embasou estão documentos de pessoas mortas apresentados como integrantes de bandas. Outros teriam mais de 80 anos. “Acreditar que bandas com tais características pudessem haver realizado shows agride a lógica simplória”, escreveu Campos, no parecer.

Outro aspecto atacado pelo relator foi a variação de preços para contratação de um artista dentro de um mesmo evento ou ainda o fato de determinados músicos ter, também no mesmo evento, mais de um produtor. Campos, entretanto, desconsiderou a possibilidade de pagamentos duplos isto é, várias empresas receberem pelo mesmo show.

A pena para as empresas envolvidas foi a devolução do dinheiro. O maior valor, R$ 1.372.850,00, deverá ser pago pela à Nova Era Promoção e Organização de Eventos - ME. Porto também imputou à então presidente do órgão, Luciana Azevedo, multa de R$ 13.214,60, máximo estabelecido na Lei Orgânica do TCE. O mesmo deverá ser pago pelos membros, na época, do conselho de licitação.



Diário de Pernambuco
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...